Renato Rovai: Procuradoria dirige licitação para compra de tablets da Apple
Tempo de leitura: 3 minA Procuradoria Geral da República (PGR) realizou licitação no final de 2012 para a compra de 1226 tablets — 1200 para a PGR e 25 para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Não se discute a importância dos aparelhos para o exercício da função dos procuradores, o interessante foi como o edital para compra pelo órgão comandado pelo senhor Roberto Gurgel foi produzido para que a vitoriosa no processo fosse a Apple.
A Lei de Licitações determina que marcas não podem ser citadas em editais de compras públicas, mas o edital da licitação da PGR (141/2012) cita a Apple ao menos duas vezes e exige tecnologias que só a empresa detém, o que inviabiliza a participação de qualquer outra fabricante. Ou seja, como se diz no universo das concorrências, a licitação foi dirigida.
Nas especificações técnicas para os tablets licitados, o edital determina que o aparelho precisa possuir a tecnologia “Tela Retina”, que é exclusiva da Apple e que venha equipado com o chip Apple A5X dual core, fabricado apenas para produtos da marca. Veja nas imagens.
E mais, as dimensões exigidas no edital são exatamente as mesmas do Ipad. Veja o comparativo entre o site da Apple e o texto da licitação.
Exige-se ainda uma capa para tablet, fabricada pela Apple e desenvolvida especificamente para o Ipad. Veja nas imagens abaixo onde a marca foi citada no edital.
Apoie o VIOMUNDO
O repórter Felipe Rousselet entrevistou Cláudio Weber Abramo, executivo da ONG Transparência Brasil, indagando-o sobre a legalidade de uma licitação feita nestes moldes. A resposta foi curta e direta: “Essa licitação é ilegal”. “As dimensões já direcionam. É difícil, mesmo pela Apple, conseguir este tipo de precisão. Não nas dimensões, mas no peso é aceitável que exista uma diferença de uma ou duas gramas”, comentou.
Evidente que a vencedora da concorrência em pregão eletrônico foi a Apple, conforme resultado publicado abaixo.
O repórter Felipe Rousselet entrou em contato com a assessoria de imprensa da PGR, do CNMP e da Apple., mas até a publicação deste post, apenas o CNMP se posicionou sobre o caso. Através da sua assessoria, o órgão afirmou que não participou da elaboração do edital para a compra dos tablets e do processo de fiscalização, apesar de ser beneficiado com algumas unidades do equipamento. O CNMP disse ainda que o dinheiro ainda não foi empenhado. Ou seja, a empresa vencedora já foi escolhida, mas o pagamento e a entrega dos tablets ainda não foram feitos.
Roberto Gurgel que abusou dos holofotes da mídia para discursar sobre o “mensalão”, agora prefere se calar sob a suspeita de licitação dirigida envovendo R$ 2.940.990,10 no órgão que preside. Só para constar, o que em tese não é algo ilicito, mas pode explicar muita coisa. Esse pregão eletrônico ocorreu no dia 31 de dezembro à tarde, quando o órgão já estava em recesso. Dia 31 de dezembro à tarde, você não leu errado. E mesmo assim o órgão comandado por Gurgel acredita que não tem nenhuma explicação a dar à sociedade brasileira. Alvíssaras.
Leia também:
Saul Leblon: Contra a fatalidade, cidade nas mãos
Sul21: Boate universitária foi interditada, mas a Kiss continuou funcionando
Bombeiros: “Em São Paulo é proibido o uso de fogos em ambientes fechados”
Comentários
H. Back™
Aê Gurgel! Já não tinha cara de honesto, agora provou que não é honesto.
Paulo Gonçalves
Só faltou botar no edital: “Deve constar na traseira do aparelho a imagem de uma fruta de climas temperados”.
Riba
Pois é, o Gurgel foi flagrado de ladeira a baixo,sem lenços,nem documentos…Ops! Há documentos,viciados,lógico! CADEIA NELE!
Marcelo de Matos
O Senado vai precisar conferir as negociações para a compra do tal Ipad. Se for o fabricado em Jundiaí, pela Foxconn, empressa de Taiwan, está esquisito. Essa empresa só vende para o mercado externo. Como o Gurgel conseguiu esse lote?
No Senado, pedido para apurar denúncia contra Gurgel « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] A denúncia de Renato Rovai: Procuradoria dirige licitação para a compra de tablets […]
Marcelo de Matos
Eu postei uma citação da Veja e agora estou pensando melhor sobre o assunto. A citação é esta: “A taiwanesa Foxconn já fabrica o novo iPad no Brasil, segundo apurou o site de VEJA junto a fontes ligadas à empresa. A unidade brasileira que produz aparelhos da Apple, no quilômetro 66 da Rodovia Anhanguera, em Jundiaí, iniciou a produção do novo tablet em meados de maio, com o objetivo de vendê-la ao mercado externo – sobretudo os países do Mercosul, com exceção do Brasil. Ainda segundo as fontes, um novo lote de iPads de última geração acaba de ser produzido na empresa para ser vendido no mercado interno”. Vejam bem: se a fábrica de Taiwan foi montada em Jundiaí-SP para vender produtos Apple ao mercado externo, deve haver um tratado internacional nesse sentido. No caso, a douta Procuradoria estaria cometendo duas irregularidades: 1. Concorrência pública dirigida; 2. Desrespeito a tratado internacional. É preciso ver direito.
Marcelo de Matos
ET: se Sua Excelência pode comprar Ipads Aplle destinados exclusivamente ao mercado externo, por que nós cidadãos comuns não podemos fazer o mesmo? Também gostamos de trecos de alta tecnologia.
RONALD
O gurgel tá queimando óleo. Com essa, ele vai dizer que é persequição política dos blogs sujinhos…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rodrigo Leme
Aliás, se a licitação foi fraudulenta, que coloquem o Gurgel na mesma cela do Dirceu. Não imagino pior punição pra nenhum dos dois.
RicardãoCarioca
Para o crime do Gurgel temos a prova concreta e irrefutável.
Para o crime do Dirceu… qual é a prova concreta e irrefutável mesmo?
Marcelo de Matos
Se Justiça houvesse o Gurgel deveria ser colocado junto com seu amigo Cachoeira.
Valcir Barsanulfo
O gurgel(MINÚSACULO) SEMPRE METIDO A mARCO pÓCIO CATÃO DO dEMÓSTENES/KACHOEIRA, AGORA FICOU NÚ, FEZ TRAPAÇA NA CONCORRÊNCIA. qUEM VAI DENUCIÁ-LO NO sENADO, O SEU CUPINCHA CATÃO DOS pINHAIS?
Luís Carlos
Os procuradores federais do país ficaram quietos? Não vão denunciar está prática torpe e ilegal da PGR ou quando sua própria entidade comete prãtica ilegal a “autonomia” que tanto alegam ter os procuradores não vale de nada??
Messias Franca de Macedo
O SANGUE OCULTO NAS FEZES! ENTENDA
#######################
GURGEL SINALIZA ARAPUCA CONTRA LULA NO STF
Em http://www.brasil247.com/
Procuradoria Geral da República dirige licitação para compra de tablets da Apple
Por Renato Rovai
http://revistaforum.com.br/blog/2013/01/procuradoria-geral-da-republica-dirige-licitacao-para-compra-de-tablets-da-apple/
29/01/2013 12:42 pm
Texto repercutido em
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/01/gurgel-e-os-tablets-da-apple.html
Gurgel e os tablets da Apple
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
##########################
… O glutão suarento do Gurgel deu [mais] um *tiro… Em uma das patas!…
*ver charge no blog do jornalista Altamiro Borges
Cadeia neste prevaricador!…
… República da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, despudorada, fascista, aloprada, alienada, histriônica, impunemente terrorista, MENTEcapta, néscia, golpista de meia-tigela, antinacionalista, corrupta… ‘O cheiro dos cavalos ao do povo!’ (“elite estúpida que despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente escritor uruguaio Eduardo Galeano)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Vlad
Isso aí (licitação dirigida superfaturada e vencida por empresinha gasparzinho-lanjal) é uma exceção ou é a regra?
Hein, Tribunal de (faz de) Contas da União?
Rodrigo Leme
Não tem jeito, se vc varrer qqer licitação de tablets para instituições públicas, elas são 100% direcionadas para o iPad. É parte vaidade, mas a distância de um iPad para seus equivalentes é assustadora. Vale saber qual tablet os funcionários do planalto e do congresso usam.
O Android é plataforma pouco confiável, à medida que muda de versão você precisa trocar de hardware, pois alguns só vão até versão X do sistema, sem contar que o da Apple ganha em usabilidade e outros fatores.
Pode ser uma licitação fraudulenta? Pode, como centenas dentro de Brasilia que não despertam a fúria vingativa do Rovai e congêneres (inclusive dentro do Planalto), mas o direcionamento para o iPad é correto.
O que me deixa com a pulga atrás da orelha tbm e que deveria ser visto é contrato com dispensa de licitação para órgãos públicos, tipo a EBC. Ou não?
Wilson S.A.
A qualidade do tablet da Apple não está em discussão. A questão aqui é o direcionamento da licitação para um fornecedor específico. Esta licitação tirou qualquer outro fabricante no mundo do páreo ao exigir que seja utilizado processadores com a marca Apple. Ou seja, mesmo que um grande fabricante, como a Samsung, quisesse produzir um tablet muito superior ao iPad 3, ela não poderia participar da licitação pois foi exigido que fosse um Apple. Quanto a atualização do Android sem troca do hardware, tudo poderia ser exigido na licitação. É bom lembrar que a Samsung é um dos principais fornecedores de componentes dos produtos da Apple. Ou seja, tecnologia pra brigar de igual pra igual (ou até melhor) ela tem. A Samsung já demonstrou uma tela com resolução superior à do iPad 3, já demonstrou processares mais rápidos que o do iPad 3. Só falta integrar tudo isso e lançar um tablet, se é que ela tenha interesse nisso, já que como fornecedora de componentes da Apple, a Samsung ganha dinheiro de qualquer jeito. Mas que os orgãos públicos precisam dar oportunidade para que outros fabricantes possam tentar participar, isso não tenho a menor dúvida e a nossa Constituição é bem clara quanto a isso.
Joaquim
Liga não. É um leitor da Veja e direitóide disfarçado de “técnico” tentando dar um parecer “sério e imparcial” a fraude da PGR do Gurgel. Chega a ser cômico.
Rodrigo Leme
Estou dando um parecer técnico semelhante ao que colocou iPads em TODAS AS AUTARQUIAS PÚBLICAS. Não é exclusividade da PGR. Veja o planalto, veja o congresso, veja prefeitura do interior do Ceará e você vai ver.
É muito mais esquisito o fato de que a licitação foi vencida por microempresa. Eu já participei de licitação pública, perdendo (até um dia cansar disso) e sempre perdi pra empresas que ninguém sabia de onde veio.
Agora, como é o PGR, que botou bandido do PT no tribunal, parece que descobriram que existe fraude em licitação. Que coisa, né? Jornalismo investigativo é isso aí!
Aliás, se alguém entedesse de lei, saberia que mesmo essa licitação sendo fraudulenta e responsabilidade do procurador, Zé Dirceu, Genoíno, Cunha e quadrilha ainda seriam bandidos, ok?
Posso ter meu pensamento direcionado por muita coisa, mas tenho vergonha de defender bandidão, coisa que vc não tem.
Maurício
Isto foi válido no passado, não mais. Compare o iPad Mini com o Google Nexus 7 for example (sem falar no Samsung Galaxy, Amazon Kindle, etc):
Nexus 7: 32GB, 4 núcleos, 320 DPI = US$ 250.
iPad Mini: 32GB, 2 núcleos, 163 DPI = US$ 429.
Google Store = 700 mil aplicações.
Apple Store = 300 mil aplicações.
Nexus 7: http://www.google.com/nexus/7/
iPad Mini: http://www.apple.com/ipad-mini/overview/
Você paga quase o dobro por menos hardware e menos aplicações, não vejo onde isso é melhor. E francamente, o iOS 6 não é melhor que o Android 4.1 em termos de funcionalidade.
Paulo Gonçalves
Essa história de superioridade incondicional do IPad é conversa fiada. Há dispositivos Android excelentes por 1/3 do preço de um IPad. Além do mais, para avaliar demanda de recursos computacionais deve-se especificar os problemas a serem resolvidos, não o material da capa protetora, o peso em gramas, etc…
Fabio Passos
Que pouca vergonha.
A pgr queimando dinheiro publico pra ter tablet de grife… e o gurgel vai manter o processo viciado?
Alem de vazar info em segredo de justica o prevaricador gurgel quer fazer isso com tablet de grife comprado com dinheiro publico.
Jose Mario HRP
Procurador Prevaricador direcionou a licitação!
Um caso para o caçador de prevaricadores:
Collor de Mello!
André
Efetuei denúncias na Ouvidoria do CNMP e na CGU, sugiro que todos façam o mesmo!
Ronaldo Marques
CGU não pode fazer nada porque sua atuação é restrita, por lei, somente ao Poder Executivo Federal. Talvez o TCU, órgão auxiliar do Congresso Nacional no exercício do controle externo possa fazer algo a respeito.
bruno buys
Rovai, a Associação Software Livre talvez possa se interessar em buscar uma ação na justiça contra essa licitação. Eles têm experiência nisso.
Mateus
Apple é a marca da moda. Só isso. Porque o custo-beneficio, não vale a pena o investimento num aparelho dela.
José X.
Mas tem mais: lá no Nassif eles mostraram que a empresa que ganhou a concorrência, uns 3 milhões de reais, é uma micro-empresa…tem mais coisa ainda, tá lá.
Agora, eu tenho certeza que o gordo não vai perder nem UM minuto de sono sequer por causa dessa história. Ele sabe que faz parte da casta de seres superiores que não precisam temer a lei, porque eles são os donos da lei: MP e judiciário.
Maria Izabel L Silva
Prá que Procurador precisa de tablet? Se precisa, então compre com seus proprios recursos pois quem tem salario de 30 mil reais pode muito bem comprar um.O tablet é um briquedo. Não é uma ferramenta de trabalho.Quem diz que usa tablet nas tarefas diárias de trabalho esta mentindo. Ele não foi feito prá isso. Perambular pelas redes sociais, bater fotos e trocar e- mails de 4 linhas não é trabalho. É lazer.É distração. Não venham me dizer que os procuradores vão ler processos e sentenças nos tablets. Só se for para ficar vesgo de vez. Essa licitação é imoral em todos os sentidos.
Hudson
“Prá que Procurador precisa de tablet?”
Se forem tablets da Apple, os procuradores precisam deles para ser ESPIONADOS por empresas e governos estrangeiros.
NINGUÉM deveria comprar ou usar produtos da Apple:
http://www.stallman.org/apple.html
Dartanhan
Chegou a hora do Dep. José Jenuino pedir explicações ao Procurador Roberto Gurgel, ir a forra e botar para ferrar sem pena. Se for constatado essa irregularidade, que peça a cadeia para ele, quero ver onde fica o Xerife Joaquim Barbosa nessa.
Urbano
Nessa história toda, a certeza é que a maçã não está podre…
Novaes
Bem, agora alguém ou alguma entidade – pode ser a ong TYransparência Brasil – deve acionar urgentemente os agentes competente para anular esta licitação e denuncia os responsáveis para possíveis punições. Que tal a Polícia Federal neste caso? Azenha, aí não cabe uma matéria jornalística na TV?
Morais
Mas aonde entre a CGU e o TCU, que adoram embargar licitações e obras do governo federal?
Será que vão deixar esta compra se concretizar, será que o PT não elevar o tom nas tribunas do congresso contra este procurador?
Se isto não é ilegal é no mínimo imoral e ele como PGR não podia fazer uma coisa deste tipo, vamos investigar e exigir explicações.
Roberto Locatelli
“…será que o PT não vai elevar o tom nas tribunas do congresso contra este procurador?”
PT, elevar o tom? Acho mais fácil um hamster elevar o tom do que o PT.
Ronaldo Curitiba
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/01/29/gurgel-e-valeriodantas-processam-lula/#comment-1035144
Marcus
Ah… e o preço também está bem acima do mercado!
Noé
E o que importa o preço. Quem vai pagar somos nós mesmos, os bestalhões analfas. Assim pensam eles.
Marcus
Inegável que a licitação foi dirigida… Agora, também é inegável que o iPad é o único tablet conveniente para a administração pública, tanto pela durabilidade quanto pela atualização a longo prazo. Tenho um modelo da primeira geração (2010) que é totalmente funcional e recebe atualizações frequentes. Se fosse um xing-ling ou mesmo um Android, já teria ido para o fundo do armário!
Marcelo Lemos
A discussão não é essa. O fato é que ocorreu uma ilegalidade. Não pode, por lei. Se não pode e foi feito, é irregular. É a lei.
Marco Antonio P. Oliveira
Não sei não, a série Galaxy da Samsung está brigando de igual para igual com o iPad atualmente, muito em razão do rápido desenvolvimento do Android, e eu pessoalmente acho que a Apple ainda consegue cobrar mais caro por seu produto mais em razão do recall do que por terem um produto melhor.
Marcus
Sem dúvida!
Marcelo de Matos
“Se fosse um xing-ling…” Pois é exatamente isso: “A taiwanesa Foxconn já fabrica o novo iPad no Brasil, segundo apurou o site de VEJA junto a fontes ligadas à empresa. A unidade brasileira que produz aparelhos da Apple, no quilômetro 66 da Rodovia Anhanguera, em Jundiaí, iniciou a produção do novo tablet em meados de maio, com o objetivo de vendê-la ao mercado externo – sobretudo os países do Mercosul, com exceção do Brasil. Ainda segundo as fontes, um novo lote de iPads de última geração acaba de ser produzido na empresa para ser vendido no mercado interno. Contudo, os produtos ainda não chegaram às lojas”.
Marcus
Xing-ling quer dizer marca genérica, não que foi fabricado por asiáticos…
Narr
A ideia de a China só produz coisa barata e vagabunda é ultrapassada. Barata, OK, mas apenas as vagabundas, não. Eles estão engolindo a indústria mundial por causa da qualidade também. Há mais engenheiros e PhDs na China do que em qualquer indústria do mundo, inclusive a dos EUA, do Japão e da Alemanha. Mas por aqui só vão respeitar os caras quando eles vencerem a Copa do Mundo de Futebol…
Marcelo de Matos
Naar. Penso que a China produz artigos de primeira, segunda, terceira linha… A gente é obrigado a pesquisar qual é o melhor. Certa vez comprei um teclado no Kalunga e as letras sumiram. Voltei lá e disse que não ia devolver, mas, queria comprar um teclado que não fosse chinês. O vendedor disse: todos os nossos teclados são chineses. O senhor quer um bom teclado chinês? Leve o Ligitec que não vai dar problema. Comprei e estou usando há bastante tempo, sem problema. É mais caro, mas, bem melhor. Na China, segundo dizem, há mais de cem fabricantes de TV de LED. Você tem de saber qual é a melhor.
Marcelo de Matos
Digo, Logitec.
Ricardo Souza
Algum jornal denunciou esse absurdo? Imagina se fosse um ministério ou o Planalto? Todos os jornalões dariam destaque e o [Álvaro Dias estaria no plenário pedindo a abertura de CPI!!
Márcio Carneiro
Que se denuncie ao MPU…. opa.
Deixe seu comentário