Juca Kfouri: Lula faz gol contra, demite Ana Moser, e o esporte fica órfão

Tempo de leitura: 2 min
Ana Moser e o presidente Lula na posse, em 1º de janeiro de 2023. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula faz gol contra, demite Ana Moser, e o esporte fica órfão

Por Juca Kfouri, colunista do UOL

O Brasil tem 523 anos e ainda não foi capaz de definir o que quer ser quando crescer em matéria de esportes.

Até hoje não tem uma Política Esportiva com P maiúsculo e quando ameaçou começar a formulá-la de um golpe só a abortou.

Ana Moser pensa o esporte como fator de saúde pública e educação.

Embora tenha sido medalhista olímpica como excepcional atleta do vôlei, sabe que o esporte de alto rendimento é resultado de Política Esportiva, não seu objetivo principal num país com as carências brasileiras.

O acesso à prática esporte, a democratização para que todos possam ter alguma atividade, das crianças aos mais velhos, sem discriminação de ninguém, deve ser a meta.

Antigo estudo da Organização Mundial da Saúde já mostrava que para cada dólar investido no acesso ao esporte, são poupados três em saúde pública.

Ana Moser não tem partido político nem padrinhos, apenas o apoio dos esportistas progressistas do país, atletas e não atletas, e será substituída por um tal Fufuca, deputado que vira piada pronta, embora sem graça alguma. De quebra, o PP ficará com o ervanário das apostas.

A governabilidade paga preço cada vez mais alto quando barganha o bem pelo mal.

Apoie o jornalismo independente

O esporte brasileiro está de luto e Lula teve de engolir sua frase quando recebeu o apoio da comunidade esportiva em evento em São Paulo, antes da eleição de outubro passado.

Na ocasião disse que ‘o esporte não pode ser moeda de troca’.

Pois foi.

Gol contra de Lula.

ATUALIZAÇÃO ÀS 20h30, de 05/09/2023: A informação que o blog tem é a de que a decisão está tomada. Mas Lula não teria sido definitivo ao se reunir com Ana Moser, além de prometer chamá-la novamente na manhã desta quarta-feira. Quem sabe se a madrugada, e a pressão da opinião pública, principalmente, não o faz voltar atrás? Trocaria um gol contra por dois golaços!

Leia também:

Valter Pomar: O conselho absurdo de Lula acerca dos votos dos ministros do STF

Juca Kfouri: Abortar a atual gestão no Ministério do Esporte será criminoso

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

O PP é o Partido do Coronelismo de Extrema-Direita.
Nele se agrupam Ruralistas Venenosos, Desmatadores, Mineradores ilegais, Armamentistas e Contrabandistas -inclusive de Agrotoxicos – além da Escória Racista de Nazi-Fascistas Supremacistas Brancos, Etnofóbicos e Homofóbicos.

Pois agora esse Partido do Coroné Lira e, por muitos anos, do ex-Deputado Federal Jair Bolsonaro quer Fufucar no Governo Lula (PT).

Vão pra Fufuca que os pariu!

Ibsen Marques

O esporte está de cara com o fufuca (coincidentemente, quando era criança minha mãe usava esse termo como sinônimo de bunda). Estou cansado desse argumento de que o Lula precisa compor com o Centrão. Ora, se ele tem apoio popular, exerça-o. É preciso movimentar as massas para se opor a esse congresso. A função do Congresso é fiscalizar o governo e fazer leis, minimamente é isso. Das duas funções não executa nenhuma, parece que a função do congresso hoje é indicar ministros e receber orçamento secreto para votar projetos de interesses do governo, ainda que de forma parcial. Erra o governo e errou a população que elege um presidente para executar seu plano de governo e um Congresso para impedi-lo. Não é atoa que Bolsonaro foi presidente e segue atazanando nossas vidas.

Bernardo

Caro Juca, sua argumentação sobre as inúmeras qualidades da Ministra Ana Moser estão 100% corretas. A substituição, ainda não sacramentada, se dará por conta de um fato lamentavelmente real, a governabilidade ante um congresso hostil. Pode-se argumentar que não há garantias de fidelidade do partido que entra para compor com o governo, o que também é verdade. Esse o dilema de Lula e ele tem experiência e malícia suficientes para tomar a decisão que julgar a mais correta nesse cenário. Temos que lamentar mas não nos esquecer que Lula tem sobre os ombros a reconstrução do pais e isso passa por acordos políticos. Não é o ideal mas o possível. Vamos aguardar o que será definido.

William Marcus

Lula passou a campanha eleitoral inteira afirmando que quem governava não era o Bozo, mas sim o Centrão. Pois a diferença entre discurso de campanha e o que é fato é apenas um detalhe. Quem governa o Brasil continua sendo o Centrão. Ana Moser não deveria ter passado por uma simples “flanelinha”. Lula rifa os seus e entrega a chave do cofre para aqueles a quem chamou de chantagistas. Ainda vou ver Braga Netto no lugar de Rui Costa. É questao de tempo.

Deixe seu comentário

Leia também