Morre Nilcea Freire, que implantou embrião do programa de cotas na UERJ

Tempo de leitura: < 1 min
Foto Elza Fiuza/Agência Brasil

Nilcea Freire, ex-ministra de Lula e ex-reitora da UERJ, presente!

Como reitora da UERJ, no período de 2000-2004, foi implantado o embrião do sistema de cotas para estudantes egressos de escolas públicas e negros.

Do Jornal GGN

Nilcea Freire, que foi ministra de Políticas para as Mulheres do governo de Luiz Inácio Lula da Silva entre 2004 e 2011 morreu ontem, sábado, dia 28, aos 66 anos, no Rio de Janeiro.

Nilcea tinha câncer e recebia tratamento médico em sua casa.

Ela foi a primeira mulher reitora da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), era médica, professora e pesquisadora.

No governo Lula, foi responsável pela I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que resultou no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Nilcea presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher e, durante sua gestão no governo Lula, com destaque para a Lei Maria da Penha, criação do Ligue 180 e do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Como reitora da UERJ, no período de 2000-2004, foi implantado o embrião do sistema de cotas para estudantes egressos de escolas públicas e negros.

O projeto foi criado e muito debatido nos anos seguintes, sendo por fim adotado em outras dezenas de universidades públicas.

Apoie o VIOMUNDO

Como militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), na época da ditadura no Brasil, Nilceia foi ameaçada por órgãos de repressão e acabou por se exilar no México, entre 1975 e 1977.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

a.ali

em algum lugar do universo há um mundo paralelo, pois os bons estão sendo pinçados e levados e aqui tem nos deixado só a catrefa!

Deixe seu comentário

Leia também