Premiado diretor alemão Wim Wenders endossa Democracia em Vertigem, aquele do qual o “cineasta” Pedro Bial não gostou

Tempo de leitura: 3 min
Reprodução de vídeo

Da Redação

A Globo transmite neste domingo a cerimônia do Oscar, em Hollywood.

Na quinta-feira, a emissora usou 3 minutos e 12 de seu principal telejornal para falar sobre a festa do Oscar, mas não mencionou Democracia em Vertigem, candidato brasileiro na categoria de melhor documentário.

Geralmente, a emissora dedica algumas reportagens em sua programação para alavancar a audiência da transmissão, razão pela qual deverá citar o documentário brasileiro na edição desta sexta-feira ou do sábado.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), no entanto, se adiantou:

“A @RedeGlobo usa uma concessão pública para fazer política. A censura a tudo que é visto como favorável ao @ptbrasil é uma prática sistemática típica de ditaduras. @jornalnacional faz longa matéria sobre o Oscar e não cita Democracia em Vertigem”, escreveu ele em mensagem no Twitter.

É possível que o Jornal Nacional mencione a falsa polêmica em torno de Democracia em Vertigem como forma de ganhar alguns pontos no ibope de domingo.

Para Pedro Bial, apresentador do BBB e biógrafo de Roberto Marinho, o documentário não faz sentido: “Eu dei muita risada. Tira conclusão de que algo leva a outro, sem a menor relação causal. O filme vai contando as coisas num pé com bunda danado”, disse em entrevista.

Para o cineasta alemão Wim Wenders, no entanto, Democracia em Vertigem é um alerta sobre a fragilidade da democracia.

Premiado em Cannes, Veneza, Berlim e pela Bafta, a academia de filme e TV do Reino Unido, o cineasta alemão já produziu mais de 40 filmes e documentários, o mais recente sobre o Papa Francisco (ver entrevista abaixo).

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No clipe divulgado pela diretora Petra Costa e fixado em sua conta no Twitter, Wenders diz que Democracia em Vertigem lida com a perversão da democracia, um fenômeno mundial.

Bial pode não ter gostado, mas o endosso de Wenders tem muito mais peso, por motivos óbvios.

Além de Bial, a Secretaria de Comunicação de Bolsonaro usou as redes sociais para atacar a diretora como sendo anti-Brasil.

A ex-presidenta Dilma Rousseff, retratada no documentário, reagiu:

Como se não bastasse a grosseria misógina e sexista de Bial contra Petra Costa, ao chamá-la de menina insegura em busca de aprovação dos pais, a candidata brasileira ao Oscar com o filme Democracia em Vertigem foi vítima de intolerável agressão oficial do governo.

A Secretaria de Comunicação da Presidência exibiu um vídeo, feito com dinheiro público, para ofender uma artista brasileira apenas porque exerceu o inalienável direito de criticar o governo numa rede de TV. Trata-se de censura e de brutal desrespeito à liberdade de expressão.

Petra foi até serena na escolha das palavras, ao dizer uma pequena parte do que os brasileiros e o mundo já sabem: o Brasil é governado por um machista, racista, homofóbico, inimigo da cultura, apoiador de ditaduras, da tortura e da violência policial, e amigo de milicianos.

Petra Costa foi chamada de mentirosa por dizer a verdade que o mundo conhece sobre a maneira como o governo trata o meio ambiente: a Amazônia está sendo devastada pela leniência de Bolsonaro com o desmatamento e com as invasões, e pelo seu profundo desrespeito pelos indígenas.

A Secom usa a máquina pública para incitar ódio contra uma artista. Mas Petra nos enche de orgulho. Por ser mulher, talentosa, representar o país no Oscar e ter feito um filme que desmascara o golpe do impeachment ilegal de 2016 que levou o Brasil ao desastre chamado Bolsonaro.

O insulto mais grave da Secom a Petra Costa foi acusá-la de militante anti-Brasil no exterior. Isto é não só mentira, como também uma inversão absoluta da realidade. Não há em nosso país ninguém mais anti-Brasil e mais pernicioso à nossa imagem no exterior do que Bolsonaro.

Um forte concorrente do documentário brasileiro será Indústria Americana, financiado pelo casal Obama, que tem tudo para agradar os jurados do Oscar.

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Comentários

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Zé Maria

Créditos do comentário abaixo,
na essência, para Juliano Medeiros,
Presidente do PSoL
https://twitter.com/julianopsol50/status/1226693330387505153

Zé Maria

Os Nazi-Fascistas se deram mal:
Ganhou o Manifesto Comunista!
De Karl Marx & Friedrich Engels!

#DemocraciaEmVertigem não levou o Oscar.
Mas a diretora de American Factory, que saiu vencedor, terminou seu discurso com um “trabalhadores do mundo: uni-vos!”
O cinema segue sendo resistência.
Parabéns @petracostal e toda equipe.
Vocês foram incríveis!

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcQVKPJT2R0fgL-ax5iZJrjiGNq8jGt9FaDg_hjI3Z7_OnxpBHHU
Elas Venceram!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcRg4O3WwTJi0DXUUt2IAJ-zyD0VL0FDvufmUsxVEfwkqU_aue6c
O Mundo Civilizado venceu!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcToDgR_OLWh9LE3m79Lco7OrTBV998fsJVuKyKZC0IkG-EsZArI

Zé Maria

Os Nazi-Fascistas se deram mal:
Ganhou o Manifesto Comunista !
De Karl Marx & Friedrich Engels !

#DemocraciaEmVertigem não levou o Oscar.
Mas a diretora de American Factory, que saiu vencedor, terminou seu discurso com um
“trabalhadores do mundo: uni-vos!”.
O cinema segue sendo resistência.
Parabéns @petracostal e toda equipe.
Vocês foram incríveis!

https://twitter.com/julianopsol50/status/1226693330387505153

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcRg4O3WwTJi0DXUUt2IAJ-zyD0VL0FDvufmUsxVEfwkqU_aue6c
Elas Venceram!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcToDgR_OLWh9LE3m79Lco7OrTBV998fsJVuKyKZC0IkG-EsZArI

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a.ali

a reação da presidenta dilma está á altura, perfeita.

Haroldo Cantanhede

Wim Wenders eu sei quem é. Mas o comentarista da globo, quanto filmes já fez??

Zé Maria

https://youtu.be/sO6TySzyygE
“No Meio do Caminho tinha uma Petra”
“Tinha uma Petra no Meio do Caminho”
do Golpe da Globo
https://twitter.com/JanesJorge/status/1224463255982264320
https://www.letras.mus.br/carlos-drummond-de-andrade/807509/

Zé Maria

“Wim Wenders” dirigiu o drama franco-germânico “Paris, Texas”
que ganhou a Palma de Ouro, Prêmiodo Júri Oficial de Melhor
Filme no Festival de Cannes de 1984 na França.

A opinião pessoal do Mercenário Bial, o Medíocre, é irrelevante no contexto.

A Globo pode botar o melhor ‘analista/especialista’ de cinema da emissora
que não chegará aos pés do Cineasta Alemão Ernst Wilhelm “Wim” Wenders,
cujo Elogio é um Grande Prêmio ao Documentário “Democracia em Vertigem”
(“The Edge of Democracy”) da Cineasta Brasileira “Petra Costa”: (https://youtu.be/xLe24M_PB5E)

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