Putin: “Eles não ouviram o que lhes dissemos. É melhor que ouçam desta vez”, por Paul Graig Roberts
Tempo de leitura: 3 minPutin: “Eles não ouviram o que lhes dissemos. É melhor que ouçam desta vez” | Paul Craig Roberts
Por Paul Craig Roberts, no Dossier Sul
Pense em 2014, quando os EUA derrubaram o governo ucraniano e instalaram um regime neonazista.
Os neocons estavam sorridentes, rindo de como era fácil derrotar os russos. A secretária de Estado adjunta, Victoria Nuland, gabou-se publicamente de como os EUA haviam gasto US$ 5 bilhões preparando o colapso da Ucrânia. Muito aplaudia como a Ucrânia seria agora usada para desestabilizar a Rússia e tomar a base naval russa do Mar Negro.
Após 8 anos de frustrantes e humilhantes tentativas de chamar a atenção do Ocidente para o fato de que este não era um esquema que a Rússia pudesse aceitar, e após um último esforço que não chegou a lugar algum, a Rússia agiu.
Em seu discurso nesta quinta-feira (24), Putin explicou os longos anos de frustração russa em seus esforços para alcançar a segurança mútua com o Ocidente, que permaneceu decidido a dominar seu próprio país. Aqui estão as palavras de abertura do discurso de Putin:
“Começarei com o que disse em meu discurso de 21 de fevereiro de 2022.
Falei sobre nossas maiores preocupações e medos, e sobre as ameaças fundamentais que políticos ocidentais irresponsáveis criaram para a Rússia de forma consistente, rude e sem cerimônias, de ano para ano.
Refiro-me à expansão a leste da OTAN, que está aproximando sua infraestrutura militar cada vez mais da fronteira russa.
É um fato que nos últimos 30 anos temos tentado pacientemente chegar a um acordo com os principais países da OTAN em relação aos princípios de segurança igual e indivisível na Europa.
Apoie o VIOMUNDO
Em resposta a nossas propostas, invariavelmente enfrentamos ou decepção cínica e mentiras ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto a aliança do Atlântico Norte continuou a se expandir apesar de nossos protestos e preocupações. Sua máquina militar está em movimento e, como disse, está se aproximando de nossa própria fronteira.
Por que isto está acontecendo? De onde veio esta forma insolente de falar do auge de seu excepcionalismo, infalibilidade e toda permissividade? Qual é a explicação para esta atitude de desprezo e desdém por nossos interesses e exigências absolutamente legítimas?
A resposta é simples. Tudo é claro e óbvio. No final dos anos 80, a União Soviética se enfraqueceu e posteriormente se desfez. Essa experiência deve servir como uma boa lição para nós, pois nos mostrou que a paralisia do poder e da vontade é o primeiro passo para a completa degradação e o esquecimento. Perdemos a confiança por apenas um momento, mas foi o suficiente para perturbar o equilíbrio de forças no mundo”.
O desequilíbrio de forças foi corrigido, e como a força é tudo o que o Ocidente entende, a Rússia está usando a força para acabar com o uso da Ucrânia como um peão contra a Rússia.
No passado, o estúpido e arrogante Ocidente ignorou as advertências da Rússia. Em seu discurso, Putin deu outro aviso. Se os líderes ocidentais idiotas não ouvirem este aviso, o Ocidente deixará de existir:
“Eu gostaria agora de dizer algo muito importante para aqueles que podem ser tentados a interferir nestes desenvolvimentos a partir de fora.
Não importa quem tente ficar no nosso caminho ou ainda mais criar ameaças para nosso país e nosso povo, eles devem saber que a Rússia responderá imediatamente, e as consequências serão tais como nunca viram em toda a sua história.
Não importa como os eventos se desenrolarão, estamos prontos. Todas as decisões necessárias a este respeito já foram tomadas. Espero que minhas palavras sejam ouvidas”.
Leia também:
Um diplomata americano veterano e sua visão pró-Rússia no conflito com a Ucrânia
Porta-voz do governo chinês lista 64 intervenções dos EUA: “A História não esquece”
Jeferson Miola: Presidenta da Comissão Europeia sinaliza que aposta no conflito
Lelê Teles: Jornalistas europeus exibem racismo velho de guerra na Ucrânia
Comentários
Zé Maria
No sábado, 26/02, o Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China
compartilhou um card enumerando os países que foram bombardeados pelos Estados Unidos da América desde a Segunda Guerra Mundial e advertiu a Diplomacia Chinesa com um Lembrete:
https://pbs.twimg.com/media/FMSWNEFacAIrpoJ?format=jpg
“Never forget who’s the real threat to the world”
[“Nunca esqueça quem é a verdadeira Ameaça ao Mundo”]
https://twitter.com/zlj517/status/1496486130698813441
https://twitter.com/ChineseEmbinRus/status/1497321464126746626
Em 25 de fevereiro a missão diplomática chinesa na Rússia escreveu em sua conta no Twitter que “dos 248 conflitos armados ocorridos entre 1945 e 2001 em 153 regiões do mundo, 201 foram iniciados pelos EUA, o que representa 81% do número total”.
https://pbs.twimg.com/media/FMb888NXMDQCze8?format=jpg
“Among the 248 armed conflicts that occurred in 153 regions across the world from 1945 to 2001, 201 were initiated by the #US, accounting for 81% of the total number.”
https://twitter.com/ChineseEmbinRus/status/1497162051973783553
Anteriormente Pequim pediu que as exigências de segurança da Rússia fossem levadas em consideração nas condições de expansão da OTAN, disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
Além disso, a embaixada da China ressaltou que Washington é “culpado das atuais tensões em torno da Ucrânia”, acrescentando que “se alguém continua jogando óleo na chama enquanto acusa outros de não fazerem o seu melhor para apagar o fogo, esse tipo de comportamento é claramente irresponsável e imoral”.
https://pbs.twimg.com/media/FMb8zlCXMCEARKS?format=jpg
“A key question here is what role the #US, the culprit of current tensions surrounding #Ukraine, has played. If someone keeps pouring oil on the flame while accusing others of not doing their best to put out the fire, such kind of behavior is clearly irresponsible & immoral.”
https://twitter.com/ChineseEmbinRus/status/1497161891776507936
https://br.sputniknews.com/20220227/china-chama-eua-de-verdadeira-ameaca-ao-mundo-compartilhando-lista-de-paises-bombardeados-21607717.html
enganado
PÚTIN, impecável, parabéns em todos os sentidos.
Zé Maria
Rússia Fecha Espaço Aéreo às Companhias
da Polônia, Bulgária e República Tcheca,
informou a Agência Federal Russa de Aviação
“Devido às decisões hostis das autoridades aeronáuticas
da Bulgária, Polônia e República Tcheca, a partir das 15h00
[9h00 horário de Brasília] de 26 de fevereiro 2022 são
impostas restrições às transportadoras aéreas dos
referidos países e/ou registrados nestes países para
realização de voos no território da Rússia, incluindo
voos de trânsito através do espaço aéreo da
Federação da Rússia”, afirma o comunicado.
A Agência Federal Russa do Transporte Aéreo
observa que a decisão foi tomada em
conformidade com o direito internacional,
como medida de retaliação.
“Os voos a partir destes países só poderão ser
realizados com uma autorização especial
emitida pela Agência de Transporte Aéreo
ou Ministério das Relações Exteriores da Rússia”,
acrescenta a nota.
Na sexta-feira (25), os 3 Países do Leste Europeu
informaram que fechariam seu espaço aéreo
para aviões russos a partir deste sábado (26).
https://br.sputniknews.com/20220226/em-retaliacao-russia-fecha-espaco-aereo-as-companhias-aereas-da-bulgaria-polonia-e-republica-tcheca-21597922.html
Railton Melo
Vibrei muito diante da tv. Depois de muitos anos só ouvindo e vendo arrogância, valentia , matança de seres humanos mundo afora, sequestrando riquezas de países que não estão sob ambições do império americano e, agora, vejo eles americanos com o freio de mão puxado. O URSO urrou!!! e igualou o jogo.
Zé Maria
Excerto
“O desequilíbrio de forças foi corrigido,
e como a força é tudo o que o Ocidente entende,
a Rússia está usando a força
para acabar com o uso da Ucrânia
como um peão contra a Rússia.”
Gilmar Antunes
Não creio seja possível, por enquanto e por mais que o urso urre, corrigir o desequilíbrio de forças entre a Rússia e a OTAN.
Riaj Otim
já ansioso para que ele convite o mito para juntos colocarem a pedra fundamental de reconstrução do muro de Berlim
marcio gaúcho
Mito Jair!
Lá vem você de novo….
José Ramos Sobrinho
Sugiro que vejam o documentário CONFISSÕES DE UM ASSASSINO ECONÔMICO – JOHN PERKINS, agente da Cia. Consultem/leiam os livros CRIMES DE GUERRA NO VIETNÃ – Bertrand Russel e OS EUA NO BANCO DOS RÉUS – Bertrand Russel e Jean Paul Sartre. Um abraço.
Deixe seu comentário