BOLETIM OBSERVATÓRIO DAS ELEIÇÕES
Produzido por equipe da Editoria de Redes*
A terceira semana de campanha (antes do 7 de setembro)
Na terceira semana de campanha, os perfis individuais de Lula e Bolsonaro no Instagram apresentam estabilidade em duas categorias analisadas: interação e número de seguidores. Bolsonaro é sempre quem tem mais interações, e Lula é quem teve o maior crescimento no número de seguidores.
As diferenças vieram nas visualizações: na primeira semana, Lula venceu; na segunda, Bolsonaro. E agora, na terceira semana, Lula retoma a frente e apresenta mais visualizações do que Bolsonaro.
Quando analisamos as redes bolsonarista e lulista, também observamos mudanças. O Lulismo aproveitou esta última semana e retomou a liderança em visualizações e, pela primeira vez, teve mais interações que o bolsonarismo. O campo de Bolsonaro, por sua vez, manteve, pela segunda semana seguida, a frente no aumento no número de seguidores.
As duas redes do Meta mostram resultados distintos: enquanto o Facebook continua como um site de rede social no qual o bolsonarismo consegue interagir melhor do que o Lulismo, o Instagram é o campo em que a a candidatura de Lula consegue não apenas liderar, como o próprio ex-presidente tem um perfil que consegue superar Bolsonaro em diversas métricas.
As movimentações no 7 de Setembro
No Google, o termo “imbrochável” e/ou “imbroxável” suscitou várias buscas de usuários – os achados mostram quatro pontos principais de pesquisa: dúvidas sobre o significado da expressão, seu uso (com alta vinculação ao grupo militar), utilizações da expressão por Jair Bolsonaro (PL) e repercussão na imprensa nacional e internacional.
Apoie o VIOMUNDO
No Youtube, foram mais visualizados os vídeos analíticos relativos à postura do presidente associando o sentimento de vergonha com o uso do termo.
Mapeamos 236 vídeos nos dias 7 e 8 de setembro. Levando-se em conta os veiculadores de conteúdos, é importante citar a centralidade de canais jornalísticos em ambas as datas, especialmente os portais UOL, O POVO Online, CNN Brasil e Poder360.
Considerando os dias anteriores ao evento, houve a centralidade dos canais Jovem Pan e Os Pingos No Is, de apoio a Bolsonaro, frequentemente envolvidos em conteúdos em preparativos para a data.
Foi expressiva a presença de conteúdos negativos para a imagem de Jair Bolsonaro em escala nacional e internacional.
Dentre os materiais encontrados, foram evidentes as narrativas apontando machismo em seu discurso no 7 de setembro e abuso de fala.
A exemplo, pode-se falar nas postagens “o “IMBROCHÁVEL e as masculinidades feridas”, “Independência ou imbroxável – a vergonha de um governo canalha” e “O imbrochável liberalismo: sobre a destruição política, cultural e espiritual do Brasil.”
No Twitter, foram mapeadas 46.943 menções associadas aos termos “imbrochável”/“imbroxável” e 31.662 publicadores únicos que se envolveram nas narrativas. Os tuítes que foram mais retuitados e que tiveram mais engajamento no período foram todos críticos à fala do presidente no evento.
Narrativas
ANTES DO EVENTO: Mudança no inimigo – muito centrada nas urnas eletrônicas, aparece um embate mais focado na figura de Alexandre de Moraes. Mas isso não se consolida no discurso.
DURANTE E APÓS: Ganharam destaque as narrativas em tom crítico à fala do presidente – elas tiveram mais destaque, visualizações e engajamento. A questão do machismo surgiu com bastante força.
*Esse artigo foi elaborado no âmbito do projeto Observatório das Eleições 2022, uma iniciativa do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Sediado na UFMG, conta com a participação de grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras. Para mais informações, ver: www.observatoriodaseleicoes.com.br
Leia também:
Datafolha: Lula mantém 45%, Bolsonaro vai a 34%; Ciro tem 7% e Tebet, 5%
Comentários
Zé Maria
.
Corregedor-Geral Eleitoral (CGE) abre prazos para que Bolsonaro
se manifeste em ações que investigam “Abuso de Poder Político”
https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Setembro/cge-abre-prazos-para-que-bolsonaro-se-manifeste-em-acoes-que-investigam-abuso-de-poder-politico
.
“TSE Proíbe Uso de Imagens do 7 de Setembro
para Campanha à Reeleição de Jair Bolsonaro”
Decisão também determina que a EBC suspenda
Veiculação de Vídeo da TV Brasil no Youtube.
( Reportagem: Maria Carolina Marcello| Reuters ]
BRASÍLIA (Reuters) – O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves, Relator em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), determinou em caráter liminar que a campanha do presidente
e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) pare de utilizar na propaganda eleitoral imagens do evento cívico-militar que comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil.
Além de dar 24 horas para que o candidato à reeleição cesse
o uso de fotos, vídeos ou materiais gráficos em sua campanha,
a decisão assinada no sábado [10] também determina à
Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que suspenda a veiculação
de vídeo de cobertura do evento no canal de YouTube da TV Brasil,
até que ele seja editado para retirar trechos em que há indevida
divulgação do presidente.
Íntegra da Reportagem:
(https://br.noticias.yahoo.com/tse-pro%C3%ADbe-uso-imagens-7-122213399.html)
.
.
“Importante decisão do TSE!
As propagandas eleitorais de Bolsonaro que usam imagens
do desfile de 7/Set (convocado com dinheiro público!!)
tem q ser retiradas do ar!
É óbvio que nem todo mundo que assistiu ao desfile apoia
seu governo corrupto e autoritário!
Grande invertida!”
Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSoL/RS)
https://twitter.com/FernandaPSOL/status/1569035082643681281
.
Zé Maria
.
A AIJE Nº 0600972-43, que tramita no TSE, aponta
precisamente “o Desvirtuamento, em Ato de Campanha Eleitoral, do Desfile Cívico-Militar do Dia 7 de Setembro,
em que foi Comemorado o Bicentenário da Independência
do Brasil.
Segundo o Processo, foram Gastos R$ 3,38 Milhões pela
Administração Pública no Evento, que se tornou Promoção da Campanha de Reeleição do Presidente da República.”
https://www.tse.jus.br/++theme++justica_eleitoral/pdfjs/web/viewer.html?file=https://www.tse.jus.br/comunicacao/arquivos/tse-despacho-ministro-benedito-goncalves-aije-0600972-43-em-09-09.2022/@@download/file/TSE-aije-0600972-43-despacho-min-benedito-goncalves-09-09-2022.pdf
Geraldo Moreira
Lula se encontrou com a Marina. Pois é. Acho que até o mundo mineral sabe que ela tem que ser novamente a ministra do meio ambiente do governo dele. Se antes era oportuno agora é crucial. Trata-se de uma questão de vida ou morte para a Amazônia.
Mario Borges
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-eleicao-pode-ter-sido-decidida-pelo-video-do-bolsonarista-que-se-filmou-humilhando-uma-mulher-com-fome/
Sim. Também acho. Um troço destes é nitroglicerina pura. Não tem comparecimento a funeral de rainha inglesa bilionária que resolva. Muito pelo contrário: coloca uma pá de cal no fascista mor. Isso porque ele cativará apenas o eleitor de índole fascista que ele já tem e que coloca cartazes frases em inglês contra a democracia em manifestações como ocorreu em sete de setembro. O fato é que a maioria esmagadora da população é pobre e ela tem direito a votos se é que vocês me entendem.
Deixe seu comentário