Caio Toledo: Só falta a Folha convocar missa para saudar o “enraizamento da democracia”
Tempo de leitura: 2 min
Otávio Frias Filho, o editor da Folha
por Caio N. Toledo*
Frase lapidar que conclui o editorial da Folha de São Paulo desta sexta-feira (9/3/2018): “O Brasil de 2018 não é apenas muito diferente daquele de 1964. É muito melhor, graças ao enraizamento da democracia”.
Três breves observações são possíveis de ser feitas:
a) Os donos da FSP ao mencionar o ano de 1964, certamente devem ser referir aos meses anteriores a abril, período de subversão da ordem política e caos social e econômico promovidos pelo irresponsável governo de João Goulart.
Afinal, o jornal – ao lado de O Estado e O Globo – apoiou irresolutamente a “revolução redentora” que buscou “salvar o país”. Sem ter feito ainda uma consequente e digna autocrítica, o jornal, em editorial não denominou também o regime pós-1964 de uma ditabranda?
b) O Datafolha – que forneceu os dados para a feliz e animadora conclusão do editorial (a democracia está hoje enraizada no Brasil) –, seguramente, concentrou sua pesquisa junto aos setores mais carentes do país vivendo em morros, favelas e em barracos das periferias sem esgoto e água corrente.
Ouviu a opinião dos párias sociais que vegetam nas calçadas e praças dos centros urbanos consumindo crack; da ralé que superlota os presídios do país; dos que perambulam pelas filas de hospitais, dos postos de saúde, da massa crescente de desempregados à procura de emprego etc.
Com certeza, a pesquisa do Datafolha não se ateve aos leitores de seu jornal, de O Estadão e O Globo e à gente refinada dos Jardins paulistanos, alto Leblon, sofisticados shoppings de alto padrão em grandes cidades do país!
Apoie o VIOMUNDO
c) Por último, como inexistiu o Golpe de 2016 nem foram tomadas quaisquer medidas socialmente regressivas, por parte do atual governo federal, por que não convocar uma Missa de Ação de Graças para saudar a consolidação da Democracia no Brasil?
*Caio N. Toledo é professor aposentado do IFCH, Unicamp, e do comitê editorial do blog marxismo21.
Leia também:
Filho do golpista “Missa” quer impedir curso sobre o golpe na Federal da Bahia
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário