Militantes dos movimentos populares de todo o país em Brasília para posse de Lula; fotos

Tempo de leitura: 3 min

10 mil marcham em Brasília para posse popular de Lula neste domingo (01)

Acampamento dos Movimentos Populares com militantes de todo o país rumam à Praça dos Três Poderes para celebrar a posse do presidente

MST

Reunidos no Acampamento dos Movimentos Populares desde o último dia 30, representantes das organizações do campo e da cidade, e comunidades indígenas marcham para a posse de Lula e pautam a “posse popular” do presidente neste domingo (01).

Cerca de 10 mil pessoas saem do Estádio Mané Garrincha às 8 horas e participam da marcha que ocupará a Esplanada dos Ministérios rumo à Praça dos Três Poderes.

“Nossa Marcha será uma demonstração da nossa força, unidade e organização coletiva”, sinalizou Ceres Hadich, da Direção Nacional do MST. Para a dirigente, a marcha conjunta dos movimentos populares do Brasil representa também a vontade de milhões de brasileiros e brasileiras.

“Chegamos até aqui e podemos celebrar essa grande vitória, além de reafirmar nosso compromisso de esperançar se organizando em nossos territórios. É com essa organização que vamos continuar fortalecendo a democracia e lutando pelas conquistas necessárias para transformar a vida do povo brasileiro.”

A Marcha reunirá movimentos camponeses, movimentos indígena, movimentos urbanos, de juventude e representantes de sindicatos e partidos.

“Nossa Marcha representa aqueles e aquelas que, incansavelmente, estiveram em luta nos últimos anos, desde o golpe contra a presidenta Dilma, passando pela prisão injusta de Lula e, mais recentemente, resistindo aos ataques que sofremos e debatendo com a sociedade a necessidade de construir um novo capítulo da nossa história”, comentou Hadich.

Com faixas, bandeiras das organizações, cartazes, batucadas e palavras de ordem, a Marcha dos Movimentos apresenta a simbologia da posse popular, em que o povo irá nomear e reafirmar Lula em seu terceiro mandato na Presidência da República. “Nossas cores vão ocupar Brasília em uma ampla demonstração de que, democraticamente, venceu a vontade do povo para transformar nossa realidade, com Lula e com muita luta”.

Apoie o VIOMUNDO

Acampamento dos Movimentos Populares

O Acampamento que reúne as inúmeras delegações com representações de todas as regiões do país, organizado pelos movimentos populares, movimentou o Estádio Mané Garrincha nos últimos dias.

Com uma programação voltada para a organização dos movimentos para a posse popular, o Acampamento realizou a Assembleia do Campo Popular, que contou com a presença de futuros ministros do Governo Lula, como a dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o futuro Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira e Paulo Pimenta, do Ministério da Secretaria de Comunicação Social, além de dezenas de deputados federais e estaduais, reafirmando a disposição das organizações presentes na luta por conquistas de direitos no próximo período.

Além disso, como parte da agenda do Acampamento, a Feira Popular mobilizou diversas comunidades que realizaram a exposição de seus produtos ao longo dos dias de atividades. Participaram comunidades rurais, indígenas, além da Rede Armazém do Campo, do MST.

Fotos: Adolar Acácio e Eduardo Moura / @eduardomoura94

 

Leia também:

Ao vivo, acompanhe a posse presidencial: Lula discursa no Congresso Nacional

“Democracia para sempre”, destaca Lula em discurso no Congresso; LEIA a íntegra

‘Viva o povo brasileiro!’, celebra Lula em discurso no parlatório do Planalto; LEIA a íntegra

Jorge Souto Maior ao governo Lula: Muito obrigado por renovar nossas forças, energia e esperança!

Quem são os oito brasileiros que subiram a rampa e entregaram a faixa presidencial a Lula

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

COLOSSAL MOVIMENTO POPULAR!

Deixe seu comentário

Leia também

Política

Roberto Amaral: Basta de banditismo militar e recuo republicano

Governo Lula tem a chance de escapar do corner

Política

Manuel Domingos Neto: Questões correntes

Comandantes militares golpistas, kids pretos, prisões, Múcio, Lula…

Política

Jeferson Miola: O CNPJ do golpe

Cumplicidade corporativa e institucional