Vivaldo Barbosa: 90 anos da Revolução de 1930; aí nascia o trabalhismo

Tempo de leitura: < 1 min
A chegada de Getúlio Vargas ao poder por meio da Revolução de 1930 ocorreu a partir da cisão entre as oligarquias que dominavam a política nacional durante a Primeira República e da insatisfação da baixa oficialidade com projeto oligárquico instaurado no país durante esse período.. Fotos: Memorial da Democracia e CPDOC/FGV

3 de OUTUBRO de 1930!

Por Vivaldo Barbosa*

Desencadeia-se a Revolução de 1930 feita por políticos liberais autênticos; os tenentistas que lutavam contra as oligarquias, o atraso e pelo avanço; os ideais remanescentes da fundação da República e da campanha civilista de Rui Barbosa; os fundamentos nacionalistas que vinham forjando o país; as ideias socialistas da Europa e os que lutavam ao lado dos trabalhadores nas greves, na política.

Dela resultam a legislação trabalhista, a Previdência Social, a organização do Estado Nacional capaz de defender nossas riquezas, enfrentar os grupos econômicos daqui e de fora, proteger direitos, as estatais estratégicas; a ideia do desenvolvimentismo que dava ao brasileiro consciência da sua capacidade de transformar nossas riquezas e construir o seu destino.

Aí nasce o TRABALHISMO impregnado das lutas sociais e nacionais do povo brasileiro. E que tem inspirado o que de melhor tem acontecido no Brasil.

Homenagem aos 90 anos da Revolução de 1930, homenagem ao TRABALHISMO.

É momento de reflexão sobre o que de bom já se fez na política brasileira.

É momento de buscar inspiração para decisões corajosas e retomar os destinos do Brasil.

* Vivaldo Barbosa é advogado e professor. Brizolista e trabalhista histórico, foi deputado federal pelo PDT.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também