Ustra dirigia tortura, afirmam testemunhas
Em audiência em fórum de SP, Vannuchi relata agonia de Merlino, após suplício nos porões do DOI-Codi; ex-comandante não comparece e será ouvido em Brasília
27 de julho de 2011 | 20h 18
Fausto Macedo / SÃO PAULO – O Estado de S.Paulo
Em audiência na 20.ª Vara Cível do Fórum João Mendes, no coração de São Paulo, cinco testemunhas arroladas pela família do jornalista Luiz Eduardo Merlino relataram ontem atos de tortura a que ele foi submetido há 40 anos nas dependências do DOI-Codi – unidade do antigo II Exército – e atribuíram a violência ao coronel da reserva Carlos Alberto Brilhante Ustra, então major e comandante daquela unidade militar.
Declarou a testemunha Paulo Vannuchi, ex-ministro de Direitos Humanos do governo Lula, que naquele ano, 1971, também foi capturado e encontrou Merlino agonizante nos porões. “Na porta da cela 3, um jovem foi trazido e colocado em uma mesa escrivaninha para receber massagem de um enfermeiro que usava calça verde-oliva, que tinha um nome boliviano, traços indígenas. Essa massagem foi na porta da minha cela. Eu perguntei ao rapaz o seu nome, ele respondeu com uma fala muito enfraquecida, eu não entendi, achei que era Merlin. Eu era estudante de Medicina, notei que a massagem era feita em uma das pernas com um quadro de cor escura, cianose, risco de gangrena.”
Enquanto fazia seu relato, Vannuchi desenhou um croquis da carceragem e entregou-o à juíza Claudia de Lima Menge, que conduziu os trabalhos de forma objetiva. Ela indagou aos depoentes se foram torturados ou se testemunharam agressões. “Ele (Ustra) comandou todas as sessões de tortura”, afirmou Vannuchi.
A praça do fórum recebeu manifestantes que empunhavam cartazes, faixas e fotos de Merlino e de muitas dezenas de desaparecidos políticos. “Cadeia para o Ustra, Justiça para Merlino”, pediam.
Disse a testemunha Joel Rufino, professor de 70 anos: “Fui preso um ano depois da morte do Merlino. Ouvi do carcereiro Oberdan que ele tinha sido barbarizado, as pernas ficaram gangrenadas e a única forma de salvá-lo era a amputação”.
Merlino estaria com 63 anos. Integrante do Partido Operário Comunista (POC), ele foi preso em Santos, na noite de 15 de julho de 1971. No dia 19, seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal. A versão oficial: tentou fugir de uma escolta e foi atropelado na estrada.
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
Raphael Tsavkko
Vídeos do ato em frente ao Fórum em que Ustra estava snedo julgado. http://www.tsavkko.com.br/2011/07/brilhante-ustra…
"Quarta feira, 27 de junho de 2011, um dia para ficar na memória de todos que lutam pelos Direitos Humanos no país. Carlos Alberto Brilhante Ustra, assassino e torturador foi julgado pela tortura e morte de Luiz Eduardo Merlino, militante do Partido Operário Comunista, em 1971."
Silvio Gouveia
Essa foi uma época difícil onde o respeito pela vida foi defendido por Homens como dom Helder, dom Paulo, frei Beto, os padres dominicanos das Perdizes, o bispo da igreja Metodista Robert Wright e depois também pelo rabino Henri Sobel. É lindo ver hoje que não havia nenhuma falsa barreira religiosa que separasse esses grandes Homens unidos pelo Amor a Vida.
Nessa época era preciso ter Coragem de verdade. Bravateiros e valentões armados eram o que sempre foram e sempre serão, isto é, pequenos vermes que seguem para a lata de lixo da História e para a lista dos que Deus não receberá no seu Reino.
Vivam para sempre os Homens e Mulheres Dignos do Brasil.
O_Brasileiro
A mando de quem???
Ainda não apareceu nessa terra nem macho nem fêmea com coragem para "peitar" as nossas Forças Armadas!!!
Enquanto isto, a história, a verdadeira história vai se desvanecendo… como cinzas ao vento…
E a justiça está enterrada mais fundo do que os cadáveres dos ditadores militares e de suas vítimas!!!
Como cristão, eu perdôo os miseráveis. Se o nosso inepto judiciário tivesse alma, também o perdoaria por sua repugnante omissão…
EUNAOSABIA
Honestino Batista · 6 horas atrás
Tudo isto é uma barbarie! O cidadão que tem o prazer de ver seu semelhante agonizar não é humano é um animal da pior espécie.
——–
Perguntas: 1. Você já usou ou usaria uma camiseta com a estampa de Che Guevara? sim ou não?
2. Você admira ou odeia Che Guevara?
MataTrolls
Sei.
Sei
Sei…
E a sua do A.H.?
Jose Bentes
Bem se vê que o Marduk, pode entender de qualquer coisa menos desse assunto, passou longe o cidadão, ouviu o galo cantar, mas não sabe aonde.
Elias SP SP
Agora é fácil entender porque o cadáver televisivo Boris Casoy não diz mais "é preciso passar o Brasil a limpo".
Valdete Lima
Caro Azenha
Este seu blog é um forum de respeito. Por isto, sei que não vai se incomodar em eu recomendar a todos que assistam Amor e Revolução no SBT. Tem um delegado – o Aranha – que está, com certeza, encarando o cel. ustra. Nem caixa alta ele merece. Que bom estar viva para ver esta tomada de consciência do governo e da população. Continue assim nos brindando da discussão saudável.
Marduk
Saindo um pouco do assunto, mas só pra constar: há 73 anos os brasileiros da região Nordeste se viram livres de um terrível bandido, o celerado Lampião e seu bando (que alguns jericos querem nos fazer crer que foram "heróis revolucionários"), aniquilados pela polícia.
Rodrigo Falcon
"Terrível bandido", "heróis revolucionários", "aniquilados pela polícia"; com esse desfile de maneirismo vossa presença será aclamada na próxima reunião da putrefata ABL. Taí um esquentado assunto que até os moradores de Serra Talhada divergem, o papel do Sr. Virgulino.
MataTrolls
Beleza. Já deu seu recado. Agora, deixe que o fórum siga com o que interessa: discussão e opinião sobre o assunto do texto.
Essa trolleragem…
Samyra
Não tem nada de animalesco em se regozijar com o sofrimento atroz do outro. Isso é muito mais humano do que qualquer coisa. Mas como humanos, temos o DEVER de governar tais impulsos, dirigir tais ímpetos para longe da satisfação narcísica e doentiamente individualista que é tão bem justificada por discursos que colocam a defesa de um ideal acima da vida e do bem estar de uma pessoa.
Eu pergunto QUE PORRA É ESSA?! Se é preciso matar e torturar seja lá quem for, pra fazer desse mundo um lugar melhor, que MERDA de mundo melhor é esse que só chega através do assassinato e da eliminação dos outros?!
Aline C Pavia
Endosso, inclusive os palavrões.
O vernáculo às vezes é pobre para expressar nossos sentimentos.
EUNAOSABIA
Vindo de certos tipos com certeza.
MataTrolls
Tipo os tipos que assinam EUNAOSABIA
Kid Prado
Assinam com o polegar, na melhor das hipóteses. Alguns que que "confessam não saber", por exemplo, são reconhecidos pela marca calcada através do rompão da ferradura ou pela ferida produzida pela arcada dentária.
Depois dos sites de pedofilia, o TROLL é uma das coisas mais desprezíveis que criaram na internet. Argh!
P Pereira
Argh!
Ao que parece nem no blog do Noblat, cercado de direitista por todos lados, o sujeito pode ser tolerado, haja vista que o comentário citado na resposta não consta daquele página, que deve ter sido excluído pelo moderador.
Comentário feito às 21:46 em resposta:
“Apelido: EUNAOSABIA – 27/7/2011 – 19:21
Eu nunca li tanto absurdo junto nem nos comentários dos mais fanáticos petistas.
Resitência Democrática ??
Os golpistas ficaram 21 anos, com censura, tortura, sem eleições diretas, numa corrupção desenfreada, e você diz que eles resistiam pela democracia ??
Glorioso movimento democrático do CCC ???
O que o CCC tinha de democrático ??? Era um grupo para-militar com amplas e vastíssimas simpatias com o nazismo (e eu digo isso porque conhecia eles).
Major Curió ???
Ele foi um torturador assassino.
E você defende isso ???
O Coronel Brilhante Ustra foi um torturador, um assassino desprezado pelo próprio Exército Brasileiro, tanto que não chegou a General.
Foram pessoas como ele que mancharam as Forças Armadas que se negaram a perseguir escravos, que lutaram contra o nazismo na Europa, que derrubaram Getúlio, que garantiram a posse do Juscelino.
Ao invés de "EUNAOSABIA" você deveria se chamar "EUDEFENDOATORTURA".
Você foi derrotado em 1945.” http://oglobo.globo.com/pais/noblat/default.asp?p…
Gerson Carneiro
Uma vez covarde, sempre covarde.
O coronel da reserva Carlos Alberto Brilhante Ustra não compareceu à audiência.
Kid Prado
Apresentou um atestado médico verdadeiro, constatando um diarréia nervosa e aguda que o impede de levantar-se do vaso sanitário.
Tomou até a providência de descosturar os fundilhos da calça de pijama para prevenir-se da insuficiência de tempo hábil para arriar as calças…
Marcelo Fraga
O tal EUNAOSABIA disse que idolatra esses bandidos assassinos. Deve ter a foto do Ustra na cabeceira da cama dele.
Ele já disse que adoraria viver aquele tempo (ditadura) para, segundo ele, "estar presente nesse estouro de aparelho, meter o pé na porta e chegar despejando os 20 cartuchos M1 do carregador do meu Para-FAL".
É esse o tipo de gente que vota no Serra, que assina a Veja, que adora ler o blog do Augusto Nunes, que chama o Lula de "apedeuta" e a Dilma de "terrorista", etc, etc, etc.
MataTrolls
E faltou dizer: vem pro Viomundo só pra tumultuar. O EUNAOSABIA é a P-36 do Viomundo…
Honestino Batista
Tudo isto é uma barbarie! O cidadão que tem o prazer de ver seu semelhante agonizar não é humano é um animal da pior espécie.
Aline C Pavia
Amigo, não há uma espécie animal sequer que se comporte como nós, "humanos".
Deixe seu comentário