No Rio, cientistas sociais, ativistas e parlamentares debatem saídas para o futuro
Tempo de leitura: 2 minOs destinos do país em disputa: CEE-Fiocruz e Cebrap realizam seminário no Rio de Janeiro para debater a crise política
Que futuros se anunciam para o Brasil, em meio à crise política e econômica que vem convulsionando a vida dos brasileiros? Em um cenário de esgotamento do sistema político tal qual hoje se apresenta, no qual a presidente da República sofre um processo de impeachment sem que haja crime de responsabilidade caracterizado, quem são os agentes que disputam os destinos do país, hoje?
O seminário Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo, que será realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), nos dias 11 e 12 de abril de 2016, levará essas questões a quatro mesas de debates – Encruzilhadas da conjuntura; O movimento da política institucional; A política e o movimento da sociedade; e O horizonte do futuro.
“No momento em que o país atravessa grave crise e em que há uma crescente polarização de posições, é da maior importância abrir fóruns de debate”, observa Angela Alonso, presidente do Cebrap. “Este seminário tem a vantagem de pôr em diálogo intelectuais, que pesquisam e refletem sobre a política, e os atores que têm nela sua arena privilegiada de ação”.
Para o coordenador do CEE-Fiocruz, Antonio Ivo de Carvalho, é hora de erguer três bandeiras: “A luta pelo aprofundamento democrático, a luta pela retomada do crescimento e a luta contra as desigualdades”, propõe.
“O seminário visa discutir a crise presente e suas saídas. Mas quer debater, sobretudo, os processos de longo prazo que se abrem para a sociedade brasileira e quais as direções e possibilidades de um novo ciclo cujos contornos vão se desenhando ainda muito tenuemente”, diz o pesquisador associado do CEE-Fiocruz José Maurício Domingues.
O evento reunirá cientistas sociais, ativistas e parlamentares, como André Singer (USP), Lena Lavinas (UFRJ), Tereza Cruvinel (Brasil 247), Candido Grzybowski (Ibase), Guilherme Boulos (MTST) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ), entre outros.
Haverá transmissão online, com acesso pelo blog do CEE-Fiocruz ([email protected])
Apoie o VIOMUNDO
Veja também:
Comentários
FrancoAtirador
.
.
Não há Alternativa Futura Alguma para o BraSil
.
sem um Sistema Público de TeleComunicações
.
com Abrangência em todo o Território Nacional.
.
.
FrancoAtirador
.
.
OS MAIORES ERROS DOS GOVERNOS LULA E DILMA
.
1) Fazer Parceria Público-Privada (PPP) com o Cartel das Teles
formado pela Telefónica de Espanha (VIVO, GVT, TIM, OI, Speed)
e pela America Movil (Claro/TelMex/Net/Embratel/Star One)
para Implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
.
2) Esperar Interesse Público, Não-Comercial (Sem Fins Lucrativos),
dos Grupos Empresariais Globo, Band, SBT, RedeTv, Record, RBS…
.
.
FrancoAtirador
.
.
(http://www.gazetadopovo.com.br/economia/negocio-na-europa-mexe-com-vivo-e-tim-lideres-no-brasil-32uz0l7bqbqqv05bd10ppw95a)
.
(http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/24/dona-da-vivo-amplia-fatia-na-telecom-italia-e-pode-vender-tim-no-brasil.htm)
.
.
FrancoAtirador
.
.
(http://economico.sapo.pt/noticias/semana-decisiva-para-a-telecom-italia-pode-acelerar-fusao-entre-oi-e-tim_237339.html)
(http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-01-22/portugal-telecom-shareholders-approve-sale-of-portuguese-assets)
(http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,dona-da-tim-muda-comando-e-venda-no-pais-volta-a-cena,10000022541)
.
.
FrancoAtirador
.
.
(http://www.teleco.com.br/operadoras/gvt.asp)
(http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/vivendi-aumenta-parcela-de-acoes-na-telecom-italia-e-se-aproxima-de-limite-para-aquisicao)
.
.
FrancoAtirador
.
.
(http://www.claro.com.br/claropar/a-empresa/nossa-historia)
(http://www.viomundo.com.br/denuncias/zarattini-critica-tucanos-pela-entrega-de-satelite-brasileiro.html)
.
.
Deixe seu comentário