Leandro Fortes: Vice de tucano também é ministro de governo petista

Tempo de leitura: 2 min

MINISTRO DA OPOSIÇÃO

Leandro Fortes, no Facebook, via Maria Frô

08/05/2013

A ampla e flexível política de governabilidade do PT chegou a seu paroxismo, agora, com a nomeação de Guilherme Afif Domingos, do PSD, para o cargo de ministro-chefe da Secretaria da Pequena e Micro Empresa – seja lá o que isso signifique.

Afif é vice-governador de São Paulo. Vice de Geraldo Alckmin, do PSDB. O PSDB de José Serra e Aécio Neves. Eu sei, eu não deveria mais me escandalizar com essas coisas da governabilidade, ainda mais porque vai aparecer uma tropa petista a me acusar de purista e traidor dos trabalhadores. Tem gente com vocação para o sabujismo na esquerda também.

Afif anunciou, mansamente, que irá acumular os dois cargos: será vice de Alckmin e ministro de Dilma. Será, portanto, o leva-e-traz mais conhecido da República. Engraçado que, à exceção do PSOL paulista, que bem classificou o episódio como “anomalia ética e política”, ninguém mais pareceu preocupado com essa aberração.

É normal, é a governabilidade.

Para mim, além de uma ação política vergonhosa, é uma notícia inusitada: deve ser o primeiro caso de infiltração política com registro no Diário Oficial da União.

PS do Viomundo: Foi assim com o PSOE espanhol, não em termos de alianças, mas da adoção de uma espécie de neoliberalismo light. Às vezes as duas coisas se confundem. O risco é de o PT se diluir no campo conservador e passar a aceitar os transgênicos e os agrotóxicos da Monsanto, desmantelar a Funai, financiar a Veja, trocar a banda larga pública pela da Vivo, aceitar que a Lei Rouanet financie o Holiday On Ice e não a cultura local, abandonar a reforma agrária e a reforma urbana, conceder portos e aeroportos, deixar a Vale vender o minério de Carajás aos chineses no ritmo que quiser e a preço de banana, promover rodadas de petróleo que beneficiem as petroleiras internacionais em detrimento da Petrobras, ter um ministro da Saúde que aceite fortalecer o campo dos que combatem o aborto, um ministro das Comunicações que seja parceiro das teles e um ministro da Educação que não saiba que a Folha colaborou com a ditadura militar emprestando um jornal e veículos de transporte. Ainda bem que tudo isso ainda não aconteceu…

Apoie o VIOMUNDO

Leia também:

Comissão da Verdade: Entidades da USP dizem que reitor deu um golpe

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vladimir Safatle: PT e PSDB incorreram em erro semelhante – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leandro Fortes: Vice de tucano também é ministro de governo petista […]

J Souza

Até gente forte do governo percebeu que este tomou “outro caminho”…

“Nelson Barbosa pede para deixar Fazenda”
por Natuza Nery, Andréia Sadi e Valdo Cruz
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/108314-nelson-barbosa-pede-para-deixar-fazenda.shtml

J Souza

O triste é ver o PT adotando o programa neoliberal que devastou o bem-estar social da Europa de juros irrisórios e tornou o PSDB motivo de chacota.
Ao invés de aumentar o investimento público, o PT preferiu desonerar empresas que pouco investem no país, que cobram caro dos consumidores e que vendem serviços e produtos de qualidade questionável.
Mas, como os petistas ganharam as eleições, eles acham que sabem tudo… E depois criticam o Rei Barbosa…

J Souza

“O fisiologismo sem resultado”
por Fernando Rodrigues
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandorodrigues/2013/05/1277060-fisiologismo-sem-resultado.shtml

Santos

Desculpem os puristas de boa fé. Mas não tem sentido em identificar como errada a estratégia do PT, o fato é que o PT é o governo, talvez não com todo o poder que gostaria, mas é governo até início de 2015. Estando no governo, o PT tem condições de administrar centenas de milhares de cargos, além de ter o domínio quase completo de R$ 1,0 tri por ano até o fim de 2014. Contudo, isto tudo é muito complicado de gerir. Sabemos que no PT não tem anjos nem demônios, como em qualquer outro lugar no planeta, apenas homens e mulheres. Sabemos também que aproveitadores existem até nos monastérios, é da natureza humana. Agora imaginar que um governo, só porque é de centro-esquerda, deve ter 100% dos seus componentes pensando de forma igual e para o bem na nação, é de uma ingenuidade que surpreende. O PT é governo e quer se manter no governo. Para isso ele tem que fazer alianças. Quem não concordar, fica na oposição ou vota em outro partido. Simples assim!

mineiro

depois acham ruim nos dizermos que o pt é tucano , muita gente acha ruim. mas a prova esta ai , de esse governo é traidor e neoliberal. o pt é tucano mesmo e é fato infelizmente. manter no governo um pessoa que tucano de carteirinha e ainda é vice do maldito governador de sp. ta querendo o que pres.dilma traidora, maldita. voce ferra com os movimentos sociais , e todo mundo que a ajudou na eleiçao passada e ainda da um tapa na nossa cara . nomeando um min.tucano para o seu governo da direita. coisa triste quando sobe no poder e esquece de quem a ajudou . uma pessoa que foi perseguida pela ditadura e por essas pessoas que ela colocou no governo que lucrou com a mesma. ta de brincadeira essa pres. meu voto essa mulher nao tem mais mesmo.

abolicionista

O PT acabou como partido, já não possui nenhuma diferença substancial em relação aos demais partidões que dominam a cena da política nacional. Há bons quadros no PT como também os há no PSOL, no PCdoB, no PSB etc.

O fato é que, como partido, o PT feneceu, mingou, morreu, e só não vê quem não quer. A criminalização dos movimentos sociais, um defensor da ditadura como braço direito da presidenta, a privatização do petróleo e de setores estratégicos, a concessão do território brasileiro ao agronegócio e a especuladores internacionais e muitas outras tupiniquices são o que de fato caracterizam o governo Dilma, e não a distribuição de renda (que, aliás, estacionou).

Gerson Carneiro

Divertido está sendo ver a imprensa babando para atacar o Afif mas não pode.

Os tucanos estão espumando de raiva porque não podem nesse momento atacar o Afif como fizeram com o Chalita.

    abolicionista

    Pois é, Gerson, mas se o governo continuar nesse rumo a mídia não terá mais motivo para criticá-lo…

    Julio Silveira

    Pois é Gerson, mas como diria um agricultor isso é uma faca de dois legumes.

jaime

Isso tudo me lembra aquela piada em que o cara acorda com uma baita ressaca, ao lado de uma mulher linda, que no entanto vai ao banheiro e faz xixi de pé. Enganos acontecem…

JOTACE

Sinceros parabéns e minha admiração ao Viomundo pelo Post Scriptum. É penoso assistir a tragédia do PT, caravela em processo irreversível de naufrágio no mar tenebroso da mais que incurável bandalheira. A todos companheiros, que de boa fé, admitem que irão votar no ‘menos piór’, eu lhes pergunto: Qual a diferença?

    Pedro Cruz

    Sim, é muito difícil ser a única pessoa proba do mundo, ninguem mais presta. Candidate-se voce, oras bolas.

    Vlad

    Pessoa de bem não consegue candidatar-se.
    A quadrilha tomou conta do processo nas convenções.
    Só bala no meio dos olhos resolve. Inclusive nos olhos do PC.

    JOTACE

    Caríssimo Pedro Cruz,

    É uma pena que, à falta de argumentos, você queira enveredar para o ataque pessoal. Quando for o caso de que eu faça uma critica injusta, ou mesmo cometa um equívoco, terei a humildade e honestidade de pedir desculpas. Encerrando o meu diálogo consigo, acrescento que não sou pago para defender patifarias como acontece com vende-pátrias profissionais. Cordialmente, Jotace

Messias Franca de Macedo

O que Afif achava de Dilma numa conversa de bar

07/05/2013 | Publicado por Renato Rovai

Em 2010, no meio daquela barafunda de acusações da campanha de Serra, onde Dilma era apontada como terrorista e abortista, encontro um colega empresário para um almoço. O amigo, não é de direita, registre-se.
Conversa vai, conversa vem e ele me relata um episódio que tinha vivido. Estava num bar frequentado por apreciadores de charutos, quando na mesa ao lado, alguém exaltado esculhambava Lula e Dilma com frases de baixíssimo nível. O que, segundo o colega, o discursante mais repetia era “aquela terrorista” para se referir a Dilma.
Incomodado com os arroubos do vizinho de mesa, o colega olhou pra trás e reconheceu o discursante. Era Guilherme Afif Domingos, à época candidato a vice-governador do Estado de São Paulo e que acaba de ser nomeado ministro do governo Dilma.
Liguei pro colega há pouco para que ele recontasse a história. Ele repetiu o que escrevi acima, mas não se recordava direito se também havia ouvido de Afif uma frase com o seguinte conteúdo. Algo como: o problema com a Dilma, os militares poderiam ter resolvido lá atrás.
Como a presidenta a partir de agora vai ter mais tempo com o vice-governador de Alckimin, quem sabe ela consiga perguntar-lhe se ele disse isso. E se disse, o que queria dizer com ter resolvido o problema lá atrás.

http://revistaforum.com.br/blogdorovai/

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo

‘O PT DA GOVERNANÇA’: pragmatismo é uma coisa, safadeza eleitoral/ideológica é outra! ENTENDA

########################

*Rui Costa ‘não tem problema’ em dividir palanque com ACM Neto

*secretário estadual da Casa Civil, o candidato predileto do atual governador da Bahia

**Deputado ligado a ACM Neto prefere não dividir palanque com petistas

No que puder desestimular o prefeito ACM Neto (DEM) a efetivar uma eventual aliança com o PT em 2014, **o deputado estadual Bruno Reis (PRP) vai se empenhar nesse sentido. Ao contrário do secretário estadual da Casa Civil, o petista Rui Costa, que disse não ter restrição a dividir palanque com quem quer que seja, Reis afirma que “tem problema, sim” em compartilhar espaço com correligionários do governador Jaques Wagner.

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/
por Bárbara Souza

####################

… É VERDADE, governador Jaques Wagner: a militância só serve para comer poeira!…

… É a destruição das ideologias, exortada pelo eminente jornalista Leandro Fortes!…

República de ‘Nois’ [Bananas] Militantes
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

André Dantas

Eu estaria preocupado com essa aberração se ela fosse inédita, se eu ainda acreditasse que o PT e esse governo são de esquerda, que tem um outro projeto que não a perpetuação no poder, independentemente dos custos.
Concordo com o PSOL, que, por sinal, também deveria estar preocupado com suas “anomalias éticas e políticas”, no tocante à ética (por mais degenerado que esteja o PT não há como flexibilizar tanto o conceito do que é ético), mas não em relação à política. Talvez em relação ao PSOL seja uma anomalia política uma aliança dessa “estirpe”, certamente seria uma anomalia política em relação a partidos como o PCB, o PSTU e o PCO, mas em relação ao PT não há anomalia política alguma. Há mais de dez anos o PT vem fazendo e ampliando o espectro desse tipo de aliança, com todo tipo de justificativa (seja para chegar ao poder, seja para mantê-lo – a tal governabilidade) que já não se trata de nenhuma anomalia a presença de Affif, muito pelo contrário, trata-se da afirmação da política do PT que, para mim, culminou com os abraços entre Lula e Maluf. Tem quem goste.
Pelo visto, logo não teremos mais oposição à direita do PT. Resta muito pouca gente que não é Governo na dita oposição – basicamente a grande imprensa…
Não está longe o dia de Serra virar aliado através do Partido de Kassab e, nesse dia, teremos muitas focas amestradas sorrindo de orelha a orelha e batendo palmas, comemorando mais essa “vitória” da esquerda(sic) sobre a direita.

    JOTACE

    Caríssimo Franco,

    É bom vê-lo por aqui ainda que seja nesta espécie de dolorido funeral para muitos dos que estão presentes. De minha parte, o defunto deve ser enterrado com urgência. E até que cheira mal, pois há muito tempo que se deu a morte. Fraternal abraço do Jotace

    JOTACE

    Caríssimo batalhador por um Brasil melhor,

    Quanto ao provérbio latino: Dilma e Lula, este nos bastidores, cumpriram a sua parte no acordo. Julgam ter limpo o campo para enfrentar a derrota que esperam. Mas, se com o pacto vão estar protegidos como esperam, estão inteiramente enganados. Pois vão servir de pasto não somente para a grande mídia que hoje cortejam servilmente, mas até pelas multinacionais perante às quais estão igualmente de cócoras. Fraterno abraço, Jotace

    FrancoAtirador

    .
    .
    Depois dessa,
    dizer o quê,
    caríssimo JOTACÊ,
    dizer o quê?

    Só sobramos nós…
    .
    .

Julio Silveira

Em outro momento num post anterior eu já tinha citado esse feito politico vergonhoso. Que acredito agora passará a ter visibilidade na esquerda que, percebi, recusava manifestar-se sobre essa aberração(para aqueles ferrenhos defensores deste governo no minimo contráditório para quem se diz esquerda) e ainda tem o agravante da convivência com algo que acredito antiético que é a cara de pau do cidadão incensado e elevado a tão alto cargo em se manter nas duas posições. Falem sério, o PT, pelo menos seus dirigentes, estão conseguindo o que sempre quizeram, se misturar com o PSDB, e estão achando uma maneira de não despertar suspeita para a traição a seus filiados mais crentes na lisura de seus dirigentes. Como nunca fui filiado a este partido, que só recebeu meu voto quando teve merito de proclamar seu discurso alinhado com suas ações, e como só devo respeito a minha cidadania, critico sem nenhum constrangimento esses, no minimo, desavergonhados.

Bernardino

SRPEDRO CRUZ e NEO TUPI,meu comentario neste BLog é uma resposta aos seus comentarios.Voces sao funcionarios do PT ou do governo?Até os sindicatos estao se voltando contra este governo corrupto e entreguista da D DDILMA
vide provatizaçoes dos PORTOS,estradas e outros que o PT tem a CARA DE PAU dse chamar CONCESSOES,Alias ontem o Garotinho,mais corajoso que toda corja petista chamou a MP de MP dos PORCOS no plemnario da Camara
O PT vai sair do filme pior que a antiga ARENA da ditadura que alias vivi essa epoca e sou testemunha ocular
pra completar afirmo o PT iniciou seu processo de PUTREFAÇAO!!!!!

    Pedro Cruz

    Olá Bernardino, as urnas e as pesquisas não dizem isso. Muito pelo contrário, avaliam muito bem o PT, o governo de alianças e a Presidenta Dilma. Não sou funcionário do governo, tenho uma pequena industria de móveis planejados.

    Neotupi

    Caro Edgar, sindicalistas tem sua pauta própria que pode ser diferente do governo em alguns tópicos. No governo Lula também tinham. E o fato do governo não atender tudo na hora não significa que seja contra, pode significar apenas que considera inviável algumas coisas no momento. É papel dos sindicatos continuar pressionando por suas pautas.
    A MP dos Porcos foram as modificações feitas de última hora na Câmara pela turma do Eduardo Cunha, e a Dilma também condenou essas modificações (que voltam a beneficiar cartéis). A MP dos Portos não privatiza coisa nenhuma, ou você acha que o Daniel Dantas, que explora portos, era funcionário público? Pelo que eu entendi a medida só acaba com cartéis dos Portos como o de Daniel Dantas, que já tinha concessões e não queria deixar outros entrarem, controlando preços altos de fretes e armazenamento, para ficar com lucros altíssimos.
    Observe que portos são como a ponta de uma linha de produção, onde se exporta carros, soja, etc. Tudo isso são mercadorias privadas. Qual o sentido estratégico de impedir uma empresa privada de construir um porto para escoar essas mercadorias? Se há disposição de investimento privado, o governo não tem necessariamente que gastar em porto para beneficiar a indústria como gasta em creche para beneficiar crianças e mães. A MP visa a construção e expansão de portos, não privatiza nenhum porto público, não tira direitos dos trabalhadores, e federaliza o processo de concessão em agências reguladoras, coisa que já existia nos estados e era privado do mesmo jeito. Onde está havendo privatização?
    Se você acredita que esse governo e o PT são mais corruptos acho que você anda lendo a Veja e assistindo a Globo demais. Corrupção existe em qualquer órgão público, desde o mau guarda de trânsito na esquina, mas os governos Lula e Dilma foram os que mais combateram, foram os mais fiscalizados e os mais transparentes. Agora presidente não é ditador com AI-5 na mão para cassar parlamentares com base apenas na má fama ou em denúncias de jornais. Reclame do judiciário e dos engavetadores do MP por não julgar com rigor há séculos quem deveria.
    Por acaso, não sou funcionário do PT nem do governo. Aliás nem filiado sou, e voto também no PCdoB tanto quanto no PT. Mas tudo isso é irrelevante. Se eu fosse funcionário do governo ou do PT, não poderia dar minha opinião? Não estou fazendo defesa cega. Estou argumentado. Por que tanta dificuldade em lidar com opiniões que não são iguais às suas?

Marcelo de Matos

No tempo antigo não havia essa profusão de partidos de esquerda que temos hoje: só o velho PCB. O pessoal do partidão usava muito um termo que caiu em desuso – sectarismo. Por que caiu em desuso? Porque hoje não há esquerdista que sectário não seja. Não dá mais para tachar um “companheiro” de sectário. Todos o são. Para administrar um país plural devemos recorrer somente a nossos pares? Um cara de centro ou direita não pode ser competente? Pode, pode. Quando terminou a ditadura nós votávamos em caras como Orestes Quércia e FHC porque o PT só veio depois. Eu ainda considero FHC competente e o aceitaria até como síndico do meu prédio.

Mardones

Perfeito o PS do Vi o Mundo. O Brasil está numa armadilha difícil de ser desfeita: cansados das políticas neoliberais extremas da ‘era’ FHC, os brasileiros foram tragados por uma associação PT-PMDB-TODO-MUNDO, que passeia pelo neoliberalismo trocando termos e festejando a parca distribuição de renda dos últimos anos, sem alterar a estrutura que mantém todas as desigualdades históricas.

Será preciso mais algumas décadas para nos livrarmos do PT e elegermos uma esquerda, que não tenha medo de aplicar as políticas que defenderam antes de chegar ao poder. O PT, em dez anos, já mostrou que desistiu disso. É mais do mesmo.

assuerum marcaccini

Lá em casa, a dona Dilma, que se viver mais 10 anos, estará na extrema direita, já perdeu, por enquanto, 6 eleitores.

    Neotupi

    Na família da empregada da sua casa, ela ganhou 12.

    Abolicionista

    Como se vê, a única preocupação do PT é ganhar votos. Pouco importa se o povo adquire consciência de classe. Bom, quando vier a crise, e ela sempre vem, as massas estarão prontinhas para as saídas totalitárias. Já vimos o filme…

    Neotupi

    Não falo pelo PT, mas me parece que conquistar votos nas classes mais baixas com políticas públicas focadas para esse segmento social é desenvolver consciência de classe.
    Os mais pobres hoje tem consciência da importância de um governo de esquerda (mesmo que ainda não dominem o conhecimento teórico de esquerda/direita) para ter melhor renda, emprego, para o filho ir para a faculdade, para ter acesso à casa própria, para não morrer na rede pública de saúde.
    Acho que a classe média mais alta de esquerda é que está perdendo essa consciência de luta de classes dentro da realidade brasileira, quando analisa um governo apenas sob a ótica da burocracia, da nomeação de cargos, do corporativismo, da aplicação simplista das teorias socialistas, enquanto relega à invisibilidade as políticas públicas para os mais pobres (e as próprias demandas dos mais pobres), conquistadas através do manejo político, o melhor possível, das correlações de forças capazes de dar sustentação.

Pedro Cruz

Na posse do Companheiro Afif, a grande presidenta arrebentou, fez um belo discurso em defesa da MP dos Portos e sua importância estratégica. Essa presidenta é porreta, não é a toa que tem apoio de 80% dos brasileiros. Em 2014 estarei com Dilma, com o PT e seus aliados, contra a casa grande e seus lacaios.

José BSB

Nesse embalo a Dilma, vai acabar nomeando a filha do Serra.

Lafaiete de Souza Spínola

PEQUENAS EMPRESAS EM DIFICULDADE!

INFORMALIDADE!

LAVAGEM DE DINHEIRO!

PARA DISCUTIR, COMO SERIA BOM SABER O QUE SE PASSA!

Já faz alguns anos que publicamos esses esclarecimentos no FÓRUM dos Microempresários, em Salvador, agora, com pequenas revisões.

VOCÊ SABIA?

O tema é sumamente importante! Depoimento de quem viu e viveu tudo isso.

ESTE RELATO NÃO É DO CONHECIMENTO DE GRANDE PARTE DA NOSSA POPULAÇÃO.

1. Que em entrevista, ao jornal A TARDE, Salvador, em 2001, alguns empresários declararam, desonestamente, que “O SIMPLES NACIONAL estava destruindo médias empresas”? O Sr Afif, Min das Micros e Peq. Empresas sabe do que estou dizendo.

2. Que, em seguida a essa orquestração, o governo de então, publicou o decreto do imposto antecipado? Que o governo posterior deu continuidade e ampliou a aplicação desse decreto?

3. Que os médios e grandes empresários pagam esse imposto no dia 25 e recebem de volta, na forma de crédito, no dia 09 do mês seguinte?

4. Que em outros estados, dessa malfadada federação, criaram o imposto substituição, eliminando, também, as vantagens do simples nacional?

5. Que as micros e pequenas empresas pagam em definitivo esses impostos, aumentando, assim, a sua carga tributária? Que isso não é justo? Que isso fere os princípios da nossa Constituição?

6. Que a Constituição Federal declara a necessidade de um tratamento diferenciado para as micros e pequenas empresas, como um meio de protegê-las? Que as pequenas empresas empregam mais, proporcional e quantitativamente, que as grandes? Que isso induz à conhecida e nefasta informalidade? Que isso incrementa o contrabando, incentiva o tráfico e facilita a lavagem de dinheiro?

7. Que, em lugar dessa proteção, o poder do ESTADO (legislativo, executivo e judiciário) não tem aplicado essa orientação da nossa Constituição? Pois:
As micros e pequenas empresas têm o mesmo tratamento judicial das grandes empresas.
O tratamento FISCAL é similar ao das grandes empresas, talvez pior.
Julgam que os pequenos podem ter advogados, consultores, contadores e recursos humanos, como as grandes.
Consideram que os pequenos e micros devem acompanhar O DIÁRIO OFICIAL etc.
Para quem não tem outra alternativa, sobra a informalidade que se institucionaliza.

8. Que o custo financeiro dos bancos, para com os pequenos empresários é, em geral, superior a duas vezes ao exigido para os grandes? Que dificilmente, devido às exigências, um pequeno empresário consegue empréstimo do BNDES? Que esses recursos, normalmente, são alocados para os grandes? Que muitos deles dão verdadeiros golpes?

9. Que por tais entraves, cerca de 90% das pequenas empresas fecham as portas nos primeiros 10 anos, deixando toda uma sequela para os seus proprietários? Que são enormes os prejuízos causados por esse constante abre e fecha de empresas?

10. Que esse tratamento vil é um dos principais fatores que levam muitas pequenas empresas à informalidade, para sobreviver? Que um país não tem futuro assim?

11. Que a lavagem de dinheiro, além de incentivar o consumo de drogas, está também corroendo a vida das micros e pequenas empresas? Que só combatendo essa lavagem será possível minorar a criminalidade e dar fôlego às pequenas empresas?

12. Que a Lei Geral foi aprovada como se fosse um presente, uma benesse, para os pequenos empresários?

13. Que as pequenas empresas estão no SIMPLES, não são do SIMPLES? Que não pode haver, por exemplo, qualquer atraso no pagamento de um parcelamento de dívida, pois serão descredenciadas? Que exigem uma petição para recredenciamento, para aquelas que conseguiram quitar seus débitos, como se os pequenos empresários não tivessem seus duros afazeres diários? Atrasos nos pagamentos, só para os grandes empresários. Que no penúltimo refis, muitas grandes empresas optaram pagar à vista suas dívidas, dando a entender que não faltavam recursos disponíveis. Aos micros não permitiram o parcelamento. Descredenciaram todas, centenas de milhares.

14. Que as pequenas empresas, portanto, não podem/podiam parcelar dívidas? Que o parcelamento, é, também, um ato de benesse?

15. Que os Estados e Prefeituras podem, a qualquer momento, de acordo com o humor do governante, decretar impostos como o antecipado, acabando com essas “benesses”? Que não é esse o país que desejamos, porém, pouco temos feito para mudá-lo? Que BENESSES, de verdade, são oferecidas às multinacionais, como às montadoras de automóveis e outras grandes empresas, potenciais financiadoras de eleições?

16. Que a maioria dos sistemas de automação comercial recebeu ou recebe homologação dos governos estaduais, sem o menor critério, apresentando falhas aberrantes, bugs de toda espécie? Que essa situação pouco tem mudado?
Que milhões de máquinas para emissão de cupons fiscais estão sendo sucateadas, em todo Brasil, com a troca por outros modelos? Que tudo isso é definido por meia dúzia de pessoas, à revelia dos interesses dos pequenos empresários. Que os principais beneficiados por tais medidas são empresas multinacionais?

Que cada máquina sucatada custou cerca R$ 1.200,00? Que essas máquinas, mesmo depois de terem recebido a cessação de uso, devem ser guardadas pelo pequeno empresário como sucata, por anos, sem que ele possa vendê-las? É o país dos absurdos!

17. Que implantam sistemas de controle, como o SINTEGRA, a toque de caixa, com muitas falhas, pois, como o asfalto das nossas estradas, esses sistemas estão sendo, constantemente remendados, gerando transtornos e multas aos pequenos? Que tudo isso é inócuo, pois o sonegador, geralmente, recebe a mercadoria de grandes contrabandistas?

Que o pior de tudo, já não é o tradicional descaminho e sim empresas que lavam o dinheiro sujo? Que neste caso, não há pequeno empresário, e até médio, honesto que possa sobreviver? Já leu Gomorra, livro de Roberto Saviano que descreve como cerca de 50% do comércio, no Sul da Itália, caíram nas mãos dos mafiosos? Já pensou o que deve estar passando no Brasil? Você já leu os livros e artigos do grande Juiz Fausto de Sanctis?

“É preciso distinguir entre a reciclagem local e internacional. O primeiro caso é ilustrado de maneira exemplar pela cidade de Reggio, na Calábria, 190 mil habitantes na ponta da “bota”. Corso Garibaldi: 02 km de butiques ultrachiques ao longo de uma via reservada aos pedestres. Pode-se adquirir o que há de melhor em matéria de moda e design: roupas assinadas por Valentino ou Calvin Klein, bolsas Vuitton ou móveis Armani. Mas estas butiques estão vazias. Ninguém compra nada! Um mistério logo explicado por Vicenzo Macri, magistrado: “Estas lojas não são mais que vitrines; pouco importa que não vendam nada; o proprietário emite a cada noite tíquetes de caixa como se houvesse vendas. E assim é lavado o dinheiro sujo da droga…”.

18. Que mesmo, assim, continuam cobrando multas pela falta de entrega desses arquivos que pouco servem? Que a prioridade seria combater o fenômeno da lavagem do dinheiro sujo.

19. Que é injusto usar as micros e pequenas empresas como cobaias de desenvolvedores, e ainda aplicando as devidas multas?

20. Que o sistema federativo não ajuda, só atrapalha? Pensou, também, nisso? Com um PAÍS UNITÁRIO a lei do SIMPLES não seria burlada por estados e prefeituras.
21. Que temos o dever de saber, discutir, e mostrar soluções para todas as mazelas, que não são poucas, desse nosso país?

22. Finalmente, você sabia que para abrir e colocar em funcionamento uma microempresa o proprietário necessita de muito tempo e dinheiro? Que a CEF, hoje, cria obstáculos para abrir uma conta corrente e efetuar uma certificação digital para os pequenos empresários?

Que devido a isso, muitos, não suportando esses entraves, terminam entrando pelo caminho tortuoso da informalidade?

A solução não é retornarmos ao mundo do século XVIII, incentivando os horríveis instintos animalescos dos empresários. Aliás, em pleno século XXI, estamos vendo isso mundo afora.
A lavagem de dinheiro, a corrupção e o crime organizado dão exemplos abundantes!

Pedro Cruz

Eu quero que o PT ganhe o governo de São Paulo, em 2014. Eu quero que o PT derrote a globo, o estadão, a veja, a folha, o psdb, o dem, o pps, a bandeirantes, a record em São Paulo, em 2014. É pouco??? Para mim não, para mim essa é a tarefa de todos os democratas, ter um governo democrático e popular em São Paulo. A democracia é uma coisa maravilhosa, nos dá o poder de escolha. Acho engraçado que, aqui como na veja, as pessoas não defendem seus partidos políticos (será que não têm???), suas preocupações são desconstruir o PT. Eu defendo o PT e seus aliados. O Azenha, o Leandro Fortes e outros defendem o quê??

    Tiago

    Defendem o Brasil.

    Alberto Silva

    Ame-o ou deixe-o, é?

    Tiago

    Muito pelo contrário, colega Alberto Silva.

    Não sou eu que chamo de “lesa-pátria”, “golpista”, e outros adjetivos, todos os que fazem qualquer crítica ao “pragmatismo” petista.

Pedro Cruz

Como poderia não apoiar o PT e seus aliados: Juros mais baixos da História, quase pleno emprego, construção de milhares de casas populares, aumentos reais de salário, nunca se investiu tanto em programas sociais, nunca se investiu tanto em infra estrutura, nunca se criou tantas vagas em universidades, nunca se criou tantas vagas em escolas técnicas, preços de energia elétrica em baixa, brasileiros tem aumento real de salário, todo ano aumento real de salario minimo, nunca se andou tanto de avião, vamos realizar uma ótima copa do mundo, vamos realizar uma ótima olimpiadas, brasileiro dirige a FAO, brasileiro dirige a OMC, os brasileiros não andam olhando para o chão, não andam cabisbaixos, são muito mais felizes. O partido de maior apoio popular está dormindo, se acabou???? O melhor presidente que este país já teve está dormindo??/ O que diz as últimas eleições??? O que diz as últimas pesquisas??? Nunca vi tanta estupidez, tanto aqui como na veja. Democracia é isso: 90% governa e 10% torce contra. 2014 está logo aí, vamos ver quem está dormindo, ou acabado.

Francisco

É mero xadrez.

A direita atacou a retaguarda da esquerda seduzindo Eduardo Campos (PSB).

A esquerda vai atrás das linhas inimigas e captura, da direita, Afif (PSD).

Um dia vai existir politica que não seja politica…

Gerson Carneiro

Dilma laçou o PSDB. Nomeou Ministro o vice do Alckmin.

Messias Franca de Macedo

Leandro Fortes: Affif no governo Dilma: o primeiro caso de infiltração política com registro no Diário Oficial da União

O egrégio jornalista Leandro Fortes legitimamente defende o ponto de vista dele! É verdade, competente, lúcido e democrata jornalista: estão esfacelando o significado de ideologia!… Então, ‘pra que viver’?!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Edgar Rocha

Dizem à boca pequena (não tenho nada a ver com isso), que o PCC tem força suficiente pra bancar eleições e eleger candidatos capazes de zelar pelo seus interesses. Dizem! Como disse um certo Neo Tupi, num dos posts aí de cima, a militância fica de salto alto “achando que podem subestimar apoios que são importantes (pois ou é seu aliado ou será aliado do adversário)”. Vamos pensar grande, gente! Temos que ser pragmáticos! É tudo pela causa. Ô povinho radical, viu!Que coisa feia esta gente que vê discrepância em tudo. Realmente, como dizia o petista de primeiríssima hora Duda Mendonça: “o que atrapalha no PT é a militância”!!! O lema vai ser outro, dentro em breve: “Zé povinho e Trabalhador o c*r*io!!!! É nóis no PT!”

    Neotupi

    Expresse seus argumentos, mas não me use deturpando os meus argumentos. Antes de mais nada, a militância de esquerda, na qual eu me incluo, sempre fez toda a diferença em qualquer eleição, e vai continuar fazendo. Dito isso, se Dilma estivesse esnobando apoios, eu criticaria Dilma. Como é a militância que está enobando, critico a militância.
    Lembre-se do aceite do apoio de Maluf a Haddad. Tirando a cena desagradável, não causou nenhum dano ao governo de Haddad, nem ao povo de São Paulo, e foi melhor aturar aquilo do que ter Serra na prefeitura de São Paulo.
    Da mesma forma, Afif em um Ministério da microempresa, falando objetivamente, em que atrapalha o governo Dilma? O que compromete seu programa de governo? Tirando sentimentalismos simbólicos de embates do passado, nem mesmo ideologicamente arranha, já que não é um ministério como o da fazenda, educação, saúde, desenvolvimento social ou agrário.

    Edgar Rocha

    Não pretendi deturpar seus argumentos, mas criticá-los. Admita ao menos que sua intenção é a de se aliar com qualquer representante de qualquer grupo pra se manter no poder e fazer, como dizem “o melhor pra população”. A tese está errada! E a incoerência se mostra quando muitos dizem haver diferença entre dar apoio e receber apoio. Então, apoiar outro governo na intenção de melhorar a vida do povo não pode, como fizeram com a Luiza Erundina quando esta aceitou ser Secretária de Assistência Social do governo Itamar (numa atitude que de nada tinha de fisiológica, já que havia acabado de ocorrer o impeachment do Collor e era preciso reconstruir o país). Desceram o pau na tia por isso. Agora, receber apoio de Maluf pode (prove que não influencia nas atitudes do Governo! Ou você acha que ele não estava interessado em manter-se incólume nos processos que vem sofrendo? A papelada tá lá na Prefeitura. Basta investigar. O Haddad vai cobrar a devolução do dinheiro que ele roubou?) Agora vem o Affif, que vai continuar sendo vice do Alckmin. Como isto? Que garantias há que ele vai dar suporte pra eleição aqui em São Paulo? Ou será que vai sabotar o próprio Governo e apoiar sua própria oposição? Ele virou ministro por força de sua bancada, pra garantir apoio a aprovação de leis que se julgam interessantes. Assim como o Feliciano. Isto não influencia no Governo? Esta desculpa que é preciso ter todo tipo de comprometimento com os piores pra se conseguir algo pro povo já virou carochinha (sempre foi). A intenção é se reeleger e só. Ah, sim: a Erundina pediu afastamento do PT pra poder ser secretária. Já o Affif…

    Neotupi

    Caro Edgard.
    Luiza Erundina quando foi ministra do Itamar estava ajudando a fortalecer o PMDB e o PSDB, enfraquecendo a candidatura de Lula em 1994. Deu no que deu.
    Afif, hoje, está ajudando a fortalecer o governo popular do PT de Dilma e enfraquecer Alckmin.
    Essa é a grande diferença. Dar apoios a adversários, os fortalece. Receber apoios, os enfraquece. Trocar apoios, ganhando apoio federal, cedendo em palanques regionais, fortalece o projeto federal, que é o que tem mais poder de transformação da sociedade.
    O maior indício de que Maluf não influencia o governo Haddad é que você que é o maior cético não consegue me mostrar um caso de influência sequer e me manda “provar não há influência”, no melhor estilo do STF mandar provar sua inocência, diante de alguém que apenas aponta o dedo.
    O Maluf pode ter o interesse pessoal que bem entender, mas, se não fosse por virtude, seria por exigência da lei que a Prefeitura tenha que cobrar a devolução do dinheiro desviado. Se Haddad não cobrasse estaria prevaricando. Então essa sua desconfiança não tem fundamento.
    Certamente o PP deve ter cargos no governo de Haddad (como tem o ministério das cidades no governo Dilma), mas são vigiados. O Haddad criou uma controladoria nos moldes da CGU federal, para fiscalizar a própria administração.
    Não há garantia nenhuma que Afif vá apoiar A ou B em São Paulo (nem mesmo há garantia que vá apoiar Dilma em 2014), mas isso não é o que importa no momento. Hoje, já é um enfraquecimento dos demotucanos, que influi no fluxo de apoios políticos até 2014. Além disso, Afif trás o apoio de centenas de milhares de microempresários organizados em Associações Comerciais e Clubes de Dirigentes Lojistas existentes em quase toda cidade do Brasil. É um setor da sociedade que votava no DEM e PSDB por inércia, porque não enxergava os benefícios de uma política de distribuição de renda, que movimenta o comércio para pequenas empresas.
    É um grande erro sim, para o bem do povo, dispensar apoios de quem foi adversário. Lula aceitou o PL (hoje PR) como vice e tirou 36 milhões da miséria, 40 milhões subiram para a classe média, já são 20 milhões de empregos gerados em 10 anos, o Brasil livrou-se do FMI e hoje lidera a OMC, saltou da 13a. para a 6a. economia do mundo. Você acha que isso teria acontecido com os tucanos no poder e o PT na oposição?
    Quanto a Erundina pedir afastamento do PT pra poder ser ministra de Itamar, era exigência do PT. Já o Affif… reclame para o Alckmin, que não exigiu isso.

Pedro

Sem apelar para a dialética, talvez seja bom lembrar que a realidade não costuma atender inteiramente às boas ideias e nem aos nossos desejos, por mais puros que eles sejam. Vivemos uma realidade em que o dia de amanhã já não considera o dia de hoje um modelo respeitável. A transformação parece ser a questão do dia. Nós, cuja idade nos permitiu viver realidades as mais diferentes, sabemos que quando um representante da esquerda era convidado para ministro de um governo burguês, tudo o que ele podia fazer, dada a natureza das coisas, era reforçar o domínio do capital. Me pergunto se não estamos vivendo uma situação em que um quadro burguês, o Afif, não estará fazendo o mesmo que fazia o quadro da esquerda? Será que o Lula não representa essa dialética?

Abelardo

Apesar de tudo, se ele foi convidado é porque a Dilma teve o aval de Lula. Então, mesmo sendo mais sapo pra se engolir, deduzo que se Lula aprovou só pode ser melhor para nós e pior para os opositores. Vamos aguardar.

Urbano

Excrementoso, simplesmente…

Bernardino

O PS do VIO MUNDO esta fazendo profecia que ja está acontecendo em parte,meus caros internautas.O PT ja mostrou a que veio,ele e as esquerdas seus comparsas!!É um partido fisiologico e pior que a direita sao frouxos,apanham e vira a cara de lado.O Garotinho falou do PT quando governador do Rio: É o partido da BOQUINHA eles so querem cargos igualzinho à direita.

O Mais grave é que o SR LULA E D DILMA nao fizeram o dever de casa como reforma agraria.dos meios de comunicaçao e industrial.tudo que o pais faz é exportar COMODITIES um eufemismo para Materias primas,quando passar a bonança das mesmas virá a dureza das fracas exportaçoes e aí Banbau assitiremos a derrocada do falso milagre oomo na DITADURA.Vivi essa epoca!!Sem uma politica industrial efetiva ancorada num educaçao de base de seu povo como fez COREIA,CHINA e outros nao iremos a lugar nenhum
Nem satelites temos pra garantir as comunicaçoes em uma eventual conflito Nossos satelites nas maos do mexicano CARLOS SLIM,enqusnto china tem centenas a India 6 satelites so pra citar dois exeemplos
Aressaca vira e os petiistas como PMDB<PSDB e congeneres irao ao VINAGRE e a Naçao pagara o PATO!!

Maria Rita

Sinto muito ser estraga prazeres, mas isso não vai dar certo. Se for pelo lado técnico, como ele vai dar conta? Ficando três dias em Brasília e depois voltar para sua base de vice-governador? A síndrome do congresso vai servir de exemplo para todos os ministérios? Vai beneficiar a quem, aos microempresários de São Paulo?Ou vai ser o vazador oficial do que se passa dentro do governo federal? Não sei não, isso não é que não vai dar certo, é que não PODE DAR CERTO! Nem o diabo serve a Deus e justo Afif vai ter dois senhores – PSDB e PT?!

Isidoro Guedes

O PT realmente comete pecados mortais pelos quais poderá pagar caro no futuro, como já pagaram outros partidos de esquerda mundo afora (cujo caso mais notório é o PSOE, que na Espanha foi tanto para o centro, tanto para o centro, que acabou ficando à direita demais, e não se distinguindo tanto de outras legendas conservadoras e direitistas, como o PP). Quanto a fina ironia de Azenha, ela é (ainda) cômica (para rirmos de nossas próprias tragédias), porém necessária (para que o PT acorde, antes que seja tarde).

Mauro da Silva Noffs

Em vez de Maranão,Alagoas

Neotupi

É impressionante como há sectarismo na esquerda brasileira, ao sequer saber enxergar vitórias, confundindo capitulação DA direita com capitulação à direita. Basta ver a reação do PIG paulista para ver de quem foi a vitória (que, aliás, bagunçou muito foi a pretensa reeleição de Alckmin).
É a mesma confusão que sempre fazem, não sabendo diferenciar receber apoio e dar apoio. Aliás, por onde andam os críticos de esquerda daquela aliança de Haddad com o PP de Maluf, hoje?
A única coisa que ameaça a reeleição de Dilma é a autofagia da esquerda ao não saber distinguir quem é o adversário de hoje (e não do passado), e o salto alto da militância, achando que podem subestimar apoios que são importantes (pois ou é seu aliado ou será aliado do adversário).

Neotupi

O PSOE espanhol perdeu eleição por não responder ao desemprego e ao empobrecimento da população. Nada a ver com a realidade do governo Dilma, mais parecido com os rumos da economia chinesa, só que com plataformas de lançamento diametralmente opostas (lá partiu do comunismo puro, aqui do capitalismo selvagem), daí as diferenças de estágio tão grandes.

    Pedro Cruz

    Não adianta, Neotupi, a turma da Kombi não tem jeito. Para eles candidato a vereador popular, em São Paulo, tem que ter ma ou meno 3000 votos e o candidato a prefeito ma ou meno 1,5% dos votos. Ganhar eleição, melhorar a qualidade de vida das populações é coisa atrasada, não adianta de nada. O importante, só importa a regulamentação dos meios de comunicação, é o pensamento único. Realizou tudo, mas não regulamentou os meios de comunicação, não fez nada. Se podemos dividir, para que unir. Este é o lema do club da Kombi, mas tudo bem, faz parte da democracia. Agora, se criticam os frias, os mesquitas, e outros, por não assumir seu candidato, agem iguaizinhos. Não, nem vou falar do comportamento do psol no parlamento, que lástima.

Mauro da Silva Noffs

A primeira pergunta que me vem à cabeça é: Quem vai chorar mais com a notícia, a esquerda ou a oposição liderada pelo PSDB? Em quem vai doer mais, quem vai sentir o golpe, qual fígado vai doer mais?Ao colocar um pé no governo Dilma, não está tirando um pé do PSDB?
A segunda questão é específica sobre o cidadão: Quem é Affif Domingues e que setor da sociedade ele representa, ou pretende representar? Objetivamente, interessa ao governo atrair para suas bases o setor de micro e pequenas empresas?Mais ainda, que diferença faz em ter um Affif ou um Michel Temer no governo?
O Lula (maior gênio da política contemporânea brasileira) para tirar 40 milhões de brasileiros da miséria não espetou no Banco Central um Henrique Meireles banqueiro? Não teve como vice um José de Alencar (diga-se de passagem, com toda campanha do mensalão,permaneceu fiel até o último instante),industrial? Quem sabe, por eu ser um aposentado do setor elétrico, militante contra a ditadura, esteja um pouco (ou muito) apegado a velhos “métodos” de fazer política. Mas nos anos 70, por exemplo, quando um fundador da UDN do maranhão,arenista de primeira hora, o senador Teotônio Vilela empunhou a bandeira da anistia e percorreu o Brasil inteiro visitando presídios, ninguém chorou. Ao contrário, toda deserção no campo da ditadura era comemorado.
E hoje as forças que abandonaram o PT (PSOL, Marina, Cristóvão Buarque, etc.) não são as mesmas que vão pedir benção a Gilmar Mendes para golpear o congresso? Não seria essas ações um pragmatismo muito mais nocivo? O Congresso Nacional que nós temos está longe de ser ideal, em minha opinião há anos luz do ideal. Mas é o que temos, é o que o povo elegeu.
Como se vê, ganhar eleição é duro. Governar, mais duro ainda!

    Pedro Cruz

    Esses caras que criticam o PT apoiam quem??? O psdb não tem programa, só quer destruir o PT, eles são a mesma coisa. Não tem voto, não tem candidato, não tem partido, só querem destruir o PT.

Falando pra pobre

Mas se for pro PT pegar o governo de S. Paulo eu engulo, digiro,
e aproveito no meu sangue.E espalho na minha alma.

Falando pra pobre

É o tipo da coisa, assim: precisava ser ele?
Não há outro?
Precisa ter micro-empresa para ser?
Ele teve?
Qual a politica para empresas?
Só ele a conhece?
Onde foi aplicada e deu certo?
Vai ter subsidio?
De onde vem?

LEANDRO

O novo herói dos “progreçistas”, Afif. Companheiro que sempre lutou pelos trabalhadores e não um traidor como Collor que rasgou a prestação de contas das obras do DNIT. Poxa, logo ele que era nosso herói até semana passada.

damastor dagobé

não é por nada que o grande “Heroi” nacional é Macunaima…”aiiii que preguiça”..

Ronaldo Silva

Cara, eu me rendo, o PT acabou!

kalifa

Acho que a dilma espanou ao por o afif dos pedágios!

jaime

“Após acumular o ministério da Micro e Pequena Empresa e o cargo de vice-governador de São Paulo, Afif comentou seus planos para o futuro do PSD. “O PMDB sempre esteve ao lado do poder. Nós, do PSD, demos um passo adiante ao provarmos que é possível trabalhar no governo e na oposição simultaneamente. Estamos à frente de nosso tempo”

Read more: http://www.humorpolitico.com.br/#ixzz2Ske0DB6x

Roberto Locatelli

Enquanto a América Latina caminha para a esquerda, o Brasil caminha para a direita.

Os dois governos que foram derrubados recentemente por golpes de estado (Paraguai e Honduras) eram, justamente, governos centristas. E os governos que conseguiram derrotar golpes de estado são os da Venezuela, Equador, Bolívia e Argentina (esta última nas “greves” patronais de anos atrás). Esses quatro são governos que priorizam a aliança com os movimentos populares e não com partidos de direita.

Alexandre Maruca

Tenho me lembrado com frequência das palavras de Chico Buarque quando da eleição presidencial..

Vlad

Isso é intriga da zelite e do PIG contra o cumpanhero trabalhista Afif que sofrerá campanha difamatória contra suas raízes populares e luta pela igualdade.

Ah sim…aposto que o P.S. do Viomundo vai ser levado a sério por 94,6% dos chapa-brancas.

FRANCISCO HUGO

s.cru.pu.lus
Pedrinha usada como subunidade de medida de peso romana, submúltiplo do scrupus (pedra).
Ganhou a tradução de escrúpulo no português porque alguns comerciantes romanos costumavam lesar seus clientes na hora de pesar o produto, alegando não terem scrupulus, consequentemente não podendo fazer uma medição mais precisa.
“No meio do caminho (Carlos Drummond de Andrade)
“No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra”

No meio do caminho da governabilidade não há pedras.
Governos cooptados pelo Poder são tão mais desprezíveis quanto mais sustentam discurso de esquerda.
Essa tal da democracia representativa… dos banqueiros, dos ruralistas, dos fundamentalistas, dos pelegos… !!!

    Falando pra pobre

    Dilma tem pisado o tomate contra o povo,

    A anvisa também.

    Os transgênicos foram adotados no Ministério de Marina.

    O povo está longe de Brasilia e dos sindicatos.

    Cada dia aparece uma tarja preta onde havia um bancário.

    O PT só é menos ruim que o PSDB pois ninguém se lembra de outro partido anterior. Essa é a regra, esquecimento.
    Se alguém se lembrasse o PT poderia ser melhor, ainda, que muitos, e muitos nem foram governos.

    Mas tudo pode

leia

Num debate na campanha de 2010, perguntaram se Dilma eleita, ela teria no seu governo um Ministro da oposicäo (coisa assim). Ela disse, estarei formando meu ministério com pessoas técnica e competente, faria isso sim. Entäo Dilma näo enganou ninguem.

José Silva

E agora?!?!? Não vai aparecer ninguém pra dizer que o Eduardo Campos é um traidor?!?! Como um incoerente pode cobrar coerência da “base alinhada”?!?!?! Aaaahhhh é a governabilidade não é mesmo?!?!?!

    Neotupi

    Dilma está trazendo antigos adversários para apoiar seu campo político. São os fãs da Veja quem estão chamando Afif de traidor.
    Eduardo Campos faz o caminho da traição de Afif no sentido contrário. Ele sai do campo político lulista para se tornar o candidato a cavalo de Troia das elites demotucanas contra o lulismo. É essa a diferença. Tanto que os fãs da Veja estão adorando Eduardo Campos.

    José Silva

    E esses “antigos adversários” mudaram suas posições ou ainda são fiéis ao eleitorado que os elegeu? Esse eleitorado vai apoiar o PT agora? E como fica a militância que a defendeu na última eleição em uma das campanhas mais nojenta que eu já vi? Será que isso é bom ou ruim para o projeto do governo? São muitas perguntas que só o tempo poderá responder, só coloco que do meu ponto de vista o governo Dilma não necessita disso pra continuar no caminho apontado por Lula, mas parece que ela insiste em tentar tirar o projeto do rumo em que recebeu quando começa a tratar quem se diz da base aliada e manifesta a intenção de se projetar nacionalmente como deveria tratar mesmo, e eu concordo, mas ao mesmo tempo flerta com quem na primeira oportunidade vai apunhalar pelas costas, ou vc tem dúvida disso?!?!?!

Lafaiete de Souza Spínola

AS MICROEMPRESAS, COMO TODO POVO BRASILEIRO, SOFREM DA INOPERÂNCIA DE SUAS ELITES E DO OPORTUNISMO DE SUAS “LIDERANÇAS”.

LEIA O SEGUINTE TEXTO QUE DEPOIS COMENTO.

Publicado no Site da COMICRO:

09/04/2013 – Microempresas sofrem com a ‘substituição tributária’ e com a burocracia, dizem debatedores.

A extinção da substituição tributária foi defendida nesta segunda feira (8) em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Previsto na Lei Complementar (LC) 123/2006, o mecanismo é usado na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). A substituição atribui a um contribuinte a responsabilidade pelo recolhimento de um tributo relativo a fato gerador praticado por terceiro.

Para o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva, a substituição tributária “nunca deveria ter havido” e representa uma “falta de consciência” com o setor que mais gera emprego no país. Ele também defendeu a revisão das alíquotas do Supersimples.

– São muito altas, começa com 4% e vai até 11,75%. A micro e a pequena empresa têm custo fixo, alto, com energia, funcionário, aluguel. Queremos pagar o que o segmento pode pagar. A burocracia é muito alta. Queremos ser formais, legais, pagar impostos, não pedimos isenção. Mas queremos pagar aquilo que é possível pagar. No final, o segmento vai para a informalidade e a sonegação, o que não queremos de forma alguma – afirmou.

Tudo isso é verdade, mas as palavras estão muito distantes do proceder dos pretensos “líderes” dos micros e pequenos empresários.

Existe a COMICRO e suas filiadas estaduais, as FEMICROS, Federações de Micros e Pequenos Empresários.

Essas organizações teriam; caso não fosse só o apego desses líderes à direção; um poder imenso de negociação perante o governo, indicando, inclusive, o Ministro das Micros e pequenas Empresas que está sendo entregue ao Vice Gov. de São Paulo, o Afif Domingos.

Mas, esses senhores preferiram criar uma estrutura de controle para se manterem à frente dessas organizações, quase que de modo vitalício, dando pouca importância à mobilização dos sofredores microempresários. Para estes, muitos, muitos…a única saída é a informalidade, a precariedade.

Quando morava em Salvador, participei de um grande Fórum de Microempresários, organizado por uma dessas Federações. Isso já faz alguns anos. Fiquei até entusiasmado com o evento, porém sobrou-me a experiência de como tudo funciona, lamentavelmente.

Enviavam os convites para donos de Shoppings ou pagavam por essa distribuição. Resolvi, então, entregá-los, pessoalmente, aos pequenos empresários, para sentir como pensavam e o que queriam. Notei que a maioria desconhecia da existência dessa Federação e reclamava do tratamento recebido dos órgãos governamentais, principalmente por esse imposto substituição e pelo imposto antecipado.

Resumindo, ninguém acreditava em nada. Usava, simplesmente, a lei de cada um por si. Sobrava, apenas, aquele “talvez um dia mude”.

Diante dessa situação, pedi para contestar duas coisas incômodas, no FÓRUM:

1.Solicitar o fim do imposto antecipado.

2.Denunciar a lavagem de dinheiro que tantos danos causam aos pequenos empresários, forçando muitos seguimentos à informalidade.

Observem as respostas:

Quanto ao imposto antecipado, “é um assunto que não pode entrar na pauta, pois, o governo é o principal organizador do evento.”

Quanto à lavagem de dinheiro, foram mais lacônicos: “É um assunto muito delicado”.

No dia do Fórum, só me restou imprimir um folheto; e distribuí-lo no recinto; que já publiquei, como comentário no VIOMUNDO e no meu Blog no Portal do Nassif; com o título: VOCÊ SABIA?

Durante o evento, numa palestra acompanhada de fotos de pessoas como símbolos que servem de exemplo para os micros e pequenos empresários estava lá a foto do Ricardo Nunes dono de uma grande rede de eletro-eletrônicos.

Fiquei Surpreso! Não sabia que esse proprietário fosse digno de tamanha homenagem e servisse como exemplo.

Os coordenadores ficaram surpresos com a minha estranheza.

Outra atitude foi entregar um dossiê de 80 folhas ao maior anfitrião do evento, o Gov. Jaques Wagner que com um sorriso de surpresa pediu para a secretária guardar, mas não sei se teve tempo para ler. E se leu, não deve ter gostado, pois o Secretário da Sefaz, seu amigo, continuou publicando leis, ampliando tudo de mal que atingia o pequenos empresários.

Cerca de 02 anos depois, publicaram uma lista com quase 10000 pequenos empresários sendo afastados do Simples Nacional. A maioria deve, possivelmente, ter migrado para a informalidade! Outras listas como essa proliferam pelo Brasil afora. Devem cair como uma luva àqueles que abastecem a informalidade! Devem ser, também, ótimos participantes do financiamento privado. E, assim, ano após ano, acumulam força!

E assim continua: As empresas do SIMPLES estão no SIMPLES, não são do SIMPLES.

Pergunto: Como pode um microempresário que não teve condições de nem mesmo cumprir, por vários motivos, as exigências desse “SIMPLES” migrar abruptamente par uma empresa normal? Só restam duas opções: Abandonar a empresa, pois, nem fechá-la vai conseguir devido às várias pendências ou partir para a total informalidade e ficar dependente, de alguma forma, daqueles bem relacionados que vivem da lavagem de dinheiro.

francisco pereira neto

A melhor resposta a esse cruzamento de porco-espinho com cobra é o PS do viomundo. Irônico.
Ah! O resultado desse cruzamento dá arame farpado.

LEANDRO

Ainda vai chegar o dia em que o pt e psdb vai chegar a conclusão que é melhor se unirem do que ficar dividindo o bolo. Esse ato é só um ensaio. Aí vamos ter o país dos sonhos dos políticos, sem oposição e todo mundo roubando como amigos.

Gerson Carneiro

Juntos chegaremos lá!

    Abel

    Fé no Brasil, Gerson (kkkkkkk)!

ricardo silveira

O poder e suas imediações é um lugar que fede muito. Muita gente boa, ou supostamente boa, briga para entrar nesse meio e, quando lá estão começam a não ser tão boas como se pensava. Alguns não suportam a fedentina e caem fora, outros vão ficando e prometendo sanear o ambiente, e isso nunca aconteceu, então acabam ficando, gostando e apodrecendo com o lugar, mas às vezes alguém consegue dar uma boa lavada com algum desinfetante e, momentaneamente, o cheiro fica mais suportável, mas logo a fedentina cresce, parece um câncer que nunca vai embora.

pedro – bahia

Não me surpreende se o Serra vier a ser nomeado Ministro da Saúde.

    J Souza

    Ganhou, Pedro!
    Hahahaha

Vidigal Azambuja – Sampa

Sabe Azenha, gosto muito do seu Blog, mas neste caso do Affif sou obrigado a discordar de muitos aqui . O Affif é e sempre foi um batalhador por nós Micro Empresários faz muito tempo. É um homem de grande valor e você pode ter a certeza que ele é um idealista. Não é porque ele seja oriundo do PSD do Kasabé que nós iremos excomungá-lo. Precisamos de gente competente e com idéias novas e você podes crêer, ele é uma destas pessoas. Radicalismo nestas horas não ajudam em nada.

    Lafaiete de Souza Spínola

    EM SALVADOR, ELE PARTICIPOU DE UM GRANDE EVENTO CONTRA O IMPOSTO ANTECIPADO, DURANTE O GOVERNO do Paulo Souto QUE PUBLICOU ESSA LEI.

    Essa lei, na Bahia, nasceu de um conluio de médios e grandes empresários ao lado do Secretário da Fazenda do Paulo Souto. Esse Secretário,dizem, pretendia candidatar-se a prefeitura de Salvador. Possivelmente, pensava receber o famoso financiamento privado para as suas pretensões, beneficiando os grandes. Grandes empresários, quase todos, não querem ver os micros tirando parte do seu mercado.

    Esse evento foi patrocinado pelo Sérgio Gabrieli e outros membros do DEM. Muitas denúncias dos desmandos praticados por membros da SEFAZ comoveram os cerca de 2000 participantes. Aconteceram denúncias incríveis! O SLOGAN era uma grande faixa preta com a mensagem: LUTO contra o imposto antecipado. Era uma luta de membros do DEM contra outros. Mais parecia algo organizado por um grande grupo de radicais de esquerda.

    A lei continuou, porém, não foi aplicada durante o governo Paulo Souto.

    No Gov. do Jaques Wagner essa lei foi ampliada e rigorosamente aplicada pelo seu amigo Secretário da Fazenda. Soube que esse secretário candidatou-se a prefeito de de uma cidade vizinha de Salvador, mas não se elegeu. Por essas atitudes e outras, foi que o PT perdeu as eleições de Salvador para o DEM. Foram várias medidas injustas e impopulares, sempre dando mais atenção aos grandes empresários.

    Sobre o assunto pequenas empresas o SR Afif entende. Agora, o que ele pretende é uma incógnita. Talvez, abocanhar os votos dessa vasta camada do povo brasileiro, que sempre esteve à deriva dos seus chamados “representantes”. Representantes que nada representam e possivelmente desejem uma boa “convivência”, como sempre, com o poder e viver das migalhas que sobram.

Gerson Carneiro

Sinuca de Bico:

Folha de São Paulo pede renúncia do Afif do Governo de São Paulo pra poder começar a campanha difamatória como faz hoje com o Chalita.

    Falando pra pobre

    Se é inimigo da Folha não é tão ruim.

Gerson Carneiro

Gente, esse foi mais um tapa com luva de pelica da Dilma. Ano que vem ela aparece na TV prometendo mudar tudo isso que está aí e nós vamos estar lá agitando as bandeirinhas.

E isso. Infelizmente não há nada melhor que isso.

    Andre

    Luva de pelica? kkkkkk – piada pronta…
    Foi na verdade um “Salto no vácuo com joelhada…”

Romanelli

caramba, quem é esse “PS” do vi o mundo ?

..pra mim o maior risco é o eleitor se dar conta de que NÃO tem opção nem perspectiva, isso sim ..ou vocês pensam que um autentico líder vai sair de dentro destas TRIPAS PARTIDÁRIAS ?

    Eunice

    Como assim?

    Claro que é Post Scriptum.

    Eunice

    ou Pos Scriptum, que me deu branco, desculpem

    Romanelli

    ahh, juro que não vou explicar a piada

    re re re

    abrá

    FrancoAtirador

    .
    .
    Cara Eunice.

    A abreviatura ‘P.S.’ é mesmo de ‘Post Scriptum’,

    como você afirmou no primeiro comentário.

    Literalmente, do latim: ‘Depois de Escrito’.

    Adaptado ao vernáculo corrente: ‘Pós-Escrito’.
    .
    .
    P.S.: Esses PSs do Viomundo são buenos mesmo.
    .
    .

Rasec

Kakakaka A esquerda doidivanas só faz criticar e se esquece de um termozinho básico: correlação de forças. Governabilidade em sistema capitalista é isso! Vai entrar na “pureza” dos psoldados pra ver!
Parabéns Dilma!

lulipe

O PT tá saindo melhor que a encomenda!!!!

jaime

Depois desse PS, que mais se pode dizer? Se eu fosse do PSD, que vem a ser uma espécie de PSDB sem B, começaria a utilizar o único argumento que ainda funciona como absolvição do PT: estamos ajudando o partido que tirou zilhões da miséria absoluta. Agora, juntos, tiraremos a pequena e a micro empresa da classe média absoluta.
Esse Leandro Fortes também deve ser do PSOL…

David

Esse comentario final foi genial..

    Mineirim

    Além do comentário final ter sido genial, gostei do “Holiday On Ice “. O Azenha poderia dizer, também, Lei Rouanet “poderia” vir a financiar o Cirque du Soleil…

Deixe seu comentário

Leia também