O vazamento de Suplicy foi calculado?

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

O senador Eduardo Suplicy vazou para a imprensa que o ministro Antonio Palocci, da Casa Civil, recebeu R$ 1 milhão de reais para atuar como consultor na fusão de duas empresas. Presumo que isso tenha acontecido quando Palocci era deputado federal.

“Segundo o relato de Suplicy, o ministro afirmou que em relação a fusões os contratos tinham taxa de sucesso. Ou seja, Palocci receberia mais dinheiro se a união de empresas fosse referendada pelos órgãos de controle e se mostrasse um bom negócio”, narra hoje o Estadão, sem citar quais foram as empresas envolvidas. No caso específico, Palocci ganhou menos que esperava por ter fechado a consultoria antes de assumir o cargo de “primeiro-ministro”.

Talvez a declaração de Suplicy tenha sido resultado de uma ação organizada do PT para se antecipar ao trabalho de repórteres. Pode ter sido um lampejo de transparência. Ou fogo amigo. Pouco importa. De tudo o que foi publicado sobre Palocci nos últimos dias, no entanto, é a revelação mais… vamos dizer, embaraçosa. Pelo fato de que liga diretamente a renda de Palocci como consultor a possível atuação junto a órgãos do governo.

E abre uma miríade de novas questões: quais eram os clientes? quais foram os órgãos de controle envolvidos? o processo de fusão se completou antes do fim do governo Lula? está em andamento? qual a influência de Palocci sobre os órgãos de governo que hoje analisam a fusão, se ela ainda não se completou? o negócio tem desdobramentos sobre os quais Palocci preside atualmente?

Para todos os efeitos, Palocci está politicamente morto, a não ser que aja com absoluta transparência. Ainda assim, a permanência dele no governo oferece à oposição uma chance de ressureição, na medida em que ela pode explorar um baú inesgotável de ilações, suposições e meias verdades, para as quais conta com a mídia que, como sempre denunciamos neste espaço, age com dois pesos e duas medidas. É o antipetismo 2.0, nestes tempos de revolução digital uma ferramenta capaz de multiplicar votos na classe média que, aparentemente, a presidente Dilma pretendia conquistar.

Todo o caso Palocci, mais a votação do Código Florestal, expôs a fragilidade da coalizão governista. Há quem atribua isso à voracidade do PMDB, outros ao autismo do Planalto. Na versão destes últimos, Dilma teria se isolado das pressões políticas e escalado Palocci para servir como uma espécie de anteparo. Se é fato, vai ser preciso rearranjar o governo.

O fato é que, até agora, no Congresso, nas duas votações importantes — salário mínimo e Código Florestal –, o rolo compressor de um governo que se pretendia de centro-esquerda deu tilt. Só rolou para um lado, o da centro-direita.

Os dois projetos políticos nas quais Palocci teve um papel importante — isolar Dilma Rousseff de pressões e aproximá-la da mídia que fala à classe média urbana — fracassaram espetacularmente. Mas a Projeto, esta aparentemente deu certo.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson Menezes

Pelo que eu estou vendo, os BLOGs sujos estão perdendo a guerra contra o PIG,estão virando BLOGs LIMPINHOS,talvez seja pelo monte de demandas na justiça.

Fernando

É claro que foi calculado. O Suplicy é figura manjada, pensa antes de tudo nele próprio. O PT já deveria achar um meio de se livrar desse peso morto que é incapaz de explicar qualquer coisa porque todos seus interlocutores ou somem ou dormem durante suas explicações. Além disso que projetos de interesse para o país ele apresentou no Senado. Ele só sabe falar do Renda Mínima que de tão velho virou conversa mole.

    beattrice

    O projeto de RENDA MíNIMA é a base ideológica e teórica do BOLSA FAMÍLIA, este tb seria "conversa mole"?

Marcelo de Matos

Em provável represália contra a onda de acusações contra Palocci, o PMDB mineiro requereu à PGR investigação sobre a “vida nababesca” de Aécio Neves, que come em restaurantes caríssimos e só anda de jatinho. Acho bom, embora continue achando que viver nababescamente não é crime. Eu mesmo já vivi assim: comprava um avantajado nabo na feira e comia fatias com shoyo a semana toda.

leandro

Roberto Requião vai assinar CPI do Palocci
O Banco Itaú comprou o Banestado e fez o melhor negócio do mundo no Paraná, na época em que Jaime Lerner (DEM) era o governador. Foi ótimo pro Itaú, e evidentemente péssimo para o Estado. Quando assumi, briguei para não pagar o que eles queriam. A Secretaria do Tesouro começou, indevidamente, a dizer que o Paraná estava em dívida e a cortar todas as transferências federais, como se fosse um cartório de protesto da banca privada. Sabe quem era o assessor do Banco Itaú? Palocci, à época ex-ministro da Fazenda.”

    beattrice

    Por essas e otras cositas más esse "consultor" vale ouro.

    Pall Kunkanen

    Que pulha de uma figa…. prejudicou meu querido estado do Paraná e prejudica, levará décadas para o povo paranaense pagar se é que um dia irá conseguir pagar os mafiosos do itau de desvantagens pra vc.

spin

Condeno a transformação da mídia em Tribunal de Condenação Sem Provas, só isso

    leandro

    Condeno a atitude de um funcionário publico, pago com dinheiro de meus impostos, que se recuse a dar explicações sobre dúvidas em sua vida profissional como enriquecimento explosivo. Se ele não concorda com isso, que não aceitasse o cargo e cotinuasse com a Projeto ao invés de ganhar uma merreca no governo. O dia que o brasileiro começar a cobrar quem recebe salário oriundo de impostos e se julga acima do resto do povão esse país melhora.

    Marcelo de Matos

    Gostei de ver seu poder de síntese. Eu diria mais: não faça do noticiário uma arma: a vítima pode ser você.

luiz pinheiro

Desde quando ser consultor na fusão de duas empresas implica fazer tráfico de influência?
Desde quando a votação da política para o salário mínimo foi vitória da centro-direita? Ao contrário, é uma garantia de forte valorização real para o salário mínimo ao longo de quatro anos, com PIB mais inflação.É só esperar e conferir.
O rolo compressor que rolou na votação do Código Florestal, está claro, não foi o do governo. Foi o do PMDB, da oposição, dos ruralistas. Dilma e Palocci tentaram até o fim evitar.
Não creio que o Palocci seja um cadáver político. Nem a Dilma. Nem o Lula.

    leandro

    Desde quando uma firma de um homem só fatura tanto? Para quem odeia o capitalismo, como defender esse ministro? Entre os clientes dele estão Itáu, LG (pagou cache milionário a lula por uma palestra), Samsung, VW, TIM, Oi, Haliiburton (A AMERICANA QUE EXPLORA O IRAQUE), Hyundai Naval (fornecedora forte da petrobras), etc… Como se pode ser anti americano como tantos aqui e concordar que o primeiro escalão do governo tenha como clientes tantas multinacionais assim, inclusive a pior da espécie americana??

    beattrice

    Não se pode, simples assim.

João

Se FHC fosse adjetivar o Palocci, certamente diria: "brilhante". Com esse mesmo adjetivo FHC qualificou Daniel Dantas.
Palocci conseguiu multiplicar por 20 seu patrimônio em 4 anos. Dantas, de economista, virou uma das pessoas mais poderosas e ricas do Brasil.
Alerto: qualquer semelhança entre um e outro é mera coincidência!!!

beattrice

Por essas e mais outras, que certamente ainda estão por vir, pode-se prever uma vez mais, este governo DILMA com sua agenda progressista não avança com estes excelsos representantes do PT-SP e tucanos até a alma, como Palocci & Cardozo e afins, em postos-chave.
No âmago do governo o PT-SP & seus porquinhos amestrados tratam de operar o que melhor fazem, subir no muro e brincar de PSDB.
No caso particular do médico e doublê de consultor, os que se dedicam à sua valorosa defesa deveriam humildemente se informar melhor sobre o temperamento, as características e a biografia deste cidadão dentro do próprio partido inclusive.
Em tempo,
a cada péssima notícia não vale querer matar o mensageiro dela.

    Marcelo de Matos

    Beattrice. Você agora está em boa companhia. Lembra daquela loira do PT paranaense, aquela que o Zé Povinho encheu a bola aqui no Viomundo? A senadora Gleise Hoffmann que o video mostrou defendendo o aumento das tarifas de energia elétrica em benefício do Paraguai? Pois é. Ela botou o Lula numa saia justa. Anfitriã de um almoço oferecido ao ex-presidente, sugeriu a saída de Palocci. Talvez ela própria pudesse ocupar o lugar do ribeirãopretano. Afinal, para que esses pretensos gênios? Como dizia Vinicius, beleza é fundamental.

    beattrice

    Quem defende a saída do "inominável" de onde ele NUNCA deveria ter entrado, ao contrário do que sugerem seus ardorosos defensores, não é contra o LULA, nem contra a DILMA.
    É preciso que fique claro, o melhor amigo não é o que sempre concorda com os erros.

    Geysa Guimarães

    Beatrice:
    Decifre o enigma, por favor: se Palocci é queridinho da direita, por que o tapete dele está sendo puxado pelo PIG?
    A rigor, o PIG – que é oposição – deveria estar satisfeito por ter emplacado um superministro.

    beattrice

    Conhece a expressão fogo brando?

Nilva

Me enche a paciência este papo de meter o pau no PT de São Paulo. O PT é um partido nacional que surgiu em São Paulo, com maioria paulista, o número de filiados do PT paulista é enorme, a militância do PT paulista é a mais atuante, as várias correntes do partido estão aqui representadas, a maioria dos embates dentro do partido se dão em São Paulo. O PT aqui só não consegue o executivo devido principalmente ao PIG que bate pesado no partido e encobre todos os malfeitos dos demotucanos. Não é porque meia dúzia de petistas, a maioria paulista que estava no comando da legenda, aloprou que todos os petistas de São Paulo devem ser estigmatizados. Enquanto o foco se fixar na desqualificação do PT de São Paulo, a mídia nefasta se aproveitará deste fogo amigo para atingir seus objetivos. Vamos parar com isto. Sou petista, sempre lutarei pelo partido, independentemente de ser do Oiapoque ou do Chuí. Precisamos de ter unidade na luta e não cair no jogo do PIG que se aproveita dos preconceitos regionais para dividir a esquerda, e o PT.

Gustavo Pamplona

Vocês ainda estão discutindo sobre o Palocci? E quem é este "palerma" chamado Eduardo Suplicy?

Tão "palerma" que quase foi cassado por falta de decoro parlamentar quando integrantes do Pânico na TV pediram para ele usar uma sunga vermelha sobre o terno. A RedeTV não pôs a cena no ar.. mas deem uma olhda nisto aqui.

["Pânico" não exibe cena de Eduardo Suplicy de sunga]
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult9

Além do mais, ele não resiste a um microfone do CQC, ele se sente de certa forma agradecido porque o Marcelo Tas de certa forma ajudou o Suplicy na década de 80 com reportagens.

Amigos… o PT acabou! Já era!!! It's over! Desistam da utopia que vocês vivem….

Quem manda e quem sempre mandou se chama PMDB!!!

    Gerson Carneiro

    Concordo.
    Smurf Ogênio não está errado.

    Marcelo de Matos

    Acho que o único partido que empolga os mineiros é o da mineiridade. Vou perguntar aos vários outros mineiros que frequentam este espaço se isso é verdade (se não me engano o Dukrai, o Roberto Locatelli). Na próxima eleição acho que estarão todos com Aécio, inclusive alguns blogs sujos por aí. Otto Lara Rezende disse que mineiro só é solidário no câncer. Confesso que não entendi bem essa frase, até hoje. Numa boa, você pode explicar melhor?

    Gerson Carneiro

    Acho que posso explicar sim.

    "Mineiro só é solidário no câncer"

    Ouvi dizer que mineiro é baiano cânçado. Então talvez seja por isso.

    É baiano que estava indo pra Sun Palo e parou em Minas pra descânçar e não continuou a viagem.

    Gustavo Pamplona

    Sobre a questão dos mineiros, Marcelo de Matos, lógico que votarei em um mineiro, numa mineira, belo horizontina assim como este cidadão que lhe escreve e ela se chama "Dilma Vana Roussef"

    E amigos… só estava provocando… hhahahahahhhaa

ANTONIO ATEU

Número de fusões no governo Lula cresce 140% em relação a FHC0
11 de Dezembro de 2009 – 17h21
O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) é considerado pelos maiores advogados comerciais do País como o melhor ponto de encontro de Brasília. Às quartas-feiras, dia de sessão, ele costuma ficar abarrotado de engravatados que buscam as últimas informações sobre os casos mais ferventes do meio empresarial. Quem não está lá, dizem eles, acaba perdendo. Essa rotina ganhou fôlego nos últimos 15 anos, quando o número de processos de fusões e aquisições apresentou um crescimento impressionante de 3.000%, segundo levantamento feito pelo iG.

O aumento não é obra apenas do amadurecimento da economia brasileira. Na comparação entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, o Cade vem sendo acionado cada vez com mais frequência. Até 2002, o Cade havia julgado 2.077 atos de concentração entre empresas. Desde o início da era Lula, no entanto, o tribunal despachou 4.922 processos, diferença de quase 140%.

"O governo entrou para valer nesses negócios", afirma o advogado Ruy Coutinho, ex-presidente do Cade. "O BNDESPar nunca financiou tanto o processo de concentração como agora".

A diretriz para esse comportamento vem desde a gestão do economista Carlos Lessa à frente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Lessa sempre foi um fervoroso defensor de grandes grupos nacionais que pudessem competir de igual para igual com empresas internacionais. Chegou a aventar a ideia de juntar a Companhia Siderúrgica Nacional e a Usiminas, no que ficou conhecido como a reedição da extinta Siderbras.

Com o atual presidente Luciano Coutinho, a política não foi alterada. Nos bastidores, ele costura uma associação entre os três maiores laboratórios de genéricos do País para fazer frente aos concorrentes estrangeiros via um programa específico do banco, o Profarma. O projeto de Coutinho tem até um nome – jocoso, mas que mostra a intenção do governo: Farmobrás.

“Essa visão de criação de winners eleitos pelo Estado é perigosa”, discorda João Grandino Rodas, também ex-Cade e atual reitor da Universidade de São Paulo. “É importante ter empresas fortes, mas nem tão fortes assim que possam ameaçar a concorrência”.

Processos atrasados

Para o Cade, a situação é ainda mais complicada. Sempre sujeito à falta de investimentos do governo, o tribunal sofria até há pouco tempo com a demora do Palácio do Planalto na definição de nomes para ocupar os cargos de conselheiros. Mais recentemente, com a saída do decano Paulo Furquim, uma nova vaga se abriu e ainda não há qualquer previsão para que ela seja preenchida.

“Esse tipo de atraso atrapalha o bom andamento das nossas atividades”, avalia o atual presidente do Cade, Arthur Badin. “Conseguimos diminuir pela metade a média de dias que levamos para analisar um processo, mas à custa de um trabalho dobrado”.

Foi essa, inclusive, a principal razão exposta por Furquim para abandonar o tribunal faltando seis meses para o término de seu mandato. Para complicar, ele era o relator da compra da Brasil Telecom pela Oi, da aquisição da Sadia pela Perdigão, da compra do Unibanco pelo Itaú, da aquisição do Ponto Frio pelo Pão de Açúcar. De telefonia ao grande varejo, passando pelo setor bancário e por diversos setores de alimentos, o decano foi sorteado como relator dos processos mais importantes em tramitação no Cade. “São casos relevantes, mas que só terão decisão em 2010", justifica Furquim. "Portanto, será melhor para o encaminhamento que seja um novo conselheiro”

Mas apesar de grandes negócios chamarem mais atenção, o grosso dos casos envolve empresas que não estão sob os holofotes. E são elas as que mais influenciam na vida do consumidor. Hoje, quase 60% do setor de produtos químicos estão concentrados nas mãos de 15 grupos.

Pesquisa feita no início de 2009 pela consultoria Latin Link apontava que os setores mais atuantes nos processos de concentração comercial seriam etanol, frigoríficos, ensino superior e saúde privada. A comprovação veio ao longo do ano (a Cosan comprou a NovAmérica e a Benálcool, entre outras; o frigorífico JBS-Friboi acertou o controle do Bertin; a Amil se juntou à Medial e o Itaú-Unibanco fundiu sua área de seguros com a Porto Seguro).

Ainda seguindo essa análise, até 2015, 70% do setor sucroalcooleiro será dominado por apenas sete empresas. No mercado de educação superior, também 70% estarão nas mãos de 20 grandes grupos econômicos.

Mauro Silva

Caro Azanha
Por menos que isso, o J.Dirceu renunciou.
Não entendo por que Palocci não o fez ainda?
Pois deveria para mostrar desapego ao cargo que a República, sob quaisquer circunstâncias, exige.
Ele não o faz e Dilma, que deveria exonerá-lo para preservar o próprio governo, tendo em vista o mesmo compromisso citado, também não.
Por que?
Dessarte, qualquer aleivosia toma dimensão de verdade.
E, como diria Virgílio, "até quando"!

Fabio_Passos

O importante alerta do Milton Temer – PSOL – aos petistas…

"Os anúncios de privatização em áreas estratégicas, cortes orçamentários que só abrem exceção para os incessantemente crescentes serviços da dívida pública, na esteira da manutenção da apavorante política de juros sobre títulos da dívida pública, são fatos incontestáveis de que nada se faz diferentemente do que faria um governo PSDB-PFL, seus derivados e/ou PMDB. Ou alguém ainda tem dúvida de que este último comporia qualquer governo?

É aí que vale uma pequena reflexão sobre a acachapante derrota do PSOE diante da direita franquista nas últimas eleições locais da Espanha, como necessidade de discussão sobre o nosso processo.

(…)

Embarcar de forma incondicional na defesa das propostas de Dilma, elaboradas por Palocci, o enfant gaté do grande capital internacional e seus cúmplices locais, pode levar o PT, no Brasil, para o mesmo destino. A forma obstinada com que as lideranças partidárias correm a blindar o referido, diante dos fortes indícios dos últimos ilícitos, concorre para a equiparação aos partidos sem identidade – cujo último produto é esse PSD, que não é de direita, não é de esquerda, nem é de centro. E que os próceres petistas vêm prestigiando, sem parecer se dar conta de que a legenda não é de nada, para ser de qualquer governo. Igualando todos na mesma simbologia."

"Milton Temer: Carta Aberta aos petistas"
http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/m

    andrre

    O psol dando conselhos, sei…

Júlio

A verdade é que enquanto PT e PSDB se engalfinham, o PMDB governa…

Maria Dirce

Lógico que as fusões davam certo e ele ganhava milhões, ele que dava a nota e o tom.~Dento do geverno federal e na área dos empresários quer mais o que?????

Marcelo de Matos

Enquanto isso, na República da Chantagem Política: ""O momento político é esse. Temos uma pedra preciosa, um diamante que custa R$ 20 milhões, que se chama Antonio Palocci". "A bancada evangélica pressionou e o governo retirou o kit gay. Vamos ver agora quem é da bancada da polícia. Ou vota, ou o Palocci vem aqui." , disse Anthony Garotinho (PR-RJ) na tribuna da Câmara. Deputados ligados ao PT ficaram constrangidos e saíram da sala.

Nanda

Fogo amigo, ou não…é inaceitável essa mistura do público com o privado, chegas às raias da prostituição reles.
Mas por que Palocci novamente dentro do Governo?
Palocci "go home"!

Regina Braga

Rapaz,nos acostumamos com as sangrias e vamos legaliza-las,será? Se cd um, pega um pouco,em breve a Presidenta,não vai poder governar..Vamos Presidenta,pressões existem,o estômago precisa ser forte,mas o caráter é sua arma.Seu governo não pode ser abatido,por escolhas erradas.PT,tome vergonha na cara,assuma seu compromisso com a ética na política.A gente cansou dos demotucanos.

joenas

Não se pode servir a dois senhores.Não podemos admitir estas bofetadas na cara dos professores,dos médicos que atendem ao sus,dos profissionais da saúde de modo geral,da segurança pública,mas principalmente, não existe quem faça o trabalhador, que pega até 3 ônibus por dia, ida e volta entender que um ministro venda uma única informação por R$1.000.000,00;ou 154 anos de trabalho à paga de um mísero salário minimo.
Lembre-se Presidenta Dilma,estas noticias chocam ainda mais,pelo fato de estarmos falando do governo do Partido dos Trabalhadores!

joenas

Presidenta Dilma, em nome da grandeza que aspiramos como nação;exonere o ministro Palocci.
Este,acredito ser,o momento oportuno de dizer um basta definitivo na prostituição entre o poder público,eo poder econômico.A população brasileira,sobretudo a classe assalariada,não vê este movimento;como um movimento desesperado de uma oposição enfraquecida, e sim, como um caso escrachado de corrupção.
Presidenta Dilma, este ministro chefe escolhido para a casa civil não serve aos interesses da nação; já está provado e comprovado, que ele ai está, para vender informações privilegiadas a peso de ouro.
Também presidenta Dilma, que não há nada errado em reconvocá-lo ,seja o caso,não haver provas contra ele.

Luci

Combate à miséria no país, só acredito se o Plano de Combaye à corrupção vier primeiro.

José Neto

Sou petista. Mas não sou cego. Não creio que o enriquecimento estratoférico do ministro tenha relação direta com as consultorias. Há a possibilidade de que um certo alguém ter se apoderado dos restos da campanha presidencial passada, de ter operado no sub mundo distribuindo favores inclusive para oposicionistas que estão fingindo que nada está acontecendo. Insisti na tese de Suplicy também pode desviar o foco de uma possivel investigação dos finaciadores de campanha.

Não acredito em vidência, mas há privisões pelo conjunto da obra que a próxima crise etico, moral e governamental será patrocinada pelo Cardoso. Governo de colalizão. Ai caramba.

Fabio_Passos

O Suplicy tinha a informação? Então ele cumpriu com seu dever de torná-la pública.
A população tem o direito de saber.

Vão condenar o Suplicy? Por que? Crime de transparência?

Elisabeth

Eu preciso dizer, eu adoro o site, admiro profundamente o Luis Carlos Azenha.Tem sempre colocações inteligentes e textos elegantes. É preciso dizer: Brasil não é São Paulo. Sinto muito, mas paulistas estão sofrendo de autismo, não é classe media rejeita Dilma é classe media de São Paulo!!! rs
Não opino muito, sou mais é leitora dos assuntos aqui no site Vi o mundo. No caso Palloci, algo tem me intrigado… E nítido o ressentimento de muitos petistas contra ele, eu mesmo tenho ressentimentos,rs Lembrando do seu comportamento na CPI do mensalão, Lacônico e indiferente as questões precisavam ser esclarecidas. Vamos ser sinceros , quando ele foi para o planalto, todos nós ficamos com medo de velhos fantasmas rondando o palácio.Mas do que oposição do governo. Muita gente do PT não engole Palloci. A verdade e que as base e muito lideres do PT não suportam PALLOCI.Tem muita briga de faca de escuro no PT nesta crise. A vantagem de Palloci, ele é uma grande "cabeça", com muitas boas idéias e um grande conhecedor do aparelho do estado. Reconhecem ate os opositores do governo. Eduardo Giannetti ontem no roda viva, afirma que Palocci tem boas idéias e que o primeiro governo de lula foi bom porque tinha ele como ministro de economia. Sentia em ver ele envolvido problemas éticos.

    Marcelo de Matos

    Elisabeth. Acho que você deve opinar sempre: “não é a classe média que rejeita Dilma, mas, a classe média de São Paulo”. Gostei. Também acho que o preconceito está na base de muitos problemas que aparecem ou são criados por aí. O debate e a participação, porém, são fundamentais. Precisamos discutir o tipo de sociedade que queremos. Estamos em um período de grande transição. Eu cresci ouvindo que o Brasil era um país subdesenvolvido. Ouvi até, se não me engano, FHC dizer que estávamos na periferia do mundo. Hoje somos a sétima economia e temos tudo para nos tornarmos a quinta. É preciso nos acostumarmos com essa nova realidade. Temos grandes empresas que faturam bilhões, como a Cosan, por exemplo, que comprou a Esso do Brasil e associou-se à Shell. Os consultores ganham fortunas, quer tenham pertencido ou não ao governo; quer esse governo tenha sido do PSDB ou do PT. Vamos nos conscientizar dessa nova realidade ou fazer voto de pobreza; vamos assumir que somos uma potência ou optar por continuar um país sem expressão?

Messias Macedo

… O petismo não compreendeu que a 'transição avançada' foi o maior legado deixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva… E que, agora, teríamos que avançar num projeto de redesenho da governança, o que significa dizer estreitar a interlocução com os setores progressistas e democráticos da sociedade, a saber: os intelectuais, os trabalhadores de um modo geral, os movimentos sociais, a juventude… O poder sendo ampliado e referendado na medida em que o mesmo estaria sendo, efetivamente, compartilhado, reconstruído, revigorado… O PT da governança não foi capaz de tornar-se minimamente imune à bulimia do apego ao poder, apanágio de outros partidos, narrativa do pretérito!
Antônio 'Palaccio, pois, mais do que um cadáver político, eis que o próprio epitáfio do PT!…

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Fabio_Passos

    Se podar a parte podre tem muita gente boa no PT.
    O problema é fazer que não vê ou relevar as estripulias do consultor.

Donizeti

Esse senador Suplicy é um cara muito sonso, sempre jogou para a platéia, faz o joguinho da oposição e da mídia tucana.

Fala pelos cotovelos e faz besteiras à granel.

É um cara sem noção, quem não se lembra daquele papél vexaminoso que ele fêz ao colocar uma sunga por cima das calças do terno em pleno senado federal, que a humorista Sabrina Sato do pânico lhe deu ?

Se alguém precisava jogar gasolina nessa fogueira que já tinha apagado, o Suplicy fez bem feito o serviço.

Com um amigo desses, quem precisa de inimigos.

    Fabio_Passos

    serra e aécio elogiaram o consultor… e não viram nada demais neste enriquecimento súbito.
    Declarações públicas.

    Suplicy não parece ter feito o jogo dos tucanos.
    Já você está afinadinho com serra e aécio.

KBLo

eu aposto q era LAN + TAM

Jair Almansur

O Suplicy articulado com o PT? Não acredite. Este senador é de oposição ao governo e ao PT, partido ao qual quer implodir. É um homem cheio de mágoa que sente-se colocado em corner pelo partido. Em qualquer crise atuará sempre – como já o fez – ao lado da oposição.

Cristiana Castro

E, lá vem o Suplicy… Tava demorando…

O_Brasileiro

Se você tiver um dedo com gangrena, deve amputá-lo antes de se espalhar, ou então, poderá perder a perna toda, ou morrer de infecção generalizada…

Marcelo de Matos

“E abre uma miríade de novas questões: quais eram os clientes?” E claro que eram empresas particulares. Não dá para insinuar que poderiam ser empresas públicas. Como explicou didaticamente ontem, na Folha, o Dr. José Roberto Batochio: “No caso específico aqui versado, a ninguém é dado ignorar que a lei impõe sigilo total a contratos em que se acha estipulada cláusula de confidencialidade, definindo a sua violação como crime punido com prisão (artigo 154 do Código Penal), além de sujeitar o violador à indenização para reparação de danos materiais e morais sofridos pela parte inocente. Por fim, para os que insistem que sejam violadas as cláusulas de sigilo, essa mesma lei penal (artigo 286) adverte: "Incitar, publicamente, a prática de crime: pena-detenção de três a seis meses e multa". A lei, não se deve olvidar, é a medida de todas as coisas”. A menos, é claro, que a lei só valha para a elite branca. Aí os petistas estarão mesmo ferrados, para a felicidade geral da oposição, do PSOL, da mídia e de todas as blogosferas até agora conhecidas.

    Consultor milionário

    O art. 154 não se aplica ao caso, já que a atividade de consultoria não se encontra regulamentada. cascata desse advogado, a revelação dos clientes ocasionaria no máximo multa contratual, o que também elimina a hipótese do art. 286.

    Marcelo Rodrigues

    Suponhamos que o Zé das Couves, famoso facínora das aulas de direito penal, venda dados da Receita Federal, mas tome o cuidado de fazer um contrato com o comprador, inserindo cláusula de confidencialidade. Aí tudo bem? O sigilo das informações governamentais, pode ser ignorado impunemente?

    Então, vamos fazer uma miríade de novas perguntas pertinentes:
    1. Qual o conhecimento que foi vendido pelo consultor que vale tanto dinheiro?
    2. Este conhecimento é de natureza médica, particular ou governamental?
    3. Por que ninguém sustenta que o conhecimento vendido é médico ou particular, aliás muito pelo contrário?
    4. As informações vendidas são abertas ao público?
    5. Se são públicas, por que só o epigrafado rapaz consegue vender tão bem?
    6. Como saber se as informações vendidas são de natureza governamental e não são públicas?
    7. Quanto vale o sigilo do caseiro?
    8.Onde a Dilma estava com a cabeça quando resolveu nomeá-lo?

    Kleber

    Marcelo, concordo com voce em todos estes questionamentose digo mais, este caso, é um caso clássico de batom na cueca.com.br

    Neo-tupi

    Marcelo, pense um pouco no que você escreveu:
    1) Quem escreveria em um contrato que venderia dados sigilosos da receita?
    2) E que grande corporação assinaria um contrato confessando o crime de estar comprando?
    Ah… a cláusula de confidencialidade garante que jamais viria a público? Nenhum papel assinado está livre de ser vazado, ou apreendido em uma busca e apreensão.
    Então, se é para esconder, nem contrato nestes termos existiria. Se fosse para remunerar Palocci por algo escuso fariam com outra coisa que não fosse consultoria (o mais usual é bons negócios de cartas marcadas no mercado financeiro: Palocci aplicaria dinheiro ganhando e a outra ponta perdendo, depois de triangulação para não aparecer que o negócio é entre os dois).
    Esse tese não é verossímel porque a consultoria emite nota fiscal, e nota fiscal não é ao portador, aparece o nome e CNPJ do cliente, portanto não fica confidencial à fiscalização.
    Vamos parar de viajar na maionese, gente.
    Do momento que Palocci abriu empresa no nome dele e emitiu nota fiscal à luz do dia, acusem Palocci de se deixar ser cortejado pelo poder econômico (no Brasil, se um poderoso abre um restaurante, todos que querem ficar perto do poder, vão comer lá. Com uma consultoria é a mesma coisa). Mais do que isso, é possível, mas é improvável.

Fabio

O problema é que Dilma, que se isolou dentro do palacio e deixou que outros governem por ela.
Onde esta aquela mulher forte, de opinião que foi min das minas e energias e casa civil.
Esta Dilma que esta na presidencia esta totalmente fria, sem vontade de governar.
Acordaaaa Dilma.

    Pall Kunkanen

    decepcionado com dilma

Marcelo de Matos

Um aviso geral aos incautos, que serve também para os críticos precipitados e blogueiros sujos, limpinhos, primários, regressistas e chapas-brancas, pegando aqui o gancho numa frase do Edu/Cidadania. Palocci não é um Zé Mané que caiu de paraquedas no governo Dilma. É um profissional altamente habilitado como consultor financeiro, cuja competência é reconhecida pelo mercado. Alguém com esses requisitos, firmando contratos de participação no resultado de grandes empresas, não corre o risco, em hipótese alguma, de faturar apenas uma merreca. Diz Carlos Alberto Sardenberg em sua coluna: “O ministro é médico de formação e político profissional, mas mesmo os melhores economistas se impressionaram com a experiência, o conhecimento técnico e a capacidade de gestão de política econômica adquiridos por ele”. É isso.

    Fabio_Passos

    É isso!
    sardemberg lambendo o consultor.
    serra e aécio elogiaram o consultor.

    Será que o consultor presta?

    FrancoAtirador

    "O ex-ministro da Fazenda especializou-se em assessorar empresas com problemas financeiros e em dificuldades com o Fisco. Com a experiência que acumulou no comando da economia, Palocci ensina o caminho das pedras para os empresários que precisam reduzir os níveis de endividamento e soerguer seus empreendimentos. Palocci também tornou- se próximo de grandes grupos financeiros, que sempre aplaudiram o êxito de sua gestão no fortalecimento dos fundamentos da economia. No momento, o ex-ministro tenta ajudar o Bradesco a se manter como correspondente do Banco Postal. Faz o possível para quebrar as resistências do ministro das Comunicações…" (IstoÉ nº 520 12set2007).

    FrancoAtirador

    Agora a notícia boa:

    BANCO DO BRASIL DESBANCA BRADESCO E VENCE LEILÃO PARA BANCO POSTAL

    O Banco do Brasil acaba de vencer leilão para ser parceiro dos Correios no Banco Postal, com um lance de R$ 2,3 bilhões. O banco terá direito de atuar, inicialmente, em 6.195 agências postais a partir de 2 de janeiro de 2012.

    Há dez anos, desde sua criação, o Banco Postal é comandado pelo Bradesco. Pela primeira vez outra instituição bancária cuidará desse negócio, que em 2010 apresentou um lucro de R$ 820 milhões.

    O leilão aconteceu em 12 rodadas, com Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica no páreo. Em seu último lance, o segundo colocado Bradesco ofereceu R$ 2,25 bilhões.

    O Banco Postal oferece serviços bancários básicos, como abertura de conta corrente, saque e pagamento de benefício do INSS.

    O contrato entre Correios e Banco do Brasil é de cinco anos, e deverá ser assinado dentro de 15 dias. Dez dias após a assinatura, o banco deverá pagar os R$ 2,3 bilhões, que é o valor de acesso ao negócio.

    Até 2 de janeiro, o banco deverá pagar também aos Correios R$ 500 milhões, referentes ao valor estimado das agências do Banco Postal. Ao longo dos cinco anos de contrato, os Correios deverão receber ainda um mínimo de R$ 350 milhões pela participação nas tarifas cobradas.

    Puderam participar do leilão instituições financeiras ou instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central que tenham ativo igual ou maior a R$ 21,6 bilhões e patrimônio líquido igual ou maior a R$ 2,160 bilhões.

    O edital publicado pelo governo determina uma tabela de tarifas, entre elas R$ 28,08 para abertura de conta-corrente e poupança, R$ 1,40 para saque em conta-corrente e poupança, R$ 0,97 para consulta de saldo e R$ 1,44 para pagamento de benefícios do INSS.

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-bb-no-

    luiz pinheiro

    Errou o tiro, Franco Atirador. O Banco Postal está sendo comprado pelo Banco do Brasil.. O Bradesco ficou a ver navios.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O alvo, no meu comentário acima, não foi o Bradesco.

    No comentário abaixo deste, sim.
    .
    .

    luiz pinheiro

    Voce acusou o Palocci de trabalhar pelo Bradesco na questão do Banco Postal. Acontece que o banco que venceu o leilão foi o BB, que segue ampliando sua participação no mercado. Das duas uma: 1) não é verdade que o Palocci tentou ajudar o Brasdesco; 2) ele tentou mas não conseguiu, porque é um pobre ministro fraquinho.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Diz o ditado:

    "Quem advoga para o diabo, arrisca-se a ir p'ra cadeia junto com ele."
    .
    .
    E dizia o maragato: "Não queimo pólvora em chimango!
    .
    .

    FrancoAtirador

    Divirtam-se:

    http://congressoemfoco.uol.com.br/Noticia.aspx?id

Durvaldisko

Cassandras desempregadas apregoam precocemente a morte política de Dilma.O PIG, não contente,vai além.Almeja a morte física. Com experiência adquirida nos últimos oito anos,constataram que que a única eleiminação eficaz é a física. Certamente,não encontraram aquele jagunço desempregado que acertava no olho da cobra a 100metros…

Gustavo Pamplona

"–, o rolo compressor de um governo que se pretendia de centro-esquerda deu tilt. Só rolou para um lado, o da centro-direita."

hahahahhahahahah :-D

Eu tinha dito para vocês outro dia que a partir que um mesmo partido (mesmo que seja originário da "esquerda") fica tempo demais no poder, caso do PT agora que vai completar 12 anos em 2014 ele se torna um partido de direita.

Logo, logo vai surgir grupos de esquerda querendo derrubar o governo… Sabem porque, amiguinhos do "Vi o Mundo? hahahahhahaa

Isto porque não somente ninguém aguenta um mesmo governo e um mesmo partido no poder com a história do mundo já nos deu vários exemplos disto.

    Rafael

    Mas esse povo agunetou 38 anos da direita no poder.

André

Não importa se outras pessoas fizeram o mesmo que Palocci. Não importa quais sejam as intenções do PIG com seu "dois pesos duas medidas". O fato é que Palocci recebeu muito dinheiro. E não explica… Assim, não há condições dele permanecer no governo, sem que o prestígio e a credibilidade da presidenta Dilma sejam abalados. Espero que ele saia.

    Gerson Carneiro

    "O fato é que Palocci recebeu muito dinheiro."

    Até aí não tem nada de anormal. Ninguém recusa cliente sob a alegação de "não vou te atender porque senão vou ganhar muito dinheiro."

    Ricardo Teixeira com seus negócios obscuros faz de Palloci um mendigo.
    E Gilmar Mendes com sua uma escola que oferece cursos de graduação e pós-graduação (o Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP), fatura muito mais que Palloci com contratos exclusivos com a União, o próprio STJ e o Congresso Nacional.

    Geloca

    Mas isso não nos refresca, Gerson. Sem histeria udenista, é preciso que a gente possa defender o que é defensável.

    Gerson Carneiro

    O defensável é: não se pode condenar Palocci apenas com a argumentação simplista de que "Palocci recebeu muito dinheiro." Quem tem uma carteira de clientes do naipe da carteira de clientes do Palocci vai ganhar muito dinheiro. E ninguém deixa de atender clientes sob o argumento de que "não pode atender porque não pode ganhar muito dinheiro".

    Sabe aonde está Artur Virgílio nesse momento?
    Lisboa – Portugal. Curtindo a vida adoidado.
    E sabe porque Artur Virgílio está em Lisboa? Porque tem muito dinheiro.

    Quem não nos refresca é a velha mídia. Ponto.
    E eternamente será assim, ainda que se renda aos seus caprichos.
    É uma questão ideológica. A velha mídia tem urticária só de imaginar um governo possibilitando aproximação com o povo.

    leandro

    E vamos nós de novo. Para defender Palocci basta dizer que outros fizeram igual. Então é essa a lógica? Não temos que ser honestos, temos só que roubar como outros roubaram e estamos perdoados.

    Gerson Carneiro

    Não, meu amigo.
    Eu quero apenas que você me aponte o alegado roubo que o Palocci cometeu.

leandro

De Roberto Requião (pmdb-pr) falando por que vai assinar a CPI para investigar Palocci:
Por qual razão o senhor vai assinar?
O Banco Itaú comprou o Banestado e fez o melhor negócio do mundo no Paraná, na época em que Jaime Lerner (DEM) era o governador. Foi ótimo pro Itaú, e evidentemente péssimo para o Estado. Quando assumi, briguei para não pagar o que eles queriam. A Secretaria do Tesouro começou, indevidamente, a dizer que o Paraná estava em dívida e a cortar todas as transferências federais, como se fosse um cartório de protesto da banca privada. Sabe quem era o assessor do Banco Itaú? Palocci, à época ex-ministro da Fazenda.

FrancoAtirador

.
.
Será que essa cúpula paulista "majoritária" petista

não percebeu que não estão fritando só o Pallocci,

mas, injustamente, todo o governo Dilma Rousseff ?

Não há mais condições políticas para mantê-lo no cargo.

Por isto o Pallocci tem de ser afastado imediatamente!

Ainda que seja para se defender e comprovar sua inocência.
.
.

    beattrice

    A cúpula paulista tucana do PT não pensa senão nela mesma, e nos canapés do JOCKEY CLUB.

    Gerson Carneiro

    É por isso que concordo com o Smurf Ogênio no comentária acima onde ele diz dentre outras coisas "E quem é este "palerma" chamado Eduardo Suplicy?" e "Quem manda e quem sempre mandou se chama PMDB!!!"

    E digo mais: quando o Lula de alguma forma estiver fora do PT toda essa brigaiada que estamos assistindo no PSDB estará presente no picadeiro do PT protagonizada pela cúpula paulista tucana do PT. É só uma questão de tempo.

beattrice

A empresa porventura seria aquela que encabeça a suposta lista dos clientes paloccianos que agraciaram sua conta bancária com valores milionários?

PC SÃO PAULO

Meu caro Azenha,
Na Adminusração publica, Não basta se honesto, tem que parecer honesto. Não pode ser imoral e legal.
O Tony Pallocci enriqueceu-se em 4 anos, nenhum NOBEL de Economia pode explicar tal fato, se não ganhou na Loteria ou recebeu uma herança.
Enquanto isso, os Professores, os Policiais e os profissionais da Saúde recebem ESMOLA dos governadores. Pede para a DILMA explicar para eles que tudo que o TONY fez foi NORMAL.

Eugênia

Espero que Palocci vença a parada! Não penso que ele esteja morto politicamente. Em particular, se conseguir dar a volta por cima. Vai voltar mais fortalecido. O resto é oposição sem proposta, mídia golpista, e minorias alvoroçadas do PT querendo ganhar espaço. Ah, sim, e os hipócritas e invejosos de sempre.

Marcio.

Rapaz, e agora descubro que além de médico expert em mercado financeiro, é também advogado mestre em Direito societário, civil e comercial. Esse senhor é um fenômeno, Lula tem razão.

César Augusto Sandri

Votei no PT por acreditar que eles fariam um projeto para combater a corrupção desse País. Mas vejo que a coisa continua a mesma.Acho que nós eleitores teremos que fazer esse projeto, votando NULO, pq parece que ninguém se salva. Será que o PSol seria honesto?

    Gerson Carneiro

    Falta combinar com os eleitores do PSDB e do DEM para votar nulo. De antemão te garanto que eles não fecharão o acordo.

    Roberto Locatelli

    Não se trata de corrupção, César. Nem mesmo a mídia golpista se atreveu a dizer isso. Os ganhos foram legais e declarados no imposto de renda. Só que o que a lei autoriza nem sempre é ético. É isso que se discute na empresa do ministro.

    ULTRA Q

    Tu manja muito hein velho…. só falas besteiras aqui rapaz.

    Palocci é um baita de um corrupto e o pior, a coisa vai chegar no Lula, já começou a correr um botado forte de que essa arrecadação do palocci foi parar numa tal de ONG de Lula.

    Ja era tocador de tuba.

    Mauro Silva

    Pelo teu nível, habitas um bueiro.
    Essa "tal de ONG de Lula" tem nome ou é 'trolisse' de esgoto?
    Besteiras fala vc e, pior, não entende o que os outros escrevem.

    M. S. Romares

    É o seu carmem com novo "visual". Ou tá muito dificil reconhecer??

    Lúcia Amorim

    Concordo plenamente com vc, Roberto Locatelli. De diferente, só, que não dou NENHUMA bola pra essa tal de 'ética' moralista tosca, metida a besta que o pessoal aí venera. "Quem queira moralizar o mundo, deve abrir uma igreja e sair da vida política." É lição (velha) do Max Weber.

    A luta política é luta duríssima. A luta entre os pobres e ricos é briga de foice no escuro. Imagine se todos os que aqui escrevem, tão 'éticos' — parecidos, aliás, com as senhoras-de-santana, que ajudaram o golpe de 64 com a tal de 'ética' moralista lá-delas, de brancos e ricos (e golpistas) — tivessem de passar pelas provas nas quais condenam, feito Napoleões pirados, o resto do mundo. Comigo, ultimamente, é assim: me vem dondoca falar de 'ética' e eu já jogo pedra PREVENTIVA. Vão se catá, esses 'éticos' de assembleia de condomínio de ricos.

    César Augusto Sandri

    O Palocci é um pobre lutando contra os ricos? É isso que entendi? Ganha 10 milhôes para beneficiar grandes empresas , (não usou sua posição pra defender os trabalhadores , os pagadores de impostos massacrados por esse país) . E isso é luta polìtica? Ademais existe uma diferença entre ética e Moral . Que a senhora embaralhou e colocou no mesmo patamar. A moral é imposta pela classe dominante. Assim como a senhora está fazendo , querendo afirmar como moralmente a aceitável o fato do seu Palocci usar de sua influência para beneficiar uns poucos em detrimento dos outros todos. Já a Ética é a ciência que nos ilumina a não chegar à esse ponto.
    Portanto exigir valores como honestidade não é moralismo é Ética Mesmo.

    Fabio_Passos

    Não tenha dúvida que o PSOL é mais ético e honesto do que o PT.
    Na prática. Comprovadamente.

    Mauro Silva

    Prezado Fábio
    Depois de ver o 'button' do PSOL na camisa de um determinado amigo de juventude; inquirí-lo sobre a sua 'guinada' ideológica surpreendente e ouvir, perplexo, as motivações nada republicanas da sua 'militância', numa cidade média de São Paulo, lembrei-me do PV na sua origem e apaguei este 'sol' do meu firmamento por falta de brilho.

Gerson Carneiro

Palocci morreu e Eduardo Suplicy ressuscitou.
Abriu o bocão e dessa vez não foi para imitar o Frank Sinatra, mas sim o Roberto Jefferson.

Armando do Prado

Sempre ele.

Deixe seu comentário

Leia também