Ibope, internet e voto
Jose Roberto de Toledo, no Estadão
12 Junho 2017 | 00h10
Pela primeira vez, uma pesquisa extraiu da boca do eleitor o que urnas e ruas sugeriam mas faltavam elementos para provar: a internet virou o maior influenciador para eleger um presidente.
Sondagem inédita do Ibope revela que 56% dos brasileiros aptos a votar confirmam que as mídias sociais terão algum grau de influência na escolha de seu candidato presidencial na próxima eleição.
Para 36%, as redes terão muita influência.
Nenhum dos outros influenciadores testados pelo Ibope obteve taxas maiores que essas.
Nem a mídia tradicional, nem a família, ou os amigos – o trio que sempre aparecia primeiro em pesquisas semelhantes. Muito menos movimentos sociais, partidos, políticos e igrejas.
Artistas e celebridades ficaram por último.
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TV, rádio, revistas e jornais atingiram 35% de “muita influência” e 21% de “pouca influência”, somando os mesmos 56% de peso da internet.
A diferença é que seus concorrentes virtuais estão em ascensão – especialmente junto aos jovens: no eleitorado de 16 a 24 anos, as mídias sociais têm 48% de “muita influência” eleitoral, contra 41% da mídia tradicional.
No total, conversa com amigos chega a 29% de “muita influência” para escolha do candidato a presidente, contra 27% das conversas com parentes.
Movimentos sociais alcançaram 28%.
A seguir aparecem partidos (24%), políticos influentes (23%), líderes religiosos (21%) e artistas e celebridades somados (16%).
Por que a internet tem um peso tão grande na eleição?
A constatação do Ibope é importante por levantar essa questão, mas, sozinha, não é suficiente para respondê-la.
Outras pesquisas baseadas em resultados eleitorais e estudos empíricos ajudam a entender o fenômeno, mesmo que indiretamente.
Lançado em 2016 nos EUA, o livro “Democracy for Realists” vem provocando polêmica por contestar o conceito popular de que, na democracia, o eleitor tem preferências claras sobre o que o governo deve fazer e elege governantes que vão transformá-las em políticas públicas.
Para os autores, e dezenas de fontes que eles compilam, não é bem assim.
O “do povo, pelo povo, para o povo” funciona na boca dos políticos, mas não na prática.
No mundo real, pessoas elegem representantes mesmo cujas ideias e propostas estão em desacordo com o que elas pensam.
Não fosse assim, os congressistas brasileiros deveriam sepultar em vez de aprovar as reformas da Previdência e trabalhista, rejeitadas pela maioria dos que os enviaram para Brasília.
Segundo Achens e Bartel, o eleitor não vota em ideias, mas em identidades.
Elege quem ele imagina que representa o seu lado contra o outro – sejam quais forem os lados. É aquela piada irlandesa. “Você é católico ou protestante? Ateu. Mas você é ateu católico ou ateu protestante?”.
Ou seja: de que lado está?
Nos EUA, essa linha é mais fácil de traçar porque as identidades se resumem, eleitoralmente, a duas legendas.
Mesmo na disruptiva eleição de Trump, 95% tanto de republicanos quanto de democratas votaram nos candidatos de seus partidos.
E no Brasil, onde dois em cada três eleitores dizem não ter preferência partidária?
Nas eleições de 2004 a 2014, a geografia separou petistas de antipetistas.
Bairros, cidades e Estados mais pobres ficaram majoritariamente de um lado; enquanto moradores dos locais mais ricos, em geral, ficaram do outro.
Em 2016, não mais. A internet misturou e segue confundindo essas fronteiras.
A construção de identidades virtuais via Facebook e Twitter aproxima forasteiros e afasta vizinhos.
Proximidade física importa, mas menos.
Quanto mais tempo ele passar online, mais a internet influenciará o eleitor.
O celular bateu a TV também na urna.
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Comentários
Lukas
Contudo, muito do que vai no Twitter e no Facebook é oriundo da mídia tradicional. O eleitor toma conhecimento pelas redes sociais mas origem é a mesma de sempre.
Eu
Lamento, mas não posso concordar. Os vieses de interpretação dos resultados, apesar de não explicitados pelo jornalista, são visíveis a olho nu.
Não se diz como foi constituída a amostra estudada (idade, escolaridade, local aonde vive, momento da pesquisa, etc), algo bem diverso e muito mais importante para definições de perfis de intenção que a mera resposta a uma questão isolada. Que, como lemos, não se sabe como foi apresentada ao pesquisado; é fato sabido que a proximidade a outras questões ou abordagens podem influenciar sobremaneira a forma de responder a um determinado item de um questionário.
O rótulo “mídias” é bastante genérico e pouco esclarecedor, podendo causar confusão, do mero desconhecimento do termo (não sabemos, repito, como era o perfil dos entrevistados; tente falar de mídia em uma comunidade e veja o que cada um responderá) ao fator de confusão causado pela mistura de diferentes plataformas de comunicação. Separe jornais escritos, televisão e rádio e teremos respostas bem distintas, dependendo novamente de que circunstância cerca o pesquisado. Inclusive, a generalização da expressão “mídias sociais” pode levar a uma confusão ainda maior, podendo até invalidar a separação dos termos “mídias” e “redes sociais”, dependendo de como foi esclarecido ao avaliado. Mas o principal ainda é o mesmo: a conclusão pela importância da internet oblitera a diferença imensa entre uma plataforma de acesso (web) que ainda atinge menos da metade da população brasileira, frente a um veículo presente em 98% dos lares do País. Quem é mais eficaz em atingir corações e mentes?
O “wishfull thinking” de ver a internet assumir o peso ponderado da TV de sinal aberto ainda é apenas desejo não realizado, a não ser que o jornalista considere que só interessam respostas de pessoas que disponham de acesso a todos os veículos citados. Mas aí não estaríamos mais falando de Brasil, ou estaríamos restringindo a intenção de voto ao modelo censitário, considerando apenas habitantes urbanos e excluindo os rincões e interiores mais afastados do País.
Vindo do Estadão, nem me surpreenderia se fosse este o caso.
Mont del Excrement
essa é discussão tola. A quem interessa é trazer suas fontes de recursos públicos para internet e a internet ter mais capacidade de produzir imbecil do que tem as outras mídias
CLÁUDIO PEREIRA PINHEIRO
“AINDA HÁ TEMPO!” “DESESPERADAMENTE!”
“ABAIXO O GOLPE JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
“O GOLPISMO É CÍNICO BANDITISMO!
“O POVO NO PODER JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“FAÇAMOS FÉ!”
“BOA NOITE MEU BRASIL VARONIL!”
“BOA NOITE MEUS BROTHERS E SISTERS!”
“URGENTÍSSIMO!” “URGENTÍSSIMO!”
“O GOLPE SE AGIGANTA DIA A DIA!”
“NÃO SOBRARÁ PEDRA SOBRE PEDRA!”
“AINDA HÁ TEMPO!” “DESESPERADAMENTE!”
“LEVANTA BRASIL VARONIL, A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”
“OU SEREMOS TACHADOS COMO GERAÇÃO VERGONHA!”
“MINISTRA CÁRMEN LÚCIA, COLOCA O PROCESSO QUE ANULA O GOLPE EM PAUTA!” JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
“O STF DEU UMA “FRAQUEJADA” E APOIA O GOLPE?!!!”
“STF, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, É HORA DE CORRESPONDER À SATISFATÓRIA REMUNERAÇÃO PAGA PELO POVO TRABALHADOR DO BRASIL VARONIL!”
“VAMOS LÁ SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL!”
“CORAAAAAAAGEM…!!!”
“STF (SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL), A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”
“STF, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, COLOQUE EM PAUTA PARA JULGAMENTO, O PROCESSO QUE, JULGADO CORRETAMENTE, LEVARÁ A NOSSA PRESIDENTA DILMA DO BRASIL AO CARGO DE QUE É, LEGITIMAMENTE, TITULAR: PRESIDENTA DO BRASIL.”
“É HORA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, CUMPRIR O SEU PAPEL DE GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO!” O SEU PAPEL DE GUARDIÃO DA DEMOCRACIA!”
“TEM-SE QUE BANIR ESSES SALAFRÁRIOS GOLPISTAS, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!”
“O PLANETA EXIGE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“O MONSTRO É HORROROSO, DESUMANO E PROFUNDAMENTE CRUEL!”
“TEREMOS MUITO CHORO E RANGER DE DENTES!”
“A DITADURA QUE ESTÁ SE INSTALANDO MAIS E MAIS, VAI MATAR MUITA GENTE DE FOME E DOENÇAS!”
“ISTO, SEM FALAR NA BRUTAL E CRIMINOSA VIOLÊNCIA POLICIAL,CONTRA AQUELES QUE BUSCAM, HEROICAMENTE, RESGATAR A NOSSA DEMOCRACIA, COVARDEMENTE, ARREBATADA!”
“TODA PROTEÇÃO PARA O NOSSO LULA DO BRASIL!”
“ORDEM JUDICIAL ILEGAL, NÃO DEVE SER CUMPRIDA,
JAMAIS!” “MUITO MENOS, SER ACATADA!”
“A EXTENSÃO DO GOLPE É AINDA IMPREVISÍVEL! É UM SOMBRIO MISTÉRIO!”
“HOMI!” “ABRA DO OLHO!” “BABADO NÃO É BICO NÃO!”
JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
“BOA NOITE MEU BRASIL VARONIL!”
“BOA NOITE TRABALHADORES DO NOSSO AMADO BRASIL!”
“ESQUERDAS DO BRASIL E DO MUNDO, MAIS UM DIA DE LUTAS!”
“ESQUERDAS UNIDAS, JAMAIS SERÃO VENCIDAS!”
“FORA TEMER/CUNHA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“FORA BANDIDOS GOLPISTAS CORRUPTOS!”
“FORA GOLPISTAS VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”
“O PRÉ-SAL É NOSSO!”
“O PETRÓLEO É NOSSO!”
“O FAMIGERADO E SANGUINÁRIO “TIO SAN”, PARTIU PRA CIMA DAS NOSSAS RIQUEZAS COM TODA FÚRIA!”
“FORA OS GOLPISTAS VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”
“SOBERANIA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“O BRASIL É NOSSO!”
“OH! PÁTRIA AMADA MÃE GENTIL!”
“VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!”
“DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”
“ABAIXO O GOLPE JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“AS ESQUERDAS DEMOCRÁTICAS REVOLUCIONÁRIAS, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, SÃO A NOSSA REAL GUARIDA!”
“ESQUERDAS, AMPARO DO POVO EM GERAL!”
A “DIREITONA EMPEDERNIDA” É, NA MAIS PURA VERDADE, um “puta pau no orifício anal de quem exita, vacila, de quem bobeia.
GENTE BOA,
MEUS BROTHERS E SISTERS,
“LULA DO BRASIL E DILMA DO BRASIL, ENTENDEM MUITO BEM DE FOME E SOBRE FOME! TIRARAM MILHÕES E MILHÕES DE BRASILEIRINHAS E BRASILEIRINHOS DA MISÉRIA ABSOLUTA!”
“SIM, HEROICAMENTE, TIRARAM O NOSSO BRASIL VARONIL DO VERGONHOSO E CRUEL, DO IGNOMINIOSO, DO DESONROSO MAPA DA FOME NO MUNDO! OH! GLÓRIA! VIDA QUE SEGUE! AMÉM!”
“FORA TEMER/CUNHA!” JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”
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