28/09/2012 – 20h56
Petista sobe 10 pontos e eleição pode ter segundo turno em Campinas, diz Ibope
O candidato do PSB à Prefeitura de Campinas, Jonas Donizette, segue na liderança das intenções de voto, com 42% na pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (28).
Mas a diferença para o segundo colocado caiu 14 pontos percentuais desde o último levantamento, divulgado em 31 de agosto.
Na ocasião, Donizette liderava com 50% das intenções de voto, e o atual prefeito, Pedro Serafim (PDT), vinha em segundo, com 12%.
Agora, o pedetista subiu para 15%, e Marcio Pochmann (PT), que tinha 8%, alcançou 18%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados em segundo lugar.
Arlei Medeiros (PSOL), Doutor Campos (PRTB) e Silvia Ferraro (PSTU) receberam 2% das respostas. Rogério Menezes (PV), 1%. Brancos e nulos foram 12%, e não sabem ou não responderam, 6%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, com 756 pessoas, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01245/2012.
Considerando apenas os votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), o Ibope apontou que Jonas Donizette (PSB) teria 51%, Marcio Pochmann (PT) 22%, e Pedro Serafim (PDT) 18% dos votos.
REJEIÇÃO
Apoie o VIOMUNDO
A lista de rejeição entre os sete candidatos de Campinas é liderada por Pedro Serafim (PDT), com 34%. Em segundo lugar, vem Jonas Donizette (23%) e Marcio Pochmann (15%).
Silvia Ferraro aparece com 13%, Doutor Campos com 12%, Arlei Medeiros com 11% e Rogério Menezes com 10% de rejeição. (MARÍLIA ROCHA)
Leia também:
Rubens Casara: “Risco da tentação populista é produzir decisões casuísticas”
Gurgel pede arquivamento de denúncia contra deputado que recebeu de Cachoeira
Luiz Flávio Gomes: “Um mesmo ministro do Supremo investigar e julgar é do tempo da Inquisição”
Comentários
mello
Pochmann será uma boa novidade no quadro político brasileiro. Ele e Haddad representam a renovação. Pequena renovação, mas de altíssima qualidade.
Marcelo de Matos
Essa eleição em Campinas é uma viagem às entranhas do pluripartidarismo brasileiro. Jânio Quadros, debochadamente, dizia que os partidos políticos são garrafas vazias, cada qual com seu rótulo. Jânio e Collor, aleatoriamente, lançaram mão de uma dessas garrafas para chegar à Presidência. Deu no que deu: por falta de sustentação política, ganharam, mas, não levaram. Ou levaram, em outro sentido. Em Campinas temos a esdrúxula união de PSB, PCdoB, DEM e PSDB, em apoio a Donizette. O PT uniu-se ao PSD de Kassab, que contribuiu com a vice de Pochmann. Afinal, há alguma diferença entre o PSB e o PSD? Ambos são pau para toda obra. O PSB não é, mas, está na base de apoio a Dilma. Em breve poderá estar em aliança com os mesmos parceiros partidários de Campinas para a eleição presidencial: DEM, PSDB… O PCdoB, dessa vez, não irá junto. Pudera! Seria dar muita bandeira, não acham?
francisco niterói
Marcelo,
Aqui no RJ, no centro noroeste, Regiao que vai de Nova Frigurgo a Itaperuna, mais ou menos fazendo fronteira com MG, o DEM era muito forte. É so vc ver o “famoso” mapa vermelho ou azul da eleicao 2010, azul representando onde o Serra venceu e vermelho onde a Dilma venceu.
No estado, a Dilma venceu, mas na regiao a que me refiro, a coloracao é praticamente azul. O DEM lá era forte.
Vc se lembra que o PSD do Kassab foi criado para “permitir” oposicionistas virarem governistas? E que tb poderia se unir ao PSB?
Veja o que aconteceu : o PSD nao esta decolando muto e o DEM ta morrendo.
E o que aconteceu, por exemplo, no noroeste fluminense?
Viajei de carro pela regiao e TODO o DEM migrou pro PSB, oposicao pra situacao e, acima de tudo, muita grana pra campanha, que esta sendo cara e toda de ex-DEM que viraram “socialistas”. ” Gargalhei ” o tempo todo vendo os cartazes dos “novos socialistas”.
Enquanto a midia faz “disco arranhado de mensalao” o tempo todo, o PSB aproveita e, com a cumplicidade da midia, arrasta toda a fisiologia a “pegar um naco” do governo, impunemente, sem nenhum contraponto por parte desta mesma midia.
Ou seja, vem surgindo um movimento amorfo, de uma direita fisiologica e cuja unica funcao é tomar posse do ESTADO. Tudo isso com os olhares complacentes da midia que, de forma obtusa, só pensa naquilo: destruir o PT, mesmo que pra isso traga para o centro do poder elementos que a populacao tinha jogado para fora. Obviamente que com a ajuda do novo “PMDB”.
Veja só: o povo matou o DEM e outro partido “ressuscita” o mesmo com os olhares complacentes da midia que nao vê essa fraude contra a vontade popular.
Realmente, pra ” matar o PT” a midia faz qq coisa.
Alexandro Rodrigues
Boa notícia para Campinas. Pochmann é um cara sério!
Urbano
A situação das eleições para prefeito em Recife está mais ou menos como mostram esses dois vídeos, cujos links estão informados abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=C1qTIzpIo6M&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=L9IS5IyypQw&feature=player_embedded#!
Deixe seu comentário