Boff: Esta crise é a terminal?

Tempo de leitura: 3 min

27.06.11 – Mundo

Crise terminal do capitalismo?

Leonardo Boff

Teólogo, filósofo e escritor, na Adital, via Elder Pacheco, por e-mail

Tenho sustentado que a crise atual do capitalismo é mais que conjuntural e estrutural. É terminal. Chegou ao fim o gênio do capitalismo de sempre adaptar-se a qualquer circunstância. Estou consciente de que são poucos que representam esta tese. No entanto, duas razões me levam a esta interpretação.

A primeira é a seguinte: a crise é terminal porque todos nós, mas particularmente, o capitalismo, encostamos nos limites da Terra. Ocupamos, depredando, todo o planeta, desfazendo seu sutil equilíbrio e exaurindo excessivamente seus bens e serviços a ponto de ele não conseguir, sozinho, repor o que lhes foi sequestrado. Já nos meados do século XIX Karl Marx escreveu profeticamente que a tendência do capital ia na direção de destruir as duas fontes de sua riqueza e reprodução: a natureza e o trabalho. É o que está ocorrendo.

A natureza, efetivamente, se encontra sob grave estresse, como nunca esteve antes, pelo menos no último século, abstraindo das 15 grandes dizimações que conheceu em sua história de mais de quatro bilhões de anos. Os eventos extremos verificáveis em todas as regiões e as mudanças climáticas tendendo a um crescente aquecimento global falam em favor da tese de Marx. Como o capitalismo vai se reproduzir sem a natureza? Deu com a cara num limite intransponível.

O trabalho está sendo por ele precarizado ou prescindido. Há grande desenvolvimento sem trabalho. O aparelho produtivo informatizado e robotizado produz mais e melhor, com quase nenhum trabalho. A consequência direta é o desemprego estrutural.

Milhões nunca mais vão ingressar no mundo do trabalho, sequer no exército de reserva. O trabalho, da dependência do capital, passou à prescindência. Na Espanha o desemprego atinge 20% no geral e 40% e entre os jovens. Em Portugal 12% no país e 30% entre os jovens. Isso significa grave crise social, assolando neste momento a Grécia. Sacrifica-se toda uma sociedade em nome de uma economia, feita não para atender as demandas humanas, mas para pagar a dívida com bancos e com o sistema financeiro. Marx tem razão: o trabalho explorado já não é mais fonte de riqueza. É a máquina.

A segunda razão está ligada à crise humanitária que o capitalismo está gerando. Antes se restringia aos países periféricos. Hoje é global e atingiu os países centrais. Não se pode resolver a questão econômica desmontando a sociedade. As vítimas, entrelaças por novas avenidas de comunicação, resistem, se rebelam e ameaçam a ordem vigente. Mais e mais pessoas, especialmente jovens, não estão aceitando a lógica perversa da economia política capitalista: a ditadura das finanças que via mercado submete os Estados aos seus interesses e o rentismo dos capitais especulativos que circulam de bolsas em bolsas, auferindo ganhos sem produzir absolutamente nada a não ser mais dinheiro para seus rentistas.

Apoie o VIOMUNDO

Mas foi o próprio sistema do capital que criou o veneno que o pode matar: ao exigir dos trabalhadores uma formação técnica cada vez mais aprimorada para estar à altura do crescimento acelerado e de maior competitividade, involuntariamente criou pessoas que pensam. Estas, lentamente, vão descobrindo a perversidade do sistema que esfola as pessoas em nome da acumulação meramente material, que se mostra sem coração ao exigir mais e mais eficiência a ponto de levar os trabalhadores ao estresse profundo, ao desespero e, não raro, ao suicídio, como ocorre em vários países e também no Brasil.

As ruas de vários países europeus e árabes, os “indignados” que enchem as praças de Espanha e da Grécia são manifestação de revolta contra o sistema político vigente a reboque do mercado e da lógica do capital. Os jovens espanhóis gritam: “não é crise, é ladroagem”. Os ladrões estão refestelados em Wall Street, no FMI e no Banco Central Europeu, quer dizer, são os sumossacerdotes do capital globalizado e explorador.

Ao agravar-se a crise, crescerão as multidões, pelo mundo afora, que não aguentam mais as consequências da superexploracão de suas vidas e da vida da Terra e se rebelam contra este sistema econômico que faz o que bem entende e que agora agoniza, não por envelhecimento, mas por força do veneno e das contradições que criou, castigando a Mãe Terra e penalizando a vida de seus filhos e filhas.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

LUIZ AUGUSTO

VIVA BAKUNIN! VIVA MALATESTA!

Paulo Monteiro

Certo estava aquele que um diz; " Buscai o reino de seus, e a sua glória e todas as demais coisas lhe serão acrescentadas"…em suma, desse mundo, não podemos esperar nada…absolutamente nada. Pois ele ja esta condenado há tempos!!

carlos couto

talvez uma provocação(para Leonardo Boff e Professor Lessa), seria uma análise ou especulação da entrada da china no nosso "planeta ocidental" e a indagação: Quem vai influenciar quem?

Carlos J. R. Araújo

Azenha, vou te contar, dói. Coitado do Leonardo Boff, perdeu seu tempo. Ele foi lido pela platéia errada (com algumas exceções). O Carlos Lessa dizia que a educação, por si só e sem outros complementos (complementos que o capitalismo não permite, tais como igualdade social, empregos adequados, direitos sociais, etc), de nada adianta. E os inocentes acham que estando diante de um computador, com um diplomazinho debaixo do braço, um empreguinho qualquer e lendo uns posts sabem de tudo e que, cedo ou tarde, irão "vencer". O sujeitinho da classe média, no fundo, no fundo (herança cultural, social e genética dá nisso), só pensa em si mesmo. E é incapaz de ver o que está diante dos olhos. Vou vomitar…

augusto

A que eu gostei mais hoje, -estou falando de manchetes da midia- foi essa da dona xy, de Bruxelas, da
UE, agora em funçao da propagaçao da 'crise' de grecia portugal espanha via zeraçao, ou Será Nulificaçao, bastardizaçao dos TItulos da divida desses paises.
A proposta dela?
Vamos cancelar a existencia da tres Agencias de Rating norte-americanas (Fitch, Moody e qual é mesmo a outra standard & Poors). Agencias privadas que querem determinar o que nós, EUROPEUS, somos ou deixamos de ser…
Agora, né bruxelas? Pimenta no dos outros é refresco?

Jorge

Azenha

Pode ser A VOLTA DO CIPÓ DE AROEIRA NO LOMBO DE QUEM MANDOU DÁ. Geraldo Vandré.

Um abraço

JOSE DANTAS

O capitalismo pode morrer, porém o comunismo já se foi faz tempo.
O mundo depois da internet jamais será o mesmo e assim os povos decidirão seus destinos cada vez mais no voto, de maneira livre e democrática, precisando apenas usar mais a razão para que essa escolha seja feita em benefício da coletividade.
Essa ação por parte da população vem ficando muito clara a partir de 2002, quando a mídia aponta um caminho e a galera refuga e procura os atalhos.
O comunismo verde seria mais cruel com a humanidade do que uma guerra nuclear, pois no bojo do seu autoritarismo, nem reclamar da fome seria permitido, quanto mais roubar de quem tem para sobreviver.
Seria a tampa que faltava na panela ambientalista.

    augusto

    Teu raciocínio e um primor. Por ele, o comunismo seria a alternativa.
    por ele o autoritarismo tem bojo impenetravel e mau, já do capitalismo nao se diz o mesmo.
    (a primeira lei capitalista é amaximizaçao do interesse individual e imediato, com a monopolizaçao ounao, mas os recursos naturais que se subordinem…) Com a internet voces so vão refuga-lo depois do desastre consumado. Lembre porem que se for um simples desastre, vai ser bom. Pelo andar da carruagem tá mais pra hecatombe chegada num cataclisma apocaliptico. Nao é coisa de momento: vai ser como os milhoes de toneladas de agua de um alto dique: a elite vai segurar o dique em pé por um tempo…E da natureza dele o sistema, e dela.

    JOSE DANTAS

    Depois do desastre consumado que você pinta não sobrará ninguém para refugar coisa nenhuma.

Eduardo Raio X

Somente uma coisa para quem defende o capitalismo norte americano!? Eles vão sair do atoleiro do Afeganistão e Iraque e o papagaio devido aos bancos da aventura custou aos contribuintes norte americanos três trilhões de dólares, para quem não tem imaginação numérica do valor US$ 3.000.000.000.000,00 e advinha quem pagará a conta??? Vão diluir e salpicar pelo mundo afora em todo tipo de manobras econômicas. Venha ai mais uma crise com certificado Mande in USA! E como aqui no Brasil tem otário que gosta de hamburguer tenha uma boa indigestão!

Eduardo Raio X

Nem capitalismo ou socialismo! O começo é a sociabilidade humana e espiritual da humanidade!

    Luiz Fortaleza

    Vc não entende nada de dialética histórica… comprou a ideia da morte do socialismo… ou é socialismo ou a hecatombe planetária… o socialismo real, na verdade, foi um capitalismo estatal.

    Elton

    Concordo!!!!

Julio Silveira

Me desculpem, mas acredito que o sistema capitalista não irá acabar, e entendo que ele vive hoje um período de ajuste.
Certamente o sistema não é perfeito, mas é o melhor dentre os diversos já esperimentados pela sociedade humana. E digo que ele tem sido tão bom que tem cativado até os mais renhidos admiradores de Max, aqueles que fizeram do Capital sua Biblia de beira de cama, mas que não abrem mão da qualidade de um Scotch, quiça da cachaça especial. E sabem que essas conquistas tem seu preço, somente neste sistema o melhor sobressai, pela simples possibilidade de que sendo melhor terá vantagens sobre o comum, conquistará mais. Imaginem alguém especial, que se esforça, não ter nenhum reconhecimento desse esforço, desta distinção. Os demais sistemas sucumbiram exatamente ai, eles nivelam por baixo todos, obrigaram a uma igualdade inexistente, regulamentaram a indiferença e o não reconhecimento de diferenças. Mas a maior decepção é que hipocritamente alguns diferentes, formaram castas privilegiadas, para determinar quem e como deveriam se conduzir os demais nos sistema.
Dos sistema que já existiram o capitalista e o mais democrático, não é perfeito. É como o próprio ser humano, caminha para aprimoramento e evolução. Quem sabe, adquirindo por parte de alguns responsaveis pelos ordenamentos economicos mundiais, alguns pensadores como o próprio Boff, que vivem sob esse sistema, um pouco mais de humanismo, de pessoalidade, principalmente com os mais frageis que sempre existirão? Quem sabe ai ele não atinja os objetivo das sociedades humanas?.

    mulato inzoneiro

    desculpado…

    Fabio_Passos

    pfff… estes 0,5% que escravizam os demais nada tem de "melhor". São fruto dos privilégios e da concentração de riqueza e poder. Fruto podre.

    Não há como impedir que a maioria escravizada lute por justiça e igualdade.
    Enquanto houver uma classe oprimindo outra… haverá guerra.

    E por mim… já passou da hora de cortar a cabeça desta ricaiada ladra do olho azul.

    João

    quanta revolta nesse coraçãozinho…

    quanta bobagem nessa cabecinha…

    o rapaz já pensou em estudar?

    quem sabe estudando vc consegue um emprego melhor… um salário melhor…

    nem todo mundo tem a sorte do Lula, q mesmo analfabeto, conseguiu ficar rico!

    rsrsrsrsrs

    Fabio_Passos

    guri, comece a ler agora.
    livros. não revista veja.
    daqui a 30 anos você volta prá tentar debater comigo…

    rsrsrsrsrsrs

    João

    daqui a 30 anos não teremos o q debater…

    o PT terá virado "triste história", Lula terá morrido, sido enterrado e esquecido (dizem até q morreu na prisão depois de ser condenado por corrupção) e pra vermos um comunista, teremos q ir ao zoológico pq "solto na natureza" não existirão mais!

    rsrsrsrsrs

    ps: o rapaz tem mais de 30 anos? duvido muuuuuuuuuuuuuuuuuito!

    Fabio_Passos

    hã… ficou brabinho, classe média?
    Foi porque te ridicularizei como anti-comunista leitor da veja?

    Azar o seu.
    Acostume-se

    rsrsrsrsrsrsrs

    João

    o rapaz achou mesmo q me ridicularizou?

    logo vc… um "comunistinha de araque", com esse discurso "revolucionário" e q reza pra Che Guevara?

    me poupe, né!?

    o q te falta é senso de ridículo!

    rsrsrsrsrs

    Fabio_Passos

    hã… tá furibundo.

    muleque, se não guenta… chama teu pai.

    rsrsrsrsrs

    João

    fofa…

    já q nem me respondeu se tem mais de 30, assumo q não!

    bom, de idade cronológica eu ainda tenho dúvidas, mas da idade mental, tenho mais dúvida nenhuma!

    vc usa calça curta e leva "merendeira" pras reuniões do PARTIDÃO!

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Fabio_Passos

    Ó avisa teu papai que um comunista malvado te deu uma sova e pede prá ele vir tirar a questão a limpo… mas lembra ele que os "argumentos" da revista veja não tão surtindo efeito.

    rsrsrsrsrs

    Edfg.

    Claro que não tem mais de 30 anos, leia os posts dele, completamente infantis.

    Fabio_Passos

    ih rapaz.
    A claque de leitor da veja tá aumentando?

    Com esta ralé intelectual é fácil se divertir…

    Edfg.

    Nada mais patético do que esses playboys que fazem a revolução de dentro de seus apartamentos de classe média, comprados pelo papai classe média, digitando no notebook pago pelo papai classe me´dia, na banda larga paga pelo papai classe média, que aprendeu no DA da faculdade (paga pelo papai classe média) que fazer discurso criticando a classe média e falando mal da imprensa vai defini-lo como "intelectual".

    Junior

    Se você proibir o garotinho de usar as palavras "veja", "classe média", "elite de olhos azuis" e outros slogans de movimento estudantil de jardim de infãncia ele regride aos grunhidos e mímica. Totalmente programado, coitado.

    Junior

    Não tem mais que 20 e poucos anos, tá na cara que é filhinho de papai, stalinistinha de Diretório Acadêmico. Não dá para levar a sério.

    Fabio_Passos

    Mas "junior"… é você.

    Surrar o lumpem intelectual brasileiro (classe média que le veja) é um delicioso passatempo.

Memória da nação

Peraí. O Leonardo Boff disse, até onde eu tenha entendido, que os recursos naturais do planeta estão em vias de esgotamento. Não me parece fácil de negar. Ele disse que forças de mercado foram há muito suplantadas pelo capital especulativo, desvinculado da produção de riqueza mesmo para quem trabalha. Também me parece consistente. Ele afirma que a altíssima automação da produção introduziu um componente ainda não tratado de desemprego estrutural, com consequente exclusão e desumanização das relações sociais. Pode ser incompleto, mas também parece parcialmente verdadeiro. Diz que os níveis atuais de destruição de natureza e trabalho chegaram a pontos evidentemente insuportáveis. Tampouco recende a falsidade. Propõe que, dessas grandes massas exploradas e excluídas, surgirá alguma resposta, provavelmente inspirada na caridade cristã e no sonho marxista. Acho um sonho que não se mostrou realizável ao longo da história, já que vastas populações deram-se passivamente a morrer, muito antes de se organizarem para vencer o que lhes matava. Não me recordo de nenhum exemplo bem-sucedido em contrário. À semelhança de Walter Benjamin, podemos ficar à espera "religiosa" de um Messias que redima todos os sofrimentos passados. Os últimos que se candidataram a ocupar esse espaço messiânico deram merreca… Por fim, ideologicamente aproxima Jesus e Marx. A ideia não é nova, nem completamente abstrusa, mas é meio forçada, na minha opinião. Entre Jesus e Marx, eu, pessoalmente, ainda voto no Lula.

Marcelo de Matos

A crise mundial parece ter aumentado a predileção da classe média pela direita, ao contrário do que se poderia esperar. Sob o título de “Tida como confiável, a direita surge como refúgio na Europa”, o UOL publica hoje: “No outono de 2008, enquanto o sistema financeiro mundial tremia pavorosamente depois da quebra do Lehman Brothers, o presságio de uma grande onda de expansão política e de conquista do poder deve ter percorrido as secretarias gerais dos partidos social-democratas europeus. O raciocínio era simples: uma crise incubada nos meandros mais obscuros de um capitalismo desenfreado, pensaram muitos, levaria inevitavelmente os eleitores para os braços da centro-esquerda, de propostas políticas teoricamente mais propensas a regulamentar os mercados. Menos de três anos depois, só cinco dos 27 governos da UE têm um líder progressista: Espanha, Grécia, Eslovênia, Chipre e Áustria (neste caso, em coalizão com os democratas cristãos). O que aconteceu?”

francisco.latorre

esse bofe aí não pode nem com a opusdei.

tão otário que votou marina.

aliás. o texto não diz nada.

..

masturbação metafísica.

esquerda não é isso. ou não devia ser.

..

    Alexandre Lins

    Esse Boff ai, votou Dilma, nossa PresidentA!

    francisco.latorre

    no segundo turno.

    aí é moleza. não vale.

    ..

    Felipe do Lago

    Quanto ressentimento, seu moço! Se não vale votar em quem queremos no primeiro turno, e em quem podemos no segundo, é só porque você assim quem arbitrar. Masturbação por masturbação, melhor a metafísica que a telegráfico-dogmática de sua lavra.

    francisco.latorre

    pô mané.

    masturbação?.. qual é?..

    vai dar. larga deu.

    trouxa.

    ..

Antonio Carlos

Acredito que o articulatista tentou passar a idéia que o mercado financeiro tem que ser regulmentado, as regras tem respeitar os limites naturais, a concentracao de renda tem que ser repensada – existem ferramentas, p.ex. tributacao. Comunismo morreu, nao passa de um regime perverso onde os escolhidos fazem o que querem sem limites. Precisamos é aprimorar o capitalismo, com mais medidas sociais para a insercao de mais pessoas no mundo civilizado e maior tributacao do capital especulativo.

Thiago_Leal

"Um fantasma ronda o mundo: o fantasma do comunismo". Já dizia Derrida, em seu delicioso "Espectros de Marx": quiseram matá-lo e tudo o que ele representa incarnando-o nos tijolos do muro que caiu… agora não possuem um corpo para perseguir, e o espectro vaga sem anunciar de quem será seu próximo gênio… é engraçado ver que os verdadeiros senhores do capital não estão nem aí para as ondas de esquerda, mas seus asseclas, perdidos em sua idolatria, correm em círculos agitando os braços e pingando espuma pela boca. Corram, corram dos espectros de Marx, as velas para a sua decrépita Igreja não apagarão essa sombra, sempre à sua espreita, sempre atrás de vocês, e vocês, sempre atrás das migalhas…

JOSE DANTAS

Que me perdoe o padre, porém quando Deus disse "crescei-vos e multiplicai-vos" Ele não garantiu que isso seria eterno, como na questão espiritual.
É fácil falar assim de dentro de uma batina e na condição de celibatário. Se Adão fosse padre a Terra ainda seria o Paraíso. E o restante dos humanos que cumpre o "mandamento" acima e pensa em constituir uma família? O capitalismo pode ter contribuído com a antecipação do problema climático, porém quando Jesus disse que "nem só de pão vive o homem" ele se referiu ao espírito, a carcaça vive é do pão mesmo e o pão tem um custo para o meio ambiente, mesmo após virar resíduo sólido. Ainda que acabe o capitalismo a degradação continuará até que se combata a causa e a causa somos todos nós.

    augusto

    Boff não é mais padre, nem celibatario faz um bom tempo.
    E nao consegui entender qual é o ponto e o argumento em que, direito teu, discordas dele.
    qualquer um que converse com ele por horas sai pensando que aprendeu um tanto.
    mas que pensa com sua cabeça propria e nao tem medo de debate e de assumir suas teses, nao ha duvida.

Fabio_Passos

"
Os jovens espanhóis gritam: “não é crise, é ladroagem”. Os ladrões estão refestelados em Wall Street, no FMI e no Banco Central Europeu, quer dizer, são os sumossacerdotes do capital globalizado e explorador.
"

É a mais pura verdade.
Esta minoria que sustenta o regime é ladra.

Não podemos nos esquecer também da máquina de propaganda do regime: A mídia-corporativa.
A mídia-corrupta é o equipamento das oligarquias para adestrar e controlar as populações espoliadas.

Taques

Pelo jeito o "marinete" exagerou na água mineral.

Ele tá muito "sonhático". Sorte nossa que sua irrelevância chega até ser comovente.

Mas, convenhamos, não são muitas as pessoas que tem o poder de escrever tantas bobagens em tão curto espaço.

    Lieovanio Santos

    contra-argumentação tua que é bom…nada!

    Memória da nação

    Com certeza, seus insultos parecem fortemente ideológicos, sem base contra-argumentativa racional e explícita. Não se trata de oferecer algo que seja tão óbvio que dispense explicações aos bons ouvidos. A questão é, no mínimo, discutível. E como tal deveria ser tratada. Quando você tenta desqualificar a ideia por meio da desqualificação de seu autor, você simplesmente apela a uma falácia não formal clássica: o "argumentum ad hominem" negativo (não é verdade porque quem disse foi ele). É pouco para ser mais levado a sério do que o autor do texto. Capriche da próxima vez.

Rubens Freitas

Aos que criticam o socialismo dando como exemplo os paises ditos "socialistas" tipo Russia, que não se iludam. O que se costuma chamar de socialismo foi na verdade um "capitalismo estatal". O Estado como dono dos meios de produção explorando o povo. Nada ocorre sem que exista condições apropriadas. O verdadeiro socialismo, enquanto um regime que considere que todos temos os mesmos direitos e deveres e que a todos deve ser assegurado um mínimo de condições materiais para viver ainda está por vir. Veja bem: eu não disse que somos todos iguais, pois diferimos uns dos outros em inteligência e capacidade produtiva, e isto deve ser respeitado, assegurando a cada um os frutos de seu trabalho, e não tirando do que produz para dar ao que não produz em nome de uma "igualdade" que não existe, criando assim uma grande injustiça. De qualquer modo uma coisa é certa: o capitalismo está realmente, como previu Marx, gerando sua propria destruição, conforme disse Leonardo Boff. O que virá depois e que nome lhe será dado? Não sei. Mas uma coisa é certa: nenhum regime que seja injusto, embora possa demorar-se, não dura para sempre. E, neste caso, a própria Natureza lhe imporá limites… O mais importante: o princípio para qualquer convivência em sociedade é a educação, o respeito pelo outro, pelas suas idéias mesmo que diferentes das minhas. Pelos comentários agressivos e preconceituosos, tem gente aqui que está longe destas qualidades…

    João

    "Mas uma coisa é certa: nenhum regime que seja injusto, embora possa demorar-se, não dura para sempre"
    ———-

    teria como citar 1 único exemplo de "regime justo" na HISTÓRIA DA HUMANIDADE?

    teria como citar 1 único exemplo REAL de "regime mais justo" q o Capitalismo? e, por favor, não estou dizendo com isso q o Capitalismo seja justo… mas infelizmente ainda não inventaram nada melhor!

    quer acreditar em milagres?

    mais fácil rezar!

    Rubens Freitas

    Realmente ainda não tivemos um regime "justo". Ele somente existira quando forem justos os corações dos homens…

    João

    então, a questão é mais profunda do q "capitalismo x socialismo", né?

    o problema é o "bicho" homem!

    Rubens Freitas

    Com certeza! O todo só melhora com a melhora das partes! Na verdade, uma coisa influencia a outra. Mas a mudança começa em cada um e gradativamente vai influenciando o todo que, por sua vez acaba influenciando as partes novamente. Desse modo, as mudanças vão se processando. Há alguns séculos a humanidade divertia-se vendo outros sendo comido pelos leões. Isso atualmente é inadmissível. Do mesmo modo que ainda hoje se chama de "esporte" e muitos divertem-se vendo pessoas esmurrarem-se num ringue. Mas isso também tende a acabar na medida em que vamos evoluindo como pessoas e como sociedade. Na natureza nada se modifica de uma hora para outra.

    Memória da nação

    Se levarmos a lógica capitalista ao cúmulo, o que é praxe ao longo da história, podemos imaginar saídas bastante radicais para prolongar indefinidamente essa "agonia". Uma delas, a dizimação de extensas massas não produtivas, não consumidoras e geradoras de instabilidade social. Dizime a África e o capitalismo florescerá de novo. Dizime a China e o equilíbrio voltará aos velhos donos. Ou, no caso da China, dizime os anglo-saxões. Óbvio que isso que eu falei é de uma estupidez atroz, mas não subestime o capitalismo. Nem que seja por coerência histórica… Guerras sempre fizeram-no voltar aos eixos. Pós-guerras costumam ser um refestelo.

Silvio I

Leonardo Boff foi levado ao silencio por o atual Papa. Este era quem dirigia o Santo Oficio no papado de Paulo II. O Vaticano recebeu de Reagan muito dinheiro, para que se acaba se em América com a Teologia da Libertação,porque estava abrindo os olhos aos povos, e a os EUA não convinha, perder seu quintal.

Fabio_Passos

É claro que podemos derrubar o regime.

Justiça e bem comum para todos x ganância e privilégios para poucos
Que dúvida?

<img src=http://fc00.deviantart.net/fs70/f/2010/073/3/8/The_Martyring_of_Che_Guevara_by_BenHeine.jpg>

    Pedro

    Que desenho escroto, me desculpa…

    Fabio_Passos

    tá desculpado.
    Tem quem goste de olho… e pedro bó que gosta de remela.

    João

    meu Deus do céu, o q é isso!!!!!!!!

    rsrsrsrsrsrsrs

    Junior

    Não repara, esse rapazinho não bate bem da bola. Outro dia estava defendendo enforcamentos em praça pública por aqui.

    Fabio_Passos

    Melhor começar a reparar, piá.

    Forca para os tiranetes!

    Você defende o que? Aplausos?

    Fabio_Passos

    Ora, é o Che Guevara crucificado pelo sistema… do cartunista Ben Heine.

    Abre o olho, joão bobalhão!!!!!

    rsrsrsrsrsrsrs

    João

    rapaz…

    não pedi pra vc "traduzir a charge"!

    o q me espantou foi o seu comentário e o seu comportamento!

    papinho de "derrubar o regime" e comparar Che Guevara à Jesus Cristo…

    q coisa mais tola, rapaz!!!

    Junior

    Vc não viu nada, esse elemento estava defendendo o enforcamento de adversarios em praça pública outro dia mesmo.

    Fabio_Passos

    Ele não viu nada mesmo. Também… pelo jeito só assiste o JN.

    fhc enforcado?
    JUSTIÇA!

    Ainda não apareceu ninguém capaz de refutar minha defesa pelo enforcamento de fhc…

    Junior

    Refutar o que, filho? Vc acha que o cara deve ser morto, nada que alguém disser vai mudar sua cabecinha. Tua natureza é essa mesmo.

    Fabio_Passos

    Sugere que minha natureza é lutar por justiça e a sua natureza é a de bancar um submisso cagão?

    A primeira premissa é verdadeira.

    A segunda não tenho como avaliar. E pouco me importa.

    Junior

    Ou seja, para esse iluminado lutar por justiça = eliminar fisicamente opositores. Típico de certa esquerda que felizmente não passa de traço no painel eleitoral. E não é à toa.

    Não vou desenhar, moleque, tu és muito primário para entender. Vai brincar de che guevara, vai.

    Fabio_Passos

    Opositor? Você não conhece o mundo em que vive.

    Sim, lutar pela execução de um tiranete que entregou nossa nação a corporações larápias é lutar por Justiça.

    Tolerar isso?
    Falta de inteligência e sensibilidade. Sangue de barata.

    Sugiro mudar seu nick p/ "classe-média".
    É a sua cara: Cheio de empáfia e vazio de conteúdo.

    "És tu o teu próprio negreiro!"

    Escuta, João Ninguém
    És tu o teu próprio negreiro! http://www.opopssa.info/Livros/zeninguem.pdf

    Junior

    Edfg.: "Nada mais patético do que esses playboys que fazem a revolução de dentro de seus apartamentos de classe média, comprados pelo papai classe média, digitando no notebook pago pelo papai classe média, na banda larga paga pelo papai classe média, que aprendeu no DA da faculdade (paga pelo papai classe média) que fazer discurso criticando a classe média e falando mal da imprensa vai defini-lo como "intelectual".

    Nada mais a dizer. Vai tomar seu leitinho, pirralho.

    Fabio_Passos

    hijk.: "vá choramingar prásua mamãe, ralé intelectual que lê revista veja"

    Algo mais a dizer: Não aguenta? Pede ajuda.

    Fabio_Passos

    coisa tola é passar toda a vida como um "joão ninguém"?

    Escuta, João Ninguém
    És tu o teu próprio negreiro! http://www.opopssa.info/Livros/zeninguem.pdf

    rsrsrsrsrsrs

Francisco Azeredo

O muro de Berlim caiu em 1998? Quer ser anticomunista, tudo bem, mas não seja burro. Se bem que, pelo menos no Brasil, parece difícil que uma coisa não acompanhe a outra.

    macedo

    kkkkkkkkkkkkkkk
    muito bem

Regina Braga

Como sempre,magistral a postura do BOFF…Como manter um sistema que aniquila a população,aniquila nações…Chegamos ao ponto que, o explorador torna-se o explorado…Quem vai ter condições de bancar o sistema? O antigo império?Perdido em dívidas com os emergentes…grande fiasco.

J.C.CAMARGO

O Petista/ Comunista/ Libertista Leonardo Boff, um Herege/ Apostata, fica insistentemente defendendo seus
ideais socialistas! Teologista da Libertação, uma nefasta corrente dentro da Santa ICAR, êle tenta minar as
forças da Igreja. Lêdo engano dêle! Pode ser que o NEFASTO CAPITALISMO esteja em estado Terminal, po-
rém o Comunismo/ Socialismo já está TERMINALMENTE INCENERADO desde 1998, quando da queda do /
Muro de Berlim! E não há como RESSUCITÁ-LO e nem REENCARNÁ-LO! GRAÇAS A DEUS!

    Scan

    O mau uso do teorema de Pitágoras não invalida o teorema.
    Papa hóstia, católico (arrrrghhh!), direitalha e vamos por aí.
    Isso é o rebotalho intelectual pronto e acabado!
    Vá postar no Olavinho, meu filho…

    Pedro1

    Ah, você está confundindo socialismo com o stalinismo ou os capitalismos de estado que surgiram no século passado.

    João

    hummm

    quer dizer q esse "socialismo salvador" q alguns aqui querem implantar, na verdade verdadeira não existe, né?

    por enquanto é mais uma religião… um exercicio de fé!

    ahhhh tááááá

    aí, pode ser!

    Ligeovanio

    Bendito os hereges, sempre!
    De santa a ICAR não tem nem o nome e se alguma força ela tem é a de alienar e acorrentar certas mentes (que passam por aqui) na ignorância!
    Quem conhece História não leva essa turma da ICAR à sério. Se Boff é discidente, é meu amigo!

    Memória da nação

    J.C.? Uau!!! É mesmo quem estou pensando? Quanta honra!… Alguns detalhes são reveladores. Quase sempre. Ser afastado da Santa Amada tantas vezes foi mais um elogio que uma crítica ao caráter, não é mesmo? Mas concordamos em dois pontos: o "capitalismo" é nefasto e o "comunismo" perdeu-se completamente. Só que foi em 1989, prezado J.C. Pelo modo como o senhor escreve, com a acentuação de mais de 30 anos atrás, presumo tratar-se de um cidadão mais provecto. Que pena que a idade não lhe tenha sido generosa o bastante para conceder que a tolerância é o elemento fundamental de qualquer outro regime que venha a suceder esses dois "zumbis". Sua intolerância, ao que parece, é ideologicamente estruturada e completamente obstrucionista quanto ao advento de um novo modo de relação social, talvez até baseado nos ensinamentos do Jesus Cristo "verdadeiro". Esses ensinamentos que o senhor parece ignorar ao não considerar que o "reino dos céus" caiba verdadeiramente aos pobres de espírito, aos injustiçados por lutarem pela igualdade em dignidade. Abandone a Igreja, siga J.C. "verdadeiro". Já seria um progresso no seu caso.

    J.C.CAMARGO

    Por favor, fique calmo, pois ainda aprenderei a escrever na INTERNET! Foi êrro de digitação, pois que-
    ria escrever 1988 e não 1998! Não sou e nunca fui intolerante! Mais adiante provarei! Por ora, cordiais
    saudações!

pap

Para quem critica boff- Se os eua sao tão maravilhosos assim,vão pra lá! Aviso: se precisar de atendimento médico,
só com convenio medico pago. Se não tem, fica jogado na rua. Tai o filme "sicko" que não mente.
Hoje de bom, os eua não tem mais nada. Só exportam "lixo".

    João

    bom…

    primeiramente, os EUA mesmo "mal" é muuuuuuuuuuuuuuito melhor q Cuba, por exemplo…
    "segundamente", se vc não quiser ir pros EUA, pode ir pro Canadá, Inglaterra, França, Australia, Suécia, Suiça, Noruega, Dinamarca, Japão, Mexico, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, etc, etc, etc… ou ficar no Brasil!

    pra vc "fugir" do capitalismo, tem q se esconder em Cuba ou na Coreia do Norte… nem na China dá mais!

    ahhh

    Marte tb é uma opção!

    rsrsrsrsrsrs

    Patricio

    EUA melhor que Cuba? No quê? Exageraste na saliva, marciano.

    João

    olha, na boa…

    dicutir com maluco, eu nem tô a fim!

    rsrsrsrsrs

Fabio_Passos

Nós é que precisamos dar cabo deste regime injusto e corrupto.
Tá na hora de derrubar este regime que trata o planeta e o ser humano como meros insumos para a satisfação de poucos.

É nossa responsabilidade como seres humanos.

<img src=http://benheine.deviantart.com/art/The-Martyring-of-Che-Guevara-67069119?offset=40>

assalariado.

Prezado Leonardo Boff : quero ajudar a enterrar o capitalismo e, ajudar no parto da criança socialista.

Causas e Efeitos ( modo de produção capitalista X modo de produção socialista). Segundo Karl Marx:

A economia capitalista é anárquica, baseada nos tais efeitos miraculosos da concorrência e, em outros fetiches das "leis naturais". No capeta-lismo, as decisões em relação ao que produzir , quanto produzir, como produzir, etc… são tomadas por cada capitalista. Assim existe um planejamento da produção parcializado em cada "livre empresa", mas não um planejamento global no conjunto da sociedade. Sabemos que isto leva a crises cíclicas de superprodução, é a miséria global, na abundância.

A proposta socialista nega este modo de organizar a produção e, propõe o planejamento global. Na sociedade capitalista,cada empresário pergunta: Quanto vou ganhar com estas mercadorias?" Para ele interessa, na mercadoria apenas o valor de troca. Na sociedade socialista, em vez, o Estado socialista pergunta: "De quais e quantos produtos a população está precisando?" Aqui interessa, sobre tudo o valor de uso dos produtos. Quer dizer que, no capitalismo a economia tem a finalidade de conseguir lucros, para acumular. Enquanto no socialismo a economia tem o objetivo de satisfazer as necessidades de todos.

Saudações Socialistas.

    João

    espero q a sua competencia como trabalhador seja maior do q a sua competencia como filósofo…

    se não for, vc deve estar apertado com o seu salário!

    alias…

    será por isso q vc é "socialista"?

    rsrsrsrs

    EUNAOSABIA

    O socialismo proposto por Marx deu super certo… basta olhar o que é a Rússia hoje, que paisão lindo não?? o que é a Coreia do Sul e a do Norte, uma é primeiro mundo, outra, o mesmo povo e o mesmo território passando fome onde milhares de pessoas incluindo crianças morrem de inanição.. falta de comida…

    Olha pra tua Cuba amada, onde os desgraçados preferem cair na boca de um tubarão do que viver naquele paraíso na terra.. como são injustos com o genocida Fidel….

    Velho, pega tua trouxada e te manda pra Cuba ou Coreia do norte e deixa a gente aqui se ferrando no capitalismo mesmo… depois tu me conta…

    Vocês são um bando de lunáticos que escrevem um monte de tranqueiarada que ouvem aqui e ali e saem como papagaios miseráveis sem ter a menor noção do que dizem… a maioria não tem opinião própria..

    Quando a Rússia ditava o que tinha que produzir o que eles produziam??? armas nucleares,.. velho… vai pra Russia e te empantufa de urânio 238 ou Plutônio 237…

    Falam é um monte de baboseiras e sandices….

    Era como se o Azenha, (desculpe usar o nome do senhor, Azenha, é só mesmo um exemplo didático), com 16, 17, 18 anos… tomasse a decisão de estudar jornalismo, ou ser jornalista, aí chegava alguém e dizia.. você aí…parece um grandalhão… vai ser soldado da spentnaz…. era assim que funcionava essa maravilha chamada socialismo proposta por esse maluco chamado Marx, que aliás nunca foi socialista….

    Outra coisa, quem decide o que produzir não é o capitalista, são as forças de mercado…

    Rapaz, para desespero de vocês o modo de produção capitalista só vai acabar quando o a espécie chamada Home Sapiens for extinta.

    O capitalismo é aquilo que nós somos, com todas as virtudes e defeitos inerentes ao ser humano.

    Vai pra Coreia do Norte rapaz.. la funciona o socialismo que vocês tanto amam.

    assalariado.

    EUNAOSABIA e, para o João…

    1°) Aquilo que existia na antiga URSS, nunca passou de capitalismo de Estado,ou seja, os assalariados jamais chegaram ao poder (de fato),sempre foram e são usados como massa de manobra tudo de acordo com os preceitos da social democracia burguesa. Melhor dizendo, lá construiram o capitalismo de Estado,uma formula magica que explora os assalariados em troca de migalhas e, tome exploração de MAIS VALIA. Ou seja, onde que entra a teoria do socialismo marxista?

    2º ) Você quando fala de Cuba, não leva em conta o embargo econômico imposto pelos EUA, isto faz mais de 50 anos. O que vale dizer o mesmo que o Estado de Israel faz com a Palestina.

    3°) Coreia do Norte, como diz o internauta Locatelli, aquilo é uma teocracia.Ponto.

    4º) Como você mesmo diz: "Forças de mercado" . Vou traduzir para você, estes são os que impõe a ditadura do deus dinheiro, do pensamento único, estão no poder do mundo. São os mesmos que o PIG e seus genéricos e desavisados idolatram, o tal deus mercado, deus para eles, o inferno para os assalariados e aos povos/ nações, que eles exploram.

    5º) Deu pra perceber desespero nos seus argumentos.Porém a história caminha para frente -(isto quando a burguesia não da golpe de Estado).O capitalismo e os capitalistas vão para o lixo da história.

    6º) Saudações Socialistas.

    João

    teria como o Sr dar um exemplo REAL de sociedade "socialista"?

    ou seria o seu "socialismo" sonhado apenas uma teoria sem utilização prática?

    um único exemplo já me bastaria…

    Junior

    Exatamente. Esses aloprados que frequentam esse blog dizem que os fracassos retumbantes não eram o verdadeiro socialismo. Onde este foi praticado então? E se não foi, esperar pelo socialismo que irá redimir a humanidade tem tanta lógica como esperar chagar o dia do juízo final. É matéria de pura fé em um evento futuro e incerto. Só rindo desses caras mesmo. Esse artigo, aliás, chega a ser engraçado.

    assalariado.

    João, tentando ser objetivo, e como sugestão sua de um exemplo real de sociedade socialista.
    Digo que, o país que mais se aproxima das teses socialistas marxista de sociedade é o Estado de Cuba, sugiro que leia este livro:

    CUBA: UM SOCIALISMO EM CONSTRUÇÃO. Emir Sader, Editora Vozes, 2001.

    Ou de uma olhada aqui, nesta analise:
    http://www.urutagua.uem.br//03resenha.htm

    A imprensa burguesa nos manipula, corrói os nossos cérebros, todos os dias, no que diz respeito aos países ditos socialistas, sim, se defende em causa própria, é o braço politico do capital dentro de nossos lares 24 horas/ dia. Principalmente, quando se refere a falta de democracia na ilha cubana. A democracia esta no seio dos ideais socialistas de Karl Marx mas, por que será que esta não avança, em Cuba? Vamos ler e refletir,sem preconceitos!

    Abraços Fraternos.

    João

    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh me poupe, né!!!!!

    vir aqui com a cara de pau pra apontar a ditadura cubana como "exemplo" de alguma coisa?

    não sabe brincar, não brinca!

    João

    ps: considere-se fraternalmente abraçado tb!

    Ligeovanio

    blá blá blá…a mesma cantinela de sempre… blá blá

    Roger

    "Rapaz, para desespero de vocês o modo de produção capitalista só vai acabar quando o a espécie chamada Home Sapiens for extinta. "

    Então, cara pálida, é isso o que Boff fala.

    Só você não percebeu que quando nosso meio ambiente estiver à beira da extinção, estamos indo pelo mesmo caminho! E o que o capitalismo está fazendo é justamente ameaçar o planeta todo!!

    Vai ver "a história das coisas", vai!!

EUNAOSABIA

Esse senhor é um fóssil em estado de animação suspensa.

    Leider_Lincoln

    Até hoje você está grilado por que ele preferiu ficar com os pobre do que com os apoiadores dos padres homossexuais que violentam menininhos, Richard?

cronopiocruento

Os comentários da dupla João e Leandro são absolutamente patéticos (no sentido etimológico do termo), pois não contêm um grão de argumento. Apenas demonstram que a dupla padece de um complexo patológico de difícil solução, mas bastante típico, que atinge os representantes das classes médias quando esses vêem ameaçada sua diferença em relação aos mais pobres.
Para surpresa da dupla, que adere irrefletidamente a tudo que é propalado por seus ideólogos, não concordo com alguns dos pontos de vista de Boff. Em minha opinião (veja, agora os argumentos) o limite físico , a curto prazo, não impedirá que o capitalismo mantenha seu funcionamento, capitalizando a própria escassez de recursos naturais. Por outro lado, os diagnósticos climáticos são sempre muito controversos. A análise climática implica a análise de diversos fatores que atuam entre si e individualmente de maneira quase aleatória. A temperatura dos oceanos (segundo alguns especialistas, o principal agente global de regulação climática), por exemplo, varia de acordo com fenômenos que ainda não foram bem compreendidos.
Em relação ao trabalho, concordo em grande parte com Boff, a ascensão do capital rentista está intimamente relacionada ao desemprego e à deterioração das condições de trabalho. Acho que ainda é precipitado falar de "crise terminal" do capitalismo. Acho que essa crise, de todo modo, será terminal para muita gente. Para todos aqueles que perderam a vida e a saúde em função do desemprego ou do trabalho semi-escravo, por exemplo. É essa a realidade que o João sem-braço da classe média se recusa a enfrentar, para ele, o corpo inerte do qual ele se desvia na calçada será sempre o corpo de um outro.

    João

    cornopio, meu filho…

    eu até poderia dar "argumentos" sobre muita coisa contra a visão de "fim do capitalismo" do Bofe…

    mas discutir com maluco dá uma preguiça enooooooooooooooooooooorme !

    rsrsrsrsrsrs

    cronopio

    Indolência mata, diz a Veja…

João

esse "Bofe" ainda bate nessa tecla q o Capitalismo é o responsável por "tudo isso q aí está"?

mas q cara mais chato!

Leonardo… não se preocupe, rapaz!

nem são muitos os q dão crédito pro "Bofe"…

    assalariado.

    João, a história do modo de produção capitalista, também conhecido como deus mercado, e enquanto sociedade, relações de sobrevivência entre os humanos, esta no forno, está quentinha, quase pronta, para entrar na geladeira da história. Em breve teremos que dar vivas, boas vindas, há um outro modo de produção social onde os humanos serão colocados com prioridade numero zero, em detrimento dos lucros, dos parasitas do capital. O que é isto, senão o nascimento da criança socialista marxista.Não confundir com o capitalismo de Estado criado pela social democracia na antiga União Sovietica e sua genérica China.

    Meus pêsames, antecipados.

Leonardo

Pior que tem ainda existem uns malucos que lêem e ainda absorvem as bobagens ditas por esse senhor que mais parece uma figura retirada daquela antiga série "O Elo Perdido".

Esse é um tipo de "intelectual" no Brasil.

Como somos atrasados…

    Julio Silveira

    Para voce Leonardo, que parece que não leu e não gostou, o texto como todos os ootros e postado para que exerça em nós um pensamento critico, uma análise. Podemos concordar ou não com ele, mas manifestar opinião que demonstra preconceito contra a pessoa, e pior generalizando sem sequer dizer a que veio, só o preconceito sem que demonstrar a incoerência com idéias demonstra o quão pequena e a tua propria intelectualidade, e de acordeo com tua dita diria até nacionalidade.
    Você nada contribuiu para nosso crescimento, talvez sem perceber até o seu, apenas para reforça sua carranca.

    Leider_Lincoln

    É só um troll, Júlio. Vendo que aqui eles são bem tratados o Richard Smith deve ter arrumado um amiguinho lá no esgoto ou no Montfort, para vir fazer tabela com ele…

    Leonardo

    Que menino recalcado. O principal "argumento" dele é atacar e acusar os outros, sempre levando para o lado pessoal.

    Método jurássico, ainda hoje usado pelas viúvas de Moscou…

    Scan

    Viúvas de Moscou?
    A direitalha burra sempre esquece, convenientemente, dos tribunais da Santa Inquisição da sempiterna Igreja Católica, da caça às bruxas macarthista, etc.
    Ou se esquecem ou, em sua execrável ignorância, jamais ouviram falar delas.
    Gentalha inconsciente, burra e mau caráter. O retrato da direita, aqui e alhures.

    Leider_Lincoln

    Como VOCÊ é. Não está vendo o seu mundinho desabar não? É cego? Ou só se informa por FSP/Veja e Globo?

Polengo

O Brasil tem a sua natureza ainda bem mais preservada que a de muitos países. Será por isso que aqui a crise chegou só de tabela?

Deixe seu comentário

Leia também

Política

Manuel Domingos Neto: Questões correntes

Inquérito da PF, golpistas, comandantes militares, kids pretos, prisões, Múcio, Lula…

Política

Jeferson Miola: O CNPJ do golpe

Cumplicidade corporativa e institucional