Barão de Itararé reúne-se com ministro da Secom e entrega propostas para fortalecer a mídia alternativa; leia os documentos

Tempo de leitura: 3 min
Na terça-feira, 08/02, cerca de 40 veículos da mídia alternativa participaram do café da manhã com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Na véspera, o Barão de Itararé, representado pelo jornalista Altamiro Borges, reuniu-se com o ministro da Secom, Paulo Pimenta, quando entregou documento com propostas para fortalecimento da mídia alternativa. Fotos: Ricardo Stuckert/PR

Em reunião com ministro da Secom, Barão de Itararé entrega documento para fortalecer mídia alternativa

Textos entregues pela entidade ao ministro da Secom, Paulo Pimenta, elencam propostas e pedem critérios para que haja rotatividade de veículos e comunicadores na relação de Lula com mídias alternativas

Barão de Itararé

Na véspera do café da manhã promovido por Lula na manhã da terça-feira (7), com cerca de 40 mídias independentes e alternativas no Palácio do Planalto, em Brasília, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, representado pelo jornalista Altamiro Borges, foi recebido pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.

Na ocasião, Borges entregou documento ao ministro pedindo a adoção de critérios democráticos para garantir rotatividade e diversidade de veículos e comunicadores no relacionamento com presidente e governo.

Assim que empossado, Pimenta já havia recebido outro documento no qual o Barão de Itararé elenca propostas para fortalecer a mídia alternativa. De acordo com o coordenador da entidade, Pimenta foi bastante receptivo às contribuições.

Conforme explica Renata Mielli, também coordenadora do Barão de Itararé, a ausência de políticas públicas para democratizar a comunicação no Brasil contribuiu de forma decisiva para os processos regressivos que vivemos: golpe, crescimento da extrema-direita, negacionismo.

“Ter uma política para promoção ativa da diversidade e pluralidade de vozes é um dos principais desafios que estão colocados”, afirma.

“É papel da Secom produzir uma parte dessas políticas. Para contribuir com o debate, apresentamos dois documentos”, explica Mielli.

“Um que consolida anos de debate sobre iniciativas para fortalecer o que se chama de mídia independente, alternativa, popular, comunitária. E um segundo, mas não menos importante, que reúne algumas sugestões sobre como diversificar o relacionamento do governo, particularmente do presidente da República, com os veículos de imprensa”.

Apoie o VIOMUNDO

Mielli justifica: “Sem planejamento, sem uma política inclusiva e construída com transparência, é difícil envolver a diversidade de veículos que hoje compõem o ecossistema de mídia no Brasil. Um passo relevante já foi dado, com a realização de um café da manhã do presidente com a mídia independente, mas na nossa visão isso é insuficiente”.

Para a jornalista e pesquisadora, “é preciso que essa imprensa independente participe ao lado da imprensa hegemônica e não como algo ‘à parte’, até para evitar segregação e alimentar uma narrativa que beira a criminalização desses veículos”.

Fortalecer as mídias alternativas

Um dos textos traz 16 propostas para o fortalecimento dos mais variados arranjos comunicacionais que buscam produzir conteúdo jornalístico fora dos grandes conglomerados midiáticos nacionais.

“A luta para que o Brasil tenha meios de comunicação mais democráticos e acessíveis à população – que contribuam para a ampliação da liberdade de expressão de todos e todas e que efetivamente estimulem a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira – é estratégica para a construção de um Brasil mais desenvolvido, soberano e democrático”, diz o documento.

Leia na íntegra a seguir:

Desafios para o fortalecime… by Canal do Barao

Mídias independentes e a relação com Lula e o governo

Para o Barão de Itararé, é preciso garantir a inclusão de diversos veículos em uma agenda de diálogo com o governo. Por isso, o segundo texto entregue pela entidade apresenta sugestões no sentido de dar início a um debate sobre como estabelecer uma dinâmica que contemple de forma crescente veículos independentes, alternativos e populares na agenda do presidente da República.

“Além do setor privado hegemônico tradicional, há cooperativas de jornalistas, veículos nativos digitais, blogs de jornalistas, veículos segmentados por tema e territorialidade – mídia preta, indígena, quilombola, de mulheres, trabalhadores”, frisa o documento.

“Incluir a mídia alternativa, independente e popular na agenda de diálogo com o presidente da República, ministros e outros representantes do Executivo Federal é um desafio necessário na busca de democratizar a relação do governo com a sociedade. Agora, com o início de um novo mandato, temos a oportunidade de avançar num modelo de diálogo que altere a lógica que vinha sendo mantida. Principalmente, porque o próprio ecossistema de comunicação no Brasil – e no mundo – sofreu profundas mudanças”.

Leia o documento completo a seguir:

Sugestões para diversificar o relacionamento da presidência da República com os veículos de comunicação/jornalistas

Sugestões para diversificar… by Canal do Barao

Leia também:

Rovai, Nina Valente e Raul Fitripaldi debatem comunicação e governo Lula; mediação, Felipe Bianchi

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

.
Aguardemos, para ver se, desta vez, sai do Papel.
.

Deixe seu comentário

Leia também