Eduardo Galeano: O divórcio entre os jovens e a classe política

Tempo de leitura: 2 min

“Dois séculos de conquistas estão sendo jogados no lixo”

Em entrevista à Televisão da Catalunha, o escritor uruguaio Eduardo Galeano fala sobre as mobilizações que levaram milhares de jovens para as ruas de diversas cidades espanholas nos últimos dias. “Esse é um dos dramas do nosso tempo. Dois séculos de lutas operárias que conquistaram direitos muito importantes para a classe trabalhadora, estão sendo jogados na lata de lixo por governos que obedecem à uma tecnocracia que se julga eleita pelos deuses para governar o mundo. É uma espécie de governo dos governos, como este senhor que agora parece que se dedica a violar camareiras, mas antes violava países e era aplaudido por isso”.

Singulars – TV3 (Catalunha), na Carta Maior (clique aqui para ver em vídeo)

Em entrevista ao programa “Singulars”, da Televisão da Catalunha (TV3), o escritor uruguaio Eduardo Galeano fala sobre as manifestações dos últimos dias que levaram milhares de jovens para as ruas de diversas cidades espanholas. Galeano esteve em Madri e pode presenciar ao vivo as mobilizações na Porta do Sol. Disponibilizamos abaixo a entrevista concedida ao jornalista Jaume Barberà e destacamos alguns trechos da fala de Galeano:

“Há hoje em quase toda a América Latina um problema visível e preocupante que é o divórcio entre os jovens, as novas gerações, e o sistema político, o sistema de partidos vigente. Eu não reduziria a política à atividade dos partidos, por que ela vai muito mais além, mas isso é preocupante mesmo assim”.

“Nas últimas eleições chilenas, por exemplo, 2 milhões de jovens não votaram. E não votaram porque não se deram ao trabalho de fazer o registro eleitoral. Suponho que a maioria não fez o registro por que não acredita nisso. E me parece que isso não é culpa dos jovens. Neste sentido, gostei muito de ter presenciado essas manifestações que tive oportunidade de ver na Porta do Sol”.

“Um dos lemas que ouvi era ‘com causa e sem casa’, o que é muito revelador da situação atual. Muitos daqueles jovens ficaram sem casa e sem trabalho. Isso deve ser levado em conta. Esse é um dos dramas do nosso tempo. Dois séculos de lutas operárias que conquistaram direitos muito importantes para a classe trabalhadora, estão sendo jogados na lata de lixo por governos que obedecem à uma tecnocracia que se julga eleita pelos deuses para governar o mundo”.

“É uma espécie de governo dos governos, como este senhor que agora parece que se dedica a violar camareiras, mas antes violava países e era aplaudido por isso. É essa estrutura de poder, muitas vezes invisível, que de fato manda. Por isso, quando se consegue aglutinar vozes capazes de dizer ‘basta’ a primeira coisa a fazer é ouvi-las com respeito, sem desqualificá-las de antemão e saber esperar. Esses jovens não parecem esperar ordens de ninguém. Agem espontaneamente, aliando razão à emoção. Como vai acabar isso? Não sei. Talvez acabe logo, talvez não. Vamos ver”.

“O mundo está preso em um sistema de valores que coloca o êxito acima de todas as virtudes. Ele é uma fonte de virtudes. Em troca, condena o fracasso. Perder é o único pecado para o qual, no mundo de hoje, não há redenção. Estamos condenados a ganhar ou ganhar. Os dois homens mais justos da história da humanidade, Sócrates e Jesus, morreram condenados pela Justiça. Os mais justos foram condenados pela Justiça. E nos deixaram coisas muito importantes como amor e coragem”.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo Rená

Esse divórcio não é novo. Mas o institucional não vai cair. Cabe aos jovens tomar o poder político e assumir o institucional.

Pitagoras

Eduardo Galeano é a voz e a alma da latinidade, de todo o continente americano. Melhor, é a voz e alma de todo o mundo decente e capaz de se indignar.
Toda capital de nossos países deveriam erigir uma estátua em sua homenagem.
E em toda a sua obra se explica porque ainda denominamos logradouros com nome de Kennedy, Medici, ACM…não nos livramos ainda do colonialismo mental a nós imposto por séculos sem parar.

Bernardino

A Democracia ocidental está falida:DROGAS<Prostituiçao e Corupçao sao os alicerces do mundo ocidental no momento.ESSes jovens que vao às ruas sao os mesmos que se drogam nas escolas e em casa.O sistema ocidental esta apodrecido.Quando o Galeano fala da ditadura do sucesso para todos esta sintetizando o motor do Capitalismo""
O Oriente desponta com a CHINA ,sábia,em 50 anos deu a volta por cima e se impoe perante os EUA <Europa e demais.É a cultura milenar(5000 anos).Lá bandidio nao tem perdao,nem aluno bate em professor"".Hoje tem Dinheiro,Patriotismo e Bala(armas nucleares)para se defender do podre Ocidente!!
Liberdade para roubar , matar e se drogar é isso que o Capitalismo Anglo -Sionista oferecem!!

    Lucas

    A China deu a volta por cima porque é um país de tamanho continental com um mercado interno de mais de um bilhão de pessoas, e um número de trabalhadores do mesmo tamanho. A China sempre teve um potencial gigantesco, o único motivo de não ter dominado o mundo é que enquanto os Europeus conquistaram a América e a África ela preferiu se manter isolada.

    Além disso, se você acha que a China não tem drogas prostituição e corrupção, então você precisa aprender mais sobre aquele país antes de emitir qualquer opinião a respeito.

    Finalmente, sr. reacionário, se você acha que se drogar, se prostituir e se corromper são coisas novas que os jovens de hoje inventaram, então você precisa ler um livro de História qualquer dia desses.

Gerson Carneiro

"…governos que obedecem à uma tecnocracia que se julga eleita pelos deuses para governar o mundo".
Êêê Sun Palo!

Dia desses estava indo para o trabalho e passei por um grupo de adolescentes tipo Restart. Fiquei observendo e tentando imaginar qual é a noção sobre política que eles têm, e qual o nível de consciência sobre o que se passa nesse mundo político.

    Gerson Carneiro

    Em tempo: prefiro que os Restarts aos Skin Head.

Galerius

A esquerda na Europa estå desconectada do povo por que ela caiu fora da realidade e nao soube acompanhar os tempos: Primeiro, eles se envolveram em assuntos existenciais, típico da burguesia moderna que nao sabe o que pensar ou o que fazer da vida. Exemplo; o aborto, o feminismo, casamento gay em vez de militar pelas causas de justiça. Segundo, eles adotaram a retórica neo-liberal da direita e de fato acreditando nela de tal modo que confundiram o eleitorado médio razão pelo equilíbrio nos resultados de votos (i.e. 51% X 49%) das eleições ja que um candidato é tao bom quanto o outro, ou tao mal quanto o outro. Nos EU se diz votar para o mal menor (the lesser evil) por que todos os candidatos sao iguais. Terceiro, e mais importante; a esquerda perdeu suas convicções. Mitterrand convidou Chirac para o governo para que supostamente pudesse governar, e comprometeu seu programa e plataforma. Tony Blair foi direto empurrando as portas para a direita e seu programa foi batizado de Nova Esquerda, e dali em diante..o Gonzalez, o Jospin.. etc..E nao sou eu que digo, mas de acordo com muita gente muito mais entendida no assunto. Tudo isso lembra o modelo simples e de aparência simplista do Lula apesar de o acusarem de dar continuidade ao modelo liberal. Quando ele estava na oposição ele nunca comprometeu e era acusado de oportunista. Desde os tempos de Collor que chegou a convida-lo para colaborar no seu governo e Lula recusou o convite. Preferiu ficar de fora para nao colaborar com a direita. E quando ele governou, ele entrou com convicção, alta estima, e cabeça erguida sem pedir desculpas para ninguém.

E entao, quando, na próxima vez que voces ouvirem alguém dizer ''presidenta'' podem crer que tudo começa a desfarelar por ali.

Galerius

Senhores, me desculpem, mas estou postando e parece que duas vezes duas postagens passaram em erro, ou talvez foi minha impressao mas nao sei; problema de computador. Por favor nao publicar. A seguir eu vou mandar o posto correto. Obrigado.

El Cid

para descontrair…

[youtube Id4e6kBpYW8 http://www.youtube.com/watch?v=Id4e6kBpYW8 youtube]

    Gerson Carneiro

    "para descontrair…" tá se divorciando da política, cumpadi?

    Esses japoneses… já conseguem fabricar até criança pequena que toca violão. Inventam é coisa.
    Será que já patentearam? Ah, também pouco importa se já patentearam ou não… quando chegar por aqui a gente fazemos um xerox.

    El Cid

    calma cumpadi, q isso…

    O melhor desse movimento é a palavra de ordem: "Não nos representam".
    Enquanto continuar esse "simulacro de democracia" lá na Espanha, nada vai mudar. eles estão certos…

operantelivre

É bom saber que até mesmo o Galeano não se preocupa e não sabe classificar o seu gênero literário.
Linda a declamação da utopia por Galeano e a música no final. Imperdível.
O vídeo me fez reviver a emoção que senti quando li "As veias abertas da América Latina" do Galeano, em 78.

verton

– Galeano –
“Os dois homens mais justos da história da humanidade, Sócrates e Jesus, morreram condenados pela Justiça. Os mais justos foram condenados pela Justiça. E nos deixaram coisas muito importantes como amor e coragem”.

Nos deixou Amor e Coragem e tambem falou que nosso reino não é desse mundo; ele é dos burgueses materialistas e suas religiões, então, porque lutamos por ele e não pelo nosso?
Amor nós temos, apoiamos as políticas sociais. E a coragem?
Os jovens já estão fazendo isso de forma muito melhor da que fizemos e continuamos fazendo – graças ao nosso Deus interno – só falta compreender!
Estão desmanchando o mundo deles sem luta nem política ou crença vazia – coisa que não faríamos porque temos medo do novo.
Tudo que fizemos foi muita força para continuar escravos, ter um dono, cegos, e dar nossos filhos para o mesmo fim.
Os jovens estão vindo e enxergando mais a frente, para não admitir doutrinação e dogmas de puto nenhum.
Buscam o novo, não sabem o que é e não importa se vai doer, pode ser qualquer coisa menos esta coisa velha e morta.
Eles, tem coragem.
Vejo transformação, evolução, crescimento e uma nova terra, sem império.

Moacir Moreira

Está faltando o povo se reunir em milhões de indignados e marchar até Brasília exigindo respeito e punição aos ratos que estão comendo e vendendo o que resta do nosso queijo, envergonhando a todos os brasileiros que ainda insistem em viver com honradez e honestidade, os quais acredito sejam a maioria.

Remindo Sauim

Sempre foi assim. Até 1950/60, a política era coisa de velhos. Até que agora tem uma criançada politizada por aí. Alguns do nosso lado, outros do outro lado.

FrancoAtirador

.
.
Não se pode escolher governantes desvinculados de partidos políticos muito menos legisladores apartidários.

O desinteresse da população pelos partidos realmente é ou deveria ser motivo de preocupação,

principalmente para os políticos que se dizem de esquerda.

O que aconteceu, dias atrás, na Espanha?

Foi todo mundo para a praça criticar os partidos políticos, dizendo que são todos farinha do mesmo saco.

Mas, na hora escolher os prefeitos das cidades, a grande maioria dos espanhóis votou no partido da direita.

É o risco maior que corre a esquerda brasileira, quando os partidos não se definem ideologicamente.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    COMO FUNCIONAM OS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS

    A maioria dos eleitores não sabe como funcionam os partidos políticos,
    tanto interna quanto externamente, porque não participa da militância partidária.

    Internamente, em todos os partidos políticos, existem diversas correntes e facções
    e, em geral, as correntes majoritárias são as que definem as diretrizes partidárias
    e a nomeação dos correligionários para cargos executivos e legislativos.

    Externamente, nas relações interpartidárias, no Congresso Nacional,
    os partidos se aproximam ou se distanciam, de acordo com a matéria proposta.

    Por isto, os partidos que circunstancialmente apóiam o governo
    não têm posição unânime em determinadas questões específicas,
    notadamente aquelas que atendem às conveniências dos cartéis
    e das corporações formadas dentro do Poder Legislativo.

    Na realidade, não existe uma "base aliada" coesa,
    mas eventualmente coincidências de interesses corporativos.

    Assim é que, desta forma, o interesse público é desprezado
    em favor de grupos que têm maior força política e econômica,
    como é o caso dos ruralistas.

    A votação do "Novo Código de Desmatamento"
    é só mais uma a comprovar este descalabro nacional.

    Virão outras votações desse tipo, muitas outras…
    .
    .

    Fabio SP

    A diferença deste governo com o do Lula está no seu vice-presidente. Enquanto Lula teve um homem e não um partido como vice, o atual tem um partido e não um homem. E que partido! Como disse o Lula, é melhor criar o Ministério do "Isso vai dar merda".

José do Ceará

Fora da pauta: Enquanto a mídia discute o caso Palocci, o Brasil real continua trabalhando e crescendo.Vejam que as CASAS BAHIA(apesar do nome) não tinha quase participação no Nordeste e agora, diante do crescimento econômico nordestino superior ao do próprio País, está desembarcando em Fortaleza(CE).Quando o psdb descobrir por que vai perder de novo em 2014, será tarde demais.(só se preocupam com dossiês e denúncias). O Brasil real avança….

ZePovinho

Quem mandou violar o sigilo fiscal de Palocci????????????????Quem com sigilo fere,com sigilo será ferido!!!
http://osamigosdobrasil.com.br/2011/05/26/funcion

Funcionário do ex-secretário de José Serra, acessou sigilo fiscal de Palocci nas vésperas da Folha publicar dossiê

Quinta-feira 26, maio 2011

No dia 5 de maio um funcionário da Secretaria das Finanças da Prefeitura de São Paulo, acessou as contas de Palocci, para extornar um imposto cobrado a mais, diz o jornalista Luiz Nassif.

Dez dias depois o jornal Folha de São Paulo publicou o dossiê Palocci.

O secretário municipal de Finanças é Mauro Ricardo, muito ligado a José Serra (PSDB/SP). Ele foi secretário estadual de fazenda quando Serra era governador. Após a posse de Alckmin, Mauro Ricardo foi para a Prefeitura, comandada por Kassab, por indicação de Serra.

Independente de Palocci estar tendo que explicar a licitude de sua variação patrimonial, é grande a probabilidade de ter havido o uso ilegal de cargos públicos pela turma de Serra para espionagem política, violando informações guardadas por sigilo fiscal.

José Serra angariou a fama de ser aficcionado por colecionar dossiês contra adversários políticos.
Por Zé Augusto

    beattrice

    Se o Palocci não fosse consultor profissional, não haveria o que consultar sobre ele, não é mesmo?

    Fabio SP

    Seria o mesmo que dizer que no episódio da violação do sigilo da filha do Serra, o culpado era o Mantega…

Regina Braga

O texto do Galeano, é muito parecido com o texto do Sakamoto.Quem vai liderar os jovens? Nem a direita ou muito menos a esquerda, perceberam o rumo dos movimentos.Os jovens estão sós,sem causa definidas,unindo a razão e emoção,mas literalmente,contra os políticos.Que o grito da juventude,encontre eco,em alguns políticos mais sensíveis e éticos.

ZePovinho

Sim!!O homem que coloca mais r's na fala,em todo o mundo,voltou!!!!!!!!!!!!!!Ele voltou!!!O PRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRates voltou!!!!!E descendo a lenha na "pútrida esquerda",aliás,putrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrida esquerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrda:
http://hariprado.wordpress.com/2011/05/25/reestab

[youtube hufbACuXPuI http://www.youtube.com/watch?v=hufbACuXPuI youtube]

O Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrates rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrROEU a rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrOUPA do rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrEI.

beattrice

Não é possível compreender o que se passa na "correlação de vontades" a que está submetida a sociedade espanhola sem considerar os tentáculos do OPUS DEI que a oprimem há décadas, e essa gente ainda ousa afiar suas garras sobre o BRASIL.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ilustração.
    .
    .
    Nas entranhas da burocracia

    A Opus Dei tem forte presença nas universidades, principalmente na USP (Universidade de São Paulo), nas Faculdades de Direito e Medicina. Vários membros e cooperadores da Opus Dei fazem parte do corpo docente universitário, como o numerário Inácio Poveda Velasco e o diretor Eduardo Marchi. O professor da Faculdade de Medicina, Luiz Eugênio Garcez Leite, é um dos mais ativos ideólogos da seita, divulgando inclusive panfletos contra a educação mista. Existem membros da Opus Dei também na Unicamp (Universidade de Campinas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UnB (Universidade de Brasília).

    Além das universidades, a Opus Dei possui também grande influência no meio jurídico. Já na década de 50 essa era uma das suas principais instâncias de atuação. Um dos principais membros em São Paulo foi José Geraldo Rodrigues Alckmin, nomeado ministro do STF (Superior Tribunal Federal) pelo governo Médici, em 1972, e tio do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, este também membro da Opus Dei.

    Ocupam também cargos no Tribunal de Justiça de São Paulo. Ao menos 25% a 40% dos juízes de primeira instância no estado são da Opus Dei, assim como entre os promotores paulistas. Muitos processos e acusações contra influentes juízes e promotores envolvidos na criação de milícias em São Paulo e no Rio de Janeiro são arquivados com a articulação dos membros da Opus Dei. Tal é o caso do arquivamento do processo contra Saulo Abreu Filho, ex-secretário de segurança durante o governo Alckmin, acusado de organizar verdadeiros esquadrões da morte contra trabalhadores.

    No ramo financeiro, não é difícil identificar as ligações da “Obra” brasileira com a espanhola, de onde surgiu e o seu alinhamento com o chamado modelo neoliberal decretado pelos capitalistas depois do período das ditaduras militares.

    Com seus membros empregados na cúpula do Banco Santander, esta instituição comprou o Banespa e o Meridional, enquanto que o BBVA (Banco Bilbao Vizcaya Argentária) recebeu os ativos do Banco Excel-Econômico e do PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

    Seu monopólio atinge também a imprensa. Não só no Brasil, mas em muitos outros países latino americanos, como o El Observador, no Uruguai; o El Mercurio, no Chile; o La Nación, na Argentina e O Estado de S. Paulo, no Brasil.

    O membro mais importante da Opus Dei na imprensa brasileira é o professor de pós-gradução da Universidade de Navarra, Carlos Alberto di Franco, numerário e comentarista do Estadão e da Rádio Eldorado. Outro importante membro é o também numerário Guilherme Doring Cunha Pereira, herdeiro da Gazeta do Povo, no Paraná.

    O principal nome da organização no Brasil é o jurista Ives Gandra da Silva Martins. Assim, como ele, um número expressivo de figuras influentes no interior da burguesia pertecem discretamente à seita católica fascistóide.

    Nos últimos anos, depois que os planos do imperialismo norte-americano e da Opus Dei fracassaram na Venezuela, a organização investe politicamente em Joaquím Lavín, no Chile, e Geraldo Alckmin, no Brasil. Mas nenhum dos dois conseguiu emplacar na política nacional dos seus respectivos países. Lavín perdeu a eleições presidenciais para Michelle Bachelet e Alckmin perdeu para Lula. Com eles a Opus Dei tenta criar um vínculo mais estreito com os governos da Colômbia e do Peru, onde ainda contam com bastante força política.

    Com o carimbo do Vaticano, a Opus Dei, um dos pilares da Igreja Católica e da propagação a ideologia de extrema-direita e do imperialismo, realiza neste momento uma campanha profundamente reacionária contra os direitos básicos das mulheres e contra métodos científicos avançados para a cura de doenças, como o uso das células-tronco e embriões em pesquisas científicas etc.

    Íntegra em:

    http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?…

    beattrice

    Em tempo,
    só para lembrar um membro ou simpatizante ilustre, o ex-quase-impeachado, Gilmar DANTAS Mendes, na foto ainda de barba e bigode: http://www.opusdei.org.br/art.php?p=3873

    FrancoAtirador

    .
    .
    Pela santíssima trindade…

    barba, cabelo e bigode…

    Os 3 porquinhos…

    Os 3 poderes…

    Os 3 patetas…
    .
    .
    ESTÁ CHEGANDO A HORA DA REVOLTA !
    .
    .
    Já não vejo diferença entre os dedos e os anéis
    Já não vejo diferença entre a crença e os fiéis
    Tudo é igual quando se pensa
    Em como tudo deveria ser
    Há tão pouca diferença e há tanta coisa a fazer

    Esquerda & direita, direitos & deveres,
    Os 3 patetas, os 3 poderes
    Ascensão & queda, são dois lados da mesma moeda
    Tudo é igual quando se pensa
    Em como tudo poderia ser
    Há tão pouca diferença e há tanta coisa a escolher

    Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
    Mas não há mais muito tempo pra sonhar

    Pensei que houvesse um muro
    Entre o lado claro e o lado escuro
    Pensei que houvesse diferença
    Entre gritos e sussurros
    Mas foi um engano, foi tudo em vão
    Já não há mais diferença entre a raiva e a razão

    Esquerda & direita, direitos & deveres,
    Os 3 porquinhos, os 3 poderes
    Ascensão & queda, são dois lados da mesma moeda
    Tudo é igual quando se pensa
    Em como tudo deveria ser
    Há tantos sonhos a sonhar, há tantas vidas a viver

    Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
    Mas não há mais muito tempo pra sonhar

    http://www.cifras.com.br/cifra/engenheiros-do-haw

    João

    Sem contar a Universidade de Navarra, que leva jornalistas do Brasil e do mundo para fazerem mestrados e doutorados lá.

    Assim, domesticam os jornalistas com a cartilha atrasada e conservadora da "Obra).

    JotaCe

    E, de resto, sobre toda a América Latina, Beattrice. A ‘parte da sociedade’, a que você se refere muito bem, continua o trabalho dos Pizarro(s) e Cortez (es) na piedosa e santa missão de pura pirataria sempre abençoada e assistida por aquele mesmo indispensável braço da Igreja Católica. Dispõe até de um ‘rei’ para mandar calar os ‘indígenas’ que protestarem da pilhagem. E, com a ajuda do PIG onipresente, cai e se multiplica como cupim em cima da madeira mole, e se apodera da fatia mais rendosa do setor de serviços e de onde explora os latino-americanos. São bancos, telefônicas, mineração (incluindo petróleo), editoras, grande imprensa etc., cujo domínio pelos piratas é facilitado pelas ‘elites’ locais que atuam do Rio Grande à Patagônia. Cordial abraço,

    JotaCe

Lazlo Kovacs

Não sei o motivo de tanta grita de Galeano. Nenhum direito trabalhista é natural. Claro, é resultado de lutas insistentes do movimento operário, de pessoas que vieram antes de mim para que eu tivesse certos direitos. No entanto, não podemos esquecer de que tais "direitos" foram estratégicos para a diminuição das fileiras nos partidos esquerdistas mais radicais. Ou seja, quando há conveniência, os direitos podem ser, sim, apoiados pelos Governos e o empresariado: perde-se aneis, ficam dedos. O liberalismo pode deixar a democracia de lado, se quiser (vejam o Chile, qual a novidade?); o capital pode determinar certas relações que confirmem e legalizem formas de exploração (Marx). Temo que o neoliberalismo tenha caído por exaustão, e não por pressão (haverá quem tente capitalizar para si uma luta que não foi feita). A crise dos jovens é, também, a crise do individualismo neoliberal. Não é necessário ao capital essa anomia social?

    Martin

    A palavra-chave é "Blogosfera"…
    As grandes MENTIRAS estão sendo conhecidas e difundidas…Fica MUITO mais fácil resolver problemas quando temos VERDADES como únicas variáveis a serem consideradas !!!

    Já disse Che Guevara:
    "A mais importante AMBIÇÃO REVOLUCIONÁRIA é ver o Homem LIBERTADO de sua ALIENAÇÃO" !!

    Att.
    Martin

    Lazlo Kovacs

    Postei apenas para saber qual a "opinião média" dos usuários.

    Ataco, sim, a democracia liberal, por não ter cumprido as "promessas" de liberdade, igualdade e fraternidade. Marx demonstrou por a+b que isto é impossível (será que os usuários querem um "capitalismo melhor"?). Reitero: é preciso, inclusive, separar liberalismo econômico do liberalismo político, sob o risco de mistificação. Afinal, não foi com o Pinochet que se implantou o neoliberalismo no Chile? O que dizer dos ataques aos direitos individuais pós-11 de setembro, perpetrados pelos EUA e Inglaterra, por meio de assassinatos, prisões legais, torturas, invasões armadas? Não foram nestes países que se implantou o neoliberalismo (Tatcher e Reagan) como "alternativa" (sic) ao estado de bem-estar?

    Os "jovens" do Galeano são os filhos do neoliberalismo. Agora, pagam pelos erros de seus pais.

    Só que, em nome do "pensamento único" (que não é apenas coisa da direita), por meio do discurso da autoridade (que burrice do Che ir à Bolívia, pensando que é Cuba, que falta de planejamento, um exemplo de como não se deve agir!), a esquerda se engessa. Parece que quem está em um certo mètier não considera que a sua própria consciência também é reificada. Isto é triunfalismo e prepotência. Os mesmos erros desde a morte de Marx, seja do ponto de vista teorico, seja do ponto de vista prático: fim análise dialética, influência de evolucionismo positivista nas análises históricas; stalinismo. Aqueles que se dizem "de esquerda" – que não gostam da "crítica interna" – parecem fazer o jogo da direita em seu próprio plano. Por isto são poucos os que fazem estudos sobre estes "malditos" – Lukàcs (o que ainda sobrevive dele são as questões estéticas, bem ao gosto do "marxismo de cátedra" e sem pé na porta de fábrica, muito parecido com o comportamento de FHC) e Karl Korsh.

    Alguns dos usuários deveriam conhecer a "longa trajetória" da social-democracia no mundo e não se impressionar com os erros e as traições que eles cometem sistematicamente contra os trabalhadores (ao contrário do que a própria denominação sugere).

    TODOS são inocentes e puros de coração. Parece que todos querem ser alimentados no Pritaneu.

    Martin

    Partidos Políticos (??!) kkkkk
    Não existe opção…É TUDO farinha do mesmo saco !!
    O Sistema Político (Internacionalmente PARECIDO pq exige campanha de mídia a cada 4 anos=>Custa CARO=>Grupos Financeiros PATROCINAM e elegem seus "políticos"…)
    Retornando: Esse Sistema Político nos oferece os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PIOR SELECIONADOS dentro da sociedade…Sim, pq não estarão trabalhando para o povo (que lhes paga o salário!), e SIM à favor de quem lhes PAGA a CAMPANHA "VITORIOSA" (a cada 4 anos!!)…Daí até a CORRUPÇÃO: não precisa MAIS NADA… !!!!

Julio Cesar Bastos

Galeano: " O mundo está preso em um sistema de valores que coloca o êxito acima de todas as virtudes. " Concordo com ele que esse mundo existe. Mas, como milhares de outros (uns tantos ou quantos lamentados / aconselhados por teóricos como Eduardo Galeano ), olho para ele de fora. E sem vontade de entrar neste universo de competição. Sigo o exemplo da garotada com síndrome de daum que deu as mãos ao que havia caido na competição, continuou junta e estava rindo na chegada. Tão diferente da cara ofegante, contraída do que gastam toda a energia para deixar os outros pra trás.

João

Quando a população não acredita nas instituições, algo pode acontecer. Os jovens espanhóis (e os egípcios, iemenitas e muitos outros ) se manifestam em busca de algo que, muitas vezes, nem eles sabem como atingir.

A despolitização dos problemas sociais levou a esse estado de coisas. Os jovens lutam por emprego, por expectativa na vida, mas será que eles sabem que eles são atores políticos! Vide o Chile, onde 2 milhões de jovens não votaram.

Não me perguntem como, mas algo precisa ser feito no sentido de politizar os jovens para eles entenderem o que estão fazendo com o mundo deles. Do contrário, serão manifestações aqui e acolá (não me refiro ao Oriente Médio, mas sim a Europa), com "bandeiras genéricas" (emprego, por exemplo) mas sem uma devida discussão sobre as causas do desemprego.

"Esses moços, pobres moços, ah se soubessem o que eu sei" diz a música. Precisamos levar esses moços a entenderem melhor o sistema no qual estão inseridos.

ZePovinho

Sim!!!!!!!!!!!!É possivel!!!!!!!!!Candidata democrata derrora republicana, EM REDUTO REPUBLICANO há 40 anos,dizendo que os empresários querem roubar a Previdência Social dos maiores de 65 anos.Precisamos disso!!Não ter medo de dizer o que pensamos!!!
http://www.cartacapital.com.br/internacional/saud

Saúde de idosos opõe partidos e decide eleição nos EUA
Eduardo Graça 26 de maio de 2011 às 14:18h

De Nova York

Aparentemente, não há nada de especial no vigésimo-sexto distrito eleitoral do estado de Nova York.

Tradicional reduto da direita, a região que engloba áreas rurais dos subúrbios de Buffalo e Rochester vota em candidatos republicanos há quatro décadas, desde o primeiro governo Nixon. Lá, McCain venceu Obama com folga em 2008.

Pois na terça-feira quem celebrava a vitória na eleição especial para o cargo equivalente a deputado neste pedaço esquecido do estado mais populoso do nordeste dos EUA era a democrata Kathy Hochul. Ela capturou 47% dos votos, contra 43% da favorita, a deputada estadual republicana Jane L. Cowin, batendo na tecla de que o novo plano da oposição de alterar o programa de Saúde Pública Medicare – voltado para cidadãos com mais de 65 anos – seria um ataque criminoso à população idosa…………………………………………………..

    Ostermann

    Os democratas eram os escravagistas. Se não fosse pelos republicanos teríamos tido mais um século de escravidão dos negros.
    E agora, translúcido amigo?

Leonardo

Nem durante a ditadura militar um presidente da República mandou dizer que o Congresso votava uma "vergonha”.

A crise institucional bate às portas…

ZePovinho

O escândalo do concurso da SEFAZ-RJ continua.Agora suspeitam que tem gente do governo de Sergio Cabral envolvida nisso, porque a FGV não quer divulgar o nome do funcionário que vendeu os gabaritos.VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!
http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopi

ANTI JR escreveu:

Como eu disse anteriormente os indícios apontavam para mais de 100 meliantes que compraram o gabaritos.Muitos candidatos que estudaram muito e conseguiram 60% dos pontos se sentiram BURROS por observarem notas altíssimas e a dela baixa em relação aos clientes dos vendedor de gabarito da FGV.
Eu fiquei espantado com a decisão da SEFAZ em anular o concurso.
Logo ele que sabia que a FGV vendia gabaritosl?
Logo ela que sempre concordou com a manipulação do gabarito e nada dez neste concurso exigindo os espelhos dos cartões de respostas e o cumprimento da lei que obriga a organizadora comentar o seu gabarito em um jornal de grande circulação??
Algumas pérolas que vocês não sabem:
-se a SEFAZ anulou é porque muita gente graúda estava envovida na compra dos gabaritos
-é melhor anular agora ou anular depois em ano eleitoral tendo várias pessoas do governo Cabral envolvida na compra dos gabaritos?
-o nome do vendedor de gabaritos da FGV NUNCA será divulgado,pois se o fizerem ela abrirá o bico e apontará nome de filhos e pessoas influentes no governo Cabral/

Conclusão: não é melhor anular agora sem que o o vendedor de gabaritos da FGV divulgue a lista de seus clientes famosos do concurso do ICMS/RJ???

SERIA UM SUÍCIDIO ELEITORAL DA TURMA DO CABRAL!!!!

P S: Eu duvido que o vendedor de gabaritos da FGV delate o nome de seus clientes do concurso ICMS/RJ.Lembre-se que a venda de gabaritos por esse vendedor meliante é antiga e não houve punição por parte da FGV e a SEFAZ/RJ sempre optou pela permanência FGV em seus concursos.

(http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2009/4/novo_concurso_sob_suspeita_6839.html)

Por que membros da comissão do concurso ICMS/RJ mantiveram FGV organizando seus concursos mesmo ciente que a FGV tinha um vendedor de gabaritos????
Não acham que quando foi descoberto que a FGV vendeu gabaritos no concurso de oficial de cartório,a comissão do concurso deveria alijar a FGV de seus concursos?? Por que não o fizeram???

Forças ocultas?????? ???????????????????????

Mario F. S.

No meu entender, a social-democracia tem seus limites. Ou seja, conciliar capitalismo com segurança social nem sempre é possível. Aponto tanto os limites dados pelas circunstâncias (a sobrevivência do mercado num quadro de competição global feroz e custos altos de mão-de-obra exige a redução dos direitos sociais) quanto pela consciência/prática política (manter-se no poder, a questão da autonomia e narcisismo político dos partidos). Ora, esta situação-limite deveria levantar a questão: se o capitalismo não funciona mais com tantos direitos sociais, e se a redução dos direitos sociais nos dá um capitalismo inaceitável, o que estamos esperando para nos livrarmos do capitalismo? O que está faltando é que hoje, por enquanto, a superação do capitalismo não faz parte do horizonte político de ninguém, muito menos da juventude. Então, o que nos resta? A crença de que um governo forte, por cima (ou contra os políticos profissionais) poderá oferecer algum tipo de dedenção? A Espanha já conhece esse tipo de redenção, ela veio com o garrotevil. Será isso, então? O garrotevil e as liberdades de mercado? Então, essa é a ameaça que nos roda, e que ronda a juventude, a possibilidade de o fasscismo voltar a seduzir corações e mentes. Tanto mais perigoso porquanto não há hoje uma esquerda mobilizada como no passado.

    Julio C. M. Bastos

    O que nos resta? A quem? Aos que sabemos que queremos transformar o mundo? Inclusive porque conhecemos os desastres do passado?
    Verdade é que o trabalho de muita gente, no capitalismo, sua atuação, sua ação, acaba indo para a Bolsa. Dos poucos que tem a maior parte do dinheiro.
    O manto da realeza, divinamente tecido, foi finalmente rasgado por milhões de mãos. A maioria de simples cidadãos. Poucos burgueses. Justamente os ancestrais dos atuais capitalistas.
    Grande parte da energia gasta por tais herdeiros pra chegar onde chegaram, atualmente é empregada pra manter nos ombros seus mantos de novos /velhos senhores. Fazendas mais fáceis de serem puídas por nossos milhões de mãos. Inclusive por serem produção de teares da Terra mesmo.
    O sistema vigente não vai mudar… já está mudando… também por causa da gente.

Nivaldo

Eduardo Galeano e seu texto.
Quando estava em pós-graduação na Espanha, governada por Aznar, os espanhóis mais próximos diziam que não havia mais diferença entre PSOE e PP. Eu naturalmente contestava e citava a gestão do Felipe Gonzales. Me diziam, "bueno Felipe és PSOE de lucha contra Franco pero no hay igual". Espanha de hoje é governada com olhos nas oligarquias capitalistas que fazem seus investimentos no exterior, financiado, naturalmente pelo sitema financeiro. O PSOE não soube dar alento a uma sociedade cada vez mais exigente de qualidade de vida. Os da praça Porta do Sol não são só jovens, há sim muitos "quarentões e de maior idade" nesta manifestação. No paralelo mundial, dá para ver que o LULA foi no caminho contrário da ortodoxia econômica, apostando no mercado interno e na inclusão social, coisa que a mídia das oligarquias no Brasil, não aceitam. O PSOE está se dando conta agora que não é bom na imitação da política do PP. O estrago já está feito.

O_Brasileiro

Por curiosidade, fiz uma simulação sobre o custo dos parlamentares, chefes de executivos, secretários estaduais e ministros.
Não são números oficiais, mas vê-se que é muito bom legislar… em causa própria!!!
Para pagar os estimados 51.748 vereadores, 10.059 deputados estaduais, 513 deputados federais, 81 senadores, 5.559 prefeitos, 27 governadores, 540 secretários estaduais e 37 ministros, paga-se algo em torno de R$ 1.179.740.000,00, se consideramos um custo médio de R$ 20.000,00 por cada um deles. Mas sabemos que o custo "por cabeça" é muito maior!!!
E isso sem falar do custo dos assessores e despesas de manutenção com os mesmos!!!

Como esse valor é possível pagar:
Todos os policiais do país- R$ 922.854.000,00 (517.000 ao custo de R$ 1.785,00 cada)
OU
Todos os médicos do país – R$ 1.148.000.000,00 (328.000 ao custo R$ 3.500,00 cada)
OU
85% de todos os um milhão e meio de professores do ensino fundamental do país – R$ 1.395.000.000,00 (1.500.000 ao custo de R$ 930,00 cada)

    beattrice

    Em tempo,
    se a linha de raciocínio for SP, pode baratear a "mão de obra", os tucanos consideram professores, médicos e policiais "baratíssimos", praticamente mão de obra submetida a trabalho escravo.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Há tempos que magistério e polícia viraram biscates, bicos, changas e similares nos subdialetos regionais.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
O PMDB também deve arcar com a responsabilidade que assumiu,
ao votar na emenda 164 contra a orientação do governo.

FORA JOBIM, MOREIRA FRANCO, GARIBALDI ALVES Fº e etcéteras.

Só não digo fora Michel, porque é ilegal.
.
.

    Marcelo Silber

    Franco Atirador

    Velho (permita chamá-lo assim) gostaria de dizer para sua reflexão e para nosso debate.
    A sua frase "FORA JOBIM, MOREIRA FRANCO, GARIBALDI ALVES Fº e etcéteras. " é totalmente extemporânea e talvez sirva como "palavras de ordem"para o esvaziado movimento estudantil-mas não se aplica ao contesxto atual.
    Estes cidadãos, assim como todo o PMDB, não podem dar "o fora"porque são o CORE do governo Dilma (assim como o PT)
    Assim como Fernando Henrique (PSDB) se aliou a escória do PFL (e acabaou se contaminando) temo que Dilma (Uma presidenta mais fraca que Lula) se contamine com a escória de Sarney, Jader Barbalho e os outros citados por você.
    Não tenha ilusões, este governo (que apóio) é controlado por ruralistas, evangélicos e quetais, que transitam em TODOS os partidos e cobram muito caro o seu apoio no Congresso
    Forte abraço, velho

FrancoAtirador

.
.
Nestes casos do "consultor inominável", da votação do "Código de Desmatamento" e da "homofóbica anti-cartilha"

ficou mais do que caracterizada a promiscuidade ideológica dos partidos autodeclarados de esquerda.

Agora, eu garanto que é devido a essa hipocrisia partidária

que a militância de esquerda está se afastando dos partidos políticos

para, cada vez mais, se organizar nos movimentos sociais.

Não se admirem se, em breve, ocorrer também no Brasil uma Revolução de Indignados.

Eu, por exemplo, já estou no meu limite de indignação com a indignidade alheia.
.
.
PARA O BEM DO BRASIL:

Paulo Bernardo na Casa Civil !

Franklin Martins no Ministério das Comunicações !

Celso Amorim no Ministério das Relações Exteriores!
.
.
OS TONYs TÊM DE CAIR FORA, JÁ!

ASSIM COMO TODOS OS "CONSULTORES" INFILTRADOS

NOS PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO.

ABAIXO O TRÁFICO DE INFLUÊNCIA !

LEI ANTI-CORRUPÇÃO, JÁ !!!
.
.

    waleria

    Concordo em parte amigo.

    Porque não Bernardo, Amorim, Martins?

    Porque ela escolhe o que tem de pior a escolher e se afasta dos bons?

    Eu sou a favor de Aldo Rebelo no caso do Codigo, com o PC do B.
    Mas ela aceitar as imposições de Garotinho e sua trupe religiosa é um absurdo num ESTADO LAICO.

    Dilma está perdida e mau assessorada.

    A paciencia não aguenta mais!

    Porque ela fica só com os piores?
    Em quase tudo, ela escolheu os piores – e agora vai se curvar aos religiosos?
    Aos homofobicos?

    Acorada Dilma enquanto é tempo!
    Nem seus aliados não estão a aguentar mais!

    Noir

    Vamos aguentar SIM, ou não somos aliados e sim oportunistas.
    Aguentamos + de 20 anos de repressão, roubalheira e tortura.
    Não vamos recuar.
    O PIG não passará.

    Werner_Piana

    Concordo 100%, caro Franco.
    A Lei do Desmatamento e a nojenta chantagem homofóbica dos parlamentares do ódio, digo, religiosos, contra a cartilha do respeito humano nas escolas levou minha tolerância ao limite. E ainda tem o reichstul na ANP… como diria a escrita socialite cariôca:"que loucura!" (to me sentindo um trapo eleitoral…)

marcflav

Marcio Flavio Menezes

José Augusto, gostei muito da qualidade da sua mensagem. pensando em Portugal, um país de pequenas proporções geográficas em relação ao Brasil. "Vendo de fora", a mim me parece um relato ideal da utopia democrática. Como seria se o povo exercesse a sua função cívica como cidadão? mas o que acontece é que cada vez mais somos massificados pela propaganda oficial, a um tal ponto – uso a metáfora da lavagem cerebral – para chamar o povo de sociedade de consumo, ou sociedade de massa. como dizia Jean Baudrillhard, da massa. Um conceito físico, é inerte e absorve energia como se um buraco negro, ( consumo urbano como metáfora) … A mim me parece que não existem democracias, quiçá nunca existiram… o que é real, no sentido fenomenológico das coisas em si mesmas, é uma disputa de oligarquias pelo poder concedente da caneta. Se ao menos nós soubéssemos para onde vão nossos impostos! mas a bocarra é tão grande que perdeu-se a si mesmo o controle – dou o nome de burocracia do estado – para sempre… Como resultado, do outro lado dessas disputas em torno do dinheiro e do poder, ficamos nós a ver navios, a sociedade de consumo. Eu voto, pelos mesmos motivos cívicos de vosmecê, e porquê mesmo não querendo, pago impostos, então tenho o direito de me expressar como didadão contribuinte pelo voto, que sempre faço em branco.Ora, se a sociedade de consumo quisesse de fato alterar democraticamente aquilo que todo mundo sabe, voz corrente, da podridão das instituições públicas e financeiras, a corrupção, a falsa moral em nome da riqueza e do trabalho, se quisesse mesmo era só votar em branco. Demonstrar o desprezo pelas instituições abandonando a qualidade de eleitor acaba não revelando bons democratas, base para qualquer tentativa científica de mudar ou alterar os rumos das nações… mas o zé povão, da qual tolos fazemos parte, inclusive as oligarquias, quando estamos no trânsito por exemplo, ou quando estamos à mercê da burocracia oficial dos prazos e registros, ou da propriedade privada ser mais importante que a vida, esse, se mover, como acreditavam os primeiros capitalistas e os primeiros comunistas da era moderna, ainda é uma incógnita… porisso,a mim me parece, que falar em nome do povo, é a maior das injúrias, porisso mesmo, porque o ze povão, não tem voz, não faz sentido…" navegar é preciso, viver não é preciso"
há 7 minutos · Curtir

    julio c.. m. bastos

    pô cara, pra quem vota em branco, você sujou bastante aqui. hiper moderno: poucas idéias copiadas, mas muito confundidas. viver não só é preciso como inevitável. E o que mais radicalmente muda a vida de quem foi criado pra sofrer um bocado enquanto dentro deste mundo e gozar para sempre (arre!) no outro, lá "fora", talvez seja exatamente "viver e não ter a vergonha de ser feliz. cantar…" e dançar dando banana pra quem reclamar.

    M. S. Romares

    O Jean Baudrillhard que voce cita com bastante entusiasmo é aquele mesmo que enriquece o "Imposturas Intelectuais", do Sokal ? Então tá.

marcflav

5 de junho: eleições e democracia por Jose Augusto Mendes Correia

Vivemos uma época em que o povo precisa de se responsablizar por o futuro de Portugal,precisa de votar em projectos e não em partidos como se fossem clubes de futebol,precisamos demonstrar unidade nacional e votar segundo a nossa consciencia.A cidadania activa é precisa mais que nunca a bem do nosso futuro e de nossos filhos,não vamos hipotecar mais o nosso futuro,mais que o que está.

As eleições, em Democracia, são os mais elevados instrumentos de intervenção cívica ao dispor dos Cidadãos.

Além do mais, para que os Portugueses possam hoje exercer livremente o seu voto, muita e muita gente lutou ao longo de várias gerações. Gente que sofreu as mais duras sevícias, gente que morreu pela Liberdade.

O voto é um direito cívico inalienável. Mas, simultaneamente, também é um dever cívico inalienável que deve ser exercido mesmo que não encontremos nenhum partido em quem confiar: para isso existe o voto em branco.

Há muita gente que, desiludida pela qualidade da Democracia, não exerce o seu direito de voto, não percebendo que com isso ainda a degrada mais. Quanto menos gente contribuir para a eleição daqueles que formalmente nos representam menos responsabilizados eles serão e menos responsáveis se sentirão.

Como afirmamos anteriormente, ninguém é obrigado a votar em partidos em que não acredite. Mas é civicamente obrigado a votar.

As próximas eleições de 5 de Junho são eleições importantíssimas para Portugal e devem ser encaradas com essa mesma importância e é, por isso, absolutamente essencial que os Portugueses compareçam em força às urnas. Que votem em consciência, que votem ou no partido em que mais acreditam, ou que, não acreditando em nenhum, votem em branco. Mas votem!

No entanto, ao votarem não caiam na tentação do chamado “voto útil”.
O “voto útil” só é útil para quem o recebe. Votem, se votarem em algum partido, naquele cuja base ideológica, programa eleitoral ou candidatos vos ofereçam maiores garantias de corresponderem às vossas expectativas cívicas.
Não façam cálculos eleitorais tendo como objectivo uma qualquer maioria absoluta.
Esses cálculos, por regra, saem furados e só servem os interesses dos que apenas pretendem fingir que mudam para tudo ficar na mesma.

Luis

Os jovens hoje estão perdidos, como no Brasil. Na Espanha sapateiro tentou colocar uma educação Civil, tentando politizar os jovens. Não conseguiu, existiu, vários debates sobre o assunto, até consegui aprovar alguma coisa. Mas o erro, como em todos os países, é deixar somente a responsabilidade de Educar os filhos aos pais, descendentes dos massacrados filhos de uma ditadura. A Educação, isso sim deve ser o foco. Os jovens estão perdidos, por que devido as muitos culturas diferentes, falta o balizador das escolas que deveria não direcional como era acusado Sapateiro, mas sim oriental que estamos em um mundo de diversidade e precisamos de senso Crítico. Quem está e tem capacidade para ensinar isso a nossos jovens?

Deixe seu comentário

Leia também