do leitor Rogério Leonardo, em comentário
Veja que belas demonstrações de civilidade de alguns catarinenses torcedores do Figueirense no blog do Flamengo (Globo.com):
150
ADOLPH RANSEM – BLUMENAU – SC:
11 agosto, 2011 as 20:57
UM MACACO, DOIS MACACOS, TRÊS MACACOS, ONZE MACACOS, 40 MILHÕES DE MACACOS
149
PAMELA KARSTEN – SÃO JOSÉ – SC:
11 agosto, 2011 as 20:53
VCS FLAMENGUISTAS NÃO PASSAM DE UM BANDO DE MULAMBO, NEGROS, A RAÇA DE VCS SÓ DÁ ATRASO A NOSSA NAÇÃO. SE NÃO FOSSEMOS NÓS DO SUL SUSTENTAR ESSES VAGABUNDOS MORRIAM TODOS DE FOME, TRÊS ESTADOS TRABALHAM PRA SUSTENTAR 24 ESTADOS DE PRETO PREGUIÇOSO.
Que gente avançada não é mesmo?
Comentários
vera oliveria
e porque a civilizada pamela karsten não "volta" pra alemanha ou pra inglaterra?? onde com certeza ela vai ser a macaca da historia e que está atrasando a europa..kskskskskskksksksk
Severian
Três estados que sustentam os outros 24 estados brasileiros???? não sei de onde saiu isso. Vamos lá? a indústria de calçados do sul, já foi pro beleléu há séculos……. Turismo? ficar no frio? putzzzz ! ninguém merece.. O Rio de Janeiro, reponde, por mais da metade do turismo nacional e restante fica com o nordeste brasileiro. Recursos naturais? região norte do país, sudeste(RIO e MINAS) e boa parte do nordeste. Indústria de malhas? a do sul, já perdeu há tempos para os chineses….. Já, estive nos três estados, Rio grande do Sul, Florianópolis e Paraná, não vi nada de dizer q são civilizados e bem organizados..São é uns pobres europeus….. Afinal, na europa, tem o q??????
@adampi1971
E ainda tem gente que defende que não existe racismo no Brasil. Agora, entrem na seção de comentários das notícias sobre o Vasco do site do Globo e veja os comentários preconceituosos dos flamenguistas contra os portugueses. O problema do cara que torce pro Flamengo é que eles se acham melhores que os outros, eles tem complexo de superioridade e isso acaba levando à tona o que há de pior nos outros torcedores. Na ânsia de xingar, acabam extrapolando e perdendo a razão.
Paulinho
Tá certo que os caras tão errados, mas agora pessoal de SP e RJ querer dar uma de bom moço? Sou carioca e sei o quanto aqui todos zoam os nordestinos, generalizam eles todos de paraíba, generalizam os gaúchos como gays e por ai vai, então é melhor parar de só falar dos outros e olhar pra si mesmo, não?
Henrique Lima
O que alguns torcedores não entendem é que o Flamengo não é um clube com uma torcida, o Flamengo é uma nação, não existe divisas para essa nação, é uma nação formada de pretos, brancos, amarelos, vermelhos, …
Agora, ignorantes tem em todo lugar, não é privilégio de SC, e o destino deles, mais cedo ou mais tarde, é um só: CADEIA.
Diego
Isso aí é um otário racista que deveria ser punido PONTO FINAL.
Tem mais racista nos comentários dessa matéria do que em todos os comentários do blog do Flamengo!
Ao comentar um ato racista com mais racismo você se torna igual a quem fez os comentários racistas no blog do flamengo e deveria ser punido igualmente. Então você que usa de termos racistas contra os figueirenses, os brancos ou os sulistas também está sendo um filho da p…, RACISTA covarde é idiota.
Não é porque um otário racista do sul usou termos racistas que isso quer dizer que todos lá são assim.
Sair generalizando com termos racistas só mostra que em todas as regiões tem gentinha que merece o desprezo.
Esses comentários mostraram que tem muito mais racista nesse pais do que muita gente imagina. Contra negros torcedores do flamengo, ou brancos do sul, torcedores do figueirense, esses racistas estão todos no mesmo barco e merecem o desprezo e punição.
Tem gente que não tem noção mesmo, achar que vai combater o racismo isolado de duas pessoas chingando todo mundo dos estados do sul, ou todos os brancos ou toda a torcida do figueirense é o certo, está tão loucos como a idiota que falou asneiras contra a torcida do flamengo.
SINTO NOJO DESSA GENTE QUE SE ACHA MELHOR QUE OS OUTROS E USA DE UM FATO ISOLADO PARA POR PRA FORA TODO O SEU PRECONCEITO RACIAL. ISSO É LAMENTAVEL!!!!!!!!!!!!!!!!
Parem de discriminar todos os torcedores do figueirense ou os estados do sul ou mesmo os brancos por causa do infeliz racista do blog do flamengo. Em todos os lugares a gentinha como essas pessoas e merecem o desprezo e punição.PAREM DE GENERALIZAR!!!!! Sou flamenguista amo minha torcida de todos as cores e todos os cantos do Brasil, desde o cidadão do extremo norte de pele clara até o ultimo torcedor do extremo sul de pele escura!!
O Brasil é de todos os brasileiros, devemos respeitar todos!!!
Claudio
Aqui no sul é assim mesmo.
Sou moreno, meio bugre.
Quando morei em Sapiranga, região da colônia alemã, me chamavam de xuatznêga, pronúncia local de schwarzenegger.
Mas não era por causa do ator, é porque quer dizer negro preto.
Era beeeem depreciativo.
E o caso do baiano que os brigadianos (PM no RS) ameaçaram de morte até o cara fugir?
Precisa de muito investimento em cultura aqui.
Abs
Renato
Sou do Rs e não concordo com esses comentários racistas. Tenho o maior orgulho de ser gaúcho mas, antes de tudo, somos todos brasileiros. A grande maioria de nós, gaúchos, pensamos assim.
betinho2
Sessão humor…muito bom…rsrs
Os comentários de Gil Brother sobre o sistema de Telefonia Celular no Brasil.
Canal away.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=DLdFB2s694Q&fe…
O filho de Bolsonaro e a juíza assassinada no Rio | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Rogério Leonardo: Racismo explícito em rivalidade esportiva […]
betinho2
Fora de pauta.
Venho relatando aqui as investidas que o "CPI" vem fazendo no blog do Senador Álvaro Botinho.
Olha ao ponto que chegou:
Comentário do "CPI"
+CPI disse:
12 de agosto de 2011 às 17:03
CPI na sobrinha????
A sobrinha do Álvaro Dias
´
Ao contrário do que havia feito na Câmara, Wagner Rossi mediu as palavras no Senado O líder do governo assistia na primeira fila.
Durante o depoimento, Álvaro Dias (PSDB-PR) fez uma série de questionamentos sobre a comissão de licitação do ministério, cujo chefe foi afastado sob suspeita de cometer irregularidades. Ao responder, o peemedebista comentou: “A atual presidente é uma pessoa que o senhor conhece”.
Trata-se de Veridiana Dias, sobrinha do senador. Este, indagado a respeito horas depois, deu de ombros: “E eu com isso?”. Lo Prete
Responder
Edição feita pelo Senador Botinho, assumindo o apelido do "CPI"
+CPI disse:
12 de agosto de 2011 às 17:05
CPI na sobrinha????
Sim até da sobrinha se for necessário. Porque não?
Esse expediente escuso, não me amedronta. Ao contrário me motiva a ser ainda mais implacável com os pulhas, os escroques, os corruptos.
Alvaro Dia
Agora mais um comentário do Senador Botinho, com o apelido do "CPI":
+CPI disse:
12 de agosto de 2011 às 17:58
Wagner ROSSI é meu chefe por isso eu o defendo
Responder
Agora um comentário do próprio 'CPI", ainda não deletado:
+CPI disse:
12 de agosto de 2011 às 18:03
Nobre Senador Botinho
Não espera que o senhoe se apropriasse de meu apelido, respondendo com edição.
Nem esperava também que anti democraticamente deletasse meus comentários, que respeitosamente fiz.
betinho2
Mais uma adulteração de comentário feito pelo blog do Botinho:
+CPI disse: ORIGINAL
12 de agosto de 2011 às 18:03
Nobre Senador Botinho
Não espera que o senhoe se apropriasse de meu apelido, respondendo com edição.
Nem esperava também que anti democraticamente deletasse meus comentários, que respeitosamente fiz.
+CPI disse: ADULTERADO
12 de agosto de 2011 às 18:03
Aqui não há espaço para quem se esconde usando alcunhas para defender a corrupção e os corruptos
PS: O "Botinho" que o CPI coloca é como uma fiel e apaixonada comentarista trata o Senador, chamada Domitila Belém, e ele se derrete todo…rsrs.
betinho2
Novas postagens do agora "menosCPI".
As anteriores, acima colocadas foram deletadas, o Senador Botinho deve ter se dado conta da falsidade ideológica praticada:
Carlos Alberto disse:
12 de agosto de 2011 às 17:58
Esse malandro que se esconde sob a alcunha de +CPI é procurado pela polícia?
É por isso que se esconde?
Responder
menosCPI disse:
12 de agosto de 2011 às 19:24
Quando um blog não é confiavél, como foi o caso aqui do próprios Senador Botinho se apropriar do meu apelido, para editar meu comentário, assinando embaixo, além da fazer outros comentários com meu apelido, só tem de usar alcunha mesmo.
O que vi aqui hoje eu nunca havia visto em blog algum, nem no do Reinaldo Azevedo, nem do Coturno Noturno, considerados os mais reacionários da blogosfera.
Responder
menosCPI disse:
12 de agosto de 2011 às 19:26
Portanto não adianta terem deletado as alterações, estão registradas.
Responder
menosCPI disse:
12 de agosto de 2011 às 19:25
Lembrando que fiz print de todas as postagens.
José Feitosa
Essas pessoas são brasileiras, mas não tem noção dessa condição, o foto é que só terão noção quando forem para Europa ou Estados Unidos. E não precisa ir para um país Nórdico, basta ir para Espanha, pais latino, mas que se acha a última cereja do bolo. Tá mais quebrado que arroz de terceira… E se acha melhor que o Brasil….
Dá-lê São Paulo
Dá-lê Inter
Barça de meia tijela
Valeu
Francisco
Nós aqui da Bahia só olhamos essa turma e sorrimos. Trabalham bastante lá no sul, isso é verdade.
Mas, no verão vêm todos para o nordeste, ficam "bundando", como se diz na Bahia (flanando, como dizem os frankfurtianos). A negrada aqui, debaixo de um sol de rachar, só na maromba: é picolé, é acarajé, é arêrê, é cervejinha, é "tira o pé do chão" na mãozinha da galera (e rápido, faz favor!) e os branquelo se acabando na esculhambação boa e necessária ao bem viver…
Se o baiano esquenta com isso? Nada! Para o ano voltam todos, sempre. E sempre um pouco mais miscigenados. Às vezes, não só na alma…
Como diria Macunaima, ai que cansaço*…
Jorge
infelizmente o futebol tornou-se um antro do que há de pior na sociedade brasileira. Da torcida aos cartolas é a degradação total. É claro que esses idiotas são a minoria, tanto que o simbolo do Internacional de Porto Alegre é o saci-pererê.
Jaime Guimarães
Infelizmente, manifestações como essas na internet estão se tornando comuns. No twitter não é difícil encontrar afirmações preconceituosas e intolerantes em relação a negros, nordestinos… e o que deveria ser "apenas" futebol se torna um espetáculo grotesco.
virginia langley
onde é mesmo aquela cerimonia civilisadissima da farra do boi???
ferdinand
Já que o tema foi desvirtuado, segue:
Primeiramente tens que conhecer a origem da farra do boi – sou contra a qualquer maus tratos a qualquer animal – mas falar por falar é simples sem entender o contexto da farra.
Olhar de fora este folguedo não dá a real dimensão do que significa:
Este folguedo por sí só estava desaparecendo por razões óbvias (trato) além da expansão urbana que suprime as áreas que se dá o evento nas cidades. Sendo algo secular, com raízes fortes na tradição açoriana tem-se um tempo até sua extinção.
Todavia (este olhar de fora) da imprensa de outros Estados simplismente disseram; ISTO NÃO É CIVILIZADO, NÃO PODE MAIS, VOCÊS SÃO BÁRBAROS! Ao olhar do homem local é visto como uma ofensa a reação é reagir mostrar que nossas tradição não muda pelo olhar do estrangeiro.
Ainda assim, esta tradição (já observei algumas) a "brincadeira" é fugir do boi – nada diferente visto em váias fazendas – os excessos acontecem sim em menor escala do que inflato pela imprensa.
Reafirmo, sou contra a farra do boi – mas entendo a tradição (desde que nos moldes de brincadeira) mas não admito da forma que se proibiu de cima abaixo.
A pergunta CIVILIZADA seria esta, porque a "famigerada" farra do boi é punida e os RODEIOS nos moldes ESTADUNIDENSE continuam em SP? Porque a VAQUEJADA no NE continua? Porque os RODEIOS GAÚCHOS continuam em vários CTGs? Porque ainda temos CIRCOS com animais?
Tem uma explicação – DINHEIRO!
Espero que pense um pouco e reflita mais antes de colocar NÓS OS INCIVILIZADOS DA FARRA DO BOI com os CIVILIZADOS DO PROGRESSO.
PS. Uma vitória aqui em Floripa – circo com animais são proibidos!
Evandro
Racista tem em todo lugar.
Em São Paulo, desde que as famosas piadas racistas de "preto" se tornaram politicamente incorretas, o termo "preto" foi trocado por "corintiano".
As piadas de negro em SP foram adaptadas utilizando-se a torcida do Corinthians como foco.
O racismo é uma praga que deve ser combatida diariamente, mas eu não tenho esperança de que um adulto já contaminado com esse mal possa mudar sua maneira de pensar e de se comportar.
O que nos resta é educar as crianças e meter os adultos imbecis na cadeia.
Fernando
Pois é, Evandro. E muito "blogueiro progressista" (argh!) deixa passar comentários desse tipo, quando é contra os Corinthianos ou contra o clube… se torce pro Corinthians, pode-se discriminar… (ironia)
José Eduardo Camargo
Suspeito que os 3 estados citados pela nazistinha não incluem São Paulo, que tem uma imensa população negra e parda para desespero da elite branca e separatista de SP, diria PH Amorim. Só rindo pra não chorar!
marcos dascanio
Puts Grila! Assim vai cada um pra um lado e vamos dividir o Brasil por causa desses comentários de torcedores de futebol ? hahahahaha. Juro que tô rachando de rir. sou negro, de São Paulo e sei que existem loucos pra todo tipo de afirmação. Esse tipo de coisa é mais comum em gente que não lê, não sabe de história e nem de nada. Onde já se viu dizer a sandice de que os três Estados do Sul sustentam o Brasil ? De qualquer forma – se isso fosse verdade – era mais que justo, já que foram os negros e índios que pagaram com a vida e a escravidão para que os "sinhô" vivessem bem. Olha, não dá ideia que a gente acaba gostando…..hahahahaha. Já pensaram, por o Sul prá trabalhar pelo resto do país ??? só rindo mesmo !!
Mas, falando sério, não acho legal os xingamentos e ofenças, mesmo dos que se mostram indignados com o que postaram no twitter. Não são todos que pensam assim e isso só reforça nossa divisão de classe que, aliás, é o que o capital quer que aconteça.
Abração e Brasil sempre junto !!!
Rudá
Isso não é crime de racismo?
Cadê o MP?
José Carlos JC
Azenha, cadê o MODERADOR? Os "comentaristas" já estão chamando urubú de meu louro!
Luiz Carlos Azenha
Apagamos alguns, mas acho que este post serve como alerta sobre a intolerância de muitos. abs
Mirandão
A essa menina eu digo:
Se seu estado não tem Maracanã, Pão de Açucar, Cristo, Copacabana, Ipanema, além de Copa do Mundo e Olimpíadas eu não tenho culpa. Aqui tem Fla, Flu, Botafogo e Vasco só aí 12 títulos brasilieros. Vai discutir com torcedor do Criciúma que á única forma de vocês se sentirem superiores de alguma forma, porque até o Avaí tem mandado melhor do que vocês.
@Gabrielafrt
Rios, é verdade e eu concordo. Mas eu só falei dos catarinenses porque na denúncia estao falando dos catarinenses que falaram essas coisas realmente absurdas. Eu sou de Santa Catarina e sinto vergonha alheia por eles. Mas infelizmente o racismo esta muito longe de ser "combatido" nao só aqui nesse estado mais em muitas partes do país. Esse tipo de atitude nao deve ficar sem punição!
ferdinand
Meu, peraí – tem gente comentando aqui e rotulando que todos nós, catarinenses, de nazistas entre outros !
Um monte de comentários intolerantes, de senso comum, pré-concebido e usando experiências próprias ou não para justificar o todo.
Engraçado,de um tema tão sensível e preocupante o pessoal daqui se torna a mesma coisa que estamos a recriminar!
Um absurdo tão ou maior que o próprio post a se comentar!
José Ruiz
Você tem razão, não é possível generalizar… conheço muita gente boa de Santa Catarina… o racismo está em todos os estados do Brasil e por incrível que pareça, eu acho que ele é maior aqui em Salvador, onde 80% da população é negra..
Arthur Schieck
É tão simples pegar um cara desses…
Basta querer. Seria um belo exemplo para aqueles que acham que internet serve de proteção para crimes.
ferdinand
Ei! Vamos por partes!
Primeiramente isto é coisa da pior espécie de ser…indiferente do motivo (não tem motivo para isto)
Segundo: SOU TORCEDOR DO FIGUEIRENSE mas tirar comentários de fascistóides de blogs de torcidas – aliar o fanatismo do futebol com a demência do racismo é jogar gasolina na fogueira. Posso tirar 1 milhão de comentarios até mais imundos quanto este.
Terceiro: Lembro que em SC tem muitos torcedores de times do RJ o mais patético é o fato que o FIGUEIRA é o time do POVO – raízes iguais ao Inter de Poa, Corinthians em SP, Atlético MG, Flamengo e Vasco no RJ, Sport no Recife e assim por diante. Logo este tipo de ofensa nós sofremos… Por isto digo, são facistóides que não sabem o que é facismo. Pura intolerância.
Então, deveriam ser processados por este crime (assim como a Mayara – acho que este o o nome da musa da direita paulistana, mas não vai dar em nada…infelizmente)…
abs.
Sonia Ramos Bunke
Essa foi boa URUBÚ SEMPRE SERÁ URUBÚ GOSTEM OU NÃO,E FLAMENGO SEMPRA SERÁ fLAMENGO.fELIZFENTE TEM GENTE INTELIGENTE NESTE PAÍS,TODOS MOSO IGUAIS.o QUE IMPORTA É A PAZ NO ESPORTE E EM TD.
Pedro Luiz Paredes
Com certeza. Se não fosse o sul o Brasil seria um caos!
Mas gostaria de saber de onde eles tirariam o gás, o petróleo, o minério, a mão de obra, a comida para ser tudo isso que são, rs.
De certo comprariam do norte pobre.
A verdade é que se não fosse o norte tudo que eles tem teria saído 4 vezes mais caro.
Mirossauro
Apesar de serem situações muito tristes mas devem sempre ser divulgadas e discutidas , pois só assim conseguiremos mostrar e com isso prevalecer o melhor do povo brasileiro e este tipo de gente voltara pro buraco onde vive.
joao bernardo gusmao
Legal! Muito legal.
Pena que não passam de umas amebas. Não representam o grande e acolhedor povo do Sul. Vocês, com absoluta certeza, siquer conhecem a história sofrida dos seus avós ou bisavôs.
Fabio Henrique
Ë racismo , as não devemos dar ouvidos a imbecis e colocar tudo no mesmo balaio. Racismo existe em todo lugar , no Sul , no Sudeste enfim no país todo. Como carioca e flamenguista fico ofendido com esses comentários , mas o Flamengo está ai há mais de 100 anos e é o mais querido dos "macacos" , dos "não macacos" e de todas as classes socias. Rico , pobre , Com ensino superior ou inferior ou mesmo analfabeto – Somos a maioria , então deixem eles com seus atrasos e nós seguimos em frente crescendo cada vez mais e eles diminuindo cada dia mais.
emilio
Em primeiro lugar, as pessoas responsaveis por esses comentarios infelizes deveriam ser denunciadas por crime de racismo.
Agora, quanto à contribuição do Sul para o país, não resisiti a esse comentario
"a única contribuição do Sul, para o Brasil,é a de tècnicos de futebol ( Dunga e Mano ),incompetentes por sinal ! "…Eu ri muito.
Rodney Wernke
Sou catarinense e não penso desse jeito. Malucos radicais existem em qualquer estado. Ou os paulistas "adoram" os "baianos?
Armando mendes
O Sul sustenta o resto do país ? se fosse assim,não estariam de olho nos royalties do petróleo do sudeste, e nem precisariam de ajuda,quando Santa Catarina ficou arrasada pelas enchentes. a única contribuição do Sul, para o Brasil,é a de tècnicos de futebol ( Dunga e Mano ),incompetentes por sinal !
FJP
Por sinal, incompetentes…..
Fabio Henrique
Combater racismo com racismo é um caminho errado. Somos todos iguais. No sec XXI , o conceito de raca nao se sustenta. O DNA humano esta para nos provar isso.
Diego
Lamentável! UM fato que não deveria se repetir, mas acredito que seja um fato isolado e não representa o pensamento de toda a torcida do figueirense e nem dos sulistas, mas não devemos cair no mesmo erro e retrucar com comentários racistas também. O que vale para eles vale também para nós!! –
Uma coisa e repudiar outra é usar de termos racistas para retrucar o fato ocorrido.
Marat
O sistema predominante no mundo, desde a queda do Muro da Vergonha I, (o II está entre EEUU e México), e o III está cercando os palestinos) fortalece e alimenta o racismo e o hedonismo. Esses comentários são apenas uma pequena mostra daquilo que está por vir!
Flamenguista
Preconceito, inveja, sentmento separatista, tesão enrustido pela galera do flamengo? Todo ódio esconde uma inveja, uma admiração. Seria neste caso o futebol arte que o flamengo tem apresentado? A malemolência gostosa e solta do nordeste, a matreirice e sexualidade das nossas morenas? Ou dos morenos? O Sul é lindo e nem todos de lá são recalcados e esquisitos. Tem gente bacana no Sul. Muita gente! O Brasil é lindo e o Sul é um espetáculo. e sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza, que beleza. Adoro as gatas do Sul. Será que estes recalcados ficam chateados porquê as gatas do Sul nos amam? Viva a diversidade e a beleza deste Brasil! E 4 a 0 para o Flamengo!!!
Julio_De_Bem
Verdade, sou do Sul, de Porto Alegre. Viva as cariocas que não podem ver um "gauchinho gostosinho" que nem elas falam.
Thiago_Leal
Isso é crime, previsto em lei, e cabe ao Ministério Público agir de acordo. A denúncia vale pra isso. Pessoalmente, acredito que qualquer discussão para além disso dificilmente acrescentará algo positivo ao que já foi debatido recentemente no caso Petruso, devidamente encaminhado para a Justiça. Mas certamente não será de valia alguma cair em bobagens como rotular a população sulista disso ou daquilo, tentar achar algum liame determinista com relação ao seu passado ou entrar no mérito da discussão falida de que "o Brasil é sustentado por este ou aquele Estado". Gente desprezível há em todo o lugar, essa que é a verdade. Não alimentem preconceitos com mais preconceitos.
Carlos Nunes
Só nao vamos inverter um preconceito pelo outro e generalizar.
Idiota tem em qualquer lugar no mundo, não é exclusividade de SC.
Para registro – sou catarina.
Samuel Rubinstein
Qual que é o crime aí?
Obrigado aos jurisconsultos que responderem. Fiquei intrigado sobre o tipo penal ocorrido.
Ranieri
É o crime previsto no artigo 20 da Lei nº 7.716/89: "Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)". Pena: reclusão de 1 a 3 anos e multa.
No caso, os grunhidos proferidos por esses civilizados representantes da raça superior, ADOLPH e Eva Br… digo, PAMELA, são ofensas amplas, ou seja, aquelas que importam em agressão à raça (cor, etnia, procedência…) em seu âmbito geral e genérico. Portanto, trata-se, sim, de "crime de racismo" (art. 20, Lei. 7.716/89), e não de mera "injúria racial" (Código Penal Brasileiro, art. 140, Par. 3º).
Samuel Rubinstein
Esclarecido.
Grato.
anna db
Ação penal publica incondicionada?
thoddy
LEI Nº 7.437, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1985.
Vide Decreto-Lei nº 3.688, de 3.10.1941
Inclui, entre as contravenções penais a prática de atos resultantes de preconceito de raça, de cor, de sexo ou de estado civil, dando nova redação à Lei nº 1.390, de 3 de julho de 1951 – Lei Afonso Arinos.
Art. 1º. Constitui contravenção, punida nos termos desta lei, a prática de atos resultantes de preconceito de raça, de cor, de sexo ou de estado civil.
Pena – prisão simples, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa de 3 (três) a 10 (dez) vezes o maior valor de referência (MVR).
betinho2
Samuel Rubinstein, Diretor de Seguridade Social da APAS – Assossiação dos Empregados,Aposentados e Pensinistas do setor de Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro.
Assume que é?…é homônimo?…ou é um falsário ideológico?
Mas parece mais uma vez ser o Richard Smith, com suas "crias" travecadas, tipo Carmem Leporace.
Leider_Lincoln
O Stanley me contou que o EUNANSABIA É CATARINENSE. Interessante ele não dar um pio aqui, não é mesmo?
betinho2
É que pra cada tipo de ignorância o Richard usa uma "cria" diferente. Aqui parece que abortou o Samuel…rsrs.
Rubensk
A ninguém é dado o desconhecimento da lei. Vejamos primeiramente o que diz aConstituição Federal de 1988. "Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei."
Rubens
Rubinstein, citei há pouco a Constituição. Cito agora os detalhamentos legais contidos na LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989, que Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
"O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”
Segue uma tipificação desses crimes.
O Art. 20. diz "Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."
E estabelece como pena "reclusão de um a três anos e multa."
Wlado
No caso deles o crime é de racismo. No seu caso, não há crime. Trata-se de idiotice, pura e simples.
Anabella Cartagena
O crime é o preconceito, Samuel.
O juízo de valor, a opinião, a manifestação da opinião ofensiva.
Como nos casos que chamam gaúchos de viados, judeus de avarentos e paulistas de retrógrados.
Vc pode pensar, mas não pode falar.
Mesmo que não discrimine ninguém, que não pratique a discriminação.
Se vc "praticar" sua opinião, publicando-a ou falando, é crime e sujeito à cadeia.
Tá bom assim ou quer que desenhe.
Eduardo
Sou paranaense e não sou racista. Na minha família não tem essa cultura.
É uma aberração o que uma pessoa dessas escreve num fórum e isso deve ser tratado como crime.
Sei que no Sul sempre houve idiotas que pregaram o separatismo, mas eles nunca prosperaram nisso.
Portanto, pediria aos colegas para que não generalizassem ao rebater essa manifestação de preconceito, para que seja tomado o cuidado de não atirar contra uma multidão por causa de um criminoso que está escondido nela.
Hoje eu já não moro mais no Sul do Brasil, mas tenho família por lá. Meus avós, inclusive, vieram do norte de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, não tenho nenhuma ascendência europeia. E assim como eu, a boa parte da população daquela região é assim, descendente de brasileiros de outras regiões, sobretudo do Sudeste e do Nordeste.
E, na boa, esse torcedor racista está meio over. Não está mais na moda ter orgulho europeu (deveria ser o que ele mais gostava de bradar).
Thiago Quintella
Não há coisa mais ridícula do que isso! Sou vascaíno e por mais emoções que se tenha dentro de uma rivalidade esportiva, jamais concordei com este parco tipo de "gozação". Boa Rogério!
André
Para o que falou do Guga como bom exemplo… ele é avaiano. Entenderam a diferença ;-)
Felipe
Gente azeda que nem toma banho deveria ficar quietinha! Discriminação racial é o fim dos tempos, e quando o 'motivo' é futebol, é o fim dos fins dos tempos.
FFreitas
Gente tosca. Deviam aprender mais sobre o papel dos negros na construção de seu próprio estado antes de escrever asneiras.
http://afromemoria.blogspot.com/2008/08/intelectu…
CLAUDIUS LIMA
ENGRAÇADO, QUANDO AS CHUVAS DESTRUIRAM SC TODOS OS BRASILEIROS INCLUSIVE OS DO NORTE MANDARAM ROUPAS , AGUA E COMIDA OXENTE! ÊTA GENTE MALAGRADECIDA
FrancoAtirador
.
.
E os donativos foram, inclusive, para Blumenau, terra do macaco albino.
.
.
francisco.latorre
macaco albino.
uá.
..
FrancoAtirador
.
.
Que me desculpem os albinos e os macacos,
mas, diante da barbaridade, não pude resistir.
.
.
Maria Libia
E a gente decente de sta.catarina roubaram os donativos. Por aí dá para notar que nível de gente é essa corja que deveria voltar para seu país de origem.
Zerg
Menos a Ideli.
José Ruiz
O país deles é o Brasil mesmo… ninguém precisa voltar para lugar algum… alguns (não é possível generalizar o povo catarinense por conta de meia dúzia de adolescentes débeis mentais) precisam aprender a conviver com as diferenças..
FrancoAtirador
.
.
Concordo integralmente com o José Ruiz.
.
.
FJP
É que na época das chuvas o Adolf Hansen estava no Nordeste, pegando um "solzim". O "bichin" não viu….
thoddy
Que por sinal, foi constrangedora as filmagens mostrando pessoas de classe média alta, roubando donativos dos desabrigados pela chuva.
ferdinand
Meu, os comentarios aqui são piores do que os dos energúmenos torcedores.
O que tem a ver as doações no desastre das chuvas? Quem roubou ou deixou de roubar? Se a família tal manda ou desmanda?
Que ânsia de vingança! Quanta intolerância! Que falta de humaninade! Quantos argumentos toscos!
Acho que estou no mundo bizarro dos super-amigos!!! A massa cheirosa as avessas!!!
Só falta eu ler "tomara que dê um monte de chuva que derrata um monte de montanhas e mate um monte de gente e não venha pedir ajuda porque tem gente com sobrenome europeu e todos são uns fascistas emm SC!".
Caramba – Azenha, podia ter poupado deste tópico – é desalentador ver que os piores preconceituosos não são aqueles que ruminam o racismo, mas os comentários biliáres e julgadores de quem em tese deveria ser um pouquinho diferente!
Ramalho
Meu, digo eu! Catarinenses desqualificaram os do "norte" porque seriam negros. O Claudius retrucou que estes "negros" foram solidários aos catarinenses, contrapondo-se com este argumento à desqualificação racista que foi acrescida da alegação de que os "negros" não trabalhariam e que seriam sustentados pelos estados dos sul.
O que há de ofensivo no argumento da solidariedade dos "negros" do norte aos "brancos" de Santa Catarina? Desde quando evidenciar virtudes é pecado? Você está vendo chifre em cabeça de burro, se me permite a observação.
Não se vê neste comentário do Claudius ao qual você responde nenhum ranço de vingança, nem de falta de humanidade. Sua ilação, ela sim, é completamente bizarra: não há, no comentário do Claudius, nenhum tomara isso, ou tomara aquilo, e, tampouco, insinuação de que se deseja o mal dos irmãos catarinenses.
O que conta, meu, e dá nojo, são os crimes destes maus catarinenses e maus brasileiros. Racismo é crime e estes criminosos deveriam ser investigados pela polícia, processados e presos. Com a palavra, a polícia e o MP.
betinho2
Correto Ramalho, assim como o povo do sul também tem sido solidário com outras regiões quando necessário. Sempre respondem aos chamados de solidariedade.
Não podemos e não devemos, em razão de dois comentários racistas, criar uma dicotomia entre povos e regiões.
E punição severa e exemplar para quem insufla, pois acaba acordando até aquele racismo dormente e inofensivo que há em algumas ou muitas pessoas e setores da sociedade.
Convém não esquecer a besta norueguesa, que acabou fazendo uma carnificina entre os seus, e não nos extrangeiros, que era seu objetivo "teórico".
ferdinand
Realmente, "A virtude não se ensina, como tão pouco o gênio".
"Catarinenses desqualificaram os do "norte" porque seriam negros."
Tens sérios problemas interpretativos – leia, respire – interprete com outros olhos.
Julgar o todo por alguns é tão degradante, reacionário e preconceituoso quanto aos dois acéfalos do post original.
Seres como estes dois tem no norte, no sul, no leste e oeste (aliás, mais em SP ao que parece – pelo menos em casos divulgados) – o problema é que de um ato imundo como destes 2 – você e mais um monte usam de tosquices para justificar ou agredir qualquer catarinense, "viu a gente ajudou, mas eles são racistas..e blábláblá" como considerar isto um argumento – lamento por você crer nisto.
Onde se deveria lutar contra este tipo de pensamento(!?) e atitude racista, opta-se em atacar qualquer um por ser catarinense.
Meu caro, saia do mundo das fronteiras – somos todos homens e mulheres (uns piores outros melhores de acordo com os seus conceitos) indiferente da origem territorial (xenofobia) ou étnica só não lute contra racismo com pré-conceito.
Caso te interessar antes de me atacar – leia abaixo outros comentários.
Abraço!
CC.Brega.mim
acertou em cheio:
massa cheirosa às avessas!
Rafael Patto
Acrescentando um detalhe ao comentário do colega Claudius, naquele episódio das chuvas em SC houve uma forte mobilização – louvável, diga-se de passagem – de toda a imprensa, evocando o senso de solidariedade do povo brasileiro, do tipo: "é gente da nossa gente, vamos nos unir". Quando, pouco tempo depois, foi a vez de Alagoas passar por catástrofes naturais, não vi o mesmo empenho e comoção da imprensa para inflamar esse senso de união, ou melhor, unidade. O que só mostra que as tragédias que afetam o Sul-Sudeste são tratadas como problema de todo o Brasil, quando é no Norte-Nordeste, aí a coisa é vista como algo distante, que não nos afeta tanto. É uma vergonha. A parte tudo isso, as declarações feitas são prática flagrante de racismo. Essas pessoas devem ser identificadas e reponder criminalmente por esse ato. Em tempo: sou mineiro, vivo no Rio, e amo todo o Brasil.
vera oliveria
e os "sub-europeus" ainda roubaram…skskskskskskk
flipeicl
É só fazer o simples Azenha, leve isso para a TV, ofereça a denúncia, tem até os nomes deles, se os nomes forem falsos, rastreia os IPs, daí depois que forem pego faz uma nova reportagem mostrando que foram pegos, isso aí é crime de racismo, pois atacam todos os pretos, e não "apenas" injuria racial.
João PR
Eu fico me perguntando: com tanta tecnologia para rastrear e localizar IPs, por que o MP não processa esses racistas??
Afinal, racismo é crime inafiançável!!! Cadê a justiça??????????????????????
Em tempo: se esses racistas terceiromundistas fossem confraternizar com seus "irmãos" skinheads alemães (por exemplo), saberiam o que é racismo, pois seriam tratados como "lixo do terceiro mundo".
Maria Libia
Porque o MInistério Público não tem interesse em tomar uma atitude, nem que seja para servir como exemplo. Não peça nada a MP, apesar de que seus salários são pagos por nós, pois vc não será atendido. Bastar ver o que os governos dos estados de sp. e minas fazem com a população, principalmente com a educação e saúde, e eles dormindo seus sonos explentidos. Não precisaria ninguém acusar, basta olhar, mas porque eles iriam se mexer se seus salários são pagos religiosamente.?
betinho2
Ainda ontem quando o Rogério trouxe o comentário, reportei à Cãmara de vereadores de São José – SC e à Secom da Prefeitura de Blumenau. Espero que alguma atitude seja tomada e não omissão pura e simplesmente.
Mas seria interessante que alguem que conheça algum site ou jornal nas duas cidades também repasse.
Palavras e comentários são sempre bem vindas, porém é com atitudes que resolvemos as coisas.
Paulo Santos
Dizer que os três estados do sul sustentam todos os outros estados do Brasil é de uma prepotência que só tem uma explicação, além do preconceito, é claro: burrice absoluta!
Ignez
Parece que o nome "ADOLPH" – marcado pela História – com o sobrenome Hitler – é bem apropriado para o autor de tais "concepções". Mas, o preconceito contra a "minoria" , que é maioria, neste país, está sendo denunciada. É bom, pois assim a verdadeira maioria reage aos fascismos da minoria ariana que "se acha" !
Douglas
Esta Pamela torce para o Gremio e não para o Figueirense, vejam lá no site imortal tricolor que o nome dela está lá cadastrado. E racismo é coisa de quem tem cérebro de AMEBA e covarde que se esconde atrás do teclado, quero ver gritar em praça pública e assumir que é racista.
FrancoAtirador
.
.
Santa Catarina é um latifúndio dos Bornhausen.
.
.
Edvaldo
Cadê a Polícia Federal pra pegar esses criminosos?
Maria Libia
Ela está ocupada tentando minar o governo da Dilma.
Gabriela
Eu sou de Santa Catarina e tenho orgulho do estado onde moro. Mas, sinceramente.. que vergonha alheia de certos catarinenses ein. Tal ato deve ser punido e nao ficar por isso mesmo, fato. Ah, e eu sou branca e sou flamenguista, e tenho muito orgulho do meu time e de toda sua torcida :)
Rios
Gabriela, não são todos os catarineses ou gaúchos ou paranaenses… dê uma olhada nos sobrenomes… são pessoas de origem européia que trazem consigo o racismo, preconceito e segregacionismo que permeia esse continente a pelo menos 2 mil anos, infelizmente.
betinho2
Rios
Muita calma nessa hora.
Sou de origem 100% alemã, sexta geração aqui nascida, porém na minha família não existe racismo (a não ser que esteja muito bem camuflada e não explícita), nem por isso concordo com esse insuflamento, tanto de um lado como outro. Manifestações como a do artigo são de pessoas que "estão" no Brasil, mas não "são" brasileiros, pois brasileiro de verdade considera todos seus conterrâneos como irmãos da mesma pátria, mesmo não sendo necessariamente de sangue.
Seu comentário deixou nas entrelinhas uma generalização, isso não é bom.
Rios
Compreendo Betinho2, mas veja o que está acontecendo com os movimentos separatistas do sul e sudeste. veja o que acontece com os desmembramentos de alguns estados brasileiros… esses movimentos são realizados por pessoas que se consideram diferentes dos demais "são extrangeiros" dentro do nosso próprio território… tenho muita satisfação de fazer parte desse país, de todas as suas cores, diferenças e similaridades… mas acho um absurdo que situações como essa sejam originadas por pessoas que "não são", ou não se consideram, brasileiros.
ferdinand
Ei…sobrenome e origem não trás preconceito – formação e meio sim.
Deveria entender um pouquinho da formação colonial no Brasil e no Sul especificamente para entender e distinguir as coisas.
É simplório e perigoso dizer isto – vamos dizer que eu sou racista porque tenho os sobrenomes Austríaco e Italiano….
Christiano Almeida
Certa vez – fato verídico – um deputado federal paranaense espinafrava os nordestinos no mesmo tom, grau e permissividade que essa menina (?), moça(?) ou senhora(?), na tribuna da camara federal. O Deputado Raimundo Asfora (Cearense de nascimento e Paraibano por opção e coração) ouviu atentamente os impropérios ditos pelo 'alemão'. Dia seguinte, o nobre deputado requentou o discurso do dia anterior, o que provocou um pedido de aparte de Asfora, que assim – curto e grosso, sapecou para surpresa do truculento 'loiro': "O Nobre Deputado do PR além de bairrista é um DESCALCIFICADO!!! "O que provocou a pergunta: "Nobre deputado Asfora, não seria… DESCLASSIFICADO? O qual de imediato respondeu: Também Deputado, também!!
dukrai
DESCALCIFICADO é o corno mocho, não nasce chifre porque falta cálcio rs
thoddy
kkkkkkkkkkkkkk. muito boa, kkkkkkkkkkkkkkkk
thoddy
Estou muito preocupado com os comentários de uns tantos idiotas que se julgam seres superiores, se eles acham que trabalham para nos sustentar, vou fazer igual a baiano, vou deitar numa rede e pedir aos escravos brancos do sul que me tragam uma água de coco. kkkkkkkkkkkkkk, até parece que vou perder um segundo do meu sono com tanta idiotice assim, eles não sabem que fora do Brasil deles eles não passam de latinos, assim como todos nós brasileiros.
Ronaldo Luiz
Não creio que seja racismo, é recalque subliminado. Recalque em alta concentração. Não devem ser levado em conta.
Robson
Eu ri, até parece que o sul sustenta o pais todo mesmo
Rogério Leonardo
Eu gostaria apenas que os outros colegas tivessem cuidado para não cometer o mesmo erro destas pessoas preconceituosas.
Não podemos generalizar contra todos os catarinenses as ofensas proferidas por alguns idiotas que vivem em Santa Catarina.
Floripa, por exemplo, nos deu Guga, que considero o maior exemplo de esportista da história do Brasil.
Preconceito existe em todo lugar, devemos lutar com dignidade contra ele.
Abraços a todos.
Helio Filho
Um amigo, baiano e pardo como eu – os chamados pardos com anel de doutor sao tratados como brancos na Bahia – retornanva ao Brasil apos um Doutourado concluido na Europa em 2001. Recebeu um convite para ensinar na UFSC e recusou, apesar das vantagens oferecidas.
Perguntei a razao e ele respondeu, em baianes:
– Quale broder, vou nada. E nenhuma. Logo agora que eu voltei a ser branco?
@Cesoca
:-))))
Ewerton Lopes
comentários tão racistas quanto os tweets… o umbigo agradece
P A U L O P.
Quisera eu estar morto antes de algum da corja PSDB/DEM chegar a ser presidente!
Coitado do nosso Brasil se tal acontecer.
Vai ser a maior tragedia; Pois do jeito que deixaram o pais apos 8 anos de fhc…
Em menos de seis já estará tudo devastado.
Em um ano haverá o CAOS TOTAL!!
Marcio H Silva
No jogo de volta vão falar fininho, ou não vão vir, porque quem agride pela web, geralmente são covardes enrustidos protegidos pelos seus nicks.
Evaldo Chaves
São nazistas nojentos que fazem esse tipo de comentário repugnante, representantes do que há de mais reacionário, atrasado. Estão parados lá no início do século XX, foram derrotados e serão novamente, disso não tenho dúvidas, mas incomodarão bastante, o que é ver que esse bando de marginais ganha espaço no momento de crises econômicas, por isso é preciso que todos os progressistas estejam muito unidos para impedir que bandidos como esses consigam iludir as pessoas com suas idéias e metodos cruéis e absurdos.
O Brasil, deveria tomar medidas sérias, como baixar os juros altíssimos e direcionar a nossa economia para o desenvolvimento nacional, incrementar o consumo de produtos de primeira necessidade, mas não é o que o Ministro Mantega pensa.
florencio1
gente nojenta… deveriamos manda-los de volta para a terra deles que esta em decadencia….europa preconceituosa.. atrasada….
Savio
Eu concordo com você meu amigo, essas pessoas que tem outras descendências que acham que são melhores por isso QUE VOLTEM PARA SEU PAIS DE ORIGEM!!!!
Idiota tem em todo Brasil, infelizmente….
.
José Ruiz
Gente, a terra deles é o Brasil… que idéia é essa de Europa? Se for pensar assim, tirando alguns índios, ninguém é do Brasil… Vamos ser razoáveis: os meninos estão precisando de educação…
buddy
Santa Catarina é um belo e promissor estado. se tem praias maravilhosas, também é verdade que é a casa do triunvirato satânico: RBS,DEMO E PSDB.
Racismo é crime, e como tal deve ser tratado. tentem identificar os lacaios, e processo neles.
@renan2112
Eu queria ver o site (no caso, o G1) também respondendo criminalmente por esses comentários. Sim, a culpa é deles também, eles têm recursos para detectar e filtrar comentários preconceituosos, mas não o fazem.
José Balthazar
Buddy,
BINGO! ACERTOU EM CHEIO……….. PARABÉNS…………
JHPJr.
Pra uma população que vota com gosto na coligação PSDB/DEM desde sempre – e à exceção casual do RS,que costuma ser o mais progressista dos 3 Estados do Sul -,não me surpreende em nada essa demonstração de civilidade 'legitimamente européia'. Há relatos de conhecidos meus que dizem ser rechaçados nas ruas daquela região quando demonstram,através do sotaque,serem do Norte,ou do Nordeste,de uma maneira que até um pedido de informação é digno de cusparadas. Pior que esses 'pobres meninos ricos' do Sul quando vão à terra dos seus valorosos antepassados,são tratados como qualquer imigrante latino,isto é,a base de humilhações e cacetadas. É uma mistura doida de 'síndrome de Estocolmo' com 'complexo de vira-latas' que surpreende!!
dukrai
não dá pra desqualificar uma população porque políticos de direita são eleitos para cargos majoritários, São Paulo e Minas Gerais também são governados pelos tucanos há séculos e temos uma esquerda ativa, com propostas e potencial para assumir os governos municipais e estaduais em 2012 e 2014.
Essa estória de ouvir dizer é conversa de comadre, mentirosa e difamatória, Santa Catarina, p. ex., tem o turismo como fonte importante de renda e o turista é muito bem recebido. Preconceito contra nordestino não é exclusivo dessa gentalha que se acha protegida pelo anonimato na rede e deve ser combatido, inclusive este tipo de acusação falsa contra toda uma região.
Xandão
Concordo, dukrai. E digo mais: acho que eles votam em políticos de direita porque os de esquerda, lá, não devem ser lá grandes coisas. Sou carioca, branco e flamenguista. E é bom colocar um ponto importante nessa discussão, e que talvez explique a raiva (não o racismo) dos catarinenses: em Santa Catarina, o Flamengo é o dono da maior torcida no estado, maior que a dos times locais. Ou seja, tá assim de ariano com a camisa do Mengão lá.
José Balthazar
Meu Caro Xandão, você tá mais por fora que cabelo de côco! Urubu tem maior torcida? Onde? Nem no RJ é a maior. É só tu ver o público nos joguinhos do teu time. Uma mixaria. Só tem mais pagantes, quando é clássico. O público presente contra o Grèmio no último jogo em 2009, foi metade do Vasco x Ipatinga e Flu x LDU. Aqui por SC deve ter uma meia dúzia….Essa de maior torcida é só conversa fiada dessa imprensa mentirosa… A propósito: quantos torcedores tinha ontem no jogo contrato Atlético/PR? KKKKKKKKKKK
Sergio
José, o assunto aqui é sério e você vem com essa pataquada de rixa de torcida ????
Se você não acredita em pesquisas de opinião feitas há varios anos, que confirmam que a torcida do FLAMENGO é a mais numerosa no BRASIL, o que você apresenta para contestá-las ?
Você não tem, não é ??? Então atenha-se ao foco do texto postado acima que relata os comentarios racistas contra a torcida. Lamentável que nem em um caso desse que pode atingir torcedores de qualquer time, estamos livres dessa besteira de rivalidade. Coisa de criança……
Carlos G P Lenz
EU sou catarinense com muito orgulho, descendente de alemães, já de 4a geração e sou MENGÃO !
Tenho votado nos partidos ditos progressistas, assim como no velho MDB durante a ditadura.
Infelizmente nós catarinenses temos tentado as opções ditas progressistas em várias cidades importantes e para vários cargos no legislativo, porém não temos logrado exito com estas administrações e/ou na AL ou CN. Enquanto não aparece alguém melhor estaremos tentando…
Quanto aos comentários feitos no blog do Flamengo : Este pessoal ai é ESCÓRIA em qualquer parte do Brasil e do mundo. Só cadeia resolve. Aliás o que tão esperando para enquadrar os dois por racismo ???
Deixe seu comentário