PT, PCdoB, PSOL, PSB, PDT e Rede denunciam Weintraub ao governo dos EUA; íntegra do documento
Tempo de leitura: 2 minOposição denuncia Weintraub ao governo dos EUA
Os seis partidos de oposição na Câmara dos Deputados (PT,PCdoB,PSOL,PSB,PDT e Rede) encaminharam carta nesta terça-feira (23) ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, em que manifestam preocupação com a entrada naquele país do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub.
No documento (versão em português ao final), os oposicionistas narram a misteriosa viagem do ex-ministro com passaporte diplomático, embora não já tivesse o status de membro do governo Bolsonaro, e manifestam preocupação com a possibilidade de ele ter fugido para os EUA a fim de se esquivar de processo movido pelo Supremo Tribunal Federal (Inquérito Criminal 4.871) sobre a criação e distribuição sistêmica de Fake News.
“Pedimos que a embaixada americana e o Departamento de Estado dos Estados Unidos clarifiquem as condições em que foi cedida a entrada de Weintraub nos EUA e em qual status ele permanece no país, tendo em vista que não mais representa o governo brasileiro, nem qualquer órgão internacional”, afirma a oposição.
Os partidos da oposição lembram na carta que Weintraub, durante o tempo em que foi ministro ( abril de 2019 a junho de 2020) tornou-se notório “por sua postura ideológica, retrocedendo diversas políticas públicas educacionais, incluindo a suspensão das cotas para pessoas negras e indígenas no acesso às universidades, além de buscar violar os princípios de neutralidade e liberdade acadêmica”.
E recordam que o ex-ministro bolsonarista também se destacou “por sua retórica agressiva em defesa de ideologias de extrema direita, ao ponto de fazer comentários racistas contra o povo chinês, além de chamar membros do Supremo Tribunal Federal de “vagabundos,” afirmando que estes deveriam ser presos por suas decisões judiciais”
O documento é assinado pelos líderes na Câmara do PT, Enio Verri (PR), do PCdoB, Perpétua Almeida (AC), do PSOL, Ivan Valente (SP), do PSB, Alessandro Molon (RJ), do PDT, Wolney Queiroz (PE),da Rede, Joenia Wapichana (RR), e o líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e os da Oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), e no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), e a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) . Deputados e deputadas das bancadas da oposição também assinaram o documento.
Leia a íntegra do documento
Comentários
Zé Maria
Tudo bem. Mas não aceitamos devolução.
Henrique Martins
Encontrei na música ‘Tá na Hora’, de Raul Seixas, a seguinte passagem:
“Durante a vida inteira eu trabalhei pra me aposentar
Paguei seguro de vida para morrer sem me aporrinhar
Depois de tanto esforço patrão me deu caneta de ouro
Dizendo enfia no bolso e vá se virar
Tá na hora da velhice
Tá na hora de deitar
Tá na hora da cadeira de balanço, do pijama, do remédio pra tomar
Oh! Divina providência (encia)
E a minha independência
Ah! E minha vida!
Onde é que está?
Onde é?
Diante disso eu pergunto ao demônio que nos governa?
ONDE ESTÁ A VIDA DOS NOSSOS IDOSOS que o senhor não é capaz de usar máscaras para não contamina-los, sequer foi capaz de nos brindar com um ministro da saúde que seja ao menos médico e chamou de gripizinha a doença maldita que está levando a vida de milhões deles?
Onde está a vida dos nossos idosos que se foram genocida?
Henrique Martins
Me veio a mente imediatamente as torcidas organizadas quando li a seguinte passagem da letra da música ‘Quando você crescer’, de Raul Seixas:
“E o futebol te faz pensar que no jogo você é muito importante pois o gol é o seu grande instante”.
Zé Maria
Ficou bonita essa Frente Unida por ordem alfabética. Só mesmo o Jumento ex-MEC para juntar a Esquerda.
Deixe seu comentário