A guerra que começou dentro do Planalto

Tempo de leitura: 2 min

20/03/2011 – 13h20

Casa Branca nega mal-estar entre Dilma e Obama por ataque à Líbia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS, na Folha.com

A Casa Branca afirmou neste domingo que não a presidente Dilma Rousseff não expressou mal-estar sobre as operações militares na Líbia durante seu encontro com o colega americano, Barack Obama.

Obama deu o seu aval à ofensiva militar durante um encontro privado com Dilma Rousseff, na manhã de sábado, no Palácio do Planalto. O Brasil foi um dos cinco países que se absteve do voto da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que permitiu o uso de “todas as medidas necessárias” para conter a violência na Líbia e impor uma zona de restrição aérea.

O Brasil alegou preferir uma solução negociada e pacífica e disse temer que os ataques à Líbia tenham o inesperado resultado de aumentar os confrontos em terra.

No entanto, no momento em que uma coalizão que inclui os Estados Unidos começou a atacar a infraestrutura do regime líbio, “não houve expressão de mal-estar por parte da senhora Rousseff”, segundo Daniel Restrepo, conselheiro de Obama para as Américas.

Restrepo disse ainda que Obama e Dilma chegaram a discutir a questão líbia.

“Nenhuma inquietação foi expressa por parte de ninguém em relação às diferenças que manifestaram durante a votação no Conselho de Segurança”, insistiu o conselheiro.

Segundo a Folha apurou, enquanto os dois presidentes conversavam, um assessor americano entrou na sala com um bilhete. Obama leu e disse que as “providências” teriam de ser tomadas.

Apoie o VIOMUNDO

Em seguida, explicou a Dilma que o assunto se referia à Líbia e que ele estava dando o apoio para que as forças aliadas abrissem fogo contra as tropas comandadas pelo ditador Muammar Gaddafi.

No Rio de Janeiro, onde chegou na noite de sábado, Obama participou de uma conferência telefônica por linha segura com seu conselheiro de Segurança Nacional, Tom Donilon; a secretária de Estado, Hillary Clinton; o secretário de Defesa, Robert Gates, e o chefe do comando americano para a África, general Carter Ham, entre outros.

Na conversa, Obama recebeu uma atualização sobre o desenvolvimento das operações na Líbia por parte de Ham, que coordenou a primeira fase do ataque.

O presidente também abordou “as consultas militares e diplomáticas que ocorrem sobre a situação na Líbia” e agradeceu às forças americanas que participam da operação Aurora da Odisseia.

Obama anunciou no sábado o começo da operação aliada para atacar as defesas antiaéreas líbias e permitir o estabelecimento de uma zona de restrição aérea sobre o país norte-africano.

“Não é algo que os Estados Unidos ou nossos aliados tenhamos buscado”, mas o comportamento de Gaddafi, que continua seus ataques contra a cidade rebelde de Benghazi, não deixou outra opção, afirmou.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Brasil pede cessar-fogo na Líbia | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O Itamaraty divulgou nesta segunda-feira, 21, uma nota pedindo o fim dos ataques contra as tropas de Muamar Kadafi, na Líbia. Os ataques começaram no sábado, um dia após o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovar uma intervenção no país africano. A guerra foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de dentro do Palácio do Planalto. […]

ZePovinho

Nós,os brasileiros,temos de curtir o complexo de viralatas,mizifio Azenha.Para isso,nada melhor do que um clássico:

[youtube 3mavwG_HUpo http://www.youtube.com/watch?v=3mavwG_HUpo youtube]

Artur

Qual a diferença dos ditadores do Bahren e do Iêmen para os EUA, França, Itália, Canadá, Inglaterra e para a nossa imprensa marrom ? A Arábia Saudita, a pedido do ditador do Iêmen (se não me engano), invadiu e matou cidadãos deste país. Isso pode ? A Dilma não é de nada. O negócio dela é mulher, ou melhor, com as mulheres. Bolsa Família para quem mais fizer filho… ÔBA !!!
No seu discurso pediu, entre outras coisas, a não taxação ao álcool (etanol para eles – que alguns brasileiros sem raça também chamam assim , apesar do carro a álcool ser nosso invento) brasileiro nos EUA. Que álcool presidenta ??? Com estes empresários larápios que temos aqui no Brasil ? Aqueles mesmos que pegam dinheiro do governo (dos nossos impostos) para comprar máquinas que desempregam milhares nos campos ? Que álcool presidenta ? Nós já estamos pagando pelo produto o mesmo que pagamos pela gasolina. Onde está o álcool presidenta ? Nós acreditamos (assim como no PT) e agora temos que pagar pela "entre-safra". E os estoques reguladores ? Quanta incompetência.
Quando Itamar Franco assumiu no lugar do Collor, a revista VEJA colocou na capa: "INÍCIO PÍFIO".
Se compararmos o seu início, com o daquele velhinho que gostava de moças sem calcinha, como seria a capa da revista ? Pífio seria um elogio.

Margarida

Meu Deus, até que ponto as pessoas vão ser ingênuas e puxar o saco de americano, este povo (americanos) é um câncer plantário, se metem em tudo, em todo o mundo e só proliferam a miseria para os outros, porque só queR sugar para encher o seu papo, viver no bem bom a custa da meseria alheia. E ai os Brasileiros idiotas e sem auto estima, principalmente os de classe media que vive indo fazer compras nos EUA, vão por ai dizendo que os americanos são maravilhosos, ou Deus me livre que aconteça um terremoto na terra de tio San, Meu filho, meu gato, meu cachorro estão la. È assim que os brasileiro pensam. Só vejo os brasileiros pensando de uma forma individualista, e por isso se sentem submissos aos americanos.
Simplesmente RIDICULO.
Vejo uma guerra desta e me pergunto onde esta a justiça? Respondo ela não existe.
Tenho muita pena de todo o povo Arabes, indianos e todos os povos oprimidos por esta nação nefasta.

Go Oliveria

Algumas cositas:
1 – O ministro das relações exteriores do Brasil é casado com uma yankee, que serviu de acompanhante de Michelle Obama. Está tudo dominado ou o amor é lindo?
2 – Dilma, parece, está muito preocupada em agradar: ao PiG, a Obama, a Ana Mº. Braga, a Hebe, a Foia. Só não sei se quando tudo isto passar (e tenho certeza que passará às portar das próximas eleições presidenciais), ela ainda estará agradando a quem carregou com garra a atual eleição dela.
3 – Quando o Rei da PAX falou da Líbia (e isto apareceu na CNN), estava emoldurado pela bandeira do Brasil.
4 – A CNN, o PiG de Obama, não deu a mínima para a visita de dele ao Brasil: focou o tempo todo a tragédia japonesa e a guerra da Líbia patrocinada e promovisa por ele, o Rei da PAX.
5 – Jornalistas , empressários e ministros brasileiros submeteram-se a todo tipo de coisa para comparecer aos beija-mãos; ficaram encantados lambendo a manteiga no focinho.
6 – Obama veio fazer vários acordos. Pediu um monte de coisa. O documento é um primor: o Brasil divide tudo. Os Estados Unidos negaram o único desejo brasileiro: o tal assento na ONU e se comprometeram a AJUDAR: axtrair petróleo, na tecnologia do pré-sal (quanto mais perto, mais vão garantir o deles…), no biodisel(o Brasil já abdicou dos royalties há muito tempo…). Só não deixaram claro se vão querer AJUDAR a reescrever a CONTITUIÇÃO DO BRASIL…

tiago tobias

Já já a gente vai começar a falar grosso com a Bolívia e fininho com os EUA.

Grace Kelly III

Que graça!!
Não era justamente o contrário???
Que as manifestações populares nos países árabes iriam minar os bunkers imperialistas no oriente médio?
Agora mudou tudo?
Ninguém esperava que os Estados Unidos se posicionassem contra Kadafi?
Conselho, ao blogueiro e aos comentaristas de ocasião:
Esperem os americanos se posicionarem e só depois postem matérias pseudo-progressistas e comentários jurássicos.
Porque nessa vocês estão provando que são bipolares.
Então assim…espera os USA do Obama, redentor das minorias, se posicionar; depois vcs atacam…hahahahahahahahahaha x mil

francisco.latorre

o cínico bush embrulhava menos. que o hipócrita obama.

o império contra-ataca. com marketing.

não vai colar. não colou. não cola.

.

André

FIM do MUNDO – Será que erraram as contas ?

2011:

Lázaro Ramos galã.
Sandy devassa.
Faustão magro.
Silvio Santos pobre.
Dilma fazendo omelete na Ana Maria Braga.
Tiririca na Comissão de Educação.
Maluf e Collor na Comissão da Reforma Política.
Sarney novamente presidente do Senado.
Sérgio Cabral, mais uma vez bêbado no Carnaval, chamando a Dilma de
"Presidenta Lula".

NÃO ERA EM 2012 O FIM DO MUNDO???"…

    Emi

    André,amei seu senso de humor.Só assim para enxergarmos a realidade tal como ela é,sem pensar num fim que acontecerá,mas num fim que já está acontecendo…Só é preciso agora um desfecho lindo.Não sei se acredita,mas quando o JUIZ voltar não ficará pedra sobre pedra e aí já vai ser tarde demais para chorarem pelo leite derramado.Espero está pronta nesse dia.
    PS:O Lázaro até que não é tão "feio",mas o Tiririca na Comissão de Educação é RIDÍCULO.Ninguém merece!!!

Jean

Endosso o coro daqueles que preferiam ver uma reação imediata da nossa diplomacia. O correto seria a condenação imediata do ataque, com toda clareza, anunciada por Patriota em um dos eventos de recepção ao Obama. Seria atitude de gente grande mas… apequenou-se

    Adalcindo Fortews

    Vocês acham que este Patriota tem estofo pra tomar uma atitude desta. Mas de "jeito maneira". No mínimo ele deve ter enfiado a viola no saco e saido de fininho. Agora, a Presidente Dilma deveria demonstrar seudesagrado nãosó pela atitude do Obama, mas pior foi no nosso território. Isto não pode ficar sem resposta. Dilminha tú tá começando mal. Manda este Patriota caçar a turma dele (os gringos)

    Rachid

    Mas se nem os países árabes estão condenando, Jean…
    Só se fosse para aparecer, como uns e outros faziam no governo Lula.
    Não perca o foco: não é ataque ilegítimo perante a comunidade internacional; é cumprimento de resolução da ONU.

fernandoeudonatelo

Primeiramente, o uso da abstenção, foi feito por todos os 4 países mais o Brasil, ou seja a postura de se negar na votação da Resolução 1973, pelo Brasil, só teria mais poder de efetivação se Rússia e China, membros permanentes usassem o poder de veto para negar a criação da Zona de exclusão aérea.

Ou seja, a comunidade internacional, especialmente as grandes potências militares mostram como agem mais uma vez com dois pesos e duas medidas, primeiro fazendo coro à sanções e atitudes enérgicas, depois se fazendo de arrependidas como a China que até há pouco ameaçava votar a favor, quando viu uma coalizão antagônica à sua hegemonia fazer o serviço.

No mais, a verdadeira garantia de ter a mesa de negociações favorável, com mudanças na distribuição do poder geopolítico, é se armando, investindo na própria industria bélica e de alta tecnologia, criando poder dissuasório.

    fernandoeudonatelo

    E já passou da hora, do país fazer valer suas posições estratégicas no aparato de decisões globais, com o respaldo da capacidade de defesa na diplomacia.

    Não adianta abstenção ou negação, se o peso relativo dessa posição é nulo ou simbólico na esfera de influência regional de qualquer parte do mundo.

    Para isso, a dissuasão militar é o meio que usado como recurso de reserva pela chancelaria, faz com que as hegemonias antagônicas pensem duas vezes antes de se colocarem na frente dos seus interesses.

    Veja o que aconteceu com Rússia e China quando da invasão do Iraque e agora com a No fly Zone da Líbia.
    Não vão afundar os cruzadores americanos que estão no Golfo de Sidra, muito menos tentar derrubar os caças multifunção europeus.

    O equilíbrio, infelizmente, ainda é executado pela força. Seria mais difícil pros EUA sabotarem o acordo tripartite que o Brasil fez com a Turquia e o Irã, se pelo menos os dois primeiros fossem players militares globais.

Remindo Sauim

Só faltou a Folha dizer que o Lula tinha sido consultado e aprovou o plano do Obama e que o PSDB inteiro estava pedindo uma CPI contra o mandatário americano.

Carlos

Temos o direito de não aceitar determinadas ações da presidente. Não podemos apoiar atitudes das quais discordamos. Confesso que não era esse o caminho que queria trilhar. E mais estranho ainda é ver a direita e até a extrema direita feliz da vida com seu governo. Deve ter alguma coisa errada. Não é possível, pensar diferente. Aliás, a presidente veio do PDT. Ela não tem formação petista. Não estou dizendo que isso seja bom ou seja ruim; contudo é diferente.

André

E o "PIG Made in Usa" não perdoa o DEARAK:

"Dois dos jornais mais importantes dos Estados Unidos criticaram a visita do presidente Barack Obama ao Brasil e a outros países latino-americanos.

Tanto o “New York Times” como o “Wall Street Journal” acharam estranho ver Obama brincando com crianças no mesmo dia em que os EUA, junto com Reino Unido e França, lançaram uma ofensiva militar na Líbia.

“O presidente Obama tomou o mais significativo ato de um comandante-chefe: enviar forças norte-americanas a um conflito. No entanto, ele manteve o cronograma da sua primeira visita à América do Sul”, afirmou o “Times”.

O “Journal” foi mais incisivo: “Foi uma situação surreal. Enquanto os EUA iniciavam uma campanha militar mundo afora, o presidente iniciou uma visita de cinco dias à América Latina que tinha pouco a ver com o assunto”.

O diário de Wall Street nota que, diante dessa situação, Obama ora falava sobre economia – políticas comerciais e de biocombustíveis – ora abordava o problema na Líbia, sem citar o fato de o Brasil ter se abstido de apoiar a ofensiva militar no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

No Brasil, a consultoria Rosenberg & Associados resumiu a viagem do presidente dos EUA da seguinte forma: “Visita de Obama consagra importância brasileira, mas deixa de lado questões concretas”."

http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/

O_Brasileiro

Embora eu tenha dúvidas sobre a amizade entre Brasil e EUA, não tenho dúvidas de que há, dos dois lados, a intenção de que haja.
E penso que quando os amigos fazem algo certo, de bom, aplaudimos e elogiamos.
Porém, quando fazem algo de errado, o que podemos fazer é dar nossa opinião, se esta for bem-vinda. Mas de modo algum temos que aceitar o que ele fez de errado.
É o caso de Cuba e da Venezuela. São bons governos, mas maculados, um por uma ditadura já instalada. O outro pela ditadura "democrática" personalista que está se instalando.
Mas, em todos os casos, sempre poderá existir a amizade…

    Gustavo Pamplona

    Gente… O_Brasileiro acordou para a realidade…. quem diria!!!

    Finalmente descobriu o lance da Venezuela… É o que venho dizendo por aqui… se o Hugo Chávez quer que o projeto de governo dele continue… aponte outra pessoa para sucedê-lo…. e não ouse um novo mandato. Faça como o Lula fez… e saia aclamado como um grande líder que transformou o seu país.

    Porque o dia em que houver um rompante por lá e o povo se revoltar contra ele, e ele não sair facilmente vai acontecer o mesmo que o Kaddafi e outros ditadores que não saíram, será deposto a força.

    Falo isto porque um dos países que teriam que apoiar a força do Ocidente seria justamente o Brasil e isto ficaria feio para a América do Sul, um continente considerado pacífico e sem guerras.

Azov

A chancelaria brazileira expôs a Presidência da República ao ridículo. A própria sede do governo brazileiro foi entregue a "revista" por estrangeiros, além da Polícia Federal. Ofereceu palco, luz, câmeras, sorrisos e aplausos a uma invasão chamada de "visita", para que o Brazil seja doravante tratado como igual. Tivemos manifestações, repressão brutal e agora ativistas presos, tudo em garantia dum show de vassalagem. É bem possível que nem tenha se dado ao trabalho de sugerir a revista de tudo que foi "revistado" pelos amistosos visitantes.

    mariazinha

    É preciso não inventar ou informar errado. A revista se deu em ambiente privado, em evento contratado pelos barões empresários, inclusive com a Fiesp pelo meio. Aí já é demais; bastam as mentiras de Obama.

    betinho2

    Para quem escreve Brasil, brasileira e brasileiro com "Z", parece que você está perdido por aqui, não é mesmo? Por que não aproveitou o passeio do Obama por essas bandas e pegou uma carona para Miami?

ricardo silveira

Esse senhor, Obama, é muito cínico. Será que ele acha que todo mundo acredita nas alegadas boas intenções dos estadunidenses? Em um dos seus discursos criticou a ditadura que o Brasil viveu, como se eles não tivessem participado ativamente do Golpe de 64, é muita cara de pau. Ah! Se tivessemos uma grande mídia comprometida com a verdade essa retórica canalha talvez nem existisse.

Ernando Peluso

Boa tarde,

Penso que em determinadas horas, há que se tomar uma posição. É claro que existem outros governos absolutistas (Arábia Saudita, Barhein, Iêmen, etc). Mas não se poderia aguardar de braços cruzados a dizimação de quem está tentando resistir a um ditador, discutindo via diplimática ou se deveria haver uma aprovação de todas as nações com relação aos demais governos ditatoriais. Há que se criar condições de o povo líbio se manifestar livremente. Que se convoque eleições. Que se mude a constituição (se houver). Não penso que, por purismo, houve uma ofensa grave à nação brasileira quando o Presidente Obama deu ordem para que tomassem as providências necessárias. Temos mais é que estarmos atentos ao desenrolar das ações pelos países aliados.

    felipe

    Boa tarde colega,

    Acho que poucos apoiariam qualquer matança de Kaddafi, que foi vendido como um ditador maluco e sanguinário. Mas porque será que creio que muitos apoiariam a matança de Obama? Estaria eu louco e errado sozinho ou alguém mais sente isso? A questão é complicada, pois, será que : 1) rebeldes de Benghazi = a povo Líbio?; 2) intervenção americana (isso, americana e de alguns aliados e não internacional, como se vê dizer poraí) = libertação do povo líbio?; 3) poraí vai…

Raphael Tsavkko

Obama, em visita ao Brasil, passou por cima de nossa posição não beligerante e de não-intervenção e declarou guerra à Líbia do solo brasileiro. Uma tremenda e absoluta falta de respeito com os anfitriões, que se abstiveram na votação do Conselho de Segurança que decidiu pelo uso da força contra o país.

Os pesados ataques aéreos contra forças de Khadafi em diversas cidades líbias começaram no sábado, com a participação de tropas americanas, francesas e inglesas.

Em suma, o Brasil foi usado como palco para o inicio da guerra, em meio a uma visita de cortesia em que uma das partes, nós, éramos CONTRA a intervenção. Trata-se de um desrespeito tremendo, típico da potência imperial em toda sua arrogância e prepotência.
http://tsavkko.blogspot.com/2011/03/obama-no-bras

    Klaus

    Tá bom. O Mundo acabando e ele iria esperar pra sair do Brasil pra resolver? Ou, para satisfazer a esquerda politicamente correta, teria que se retirar para a embaixada americana em Brasilia (que por acordos internacionais são território americano) para simplesmente mandar que se tomasse as providencias? Em que mundo vc vive, meu caro? Acorda prara a vida!

    Raphael Tsavkko

    TRata-se de uma questão de decência e cordialidade. Você é convidado em um país que discorda da ação militar e, ainda assim, manda atacar deste país? É muita prepotência!

    E tow acordado, meu querido, não lambendo as bolas dos EUA de preferência.

    Olavo

    Mas não foi a ONU que aprovou uma resolução para intervenção na Líbia, já que o governo estava bombardeando os civis nas praças???
    Só porque o Brasil nunca faz nada (além de papel de bobo como em Honduras) não quer dizer que os outros não devam fazer.

    Raphael Tsavkko

    Depois desse comentário estúpido sobre Honduras, nem preciso perder meu tempo. Caso perdido.

@wilsoncjunior

E as providências serão tomadas no Bahrein [youtube swScM_glSB0 http://www.youtube.com/watch?v=swScM_glSB0 youtube] e no Iemen? [youtube yAAtfvoneak http://www.youtube.com/watch?v=yAAtfvoneak youtube]

Vejam porque isso não vai aparecer no jornal nacional.

    Gustavo Pamplona

    Amigo… o IntenseDebate tem um probleminha (não é aqui, é um 'bug" do IntenseDebate mesmo!) e não mostra o segundo vídeo… se for possível responda este comentário provendo um link do segundo vídeo.

Pragmático

Eu acho que foi premeditado. O fulaninho quis mostrar o bíceps para a Dilma, em particular. É uma nação guerreira, quando não consegue o que quer "na boa", vem e arranca com o uso da força. A história recente, e anterior, demonstra que não hesitam em destruir um país para levar o óleo. Não se iludam, a relação entre nações é uma relação de força. Essa turma não pensa duas vezes antes de jogar um povo estrangeiro, e às vezes seu próprio povo, na desgraça da guerra.

    Klaus

    Claro que foi premeditado. A visita ao Brasil estava marcada há meses; Obama entrou em contato com todos os países que fazem parte da coalização que ataca a Líbia para que coincidisse o ataque com a visita dele ao Brasil tudo para que mostrasse sua musculatura à Dilma? Santa angonorância, Batman!

    Pragmático

    Premeditado, dada a oportunidade, Alfred.

monge scéptico

Nossa diplomacia além de arriar as calças, ainda tem que pagar a vazelina. O papo pacifista
do BRASIL, é mais frochura. A CHINA lá de longe viu que se não fosse militarmente poderosa,
viraria BRASIL. Mobilizou-se toda e,está chegando, chegandoo………e já encostou!
Se obama o dissimulado quer matar kadhafi, poderia declarar guerra fora do nosso território
(será nosso mesmo?).Seria mais elegante.E não nos colocaria como cúmplices.
Agora que a dilma convidou o larápio para ajudar(quá,quá,quá,) a explorar o pré-sal, não adianta
mais fechar a porta; eles entenderam direitinho o recado: tão com o queijo e a goiabada na mão.
E tu continuarás a pagar a gasolina mais cara do mundo. Ah! meu voto. Nunca mais; jogo o meu
voto no lixo!. Votem vocês. Patriota? patriot dilma? fora todos!!.

claudio

Isso é outra coisa que eu acho que tá certo.
O Brasil deu a sua opinião ao manifestar a posição no CS.
Agora deixa rolar.
Depois a gente cobra uma pressão POLÍTICA sobre a Arábia Saudita, o Bahrain, retoma a Palestina, etc. com muito mais moral.
Ou eu estou sendo muito otimista?
Abs

    Bonifa

    Não tem mais jeito, Cláudio… A "Odisséia do Amanhecer" (um escárnio à História e a Cultura Universal) já é concretamente entendida em TODOS os países da região como uma agressão terrível a todo o mundo árabe. Talvez ainda haja tempo para parar e se concentrar em tentar limpar a enorme sujeira que já fizeram em território alheio. É duvidoso, mas talvez ainda haja tempo para acabar com esta perigosa insanidade que faz o mundo inteiro duvidar do senso de responsabilidade dos dirigentes europeus, já que dos americanos e de seus aliados descebrebrados, tipo Emirados Árabes, nada resta a comentar.

ebrantino

Azenha, sinceramente, acredito que ou os tucanos encomendaram uma força tarefa para desmoralizar este teu site, e conseguiram, e que agora só falta encomendares uns artigos bem instigantes do Mainardi e do Jabor, para dar mais colorido. Como sou contra a censura, e a favor da liberdade de expressão, não sei o que pode ser feito. Deves ter pensado alguma coisa. Eu já não leio o Pig para não ter azia, mas está ficando azedo por aquí também.
Azenha, não se trata de mal estar com oposição, porem de intolerancia a imbecilidades e cretinices padronizadas.
Desculpe o desabafo. Espero que publiques este. Ebrantino.

    emerson57

    concordo.
    esse povo é conhecido:
    são os famosos 3% da kombi,
    agora engordados pelo fogo amigo dos donos da verdade da esquerda.
    fique tranquilo, os 3% não mudarão de opinião.
    já os demais, num futuro próximo, sentirão vergonha do que escreveram.

    betinho2

    Ebrantino
    Realmente a coisa está estranha.
    Mas veja, tem gente se desdobrando em 10.
    Caso do Richard Smith (Carmem Leporaca), agora também como Ronald (admirador de Reagan?)
    E claro, tem os que citei abaixo, em outro comentário, os "berliner klugscheisser", sempre existirão, que
    no caso aqui mais apropriadamente podem ser chamados de "americaner klugscheisser"…rsrs
    Mas vamo que vamo
    Um abraço.

    Bonifa

    São os que ficaram desempregados com a derrota do Serra. Criaram para eles um consolo de baixa-temporada. Não duvido que algum tenha ameaçado dar com a língua nos dentes…

Florival Scheroki

Não é sensato avaliar um governo por eventos pontuais. Uma ou outra ação institucional pode ser ou talvez tenha que ser mais "centrista". O importante são os objetivos de longo prazo e os valores que sustentam nossas ações.
A abstenção do Brasil mostrou que ele tem posições diferentes, colocadasmuitas vezes ao longo de"LULA", com o Amorin. Receber bem o Obama também nos dá respaldo para criticar as posições do USA nos fóruns internacionais.
Também fico triste de ver BABAKobama invadindo meu país. Mas a tristeza passará, no conjunto, nós os "venceremos".
Com os gringos temos que fazer o mesmo jogo deles: bate e assopra. E ganhar o jogo com a grana deles.
Eu ainda confio no partido que vi nascer em SBCampo. Vamos criticar com calma as ações pontuais. Não nos esqueçamos das histórias de vida das pessoas que estão no governo do PT. Eles não fazem política; eles, quero quer, vivem e praticam valores de vida para a humanidade. Não me diga que sou um românico.

marcio ramos

fofoca…

Fernando

O fato do Obama ler o bilhete e comentar com a Dilma sobre a aprovação da guerra é de uma total falta de respeito e de diplomacia amigavel. Acho que a Dilma errou e se mostrou omissa ao não reponder vigorosamente ou até mesmo se retirar do recinto.
Foi proposital,sim, esta gafe monstruosa e deveria ser respondida a altura, ainda mais ela que foi torturada barbaramente por capachos dos EUA. Esta na hora da Dilma começar a fazer alguma coisa, sob pena de macular terrivelmente a imagem do PT, partido o qual ela faz parte. Coisas deste tipo não seriam feitas por este marionete do Pentagono, se o Lula estivesse no poder, ou pelo menos teriam uma resposta dura e a altura do desplante.

    P A U L O P.

    CONCORDO.

    Como dizia vó Corina,

    'QUEM CALA, CONSENTE'

Roberto Locatelli

O PT é, cada vez mais, um partido centrista. Não podemos esperar que um partido centrista aja como partido de esquerda. O que precisamos fazer é pressionar o Governo Dilma, como as centrais sindicais e o MST fazem.

Só que essa pressão precisa ser muito, muito maior do que foi no Governo Lula.

    Ernesto Martorelli

    Não tenho visto, há muitos anos, pressão alguma nem de central sindical nem de MST.

    As centrais sindicais, ao contrário do que era no passado, estão com a cabeça muito maior que o corpo e o MST, desde 2002, não tem mais o respaldo da oposição para atuar: é tomar alguma atitude e a imprensa cai de pau, induzindo a opinião pública a encará-lo como organização criminosa, o governo fica olhando e a oposição atual é maciçamente aliada do capital e do latifúndio. Sobra o PSOL, tal qual um chiuaua tentando defender o dono do ataque de meia dúzia de rotweillers. Quando muito faz um barulhinho.

ana db

Na minha humilde e singela opinião, o governo de Dilma nada poderia fazer para impedir o anuncio da guerra que se absteve em votar a favor ou contra. Infelizmente, o imperio manda e obedece quem tem juizo. E viva a China o novo imperio.

    Yes we créu !!!

    Ana, eu prefiro um mundo sem imperios.

Beto Crispim – BH

Encheu o saco, são tantos comentários idiotas que minha paciência esgotou. Francamenete tem gente achando que governar um pais é como tomar conta de buteco.

    Augusto Soares

    Tocou no cerne da questão.

    ebrantino

    Beto Crispim, falou e disse. Ebrantino

    Silas Mendes

    A velha falácia de que "para governar é preciso responsabilidade, portanto é preciso se dobrar ás pressões"…

    Esse papo da "responsabilidade" sempre foi utilizada por todos os governantes que querem se dobrar aos interesses dos ricos e poderosos.

Cristiana Castro

A gente merece… Sujeito chega aqui, arma um salseiro na cidade, declara guerra a Líbia, vai ao Cristo, a noite, pega uma camisa do Flamengo e vai embora… O mais duro é ver os dois ex-embaixadores do Brasil nos EUA, dizendo que a visita de Obama foi muito proveitosa para as relações entre os dois países!!!!
Esse cara veio aqui SÓ pra declarar guerra a Líbia. Simpática atitude, não?

    Ivanilson

    Você definiu muito bem o que Obama fez aqui.

Ronald

Pessoal, os USA podem TUDO. Por que tanto sofrimento de Obama estar ordenando os ataques à Líbia desde o Brasil ?
Isso quer dizer que quando um empresário viaja ao exterior ele não pode demitir um funcionário ? Claro que pode. Os USA não dependem de NADA para dar ordens ao SEU Exército, esteja Obama onde estiver…

Depois estão falando de uma soberania que nem existe…Palhaçada, babaquice de brasileiro chulé metido a gente desde que um analfabeto arrotou mais alto…

Quando os bancos representantes da Oligarquia Financeira Transnacional pararem de lucrar 7,8 ou 9 bilhões de reais POR SEMESTRE, aí poderemos falar de soberania, até lá é pura balela de brasileiro chulé.

    ebrantino

    Cada um julga os demais por si mesmo, ao que parece. Não esqueça de virar de costas, quando ouvir o hino nacional. Ebrantino

    marcio bastos

    amigo, faço uma aposta, se tivesse na russia ou na china, jamais, amigo , seria um derespeito com pais visitado

    miguel grazziotin

    Caro amigo
    Se o senhor se considera um "brasileiro chulé" como de forma grosseira se referiu, guarde para si.
    Eu sou um orgulhoso brasileiro, que em nada me envergonho de sê-lo.
    Sua conversa elitista e aculturada é lamentavel.
    Tente ir morar nos EUA, talvez, os gringos o deixem ficar para lavar pratos, talvez….
    lamentavel pessoas com esta visao, um espelho cairia bem.

    Geysa Guimarães

    Brasileiros chulés até que o "analfabeto" com diploma divino mostrou ao Mundo como dirigir o Brasil sem monitoramento do tio Sam.
    Mas ainda tem "patriota" adorador do escravagismo, como vc, que não percebem que o Império está alquebrado.
    Preste atenção no discurso principal, Obama se ajoelhou diante do Brasil DE LULA.

    priscila presotto

    Ronald quequeisso?
    Choque el'trico aí vai bem….
    Brasileiro chulé é vc!
    Tanto analfabeto qto intelectual sofrem de flatulência….

    Já soltou seu punzinho hoje?

    Ronald

    Patriotada idiota ou orgalho ferido é coisa de babaca, quero ver alguém responder sobre o que mencionei e seus astronômicos lucros na era do analfa boquirroto…

    Ahahahah, soberania quando os bancos seguem ordens vindas da Inglaterra e dos EUA ?

    Façam-me um favor, vão lá para a filinha do Bolsa-Esmola pegar o soldo pelo trabalho aqui exercido de defender o indefensável…

    O pior do Brasil é o brasileiro, povinho chulé mesmo, falta dente na boca, diploma na parede e só a fornicação é que prospera…Quantos de vocês nasceram de pais casados na igreja, etc etc. E quantos filhos vocês já colocaram no mundo depois de uma fornicação etílica ???

    Vaza cambada, já pra fila de venda do voto

beattrice

Azenha
bem dizem os cubanos, antes um bloqueio que uma "proteção" americana.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube uoDNkxoury4 http://www.youtube.com/watch?v=uoDNkxoury4 youtube]

ZePovinho

Antes que os tucanos acabem de destruir a TV CULTURA,ainda podemos encontrar raridades como os vídeos de Jackson do Pandeiro no início dos anos 1980.
Não sei se foi aqui que li isso:o Brasil é o único país do mundo onde a música americana não predomina,mas a MPB quase toda está gravada com direitos de empresas dos EUA.
O velho Jackson dá um recado ao Chenceler Patriota,como se dissesse que a cultura é a última linha de defesa que temos após destruírem o país:

Alexei_Alves

Da coleção "Pensamentos imperialistas"

"O ditador Kadafi está bombardeando o seu povo. Que absurdo!!! Somente nós ocidentais temos o direito de bombardear a Libya"

Francisco Noguera

Vou dizer uma coisa a vocês: também estou decepcionado com o governo Dilma. Esperava mais. Mas como as coisas independem de nós, também estava decepcionado com o início do primeiro governo Lula.

Com o passar do tempo fui vendo que as coisas, mesmo não sendo exatamente aquilo que esperava, estava dando retorno, principalmente para os mais esquecidos.

Esquecendo tudo que falei aqui em cima, temos a certeza de que se fosse o Cerra (não errei a digitação) o presidente, fatalmente já teríamos muitos (mas muitos mesmos) motivos para esculhambar os primeiros meses de uma administração.

Vou esperar, quem sabe minha paciência terminal não esteja errada. Sei que por pior que o desempenho do governo seja ruim, ele é mil vezes melhor que o do careca.

Mais uma vez: tenhamos paciência e vamos aguardar.

    Lucas Cardoso

    "Vou esperar, quem sabe minha paciência terminal não esteja errada. Sei que por pior que o desempenho do governo seja ruim, ele é mil vezes melhor que o do careca. "

    Grande coisa. Governar melhor que o Serra até eu! :)

    Sério, a coalizão governista tem maioria absoluta no legislativo, e a Dilma tem apoio de toda população, como sucessora do Lula, pra fazer as reformas que o Brasil tanto precisa, e o que ela fez? Corte de gastos, aumento de juros, uma briga tremenda pra aumentar o salário mínimo o mínimo possível…e a reforma tributária, sai ou não sai?

    Carmem Leporace

    A tá.

    Lula manteve a mesma política econômica de Fernando Henrique. Dilma claro, vai fazer o mesmo.

    Uma obra que já dura 16 anos e três meses.

    Guilherme_RJ

    Você não sabe muito sobre a política econômica do Lula.

    Mário SF Alves

    Aliás, pensando bem, e o WiliLeaks que o diga, se o candidato do PIG tivesse – demagógica, desleal e sorrateiramente – conseguido desconstruir o Brasil País de Todos, o certo é que o US Presidente nem sequer precisaria vir aqui. Vir para o quê, se tudo estivesse previamente garantido, inclusive, e especialmente, o pré-sal?

Rodrigo Prado

Muita estratégica a decisão de Obama, esperar vir ao Brasil para tomar uma decisão dessas.
Brasil, um país que sempre busca a conciliação como meio de negociação, agora se vê envolvido como apoiador de uma guerra.
Que coincidência, o presidente norte-americano receber um bilhete bem no momento que se encontrava com a presidenta Dilma e imediatamente relatar o que estava ocorrendo.
Essa estratégia nem Don Corleone teria capacidade de elaborar…

    beattrice

    Resta esclarecer se o BRASIL foi surpreendido ou já estava cooptado.

Paulo Preto

Quanta histeria…E Dilma deveria expulsá-lo? Adiantaria alguma coisa? Eles deixariam de atacar a Líbia? A posição oficial já havia sido tomada. Abstenção. Ou vocês pensam que chefe de Estados se reúnem e batem boca como quem discute um capítulo de novela. Fico pasmo de ver como a mídia esta fazendo um belo serviço ao colocar os eleitores de Dilma contra ela.

    Marcos C. Campos

    E você acha que consegue ?

    Ronald

    Tomara que sim

    elias

    O comentário mais sensato que vi até agora!

pedro – bahia

Não acredito que a nossa presidenta tenha tomado conhecimento da ação sem manifestar de forma contrária. O que ocorreu é que Obama foi mesmo desrespeitoso para com o nosso País, ordenado daqui a ação militar. Se tornou mesmo para nós brasileiros, persona non grata.
Até torci pela eleição dele. Hoje, confesso decepcionado.
Agora uma pergunta: Porque a Folha continua grafando o nome Gaddafi e não Kadafi?

    André

    Khadafi, Kadhafi ou Gadaffi: Nome do líder líbio pode escrever-se e pronunciar-se de 112 maneiras diferentes
    25 de Fevereiro de 2011, 13:03

    As dúvidas não são de agora, mas nos últimos dias as interrogações sobre como se escreve e pronuncia o nome do líder da Líbia têm surgido com mais frequência nos meios de comunicação social. Khadafi, Kadhafi ou Gadaffi são apenas três das mais de cem formas possíveis.

    Um levantamento feito entre 1998 e 2008 chegou à conclusão que o nome e o apelido do líder da Líbia foram escritos de 112 maneiras diferentes, publica o site SIC.

    Apesar de estar no poder há mais de 40 anos, a uniformização está longe de ser consensual.

    O New York Times escreve "Qaddafi", o Washington Post "Gaddafi", e Los Angeles Times "Kadafi". A SIC Online optou por usar a grafia Kadhafi. É também assim que a agência Lusa, a France Press, o Expresso e o Diário de Notícias designam o líder líbio.

    Uma das explicações para tanta divergência é que não há como traduzir para o alfabeto romano ou latino os nomes árabes. Kadhafi é especialmente complicado porque tem sons que não têm equivalente noutros idiomas.

    A dificuldade aumenta se quisermos escrever e pronunciar o nome e o apelido. A Biblioteca do Congresso norte-americano elaborou uma lista com 112 grafias possíveis utilizadas pelo New York Times, Associated Press e outras agências noticiosas entre 1998 e 2008.

    112 formas de escrever o nome do líder líbio:

    Segue o link:
    http://noticias.sapo.ao/vida/noticias/artigo/1132

    Daniel

    E só tem uma maneira de apagar o nome dele…

Luiz Reis

Na boa, a Dilma tem se mostrado um erro… é uma atrás da outra, contrariando toda a esperança de avanço que pretendíamos. Lula era pragmático e buscou ganhar cada milímetro que se mostrava disponível. A Dilma aponta para um governo com as mesmas motivações que teria um governo tucano. Sem paixão, alguém pode dizer que as atitudes e simbologias empregadas até agora não sairiam, iguaizinhas, de um governo demotucano? Porque é Dilma, nosso PT, não podemos criticar? Temos que ter paciência pois está ainda començando? Para esses que pensam assim eu digo: não está começando nada agora, está com 8 anos e 3 meses de governo, bem entendido assim. Se mudou a pauta, as ações, as demonstrações exemplarmente pedagógicas, o problema não é meu que votei pela continuidade com avanço, mas desse grupo que me traiu, tornando-se um cachorro tal e qual era o Blair para o Bush (o exagero da analogia pe pertinente).

    Gustavo Pamplona

    Luiz Reis… amigo.. a Dilma está fazendo a mesmíssima coisa que o Lula sempre fez… ou seja…

    "Está apenas falando (discursando) o que a platéia quer ouvir".

    Tudo no mundo é questão de retórica (e um exercício também!), meu amigo… se você tem boa retórica você consegue fazer todo mundo ficar do seu lado.

    É… eu acho que a minha "realitite" ataca… um surto psicótico que eu sofro e que me faz apenas falar a realidade.

    Daniel

    Depende de qual platéia você está falando. Uma parte dela não está gostando nada nada do início do governo Dilma.

    beattrice

    Para quem alega que o governo está começando, podemos deduzir que assumem ruptura total com o GOVERNO LULA?

O_Brasileiro

Fico surpreso por haver tanta gente com disposição para criticar os EUA e não criticar o governo assassino da Líbia!!!
Não me interessa defender os EUA, mas há tanto rancor para com este país que até esquecem que quem primeiro considerou que o governo do assassino Kaddafi não era mais legítimo foi a França.
E este país foi um dos primeiros a atacar as forças assassinas do ditador sanguinário da Líbia!

    Gustavo Pamplona

    Parabéns… O_Brasileiro!!!

    Finalmente apareceu alguém com sensatez suficiente… eu tinha dito o mesmo ontem em um dos meus comentários… quem é que estava doidinho para bombardear desde o começo era a França e Itália, não os EUA

    André

    Perfeito.

    beattrice

    Detalhe relevante: Sarkô quer porque quer atacar a LÍBIA para obter uma "queima de arquivo" desde que o filho de Kadaffi declarou que tinha financiado a campanha dele, SARKô.

    elias

    Mais um comentário sensato aqui! Além disso! galera temos pré sal pra vender! quem compra, Obama ou Kaddafi? a quem eu "agrado" ao freguês ou a um louco paranóico que tem petróleo no quintal? esse rancor contra americano as vezes!!! me parece excitação de intelectual…

    miguel grazziotin

    Estranho nao meu amigo?
    Kadaffi é este assassino que falas há mais de 30 anos, porque só agora o senhor se importa?
    Todos estes anos que passaram nao contam?
    Lembremos do Iraque, enquanto o ditador servia aos EUA ele era amigo, quando nao servia mais…
    Tem ingenuo pra tudo neste mundo

    Nelson

    É muita ingenuidade, já na segunda década do século 21.
    Meu caro "O Brasileiro". Se a França foi o primeiro, é porque já estava tudo combinado no âmbito da OTAN. Uma estratégia de tirar um pouco o foco sobre o governo dos EUA.

    Dê uma lida no artigo "Libia: ¿una guerra en preparación desde noviembre de 2010?", escrito por Gilles Munier. Para acessar diretamente o artigo clique em http://www.rebelion.org/noticia.php?id=124670.

    O professor de economia da Universidade de Otawa, Michel Chossudovsky, também traz esclarecimentos, em dois artigos, sobre a questão Líbia:

    "Insurreição e intervenção militar na Líbia – Os EUA-NATO tentaram golpe de Estado na Líbia?", em http://www.resistir.info/chossudovsky/libia_07mar

    'A "operação Líbia" e a batalha pelo petróleo: Redesenhar o mapa da África', em http://www.resistir.info/chossudovsky/libia_09mar

Ivonete

Alguém ainda acredita em alguma informação que venha da casa branca? Algém leva a sério o que dizem os porta vozes do governo estadunidense?

Ronaldo Irion

Amigos, sinto dizer, o governo Dilma acabou aqui. Nem bem começou e perdeu toda a moral. Muito triste, para quem como eu fez campanha por ela. Também, quem mandou tirar o Amorim? Ordem imperial?

    Augusto

    Concordo totalmente. Como o Eduardo Guimarães escreveu no seu blog, as pessoas se recusam a ver o que está diante do nariz. O foi duro, mas contra fatos não há argumentos. É hora de encarar a realidade.

    Augusto

    Em suma, fomos enganados… É duro, mas é isso!

    Julia

    Em suma, tem muita gente aqui decepcionada com a Dilma poeque está ACREDITANDO tudinho que o PIG fala, publica e veicula, com todas as insinuações, edições e manipulações deles!.

    Eita gente!

    Que tal ler/ver menos o que o P.I.G publica/veicula?

    Daniel

    Bom, o problema é que os fatos contrariam o que você escreveu. Ministro levando apalpada de segurança estrangeiro em território nacional é o fim da picada… O mínimo que deveriam fazer é entregar o cargo, o desgaste é enorme ao governo, já que eles aceitaram ser revistados, a culpa é exclusiva deles. Obama veio aqui pra ter a mão beijada e conseguiu. Vamos ver discurso de Dilma em um telão na Times Square, igual aqui no Rio? Duvido!

    Geysa Guimarães

    Daniel:
    Veio principalmente afagar o Brasil DE LULA. Ouvi toda o discurso imperial ontem, na Globo News, e a própria tradutora "cheirosa" ressaltou que só faltou Obama dizer o nome de Lula, na imagem que fez do menino pobre.
    Todos os elogios que o quase ex-dono do mundo fez ao nosso País têm a ver com a ERA LULA.

    alex

    issaí, júlia. não deixa de ser vexatório. combater o PIG mas ser pautado pelo PIG. Esses ing~enuos já estão acreditando que houve a sonhada(pelo PIG) ruptura e que a eleição de 14 será Lula x Dilma ,sendo Dilma a candidata do PIG. Essa gente parece que fumou maconha estragada.

    Antenor L. Moreira

    Ou ainda é o efeito da bolinha de papel.

Ronaldo Irion

Amigos, sinto dizer, o governo Dilma acabou aqui. Nem bem começou e perdeu toda a moral. Muito triste, para quem como eu fez campanha por ela. Também, quem mandou tirar o Amorim? Ordem imperial?
( Lula 2014!…)

    Ronald

    Já vai tarde. !!!!

Bonifa

Falaram com a Dilma sobre o que estavam fazendo? Mas esclareceram a ela minuciosamente sobre o que se tratava? Não acredito de modo algum. E se acaso o fizeram, pegaram a Presidente de surpresa. Como ela deveria agir? Armar um barraco? Ou levar até o fim o que já estava programado? Acredito que a segunda opção seria o mais diplomaticamente sensato a fazer. É questão de fineza.

    beattrice

    Contra fatos não há argumentos, a menos que se queira distorcê-los.

betinho2

Para quem conhece o termo e o sentido de "berliner klugscheisser", certamente lembram quando lêem certos comentários…rsrs

Gustavo Pamplona

Vocês estão criticando demais sem saber a verdade…

Diferentemente do Brasil, quando o presidente dos EUA viaja, ele ainda é de fato o presidente e não assume um vice-presidente no lugar como no Brasil ou seja… a ordem teria que vir daqui mesmo…

No caso de um presidente brasileiro no exterior também seria o mesmo… a única diferença é que aqui o vice assume por um tempinho e fica lá de fantoche. As ordens apenas são passadas para o vice.

Outra coisa: O Air Force One é equipado com o que tem de mais avançado em comunicação, medidas anti-mísseis e até é possível abastecê-lo no ar e muitas ordens já foram dadas a partir dele já que ele é uma extensão da Casa Branca.

    Ronald

    Que inveja, não ????

    J. Teodoro

    Esse cara sabe tudo. É um puta mala sem alça e se acha…Já pensou ter um cunhado assim??

    Gustavo Pamplona

    J. Teodoro.. Adorei!!! ;-)

    Detalhe: Não sei de tudo, eu estou sempre aprendendo porém tenho QI elevado e não me acho… eu sou "o achado"!!! hahahhahahah

    Ronald

    Esse cara "acha" que sabe tudo….Isso é só mais um empregadinho dos mensaleiros que vende seu tempo em troca de uma bolsa-esmola qualquer para ficar nestes blogs da esgotosfera falando bem dessa quadrilha de pilantras e ladrões mensaleiros. Olhe bem a foto dele e veja se o sacripanta não quer se parecer com um dos daqueles fracassados revolucionários russos….Uma comédia.
    Mas aposto que ele veste calça jeans, deve usar computador Apple, assisitir House enquanto fica desfilando suas sandices pela esgotosfera. Um bobalhão com certeza.

Ronaldo Irion

Para ver o caráter deste sujeito. Nunca me enganou! Um tremendo desaforo, feito de propósito para nos humilhar. A Dilma deveria ter mandado se retirar. Falar fino que esses facínoras não é um bom caminho.

    José Manoel

    Fora patriota!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aurélio Silva

Fico imaginando a cena, o Obama em pleno Palácio do Planalto, falando por telefone com o chefe do Estado Maior americano em Washignton DC (o qual obviamente está em uma sala cheia de monitores de video, igual nos filmes):

"- Proceed. Let the operation begin."

Pela primeira vez, uma decisão de caráter mundial foi tomada dentro do Palácio do Planalto. Os colonizados da Globo podem morrer de orgasmo.

    beattrice

    Este personagem declarou guerra de dentro do Palácio a um país com o qual temos relações diplomáticas estabelecidas.

FrancoAtirador

.
.
Ótimo artigo de Bruno Cava no Amálgama:
.
.
Gaddafi perde e ganha com a intervenção

Para a contra-insurgência liderada por Muammar Gaddafi, a intervenção estrangeira parece ter unificado de vez as regiões sob seu domínio. Não se constatam mais apenas esquadrões mercenários e alguns poucos grupos leais agitando a bandeira verde vigente. As imagens mostram também milhares de líbios entusiasmados pró-Gaddafi, num número até então inédito.

Esses defensores do ditador se propõem inclusive a atuar como escudo humano, junto a potenciais alvos. No quartel-general em Trípoli, por exemplo, o New York Times relata um cinturão humano com “centenas de simpatizantes, inclusive mulheres e crianças”. Isto indica que Gaddafi conta com respaldo popular além do previsto originalmente pelo ocidente, e certamente mais do que mercenários e o núcleo duro do regime.

Resta saber como o ataque estrangeiro polarizará a população. Aqueles refratários à ideia de um protetorado ocidental, aos moldes do Iraque pós-Saddam, tendem a alinhar-se à ditadura de Gaddafi. Esse efeito pode intensificar em função da destruição causada pelos bombardeios e das baixas civis (os eufêmicos “danos colaterais”). Se a participação de mercenários em suas fileiras vinha depondo contra o nacionalismo proclamado pelo clã Gaddafi, agora, com os rebeldes abertamente aliados à ordem imperial, o ditador tem tudo para se firmar como o guardião de uma Líbia livre diante da “dominação imperialista”.
.
.
Íntegra em:

http://www.amalgama.blog.br/03/2011/o-imperio-enq

    Maurilio Gadelha

    Paeabens pela lucidez do texto, foi mais um tiro no pé, como no Irã, Afeganistão e Iraque, Assumem o poder e de presente a exacerbação do Odio. Vitória gratuita dos xiitas, e aumento da oposição arabe aos sunitas. O velho estilo caw-boy é um desastre.

Mário Salerno

Mas o Brasil teve a oportunidade de se pronunciar durante a reunião do Conselho de Segurança. O que fez? Absteve-se!! O Braisl podia ter tomado uma posição, ter criticado essa intervenção hipócrita (pois é isso o que ela é) e tomado como exemplo a invasão do Bahrein por forças sauditas, a chamado de seu rei para reprimir os manifestantes que exigem democracia. Mas não! Absteve-se!

Portanto, não há por que existir qualquer "mal estar".

    Gustavo Pamplona

    Critique o resto do BRIC e a Alemanha… já que eles abstiveram também

    Outra coisa: Já ouviu falar de "quem cala, consente"?

    SILOÉ

    nesse caso não,

    Edemar Motta

    O Brasil ficou em cima do muro. Como os outros poucos. Talvez seja prudência, mas é triste.

Maria Dirce

Obama trata o Brasil com tanto respeito, que esperou pisar em solo brasileiro, nem no espaço aéreo tinha que ser no solo pra declarar guerra a Líbia!!!!!!e a diplomacia do Brasil achou o máximo!!!!!!!

Gustavo Pamplona

O Lula tinha dito para vocês que a Dilma iria surpreender… Então… estão surpreendidos agora?

    Maria Dirce

    O Gustavo, percebo que vc esta tripudiando em cima da nossa decepção e frustração.VC é tucano ou algo assim? vc não acha que temos o direito de estarmos frustrados e aqui deixando registrado o que estamos sentindo, e vc tirandoo sarro?

ZePovinho

http://www.cubadebate.cu/noticias/2011/03/20/fuer

Fuerzas especiales británicas actuaban desde hace tres semanas en Libia

Al menos un centenar de soldados de las fuerzas de elite británicas SAS lanzaron una cacería en Libia para dar con los arsenales del coronel Muamar Kadafi y están operando junto a los grupos rebeldes desde hace tres semanas.

Según informó hoy el dominical inglés Sunday Mirror, dos unidades de las SAS, identificadas como equipos “Smash” por su habilidad “destructora”, buscan los arsenales de misiles aéreos que esconde Kadafi, con los cuales el régimen libio podría atacar aviones comerciales que sobrevuelan el Mediterráneo.

Los soldados de las fuerzas especiales “están trabajando contra-reloj” para hallar las armas más potentes en poder del Ejército libio, los sistemas de misiles SAM-5 producidos en Rusia.

Dichas armas tienen un potencial de ataque de más de 320 kilómetros y la capacidad de destruir aviones comerciales con pasajeros.

Las unidades de los soldados SAS incluyen señaleros, ingenieros y médicos, y tienen también la responsabilidad de detectar si Libia planea atacar aviones comerciales o de la coalición y evitar que sean secuestrados ciudadanos británicos, según el Sunday Mirror.

También comenzaron a operar junto a grupos rebeldes en Libia para crear una fuerza que logre derrocar a Kadafi y su régimen.

“Nadie sabe lo que Kadafi va a hacer. Por eso es vital que destruyamos sus instalaciones claves, porque él es demasiado impredecible”, declaró una alta fuente militar al Mirror.

    Bonifa

    Alguns destes soldados britânicos foram presos pelos próprios rebeldes e apresentados à imprensa, dias atrás. Prova de que pelo menos boa parte dos rebeldes não concorda com intervenção estrangeira. Agora mesmo, há cartazes exibidos pelos rebeldes condenando o ataque estrangeiro ao país e salientando que a rebelião é problema entre líbios.

SILOÉ

"Aurora da odisséia":
Aurora da odisséia na terra, Será?
Começo das invasões em países hostis aos EUA. Será?
E que ninguém se atreva a meter o nariz.

    Bonifa

    É delírio absoluto, este nome. Já que Ulisses (Odisseu) na sua volta para Ática depois da guerra de Tróia ficou perdido no Mediterrâneo e aportou no Norte da África, na região da Líbia ou da Tunísia, tendo alí algumas aventuras guerreiras, eles devem ter escolhido este nome porque se julgam os próprios homens de Ulisses, em pleno século vinte e um. E quem será o próprio Ulisses? O Sarkozi?

    beattrice

    Sarkozy como Ulisses, essa nem a Carla Bruni engole.

    Bonifa

    A Carla Bruni está sendo muito criticada por ter gravado agora "Dulce France" em italiano. "Dolce Francia" dá a entender que a França virou uma farra só.

Maria

Alguém pode esclarecer minha dúvida? Qual foi a razão para o Obama ganhar um prêmio Nobel da Paz? Esses americanos afinal, nunca passaram de piratas ou, quando muito de caubóis, ou seja vivem a vida roubando e atirando, atirando e roubando….

    Edemar Motta

    A Academia sueca que define os premiados cada vez mais se parece com a nossa ABL.

    beattrice

    na verdade ele ganhou o Premio Nobel da Guerra, mas como este diploma estava em falta, entregaram o outro mesmo.

    Mário SF Alves

    Êpa! Será que já não estamos levando a sério demais esses pseudo-líderes políticos do capitalismo financeiro sequestrador de estados? Papagaios de pirata é o que são. Qualquer que seja a fórmula, qualquer que seja equação vai sempre resultar em mais do mesmo: pirataria, privataria, ocupação, golpes de todo gênero, crises econômicas artificiais, e o escambau a quatro. E, ufa!, sorte a nossa que o povo brasileiro não se deixou ludibriar pelo canto da sereia emitido pelo PIG nas eleições. Não fosse isso, o Obama nem precisaria ter vindo. Vir para o quê? Para garantir o quê? Aliás, nem as circunstâncias seriam favoráveis a esse seu fluir de sentimentos humanos.

Gustavo Pamplona

Analisando os comentários dos leitores neste blog eu pergunto:

Já que alguns de vocês estão criticando a Dilma, vocês queriam o Zé "sem presidência" tivesse ganhado?

Vocês se esqueceram do que ele fez em São Paulo como repressão violenta a manifestações pacíficas, inundações de áreas em regiões menos favorecidas e incêndios em lugares habitados por gente humilde

E daquele entreguismo com uma possível venda da Petrobrax (com X) para a Chevron

Vocês estão reclamando é de barriga cheia… Estou com a Dilma e não abro mão!!! (hahahahaha)

    Evipenoa

    Concordo plenamente com você Gustavo.

    Marcos C. Campos

    Tem uns caras que são muito chatos !!!

    Jairo Fernando

    Tá chato mesmo, Pamplona.
    Críticas construtivas, tudo bem. Mas, seguir o mantra "piguiano" de atacar por atacar… tá danado… Se faz assim, tá errado, se faz assado, tá ruim. Ou seja, faça o que fizer, os atos de Dilma serão considerados errados.
    Não dá para entender…

Antonio Alves

Nenhuma palavra da "comunidade internacional" e da ONU sobre a invasão do Bahrein por tanques Sauditas e nem sobre o massacre de dezenas de cidadãos indefesos na Síria.
A tal "comunidade internacional" (EUA e Europa) está irredutível, quer o petróleo Líbio a qualquer custo.

Essa IRRACIONALIDADE que estamos presenciando hoje, essa incoerência na decisão da ONU em autorizar uma INTERVENÇÃO tão somente na Libia, e, por outro lado, os DONOS da mídia articulados com os interesses desses países do EIXO DA GUERRA, dando sustentação à essa série de ações contraditórias, nos faz entender como o poder da mídia é capaz de criar um ambiente favorável à qualquer ação contra qualquer povo no mundo.

FrancoAtirador

.
.
Podem dizer que é tese conspiratória,

mas essa declaração de guerra, em solo brasileiro,

parece ter sido premeditada.
.
.
O Oba-Oba é realmente um mestre

em matéria de marketing e ilusionismo.
.
.

    beattrice

    Concordo, usou o Brasil como escudo frente à população americana que não o suporta mais, nem as suas corporações amestradas, e ainda demonstrou à AL que o BRASIL mudou de lado, no que depender do seu Tony Patriota e dona Dilma.

    Heitor Rodrigues

    Concordo em parte. Obama já não aguentava mais as pressões internas por uma ação unilateral, e resolveu dar uma fugida, aproveitando para visitar o que os EUA consideram sua propriedade de fato, seu quintal, a América Latina. Só que o Kadafi falou uma coisa que precipitou a decisão dos EUA. Êle disse que as petroleiras inglesas francesas e italianas iam ter que sair da Líbia, como represália às posições dos governos da França, Itália e Reino Unido. Em tres ou quatro dias, fizeram passar a Resolução no Conselho de Segurança da ONU e consumaram a intervenção. Não acredito que o que aconteceu foi planejado, embora ache que Obama aproveitou o oportunidade de forma oportunista, envolvendo o Brasil no ato terrorista, e dentro do Palácio do Planalto na presença de Dilma. Os caras não se enxergam mesmo.

Gustavo Pamplona

E no twitter do @joseserra_ nenhuma palavra… quanta insignficância….( hahahahahhahahaha)

altamir

Muito desagradável este senhor vir ao Brasil e, daqui, tomar uma atitude destas! No mínimo uma tremenda falta de educação, já que a posição brasileira na ONU era por ele conhecida!

Consciencio Kritick

Cidade rebelde de Bengazi…Quer dizer que se alguns mercenários declararem Boa Vista, em Roraima, território lvre, se o exército brasileiro for recuperar o controle da cidade, será atacado pelos Estados Unidos. Simples assim. Com a palavra nossos sábios ministros da defesa e das relações inferiores ( vai ser lambe-botas assim lá em MIami, seu "patriota"….

    Edemar Motta

    Cara, cuidado! Você está tendo visões do futuro. Agora também temos petróleo, corremos risco de sermos protegidos também algum dia. Melhor ir preparando os estilingues.

    José Manoel

    Aprovado!! Campanha "Fora Patriota", já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também