Mensalão: Depois do primeiro dia de julgamento

Tempo de leitura: < 1 min

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Antônio

EXTRA! EXTRA!

Gilmar Mendes pede à PF investigação da Wikipédia no Brasil:

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representou à Polícia Federal pedindo a abertura de investigação contra a Wikipédia. O ex-presidente do STF fez gestões junto ao conselho editorial da enciclopédia virtual no Brasil para corrigir o que avalia estar distorcido em seu verbete , que considerou ideológico. Sem êxito junto aos editores, decidiu investir contra o produto. Para ele, a Wikipédia está “aparelhada”.

Paralelamente, Gilmar prepara uma representação ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pedindo investigação do uso de recursos públicos para financiamento de blogs de conteúdo crítico ao governo e instituições do Estado. Ele quer saber quanto as empresas estatais destinam de seus orçamentos para esse tipo de publicidade. Gilmar argumenta que não se pode confundir a liberdade constitucional de expressão com o emprego de dinheiro público para financiar o ataque às instituições e seus representantes.

Ver matéria completa em: http://blogs.estadao.com.br/joao-bosco/gilmar-mendes-pede-a-pf-investigacao-da-wikipedia-no-brasil/

J. da Cachaça Petista de fé

Isso que dá colocar no STF gente igual ao Lula.

J. da Cachaça Petista de fé

Todos os 38 envolvidos no Mensalão seriam sentenciados a pena de morte se estivessem na China. Para mim,eles comeram bala Juquinha enão escovaram o dentes,por isso estão sendo processados. Os 38 deveriam serem condecorados porque só fizeram o que é bom para o Brasil. Primeiro, aqui não pode condenar político. Ninguem fez nada. Tanto é que os advogados estão trabalhando de graça para os acusados, porque não tem dinheiro para pagar honorários. O MTB é um advogado de fachada que está ali só para treinar um pouco a sua retórica, mas não vai ganhar um centavo.O STF ´so tem burro, que nunca estudaram e chegaram oa STF seguindo o exemplo do Lula. Eu achei que deveriam fechar o STF e criarem outro Supremo Tribunal Federal Petista, onde só seriam escolhidos juizes que lutaram na Var- Palmares e na Colina ou então indicados pela OAB que levaram pau no exame de ordem. I maginem que o Joaquim Brabosa não sabe nem ler, comprou seu exame de ordem, fez seu curso de Direito na Faculdade Particular Pagou Passou. Vamos indicar o Lula, o Palocci, a Erenice, o Tiririca, o Lulinha, a Tiazinha de Vermelho, O Chapolim,O Gato de Botas, o TIO PATINAS e o Fenomeno Ronaldo para oo novo STFP. E vamos botar o povo para aplaudir ,porque o Lula vai garantir as sentenças feitas na ponta da caneta tinteiro à moda antiga e no latim de cão viralata.

Emília

Para mim, esse julgamento é uma palhaçada, pois o que deveria ser julgado mesmo, ninguém toca no assunto que é o famigerado caixa dois, que TODOS os candidatos e partidos fazem, com menor ou maior valor, mais fazem, com dinheiro de pessoas ou empresas, que depois cobrarão o “favorzinho” e,por serdores públicos que ajudam a superfaturar obras para desviar dinheiro público. O mensalão como a mídia entende, nunca existiu. Infelizmente, alguns servidores público no Brasil não percebem que são apenas servidores do Brasil e não dono dele.

Amaro

A LUCIDEZ DE JANIO DE FREITAS

O julgamento na imprensa

Por Janio de Freitas em 02/08/2012 na edição 705

Reproduzido da Folha de S.Paulo, 31/7/2012; intertítulo do OI

O julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal é desnecessário. Entre a insinuação mal disfarçada e a condenação explícita, a massa de reportagens e comentários lançados agora, sobre o mensalão, contém uma evidência condenatória que equivale à dispensa dos magistrados e das leis a que devem servir os seus saberes.

Os trabalhos jornalísticos com esforço de equilíbrio estão em minoria quase comovente.

Na hipótese mais complacente com a imprensa, aí considerados também o rádio e a TV, o sentido e a massa de reportagens e comentários resulta em pressão forte, com duas direções.

Uma, sobre o Supremo. Sobre a liberdade dos magistrados de exercerem sua concepção de justiça, sem influências, inconscientes mesmo, de fatores externos ao julgamento, qualquer que seja.

Essa é a condição que os regimes autoritários negam aos magistrados e a democracia lhes oferece.

Dicotomia que permite pesar e medir o quanto há de apego à democracia em determinados modos de tratar o julgamento do mensalão, seus réus e até o papel da defesa.

O outro rumo da pressão é, claro, a opinião pública que se forma sob as influências do que lhe ofereçam os meios de comunicação.

Se há indução de animosidade contra os réus e os advogados, na hora de um julgamento, a resposta prevista só pode ser a expectativa de condenações a granel e, no resultado alternativo, decepção exaltada. Com a consequência de louvação ou de repulsa à instituição judicial.

“Momentos difíceis”

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reforça o sentido das reportagens e dos comentários mais numerosos, ao achar que “o mensalão é o maior escândalo da história” – do Brasil, subentende-se.

O procurador-geral há de ter lido, ao menos isso, sobre o escândalo arquitetado pelo brilho agitador de Carlos Lacerda em 1954, que levou à República do Galeão, constituída por oficiais da FAB, e ao golpe iniciado contra Getúlio Vargas e interrompido à custa da vida do presidente.

Foi um escândalo de alegada corrupção que pôs multidões na rua contra Getúlio vivo e as fez retornar à rua, em lágrimas, por Getúlio morto.

Como desdobramento, uma série de tentativas de golpes militares e dois golpes consumados em 1955.

O procurador Roberto Gurgel não precisou ler sobre o escândalo de corrupção que levou multidões à rua contra Fernando Collor e, caso único na República, ao impeachment de um presidente. Nem esse episódio de corrupção foi escândalo maior?

E atenção, para não dizer, depois, que não recebemos a advertência de um certo e incerto historiador, em artigo publicado no Rio: “Vivemos um dos momentos mais difíceis da história republicana”.

Dois inícios de guerra civil em 1930 e 1932, insurreição militar-comunista em 1935, golpe integralista abortado em 1937, levante gaúcho de defesa da legalidade em 1961, dezenas de tentativas e de golpes militares desde a década de 1920.

E agora, à espera do julgamento do mensalão, é que “vivemos um dos momentos mais difíceis da história republicana”.

    Mário SF Alves

    Uma bela aula de política contida em seu comentário, prezado Amaro. Ah! A história; só ela nos livra definitivamente das garras do PiG.

Bonifa

Um intenso carnaval midiático e os ministros, minúsculos, lá no meio do espetáculo. Haverá vozes clamando por uma “justiça” justa, haverá injustiça absurda, tratamento diferenciado para o que a mídia queira que se diferencie, mergulho cego no frenesi alimentício atiçado pela mídia. E no centro de tudo, veremos se todos os fogos de artifício conseguirão condenar José Dirceu sem provas, isso sim é que dirá se ainda resta esperança sobre o judiciário brasileiro, ou não. Mas nada como o tempo para passar. Amanhã restará poucos traços desta furupa midiáticojudicial e a direita semifascista e antibrasileira pouco terá aproveitado de tanta gritaria. O Sol nascerá e se verá que só restarão cinzas deste espalhafato.

Luc

Isso aí me lembra o Corinthians e a Libertadores. (não entro no mérito de quem é bom ou ruim nem se futebol é circo e tal)

Independente do resultado, um ou outro condenado talvez, mas assim como o Corinthians ganhou a Libertadores e ninguém mais pode repetir mil vezes que jamais vai ganhar, fato é:

Vai acabar a piada/desculpa!

E a Dona Morte vai chamar o(s) próximo(s)!

FrancoAtirador

.
.
A famosa “opinião pública” não compareceu ao STF.

Até o “Cansei” cansou de fazer fiasco em Brasília.

Já a “opinião publicada” se espremia nos corredores.
.
.

Garoto

Ver excelente matéria de Tarso Genro sobre o mensalão. Acesse:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20653

Fabio Passos

O PIG deve achar que agora vai. rsrs

Renato Kern

A Record ficou com as Olimpiadas e a Globo só restou cobrir o mensalão. Nenhuma novidade, tudo coisa de 7 a dez anos atrás.

Mário SF Alves

Não satisfeita (ou insegura) frente a sua própria história, a Globo, PiG-sucursal da desinformação global, veio à público ontem, dia 1º de agosto, no Jornal da Globo, socorrer-se da CNN e outra de mesma índole para legitimar sua pregação golpista contra os já conhecidíssimos e julgadíssimos ditos operadores do dito mensalão. O que fica de sólido nesta coisa toda é que nem Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista, que ficou marcado pelo seu ódio a judeus e comunistas, por sua admiração pela figura de Hitler e por seu fanatismo … teria feito melhor. A diferença entre uma entidade e outra é apenas de objetivo. Lá eram os judeus e os comunistas, aqui os petistas; lá a “Alemanha Acima de Tudo”, aqui o “Brasil Um País de Poucos”. Mais claro do que isso ofusca.

Mário SF Alves

Tudo contra o PT e nada contra o Partido da anti-Social Democracia (dita) Brasileira.. Por quê será? Tem um doce quem advinhar. Tudo contra o PT = tudo contra qualquer possibilidade de superação do subdesenvolvimento sul-americano; tudo contra o PT = tudo contra qualquer movimento de consolidação da democracia; tudo contra o PT = tudo contra a mais remota possibilidade de uma Lei dos Medios; tudo contra o PT = tudo contra qualquer ameaça ao neoliberalismo e à libertinagem de imprensa.

Melinho

ESSA EU VI

MINISTRO DO STF IRONIZA FUNERAL DA ISONOMIA
“No tocante ao denominado ‘mensalinho’ –o chamado mensalão tucano, que, por sinal, envolve um dos réus dessa ação (Marcos Valério), este tribunal implementou o desmembramento. Mas, talvez, pelo aumentativo, talvez pelo vocábulo… não implementará o desmembramento do mensalão.” (ministro Marco Aurelio de Mello; irônico, ele foi o primeiro a votar com o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowiski, que escancarou a diferença de tratamento dado pelo STF ao ‘mensalão’ tucano, com inquérito desmembrado – e o julgamento coletivo do episódio envolvendo membro do governo do PT. LEIA MAIS AQUI)
(Carta Maior; 6ª feira/03/08/2012)

Shirley

É de se esperar que alguns dos ministros sedam as pressões da mídia, principalmente da glogo. Porque alguns precisam dela para um minuto de fama. Eles não tem competência pra condenar ninguém. Pois, o tribunal está contaminado por um ministro mensaleiro e um procurador prevaricador.
Deviam primeiro fazer uma limpeza moral neste tribunal.

    lia vinhas

    Ñão sei não, mas a agressividade das palavras iniciais do Ministro Barbosa, em quem muitos levam fé por ser negro (esquecem que Obama, que concorda com os genocidios praticados por suas Forças Armadas e outros belicistas que passaram pelo governo estadounidense também são negros)me leva a crer que alguns ministros do supremo se acovardarão diante da pressão do pig e da direita em geral, além daqueles que já são parciais por suas próprias posições conservadoras. Já, já o verdadeito quadrilheiro, Roberto Jefferson, o único casssado na época do suposto mensalão por não ter provas para suas acusações e que, depois, negou ter havido mensalão, será transformado em herói da mídia, que o levará a arrastar o Lula para o meio do turbilhão. Espero que o povão, aquele que realmente importa, continue sábio e pronto para defender os governos petistas de Lula e Dilma, o verdadeiro alvo desse julgamento com toda a cara de golpismo..

Diego

ENTENDENDO O MENSALINHO

Agora eu entendo o mensalinho citado pelo Ministro Marco Aurélio Melo. Entenda comigo:

Fonte: Vermelho, a esquerda bem informada

“Há questões em aberto difíceis para o cidadão entender. Por que Eduardo Azeredo (PSDB-MG) não está sendo julgado junto com os demais réus, se o “mensalão” tucano é anterior? Por que o “mensalão” tucano foi desmembrado e só Eduardo Azeredo, que tem fôro privilegiado, é julgado no STF, enquanto a Ação Penal 470 jogou no mesmo pacote dezenas de pessoas sem fôro privilegiado? A única explicação plausível é a espetacularização, em detrimento do ato de bem fazer a justiça”.

Bem, pelo menos os Ministros Marco Aurélio e Ministro Ricardo Lewandowski votaram pelo desmembramento

Sagarana

Ninguém vai ser preso por um motivo muito simples: nesse pais rico naum vai para a cadeia.

    Sagarana

    Ops, faltou virgula: nesse pais, rico naum vai para a cadeia.

    Mário SF Alves

    Sagacidade gramatical, heim!, Sagarana?

denis dias ferreira

Durante toda a minha vida nunca assisti a um julgamento. Hoje, à tarde, assisti a uma parte da sessão do STF que julga a Ação 470, que é, nessa Corte, o nº da ação referente ao rumoroso e popularíssimo caso do”Mensalão”. Se entendi corretamente, discutiu-se, nessa primeira sessão, a constitucionalidade de se julgar em bloco todos os réus e se o ação não deveria ser julgada em outros tribunais. Na fala dos juízes, o amplo direito à defesa de cada réu estará assegurado, mesmo não se desmembrando a ação. Todos se comprometeram com um julgamento técnico, justo, imparcial e impessoal. Fora do Tribunal, notei que, nesta semana, todos os jornais e revistas, representantes do PIG, saíram com suas capas e primeiras páginas ostentando manchetes e fotos dos acusados. Um detalhe: nas capas das revistas a cor predominante era o vermelho. Os mensaleiros já foram previamente julgados e condenados pela grande mídia e pela opinião pública; a simples menção dos nomes dos “mensaleiros” e a visão de suas imagens, causam no cidadão um certo horror e uma mórbida repugnância. É certo que o PIG está apostando na condenação. É uma questão de honra, de prestígio e de afirmação de seu poder no contexto do cenário político brasileiro. É difícil saber o quanto os julgadores do STF se deixarão ou não influenciar por esse pré-julgamento e condenação, se se intimidarão diante da pressão midiática e se temerão a reação desfavorável da opinião pública, caso absolvam os acusados.

jairo

Na retomada do julgamento que posição mais arrogante do Aires Brito. A denuncia do procurador geral, lida pelo Joaquim Barbosa, é uma arenga politica que denota o partidarismo (OPOSIÇÃO)do mesmo.

Maria

Queria entender algumas coisas que ouvi. 1.Por que dois ministros estavam ausentes de uma reunião realizada ontem, tão importante que versava sobre o desmembramento do processo e esses sequer foram ouvidos, isso em se tratando do voto do relator, que era muito importante?Isso não é a prática do velho casuísmo? 2.Por que os acusados da lista de Furnas, crime anterior, não serão julgados (se é que serão) juntos, como nesse processo? 3. Quando o Joaquim Barbosa falou sobre a existência de dinheiro em off shore, pensei que já era o processo da privataria tucana, com muito mais provas do que o dito mensalão. 4. Espero que entre os seus leitores, alguns bons advogados possam arguir com profissionalismo os furos desse processo.

Willian

A gratidão é um sentimento nobre. Parabéns, Min. Lewandoviski!

    Mário SF Alves

    O mesmo não se poderia dizer dos que professam às escâncaras o “amém, sim sinhô” sob pressão da vuvuzela midiática anti-PT, né não Willian?

Zilda

Espero que os ministros do STF tenham a hombridade de fazer um julgamento honesto e justo. E que Toffoli não vote contra todos os´julgados apenas para parecer independente.

Maria Dirce

O Amaury vai ficar com cara de tonto se nada acontecer com a privataria e a lista de Furnas.Jamais as TVS abertas vão falar sobre, os tucanalhas passam de bom paladinos, assim como Demóstenes posava, e a mídia alimenta a demonização contra o mensalão e senta no rabo.E O Bernardo? ministro das comunicações o que de fato ele fez até agora? a censura as operadoras de celulares foi a Dilma que deu ordem para colocar as operadoras dentro da lei e intimou Anatel que até então era um orgão de enfeite, cabide de emprego apenas.Enqto a Dilma fala que controle remoto resolve tudo, a demcracia esta ameaçada pela mídia golpista e o povo ja esta cansado do Pt olhar paisagens e ver assassinada a reputação de um partido que revolucionou o Brasil.Que pena!!!!

O_Brasileiro

Tudo indica que não haverá garantias constitucionais de defesa para os acusados.
Parece estar montado um “tribunal de exceção”.
Um poder cooptado por outro, o midiático.

Marcia Noemia

Sai andando, como de costume, para a minha ginástica semanal. No caminho vi um aglomerado de pessoas próximas a um bar com tv – aliás um horror,aqui em Niterói a maioria dos bares e restaurante tem essa maldita telinha. Pensei que era por causa do ” do maior julgamento da história da República”; aquele “que vai parar o páís”… Mas todos estavam vendo a competição de natação em que o Cielo disputava medalha.Parei tb para ver. O meninão ganhou prata. Parabéns Cielo! Acabou a disputa,todos se dispersaram e tomaram o seu rumo.

    Willian

    Cielo ganhou prata? Onde?

lulipe

“A maioria dos ministros STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou o desmembramento do julgamento dos réus do mensalão. Dos onze ministros, nove votaram contra o desmembramento –Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Carmem Lúcia, Cezar Peluso, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto. Somente Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio votaram pelo deferimento. Com isso, todos os 38 acusados serão julgados pelo Supremo. Após o final da votação dos ministros, o presidente da Corte proclamou um intervalo de trinta minutos.” (Fonte:UOL)

Não colou o artifício da defesa para protelar o julgamento e gerar, no futuro, uma prescrição para a maioria dos crimes.Perderam a primeira!!!

    Marco Aurelio

    Então o PSDB vai escapar????????????????????????????

    *JULGAMENTO NO STF : http://www.tvjustica.jus.br/assista_online.php)

    MINISTRO DO STF IRONIZA FUNERAL DA ISONOMIA
    “No tocante ao denominado ‘mensalinho’ –o chamado mensalão tucano, que, por sinal, envolve um dos réus dessa ação (Marcos Valério), este tribunal implementou o desmembramento. Mas, talvez, pelo aumentativo, talvez pelo vocábulo… não implementará o desmembramento do mensalão.” (ministro Marco Aurelio de Mello; irônico, ele foi o primeiro a votar com o revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowiski, que escancarou a diferença de tratamento dado pelo STF ao ‘mensalão’ tucano, com inquérito desmembrado – e o julgamento coletivo do episódio envolvendo membro do governo do PT. LEIA MAIS AQUI)
    (Carta Maior; 6ª feira/03/08/2012)

    Willian

    Desculpe discordar, Lulipe, mas na verdade ganharam. Só queriam protelar o julgamento e conseguiram, com a ajuda do Min. Lewandoviski.

    lulipe

    Ganharam, talvez um dia, se houvesse o desmembramento, ganhariam meses, até anos se levarmos em conta a morosidade de nossa justiça!!!

    Marcia Noemia

    Acho que vc não entendeu. A Suprema Corte já havia desmenbrado os réus do MENSALÃO TUCANO. Portanto a própria Corte votou contra aquilo que ela já havia votado. Por isso a ironia do ministro Marco Aurélio.

    lulipe

    O ministro é conhecido entre seus pares por “voto vencido”, por isso perdeu mais uma…

    Mário SF Alves

    Boa, companheira. É assim que se argumenta contra a lavagem cerebral que impulsiona o PiG-local, sucursal maior da desinformação global. Com fundamento na realidade (real) e não na deles, a virtual. Valeu.

Marco Aurelio

Você viu o mensalão por aí??????Eu não.Eu não.Eu não.

trombeta

Hoje, pela manhã, fui fazer minha caminhada, trabalhei, assisti o jogo da seleção brasileira de basquete nas olimpíadas (infelizmente, perdemos por um ponto no último segundo)contra a Rússia, fui buscar pão na padaria, muita mulher bonita nas ruas de Porto Alegre, trabalhei mais um pouco.

Incrível como o mundo continua embora o PIG queira, na sua arrogância, que ele pare para você prestar atenção na sua pauta: o “julgamento do século”.

Faça o mesmo, o PIG não merece um segundo da sua vida.

Cesar Saldanha

“Mais tarde na Sala da Justiça: Batman e Robim…” Talvez seria esta a frase da Globo e seus piguentos.

Luiz Fortaleza

Não há inocentes nesta história ou estória. Kem mandou se aliar aos inimigos do passado?

Cesar Saldanha

Esse circo supremo só interessa ao PIG, não vai alterar em nada o nosso cotidiano, os outros mensalões e denúncias da FURNAS serão esquecidos. Espero que o povo não encontre porto seguro nessa suprema corte de mentira e enganação.

mello

A mídia pede a participação do Batman, do Homem-aranha, do Superhomem e do Surfista Prateado no julgamento….Ela precisa tanto de superherois infantis….

angelo

Aos 12 anos deste século o Setor de Astrologia do G1 informa: “Começa o Julgamento do Século”.

Ok? Nos próximos 88 anos não haverá nada mais importante, conforme determinação da Globo.

Jorge

Estão pagando a sua exposição a mídia. Juiz deveria só se manifestar nos autos, mas a vaidade, ô desgraça da vaidade. No filme “O Advogado do Diabo”, a última fala é: “dos pecados, o que mais gosto é o da vaidade!”
O PIG também gosta……

Maria

Só consegui assistir uma parte da fala do revisor lewandowsky, que foi muito boa.Como estava tentando assistir à TV Justiça pela Internet, o sinal caiu várias vezes. Por enquanto, tenho esperança num julgamento justo (sem o viés do PIG + Gurgel= circo midiático), porque sei que ali ainda tem homens de caráter. De qualquer maneira, ainda não ouvi nenhuma defesa e nem nenhum debate. Sabemos que a dinâmica do processo do julgamento tende a mudar e a fugir do controle das vontades piguianas. Não é nenhuma luta de boxe com apostas feitas (a não ser,e aí, me desculpe a desconfiança, que alguns recebam para votar pela condenação). Se o julgamento seguir seu curso e seu rito, o pig pode ter muitas surpresas.Mas de uma coisa, tenho certeza, vamos assistir a desconstrução da acusação – não sei por que, mas o Gurgel não me passa a imagem de competência. O tempo dirá.

    fernando pavani

    maria:

    Acredito que agora em 20/9 você está convicta que tambem os juizes são golpistas, assim como todos os brasileiros que não suportam mais tanta corrupção impune em nosso querido pais.

Márcia

Como disse o Min. Marco Aurélio, o STF está inviabilizado.

    lulipe

    Como o ministro é conhecido como “voto vencido”, você não deve levar em conta o que ele disse, se é que disse realmente isso!!!

Deixe seu comentário

Leia também

Política

Roberto Amaral: Basta de banditismo militar e recuo republicano

Governo Lula tem a chance de escapar do corner

Política

Manuel Domingos Neto: Questões correntes

Comandantes militares golpistas, kids pretos, prisões, Múcio, Lula…

Política

Jeferson Miola: O CNPJ do golpe

Cumplicidade corporativa e institucional