Até o Ibope desmente empate do Datafolha: Dilma tem vantagem de 5 pontos

Tempo de leitura: < 1 min

Dilma lidera com 39% e Serra tem 34%, segundo pesquisa Ibope
30 de julho de 2010 • 20h45 • atualizado às 20h50

do Terra

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 39% das intenções de voto, contra 34% do candidato do PSDB, José Serra, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Jornal Nacional . A candidata do PV ao Palácio do Planalto, Marina Silva, registra 7%.

Segundo o levantamento, os votos brancos e nulos somam 7%. Enquanto 12% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A margem de erro de é dois pontos percentuais.

O Ibope também fez uma simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra, a petista aparece com 46% e o tucano com 40%.

Encomendada pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 24 de julho de 2010, sob o número 20809/2010.

PS: Peço aos comentaristas que me ajudem e, por favor, deixem nos comentários os resultados estado a estado.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Frota

O Amazonas é forte candidato a promover percentualmente a maior surra que o PSDB levará nessas eleições de 2010: os últimos levantamentos mostram que nada menos que 66% da população do Estado optará por Dilma, contra somente 18% a favor de Serra e 10% pró-Marina. Num eventual 2º turno, a "pisa" se consumaria em torno de acachapantes 72% favoráveis a Dilma contra 21% para Serra. A realidade por aqui é que o PSDB está moralmente falido, uma vez que durante o governo FHC, Manaus sofreu todo tipo de indiferença por parte do Tucanato, que governa conforme os desejos da elite paulistana, histórica inimiga do pólo industrial local. Pois bem, a população daqui jamais esqueceu o abandono do governo Fernando Henrique e há tempos o AM se converteu num Estado majoritariamente anti-PSDB. A realidade é tal que o Serra nem se preocupa em vir por aqui, pois seus aliados de campanha já consideram a eleição por essas bandas como perdida. Apesar de não ter densidade populacional para definir o pleito, o AM seria estratégico para consolidar a vantagem do candidato que está à frente da corrida presidencial. Enfim, no que depender do povo daqui, os tucanos e o PiG jamais vencerão outra eleição presidencial de novo.

Geysa Guimarães

Isso é no oficial, no black deve ser muito mais. Mais uma dessa e os candidatos que estão escondendo a foto do Serra vão botar a da Dilma nas suas propagandas.

aninha

Mesmo na sombrs do Presidente Lula ela vai perder!!
Todos que eu conheco ou a maioria nao vota nessa marionete!!

    Tenório

    Pesquisadora do professor Hariovaldo?

    Adão Reinaldo

    ainda tem idiota que acredita que o Serra vai ganhar….kkkkkkk

Reginaldo

Toledo, articulista do Estadao, comenta que Serra perdeu pontos exatemente nos lugares em que o Serra intensificou a campanha: em suma, onde ele era menos conhecido e se passou a conhecer o que era e dizia, ali ele perdeu. FAz todo sentido. Outra coisa curiosa no comentario: "Por influência do seu principal marqueteiro, o tucano passou a atacar pontos específicos da gestão petista, como a política exterior e a relação do PT com movimentos sociais que têm uma imagem negativa na classe média, como o MST." Em quem tem impacto a 'denuncia' da ligação do PT com as Farc? Em quem tem impacto a satanização do MST e de sua ligação com o governo? Em uma faixa do eleitorado que JA ESTAVA inclinada para Serra. Nao mudou por causa dessa campanha. Ela nao agrega votantes a Serra, ela reforça a ira dos já serristas. Se o marqueteiro optou por esse caminho, de duas uma: ou viajou na maionese e se deixou levar pelos proprios preconceitos ou, então, resolveu fazer uma campanha 'ideologica', de marcar posicoes, mesmo perdendo eleitores (ou deixando de ganhar).

Heitor Rodrigues

Azenha,

Você pediu que os comentaristas informassem como andam as coisas Estado a Estado. Andei olhando por aí, mas só encontrei pesquisas locais que não permitiriam comparar os dados pelo uso de metodologias diferentes. Daí, fui ao site do Ibope, baixei o relatório, e veja no que deu. Usando os números do Instituto, encontrei os dados da população apta a votar no TRE, e apliquei os percentuais do Ibope aos números oficiais. De algum modo, os números são tão ou mais eloquentes do que os percentuais, ainda mais num país continental como o nosso. Então… No Sudeste, Dilma já teria mais de 22.600.000 votos, e Serra, 22.070.000. No Norte e Centro Oeste, o tucano teria 6.500.000 contra mais de 7.800.000 de votos para Dilma. Na Região Sul, o tucano tem mais de 9.300.000 votos contra 6.300.000 para Dilma. E no Nordeste, a diferença é abissal. Serra teria 9.200.000 votos contra 18.000.000 para Dilma. E olhe que na Paraíba, o Lula ainda tem 7% de intenções de voto, segundo o próprio Ibope, em pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado..

Como Serra já está perdendo a corrida no Sudeste, no Norte/Centro Oeste e no Nordeste, situação que deve agravar-se para sua candidatura, resta-lhe a Região Sul. Lá, êle detém 9.200.000 votos em um colégio de 20.252.772 eleitores. Para descontar sua desvantagem no Nordeste hoje, Serra precisaria conquistar os votos de mais de 8.800.000 eleitores, entre paranaenses, barrigas verdes e gaúchos. Isto significa o apoio de 90% dos sulistas à sua candidatura. Sei não! O tal sonho de menino está me parecendo mais um pesadelo.

David R.Silva

Ibope para o Estado de MINAS GERAIS, DILMA 44 X 32 Zepedágio. pesquisa 30/07/10. de Belo Horizonte.

Marat

O Brasil tem umas coisas engraçadas: Os maiores derrotados nas próximas eleições não serão PSDB e PFL: será o PIG, em especial a folha e o Tavinho…

Claudio Ribeiro

Vem aí a boca de hipopótamo?!?
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/07/boc

O Ibope tem tradição em reduzir o tamanho da bocarra…

Estanislau

Azenha, já postei no Eduardo, e vou repetir aqui: este pessoal não nos dá folga, mesmo. É uma palhaçada que não tem fim. Pois não é que, apenas uma semana após a divulgação de sua pesquisa atual, o IBOPE, sob encomenda novamente da Globo e Estadão, já estará fechando nova pesquisa? Olhe só: http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleAvisos/procDet… . Já começaram a coleta das entrevistas hoje, e terminarão na próxima sexta-feira.

Mas alguém, por favor, me esclareça por que motivo um mesmo contratante – a Globo – encomendaria duas pesquisas junto ao mesmo instituto, em um espaço de uma semana? Qual o cabimento disto? Acaso o eleitorado brasileiro troca de preferência como troca sua roupa íntima?

Meu palpite, já que se tornou fácil demais antecipar as tramóias do PIG e suas pesquisas de ocasião: a nova pesquisa irá apontar novo crescimento de Serra, provavelmente levando a novo empate técnico com Dilma. Com que justificativa? O glorioso debate entre os candidatos à Presidência da República, a ser travado na quinta-feira à noite, na Band. Debate este onde, como sempre, aconteça o que acontecer, para o PIG, Serra será o vencedor. E contando, "as usual", com as manipulações do amigo Mitre, além da torcida da claque malufista que a Band sempre organiza em sua plateia.

kimparanoid

Hehe
O Datafalha ficou naquela situação da criança toda lambusada que jura de pé junto que não mexeu no vidro de doce…

Franco Atirador

.
Que ninguém baixe a guarda.

Pela movimentação da articulação midiática do Millenium,

há fortes indícios de que estão preparando uma manipulação pós-debates.
.

    Franco Atirador

    .
    CONFIRMADAS AS SUSPEITAS
    .
    TSE
    Acompanhamento de Pesquisas Eleitorais
    Data do Registro: 31/07/2010
    Contratada: IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.
    Contratante: Globo Comunicação e Participação S/A e S/A O Estado de São Paulo
    Área de abrangência: Nacional
    Período de Realização: de 31/07/2010 a 06/08/2010
    .
    O DEBATE NA TV É DIA 05/08
    . http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/pesqu
    .

Kanhotão

Mesmo assim o globogolpe ainda está "surrupiando" alguns milhões de votos. Pelo Vox populi a diferença é de 8%, no globogolpe é 5%.Azenha, safadeza é palavrão?
Alguém viu o Klaus por aí ? sumiu?viajou neste fim de semana?nãotem ninguém aí pra dizer que o dono do globogolpe é amigo do Lula? apenas um trollzinho tentando se inflitrar aí por baixo né?

    Tenório

    Tá chorando embaixo da cama…

José

Pesquisas: Ontem, ao divulgar a pesquisa Ibope alterou o coeficiente angular da curva ascendente da Dilma(diminuindo-o) para parecer que a subida dela não era significativa.Até nisso,o PIG age.Fazia parecer que a nossa candidata apenas retomava o mesmo nível anterior(34 pontos) e que a diferença pro Serra é mínima.Em tempo: coeficiente angular é a inclinação de uma reta-curvas ascendentes têm corf. angular positivo e as descendentes ,negativas.é Dilma 2010 e no primeiro turno.

Bonifa

Este resultado também é manipulado. Só que o Ibope não está a fim de cometer suicídio empresarial, como o Datafolha. Mas notem o cuidado em colocar a Dilma abaixo de 40%, para ficar mais parecido o resultado com o de Serra, na faixa dos 30% ambos. E com margem de erro de 2%, temos: 2+2 =4. 4+4=8. A diferença, sem manipulação na margem de erro, seria de oito pontos, exatamente igual à diferença do Vox Populi.

Joseildo Lima

Aqui na Paraíba, Dilma ganha de Serra com quase o dobro: 53% a 28%.

Em termos de governo, os dois principais candidatos (José Maranhão, atual governador, do PMDB – e Ricardo Coutinho, do PSB) apresentam os seguintes números: 48% a 32%, respectivamente. O interessante de notar é que o Ricardo Coutinho rompeu com o PMDB e se aliou ao ex-governador cassado Cássio Cunha Lima (do PSDB) e ao DEM. Se antes ele tinha apoio massivo da população para se eleger governador, perdeu-o após essas alianças. Coutinho tenta mostrar que, apesar de ser aliado dos tucanos na Paraiba, apoia Dilma para presidente. No entanto, o povo não cai mais nesse papo e não quer tucano governando. Em suma, aqui na Paraíba não existe palanque pra Serra. Mesmo ele tendo, localmente, o PSDB como aliança, não apoia Serra (com aval de Eduardo Campos, de PE). Dilma tem palanque duplo: PMDB e PSB.

Mirabeau Bainy Leal

.
Em relação às últimas pesquisas eleitorais, chama bastante à atenção
a consistente ascensão de Dilma Rousseff e o declínio vertiginoso de Jose Serra, inclusive pela reversão da intenção de voto,
à medida que o eleitor amplia o conhecimento de ambos os candidatos
e fica ciente de que Serra é um engodo midiático baseado no catastrófico governo de FHC
e de que Dilma é a candidata do governo de Lula, que desfruta da maior popularidade que até hoje teve um presidente da república, em final de mandato.

Além disso, numa linha perspectiva traçada pelo Vox Populi, a diferença percentual a favor de Dilma já deve ser muito maior do que a divulgada agora pelo globope.

VERDADEIRAMENTE, COM O EVIDENTE DESMANTELAMENTO DA CANDIDATURA SERRA, PRINCIPALMENTE NAS BASES ELEITORAIS, EM PRATICAMENTE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, HÁ GRANDE CHANCE DE VITÓRIA DE DILMA, AINDA NO 1º TURNO.

FATO CONSUMADO JÁ É A EXPECTATIVA DE VITÓRIA DE DILMA ROUSSEFF PARA A MAIOR PARTE DOS ELEITORES, EM TODOS OS SEGMENTOS SOCIAIS.
.

luiz

Minas: A amiga do homem, 44%. Nosferatu, 32.
Comentário: é falso dizer que Aécio não entrou na campanha de José Serra. Entrou, tá pedindo voto, tá prestigiando a agenda. Assim como sua entrada integral na campanha do Anestesia também traz pouca ampliação. O mito Aécio começa a desvanecer.

monge scéptico

A única coisa em acredito, é na inteligência do povo brasileiro. As pesquisas e seus
seguidores que me perdoem; o povo já ultrapassou essa limitação, que é votar no
que tem o "maior". Hoje votamos convictos de estamos votando na construção do
país e na defesa dos seus interesses e não nos interesses da USA/uk por exemplo.
Viviamos e ainda vivemos a sombras das ameaças de golpe, patrocinados pela
USA/uk e seus assassin………digo sua agressiva diplomacia do porrete(BIG STICK)
prá quem já virou homer simpson. PLIM< PLIM!!!

De Paula

O que ocorre é uma resposta inovadora no processo social. Só os articuladores da situação pregressa ainda não entenderam e se espantam nos seus laboratórios de fazimento de fransisteins. O Brasil de hoje prescinde de intermediários para a manifestação de suas demandas e de seus sonhos. O povo, definitivamente, quer sonhar sozinho. Que tal este "slogan"? Todos os institutos de opinião pifaram porque hoje o pensamento foge á logica. O homem brasileiro de hoje é insolúvel. Simplesmente prefere Dilma porque não quer um candidato suco.

Marat

De vez em quando eu leio o blog do tucano envergonhado, Josias de Souza. Um dia desses ele deu destaque para uma tal pesquisa que colocava a Dilma em terceiro lugar lá no Acre… Imagino que, sem desrespeitar tal estado, que o colégio eleitoral de lá seja pequeno… Por outro lado, a vitória esmagadora de Dilma no NE, sua vantagem no RJ e sua virada em MG não mereceram destaque no blogue do tal articulista. Fazer o que, né, afinal de contas eles fazem parte da coligação Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG)…

Lau Cariri

Bom, aqui na Paraíba, essa semana, apontaram os seguintes resultados: Dilma 54,1% dos votos contra 27,9% para Serra.

É quase o dobro dos eleitores votando em Dilma.
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=2010073

Paulo

Gente , bente,

– José Ferra quer se eleger !!!

– Ele quer ferrar vc !!!

Pedro Costa

http://www.youtube.com/watch?v=R_4NS50okUc

Henderson Sousa

Se o Ibope desse Serra na frente, conluio junto com o Datafolha. Como deu Dilma, Ibope larga Datafolha e passa a ser "honesto". Interessante como vocês pensam.

Dia 5 de agosto acontecerá o primeiro debate. Quero ver pesquisas de intenção depois disso.
Agora, convenhamos: Máquina do Governo a propagandear a Dilma, 2 anos antes do começo da campanha fazendo propaganda, amparada num Governo de alta aprovação, o estranho não é a Dilma estar na frente, mas sim o fato de não estar com uns 60% de intenção.

Sabem por que ela não está? Porque o Serra está disputando. Ele, embora não admitam, é um candidato fortíssimo, amparado tão-só em sua história como político.

Saudações.

    Carlos

    Henderson, vá procurar sua tchurma! Troll.

    Marcel

    ninguém falou que o IBOPE é "honesto".

    Que bom q está havendo disputa. eleição não se ganha de véspera. Trabalhe aí bastante para convencer a gente a votar no Serra.

    Edwi Feitoza

    Já vimos esta história, senhor troll! O homem amparado pela sua história e política que sempre votou contra os trabalhadores. Que votou recolhimento de ICMS de petróleo na origem, prejudicando irmãos de outros estados. Que quiz criar multiplos sindicatos para favorecer patrão e fragilizar trabalhadores. Que quis acabar com o PIS. Que não criou genérios, nem programa da AIDS, nem FAT. Que lotou São Paulo de pedágios (os mais caros do país). Que recebe profissionais da educação com porrada! Que permitiu a polícia militar repreender estudantes dentro do campus da USP, algo que não se via desde o fim do regime militar! Pois é! Que história! Que política! É o mais preparado! Para perder…

    Ed.

    Não vi ninguém honestizar o Ibope.
    E vc, o que acha dele?

Marat

Eu fico imaginando como deve ser difícil para um mentiroso contumaz, TER que dizer a verdade… um dia a datafolha TERÁ de dizer a verdade, ou correrá o risco de descrédito até entre os da extrema direita paulistana!!!

    Gerson

    A extrema direita já sabe qua a data fraude é uma fraude.

    Eles são burros mas nem tanto, quer dizer, acreditam que coseguirão reverter o quadro manipulando pesquisas.

    Agora que está chegando a hora da verdade tentarão alguma outra forma.

    Não sei qual será a tática daqui pra frente.

    Aguardem.

GILMAR JOSE ROCHA

Estes números comprovam que a pesquisa do Datafolha foi manipulada. A virada que a Folha de São Paulo fez nos últimos anos foi trágica . O jornal da Campanha das Diretas se transformou no jornal da direita. Isto è muito triste.

Marcelo

"Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente na favela onde nasci…"

Acrescento ao trecho da música – quero poder me formar, virar doutor, comprar casa e por meu filho pra estudar.

Fé em Deus!

Roberto Locatelli

Acontece que o Databranda é um instituto que tem a Folha por trás. Se perder a credibilidade, perdeu só uma parte dos seus negócios.
Mas o IBOPE não. IBOPE é só pesquisa mesmo. Se jogar fora seu principal patrimônio – credibilidade – vai a falência. O Montenegro é tucano mas não é louco.

jbmartins

Há um perigo para o DataZerra, passar o recibo de uma vez por toda de mentirosa.

Elias São Paulo SP

UOL não consegue manter em seu portal o resultado da pesquisa Ibope divulgada ontem no Jornal Nacional. O fígado dos Frias atrofia ao ver 39% a 34% para Dilma. Esse resultado ficou no ar menos de 12 horas. Imagino o diretor de conteúdo desesperado a dizer: – Tira isso daí! Tira logo! Nosso 'jênio' (como diz PHA) não merece essa infâmia!

PS: Eduardo Guimarães chamou os quatro maiores institutos de pesquisa às falas. Com a palavra a Justiça brasileira. O Ibope já se redimiu. E o Datafolha? Até onde vai seguir mentindo?

jbmartins

Pessoal de bem, ao se confirmar a Vitória de Dilma, vou venho aqui neste espaço escrever a fraze "Lula além de ser o Cara é um Brasileiro iluminado.

O Brasileiro

Até o PiG já admite que a Dilma será eleita no 1º turno!
A essa altura, os "itagibas" e os "delegados bruno" do Serra já estão preparando o jogo sujo para a reta final da campanha!

Marco Galo

Os 4% que consideram o Governo Lula ruim ou péssimo são os mesmos alienados e golpistas que elegerão o péssimo Geraldo Alckmin no 1º turno em SP.
Fazer o quê, né !!! O amestramento que a grande mídia impõe aos Paulistas, sobretudo aos paulistanos vem dando certo.

Horridus Bendegó

A última mensagem do Reinaldo Azevedo (está de férias) é hilária.
Não resisti à curiosidade de dar uma passada lá para ver a reação diante desse resultado do IBOPE.
Pelo que ele escreve, então o IBOPE agora serve ao PT?
hahahahahahha

Roberto Souza

FSP não emitiu nehum comentário? E a UOL sobre eleições? prestem atenção a "mensagem subliminar":

UOL 10:14
Eleições 2010
[…]
Por conta da Ficha Limpa, 13 já desistiram.

13 é? Por que não 12, 14, 31 ou senão 45! Será que eles estão como Zagalo?
Só que ao avesso!! Isso todos já sabem. É só pra lembrar….

dukrai

quem quiser que explique esta variação, eu não entendi. O Anastasia está encravado nos 18% faz tempo mas lembro de ter lido os palpiteiros dos institutos de pequisa Vox Populi e/ou Sensus dizerem que o bicho vai pegar.
Ibope – 29 julho – Hélio Costa 39% Anastasia 21% Diferença 18%
Vox Populi – 27 julho – Hélio Costa 42% Anastasia 18% Diferença 24%
Datafolha – 24 julho – Hélio Costa 44% Anastasia 18% Diferença 26%
Sensus – 18 julho – Hélio Costa 43,3% Anastasia 21,5% Diferença 22%
fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/0

Marco

Olha o ABSURDO no UOL: eles colocam a manchete da pesquisa do ibope e quando voce clica na manchete nao aparece o corpo da noticia, redireciona pra mesma pagina, cliquei varias vezes na manchete e so o que acontece e voltar pra mesma pagina com a manchete, nao tem como chegar no corpo da noticia. diferente do que acontece com a manchete da pesquisa pra governador no rio, clica na manchete e aparece o corpo da pesquisa… cara-de-pau e pouco, aiai coitados

ronaldo

Assistam ao vivo comício de Lula na Boca Maldita em Curitiba, no blog do Esmael, http://www.Osmar.com.br ou http://www.gleisi131.com.br

Milton Asbechi

O Ex Presidente Itamar está cometendo uma traição com o Mineiros que é dar apoio para os TucanoDemo aqui em Minas. O Aécio já está com a faixa de traidor de Minas, mas, o ex presidente estava escapando desta pecha , mas agora depois desta, só resta aos Mineiros dizer: Aécio , Itamar e Serra são "Farinha do mesmo saco". Mineirada vamos abrir os ólhos com este pessoal! São traidores e Minas não tolera trairas!

João Batista

Aqui no Rio Grande do Norte, Dilma está com 52% e Serra com 31%, conforme divulgado pelo jornal Tribuna do Norte.

sergio

Ué, cadê o livro sobre a privataria que ia saikr depois da copa?

silvio

EmPernambuco:
"Pesquisa Ibope mostra vantagem de 36 pontos de Eduardo Campos sobre Jarbas
POSTADO ÀS 19:13 EM 30 DE Julho DE 2010

Eduardo continua nadando de braçada na disputa com o rival Jarbas Vasconcelos.

De acordo com o mais recente levantamento do Ibope e Rede Globo, Eduardo tem a preferência de 60% dos pernambucanos contra 24% do senador Jarbas Vasconcelos.

Na pesquisa anterior, o placar era de 55% a 31%.

No Datafolha, a diferença era de 59% a 28%."

fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/no

Oliveira

Dilma só vai lutar agora contra o tempo. Só faltam, praticamente, dois meses pra se eleger no primeiro turno. Não sei como o PIG e alguns Institutos de manipulação vão reagir a um quadro tão desolador. Acho que a única alternativa será fechar a tampa do caixão.

    Milton Asbechi

    Eu faço questão que meu voto seja mais um prego na tampa do caixão dos Tucano Demos!
    Afe!

Antonio Lyra Filho

Entre apoiar Serra e falir, o IBOPE resolveu continuar vivo.

    Vera

    Exatamente! Business falou mais alto.

    Paralelo XIV

    Precisamente, Antonio!! Lembro de outro comentarista daqui, que conseguiu demonstrar com numeros, o quanto os institutos de pesquisa vão se aproximando da realidade e se distanciando da manipulação encomendada e bem paga, à medida em que se aproxima a eleição, sob pena de comprometer sua credibilidade – e, assim, sua sobrevivência.
    Esse "modus operandi", tão repetido em outras eleições, dessa vez os tornará cada vez mais fracos, em benefício do Sensus.
    Creio que após o pleito, especialmente pelo fato de que a Dilma vai ganhar no primeiro turno mesmo, a credibilidade deve ficar assim:
    1o – Sensus – Confiável
    2o – Ibope – Duvidoso
    3o – Datafolha – completamente não-confiável, duvidoso ao extremo e condenado á falência!

    Saudações

    C.C. Bregamin

    Faltou o Vox Populi.

Melinho

EXPURGO ESTALINISTA

PHA sugere que o Globope dilmou, ou enlouqueceu, no que dá no mesmo. Mesmo assim essa pesquisa ainda está furada. Ela expurgou os votos dos dilmistas mais entusiasmados. Sério.

Alex Guedes

A diferença no RS se deve a declaração contraditoria da diretora do IBOPE dada ao portal IG, segue abaixo:

"Ibope beneficia Serra, expurgando votos de entusiastas e militantes"

A diretora-executiva do Ibope, Márcia Cavallari, fez uma declaração que acaba funcionando como uma confissão de que beneficia o demo-tucano José Serra (PSDB/SP).

Ela afirmou:

– O Rio Grande do Sul é o lugar mais difícil de se fazer pesquisa porque o Ibope não entrevista pessoas que manifestem posição política de antemão, que estejam militando ou que se ofereçam para ser entrevistadas.

Como os demo-tucanos não tem militância, enquanto que, entre os "lulistas" e "dilmistas", existem um número muito maior de eleitores que se manifestam e militam, os números de Serra ficam inflados, e as intenções de voto em Dilma são expurgadas, distorcendo a pesquisa. (Com informações da jornalista Thais Arbex)"

ela quer dizer que a pessoa que se manifesta não pode ser entrevistada, onde já se viu um absurdo deste.

    Haral

    De fato, naquele estado as coisas são bem estranhas. Eles têm na bandeira escrito "República Riograndense", quando ela foi içada pela primeira vez por farroupilhas (revolucionários separatistas). Como é que o Imperador (D.Pedro II) aceitou que uma província do Império Brasileiro depois da rendição continuasse e se denominar república, pelo menos no brazão e na bandeira (o brazão contém símbolos da revolução). Ao mesmo tempo que há um pessoal ruralista conservador, principalmente no interior do Estado há também uma esquerda acirrada e fortemente militante. Quando Brizola (vice-presidente da Socialista Internacional) se candidatou a Presidente em 1989, levou mais de 70% dos votos, primeiro prá ele e depois transferiu pro Lula. Parece que lá o pessoal não sobe no muro.

    Neno Fogaça

    Hara, desculpe a correção, mas na bandeira do estado do Rio Grande do Sul existe a inscrição Liberdade, Igualdade e Humanidade. A frase que citasteste, consta em alguns apetrechos de conservadores que ainda desejam a "República Cisplatina". Que consistiria na anexação do Uruguai e Santa Catarina ao estado Gaúcho.

Eli

Com diz o Dilmaboy, " ela não é o cara mas é amiga do homem", fazer o que né! Tadinho do Serra… meu irmão que mora em Matinhos/PR me disse, "ih mana, não se preocupe, o Serra vai levar uma surra da Dilma, fora de SP ninguém quer saber desse cara… SP tá virando piada no resto do país por insistir em manter o PSDB no poder…"
Acho que é isso mesmo…

gilberto silva

se forem feitas as contas por dentro do questionario verificando as proporções na espontanea , por idade e classes sociais …dá 48 a 29 ….bye bye serraaaaaaa

Lks

Azenha, não tem esta de Ibope, Datafolha, Sensus ou Vox Populi não, o instituto é o IBOP – instituto briguilino de opinião pessoal -. Para começar ele acertou que Dilma seria a candidata de Lula/PT, isto em 22/06/2006, quando ninguém sequer sussurrava o nome dela. Taqui a prova http://migre.me/11eUN .
Faz tempo que os números de intenção de votos da pesquisa dele estão colocando a Dilma na frente disparada. Vê a pesquisa de Julho http://migre.me/11eTL pelo andar do trem bala a Muié vence mesmo é no 1turno. Para o mal de poucos e felicidade do povão.

KARLO BRIGANTE

KKKKK…… Quero saber qual a desculpa agora. Quando Dilma ainda em abril dava sinais de crescimento no VOX e no SENSUS, a desculpa era sobre a credibilidade dos institutos. Em maio era: “os brasileiros estão de olho na copa, só depois vamos ver…” E sabe qual será o proximo BLÁBLÁBLÁ DEMOTUCANÓIDE??? “ainda é muito cedo, nosso candidato é de ” CHEGADA” vamos esperar o programa eleitoral gratuito em agosto… kkkkk… Nossa, meu final de semana promete!!!!!

Gerson Carneiro

Não só desmente o Datafolha como a si próprio. Afinal, o Igolpe estava em coluio com o Datafalha.

Chegou aquele momento em que não dá mais pra esconder.

Como diz a canção interpretada pela Bethânia: "Não dá pra segurar: explode coração".

IV Avatar

Nasce uma estrela, Dilma lá
Para o Brasil seguir mudando

Jouber/Poa

É a maré vermelha!
Agora ninguém segura mais.

Eudes H. Travassos

Olé , Olé Olá, Dimaaaa, Dilmaaaa

Irani

Ibope dá cinco pontos à Dilma e tá todo mundo comemorando. Se o Vox Populi for a campo de segunda a sexta da próxima semana, vai mostrar o número de verdade, Dilma tem 45 e Serra 30. Aumentou o percentual de Serra que não existe mais esta diferença no Sul e o pessoal comemora. Deveria era a polícia federal investigar o Ibope e o Datafolha, que tentam de todas as formas manterem Serra vivo nesta disputa. Cuidado com este excesso de confiança no Ibope, pois a maquiagem continua.

    Orlando Bernardes

    Concordo com você!

    A diferença deve ser bem maior, para o IBOPE dar este resultado. Só não quis cair no ridículo como o " Datafalha ".

    O Vox Populi é bem mais realista. Acho que a Dilma ganha no primeiro turno. Deixa começar os debates para o " Zé Pedágio " descer a ladeira.

    Sergio Silva

    Verdade, acredito em diferença pró Dilma próximo a 10 pts. :D
    O Ibope só não quer 'entregar os pontos' de vez! rsrsrs!

    Polengo

    Eu acho mais ainda.

    Eu acho que a coisa ficou tão feia, que ele tentaram alinhar com o datafalha mas não deu.
    Devem ter feito um monte de coisas, mexido aqui, empurrado ali, coisa e tal, mas não deu pra fazer a gambiarra do telefone e outras, e na hora de passar a régua, 'sobrou' dianteira pra Dilma.

    Imagina a cara deles se foi isso. Eu pagava pra ver. Eles ligand pro patrão:
    -Olha, chefe não deu não.

SérgioFerraz

Mas a Folha de SP não disse que estava tudo igual, e que o jogo ia recomeçar em 0 X 0 ?

pedro – bahia

Aqui na Bahia, Dilma passa de 60% e Serra tem 25%. A Marina está na casa dos 10%.
Ao admitir essa diferença de 5%, na minha opinião o Ipobe resolveu abandanar o Serra. Não sei se o convite da D. Lili Marinho para um almoço com a candidata Dilma Roussef tem alguma influência.
Não creio que o instituto também esteja blefando para ganhar credibilidade.

    Haral

    Eu acho que ainda não abandonou. O IBOPE apenas está abrandando a queda. Acho mesmo é que a Dilma já está com mais de 50% dos votos válidos.

Pedro

Chama a atenção o fato de que a Dilma ganha em todas as regiões, exceto na região Sul: (a) No RS, vê-se, os dois melhores colocados são o Tarso e o Fogaça, o Tarso é PT e o Fogaça – ardilosamente – diz-se neutro; a Yedita na última pesquisa aparece entre 12 e 14%; no PR, o Osmar Dias está empatado tecnicamente com o Richa e, para o senado, despontam o Requião e a Gleisi, tirante o Richa, todos os demais apoiam ostensivamente a Dilma; sobra SC, onde a Ângela ponteia, tendo por seguidores o obóveo Colombo e a Edeli; a Ângela é do PP e se diz neutra, mas a maioria dos políticos do PP apóiam a Dilma, como os seguidores da Ideli, do PT. Então, onde o IBOPE encontrou, na região sul, uma marcação de 46 para o Serra e apenas 31 para a Dilma? Considere-se que até mesmo no Sudeste a Dilma já teria passado o Serra. Acho que é aí que – como sempre – o IBOPE (ainda) tenta segurar o Serra. Eu queria, mesmo, é ver o Serra colocar 15 mil pessoas no Gigantinho.

    Orlando Bernardes

    É isso aí. Também concordo com você.

    Haral

    Eu queria ver ele colocar 5000. O dinheiro não chega pro cache de tanta gente, mais transporte, etc.

Hudson Luz

Datafolha e o “voto útil” para o governo de SP em 1998

O Datafolha simplesmente não acertou um único resultado em cheio. E o pior, no erro mais grosseiro o instituto deu a Marta Suplicy 7,5% menos do que ela obteve, isso numa pesquisa realizada a menos de cinco dias da eleição. O eleitor de Marta confiante no Datafolha se viu na seguinte posição: escolher entre os males o menor ou simplesmente lavar as mãos. Dá pra imaginar, depois de abertas as urnas, a cara de idiota de muitos eleitores que ludibriados pelo Datafolha deram o “voto útil” a Covas na certeza de que Marta não tinha chances de ir ao segundo turno.
http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

Elias São Paulo SP

Espera um pouco. O dono do Ibope, o Sr. Montenegro, não disse que a "Dilma não tem chance"? E agora, a dois meses dá eleição, seu instituto aponta liderança de Dilma no primeiro e no segundo turno! Se caradurismo pagasse imposto a empresa desse Sr. já estaria falida. Tem mais. O Eduardo Guimarães meteu o dedo nessa ferida pútrida que são as pesquisas eleitorais. Seus leitores aguardam manifestação da justiça sobre as investigações pedidas pelo Movimento dos Sem Mídia. Há poucas semanas Vox Populi deu Dilma com oito pontos à frente. Em seguida vem o Datafolha e dá um ponto a menos e fala em "empate técnico". Aí, em pleno Jornal Nacional o Ibope apresenta Dilma com cinco pontos de vantagem. Creio que não necessita de muitos neurônios para deduzir que Dilma está disparada na frente. Em minha opinião passa de dez pontos. DILMA LÁ, como cantaram dez mil gaúchos no Gigantinho, em Porto Alegre.

    Fernando São Paulo

    Cuidado com as raposas(Montenegro e companhia) alguma eles vão aprontar lá pra frente. É esperar para ver.

Franco Atirador

.
Chama mais a atenção, nem tanto a diferença percentual, que deve ser muito maior, mas a consistente ascensão de Dilma e o declínio vertiginoso do Serra.
.
HÁ GRANDE CHANCE DE VITÓRIA DE DILMA NO 1º TURNO.
.

Ed.

Pô, estragaram o fim de semana da Eliane Cheirosa, digo, Catanhêde.
Sunãosifaz!…

José Paulo

Não confio nessas pesquisas, ainda mais do Ibope do Montenegro que desde o ano passado mostrou ao que viria, afirmando que o Lula não faria o seu (dele, Lula), sucessor. Prefiro o resultado de hoje de duas maneiras: Se o Ibope admite uma diferença de 5 pontos percentuais, então é porque a diferença que encontraram é bem maior. Outra interpretação possível é a de que o Ibope estaria tentando ganhar credibilidade enquanto é tempo, isto é, admitindo agora, enquanto o horário gratuito nem começou, que Dilma está na frente, para poder mentir depois, na última pesquisa antes da eleição, dizendo que o Serra está na frente ou que a situação é de empate técnico.

walter junior

http://180graus.brasilportais.com.br/politica/pes
PIAUI
Dilma 55,6%
Serra 26,6%

Marat

O Otavinho está cada vez mais parecido com o alienista de Machado de Assis!!!

Fabiano

E vem pesquisa CENSUS por aí, acho que domingo ou segunda.

Alexandre Dumas

Não se pode dar tanto crédito assim ao IBOPE. Acho que o correto é: Até o ibope desmente o datafolha.

Damastor Gautierre

Itamar fala na cara de Serra q preferia Aécio
O ex-presidente, no entanto, fez questão de ressaltar seu apoio inicial ao ex-governador Aécio Neves, que desejava ver indicado candidato do PSDB à presidência da República. "Ninguém desconhece aqui, governador Serra, que eu defendi desde o início a candidatura do Aécio à presidência. As circunstâncias quiseram que o senhor fosse o escolhido. Nós estamos em uma conciliação que quer a lealdade e a disciplina, sobretudo. Pela coligação que se formou, nós vamos agora participar desta sua caminhada. Eu estou num partido que apoia o governador Serra e agora cabe a mim também apoiar", disse Itamar http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

    Antonio Beraldo

    TRAÍRAS do Brasil

    Orlando Bernardes

    AHAHAHAAH. Vocês acreditam nisto?????? Os mineiros vão dar o troco no Serra. Quem viver verá.

Claudio Ribeiro

Ibope abrindo a boca do jacaré que o Datafolha insiste em manter fechada…

Mas a bocarra pode ser ainda maior!!!
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/07/pes

    Ed.

    Nhóc ! … Glup ! … Aaah ! …

Estanislau

Azenha, por enquanto, só posso oferecer os resultados para a Presidência no Amazonas:

Dilma 68%, Serra 16%, Marina 7%.

Fonte: http://www.d24am.com/noticias/amazonas/ibope-most… .

    augustinho

    Oh Stan! De onde voce tirou mesmo essa distancia amazonica ? explica melhor porque no NO em geral está por entre 8 -10 pts e nordeste uns 25 pts.

    Rubens

    Oh Augustinho, esta distância amazônica é a que mostra a última pesquisa do Ibope. Não se esqueça que os amazonenses destestam os tucanos (os políticos, não as aves). Primeiro, porque os efeitos da quebradeira da economia brasileira no segundo mandato de FHC, afetou duramente a Zona Franca de Manaus, deixando quase toda a população adulta desempregada. Imagine o caos social (mendicância generalizada, assaltos etc) que isso produziu. Em segundo lugar, porque o governo do tucano Artur Virgílio na prefeitura de Manaus, apesar de ter ocorrido há quase duas décadas, é algo de que os manauaras nem querem lembrar.

    Estanislau

    Augustinho, eu tirei do link que postei logo após a palavra "Fonte". Se você não conseguiu entender isto, da próxima vez, eu desenho pra você, certo?

    Heitor Rodrigues

    Augustinho, os dois candidatos que disputam o governo amazonense tem, juntos, a intenção de voto de 86% do povo de lá, o mesmo percentual de um dos candidatos ao Senado. A outra vaga está entre Arthur Virgílio e Vanessa Graziotin – 43% x 33% – ainda. Se Virgílio dançar, e a possibilidade é real, os tucanos do PSDB estarão extintos na Amazônia. A biodiversidade e o ecosistema agradecem o favor aos manauaras e demais amazonenses.

Jairo_Beraldo

'Ibope desmente empate técnico do Datafolha'

Mas mente tal qual DataFalha….qual lugar melhor para "investigar" qualquer coisa, senão salão de barbeiro ou salão de cabelereiro (leia-se peruas)? O que frequento dá Dilma eleita JÁ!

    De Paula

    Companheiro Jairo, entendo sua angústia existencial. Toda uma geração de patrícios passou por ela. A que substância se refere? A argila ou o sentimento do outro?

Deixe seu comentário

Leia também