“Emergentes decidem eleição”

Tempo de leitura: 7 min

Setores emergentes decidem a eleição, projeta cientista político

O cientista político Emir Sader é um dos principais pensadores da política de esquerda no Brasil.

Em entrevista ao Jornal do Comércio, de Porto Alegre, ele analisa o cenário eleitoral deste ano e sustenta que não há como fugir do debate plebiscitário entre a candidatura de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), a partir das gestões do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e do petista Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Ele argumenta que, num cenário de avaliação entre as duas gestões, a eleição acabará sendo decidida com os votos dos setores populares que, amparados pelas políticas sociais, melhoraram suas condições de vida e tiveram acesso a bens fundamentais.

Forte crítico da administração tucana, acrescenta que o plano de Serra é chegar ao governo para implementar um pacote econômico com duro ajuste fiscal, repetindo a fórmula do PSDB.

Em contraposição, como colaborador na formatação do plano de governo de Dilma, Sader informa que, além da manutenção da política econômica, as diretrizes do programa serão educação, habitação e saneamento básico. “O pré-sal vai ser a grande fonte para fazer isso”, acrescenta.

A reportagem e a entrevista é de Paula Coutinho e Gisele Ortolan e publicada pelo Jornal do Comércio, 17-05-2010.

Eis a entrevista.

Qual é o cenário da disputa à presidência da República?

Há duas interpretações. Uma estrutural, com dois tipos de governo. São os mesmos blocos que pleiteiam candidatos similares. Portanto, é justo compará-los. O governo tucano tinha maioria absoluta no Parlamento e, comprando votos ou não, mudou a Constituição para aprovar um segundo mandato. Ainda teve apoio da imprensa nacional e internacional, além de alianças amplas. Depois veio o governo Lula, em condições diferentes. Saiu ileso da pior crise do capitalismo internacional desde 1929. O governo Fernando Henrique Cardoso, ao contrário, subiu a taxa de juros e levou o Brasil à crise excessiva, profunda e prolongada, só recuperada com o governo Lula. Eles (os tucanos) têm que ter vergonha do que fizeram. Serra estava lá, apoiou tudo. Foi quem mais quis a privatização da Vale do Rio Doce. Ao que se sabe não fizeram autocrítica, portanto, assumem. Isso é a comparação de fundo. Querem sustentar que há um tal consenso lulista de que todos continuariam. Não é verdade. Já veio à tona, pela equipe econômica de Serra, que seus planos começam com um pacote econômico, com um duro ajuste fiscal. O famoso choque de gestão que eles adoram.

Apoie o VIOMUNDO

A governadora Yeda Crusius (PSDB) usou esse termo no Rio Grande do Sul.

Sabe-se muito bem o que significa a gestão pública-privada da governadora. Mas Serra quer esconder. A campanha eleitoral está separada do governo. A campanha de cada candidato é feita não na base do que se quer fazer, ou do que se vai fazer, mas sobre o que quer a opinião pública. O que pesa melhor? Dizer que sou contra o Lula ou que sou a favor? É um expediente de marketing do qual Serra se utiliza. Vamos ver até onde, pois há uma grande margem do eleitorado, sobretudo de origem mais pobre, que diz que votará no candidato de Lula. Serra quer disputar esse eleitorado.

Os setores que emergiram para a classe média?

Não exatamente para a classe média, mas que melhoraram suas condições e estão tendo acesso a bens fundamentais. Eles vão decidir a eleição. No Brasil, o país mais injusto do continente, a maioria da população é pobre e  se beneficiaria das políticas sociais do governo. Ela, portanto, será decisiva. São setores emergentes em termos econômicos, mas que ainda não são emergentes em termos políticos.

Estes setores ainda não têm uma consciência política?

Têm certa consciência social, mas não têm auto-organização para expressar suas opiniões diretamente e ter interferência no processo político.

Lula é o principal cabo eleitoral de Dilma?

O governo é expresso em Lula, no qual a Dilma tinha um papel fundamental. Então, não é um elemento alheio a ela. Toda a projeção dela acontece pela dinâmica que o governo assumiu desde 2005. Dilma é a representante mais significativa da mudança interna do governo.

Questiona-se a capacidade que Lula teria de transferir votos para Dilma.

Já transferiu. Essa primeira interrogação foi decifrada. O problema é saber como será a continuidade disso. Mas Dilma era candidata com 5%, depois 10%. Agora chega a um empate técnico. Isso é óbvio e evidente.

E qual o reflexo terá na candidatura do PT a ausência da de Ciro Gomes (PSB) na disputa?

Tudo o que tende a uma polarização entre os dois governos favorece Dilma. O que significa a candidatura da Marina Silva (PV)? Nada. Ela se alinha com os tucanos. A polarização é forte de tal maneira que Marina sequer consegue definir o espaço de uma terceira via.

Há quem diga que Marina fica com os votos de eleitores insatisfeitos e desacreditados com a política.

É a cantilena de que o tema ecológico é transversal. Se for, vira terceira via e supera todas as outras. Então, não é verdade. O fato de Marina se associar, no Rio de Janeiro, com o palanque tucano mostra que ela está reiterando que a eleição é plebiscitária. Não é o que foi a Heloísa Helena (P-Sol), uma crítica de esquerda ao PT. Agora, Marina está à direita do PT, claramente. Sempre que os verdes se autonomizaram da esquerda foram para a direita.

A comparação entre Lula e FHC vai dominar o debate eleitoral?

O Brasil vai decidir se o governo Lula foi um parêntese e as oligarquias tradicionais voltarão a dirigir o Estado ou se vai apoiar os avanços do governo Lula e sair definitivamente do modelo neoliberal, construindo na primeira metade do século uma sociedade justa, soberana e solidária. Pela primeira vez diminuiu a desigualdade no Brasil. São dados estatísticos reais. Qualquer comparação da gestão Lula com o governo FHC é acachapante, devastadora. Por isso, querem deslocar a discussão para outras coisas.

Dilma e Serra estão empatados nas pesquisas. Ela pode ultrapassá-lo?

Fará isso no momento em que for mais socializada a informação de que ela é a candidata do Lula. A última informação do comando tucano é de que precisariam ter vantagem de 8 milhões de votos em São Paulo e Minas Gerais para neutralizar os votos do Nordeste e de outras regiões do Brasil. É hercúlea essa tarefa. Conseguir 5 milhões em São Paulo já não é fácil e 3 milhões em Minas é duro. O PSDB incorporou a ideia de que a tendência normal lhe é desfavorável. Daí é apelação, é baixaria.

Pode cair o nível?

Tudo que eles consideram tropeço e gafe da Dilma tem um destaque extraordinário. O Serra chegou a falar uma aberração em Santa Catarina. Reuniu-se com evangélicos e disse que fumante é adepto do diabo, algo desse tipo. É uma barbaridade. Se estivesse na boca de um vereador do PT, seria uma gafe pública. Então, é uma manipulação evidente das informações. Além do mais, é uma imprensa monopólica, financiada pelas grandes empresas de publicidade e que se interpõe entre a voz dos governantes e o povo. Lula não consegue falar para o povo. A imprensa pesca só o que acha que vale a pena.

Lula tem o histórico de não ganhar no Rio Grande do Sul. O fato de Dilma ter tido uma trajetória política no Estado favorece o voto no PT?

Criou-se uma certa classe média de São Paulo aqui no Sul, com sentimento discriminatório com o PT, um antipetismo. Mas quem deu prestígio à administração pública de Porto Alegre foi o PT. Criou-se esse mecanismo, alimentado pela imprensa, de diabolização do PT. Acho que está se caminhando para quebrar isso. Menos no Paraná, um pouco em São Paulo, provavelmente em Santa Catarina, que é menor, mas no Rio Grande do Sul, dessa vez, isso não existe. Dilma pode ganhar aqui.

Apoiada por setores da classe média?

Dividindo a classe média.

Ela foi bem recebida pelos empresários, na Fiergs.

Segundo pesquisa recente, todo o empresariado é a favor da política econômica do governo Lula, mas vai votar no Serra. Quem tem tucanos como Tasso Jereissati, Serra, FHC para administrar o Estado não vai querer negociar com o PT.

Serra afirma que o governo federal não tem um plano para integrar seus projetos de desenvolvimento.

Eles aparentemente querem incorporar os projetos sociais, mas a crítica é ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como se fosse uma farsa. Se o PAC não avançou mais é porque, como diz a Dilma, eles reduziram o Estado a uma instância cercada por órgãos de controle desarticulando os órgãos de execução.

O senhor participa do grupo de trabalho do plano de governo de Dilma?

Estou participando dos debates e assessorando Dilma. Estou organizando uma reunião dela com os intelectuais em São Paulo, no Rio de Janeiro. Estou sempre conversando com ela, mas não tenho participação formal na campanha.

Qual é o extrato do plano de governo?

Privilegiar educação, habitação e saneamento básico. O pré-sal vai ser a grande fonte para se fazer isso. Serra não fala do pré-sal. Eles tentaram privatizar a Petrobras. Estão salivando. Imagina o pré-sal nas mãos deles. Nossa proposta é utilizar esses recursos para terminar com a pobreza nessa década no Brasil.

E as reformas política e tributária?

O que está pendente para fazer é terminar com a hegemonia do capital financeiro através da subordinação real do Banco Central ao plano geral do governo. Taxa de juros alta atrai capital especulativo e fortalece a hegemonia do capital financeiro. Em segundo lugar, mudar o modelo de agronegócio, no qual tem que ter um papel determinante a pequena e média empresa que produz alimentos para o mercado interno e gera emprego. Em terceiro lugar, democratizar a formação da opinião pública, quebrar a hegemonia dessas quatro ou cinco famílias que forjam a opinião pública no Brasil.

Qual sua avaliação sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul?

Os tucanos teriam levado o Brasil e a América Latina à Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Estaríamos na situação em que está o México, 90% do comércio é com os Estados Unidos, retrocesso de 7% da economia, acordo com FMI e carta de intenções. Se o Serra ganhar, romperá as alianças com a América do Sul e o Sul do mundo. Eles são pelas alianças subordinadas ao centro capitalista, que é o que o FHC fazia. Não fosse a vitória do Lula, que brecou a fase final em que Brasil e EUA administrariam a composição da Alca, a América Latina teria entrado.

Apesar de reconhecido como liderança internacional, Lula foi bastante criticado por sua política externa.

A política externa não é separada da política interna. É porque o Brasil é soberano lá fora que é soberano aqui dentro. O Brasil não está colocando dinheiro em auxílio externo para deixar de fazer política social aqui dentro. O governo Fernando Henrique Cardoso não foi nada solidário lá fora. E foi solidário com o povo brasileiro?

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

dukrai

copiado de palpiteiro no Nassif
"Célio Mendesdisse:19/05/2010 às 17:17
Dizem alguns que o universo começou em uma microscópica singularidade, em termos leigos menos que nada, acabou gerando carbono o suficiente para construir um Beiró e suas opiniões contundentes. Há que se tomar cuidado com as insignificâncias, elas costumam crescer e devorar aqueles que as acham despreziveis." http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/19

Go Oliveria

O PV no Brasil é igual a um sinal (sinaleira, semáforo) de trânsito : é vermelho, verde ou amarelo de acordo com o oportunismo. No geral, é predeminantemente, amarelo, ou seja, ninguém sabe a que veio.

    elizete

    achei de mais seu senso de humor ,concordo com o seu modo de pensar

francisco.latorre

afluentes.

..

Gerson Carneiro

É isso mesmo o que está decidindo essa eleição.

O que o Serra fez para melhorar a condição de vida do povo pobre de SP? Nada.
O que o Serra representa em termos de continuidade de governo? Incêndios em favelas; alagamentos; tropa de choque contra os camelôs e etc.

O destaque que o Serra dá é para obras vistosas que mesmo assim acabam tomando destaque pelas tragédias causadas pela má execução dos projetos como foi o desabamento das obras do metrô e das vigas do rodoanel. Aliás, como está a situação das vítimas, já foram indenizadas?

Nesses oito anos do governo Lula o pobre comprou casa, carro, viajou de avião e comeu salmão. E é isso que interessa. O povo não é tolo e não mais cai em discurso de faz de conta.

@rldigital

Emir Sader é um grande pensador. Claro que nesta entrevista ele procurou dar respostas mais simples e curtas, pois se trata de um veículo público. Mas mesmo nos textos mais complexos, ele vai direto ao ponto, não fica ensaboando como certos metidos a intelectuais

Tavaresdemello

O discurso inteiro está na ordem do dia (do nosso lado, o de cá)… Portanto, eu gostei mais foi disso aqui:

"Em terceiro lugar, democratizar a formação da opinião pública, quebrar a hegemonia dessas quatro ou cinco famílias que forjam a opinião pública no Brasil."

Tô louco pra ver esse dia de glória chegar!

    Alcindo

    Também notei este ponto e me senti surpreso. Será que vai dar para a Dilma suportar este item como programa de governo?

Carlos

O tal "Paulo" é meio tantã, biruta, contraditório…
Algum abnegado, aqui, que tenha tempo e condições de mapear/registrar os "argumentos" dos que vocês chamam de trols?

Leider_Lincoln

Pessoal, depois de encomendarem uma pesquisa para a Folha, para ver o quanto o povo Brasileiro estaria disposto a aturar baixarias :http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/05/1… parece também que deram uns trocos para o Graeff mobilizar sua tchurma. Repararam quantos trols?

ceci

vixe como diz a fro, que colocoua mae nao asilo nao conheço, mas do restante conheço vàrios e neguam a origem a qualquer custo.acho isso uma vergonha, chega doer.

    Bonifa

    Agora deram para isso. Abrir o comentário e não dizer nada, só gaguejar como papagaio na areia quente. Que pretenderão com isso? São mosquitos.

Gabriel Sitônio

Tu recebes dezenas de emails diariamente fora cuidar do site. curto e direto que nem o assunto do email " a vitória do futuro passa pelo passado!" esqueça eleição Dilma e Serra.

Mas nós sabemos que um povo conhecendo seu passado faz um futuro melhor, sem preconceitos tolos. E… sem querer ser esse promissor cidadão.

Queria que vc voltasse a um passado de maio, abril, março, fevereiro, janeiro… 31 de dezembro, uns 5 meses atrás. BORIS….

O rap do nosso passado (de 5 meses!!!!) é nosso presente… nossa cara para o futuro….

<object width="445" height="364"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/O5dK_y4sfQ0&hl=pt_BR&fs=1&rel=0&color1=0x5d1719&color2=0xcd311b&border=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/O5dK_y4sfQ0&hl=pt_BR&fs=1&rel=0&color1=0x5d1719&color2=0xcd311b&border=1&quot; type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="445" height="364"></embed></object>

    Carlos

    Que foi, que aconteceu, que…?

H. Back™

Está na hora de inovarmos na política. Nunca o país foi dirigido por uma mulher. Então que tal experimentar um toque feminino? Quem sabe assim o modelo da política e da economia se tornem mais humanos.

    Felipe

    Concordo, mas olho aí com o que propõe: há duas mulheres na disputa.

Tavaresdemello

dukrai!!! rsrs

E que tal alcunha de lambe-botas?

Paulo Soares

Após denunciar Serra, presidente do CORECOM passa a ser ameaçado:
http://anti-tucano.blogspot.com/2010/05/apos-denu

Urbano

Porém, há uma parte dos emergentes que é mais terrível do que a pseudaelite… De uma cameliiiice…

Apolo

Pessoal,

Queria prestar uma justa homenagem ao Reynaldo Azevêdo também conhecido como o "Rey do blá blá blá", por essa estrondosa subida da Grande Ministra Dilma e reclamr deles o seguinte:

Que horror !!!

Cadê as homenagens a Dilma !!!

Agora que eles já descobriram podemos agradeçer a colaboração com a fantástica popularização da Grande Ministra Dilma, pois como toda caricaturização, alavancou e humanizou a imagem da ministra.

Autores dos magnifícos libelos que tornaram a Dilma mais atraente, eles merecem um presente, e terão: a eleição da Grande Ministra Dilma ainda no primeiro turno.

Quero salientar que o corte foi tão radical e exagerado que o pior dos intragáveis se tornaria o rei da simpátia diante da leitura deles.

Ao contrário do que se imagina a caricaturização humaniza as pessoas e as tornam mais “bonitinhas”, pois a imagem real é sempre mais suave.

Continuem atuando está interessante.rs

Quanto a nós? investiremos na Grande Ministra Dilma. A fantástica !!!

Para meditar: “Quanto mais se bate o réu se torna vítima”. rs

Saudações Dilmistas.

João Aguiar

o problema da turma do Vampiro Brazileiro que aparece por aqui é o de sempre, não tem uma linha de raciocínio, fala de quatro assuntos em três linhas e outras questões "menores", defender o sem futuro e abraçar afogado. Os de sempre a gente conhece e sabe que não é troll, apesar do nível equivalente na pobreza da defesa das idéias, mas seria bom o Azenha dar uma rastreada no IP de anônimo que utiliza nome de fachada e que tem cara de Graeff, veja a quantidade de trollices que o débil posta.

Jairo_Beraldo

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi multado em R$ 5 mil nesta terça-feira (18) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral antecipada, que teria ocorrido durante a inauguração de prédios na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni (MG), em fevereiro. A pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, foi absolvida. A representação apresentada ao TSE foi feita pelo PSDB, DEM e PPS." G1.

Acho que os ministros, juízes,promotores e partidos da direita, querem deixar Lula falido, para "não ter como pagar as despesas de campanha da Dilma"…só pode, porque lá eles só tem tempo para maquinar entrar na justiça contra o PT.Que eles não tem projeto de governo,até o sujeito da esquina sabe, então,como não enganam mais ninguem, querem pegar o PT pelo bolso! Será?

    Ubaldo

    Jairo,
    Não se trata do valor, se R$ 5 mil ou R$ 10 mil, que não significa quase nada comparativamente aos valores milionários de campanhas presidenciais. O que se questiona é a falta de ética e a afronta que o presidente da República tem feito ao questionar e reiteradamente agir fora da lei. Como presidente, deveria ser a principal pessoa a cumprir as leis e dar o exemplo para que os demais cidadãos o façam. Infelizmente, o Lula vê a disputa eleitoral como uma guerra onde tudo vale pelo poder e assim, passa sistematicamente por cima dos partidos políticos, passa por cima do Congresso e passa por cima da lei. No caso de causar um impedimento de sua criatura vão dizer os petistas que se trata de um golpe.

    Leider_Lincoln

    E o Serra com o Graeff, a Folha, o Datafolha, o Ruy Franco, os blogueiros falsificadores de Fichas, o Gente que Mente e CIA LTDA decerto é O exemplo de ética, não é, Ubaldo? E lógico que se trataria de golpe, ou de uma boa oportunidade para fazermos uma limpeza nos quadros deste país…

    Carlos

    Querem confinar o Lula em Brasília, silenciá-lo a qualquer custo, ao mesmo tempo em que protegem tucanmos e aliados.

    Anderson Jovino

    Jairinho meu filho! o "sperneandis" é livre como diz o Tucano assumido Marcoaurélio do STF, que apesar de ser ministro e nunca poderia falar fora dos autos ! Mas, adora uma câmera! Não pode ver uma que quer falar! E você é da mesma turma. Adora espernear. Mas, não tem problema não! O horário eleitoral vai chegar e você e seus Tucanos Demos vão ver com paus se faz uma canoa!

    Bonifa

    Isso mesmo, Ubaldo. Vamos apelar para o grande partido da ética, o Dem, continue na vanguarda da ética dentro e fora das cadeias e tribunais.

maria utt

Se o Serra precisar de Minas pra ganhar ele tá lascado. Podem escrever isso.

    Anderson Jovino

    Companheira! Falou pouco, mas falou tudo! Aqui em Minas o Serra não ganha nem "amarrado pro rabo". Pode juntar ele e o Aécio que irão perder "bunitinho" O Aécio até viajou para o exterior pra ficar livre dos telefonemas deste Pessoal (Psdbe Demo) implorando para ele aceitar a candidatura a vice do Serra!
    Cê tá lôco!
    O Aécio até pode beber nestas baladas por ai, mas, rasgar dinheiro eu nunca vi falar que ele faça" Mineiro, nunquinha!
    Sou mineiro da "gema" (Triângulo Mineiro) e sei do que estou falando!

enio

É incrível como o desespero resulta em pensamentos tacanhos e golpistas. O TSE vai para um caminho muito mas muito perigoso. Os trollos estão assanhadíssimos para acender a fogueira. É preciso se preparar para um eventual golpe com ares de gilmar e mello.

ANDRÉ

FALTOU COLOCAR O NOME DAS REPORTES!!!!!!

    clemes

    André, por favor, escreva em letras minúsculas; maiúsculas parecem que vc está gritando. Tanto que uma das normas do Viomundo para aprovação de comentários é não serem só em maiúsculas. abs

    Carlos

    Repórteres, André.

Luiz Augusto Barroso

Tenho um grande receio. Acho que a tucanalhada vai invocar a Lei Maria da Penha contra a Dilma. Afinal, ele vai tomar uma surra de uma mulher. Bye-bye Serra 2010 !

francisco.latorre

[ dilma ganha ]

..

Ubaldo

'Privilegiar educação, habitação e saneamento básico. O pré-sal vai ser a grande fonte para se fazer isso. Serra não fala do pré-sal. Eles tentaram privatizar a Petrobras. Estão salivando. Imagina o pré-sal nas mãos deles. Nossa proposta é utilizar esses recursos para terminar com a pobreza nessa década no Brasil." Emir Sader

O Emir Sader fala como um torcedor. É um grande equívoco pensar que os recursos da pré-sal estarão disponíveis antes de 2018, o que inviabiliza esse Programa. Falta consistência nas opiniões desse senhor.

    João

    Ubaldo, não sei o que você ainda faz por aqui.
    De vez em quando, quando tenho tempo, leio os comentaristas e acho que você está mais para o blog do Diogo não sei das quantas e o reinaldinho cabeção.
    O Emir Sader é uma das cabeças mais privilegiadas deste país, e você vem falar em "torcedor".
    Com todo o respeito à democracia: procure sua turma.

    Scan

    Mas, de novo, Ubaldo?
    Não tomou seu remédio? Tio Clodoaldo está uma fera!
    Diz que receita, receita e voce não toma! Assim voce não sara, meu filho.
    Já tomar remédio e cama!
    Que coisa! Fica a dizer sandices no Blog do Azenha e outros. O que os vizinhos vão pensar?
    Vão achar que eu não estou cuidando de voce.
    Toma seu remédio, Ubaldo, por favor. E não me faça passar vergonha!
    Sua mãe, Zulmira, que te quer bem.

    Leider_Lincoln

    Coerência existe é nas suas, não é mesmo, Ubaldo?

    Anderson Jovino

    Que seja em 2018 como você diz, mas 2018 está perto. É melhor ter estes recursos do que não ter nada, não é mesmo farsantes e traidor da pátria!

    Alcindo

    Não é bem assim, Ubaldo. Informe-se com a Petrobrás.

Eduardo Alex

"O cientista político Emir Sader é um dos principais pensadores da política de esquerda no Brasil." Pensador? Azenha, me desculpe, mas o correto seria militante professor. Há uma diferença enorme…

Marcos C. Campos

O post do Emir Sader está merecendo comentários melhores ….

Paulo

Soltem os genios debochados. Para fazer uma campanhazinha contra é fácil. Então por favor, provoquemos o NYT, The Guardian, vamos brincar, vamos, sr Lula, sabe com quem estao se metendo?

    Jairo_Beraldo

    Paulo, isso é desespero de tucano de alta plumagem…seus comentarios, parecem com as falas dos caciques do PSDB, desnorteados com a consolidação da eleição de Dilma Roussef, já no primeiro turno. Cara, vai lá trabalhar alguém que queira ser vice do Serra, e ficar desempregado, junto com um grande grupo de tucanos e DEMos a partir de 2011.

    Alcindo

    NYT perdeu credibilidade para falar nestes momentos críticos que antecedem uma nova guerra dos EUA. Alardeou as mentiras do Bush como verdade e os americanos não perdoam isso. The Guardian, bem… Os ingleses são um pouquinho mais independentes, porém são obrigados a seguir seus padrinhos americanos.

Paulo

Foi a bonaça, ninguem faz milagres. Atraindo capitais e as comodities em alta pela china. E a politica rasteira do PT, aumentar salários. Só que acabou. Acabou e colocam uma loura pq criola não é, para presidente. A coisa não dura seis meses e a lourinha Dilma, beleza. Acabou, tudo vai cair.

    Alcindo

    Você tá doido, Paulo?

    dukrai

    paulo graeff, dá pra ver que vc tem problemas com mulheres e com negros. Os seus problemas com mulheres vc pode resolver, assim, de uma forma tradicional, buscando ajuda com a sua parceira, terapia, essas coisas que até um simples viagra pode resolver. Se não for este o caso, vc pode saltar esta fase e assumir que, de repente, vc descobriu que vc não gosta de mulher e sim de homem. Tudo bem, neste caso não sei como ajudá-lo, mas não se preocupe que somos todos contra a homofobia e não vamos permitir que te ofendam pela sua orientação sexual.
    Quanto ao seu problema com negros, isto é facílimo de resolver, saia do anomimato e declare o seu nome e endereço porque vc está falando com um.

Paulo

Vamos voltar, os juros aqui são 11%. Empresto para o governo e garanto 11% sem fazer NADA. Isso não existe. É bom demais. O capital não pode ter tal mobilidade. Não pode, é inadmissivel. Mas o Brasil é o pais dos milagres. Sabe o que vcs entendem de dinheiro, nada. E vão dar pitaco em politica. Lula, conselho, volta para a faculdade.

    Beto magalhães

    Paulo,
    Até onde sei, quem colocu a taxa de juros nas alturas foram FHC/Serra/Franco, ou vc se esyqceu da taxa selic de 45%?
    Os tucanos são os maiores embusteiros da paróquia: o Plano Real do Itamar Franco é do FHC; os genéricos do Jamil Haddad são do Serra, O Bolsa Família do Lula na verdade foi criado pelo PSDB… me poupe.A crise de 2008 foi a mais séria desde 1929 e nós não entramos em recessão, como nas crisesde 97, 98 e 99…ai as viuvinhas do príncipe invejoso

    Carlos

    Sobre juros, leia o que está aqui:http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?page=rec

    Sobre economia:http://www.conversaafiada.com.br/economia/2010/05

    Alcindo

    Se o juro cair de repente a coisa pode complicar, Paulo.

Paulo

Beleza, o PT encheu nossos bolsos, mas trouxe temas recorrentes a baila. Estamos bem então vamos discutir a miséria. O PT foi grande pq aumentou nosso padrão de vida. Mas foram as comodities e os juros altos que nos fizeram crescer. Qual é o papel do politico, falar a verdade? Acabou, agora tudo vai descer, a conta fica com a Dilma? Acabou, a Europa esta mergulhando em crise. A bonança da qual o país se aproveitou acabou.

    Alcindo

    A Europa quer aproximação prioritária com o Brasil, a India, a China e a Rússia, Paulo. Assim, ela terá condições bem melhores de atravessar a crise com um mínimo de danos. A tendência é o Brasil ser rogado e cortejado cada vez mais, Paulo.

dukrai

esse cara é um xou de bola, só comentando uma derrapada do repórter:
"Apesar de reconhecido como liderança internacional, Lula foi bastante criticado por sua política externa."
Criticado por quem, cara pálida? Fez um gol de placa no acordo com o Irã, que os crítico tavam doido pra dar com os burros n'água, ganhou não sei quantos títulos da imprensa internacional de mais influente, mais bonito e sei lá o que e aqui dentro está com a aprovação popular no pico da lua.
Agora, se estiver se referindo às críticas da mídia, fica valendo o que o mestre Emir disse: "Em terceiro lugar, democratizar a formação da opinião pública, quebrar a hegemonia dessas quatro ou cinco famílias que forjam a opinião pública no Brasil." hihihihi

Taques

"O Serra chegou a falar uma aberração em Santa Catarina. Reuniu-se com evangélicos e disse que fumante é adepto do diabo, algo desse tipo. É uma barbaridade. Se estivesse na boca de um vereador do PT, seria uma gafe pública. Então, é uma manipulação evidente das informações."

Serra nunca falou isso.

Portanto, quem está manipulando as informações.

"O cientista político Emir Sader é um dos principais pensadores da política de esquerda no Brasil."

Jesus amado, se este senhor é um principais imagine os coadjuvantes.

    Leider_Lincoln

    Disse sim, Taques, disse sim: leia o discurso completo dele no insuspeito "Amigos do Serra" que nos fez o trabalho de publicar om discurso completo dele, e com áudio. Dá uma olhada e leia o sétimo parágrafo:http://www.amigosdoserra.com.br/integra-do-discur… . Dá para ouvir, na voz dele, ele dizendo o que disseram que ele não disse.
    Mentira tem perna curta, não tem, Taques?
    Coloca o áudio, Azenha, para que seja fácil desmentir todos os Taques que aparecerem por aqui…

    Beto Crispim – BH

    Sugestão para o Taques, depois dessa, pede licença , sai de fininho, diz que tá com dor de barriga, e não volta mais. E alguém diz a ele que EMIR SADER é nada mais, nada menos que um dos intelectuais brasileiros de grande renome internacional. Secretário Geral da CLCSO – Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais. Se o Taques entrar no google com o nome de EMIR SADER ele encontrá 170.000 resultados.

    Carlos

    Taque
    No google, busque "Taques"…. depois informe pra gente quantas referências encontrou.

    A propósito: você é da cidade de Ponta Grossa,/PR?

    Taques

    Errou feio, companheiro !!!

    Sou da aprazível e bolivariana (por enquanto) "Los Taques" da Venezuela.

    Taques

    Se o galhardo Beto Crispim entrar no google com o nome de TAQUES ele encontrá 342.000 resultados.

    Rá, rá, rá …

    Ganhei !!!

    Taques

    Transcrito do sitehttp://www.amigosdoserra.com.br

    Discurso aos evangélicos Gideões Missionários da Última Hora, em Camboriú, Santa Catarina, em 10/05/.2010

    "… Lembro quando fui ministro da Saúde, ou agora como governador de São Paulo: nós combatemos o tabagismo, o cigarro. Por quê? Porque faz mal à saúde. Mas eu dizia: ‘Não é apenas para prolongar a vida das pessoas, é para que tenham uma melhor qualidade de vida’. Porque aquele que fuma, quando fica doente por causa disso, fica, às vezes, anos com problemas de saúde, inclusive problemas de paralisia, não pode andar, sofre com doenças do pulmão. Ou seja, vive, mas vive mal …"

    Onde está a parte descrita (… fumante é adepto do diabo …) pelo "sábio" Emir ???

    Mas como você é ateu eu te perdoo, afinal de contas, pra você não existe nem Deus e nem diabo.

    Saudações liberais.

    Eduardo Alex

    "fumante é adepto do diabo". Não achei esse trecho no discurso. Onde está? Você está parecendo discípulo do Emir mesmo. Ele é mestre em dizer o contrário do que se manifesta na realidade. Leia a orelha do livro "A Infelicidade do Século", do francês Alain Besançon. O iluminado Emir é autor dela – bem como da tradução meia-boca da obra. Depois leia o livro. Se ainda assim considerar Sader um grande pensador(?), eu entenderei porque a esquerda em evidência neste país causa espanto.

    silvio

    não só falou como desdisse. Mas quem lê Veja e FSP nem ficou sabendo…

    Beto Crispim – BH

    Imbecil, entra em qualquer site de busca na internet, digita o nome EMIR SADRE e saberá de quem se trata. Seu "alienado" o Serra disse sim, pesquisa nos grandes jornais, Folha, Estadão e verá que ele disse. Estou lhe sugerindo pesquisar nos jornais que apoiam o Serra. Se não souber fazer a pesquisa, peça a qualquer garotinho de 8 anos de idade, que ele faz para você.

    Taques

    Aos simpáticos companheiros que me questionaram, confirmo:

    Serra nunca falou aquilo, portanto encampo a sugestão do ateu Leider Lincoln: disponibilize o áudio, Azenha.

    Ao aceitar a sugestão do agradável Beto Crispim, percebi nas minhas pesquisas na internet que o ilustre intelectual tem alguns probleminhas com a língua portuguesa mas nada de grave se comparado com a sua lógica.

    Leider_Lincoln

    Sarres, deixa de ser mentiroso. Eu dei o link, lá está tanto a transcrição quanto o áudio. Não discuta com os fatos, isso é ridículo. Até para você.

Tweets that mention “Emergentes decidem eleição” | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Beto Mafra and André Vargas, Roberto G. de Lima. Roberto G. de Lima said: Entrevista de Emir Sader analisando a eleição "Emergentes decidem eleição" – http://tinyurl.com/3ytsra6 (via @viomundo) […]

Paulo

A ingenuidae do PT traz a discussão da pobreza, do nosso real papel . Lula é um rebelde pq é honesto e fiel a sua classe a dos pobres. É digno, um homem tem que dar a sua opinião, e Lula faz isso muito bem. Trazer a miséria a mesa. O estadista transmite seus anseios, e quanto mais pobre tenha sido melhor pq nós somos um país de miseráveis. Lula, seja um exemplo de humildade.

    Jairo_Beraldo

    Acho que falta ao Lula, para adquirir a humildade pedida por voce, umas aulas no nicho tucano. Não é ninho,não, é nicho mesmo.

    dukrai

    não chamo esse tipo de indivíduo de vira latas porque já tive um que gostei muito, é tosco, abjeto e simplório.

Paulo

O governo serviu os setores mais influentes da sociedade com aumentos escandalosos, a custa do alto preço das comodities e juros altos. Politica salarial. Entao cara, beleza, se a nossa raça nçao sabe o que é comodities ou juros, beleza. Legal. Eu é que não vou ser o cristo na parada.

    Glecio_Tavares

    Concordo, o governo de São Paulo e a prefeitura da capital fizeram isso mesmo. Aumentaram o onibus, os pedágios, a conta da água, o IPTU subiu absurdamente. Coisa de maluco. O pías tem inflação de 5% e o Serra e o Kassab ficam fazendo sabotagem contra o povo e o Brasil, mas não esquenta em outubro eles vão tomar na tarraqueta.

Paulo

Temos que fazer cálculos. O que é a classe média no Brasil? Existe dilema, legitimidade? Nos EUA há uma sociedade perfeita. Então vamos nos recolocar. Cair na real.

    Glecio_Tavares

    O povo quer saber o preço do pão, do arroz, da carne e do feijão. Subiram? Mas da para comprar? os ricos investidores precisam começar a investir em produzir riquezas e parar de achar que especular vai resolver as questões da humanidade. taxas recordes de geração de emprego e crescimento. O Brasil merece isso. os vendilhões da Pátria precisam fazer seus passaportes e pedir asilo em outras republiquetas pois o tempo da republica dos bananas esta acabado.

    Marcos C. Campos

    "Nos EUA há uma sociedade perfeita" ,

    O paraíso então é lá ? É isso ?

    Pergunte se isto é verdade para quem perdeu a casa e o emprego lá recentemente …

    ceci

    ou para os moradores de rua, os que nao tem plano de saude etc.qta ingenuidade deuses!

    magalipedro

    Paulo, confesse: você andou assistindo algum documentário sobre "realidades paralelas", né? Pior: pegou o bonde andando e viu só a parte em que tudo o que não acontece aqui, acontece lá, nesses mundos paralelos. Prefiro pensar que se trata disso: ou você é um ser de outra dimensão. Porque dizer que nos EUA há uma sociedade perfeita só pode vir de alguém que vive num mundo que não é o meu.

Jairo_Beraldo

Só tenho medo que aconteça aquela fábula…" a mãe lavou roupa, limpou chão, tomou cusparada para formar o filho médico. Hoje ele vai aos melhores restaurantes com os algozes da sua mãe, e a colocou no asilo São Vicente de Paulo, aos cuidados da caridade alheia"….

Deixe seu comentário

Leia também