Plínio esclarece o que disse à Folha sobre o discurso de Dilma

Tempo de leitura: < 1 min

por Conceição Lemes

Sábado passado, 10 de abril, em discurso a sindicalistas, a ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência, disse: “Eu nunca fugi da luta ou me submeti. E, sobretudo, nunca abandonei o barco.”

A Folha de S. Paulo, porém, deturpou a fala de Dilma e publicou: “Eu não fugi da luta e não deixei o Brasil”.

Depois, a Folha admitiu o erro. Porém, o “Erramos” foi apenas em alguns exemplares.

Outro porém. A repercussão da Folha foi em cima da frase errada.

Hoje o Viomundo conversou Plínio de Arruda Sampaio sobre o episódio.

“Perguntado por telefone, o que eu disse é que se a Dilma tivesse dito aquilo era aloprado”, afirma o candidato do PSOL à presidência. “Eu falei no condicional em cima da frase que o repórter me passou. Eu não havia lido nem ouvido o discurso dela.”

Siga o Viomundo no Twitter

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

luizCarlosDias

Ambiciosos e vaidosos, espelho, espelho meu diz que sou o cara e não o LULA.
O PLINIO, marina, HELOIZA ate tu CIRO, etc etc DILMA vencera e vai ser otimo.

Reginaldo Moraes

Não é inocente o termo que ele usou: aloprada. Um termo pejorativo que a grande imprensa tem tentado colar no PT e no governo. Desconta-se o fato de Plinio estar bastante fora de si. Mas não é de hoje. Ele e o senhor Ivan Valente, quando sairam do PT, o fizeram de modo particularmente vergonhoso. A presidencia do PT estava em disputa. Tres candidados à esquerda concorriam contra o candidato da articulação, maioria. Plinio (e Ivan, seu escudeiro), Pomar e Raul Pont fizeram um acordo: aquele que fosse pro segundo turno receberia apoio dos dois outros. Plinio achava que era ele, pelo apoio da esquerda catolica. Nao foi, foi o Raul Pont. Plinio e Ivan roeram a corda. Nao apenas sairam do PT nas vesperas do segundo turno. Em muitas regioes fizeram campanha para que os militantes nao votassem – o que favorecia o candidato da situação. Por que? Ressentimento? Desejo de que o PT nao mudasse? Isto parecia bom pro PSOL, partido com o qual, agora se sabe, eles estavam comprometidos. Quanto a Ivan VAlente, foi apenas um gesto de oportunismo eleitoreiro, como muitos que tem feito. Sairia pro Psol e, em S.PAulo, como nome mais conhecido do partido, construiria seu nicho de mercado eleitoral. Agora, lança Plinio à presidência, dando uma rasteira na Heloisa Helena, que, por sua vez, anteriormente se aliara aos dois para dar uma rasteira nos ingênuos de 'esquerda' que ficaram segurando a brocha. Não há nada de inocente no comentário do Plinio. Infelizmente, para sua biografia, é mais um sinal de decadência.

M.Amélia M. Branco

Coitado do Plínio foi seduzido pelo Poder ser ser Presidente, Dilma nele.

Louzada

Não tem desculpa não
Acreditou na Folha sem verificar a noticia
O que é o pior foi usado pela direita se ele Plinio fosse amador tudo bem mas com o passado dele num dá
Deixou a vaidade o pegar
Vai ter que ajoelhar no milho

Ubaldo

Não há dúvida alguma que a Dilma estava se referindo aos exilados políticos, especificamente FHC e Serra. Ela começou o discurso com essa afirmação, revisada pelos marqueteiros, mas depois que a afirmação pegou mal entre outros exilados coligados, retrocedeu. Esse episódio nos traz algumas lições:
1. A Folha inferiu o que Dilma quis dizer e errou. Se defendeu dias depois afirmando que foram poucos exemplares. Outro erro.
2. Dilma não dá a versão para aquilo que ela quis dizer. Se não se referia aos exilados, a quem se referia?
3. Percebeu-se que a Dilma não é muito hábil no palanque e sente a falta de seu criador.

pereira

o Psol e a marina perderam uma chance de estarem juntos com nós para fazer parte das pessoas que vamos juntos com O LULA e DILMA fazer parte das pessoas que eatamos mudando a história do Brasil. O senhor plínio deu uma entrevista depois das eleições para prefeito, comemorando a crise mundial e dizendo cadê o dinheiro para os investimentos, então ele faz parte da turma quanto pior melhor junto com psdbdemo e outros. Agora a turma mudou o discurso pós-LULA, mim engana que eu gosto.

O vice do Lula?

Plínio diz ;"… sonha usar a candidatura ao Planalto para ampliar o número de entusiastas do socialismo. “Precisamos de alguém para dizer que existe uma alternativa ao modelo capitalista…." O Brasil esta carente de um partido de esquerda,o meu voto sera no Psol. O PIG (Partido da Imprensa Golpista),coloca de forma inteligente,a oposição de esquerda ao governo social democrata do Lula,junto,com a oposição de direita.Se o discurso acima for verdadeiro,o povo começara a ter mais clareza que tipo de sociedade esta em disputa,visto que,o atual governo,deixa a exploração capitalista correr solta,sem a preocupação de contestar o Estado burguês e seus donos.Isto vai fazer a diferença entre os socialistas(de fato),e os outros partidos burgueses neoliberais (psdb,demo,pmdb,…),e pequenos burgueses social democratas(pt,pdt,…),ou seja,elevar a consciencia politica da nação,que não basta dar esmola é preciso acabar com a exploração do capital.

francisco.

    francisco.latorre

    pô xará…

    psol?… plínio?… o catolicão metafísico?…

    decepção.

    mais ainda da parte de um marxista convicto.

    foi mal.

    ..

Daniel

Quem não ouviu e não leu tem que dar a opinião criticando? Da próxima vez que o senhor Plínio de Arruda Sampaio seja menos oportunista e diga que não ouviu nem leu e por isso não pode comentar o assunto. Ou ele não sabe que a Folha de S. Paulo usará o comentário dele para bater na Dilma e quando o alvo da crítica for o Serra será ignorado?

Maria Efigênia

Gente, quem disse textualmente que não havia exilado no Brasil e sim fugitivo, foi o general Leônidas Pires na entrevista ao Geneton.Inclusive citou o FHC, chamando-o e a outros de fugitivos.

O PSOL, infelizmente, devido as suas posições,é um partido praticamente aliado das forças mais reacionárias que ainda existem.
Lembro do prazer com que membros do Demo no Senado cediam a vez para a "aguerrida "Heloísa Helena detonar o governo do Lula.

    Janes Rodriguez

    Na pressa de atacar a Dilma, o expetista comeu cru. Como se fosse ingênuo, tivesse começado ontem a fazer política e como se não soubesse que a imprensa grande no Brasil de hoje é um conglomerado mafioso, monopolista e privado. E anti-nacional, anti-Brasil. Plínio não tem o direito de enganar-se com a mídia que apoiou e sustentou o golpe.

    O vice do Lula?

    Janes,se mostra uma pessoa politizada,gosto das suas opinões firmes e de conteudo ideologico,da forma como voce coloca,da a impressão que o Lula,Dilma e mesmo o Plinio são e serão infaliveis nos seus discursos.Pra todo efeito onde esta a gravação da entrevista?

    francisco.

David R.Silva

Está fingindo de morto. O discurso da DILMA13, foi ao vivo pela TV do PT e o discurso disponível. A Marina, Heloísa Helena,Plínio…sabem muito bem quem é o PIG, é lamentável que essas pessoas acreditam como verdade as MENTIRAS …e manipulações do PIG. Andam na prática de braços dados com o PIG. Vou de DILMA13. de Belo Horizonte.

Luciana

Se ele responde entrevistas por telefone para responder sobre declarações de alguém o mínimo que se pode exigir é que ele primeiro leia as tais declarações, e depois comente. Errou por vaidade e excesso de confiança no PIG.
E realmente o senhor Plínio conhece a linha ideológica da Folha.

fabiofcruz

se um político que é uma pessoa que tem de estar bem informado, lê apenas a FSP,

sem checar nada,nem ao menos outro jornais,também é um alienado . Plinio,vacilou.

não votaria nem pra sindico do prédio…

Paulo Salvador/BA

Foi bom gente como o plinio ter saído do PT!
vejam a marina…. tudo bem q não concorde com tudo no governo Lula, mas AJUDAREM a elite a nos levar ao retrocesso é demais.. o Povo necessitado está comendo… antes morria de fome..

Acorda plinio, heloisa, marina… ou será q estão acordados e NÓS q estamos dormindo?
sobre o gabeira acho q não precisamos nem comentar… viveu a vida inteira no leblon, ipanema..

Dilma 2010!

Beto Crispim – BH

gosto muito do Plinio, mas para uma politico com a experiencia dele, emitir uma opinião em cima de uma iformação passada por um jornalista, ainda da Folha. Sem antes averiguar os fatos, é lamentavel. Na verdade ele aproveitou a oportunidade pra dar uma "alfinetada" na Dilma.

Ivonildo Dourado

Por isso é que aprendi a não emitir opinião sobre coisas que não visto, ouvido ou lido (a depender de quem escreveu). Plínio vacilou, como dizemos aqui na Bahia comeu mosca do PIG

Eudes H. Travassos

Acho Plini9o uma figura fantástica e imprescindínvel , mas não assinaria em baixo desta condicional, o que poderem fazer pra derrubar a candidatura do governo (Lula) irão fazerr.

Alexandre

Marina, Plínio, como foi, anteriornente, a Heloísa Helena só apareceram na Mídia do PIG para a Mídia do PIG atacar a DILMA… Esta é a verdade! Não existe plataforma de Governo deles a ser apresentada pelo PIG! É dar entrevistas para o PIG e esperar a manipulação em prol do SERRA!

Fabio_Passos

A esquerda anti-capitalista não pode confiar em relatos da imprensa burguesa.
Não é realmente uma lástima como o jornaleco do frias mente desesperadamente?

Muito provavelmente meu voto no primeiro turno será para o Plínio de Arruda Sampaio.

    francisco.latorre

    plínio é bla-bla metafísico.

    pra quem gosta.

    ..

    é um barato…

    tremendo golpe ameaçando a democracia..

    e nem assim os metafísicos ideológicos caem na real.

    ..

Atilio Aguilera

O sr. Plinio, pela idade que tem, experiência que os anos trazem, devia ter um mínimo de cuidado. Certa vez um jornalista indagou a Lula, ainda candidato, sobre declarações do presidente da CUT a época, o Jair, que estava em viagem no exterior, a resposta, depois de conversar com ele eu lhe respondo a pergunta, agora eu não posso dizer nada. Lógico, para não cair na armadilha e a intriga que queriam armar.

Atilio Aguilera

Leider_Lincoln

O Diabo está nos detalhes, não é mesmo?

Roberto Locatelli

Respeito muito o lutador Plinio de Arruda Sampaio. Mas ele deveria saber que, ao dar entrevista à folha, suas palavras seriam usadas contra Dilma. Ele não é ingênuo.

José Luiz Rossi

ÔÔÔ Plínio,um político experimentado como você,entrevista por telefone e ainda mais por esse tipo de imprensa!!!!?

Deixe seu comentário

Leia também