“Millenium”: a Vale é uma mina para a mídia?
O superblog “Os amigos do Presidente Lula” – tocado com vigor pelo Zé Augusto e pela Helena e detestado pela Dra. Sandra Cureau – pegou no pulo o ato falho do porta-voz da grande mídia, o Instituto Millenium (o IBAD do século 21) revelando uma parte das razões pelas quais colunistas e jornalões fizeram toda esta onda para transformar Roger Agnelli, o destronado da Vale, em vítima de um estatismo feroz.
Em artigo publicado no blog do Instituto (hospedado pela editora abril), diz-se que a substituição de Agnelli “busca aumentar a influência do governo dentro da empresa, para, possivelmente, ocupar cargos de interesse do governo, contratar empresas próximas ao governo e, até mesmo, aumentar a influência do governo nos meios de comunicação.”
Opa! Como assim? O que tem a ver o sr. Agnelli com os meios de comunicação? A Vale é um órgão de imprensa?
Ou será que a Vale é uma mina para a imprensa?
O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, publicou em outubro de 2009:
“A Vale gastou R$ 178,8 milhões em publicidade nos últimos 12 meses terminados em setembro. A conta de propaganda da mineradora foi entregue a Nizan Guanaes, o marqueteiro predileto do PSDB ao longo de quase duas décadas. FHC e José Serra, entre outros, foram clientes de Nizan.
“No mercado publicitário, R$ 178,8 milhões é considerado um valor alto. Como comparação, a marca de sabão em pó OMO consumiu R$ 141,7 milhões no mesmo período. Os dados são do Ibope Monitor. Há também um outro dado curioso: mineradoras no mundo todo não costumam fazer publicidade, pois o seu produto (minério) não é vendido ao consumidor final.”
Esse gasto com propaganda e a escolha de Nizan foram dois fatores relevantes para que azedasse a relação entre a Vale e o Palácio do Planalto, sobretudo entre o PT e a Vale.”
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No mesmo post, Rodrigues ironiza a divulgação pelo jornal O Globo de dados da Vale (parciais), dizendo que teriam sido “só” R$ 50 milhões, de janeiro a setembro daquele ano.
Agora, pior do que o “atentado à liberdade de imprensa” que pudesse ser a substituição de Agnelli na distribuição de verba publicitária é o conceito que a Vale faz dos jornalistas, que se revela em outro ato falho recolhido pelo blog “Os amigos do Presidente Lula”, que se expressa no vídeo de “homenagem” feito pela empresa aos profissionais de imprensa, que posto abaixo. Deprimente.
PS do Viomundo: Em vez de reproduzir o vídeo deprimente, preferimos convidar você a assistir outro, bem melhor.
Comentários
j.felix
Propaganda da Vale pra que? O sabao Omo tem varios concorrentes e vende pra dona de casa .Sera q a Vale ta querendo vender caixinhas de minerio de ferro em supermercados e mercearias.Tai uma pergunta q nao quer se calar
SILOÉ
É a Dilma de novo comendo pelas beiradas…
Com a saída do Agnelli a mídia perde seu Papai Noel, O ferro passará a receber o beneficiamento aqui, gerando milhares de empregos, e a Vale será a primeira no cenário econômico Mundial.
Quiçá voltar a pertencer à quem de direito… O povo Brasileiro.
Fabio SP
Mas bem menos que a Petrobrás.
Marcelo de Matos
Esse tijolaço abrange dois temas polêmicos: a venda da Vale e as verbas publicitárias. Disse o jurista Fábio Comparato: “Ao abandonar em 1997 o controle da Vale do Rio Doce ao capital privado por um preço quase 30 vezes abaixo do valor patrimonial da empresa e sem apresentar nenhuma justificativa de interesse público, o governo federal cometeu uma grossa ilegalidade e um clamoroso desmando político”. Qualificou ainda a venda de “crime de lesa-pátria”. Há quem diga, porém, que a privatização foi benéfica. Não há campo para entrarmos em detalhes. Quanto às verbas publicitárias: 1) empresa privada gasta quanto quiser em publicidade; 2) é sabido que as agências publicitárias vivem às custas do governo: a publicidade oficial dá mais dinheiro que a privada; 3) Nizan Guanaes, Duda Mendonça e João Santana têm em comum o fato de serem baianos e maiores marqueteiros do país. Não são do PT, nem do PSDB. São profissionais que podem ser contratados por quem pagar mais.
José Manoel
Cadeia para o farol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
José Manoel
A Vale foi doada pelo farol!!!!! Nada mais necessário do que abrir um processo popular contra os vendilhões da pátria e o processo maldito pela qual foi dada de presente, para ela voltar à sua verdadeira dona, ou seja, a sociedade brasileira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FrancoAtirador
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A Vale não deve ser reestatizada.
A UNIÃO TEM É DE ENCAMPAR A VALE DO RIO DOCE
não só por ser de interesse público estratégico,
mas por questão de segurança nacional.
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douglas da mata
Caro Azenha,
O número é assustador, se considerarmos que a Vale não vende nada ao consumidor final, ou seja, sua disputa pelo mercado não se dá pelo recall de sua marca.
Mas, no fim das contas, uma gorda verba publicitária "lava" melhor imagens e decisões erradas…melhor que qualquer sabão.
No bojo do debate sobre democratização da comunicação social nesse país, um capítulo especial deveria estar relacionado ao mercado publicitário.
Uma boa parte desse mercado serve como enorme sorvedouro de verbas públicas, intermediários e maquiadores de licitações públicas e do caixa-dois das campanhas, sem qualquer regulação ou código de conduta público que limite suas ações.
Abraços
Francion Justino
Caro Douglas,
É no mínimo interessante a associação entre a dinheirama derramada pela Vale do rio Doce e a defesa da privatização (doação) desta empresa pela grande imprensa, digo PIG. Não?
1 abraço,
Caipira
Maintão, douglas, modiquê qui o benedeesse faiz propagana, ate no blog do Nassif?
ô trem que só vai prum lado, sô!
Armando Rola
O caipira tá confuso. O benedeesse de hoje é bem diferente do BNDES da era FHC, cujo objetivo principal era exatamente facilitar as privatizações.
mello
Se o agnelli é tão bom assim, nomeie-se ^Çele para despoluir o Tietê e para acabar com as enchentes em São Paulo…
Klaus
Alguém já procurou saber quanto a Eletrobras gastou com marketing, inclusive patrocinando o Vasco da Gama? Alguém se perguntou por que a Eletrobras precisa de marketing?
Julio Silveira
A midia corporativa não vive sem os royaltis da vale, mas també da Petrobras, do Banco do Brasil, da CEF, enfim todas as grandes corporações nacionais transformaram nossa midia PIG em agentes politicos.
Gustavo
Perguntinha básica: e daí que a Vale gastou mais que o omo? A empresa é PRIVADA, ora! Aliás, o governo não aceita isso e quer meter a mão grande na mineradora. Afinal, está faltando cargo pros aliados, né? Vergonha!
Alan
Vergonha foi o fato da Vale ter demitido 1.300 trabalhadores durante a crise de 2008, vergonha foi o (des)governo FHC ter entregue a Vale por apenas R$3,3 bilhões. E para onde foi o dinheiro arrecadado da privataria?
Vergonha!
r godinho
Privada uma ova! Se o governo é o maior acionista, ainda que indiretamente, o que há é que a empresa tem sido usurpada pelos sócios minoritários.
E tanto a questão não é cargos para aliados, que a solução virá de fora dos quadros partidários e de governo: um executivo da própria Vale.
Indecente é uma empresa de mineração gastar mais do que sabão em pó com publicidade absolutamente desnecessária, e dizer que precisava mandar 1.200 empregados pra rua. Se usasse só a metade disso pra manter esses trabalhadores empregados, poderia pagar os salários deles, com férias, 13º e encargos, por pelo menos um ano (com uma média de R$ 4000).
E ainda por cima, gastar essa fortuna direcionando para um publicitário sabidamente ligado aos responsáveis pela sua pseudoprivatização!!! Se isso não é suspeito, então o que será?
Ostermann
Maior acionista não quer dizer nada. Pode ter 1% e ser o maior acionista se todos os outros tiverem menos de 1 %.
Aí está a composição acionária da Vale : http://www.vale.com/pt-br/investidores/perfil-val…
Portanto usurpador é quem usa pressão política para tentar cavar algumas centenas de gordos cargos para acomodar aliados e correligionários corruptos.
Felipe
Exatamente. A Vale pode gastar o quanto quiser em verbas publicitárias. Trata-se de empresa PRIVADA, que, por sinal, recolhe bilhões aos cofres do governo federal.
Deveríamos nos preocupar com o quanto gastam a Petrobrás, Eletrobrás, etc. Empresas PÚBLICAS.
Isso sim é uma vergonha. Já não basta termos que pagar uma das gasolinas mais caras do mundo.
Gustavo
Godinho,
Desculpe, mas vc não entene nada de controle acionário, de papel do estado na economia e, muito menos, de comunicação de marketing (vcs adoram chamar tudo de "publicidade").
Recolha-se, que vc está passando vergonha…
Marcelo Fraga
OFF-TOPIC (odeio estrangeirismos, mas nesse caso é mais prático)
Ontem à noite ligo e que surpresa não é a minha ao ver Jair Bolsonaro Viúva do Figueiredo respondendo perguntas no CQC da Band. Como sempre, demonstrando a sua saudade da ditadura e os seus preconceitos. E no final relaciona os negros com promiscuidade.
Esse é o nível da direitona brasileira.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/895284-pre…
Fernando Pessoa
Lula Governador de SP 2014 !! O único para eliminar animais predadores que há 16 anos enterram SP. Lamentavelmente não tem outro nome pra enfrentar Xuxu em 2014.
Alan
O (des)governo FHC dilapidou o patrimônio público. A venda da Vale do Rio Doce foi por uma bagatela de R$3,3 bilhões,um valor bem abaixo do preço do mercado. O pior e que além de ter sido vendida empresas estratégicas da economia brasileira a preço de banana,as privatizações que o (des)governo tucano dizia que iria contribuir para diminuir a dívida pública teve efeito contrário: a dívida pública cresceu de forma assustadora. Os monopólios e oligopólios privados que se formaram após as privatizações foram outro grande prejuízo para a sociedade brasileira,além do fato de que o seviço ser privado não significa que o mesmo presta serviços de melhor qualidade,o sistema de telecomunicação por exemplo que foi privatizado na era FHC presta atualmente um dos piores serviços do mundo(sendo campeã nos casos de reclamação no PROCOM),sem falar as taxas das tarifas que são abusivas. As privatizações do (des)governo FHC trouxeram mais prejuízos do que benefícios para o país,ou melhor,prejuízos para o povo e benefícios(LUCROS) para os empresários.
Mr.Hyde
Lula, Dilma, Serra, tudo farinha do mesmo saco.
Objetivo???
Engordar os bolsos do Daniel Valente!
Alguém duvida?
Hanibal
Para quem, só com exportações, faturou em torno de US$ 25 bilhões nos últimos 12 meses não é bastante modesto o gasto de US$ 0,1 bilhões?
edv
Hanibal, depende da necessidade.
Se for com clips, também seria relativamente "modesto"…
E 0,17 não deve ser 0,1, mas 0,2, a não ser que estejamos com "vontades direcionais", né?
E "só" com exportações também é "modéstia", já que é a principal fonte da empresa.
E (a "seu favor"), faturamento não é lucro, e vice-versa ao contrário.
Hanibal
É 0,17 em reais edv, o que dá 0,1 em dólares.
Só quis chamar atenção ao título, que achei buscar sensacionalismo onde não há.
Mas blz, vamo nessa.
jotaroberto
É Hanibal, para uma empresa que só fabrica e exporta buracos, US$ 25 bi realmente é um ótimo resultado.
Elias Braga
Olha só que notícia interessante: juízes federais vão entrar em greve no dia 27 de abril!
Isso mesmo, os juízes federais, que já ganham 12 mil reais por mês em início de carreira, vão entrar em greve.
Agora, vem cá: será que vai aparecer algum juiz para conceder uma liminar proibindo a greve, pois a Justiça é "serviço essencial", e estabelecendo multa de 200 mil reais por dia para a AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil) , caso a liminar seja desrespeitada?
Essa eu quero ver… Quando motorista de ônibus, garis, enfermeiros, aeroviários, entre outras categorias, fazem greve, num instante aparece liminar proibindo a greve, dizendo que é "serviço essencial" e estabelecendo multas gigantescas aos sindicatos em caso de descumprimento.
Eu quero saber se a Justiça também não é "serviço essencial"… Quero ver qual é o juiz que vai conceder liminar proibindo a greve dos colegas. Estou esperando pra ver.
Gerson
E como o Cerra consegue fazer o PIG sumir com o noticiário do desassoreamento do Rio Tiete ?
Ameaças de contar "tudo o que fez pelo pig" em termos de verbas publicitárias, ?
É o famoso "rabo preso".
Gustavo Amigo
Azenha
Deprimente é não entender uma piada. O dito video é do Mauricio Ricardo (charges.com.br) e é não um video patrocinado pela Vale. Alias, o video é bom, mostra de forma bem humorada a relação da Vale com a imprensa e da própria imprensa com a Vale.
[]'s
Gustavo Amigo
Rodrigo Leme
Começou a fritura do Agnelli….lá vem os pelegos lotear mais uma propriedade pública..
Alex Campos
A Vale era propriedade pública antes de ser privatizada por FHC. Para voltar a ser propriedade pública, só reestatizando.
r godinho
O governo já detem maioria de ações. Só está assumindo seu papel, COM A CONCORDÂNCIA DO SEGUNDO MAIOR ACIONISTA.
Roberto Jr.
Acho que você está sendo muito simplista, Rodrigo.
A principal crítica à Vale é o fato dela se concentrar quase que somente em um produto (minério de ferro) e somente em um cliente (China). Isso inclusive foi tema de uma matéria da revista The Economist : http://www.economist.com/node/17095748. Isso sem contar problemas com legislação trabalhista no Canadá (funcionários em greve por quase 1 ano) e em outros países.
Está claro que as decisões de negócio do Agnelli estão impedindo a Vale de realizar todo o potencial. O loteamento político é um risco, mas se for "loteado" de gente competente e que tenha visão estratégica, todos ganharão muito mais do que já ganharam com a Vale, sejam estes acionistas, governo, clientes da Vale e outros beneficiados por oportunidades de emprego e negócios que seriam geradas.
Rodrigo Leme
Roberto, a Vale chegou onde chegou inclusive pelo trabalho do Agnelli.
edv
Cresceu eminentemente pelo surto da demanda chinesa e pela valorização mundial de commodities (ano passado o resultado foi 65% pior por causa da queda neste item).
E a nação deixou de aproveitar esta maré…
A Vale sempre foi um lucrativo gigante de mineração.
Suas ações ("blue chips") sempre foram referência em bolsa.
Mas houve governos que a fizeram melhor e outros que a desconstruiram, para vender a parte que era público NA empresa, fora o imenso patrimônio público mineral DA nação, que SEQUER foi considerado no valor de venda, calculado por "fluxo de caixa descontado" (devidamente desconstruído ao máximo no momento da venda).
Ah, calculado por critérios de uma consultoria estrangeira.
amores
Chegou aonde fio ? resultado é fraco… bom, pode ser bom para você que se conforma com pouco.
O Mundo inteiro sabia que a China ia consumir muito, muito minério. E o que o demotucano fez ? Vendeu por um preço simbólico … 3 bí. Dinheiro de pinga.
Zé das Couves
Trabalho do Agnelli uma ova! A Vale "chegou onde chegou" por obra e graça de uma palavrinha de cinco letras: C-H-I-N-A. E quando o preço do minério de ferro cair, vão viver do quê?
El Cid
Na lata, Zé !!!
Gustavo
Roberto,
E daí, cara? Mesmo que essas asneiras fossem verdadeiras, isso só interessa à Vale e seus acionistas. O governo só pode ter interesse enquanto acionista e não como interventor, que é o que está acontecendo na prática. O que o PT quer é lotear a Vale como eles fazem com as estatais. E isso é um absurdo!
Rodrigo Leme
E ah, só um adendo: a conta do fernando Rodrigues é estúpida, para dizer pouco. Ele diz que a Vale gasta quase tanto quanto a Vale em publicidade, o que é extremamente mentiroso.
A Unilever Brasil fatura aproximadamente R$ 11 bilhões / ano. gastando 147 mi em publicidade, está deslocando 1,29% de seu faturamento para publicidade. A Vale fatura R$ 31 bi / ano; gastando R$178,8 em publicidade, está investindo apenas 0,6% de sua receita em publicidade, o que é uma porcentagem extremamente normal em termos de mercado publicitário.
Faz total sentido a Vale ser anunciante pesado, tanto no campo institucional como por ser uma empresa com ações no mercado, que busca captar acionistas e fortalecer a imagem da empresa. Outras minerradora no mundo não fazm publicidade é dado a se confirmar, mas a Vale é a segunda maior do mundo, não serve para ser comparada com outras.
Por fim, a Petrobras (já devidamente ocupada por pelegos amigos, então supostamente "livre da influência do PIG", gasta percentual semelhante, mas esse percentual – por conta do faturamento – chega a R$ 500 mi, o que é "considerado pelo mercado publicitário um valor muito alto".
Marcelo Fraga
“No mercado publicitário, R$ 178,8 milhões é considerado um valor alto. Como comparação, a marca de sabão em pó OMO consumiu R$ 141,7 milhões no mesmo período. Os dados são do Ibope Monitor. Há também um outro dado curioso: mineradoras no mundo todo NÃO COSTUMAM FAZER PUBLICIDADE, pois o seu produto (minério) NÃO É VENDIDO AO CONSUMIDOR FINAL.”
Diferentemente da Petrobrás e da Unilever, que tem seus produtos vendidos ao consumidor final.
No primário as professoras devem ter repreendido muito você pela falta de atenção na leitura.
Rodrigo Leme
Acho engraçado que você quer apontar as minhas fahas de leitura qdo está bem claro que você não lê o que escrevi.
A Vale não vende minério ao consumidor final, mas vende ações na bolsa. E parte de ser uma empresa de capital aberto é estar exposta na mídia, por meio de publicidade, assessoria de imprensa, internet e outras mídias, para valorizar sua posição de mercado, seus papéis e aumentar a captação de recursos no mercado.
A Petrobras tem seus produtos vendidos ao consumidor final, mas diga-me: você só vê comercial de POSTO da Petrobras na TV? Ou você vê aqueles comerciais "a Petrobras tornou-se a maior empresa do mundo, com tantos portos, avios, colaboradores", ou seja, a propaganda INSTITUCIONAL, QUE VENDE O LADO EXPLORADORA DE PETRÓLEO da empresa?
É uma empresa sujeita às mesmas regras e necessidades de mercado da Vale. E ambas utilizam-se fartamente da propaganda para isso.
Marcelo Fraga
Não estamos falando que a Vale não deveria investir nenhum centavo em publicidade. Entretanto, ela investe um tanto de dinheiro equivalente a uma empresa que tem o seu produto (ou um dos seus) oferecidos diretamente ao consumidor final.
A Petrobrás tem muito mais publicidade dos seus refinados do que sobre a sua atuação como exploradora de petróleo. Ela precisa propagandear sobre a gasolina e ainda, como você disse, valorizar sua posição de mercado. A Vale só tem um desses objetivos mas mesmo assim gasta esse absurdo em publicidade.
Gustavo
Marcelo,
Vc mostra ignorar o que é uma atividade de Comunicação de Marketing. Chama tudo de publicidade e demonstar saber menos ainda das atividades de comunicação da Petrobras.
Marcelo Fraga
Já que eu sou tão ignorante assim, me mostre então o que é a tal "atividade de comunicação de marketing" e fale mais das atividades de comunicação da Petrobrás.
Jogar a pedra e sair correndo não funciona aqui.
edv
É… fábricas de foguetes e tanques, que faturam Zilhões de dólares, "deveriam" aplicar "pelo menos" 0,6% de seus zilhões em publicidade!
Afinal a Northrop ou a Martin Marietta (por ex.) são empresas conhecidíssimas por todos, graças ao farto e "necessário advertising"…
Assim como cias. de águas e esgotos, como a Sabesp, que precisa assegurar sua "fatia de mercado" (cativo) e vender "assessoria" ao público… talvez para convencer prefeitos no Acre…
De preferência no horário do JN (hughhh!), novela das 8 (hughhh!) ou programas em cadeia nacional…
Já a Petrobrás "não tem" consumidor final, nem concorre com outras, como Shell, Esso, Texaco, etc.
A Unilever "só vende" para governos e empresas…"nadica" para o consumidor final.
E "não" tem "nenhum" concorrente!..
É só uma questão de "percentual" da receita, némêz?
Resta saber como o "percentual" é "percentualmente" dividido…
edv
A Petrobrás de Gabrielli (não confundir com Agnelli) me parece muito bem "loteada"…
Ou seja: a direção de "empresas de capital aberto (com ações em bolsa no Brasil e e exterior), controladas pelo governo" (vulgarmente chamadas de públicas ou estatais), depende sim dos governos.
Que podem ser competentes e bem intencionados, com espírito público (ex: Lula/Gabrielli).
Ou incompetentes e mal intencionados (como FHC/Reichtsul), sem nenhum espírito público.
Ou ainda os que nem precisam ter espírito público e predam ao máximo a empresa para maximizar os ganhos para si e seus donos privados ou comprometidos apenas com resultados financeiros (fundos).
Ou vc está comprando o que a mírdia põe à venda?
PEDRO HOLANDA
Estais ganhando quanto para defender o indefensável? Exporta minério a US$864/t e importa trilho a Dez vezes mais. Isto é gestão?
Francion Justino
É a história de uma mão lavando a outra. Simples assim….
Douglas Ciriaco
Chomsky fala que a imprensa propagandeia em nome de seus anunciantes. Mais de acordo com a realidade impossível!
Rafael
É o preço do "cala boca" da mídia. No final das contas está aí a justificativa para privatização da vale defendida arduamente pelo PIG.
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