Vitória contra a IstoÉ: Justiça dá direito de resposta a Dilma

Tempo de leitura: 3 min

Isto é

Justiça condena IstoÉ e concede direito de resposta à presidenta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff ganhou o direito de resposta na Justiça Cível de Brasília, em ação movida pela Advocacia Geral da União, contra a revista IstoÉ, semanal publicada pela revista Editora Três. Trata-se da primeira vitória da presidenta Dilma contra IstoÉ, que em 1º de abril deste ano, deu capa para a reportagem “Uma presidente fora de si”, assinada por Débora Bergamasco e Sérgio Pardellas. A Justiça condenou IstoÉ em processo que corre no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

A revista ainda publicou, na mesma edição, o editorial “Hora da xepa no Planalto”, em que consta que a presidente teria transformado o Planalto “numa casa de tolerância”, e que “a mandatária já havia transferido informalmente suas funções ao padrinho investigado Lula”. A revista terá de conceder o mesmo destaque, espaço, diagramação e publicidade, conforme o dispositivo da Lei 13.188/15.

“Sem prejuízo do direito inalienável à opinião e à crítica, quando a imprensa divulga, em seu espaço destinado a notícias, informações fidedignas e previamente verificadas, presta um serviço fundamental à democracia e à cidadania. No entanto, quando distorce ou inventa fatos e ofende pessoalmente aqueles que acusa, incorre em crime contra a honra e, no limite, contra o Estado Democrático de Direito”, afirma a presidenta Dilma Rousseff.

“É o que julgo ter acontecido com a ‘reportagem’ veiculada pela revista IstoÉ, em sua edição que veio a público no dia 1º de abril de 2016. Utilizo aspas na palavra reportagem porque entendo que aquilo que foi publicado é menos do que isso. O texto, a edição e a escolha das fotos revelam uma estória falsa, eivada de agressões misóginas e machistas”, critica a presidenta.

“A ‘reportagem’ de capa desta revista me ofende, sem dúvida, por me atribuir comportamento que não condiz com minha atitude pessoal e meu temperamento. Insulta a figura institucional da Presidência da República. Estende a agressão a todas as mulheres brasileiras, guerreiras que, no seu dia a dia, enfrentam duras batalhas, muitas vezes em jornadas de trabalho duplicadas pela necessidade de cuidar da família e dos filhos, em busca de sua autonomia e de seu justo espaço na sociedade”, afirma Dilma Rousseff.

A juíza Tatiana Dias da Silva, da da 18ª Vara Cível de Brasília, deu ganho de causa à presidenta Dilma Rousseff, reconhecendo o direito de resposta que a revista será obrigada a conceder. “O direito de resposta é garantido constitucionalmente no art. 5º, V: ‘é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem’”, destaca a juíza.

Na sentença, a juíza Tatiana Dias da Silva destaca que embora o alvo de IstoÉ seja a presidente da República, isso “não autoriza qualquer meio de comunicação a divulgar deliberadamente quaisquer informações escondendo-se sob o manto do direito de informação, uma vez que tal direito tem que ser guiado pela veracidade do conteúdo publicado”. Segundo a juíza, “o direito de resposta é pautado tanto pela ampla defesa quanto pelo direito público à informação verídica”.

Os advogados da presidenta pretendem mover outras ações contra a revista IstoÉ, por novas publicações consideradas ofensivas contra a honra de Dilma e da família Rousseff, que foram alvo de duas outras reportagens publicadas em julho sobre supostas mordomias. Segundo a revista, a família de Dilma Rousseff teria recebido ilegalmente segurança e carros, no que consistira um abuso.

Apoie o VIOMUNDO

Na realidade, o dispositivo de segurança extensivo à família da presidenta e do vice-presidente da República é uma exigência da lei. Por conta dessas duas últimas reportagens, IstoÉ será processada cível e criminalmente por infâmia, ofensa e calúnia.

Leia também:

Petrobras perdeu hoje mais do que com a Lava Jato inteira; governo Temer vendeu por R$ 8,5 bi campo de pré-sal que vale R$ 22 bi 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Jornais Globo, Folha e Estadão, e Redes de Rádio e Televisão Privadas,

não consideram Notícias sobre Dilma ‘jornalisticamente relevantes’.
.
.

RONALD

Essa Veja, Isto é e Época são veículos execráveis de uma mídia em vias de extinção. É o que estão chamando de Mídia Sapiens – “Um sistema de divulgação negativa conectado 24hs com todos os fatos relativos ao governo Dilma Rousseff. Ou seja, tudo o que se faz, se fala ou coisas inventadas, é amplificado e massificado nos meios de comunicação tradicionais e nas novas mídias, de forma negativa e com o objetivo de desgastar a imagem da presidenta Dilma, de Lula e de petistas”.

FrancoAtirador

.
.
!!! É HOJE !!!

Está Chegando a Hora da Onça Beber Água!

Ratazanas do Golpe Já Fugiram Pro Esgoto!

https://pbs.twimg.com/media/Coqz26ZXgAQJ1O4.jpg
https://twitter.com/hamenteslivres/status/759618200237641728
.
.

marco

como assim Vitória? vitória é meu time ganhar no fim de semana. Isto, é o que deve ser comum e normal, o direito de resposta é o minimo do direito que devemos ter quando uma mídia como a nossa existe inclusive ressarcimento financeiro por ser a única penalização que estes entendem…

FrancoAtirador

.
.
América e Europa Contra o Golpe

Em Uníssono no Domingo Dia 31

!!! FORA TEMER !!! VOLTA DILMA !!!

https://pbs.twimg.com/media/Copz7ZIWcAAnBhn.jpg
.
.

a.ali

Pena que ações contra o folhetim INveja não caia nas mãe da mesma juíza…

FrancoAtirador

.
.
Fusão das Revistas Semanais

https://pbs.twimg.com/media/CopNfjNWIAEWX4a.jpg

https://twitter.com/milongapitt/status/759504701314433024
.
.

Deixe seu comentário

Leia também