Metodologia de pesquisa beneficia pré-candidato tucano
Instituto Sensus usou em levantamento lista em ordem alfabética – com Aécio em 1º lugar -, o que pode distorcer resultados
03 de maio de 2014 | 2h 06
Daniel Bramatti – O Estado de S.Paulo
O instituto Sensus deve divulgar hoje pesquisa eleitoral feita com metodologia que distorce resultados e beneficia o pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto, Aécio Neves. Em vez de entregar aos entrevistados um disco com os nomes dos candidatos à Presidência dispostos em forma circular, o instituto usou uma lista em ordem alfabética – com Aécio Neves na primeira posição.
O disco é usado justamente para evitar que os entrevistados sejam induzidos ao responder, já que, em uma lista, o nome com maior destaque – o primeiro – tende a ser mais citado.
O próprio Sensus sempre utilizou discos em seus levantamentos (veja quadro). O Estadoentrou em contato ontem com Ricardo Guedes, diretor do instituto, e o questionou sobre detalhes da pesquisa.
Primeiro, Guedes afirmou que o levantamento decorre de uma “parceria” entre o Sensus e a revista IstoÉ, que publicará os números. No registro da pesquisa feito na Justiça Eleitoral, é o próprio Sensus que aparece como pagante. O registro foi feito no dia 28 de abril, três dias após o término das entrevistas – o que não é usual.
Quando o Estado perguntou sobre a adoção da lista em ordem alfabética em vez do disco, Guedes afirmou que estava em uma reunião e que não se manifestaria antes da publicação dos resultados.
Apoie o VIOMUNDO
Os diretores dos institutos Ibope e Datafolha, respectivamente Márcia Cavallari e Mauro Paulino, não quiseram comentar o caso específico do Sensus, mas explicaram por que seus institutos utilizam o formato do disco. “É para evitar o efeito de ordem, para que os entrevistados não optem sistematicamente pelo primeiro ou pelo último nome da lista”, disse a diretora do Ibope.
“Usamos o cartão circular porque é a forma mais neutra de se apresentar os nomes”, afirmou Paulino. “Assim, não há probabilidade maior de o entrevistado ver o nome de um candidato em primeiro lugar”, acrescentou o diretor do Datafolha.
Governo. O instituto Sensus também fez perguntas sobre a avaliação do governo Dilma Rousseff. Antes, porém, interrogou os entrevistados sobre perda do poder de compra de “alimentos e outros produtos” desde o ano passado.
“Uma pergunta sobre conjuntura política ou econômica colocada antes da avaliação de governo também pode induzir a resposta”, disse Paulino. “Isso faz com que o entrevistado pense primeiro em problemas relacionados ao governo antes de se manifestar sobre a avaliação”, afirmou.
PS do Viomundo: Resultado da pesquisa foi Dilma com 35%, Aécio com 23,7% e Eduardo Campos com 11%.
Veja também:
Comentários
Ranieri dos Santos
Ola pessoal, entre neste site e vote no seu candidato, e veja a real e verdadeira pesquisa. o Voto é computado por IP de cada máquina. e por Ip do Celular. Hoje cada votante tem que ter conta no facebook.
Abraço.
renato
Ele deveria chamar-se XAÈCIO WEVES.
Daí ficava no fim da fila..
Marcio Ramos
… eu nao sei o que e pior o PIG ou ste sistema politico que adotamos e ninguém muda…
… em 2014 vote!
abolicionista
Caros, acho que essa tentativa de dar uma força pro Aécio pode surtir o efeito contrário do que eles almejam. A militância petista pode se mobilizar com o risco real de um governo de direita. A partir do momento em que os trabalhadores perceberem que as “medidas impopulares” do Aécio são o aumento do desemprego e da desigualdade, o corte do bolsa-família, a precarização do trabalho, talvez se inicie um movimento da classe trabalhadora na proteção dos direitos conquistados durante os governos anteriores.
Mardones
A mais nova versão (pó)p do PIG. Vai bombar até o dia das eleições.
Quem acredita nas pesquisas?! rs rs rs.
FrancoAtirador
.
.
Já que estamos falando em primeiro da lista…
O PARTIDO MAIS SUJO DO BRASIL
9 de setembro de 2012 às 19:17
da Folha, via Maria Frô, via MVM News, pelo Viomundo
O ranking dos barrados pela Ficha Limpa
(http://www.viomundo.com.br/politica/o-ranking-dos-barrados-pela-ficha-limpa.html)
anac
Quem acredita nesses institutos de pesquisas, acredita em qualquer coisa.
Montenegro, dono do Ibope que trabalha para a Globo, na Veja, em 2009, vaticinou que Lula não faria seu sucessor. http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/veja-1-lula-nao-fara-seu-sucessor/
Estão trabalhando arduamente para alavancar aÓcio que prometeu aos 1% MEDIDAS IMPOPULARES, entre os quais arrocho fiscal e arrocho salarial, com CONGELAMENTO DO SALÁRIO MINIMO, defendido pela cabo eleitoral de aÓcio a GLOBO, no seu jornal, em editorial. http://oglobo.globo.com/opiniao/os-maleficios-da-indexacao-do-salario-minimo-11268590.
FrancoAtirador
.
.
“Se Aécio se chamasse Zaratustra,
o Sensus talvez tivesse escolhido
a ordem alfabética ao inverso”
O crescimento biônico de Aécio Neves
Por Paulo Nogueira, no DCM, via Blog do Miro
(http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/05/o-crescimento-bionico-de-aecio-neves.html#more)
.
.
FrancoAtirador
FrancoAtirador
.
.
MARGEM DE ERRO: 2,2%
a mais para o PSDB
e a menos para o PT.
.
.
ANDRE
http://www.blogdacidadania.com.br/2014/05/datafolha-desta-semana-tentara-repetir-sensus/
Datafolha desta semana tentará repetir Sensus
Pesquisa do instituto Sensus sobre a sucessão presidencial divulgada pela revista IstoÉ na madrugada de sábado passado chegou vencida; foi realizada oito dias antes da divulgação e já chegou sob fortes questionamentos, alguns dos quais insuspeitos, como o de um colunista do jornal O Estado de São Paulo, José Roberto de Toledo, que apontou vícios na sondagem.
Apesar da ampla divulgação que essa crítica recebeu, é importante que seja reproduzida no âmbito destas considerações. Abaixo, pois, trechos do “blog” de José Roberto de Toledo no portal de O Estado de São Paulo.
—–
O ESTADO DE SÃO PAULO
2 de maio de 2014
José Roberto de Toledo
02.maio.2014 17:54:17
Aécio aparece primeiro na cartela do Sensus
A pesquisa Sensus a ser divulgada neste sábado vai dar o que falar. Se não pelos seus números, ao menos pelos seus métodos. O instituto, que vinha trabalhando para o PSDB até pouco tempo atrás, foi criativo ao apresentar as perguntas aos eleitores.
Em vez de mostrar ao eleitor um cartão circular com os nomes dos candidatos – para não privilegiar nenhum deles -, o instituto mineiro apresentou uma lista em ordem alfabética. Desse modo, o nome de Aécio Neves (PSDB) aparece sempre em primeiro lugar.
Além de contrariar a prática do mercado (institutos como Ibope e Datafolha apresentam a cartela circular), o Sensus mudou sua própria maneira de fazer a pergunta de intenção de voto. Em eleições passadas, como em 2010, o instituto sempre usou a cartela circular, e não a lista em ordem alfabética.
[…]
Outro fato chama a atenção nesta sondagem do Sensus: o registro da pesquisa no TSE ocorreu bem depois de as entrevistas terem terminado. A pesquisa de campo foi feita entre os dias 22 e 24 de abril, mas só foi registrada no dia 28. Ou seja, ao registrá-la é provável que o instituto já soubesse o resultado – o que pode ou não ter influenciado na decisão divulgá-la.
Como no caso da MDA/CNT, a pesquisa do Sensus foi feita logo após a propaganda eleitoral do PSDB no rádio e na TV. E terminou muito antes do pronunciamento de Dilma na véspera do 1º de Maio. Mas como demorou tanto a ser divulgada, vai ficar parecendo que a sondagem do Sensus é mais recente do que de fato é.
A pesquisa foi paga pelo próprio Sensus, segundo o registro no TSE. Mas será divulgada com exclusividade pela revista IstoÉ. Segundo o site da publicação, a parceria envolverá a divulgação de sete sondagens sobre a eleição presidencial este ano.
[…]
—–
O questionamento acima comprova que business are business. E só.
O instituto Sensus envolveu-se em outra polêmica, em 2010. Só que, naquela oportunidade, o instituto de pesquisas mineiro atuava em sentido contrário, sendo então considerado tendente a “ajudar” Dilma Rousseff contra José Serra, apesar de sua relação histórica com o PSDB mineiro ou, melhor dizendo, com Aécio Neves, então injuriado com o colega paulista por ter lhe tomado a candidatura a presidente pelo partido de ambos.
À época, matéria da Folha de São Paulo, abaixo reproduzida, questionava o Sensus por sua metodologia, que acabara de detectar empate entre Dilma Rousseff e José Serra. Abaixo, a acusação da Folha ao Sensus em 2010.
De fato, a petista acabou confirmando as pesquisas de Sensus e Vox Populi contra o Datafolha; Dilma, partindo de um patamar baixíssimo nas pesquisas, alcançara Serra.
O que é de estranhar é que, desta feita, quando o Sensus é acusado de beneficiar um tucano contra Dilma, a Folha, à diferença do Estadão, manteve-se silente enquanto corria ao TSE para protocolar uma nova pesquisa a ser divulgada ao longo da semana que entra, mais provavelmente no próximo sábado ou domingo.
A nova pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial terá campo nos dias 7 (quarta-feira) e 8 (quinta-feira) de maio, com estimativa de 2.880 entrevistas. A data da divulgação do resultado deve variar de acordo com o que a sondagem apurar.
Se Dilma tiver ganhado pontos ou se mantido na posição da pesquisa Datafolha de abril, o resultado pode ser divulgado na sexta-feira mesmo, dia de menor interesse por notícias ante a chegada do fim de semana. Essa divulgação se daria no meio da tarde, horário de menor interesse em um dia de pouco interesse sobretudo por política.
Se Dilma tiver perdido pouco e/ou seus adversários tiverem ganhado pouco, a divulgação ocorrerá no sábado, um dia de maior repercussão que a tarde de sexta, mas, ainda assim, dedicado a outras atenções.
Se Dilma tiver perdido um percentual considerável e/ou seus adversários tiverem ganhado, a divulgação ocorrerá no domingo, ou no fim da tarde de sábado, quando a Folha de São Paulo distribui seus exemplares de domingo nas bancas. Assim, a repercussão começaria na tarde de sábado e se avolumaria no domingo.
A nova pesquisa é menos ampla do que a anterior, que teve cerca de 40 perguntas – a atual tem 29.
Nesta nova edição do Datafolha, uma pergunta surpreende pelo alto grau de indução da resposta do entrevistado que deve provocar. Chega a ser espantoso. A pergunta número 20 pede ao entrevistado que responda como votará se “A situação econômica do país se agravar até o dia das eleições”, já partindo do pressuposto de que a situação atual é grave.
Leia, abaixo, o formulário da nova pesquisa Datafolha que será divulgada no fim da semana que entra.
A pesquisa, por si só, constitui uma peça de propaganda eleitoral negativa contra Dilma Rousseff. Até porque, espalhará versões sobre má situação econômica do país para um universo de quase três mil pessoas, que atuarão como propagadoras do desânimo com o governo que advirá depois dessa saraivada de pessimismo.
Contudo, como o Datafolha, à diferença do instituto Sensus, afirma que não “esquenta” o entrevistado com perguntas sobre economia e outras antes de perguntar em quem esse entrevistado irá votar, sempre há a possibilidade de Dilma ter recuperado pontos ou pelo menos ter permanecido com o patamar anterior, de abril.
Se Dilma permanecer com o patamar de Abril, é muito provável que a boa e velha “margem de erro” (de 2 pontos percentuais) seja usada para forçar uma sua “queda” ou “subida” dos adversários, mais precisamente de Aécio Neves, confirmando os números do Sensus, os ideais, neste momento, para a mídia tucana e seu candidato a presidente.
Regina Braga
Mas só com o nome na frente?Pensei que era o nome e o número…Velho com poeira 98%,velho novo 1% e Dilma 1%…então está tudo limpo…Dilma,limpa 56%…afinal,a pesquisa é minha!
Rodrigo Leme
A culpa é da pesquisa, a culpa é da mídia, a culpa é do judiciário, a culpa é da “Zelite”…
Como já disse mais de uma vez, o petismo é aquele menino mimado que sempre procura seus fracassos nos outros.
Elias
Não, Rodrigo. Não há razão para se procurar fracasso. O que se procura é virtude. Coisa que a mídia, o judiciário e a elite não têm.
Rodrigo Leme
E o PT tem de sobra…rs
Marcilio Serrano
Rodrigo PSDBOY Leme,
Comente também no post da falta de água em SP, por favor não se esconda. No mais o Aécio anuncia o arrocho e cresce 50% na intenção devoto???
Você pensa que todo mundo sofre de Síndrome de Estocolmo como você?? O Aécio não está com esta bola toda em Minas…. vai estar no resto do Brasil???
Acorda meu filho, depois você reclama que eu persigo né mesmo..esqueci você vota no Ivan Valente…
Rodrigo Leme
Se eu me sentisse perseguido por vc procuraria a polícia. Vc tem fixação por mim, o que é uma mistura de baixa autoestima com necessidade de aparecer. Com isso não posso fazer nada mais que indicar tratamento.
anac
Virtude deve ter o farinheiro, cambaleante do mensalão tucano mineiro de furnas. É turma do #somostodospinguçoeseoutrascoisitasmas.
PóPará!
Assim não dá, assim não pode!
fhc ainda está a vociferar contra tanta corrupção. Logo fhc que quebrou o Brasil três vezes, da Privataria, do PROER, do SIVAM, do APAGÃO de 45 BI de PREJUÍZOS, da COMPRA DA EMENDA DA REELEIÇÃO, O deputado Ronivon Santiago após gravação, confessou, do ultrapassar o limite da irresponsabilidade com a farra do dinheiro público, pede basta de corrupção, não aguenta mais. É muita cara-de-pau. Pensa, não, tem certeza que todos somos otários, público de coxinhas ou potenciais coxinhas. Só pode!
Marcilio Serrano
Rodrigo PSDBOY Leme,
Tem certeza que sou eu que gosto de aparecer???
Ou você que desaparece em determinados artigos???
Apenas aprecio as besteiras que você escreve….meu filho de 14 anos consegue formular coisas melhores e não tanta mediocridade, simples assim.
Conselho estude mais um pouco e cresça.
Rodrigo Leme
Vc aprecia besteiras? Não à toa fala as coisas que fala. É um expert.
Marcilio Serrano
Rodrigo PSDBOY Leme,
Por favor comente sobre falta d’água estamos aguardando ansiosamente.
Quero rir mais um pouco…
abolicionista
Xi, começou a baixaria. Desculpe, ninguém merece esse nível de comentário. Pessoal, vamos parar de alimentar os Trolls.
Rodrigo Leme
É, a culpa tbm é minha, rs.
Julio Siveira
O PT que se prepare, pelo jeito vem muita bolinha de papel por aí. E muita inversão contra o PT nas acusações sobre golpes baixos.
Marina
Essa pesquisa customizada para o playboy de Minas é uma esculhambação que denigre a imagem dos chamados institutos de pesquisa. Institutos esses de manipulação de dados sem base científica. Cada um inventa a metodologia que convier ao seus patrocinadores. São empresas que vendem ou fabricam resultados à gosto do freguês e depois replicam nas mídias golpistas para confundir a população. É sempre bom lembrar a mídia golpista historicamente só apoia a elite que sempre beneficiou esses meios de desinformação ou de deturpação das informações.
carlos
Não se deve atrapalhar o inimigo quando ele estiver fazendo coisa errada ( Napoleão que disse?).
O Aécio não se da conta do atraso de vida que é se unir e aparecer ao lado de um escroto como
esse pelego do Paulinho, da fraqueza sindical ! É muita burrice. Um tiro no pó. Por falar em pó o povo na hora certa vai saber que não aceita um drogado dirigindo os destinos do nosso povo, o bom censo vai prevalecer e a Dilma vai ganhar ainda no primeiro turno.
jõao
MÍDIA
Sensus: Com 35%, Dilma mantém larga vantagem na disputa eleitoral
Levantamento foi publicado pela imprensa nesta madrugada
3/05/2014 – 13h20 / Por Agência PT
3
Segundo pesquisa do Instituto Sensus divulgada neste sábado (03), a presidente Dilma Rousseff mantém uma diferença confortável em relação aos adversários que se apresentaram até agora para a disputa ao Palácio do Planalto.
Se a votação fosse hoje, ela teria 35% das intenções de votos. O tucano Aécio Neves obteria 23,7% e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), 11%.
Votos brancos e nulos e os que não souberam ou não quiseram responder somam 30,4%.
Com outros presidenciáveis na disputa, cenário que certamente se concretizará, Dilma registra 34%, Aécio 19,9%, Campos 8,3%, Pastor Everaldo (PSC) 2,3%, Randolfe Rodrigues (PSOL) 1,0%, Eymael (PDC) com 0,4%, Mauro Iasi (PCB) 0,3%, Levy Fidelix (PRTB) 0,1%.
Em ambas perspectivas, Dilma tem mais votos que a soma dos demais candidatos, o que encerraria a disputa no primeiro turno.
Os registros em branco, nulos e daqueles que não quiseram ou não souberam responder somam 33,9%.
A mostra foi realizada com dois mil entrevistados, no período de 22 a 25 de abril, em todo o Brasil. A margem de erro é de 2,2%.
Da Redação da Agência PT de Notícias
anac
Em Pernambuco, reduto de dudu, Lula e Dilma vencem. Em Minas Dilma vence, por pouca margem, mas vence aÓcio.
Marat
Bem, amigos… eu radicalizei. Não deixo de responder a um só e-mail espinafrando a Dilma e “engrandecendo” o pequeno Aécio. Respondo (no “Responder a todos”) dizendo tudo o que penso do PSDB e do Aécio. E não pensem que é respostinha típica de bom moço. Espinafro mesmo, com TODAS AS LETRAS. Não deixo pedra sobre pedra, nem pó sobre pó!
Creio que de agora em diante, estamos vivendo uma pré-guerra civil, sendo que os entreguistas estão cada vez mais fortes graças ao PIG, que é concessão pública.
Briguem, discutam, seja em casa, no metrô ou na rua!!!
Fabio Passos
Esta pesquisa foi realizada no comitê de campanha do aécio never? rsrs
O PiG-psdb aposta que a população brasileira é tão imbecil quanto os leitores da veja.
Vão quebrar a cara novamente. E desta vez não vai sobrar nada. Em 2014 o psdb-PiG será definitivamente varrido do mapa.
lulipe
A petezada tá ficando preocupada…Sugiro uma pesquisa feita pelo diretório do PT…
Marcio
Como diria o filósofo contemporâneo – Cumpadi Washington :
Sabe de nada, Inocente!!!
FrancoAtirador
.
.
É preciso avisar pra Dilma
que em Copa do Mundo FIFA
vale até gol com a mão:
Pesquisa Sensus e o fogo incessante
Por Fernando Brito, no Tijolaço, via Blog do Miro
Sábado sai nova pesquisa eleitoral para Presidente, desta vez da Sensus.
Não foi encomendada por ninguém, oficialmente.
É apenas uma “curiosidade” da empresa, no valor de R$ 110 mil reais.
Antes, a Sensus trabalhava para a Confederação Nacional dos Transportes, que a trocou pela MDA, cuja pesquisa saiu estes dias.
Na qual, aliás, pela primeira vez na história do Universo, desde o Big Bang, Aécio Neves cresceu, parecendo com de quatro a cinco pontos mais do que em qualquer outro levantamento.
Agora, sem contratante, tira do bolso.
Tudo em nome da ciência estatística.
Nada a ver, claro, com o interesse do tucanato e da mídia em manter o fogo permanente sobre Dilma Rousseff.
É que, como se sabe, o Brasil é um país onde a política é “limpinha” e as pesquisas são apenas, como se costuma dizer, “o retrato do momento”.
Algumas vezes com uma boa sessão de Photoshop.
(http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/05/pesquisa-sensus-e-o-fogo-incessante.html)
.
.
FrancoAtirador
por José Augusto, no blog Os Amigos do Presidente Lula
Ao tentar dar uma mãozinha para Aécio Neves (PSDB-MG), a pesquisa Sensus cometeu um erro infantil que a desmascara.
Além da polêmica de “trapacear” ao colocar o nome de Aécio Neves em primeiro lugar em lista alfabética na pesquisa, em vez de usar cartões circulares aleatórios, basta bater o olho para ver um absurdo lógico em termos de probabilidade estatística.
No cenário com 8 candidatos o número de Indecisos/brancos/nulos é 33,9%. É claro que quem rejeita 8 candidatos continuaria rejeitando 3 deles, certo? Não na pesquisa Sensus. No cenário com 3 candidatos, os Indecisos/brancos/nulos inexplicavelmente cai para 30,4%.
Na verdade o número de Indecisos/brancos/nulos tenderia a aumentar quando os candidatos são reduzidos de 8 para 3, pois haveria eleitores dos outros 5 candidatos que não votariam em nenhum.
O Instituto Sensus pode alegar que está tudo dentro da margem de erro. Ahã! Isso só confirma o quanto os números podem estar deturpados dentro da margem de erro.
Se alguém ainda tiver curiosidade de ver o resultado do Sensus, que não valem nada, por causa da contradição dos próprios números internos, os dados são estes:
.
.
Cenário com 3 candidatos:
Dilma Rousseff (PT) 35,0%
Aécio Neves (PSDB) 23,7%
Eduardo Campos (PSB) 11,0%
Indecisos/brancos/nulos 30,4%
.
.
Cenário com 8 candidatos:
Dilma Rousseff (PT) 34,0%
Aécio Neves (PSDB) 19,9%
Eduardo Campos (PSB) 8,3%
Pastor Everaldo (PSC) 2,3%
Randolfe Rodrigues (Psol) 1,0%
Eymael (PDC) 0,4%
Mauro Iasi (PCB) 0,3%
Levy Fidelix (PRTB) 0,1%
Indecisos/brancos/nulos 33,9%
.
.
(http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/05/bomba-pesquisa-sensus-desmascarada.html)
Fabio Passos
100 pessoas que votam em aécio never? rsrs
Nem o sensus localizou tanta gente…
Luxemburgo
o Aécio vai ganhar as eleições se tudo continuar do mesmo jeito. Tenho feito minha própria pesquisa, e ninguém fala em votar na Dilma, ou é Aécio ou Campos, isso conversando com quase 100 pessoas de diferentes classes sociais. O bombardeio está funcionando!
O PT estará mais preocupado com os governos estaduais e com a eleição para o Congresso.
Gostaria muito de não ver mais a direita no poder, ainda mais com as propostas neoliberais, mas parece que a juventude que não viveu o governo FHC caiu no canto da sereia (PIG).
Eu seria a favor de mudar o candidato ou Lula ou Gleisi Hoffmann, até o Lindberg teria mais chances de ganhar. A luta será muito árdua, espero que a disputa fique somente no campo político, mas toda a estrutura de instituições no Brasil estará contra o PT nestas eleições.
A Dilma segurará o tranco como guerreira que é, mas não vai levar, lamento muito. A direita voltará e jogará por terra todas as conquistas do povo pobre desse país, os próprios pobres vão cair na onda de renovação, é triste.
anac
Se o senhor vive no meio de coxinhas classe media é muito difícil encontrar pessoas que votem em Dilma. Eu vivo e sei disso. Mas não se esqueça de uma coisa, mesmo nesse meio Dilma é conhecida e eles sabem como está o Brasil hoje comparativamente como Brasil de fhc 45% de juros, quebrado. E, se pensarem egoisticamente, eles não são doidos varridos e masoquistas. Com Dilma e Lula hoje eles têm imóvel próprio financiado pela Caixa com parcelas fixas, tem veículos, trocados de dois em dois anos, financiados por bancos públicos e privados, viajam de férias para USA, Argentina e Europa, os filhos cursam faculdade com o PROUNI, possuem TV LCD, refrigeradores, frost free, maquina de lavar roupa, computadores, celulares, etc. Padrão de vida totalmente diferente da era fhc. E é isso – a economia do dia-a-dia – que vai pesar. A maioria da classe media alta vai votar com o figado não me engano mas dentro dela mesmo uma grande parte vai pensar no sentido de manter as conquistas nesses 11 anos de governo do PT. E a classe media alta é uma pequena parcela dos eleitores e não elege o presidente. Vamos ver se eles optam por perder tudo que foi conquistado ao votar em AECIO, que já prometeu medidas impopulares, com arrochos fiscal e salarias, como congelamento do minimo.
Ademais, aÓcio,sabemos, tem muitos esqueletos no armário. Muitos esqueletos que sairão para que todos tomem conhecimento. Já erraram uma vez com Collor de Mello por não conhecer sua vida pregressa de playboy, não errarão com outro playboy, aÓcio. Pelo menos conhecimento terão dos podres.
Fabio
Desespero total para tentar fazer o “Aébrio” subir.
Esse sr pó não ganha nem para sindico.
Urbano
O aéreo never aparecer, seja lá por qual motivo, na primeira posição numa pesquisa de intenção de voto é uma palhaçada sem sustentação. O que se espera sempre de uma pesquisa é que no mínimo seja séria, feita por gente do mesmo patamar; ainda que haja até erro técnico.
Luís Carlos
Aqui no RS ninguém conhece Aécio.
Fabio Passos
Esta pesquisa é para o governo de Minas? rsrs
O aécio never não convence sequer o psdb… quer enganar quem?
Só a militância do PiG…
Deixe seu comentário