Dilma: Globo é uma das grandes responsáveis pela desigualdade e o atraso do Brasil

Tempo de leitura: 4 min
Fotos: Arquivo e divulgação

A GLOBO SEMPRE ESTÁ DO LADO ERRADO DA HISTÓRIA

Reportagem inventa, omite e silencia para negar ao telespectador a verdade sobre a crise atual do Brasil

Por Dilma Rousseff, em seu blog

Em longa reportagem exibida ontem, o Fantástico, da Rede Globo, apontou o aumento da desigualdade no Brasil a partir de 2016, revertendo o processo ocorrido desde o início dos anos 2000.

Embora tenha chamado atenção para um problema essencial da sociedade brasileira e reforçar causas estruturais, como o racismo, sonegou de seus telespectadores a verdade sobre a crise social pela qual o país está passando.

Atribuir, como nas primeiras frases da reportagem, a atual crise por que passa o Brasil a fatos ocorridos em 2015 e 2016 é uma manipulação da história.

O Fantástico omite que fui impedida de governar em 2015, esconde que fui afastada de fato do governo em maio de 2016, e omite cinco anos dos governos Temer e Bolsonaro, em que o Executivo se dedicou, cotidianamente, a boicotar o crescimento do Brasil, a dilapidar o patrimônio da Nação e a eliminar direitos dos trabalhadores, do que são exemplo a emenda constitucional do teto de gastos, as reformas trabalhista e previdenciária.

São cinco anos de escolhas políticas, todas apoiadas pela Rede Globo, cujo principal resultado foi a volta da fome e a ampliação da pobreza e da desigualdade no Brasil.

Esconder dos telespectadores estes fatos é mais que desonesto, é a metódica e deliberada disposição da Rede Globo de interferir de forma perniciosa nos rumos políticos do País.

Os telespectadores mereciam saber, por exemplo, que a economia brasileira está hoje em 12ª posição no mundo, e caindo.

Apoie o VIOMUNDO

Deveriam ser informados ainda que durante o meu governo estivemos sempre entre as oito maiores economias do mundo.

Toda a imprensa noticiou que a insegurança alimentar grave havia recuado de 8,2% da população em 2004 e para 5,8% em 2009, segundo pesquisa do IBGE. Em 2013, a proporção havia cedido para 3,6%.

A melhora tirou o Brasil do Mapa Mundial da Fome em 2014, segundo relatório global divulgado à época pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O Fantástico falseou a verdade, ao esconder a informação relevante de que a queda do PIB em 2015 e, até maio de 2016, quando de fato fui afastada do governo, se deveu, em grande parte, à crise política gerada pelo boicote ao meu governo no Congresso e pelo processo de impeachment, que inibiu a atividade econômica e, assim, reduziu a arrecadação tributária.

Tudo com o devido respaldo e apoio da Rede Globo.

Praticamente desde a minha posse, ao longo do primeiro semestre de 2015, o Congresso mobilizado pelo golpista Eduardo Cunha atuou ativamente para desestabilizar economicamente o governo, por meio das chamadas pautas-bombas, que forçavam a ampliação das despesas com as quais o Tesouro não conseguiria arcar.

Ao mesmo tempo, impedia a aprovação de projetos com os quais pretendíamos enfrentar as dificuldades fiscais, como a retirada da isenção das grandes empresas.

Na época, a própria imprensa noticiou o processo permanente de sabotagem de Eduardo Cunha, na verdade uma verdadeira pré-estreia do que viria a ser Jair Bolsonaro em termos de pauta neoliberal na economia e conservadora nos costumes.

No 2º semestre de 2015, impulsionado pelos golpistas, ganhou força a tese do impeachment, cujo processo foi aceito pelo presidente da Câmara, em dezembro.

Ficou claro que o país entrara naquele momento em estado de semiparalisia política e quase anomia econômica.

Em 12 de maio de 2016, fui afastada do cargo de presidenta da República, por força da abertura do processo de impeachment pelo Senado.

Não voltei mais ao cargo para o qual havia sido eleita democraticamente.

O boicote, iniciado em 2015, deu frutos em 31 de agosto de 2016.

Além de ter escolhido culpar pela crise atual alguém que está fora da Presidência há cinco anos, o Fantástico silenciou de maneira maliciosa sobre outros fatos relevantes mostrados em sua reportagem.

Silenciou sobre a desastrosa política econômica de Paulo Guedes, a criminosa omissão do governo Bolsonaro diante do Covid-19, que transformou o Brasil no segundo país com maior número de mortes. Silenciou ainda sobre a inanição das políticas sociais e de saúde, silenciou sobre a política de abastecimento de alimentos do país, silenciou sobre o acesso à habitação.

Enfim, calou-se sobre o aspecto multidimensional do combate à miséria a à pobreza.

E silenciou porque concorda e apoiou todos os fatos relevantes responsáveis pelo atual desastre econômico, notadamente a política de restrição fiscal.

Quando exibiu personagens que contaram que a vida deles havia sido boa no passado, não informou que este passado foi o governo Lula e o meu governo.

Quando falou que a desigualdade no Brasil caiu de forma intensa no início dos anos 2000 até 2015, omitiu que este foi exatamente o período dos governos Lula e Dilma.

Quando mostrou uma economista francesa ganhadora do Nobel afirmando que as cotas raciais nas universidades e o Bolsa Família foram decisivos para reduzir a desigualdade e a fome no Brasil, deixou de lembrar que estes dois programas foram implantados por Lula e por mim.

E quando fez menção ao fato de que, apesar da crise atual, todas as crianças frequentam a escola, mais uma vez deixou de gastar pelo menos alguns segundos dos mais de 14 minutos da reportagem para lembrar que esta condicionalidade sempre fez parte do Bolsa Família, o mais bem sucedido programa de transferência de renda do mundo, criado pelo PT.

O Brasil precisa enfrentar e superar sua estrutural desigualdade e exclusão e precisamos muito falar sobre estes desafios.

Mas não será distorcendo fatos, montando uma avalanche de “fake news” e omitindo quem estava no governo quando que este processo mais avançou que a Globo contribuirá para isto.

Não é escondendo as conquistas do período do PT nem a destruição promovida pelos governos golpistas e de extrema direita que a Globo ajudará este processo.

Como vem fazendo ao longo da história brasileira recente, o Grupo Globo é um dos grandes responsáveis pela desigualdade e pelo atraso no desenvolvimento do País, ao sempre defender ajustes recessivos sobre os ombros da população.

Por isso, a Globo sempre esteve do lado errado da história.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abelardo

Mandou bem, Dilma! É Tudo isso e um pouco mais.

Zé Maria

Vazou! : A Atuação dos EUA antes do Golpe de 1973 no Chile

Qualquer semelhança com os Golpes de 1964 e 2016 no Brasil
e com a tentativa de derrubar o Presidente da Venezuela
não é mera coincidência, é sim o Modus Operandi do Império.
.
Novos documentos lançam luz sobre como EUA
‘levaram’ Pinochet ao poder no Chile em 1973

Agência dos EUA publicou documentos inéditos
que relatam as tentativas de Washington de derrubar
o governo socialista de Salvador Allende (1970-1973) no Chile.

SputnikNews: https://sptnkne.ws/EsKw

Uma agência governamental norte-americana revelou documentos que mostram as preocupações dos dirigentes de Washington, que queriam evitar um sucesso e exemplo antiamericano na América Latina.

O Arquivo de Segurança Nacional dos EUA publicou recentemente seis documentos nunca antes vistos, que relatam as tentativas de Washington de derrubar o governo socialista de Salvador Allende (1970-1973) no Chile.

A administração Nixon se preocupou com Allende ainda antes de sua vitória nas eleições de 4 de setembro de 1970, com um dos documentos relatando que a presidência de Richard Nixon (1969-1974) se dividiu sobre como operar a queda do governo Allende, com William Rogers, o secretário de Estado, sugerindo executá-la “sem ser contraproducente”, seguindo uma linha de hostilidade a Santiago, mas sem ser evidente o suficiente para culpar Washington.

Henry Kissinger, na época conselheiro de Segurança Nacional, defendia uma abordagem mais agressiva, dizendo em 5 de novembro de 1970 que o presidente norte-americano tomaria a “mais histórica e difícil decisão de política externa”, que teria “ramificações que vão muito além das simples relações EUA-Chile”, com o objetivo de contrariar as “ameaças sérias e posição no nosso hemisfério” vindo do governo Allende.

O posicionamento final acabou sendo tomado em 29 de outubro de 1970, com uma postura abertamente “fria” surgindo “apenas em reação a provocações”, e pressão e hostilidade mais dura nos bastidores.
Em geral, os EUA deveriam “criar pressões, explorar fraquezas, ampliar obstáculos, o que, no mínimo, garantirá seu fracasso ou o forçará a modificar suas políticas e, no máximo, poderá levar a situações em que seu colapso ou derrubada mais tarde poderá ser mais viável”.

A principal preocupação de Washington era a possibilidade de sucesso de Salvador Allende na América Latina, que foi legalmente eleito.

“O exemplo de um governo marxista eleito com sucesso no Chile certamente teria um impacto, e até mesmo um valor precedente, para outras partes do mundo”, incluindo Itália, que tinha o maior Partido Comunista da Europa, e no continente europeu em geral, disse Kissinger.

“Segundo Henry, o Chile pode acabar sendo o pior fracasso de nossa administração, ‘nossa Cuba’ até 1972”, comentou o agendador de Nixon.

Golpe Lento
Como parte dessa estratégia, foram aplicados ao Chile bloqueio de empréstimos, início da saída de bancos multilaterais, e manipulação do valor do cobre, sua principal mercadoria exportadora.

Outra forma de influenciar negativamente o país foi a administração Nixon alistar o apoio do Brasil e Argentina.

Na época, o plano deu certo, com o país se afogando em falta de financiamento e a mídia se expressando contra a situação. Estava criado o ambiente propício para descontento com o governo Allende, com o chefe do Executivo sendo assassinado em 11 de setembro de 1973, segundo as mais recentes investigações, mesma data que o golpe de Estado.

O então comandante-chefe do Exército do Chile, Augusto Pinochet, tomou as rédeas do país, e as Forças Armadas puseram um fim ao governo socialista de Unidade Popular, ao qual se seguiu a violenta ditadura do militar chileno até 1990.

https://br.sputniknews.com/americas/2020111216415598-novos-documentos-lancam-luz-sobre-como-eua-levaram-pinochet-ao-poder-no-chile-em-1973/

E o Grupo Globo – assim como outras Empresas Monopolistas de Comunicação –
serviu aos Interesses Norte-Americanos, manipulando a Informação, em favor
dos EUA, colaborando com os Golpes de Estado que foram perpetrados contra
“desagradáveis” Governos Democráticos Eleitos no Continente Americano.
A Globo falar em Democracia é uma Contradição Histórica em si mesma.

Everaldo Gaspar

O que acontece e que
As pessoas, mesmo as de esquerda, CONTINUAM assistindo a rede Globo. Aí não há como questionar e nem mudar nada.
Sabem que o canal globo e contrapovo, contrapobre, racista, manipulador de notícias, que gosta de golpear a democracia. E continuam assistindo a globo. Falar o que de um povo burro desses.
Se assistir a Globo sempre o Brasil e o povo vao ser uma marionete dos marinhos e dos grandes empresários do país.
Se tem audiência tem anunciantes e consequentemente tem dinheiro, da lucro.
Basta diminuir em 90% o que vê lá até chegar em audiência zero.
Como se livra de um vício de beber ?
É indo todo dia num bar ?
O certo é a pessoa não procurar mais o seu vício. Parou de procurar automaticamente a relação vai se enfraquecendo dia a dia.

marcio gaúcho

A Rede Globo é um partido político. É inegável, mesmo que transverso, sem registro no TSE. E é muito poderoso! Sem eliminar essa chaga, jamais seremos um país com pensamento livre. A TV brasileira imbeciliza a nação. O desligamento dos espectros seria uma boa ideia, se não fosse beirar perigosamente ao fascismo.

Carlos Fernandes

Mas, e os milhões de reais que os governos Dilma encheram a burra da Rede Globo com a desculpa da ‘mídia técnica’, não conta? Não se fala nada Presidenta?

Zé Maria

A Presidente Dilma foi o Alvo Preferencial das Notícias Falsas da Mídia Venal.
E não há Escrúpulo, quando se trata de falsificar a informação contra o Lula.
A Globo é Fake News tanto quanto o Gabinete do Ódio Bolso-Morista ao PT.
A partir daí partem os Ataques a todas @s Candidat@s de Esquerda no País.

Justiça Eleitoral determina que Facebook retire do ar
meio milhão de compartilhamentos de notícias falsas
sobre Manuela65 Candidata a Prefeita de Porto Alegre

A decisão se refere a 50 links de postagens diferentes
que foram feitas desde 2018, e também vale para
publicações feitas no Instagram, Twitter e Youtube,
o que eleva o total de links compartilhados para 89.

Somente no Facebook foram precisamente 529.075
compartilhamentos de notícias falsas publicadas
a respeito da Candidata à Prefeitura de Porto Alegre
Manuela65 que tem como Vice Miguel Rossetto (PT).

O Juiz da 161ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional
Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou
que as Empresas que gerenciam as Plataformas na
Internet devem retirar tais Postagens Mentirosas
publicadas nas Redes Sociais contra Manuela65,
no Prazo de 24 horas.

https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/eleicoes-2020/2020/11/tre-determina-que-facebook-retire-do-ar-meio-milhao-de-compartilhamentos-de-noticias-falsas-sobre-manuela/

Não é difícil deduzir que muitas dessas Fake News
publicadas nas Redes Sociais contra Manuela65
tenham Origem na Imprensa Partidária de Direita,
como RBS/Globo e afins.

Amaro Doce

E A GLOBO ESTAVA NESSSA

Você torceu pela eleição do BIDEN? Saiba que você não foi o único

Vamos elencar quais são as principais forças no interior do sistema imperial que, juntamente com você, estão vibrando com a vitória do Velho Gago, Joe Biden:

1 – Todo o complexo industrial militar americano aquartelado no Pentágono e nas mais de 800 bases militares americanas espalhadas pelo mundo.

2 – Wall Street, onde acionistas e especuladores com ações no complexo indústria bélico ganham bilhões de dólares do dia para noite com a eclosão de uma nova guerra.

3 – Os banqueiros de todo o mundo, inclusive os que mandam no capitalismo americano, cagam na cabeça do “capitalismo” brasileiro e dos países periféricos, e especulam principalmente em Wall Street e na City de Londres. Mas os lucros dessas transações vão parar, a miúde, nos paraísos fiscais ou são reinvestidos na própria especulação financeira.

Se você não sabe, a guerra continua sendo um dos grandes negócios do mundo. Quer seja direta ou por procuração.

Já se foi a época em que o melhor negócio do mundo era uma refinaria de petróleo bem administrada, o segundo melhor negócio era uma refinaria mal administrada, e o terceiro melhor negócio era o refino de cocaína. Nos últimos anos um dos melhores negócios do mundo passou a ser também uma guerra, principalmente se o país a ser invadido tiver a maior jazida de petróleo do planeta, como é o caso da Venezuela.

Portanto, esqueçam as críticas endereçadas a Maduro: é tudo propaganda do império.

4 – O Vale do Silício. Nos Estados Unidos, toda inteligência artificial nasce ali. Robôs, drones, armas inteligentes, sistemas geo-referenciados que guiam os mísseis e drones para atingir alvos específicos e o caralho a quatro.

5 – A mídia comercial americana e também a Brasileira (Rede Globo é a mais perigosa), que só dizem e só agem de acordo com o que seus anunciante e donos querem ouvir e fazer. O que está fora desse arranjo é tudo “coisa de comunista”. E os anunciantes desses grupos de comunicação têm uma atração enorme pelo nazi-fascismo porque, nele, é tudo resolvido (imposto) na base da corrupção, das fake news e da porrada.

6 – Tudo aquilo que é chamado de deep state, constituído pelos órgãos de segurança americanos, tais como CIA, FBI, Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Operação Lava Jato, etc.

Mas eu entendo porque no Brasil a esquerda torceu com tanta sofreguidão pela vitória do Biden. Quando o neguinho não sabe nadar e está morrendo afogado ele se agarra até na calda de um jacaré.

OBS: no meu bairro soltaram até rojões pela vitória do Biden. Esperem um pouquinho para ver o que vai acontecer, “seus comunistas apressados!”.

Responder

Rogério Bezerra

Saber que tenho comida, casa, renda, mas tantos milhões de brasileiros não, me entristece.
E saber que temos dezenas de bilionários que sempre sabotaram o povo e do país… Ah, isso me enfurece!

https://www.jornalcontabil.com.br/conheca-os-bilionarios-brasileiros-de-2020/

Deixe seu comentário

Leia também