CUT/Vox Populi: Lula é o preferido para 2018; lidera com 34% das intenções de voto; veja a íntegra da pesquisa
Tempo de leitura: 4 min
Crédito da foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
CUT/Vox Populi: Cresce para 34% intenção de votos em Lula, que continua na frente
Apesar dos ataques do MP, Judiciário e da mídia, Lula é o melhor presidente do Brasil para 42% dos entrevistados
por Marize Muniz, da assessoria de imprensa CUT Nacional
Lula é o melhor presidente do Brasil, fez coisas boas para o povo, é injustiçado e perseguido. E se for candidato em 2018, é o preferido pela maioria dos brasileiros.
Essa é uma das principais conclusões da 5ª rodada da pesquisa CUT/Vox Populi, realizada depois do 1º turno das eleições municipais e, também, depois das manchetes que destacaram a decisão do Ministério Público do Paraná de tornar Lula réu por supostos crimes que os procuradores não conseguiram provar, mas têm convicção de que ele cometeu.
Intenção de votos
Cresceu para 34% o percentual dos brasileiros que pretendem votar em Lula para presidente em 2018 na pesquisa estimulada de intenção de voto – em abril e junho, a intenção de voto em Lula era de 29%.
Apoie o VIOMUNDO
Se concorrer à presidência da República em 2018, Lula ganha de Aécio Neves/PSDB (15%), Marina Silva/Rede (11%), Jair Bolsonaro/PP (7%) e Ciro Gomes/PDT (5). Se o PSDB trocar Aécio por Geraldo Alckmin, Lula ganha também – 35% contra 12%. 17% não declararam quem vão votar e entraram na coluna de ninguém/branco ou nulo. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder.
Lula atinge 28% na pesquisa de voto espontâneo para presidente em 2018. Nessa modalidade em que não é apresentado nenhum nome para os entrevistados, Aécio tem 6%, Alckmin tem 3%, Marina 3%, Fernando Henrique (PSDB) 2%, Joaquim Barbosa (sem partido) 2%, Ciro Gomes 1%, Luciana Genro (PSOL) 0% e Eduardo Jorge (PV) 0%. 12% declararam que não vão votar em ninguém/branco ou nulo. E, 35% não sabem ou não responderam.
Lula: o melhor presidente
42% dos entrevistados disseram que Lula foi o melhor presidente do Brasil, 19% não sabem ou não responderam, 12% acham que nenhum foi bom, 9% citaram outros, 2% José Sarney e Dilma Rousseff; e, 1% Itamar Franco.
Vida melhorou nos governos do PT
Aumentou para 56% (em abril eram 36%) o percentual de entrevistados que consideram que suas vidas melhoraram nos governos de Lula e Dilma. Para 28%, nem melhoraram nem pioraram e, apenas 14% acham que piorou. No Nordeste, o percentual dos que responderam que a vida melhorou é de 75%, no Centro-Oeste/Norte de 60%, no Sudeste 48% e no Sul 40%.
Brasileiros gostam mais de Lula do que de qualquer outro político
À pergunta sobre qual o “sentimento em relação a lideranças políticas”, 43% disseram que gostam de Lula, 36% não gostam e apenas 1% não souberam ou não quiseram responder.
Os percentuais dos que não gostam de Temer (53%), Aécio (51), Serra (43%) e Alckmin (39%) em comparação aos percentuais dos que gostam, provam que a perseguição e as tentativas de destruir o legado de Lula como pessoa e como presidente não contaminaram o povo, nem tampouco contribuíram para melhorar a imagem dos seus opositores. Apenas 13% declararam gostar de Temer, 17% de Aécio, 19% de Serra e 21% de Alckmin.
Lula é bem avaliado como pessoa e como político
A avaliação de Lula como pessoa e como político é positiva para 43% dos entrevistados. No Nordeste, o índice sobe para 67%, no Centro Oeste/Norte 48%, no Sudeste 33% e no Sul 21%.
30% dos brasileiros avaliaram Lula como pessoa e político como regular, 25% negativo e 2% não sabem ou não responderam. No Nordeste, o percentual de negativo cai para 5%, regular 27% e apenas 1% não sabem ou não responderam.
O povo sabe que Lava-Jato declarou Lula réu e se divide sobre injustiça
95% dos entrevistados ficaram sabendo que Lula foi indiciado pelos procuradores da Lava-Jato.
Quanto à isenção dos procuradores, a pesquisa constatou que o Brasil está dividido. Para 41%, os procuradores sempre atacam Lula e os petistas, mas não fazem nada contra os políticos do PSDB e do governo Temer. Para 43%, esses procuradores são justos e tratam todos os políticos da mesma maneira. 16% não sabem ou não responderam.
65% consideraram errado o fato dos procuradores dizerem que não conseguiram provas de que Lula agiu de forma desonesta, mas que estavam convictos de que ele agiu errado. 29% acharam correto Lula ser acusado sem provas.
Para a maioria dos brasileiros, Lula acertou mais do que errou. Para 62% dos entrevistados, Lula cometeu erros, mas fez muito mais coisas certas pelo povo brasileiro e pelo Brasil. 31% acham que ele errou mais do que acertou.
A pesquisa foi realizada depois do resultado das eleições, entre os dias 9 e 13 de outubro. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com idade superior a 16 anos do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros, exceto Roraima, de todos os segmentos econômicos e demográficos em 116 municípios.
Relatorio Completo Pesquisa CUT Out 16 R5 VF (3) by Conceição Lemes on Scribd
Comentários
Adilson Pontes
#votoemlulaououtroqueeleindicarem2018
Luis Carlos Saldanha
Então fica assim:
Se Lula for absolvido de todos os processos q ele tem na justiça, concorrerá em 2018 como favorito, segundo a pesquisa de hj…
Se for considerado culpado em algum dos processos, irá preso!
Simples!
Alexandre Tambelli
Penso que seja interessante resgatar a ideia de voto pelo bolso de uma parcela significativa do eleitorado, a que acaba por decidir uma Eleição. Ela não tem uma posição formada sobre em quem votar, não é voto Ideológico.
Fiz um texto sobre a ideia nascida da pesquisa VOX POPULI/CUT publicada ontem, coloco aqui:
PRESIDENTE DO BOLSO CHEIO (LULA) X PRESIDENTE DO BOLSO VAZIO (TEMER) E AS PESQUISAS ELEITORAIS DE 2018.
Precisamos resgatar uma análise simples para compreender os resultados das pesquisas eleitorais de hoje e o resultado favorável ao Lula.
O Brasil está dividido em três grupos hegemônicos:
a) O eleitor de direita e seus + ou – 30% de eleitores;
b) O eleitor de esquerda e seus + ou – 30% de eleitores;
c) O eleitor que vota pelo bolso.
Estamos assistindo a esta disputa de narrativa do bolso cheio ou vazio para o voto de 2018.
Falar de FHC não dá porque a memória da maioria no eleitorado é só capaz de associar Lula/Dilma (primeiro mandato) e Temer.
Na rateada de Dilma com o Levy o bolso esvaziou e facilitou o Golpe. O bolso vazio não ofereceu resistência ao Golpe de Estado.
Lula tem o recall do bolso cheio. Temer terá o recall do bolso vazio, bem mais vazio do que o de 2015 e início de 2016 pré-Golpe com Dilma Presidenta.
A inversão constante do pêndulo, indo os votos do bolso cheio ou vazio de Temer para Lula é uma tendência que não devemos descartar.
As pesquisas já apontam essa tendência. Temer é o Presidente do bolso vazio e Lula o Presidente do bolso cheio.
O eleitor do bolso cheio + a esquerda darão vitória a Lula ou ao candidato que ele indicar em 2018.
Aqui entra a questão do Golpe de Estado e do Estado de Exceção.
Se houver o Golpe dentro do Golpe, com a criação de mecanismos para o parlamentarismo vingar em 2017 poderemos ver a Eleição de 2018 ser cancelada. É grande a possibilidade desta tentativa por parte da direita do Golpe.
Perpetuar-se no Poder é uma forma prática de retirar da população o recall (memória coletiva) do passado recente.
A população daqui 15, 20 anos seria um eleitorado incapaz de associar candidatos ao bolso cheio ou bolso vazio, porque só viveu o bolso vazio e na redemocratização futura se teria a chance, por falta de Educação Política, de, ainda, se eleger um novo Collor e demorar um tempo a mais para a esquerda voltar ao Poder.
Tirar Lula do páreo não é o suficiente para a direita golpista em 2018. O candidato de Lula pode ganhar sem muito esforço pelo Governo do bolso vazio de Temer, igual aconteceu com FHC, outro Presidente do bolso vazio.
Por isto não se pode descartar a radicalização do Golpe de Estado, o Golpe dentro do Golpe com a instituição do parlamentarismo e a não realização de eleições gerais em 2018.
Observação.
As eleições municipais de 2016 estão nesta zona nebulosa de passagem do bolso cheio para o bolso vazio. O voto foi meio cinzento não atingiu hegemonia grupo político nenhum.
Precisamos estar atentos para em 2018, se houver Eleição, atentos para entender o eleitorado existente. E lembrar, vencerá a Eleição presidencial o candidato que mais introduzir nesse eleitorado do bolso cheio a ideia de que ele pode contar com o candidato para encher o bolso e isto Lula tem de sobra.
E não esquecer que a Revolução do povo brasileiro é através do bolso cheio. Não temos, ainda, Educação Política capaz de dar ao povo brasileiro consciência de classe, consciência das diferenças do voto na esquerda e na direita, de plataformas neoliberais X plataformas desenvolvimentistas, de projetos antinacionais e projetos de defesa dos interesses nacionais.
PS.: A pesquisa Vox Populi/CUT pode até ser colocada pela direita golpista e sua mídia como mentirosa, porém, é só fachada, jogo de cena deles, natural que assim seja. Todavia, no QG do Golpe ela é entendida como um alerta máximo para o É PRECISO FAZER ALGUMA COISA. E, uma dessas coisas é o Golpe dentro do Golpe e a tentativa de instituição do parlamentarismo e da não realização de eleições em 2018.
lulipe
Você também acredita em papai-noel, Alexandre?
Julio Silveira
Uma coisa que sempre me vem à cabeça em forma de preocupação. Lula eleito, com quem ele vai governar, com os corruptos do PMDB? Vai fazer um frente com quem? Lula sozinho não faz verão e pode ser depenado com fizeram com a Dilma. Sua sopa de paz e amor com pragmatismo e republicanismo deu nisso. Lula deixou uma herança política maldita para a Dilma administrar.
a.ali
Com os dados dessa pesquisa eles prendem o Lula, de vez!
FrancoAtirador
.
.
Com todo o Massacre da Mídia Nazi-Fascista
e da OLJ (OC-PPP) na República do Paraná,
com PáuerPôints, Convicções e Beatices,
ainda assim, a Rejeição ao Lula é de 36%,
a Menor entre Todos os Líderes Políticos.
.
.
lulipe
E eu acredito que o Elvis tá vivo e morando em Trancoso…
Deixe seu comentário