Médico Mário Mamede em bilhete ao governador Elmano Freitas: ‘Além de ilegal, isso é imoral’

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

O que aconteceu em Fortaleza (CE), na quinta-feira passada, 8 de agosto, é daqueles casos que só vendo para crer.

Durante o 3º Congresso Ceará Pentecostal, o governador Elmano de Freitas (PT) prometeu aos participantes que distribuirá bíblias nas escolas públicas do Estado (veja vídeo acima).

Foi na presença do deputado estadual bolsonarista Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).

O médico cearense Mário Mamede escreveu um bilhete ao governador, cobrando a laicidade do Estado.

Abaixo, a íntegra do bilhete, publicado no Blog do Eliomar.

Mário Mamede é ex-deputado estadual pelo PT (1990-1994) e ex-secretário nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (2005-2006),

“Um bilhete público só, governador do Ceará”

Por Mário Mamede*

Li surpreso matéria divulgada neste dia 10 em jornal de grande circulação no Ceará que o Governador Elmano Freitas comprometeu-se publicamente no congresso evangélico “Ceará Pentescostal” que , em atendimento a um projeto de lei 71/2022, do PL, iria apoiar sua aprovação.

Apoie o jornalismo independente

Foi bastante enfático ao anunciar – “É eu tô aqui para dizer a vocês, o projeto será aprovado, as bíblias serão compradas e serão colocadas nas escolas do Estado“.

Ao ouvir suas palavras o deputado pastor chorou emocionado. Diante de tanta religiosidade dos dois políticos, tomo a liberdade de lembrar que na Assembleia um projeto não deve ser aprovado por vontade soberana do mandatário do Estado.

É obrigatória a apreciação e aprovação em pelo menos duas comissões, para análise do interesse público e da sua constitucionalidade, para ser levado ao plenário ao de será votado.

Se aprovado deve ainda passar pelo crivo da Procuradoria da Alece [Assembleia Legislativa do Ceará]. Só então será encaminhado ao governador para sanção ou veto.

Chegando ao governador, peço encarecidamente que antes da generosidade de sua assinatura aprovado o projeto como já garantiu precipitadamente, leia a constituição federal e estadual que garantem a laicidade do Estado Brasileiro e o direito de livre escolha religiosa e ainda mais do direito de não crença.

Se não bastar, dê uma olhada nos estatutos do PT (por coincidência o mesmo que o meu), que defende com todas as letras a laicidade do estado.

Outra boa consulta pode ser feita na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Caso não seja suficiente para orientá-lo na única decisão possível, ou seja, vetar o projeto, aproveito para sugerir ao governador a criação de bibliotecas de assuntos religiosos em todas as escolas do Ceará com a Bíblia (velho e novo testamento) e livros sobre hinduísmo, islamismo , budismo, doutrina espírita, religiões de matriz afro e outras.

Caso o governador não reflita sobre minhas observações, devo preveni-lo que sua promessa religiosa estará em frontal descumprimento com a legislação em vigor e que estará fazendo uso indevido de dinheiro público com a finalidade de agradar um segmento religioso, objetivando simpatia político-eleitoreira.

Isso, além de ilegal, é imoral. Muitos colocam a adjetivação de proselitismo. Outros de oportunismo.

*Mário Mamede é médico, é ex-deputado estadual pelo PT (1990-1994) e ex-secretário nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (2005-2006).

*Este texto não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo.

Leia também

Tendência petista repudia governador Elmano por apoiar distribuição de bíblias nas escolas públicas

Altamiro Borges: Silvinei Vasques, o fascistinha da PRF, deixa a Papuda com tornozeleira

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Falando em imoral …

https://pbs.twimg.com/media/GU0NZ-pWoAAmXF-?format=jpg

“Empresa contratada pela Prefeitura de Porto Alegre
apagou protesto contra Melo em muro no Centro
Histórico da Capital Gaúcha.

Sul21 exibe foto de funcionários da empresa BVK
pintando muro onde havia grafitti contra o prefeito.”
https://pbs.twimg.com/media/GU0NfM0XYAEbg9E?format=jpg

[ Reportagem: Bettina Gehm | Sul21: (https://t.co/cDICjjAKwY) ]
https://x.com/SulVinteUm/status/1823128615695122807

https://sul21.com.br/geral-1/2024/08/empresa-contratada-pela-prefeitura-apagou-protesto-contra-melo-de-muro-no-centro-historico/

.

Morvan

Mário Mamede é figura conhecidíssima, aqui no Ceará. Atuante, íntegro, não admira sua ira cívica ante a falta de um mínimo de secularidade do Governador.
Infelizmente, o Estado laico, fruto de tanta luta, tantas vidas destruídas, em nome de “deidades”, está se esvaindo, graças àqueles com pouca ou mesmo nenhuma noção da importância da separação Estado | πLantras.

Erondina Botelho

Mario Mamade se colocou mto bem, um país laico precisa respeitar e oportunizar o acesso a todas as designações religiosas e mesmo quem não crê em nenhuma deve ser respeitado, em um país democrático

Deixe seu comentário

Leia também