Joel Leite: Venda de automóveis zero bate recorde, ainda com margens de lucro astronômicas « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] da Heloisa, mais uma reportagem que eu mesmo fiz sobre os automóveis brasileiros, que reproduzi aqui, causaram animado — para não dizer furioso — debate entre os […]
Luciano
Entendo que a classificação mais adequada às margens de lucro na venda de carros no Brasil seria “pornográfica”, ao invés de “astronômica”. São Margens Pornográficas de lucro.
E não dá para entender os afagos do tipo Redução de IPI porque os estoques estão altos. Querem desovar estoque? Baixem os preços. Simples e eficiente. Funciona no mundo todo, menos aqui.
E, ainda assim, com toda a ajuda do governo, hoje a GM anuncia a previsão de demissão em massa…
renato
Pessoal, como informei que ia fazer.
Eis o endereço eletrônico do Jornal aqui de minha cidade
com a reportagem Vicio Oculto.Renault.
A Renault quer fazer PERÍCIA…?????????????
Vejam as fotos. E o questionamento em outros comentários , agora são 26 Perguntas. http://www.diariodoscampos.com.br/economia/consum…
Julio Silveira
A mim parece preconceito puro. Esses grandes grupos que colocam em nosso mercado veiculos que estão superados em sua origem. Que sequer tem itens de segurança ,que consideram importantes em seus países sem ter legislação para isso, por que tem consciencia de sua necessidade. Mas não para nós, é clara demonstração de preconceito. E deviamos olhar mais para isso. Se especialistas confirmam que têm lucros extraordinários , fica caracterizado não somos considerados por eles a mesma especie, com as mesmas necessidade. Nos vem como uma especie necessária numa relação simbiotica, como pulgões para formigas.
renato
Desculpe o texto longo, fique a vontade em retira-lo!
Quem sabe encontre um especialista, que consiga responder minhas duvidas.
Vicio Oculto, Sandeiro, canos ar quente expostos.
•1- Criança ao encostar-se a este tubo logo após o veículo chegar do transito e estacionar na garagem e a mesma ficar sozinha no veículo. Queimar-se-á?
•2- Se você estiver descalço e levantar o pé. Você se queimará!
•3- É você quem controla entrada de ar quente no habitáculo ou é o contrário? Ou os dois ao mesmo tempo?
•4- Você vai usar mais o ar condicionado?
•5- Seu carro tem ar condicionado?
•6- Quando utilizar o ar condicionado para resfriar o habitáculo, vai perder potência e gastar mais combustível?
•7- Sendo seu carro 1.0, carregado nos limites estipulados pelo manual, qual seria seu desempenho se ainda estivesse com ar condicionado ligado?
•8- Se sofrer uma acidente seu pé pode ficar preso e encostado neste tubo?
•9- No inverno da Região Sul, o calor depreendido continuará lá?
•10- Calor traz danos aos materiais que existem próximos aos tubos?
•11- Com o calor no habitáculo, ao abrir-se o veiculo, não haverá inalação de benzeno em maiores concentrações? ( Ver benzeno nos matérias plásticos dos automóveis na net)
•12- Posso dirigir descalço; posso dirigir com sandálias abertas; mulher pode dirigir descalça e também com sandálias abertas?
•13- Encontra-se no manual do veículo Sandeiro ou outros da Renault, indicação da posição de risco de queimadura?
•14- Encontra-se no manual dos veículos, posição correta para se manterem os pés no acelerador, e o alerta que não pode levantá-los em hipótese alguma, ou risco de queimadura?
•15- Existe a possibilidade de este tubo sofrer desgaste, com o aumento da pressão interna, ou outro fator qualquer e vir a esguichar água quente sobre os pés do condutor, já que não há proteção nos tubos e nem contenção?
•16- Existem veículos da Renault que possuem esta proteção,( tipo Clio 2009/10)? Se possuem onde são fabricados( no Brasil ou Argentina)? Existem planos de montagem que pode ser incluído nos veículos que não receberam a proteção? Recall é possível?
•Qual a temperatura da água de arrefecimento na sua maior marcação?
•17- Se eu isolar os tubos, a temperatura que não mais se dissipara para o habitáculo, fará com que aumente a temperatura do motor, ou seja, a ventoinha ligará mais vezes, não trará danos para o motor?
•18- Porque a ABNT não tem normas técnicas para Ar Quente em veículos?
•19- Existem estatísticas de acidentes automobilísticos contemplando as Marcas de Montadoras?
•20- Sabendo que o fato relatado existe realmente, os seguros de automóveis não deixarão mais caros as apólices.
•21- O mercado de carros usados, sabendo que o fato relatado existe realmente, não avaliará os veículos da Renault para baixo? Isto trará prejuízos para Consumidores?.
•22- As outras concessionárias concorrentes, sabendo que o fato relatado existe realmente, deixarão de fazer negócio com veículos da Renault? Isto trará prejuízos para Consumidores?.
•23- Porque na inspeção veicular não é visto Segurança do Condutor por responsabilidade da montadora.?
renato
Como prometi após reunião com Procon. Segue abaixo " minha reclamação"
No final do ano passado, comprei um automóvel da Renault, Renault SANDERO. E ao dirigir este veículo sentia muito calor nos pés.
Notei, por experiência, que os tubos de metal que sobem para o distribuidor de ar (quente) estavam sem nenhuma proteção.
Procurei a concessionária para que eles isolarem os canos, eles disseram, por escrito, que isto era característica do produto, portanto não poderiam isolar e manter garantias.
Procurei os órgãos competentes para reclamar, bem como registrei em cartório a reclamação, para não perder o direito ao reclame do vício redibitório (vício oculto), que é de 90 dias.
Listo algumas situações de perigo que poderiam ocorrer com este fato:
1- Criança podem sofrer queimaduras ao encostar neste tubo logo após o veículo chegar do trânsito.
2 -Se estiver dirigindo descalço ou com sandálias abertas, poderá sofrer queimaduras.
3- Você deve controlar o ar quente que vai para o interior, não o contrário.
4- Você terá que utilizar o ar condicionado (casa possua), com uma intensidade maior, perdendo potência e gastando mais combustível.
5- Se sofrer um acidente poderá ficar com os pés presos encostado neste tubo (desprotegido), sofrendo queimaduras ainda mais graves.
6- Por causa do calor, equipamentos eletrônicos que estiverem próximos, podes sofrer danos.
7 – Passar mais calor no verão, ninguém merece! Ainda mais com todos os riscos que este "detalhe" nos traz!
8- Fora outros ricos que ficarão a critério de sua imaginação.
Como "correr" pela justiça (o que eu já estou fazendo) é um pouco demorado, meu objetivo é tornar isto PÚBLICO e ALERTAR os consumidores!!
Eu troquei o meu carro faz dois meses, devido esta descoberta.
Observações:
Existem carros da Renault mais antigos como CLIO, por exemplo, que POSSUEM, isolantes nestes tubos.
Outras construtoras também possuem!! O que se torna lógico para a segurança!
A temperatura deste tubo é a mesma que da água de arrefecimento do veículos, portanto, MUITO QUENTE!
Conceição Lemes
Renato, o que o Procom disse? abs
renato
Tivemos reunião com advogado da Renault, que apresentou um laudo para Procon, o Procon julgará e e acompanharei o processo, mas não retirarei a queixa, pelo que eu sei e o Procon me informou.Mas não entramos em acordo com a Renault, por não se tratar mais só de meu carro! ( O meu eu já vendi).
– O Procon não pode tornar público, mas permanecerá com a reclamação ( foi isto que entendi) caberá ao Procon impor multa para a Renault. A reclamação só seria pública se eu entrasse judicialmente contra a Renault, ( o que não posso fazer por não ter dinheiro para bancar a demanda. ( renato X renault ?),
Entrei no site do Ministério Publico, da Promotoria pública, INMETRO, reclameaqui.com.br, e conversei com jornalista de jormal local que ficou de fazer matéria. Estamos seguindo.
Espero que algo de concreto chegue na mão dos consumidores.
Conceição o Sandeiro é um carro bonito, fui bem atendido por todos, mas faltou a solução do problema, e começou quando apenas pedi para revestirem os canos e me darem uma carta de preservação da garantia.
Obrigado pela atenção.
renato
Já respondi mas não saiu aqui a resposta.
jbmartins
Os carros Brasileiros não saem com os itens de segurança por que há leis que o obrigam somente em 2014, certo ate la não são obrigados, mais o consumidor Brasileiro esta refém comprar ou não comprar. Sugiro que orgão do Ministerio da Saúde entre na briga, por que quem vai pagar a conta com Fisiterapia, Utis, Medicos, Cirurgia, pela gravidade do acidente, por falta destes itens é o governo.
Thiago_Leal
Só não entendi parte do título: "pouco carro"?
Jose Pedral
Culpa do governo do PT que não tem coragem nem moral para defender os interesses da classe que adquire veículos. O PT só defende os corruptos e os preguiçosos do brasil.
JOSE DANTAS
Eos carros "tucanos" eram melhores que os de hoje em dia? No governo tucano chegou-se ao cúmulo de um Fiat Uno sair com apenas um retrovisor. Que pessoal da memória curta…
Eu não quero pagar um único centavo a mais por um air bag, já que é uma obrigação das montadoras, porém na prática, sabemos que se essa Lei vigorar, vamos ter que encher os bolsos dos vagabundos que produzirão os air bags, do mesmo jeito que enriquecemos os fabricantes dos ridículos "kits de primeiros socorros". Fico só imaginando o preço de um veículo com 10 air bags…
jomar
Azenha,
Só faltou falar o nome dos carros e das montadores usados nos testes.
Ugo Neiva
Sr. Marcelo Matos, apenas vou te dizer isso em caráter de informação, mas freios ABS são obrigatórios no Brasil tem 1 ano, carros fabricados a partir do ano passado já tem que vir com ABS de fábrica, inclusive os mais populares, portanto verifique com a concessionária, com o perdão da palavra creio que vocês foram enrolados.
Marcelo de Matos
"Em caráter de informação", caro Neiva: "O airbag obrigatório provocou debate entre alguns especialistas em segurança automotiva, que consideram o equipamento eficiente para diminuir as consequências físicas de uma colisão para o motorista e o passageiro do banco da frente. No entanto, um outro equipamento – o freio ABS – poderia ser mais importante que o airbag, por agir na prevenção do acidente. Pensando nisso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anuncia que vai definir também a obrigatoriedade dos freios ABS nos carros novos nas mesmas condições do airbag: parte da produção já sai com o equipamento a partir de 2010 e, até 2014, todos os veículos novos e os importados deverão ter os freios anti-travamento. "Nós vamos fazer de uma maneira progressiva para que a indústria automobilística tenha condição de implantar isso”, diz o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva". Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1053442… Portanto, não fui "enrolado".
JORGE
Azenha
A diferença parece simples. Em Berlim tem juiz. Matar um europeu ou um americano pode ficar muito caro por lá.
A falta que um Judiciário faz a uma nação é a vitória da estupidez. A vida vale muito pouco e esse valor quem ao final atribui é o Judiciário.
A conta é simples. O crime compensa no Brasil, por falta de JUDICIÁRIO.
Banaliza se tudo, a vida, a ética. A palavra banalizar tem sinônimos que por si explicam essa concepção. Banalizar é vulgarizar, tornar comum, trivial e habitual. Se o ser humano foi coisificado, a ética vulgarizada, é trivial ao ponto de não causar mais nenhuma estranheza, isto significa que a estupidez já é comum e habitual.
Marcelo de Matos
O brasileiro se preocupa sim com os equipamentos de segurança. Minha filha disse que queria trocar o seu Fox por um Agile e eu concordei, desde que o novo carro tivesse air bags. A troca custou-me cerca de R$ 20.000,00 que eu estava reservando para outra finalidade, mas, agora eu durmo um pouco mais tranquilo. O novo carro não tem freios ABS, mas, pelo menos tem air bags. Como os carros chineses estão chegando muito bem equipados e, em breve, teremos duas fábricas chinesas no Brasil, os concorrentes estão melhorando não só a segurança. O Renaut Sandero, um carro pequeno, já tem versão automática. A Livina, da Nissan, também. Nossos carros, aos poucos, vão deixando de ser as carroças a que se referia Fernando Collor.
Dom Pedrito
É por isso que a Otan está cercando a China aos poucos. Uma guerra, fria ou quente, será inevitável em futuro próximo entre a China e o ocidente.
JOSE DANTAS
O ocidente não pode com cuba quanto mais a China. O temor da Otan é que a china consiga evoluir no potencial bélico no nível que tem progredido em sua economia como um todo e que se torne uma ameaça ao resto do mundo pela força, imitando exatamente o que fazia o ocidente até começar a entrar em decadência.
leandro
Pode ser que um dia isso mude, mas atualmente os carros chineses são umas drogas. Não entram na Europa e nos EUA por não conseguirem se enquadrar nas normas de segurança e não acusem eles de boicotarem os carros chineses, porque os Sul coreanos e japoneses entram a vontade. São ruins mesmo, faça uma pesquisa de satisfação de quem comprou um chinesinho e verá,
Marcelo de Matos
Existe preconceito contra os carros chineses que, na verdade, não ficam a dever nada aos de outras nacionalidades na parte técnica. Isso já ficou comprovado em testes promovidos pelas revistas especializadas. Eu leio de vez em quando algumas dessas revistas: Auto-esporte, Quatro Rodas, Carro, Car and driver. O pessoal, porém, continua falando em “ching ling”, etc, para depreciar os carros chineses. Isso é perda de tempo. Em outros campos da tecnologia os chineses chegam a dominar o mercado. Haja vista a área de computadores: você vai a um grande magazine e não consegue comprar um acessório de informática que não seja chinês. Isso, em parte, vai acabar ocorrendo na área automobilística. Os chineses estão montando duas grandes fábricas no Brasil: Chery e Jac. A de Jacareí-SP contou com investimento de 600 milhões de dólares. É muito dinheiro, muita tecnologia e o resultado, com certeza, será satisfatório. Se os europeus e americanos não gostam de carros chineses, azar o deles. Como diz Zagallo – Eles terão de engoli-los.
leandro
Você só encontra produtos de informática chineses, não pela qualidade, mas pelo preço. Os carros são ruins, basta ver que não conseguem sequer entrar nos mercado americano e europeu por motivos de segurança e emissão de poluentes, aí eles inundam a américa latina com eles, onde as leis são frouxas.
leandro
"A profusão de chineses exige cuidado. “A China não tem uma legislação única para veículo. O nível de exigência é muito pequeno. Recebemos visitas de fabricantes chineses que perguntam se não existem diferentes limites de segurança para diferentes modelos”, afirma Perez. Entretanto, diretor do Denatran acredita que esses veículos, com elevados níveis de insegurança, devem deixar o mercado nacional quando as leis mais severas começarem a vigorar, como a do obrigatoriedade do teste de impacto para todos os modelos, que também provocará a necessidade do air bag, em 2014."
bissolijr
seu exemplo pessoal não descaracteriza um fato, já histórico no país (aliás, o único, dos brics, no qual os itens de segurança só virão após uma lei, para ainda 2014).
Comentários
renato
E Eu pensei estar ” loqueando “.
http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/apos-explodir-tubulacao-de-ar-quente-carro-bate-em-bomba-de-combustivel
Joel Leite: Venda de automóveis zero bate recorde, ainda com margens de lucro astronômicas « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] da Heloisa, mais uma reportagem que eu mesmo fiz sobre os automóveis brasileiros, que reproduzi aqui, causaram animado — para não dizer furioso — debate entre os […]
Luciano
Entendo que a classificação mais adequada às margens de lucro na venda de carros no Brasil seria “pornográfica”, ao invés de “astronômica”. São Margens Pornográficas de lucro.
E não dá para entender os afagos do tipo Redução de IPI porque os estoques estão altos. Querem desovar estoque? Baixem os preços. Simples e eficiente. Funciona no mundo todo, menos aqui.
E, ainda assim, com toda a ajuda do governo, hoje a GM anuncia a previsão de demissão em massa…
renato
Pessoal, como informei que ia fazer.
Eis o endereço eletrônico do Jornal aqui de minha cidade
com a reportagem Vicio Oculto.Renault.
A Renault quer fazer PERÍCIA…?????????????
Vejam as fotos. E o questionamento em outros comentários , agora são 26 Perguntas.
http://www.diariodoscampos.com.br/economia/consum…
Julio Silveira
A mim parece preconceito puro. Esses grandes grupos que colocam em nosso mercado veiculos que estão superados em sua origem. Que sequer tem itens de segurança ,que consideram importantes em seus países sem ter legislação para isso, por que tem consciencia de sua necessidade. Mas não para nós, é clara demonstração de preconceito. E deviamos olhar mais para isso. Se especialistas confirmam que têm lucros extraordinários , fica caracterizado não somos considerados por eles a mesma especie, com as mesmas necessidade. Nos vem como uma especie necessária numa relação simbiotica, como pulgões para formigas.
renato
Desculpe o texto longo, fique a vontade em retira-lo!
Quem sabe encontre um especialista, que consiga responder minhas duvidas.
Vicio Oculto, Sandeiro, canos ar quente expostos.
•1- Criança ao encostar-se a este tubo logo após o veículo chegar do transito e estacionar na garagem e a mesma ficar sozinha no veículo. Queimar-se-á?
•2- Se você estiver descalço e levantar o pé. Você se queimará!
•3- É você quem controla entrada de ar quente no habitáculo ou é o contrário? Ou os dois ao mesmo tempo?
•4- Você vai usar mais o ar condicionado?
•5- Seu carro tem ar condicionado?
•6- Quando utilizar o ar condicionado para resfriar o habitáculo, vai perder potência e gastar mais combustível?
•7- Sendo seu carro 1.0, carregado nos limites estipulados pelo manual, qual seria seu desempenho se ainda estivesse com ar condicionado ligado?
•8- Se sofrer uma acidente seu pé pode ficar preso e encostado neste tubo?
•9- No inverno da Região Sul, o calor depreendido continuará lá?
•10- Calor traz danos aos materiais que existem próximos aos tubos?
•11- Com o calor no habitáculo, ao abrir-se o veiculo, não haverá inalação de benzeno em maiores concentrações? ( Ver benzeno nos matérias plásticos dos automóveis na net)
•12- Posso dirigir descalço; posso dirigir com sandálias abertas; mulher pode dirigir descalça e também com sandálias abertas?
•13- Encontra-se no manual do veículo Sandeiro ou outros da Renault, indicação da posição de risco de queimadura?
•14- Encontra-se no manual dos veículos, posição correta para se manterem os pés no acelerador, e o alerta que não pode levantá-los em hipótese alguma, ou risco de queimadura?
•15- Existe a possibilidade de este tubo sofrer desgaste, com o aumento da pressão interna, ou outro fator qualquer e vir a esguichar água quente sobre os pés do condutor, já que não há proteção nos tubos e nem contenção?
•16- Existem veículos da Renault que possuem esta proteção,( tipo Clio 2009/10)? Se possuem onde são fabricados( no Brasil ou Argentina)? Existem planos de montagem que pode ser incluído nos veículos que não receberam a proteção? Recall é possível?
•Qual a temperatura da água de arrefecimento na sua maior marcação?
•17- Se eu isolar os tubos, a temperatura que não mais se dissipara para o habitáculo, fará com que aumente a temperatura do motor, ou seja, a ventoinha ligará mais vezes, não trará danos para o motor?
•18- Porque a ABNT não tem normas técnicas para Ar Quente em veículos?
•19- Existem estatísticas de acidentes automobilísticos contemplando as Marcas de Montadoras?
•20- Sabendo que o fato relatado existe realmente, os seguros de automóveis não deixarão mais caros as apólices.
•21- O mercado de carros usados, sabendo que o fato relatado existe realmente, não avaliará os veículos da Renault para baixo? Isto trará prejuízos para Consumidores?.
•22- As outras concessionárias concorrentes, sabendo que o fato relatado existe realmente, deixarão de fazer negócio com veículos da Renault? Isto trará prejuízos para Consumidores?.
•23- Porque na inspeção veicular não é visto Segurança do Condutor por responsabilidade da montadora.?
renato
Como prometi após reunião com Procon. Segue abaixo " minha reclamação"
No final do ano passado, comprei um automóvel da Renault, Renault SANDERO. E ao dirigir este veículo sentia muito calor nos pés.
Notei, por experiência, que os tubos de metal que sobem para o distribuidor de ar (quente) estavam sem nenhuma proteção.
Procurei a concessionária para que eles isolarem os canos, eles disseram, por escrito, que isto era característica do produto, portanto não poderiam isolar e manter garantias.
Procurei os órgãos competentes para reclamar, bem como registrei em cartório a reclamação, para não perder o direito ao reclame do vício redibitório (vício oculto), que é de 90 dias.
Listo algumas situações de perigo que poderiam ocorrer com este fato:
1- Criança podem sofrer queimaduras ao encostar neste tubo logo após o veículo chegar do trânsito.
2 -Se estiver dirigindo descalço ou com sandálias abertas, poderá sofrer queimaduras.
3- Você deve controlar o ar quente que vai para o interior, não o contrário.
4- Você terá que utilizar o ar condicionado (casa possua), com uma intensidade maior, perdendo potência e gastando mais combustível.
5- Se sofrer um acidente poderá ficar com os pés presos encostado neste tubo (desprotegido), sofrendo queimaduras ainda mais graves.
6- Por causa do calor, equipamentos eletrônicos que estiverem próximos, podes sofrer danos.
7 – Passar mais calor no verão, ninguém merece! Ainda mais com todos os riscos que este "detalhe" nos traz!
8- Fora outros ricos que ficarão a critério de sua imaginação.
Como "correr" pela justiça (o que eu já estou fazendo) é um pouco demorado, meu objetivo é tornar isto PÚBLICO e ALERTAR os consumidores!!
Eu troquei o meu carro faz dois meses, devido esta descoberta.
Observações:
Existem carros da Renault mais antigos como CLIO, por exemplo, que POSSUEM, isolantes nestes tubos.
Outras construtoras também possuem!! O que se torna lógico para a segurança!
A temperatura deste tubo é a mesma que da água de arrefecimento do veículos, portanto, MUITO QUENTE!
Conceição Lemes
Renato, o que o Procom disse? abs
renato
Tivemos reunião com advogado da Renault, que apresentou um laudo para Procon, o Procon julgará e e acompanharei o processo, mas não retirarei a queixa, pelo que eu sei e o Procon me informou.Mas não entramos em acordo com a Renault, por não se tratar mais só de meu carro! ( O meu eu já vendi).
– O Procon não pode tornar público, mas permanecerá com a reclamação ( foi isto que entendi) caberá ao Procon impor multa para a Renault. A reclamação só seria pública se eu entrasse judicialmente contra a Renault, ( o que não posso fazer por não ter dinheiro para bancar a demanda. ( renato X renault ?),
Entrei no site do Ministério Publico, da Promotoria pública, INMETRO, reclameaqui.com.br, e conversei com jornalista de jormal local que ficou de fazer matéria. Estamos seguindo.
Espero que algo de concreto chegue na mão dos consumidores.
Conceição o Sandeiro é um carro bonito, fui bem atendido por todos, mas faltou a solução do problema, e começou quando apenas pedi para revestirem os canos e me darem uma carta de preservação da garantia.
Obrigado pela atenção.
renato
Já respondi mas não saiu aqui a resposta.
jbmartins
Os carros Brasileiros não saem com os itens de segurança por que há leis que o obrigam somente em 2014, certo ate la não são obrigados, mais o consumidor Brasileiro esta refém comprar ou não comprar. Sugiro que orgão do Ministerio da Saúde entre na briga, por que quem vai pagar a conta com Fisiterapia, Utis, Medicos, Cirurgia, pela gravidade do acidente, por falta destes itens é o governo.
Thiago_Leal
Só não entendi parte do título: "pouco carro"?
Jose Pedral
Culpa do governo do PT que não tem coragem nem moral para defender os interesses da classe que adquire veículos. O PT só defende os corruptos e os preguiçosos do brasil.
JOSE DANTAS
Eos carros "tucanos" eram melhores que os de hoje em dia? No governo tucano chegou-se ao cúmulo de um Fiat Uno sair com apenas um retrovisor. Que pessoal da memória curta…
Eu não quero pagar um único centavo a mais por um air bag, já que é uma obrigação das montadoras, porém na prática, sabemos que se essa Lei vigorar, vamos ter que encher os bolsos dos vagabundos que produzirão os air bags, do mesmo jeito que enriquecemos os fabricantes dos ridículos "kits de primeiros socorros". Fico só imaginando o preço de um veículo com 10 air bags…
jomar
Azenha,
Só faltou falar o nome dos carros e das montadores usados nos testes.
Ugo Neiva
Sr. Marcelo Matos, apenas vou te dizer isso em caráter de informação, mas freios ABS são obrigatórios no Brasil tem 1 ano, carros fabricados a partir do ano passado já tem que vir com ABS de fábrica, inclusive os mais populares, portanto verifique com a concessionária, com o perdão da palavra creio que vocês foram enrolados.
Marcelo de Matos
"Em caráter de informação", caro Neiva: "O airbag obrigatório provocou debate entre alguns especialistas em segurança automotiva, que consideram o equipamento eficiente para diminuir as consequências físicas de uma colisão para o motorista e o passageiro do banco da frente. No entanto, um outro equipamento – o freio ABS – poderia ser mais importante que o airbag, por agir na prevenção do acidente. Pensando nisso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anuncia que vai definir também a obrigatoriedade dos freios ABS nos carros novos nas mesmas condições do airbag: parte da produção já sai com o equipamento a partir de 2010 e, até 2014, todos os veículos novos e os importados deverão ter os freios anti-travamento. "Nós vamos fazer de uma maneira progressiva para que a indústria automobilística tenha condição de implantar isso”, diz o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva". Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1053442… Portanto, não fui "enrolado".
JORGE
Azenha
A diferença parece simples. Em Berlim tem juiz. Matar um europeu ou um americano pode ficar muito caro por lá.
A falta que um Judiciário faz a uma nação é a vitória da estupidez. A vida vale muito pouco e esse valor quem ao final atribui é o Judiciário.
A conta é simples. O crime compensa no Brasil, por falta de JUDICIÁRIO.
Cesar Ferreira
Foi ao ponto…
http://veja.abril.com.br/210799/p_067.html
Ana
Banaliza se tudo, a vida, a ética. A palavra banalizar tem sinônimos que por si explicam essa concepção. Banalizar é vulgarizar, tornar comum, trivial e habitual. Se o ser humano foi coisificado, a ética vulgarizada, é trivial ao ponto de não causar mais nenhuma estranheza, isto significa que a estupidez já é comum e habitual.
Marcelo de Matos
O brasileiro se preocupa sim com os equipamentos de segurança. Minha filha disse que queria trocar o seu Fox por um Agile e eu concordei, desde que o novo carro tivesse air bags. A troca custou-me cerca de R$ 20.000,00 que eu estava reservando para outra finalidade, mas, agora eu durmo um pouco mais tranquilo. O novo carro não tem freios ABS, mas, pelo menos tem air bags. Como os carros chineses estão chegando muito bem equipados e, em breve, teremos duas fábricas chinesas no Brasil, os concorrentes estão melhorando não só a segurança. O Renaut Sandero, um carro pequeno, já tem versão automática. A Livina, da Nissan, também. Nossos carros, aos poucos, vão deixando de ser as carroças a que se referia Fernando Collor.
Dom Pedrito
É por isso que a Otan está cercando a China aos poucos. Uma guerra, fria ou quente, será inevitável em futuro próximo entre a China e o ocidente.
JOSE DANTAS
O ocidente não pode com cuba quanto mais a China. O temor da Otan é que a china consiga evoluir no potencial bélico no nível que tem progredido em sua economia como um todo e que se torne uma ameaça ao resto do mundo pela força, imitando exatamente o que fazia o ocidente até começar a entrar em decadência.
leandro
Pode ser que um dia isso mude, mas atualmente os carros chineses são umas drogas. Não entram na Europa e nos EUA por não conseguirem se enquadrar nas normas de segurança e não acusem eles de boicotarem os carros chineses, porque os Sul coreanos e japoneses entram a vontade. São ruins mesmo, faça uma pesquisa de satisfação de quem comprou um chinesinho e verá,
Marcelo de Matos
Existe preconceito contra os carros chineses que, na verdade, não ficam a dever nada aos de outras nacionalidades na parte técnica. Isso já ficou comprovado em testes promovidos pelas revistas especializadas. Eu leio de vez em quando algumas dessas revistas: Auto-esporte, Quatro Rodas, Carro, Car and driver. O pessoal, porém, continua falando em “ching ling”, etc, para depreciar os carros chineses. Isso é perda de tempo. Em outros campos da tecnologia os chineses chegam a dominar o mercado. Haja vista a área de computadores: você vai a um grande magazine e não consegue comprar um acessório de informática que não seja chinês. Isso, em parte, vai acabar ocorrendo na área automobilística. Os chineses estão montando duas grandes fábricas no Brasil: Chery e Jac. A de Jacareí-SP contou com investimento de 600 milhões de dólares. É muito dinheiro, muita tecnologia e o resultado, com certeza, será satisfatório. Se os europeus e americanos não gostam de carros chineses, azar o deles. Como diz Zagallo – Eles terão de engoli-los.
leandro
Você só encontra produtos de informática chineses, não pela qualidade, mas pelo preço. Os carros são ruins, basta ver que não conseguem sequer entrar nos mercado americano e europeu por motivos de segurança e emissão de poluentes, aí eles inundam a américa latina com eles, onde as leis são frouxas.
leandro
"A profusão de chineses exige cuidado. “A China não tem uma legislação única para veículo. O nível de exigência é muito pequeno. Recebemos visitas de fabricantes chineses que perguntam se não existem diferentes limites de segurança para diferentes modelos”, afirma Perez. Entretanto, diretor do Denatran acredita que esses veículos, com elevados níveis de insegurança, devem deixar o mercado nacional quando as leis mais severas começarem a vigorar, como a do obrigatoriedade do teste de impacto para todos os modelos, que também provocará a necessidade do air bag, em 2014."
bissolijr
seu exemplo pessoal não descaracteriza um fato, já histórico no país (aliás, o único, dos brics, no qual os itens de segurança só virão após uma lei, para ainda 2014).
Deixe seu comentário