Valter Pomar: Lula erra ao manter mister Múcio

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Captura de tela do programa Roda Viva

Roda Viva: Lula erra ao manter mister Múcio

Por Valter Pomar, em seu blog

Alguns dirigentes do PT acham que não se pode fazer críticas públicas ao presidente Lula.

Entendo esta postura.

Primeiro, porque cabe ao PT defender o governo. E aos dirigentes petistas cabe dar o exemplo.

Segundo, porque fiz campanha para Lula em 1982 e votei nele em todas as demais eleições em que concorreu. Espero poder votar, novamente, em 2026.

Terceiro, porque há circunstâncias do dia-a-dia do governo, sobre as quais só Lula tem informação completa.

Quarto e principal, porque quero mudar a política do governo. E para isso preciso, entre outras coisas, convencer o presidente.

Por tudo isto e muito mais, sempre que critico a política adotada pelo governo, busco preservar o presidente Lula.

Mas toda regra tem suas exceções.

Apoie o VIOMUNDO

O caso de mister Múcio é uma destas exceções.

Múcio foi nomeado pelo presidente Lula.

E, segundo consta, o presidente Lula teria pedido a Múcio que permaneça no cargo de ministro da Defesa.

O risco decorrente desta escolha ficou – mais uma vez – evidente na entrevista de Múcio ao programa Roda Viva da TV Cultura, no dia 10 de fevereiro de 2025.

Vide sua defesa do parlamentarismo: “O parlamentarismo seria uma coisa que seria uma boa experiência para o Brasil […] Acho que nós precisamos disso.”

Vide sua defesa do semipresidencialismo: “Acho que o semipresidencialismo, que é uma coisa que eu conheço pouco, seria uma forma de você trazer o Congresso Nacional para participar da administração.”

Vide, principalmente, sua opinião sobre a intentona golpista de 8 de janeiro de 2023, tentando livrar a cara das Forças Armadas, aliviando para os golpistas e abrindo as portas para a anistia pretendida pelo cavernícola.

Vide outras afirmações e posturas, desde dezembro de 2022 até ontem.

João Goulart confiou num tal “dispositivo militar”. Mas o Golpe de 64 transcorreu sem que houvesse resistência à altura dos chamados militares legalistas.

Salvador Allende confiou em Pinochet ao ponto de achar que o general teria sido preso pelos golpistas, na manhã de 11 de setembro. Quando se deu conta da traição, era tarde demais.

Lula pelo visto confia em José Múcio. Não atino os motivos. Mas como dirigente do PT e cidadão brasileiro, me sinto na obrigação de opinar publicamente que isto é um erro.

Um erro brutal, como já se viu pela atitude do ministro frente a Intentona de 8 de janeiro, bem como pelo conjunto da obra. E, principalmente, pelo que já está em curso e ainda pode vir a acontecer.

Dixi et salvavi animam meam.

*Este texto não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.

Leia também

Manuel Domingos Neto: Múcio expõe dilemas de Lula

Jeferson Miola: Ministro Múcio insulta processo de memória, verdade e justiça

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bernardo

Assisti parte da entrevista e infelizmente não vi as falas sobre parlamentarismo e semi- presidencialismo que são assuntos que nem deveriam ser objeto de comentários do ministro. No restante ficou claro que ele defende punição para os golpistas desde que os processos corram conforme a lei, mas então está de acordo com STF. Ele comentou também sobre resolver logo o indiciamento dos cabeças e agilidade no julgamento, que é o que estamos solicitando à PGR e STF. Houve alguma retic~encia em relação á dosimetria das penas mas ele se esqueceu, e os jornalistas todos anti Lula nada disseram, que o STF tem agido com equilíbrio e emitido as penas conforme a gravidade das acusações de cada caso, inclusive há várias pessoas inocentadas que foi um cobrança do ministro; então sobre a dosimetria não há que ele comentar. Reclamou da verba curta do Minsitério da Defesa e se esquivou de aprofundar a questão do peso da manutenção de pessoal ( salários, encargos, benefícios, aposentadorias vitalícias para descendentes e nos valores do dia,….)sobre a verba , em torno de 80%. Vejo que o ministro goz a de bom relacionamento pessoal com Lula e entendo que faz a ponte necessárias com os setores militares e sua saída agora não beneficiaria em nada o governo. Evidente que num próximo mandato, que esperamos venha em 2026, Lula possa ter a oportunidade de mudar o ministério e escolher caras novas, de preferência mais afinadas com as ideias progressistas, seja na defesa seja em outras áreas.

Fauzi Achoa

O Lula é sensível, experiente, e não erra.
Já fez declaração de amor ao Múcio, que está lá por plena afinidade politica com o Presidente Lula e todos os demais ministros. Com todo respeito, quem erram são os que acreditam que o governo é progressista.
ET: acaba de ser nomeado para a PGR o Dr Paulo (Opus Dei) Gonet. E já vi jornalista falando que foi um ‘erro’.

Deixe seu comentário

Leia também