Previdência: Temer vai comprar apoio de mídia e parlamentares com publicidade; ‘mata dois coelhos com uma cajadada’, diz auxiliar
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Foto: Marcos Corrêa/PR
Temer vai comprar apoio de jornais, TVs e parlamentares com publicidade, diz jornal
Deputados e senadores escolherão veículos de comunicação para elogiar a reforma da Previdência. Quem aderir receberá anúncios do governo
por Redação de CartaCapital, em 11/04/2017
O governo de Michel Temer pretende comprar o apoio de deputados federais e senadores para a reforma da Previdência usando verbas de publicidade que serão entregues a jornais e outros veículos de comunicação escolhidos pelos próprios parlamentares. A estratégia foi revelada em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada na noite de segunda-feira 10.
De acordo com o Estadão, diante da impopularidade das mudanças previdenciárias no Congresso, o Palácio do Planalto decidiu separar 180 milhões de reais para jornais, sites e emissoras de rádio e televisão cujos jornalistas aceitem explicar a reforma da Previdência “sob um ponto de vista positivo”.
“Os veículos de comunicação que aderirem à campanha terão direito à publicidade federal”, informa o jornal, acrescentando que o principal foco será o Nordeste, assim como locutores e apresentadores populares da região.
O direcionamento dos recursos dessa “política pública” de Temer será feito justamente pelos deputados e senadores. Trata-se de uma moeda de troca adicional, além da liberação de emendas parlamentares e de cargos a apadrinhados políticos dos congressistas.
A verba a ser direcionada à mídia será, segundo o Estadão, usada por deputados e senadores para “ganhar espaço para aparecer” na imprensa, uma vez que serão os responsáveis por levar dinheiro público para essas empresas.
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Ainda segundo o Estadão, a estratégia foi definida pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, o angorá das delações da Odebrecht, e o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), receberá os pedidos dos parlamentares. Um auxiliar de Temer afirmou ao jornal que a compra de apoio “mata dois coelhos com uma só cajadada”.
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Comentários
Paulo Roberto de Oliveira
Comprando opinião a favor através de anúncios, é a chamada ditadura comercial. E tem quem fale mal do DIP do Getúlio Vargas, que não era cara de pau, era a favor do povão e, portanto, não ria da desgraça do trabalhador. Tem alguns jornais televisivos que já devem estar recebendo (mesmo aqueles com pouca audiência) , pois não vejo neles nenhuma opinião ou entrevistado contra os projetos do governo do feitor Temer, que quer entregar tudo pronto em 2018, para o novo administrador a serviço dos barões da indústria, do comércio e da agropecuária, herdeiros dos Barões do Café, que não aceitam as derrotas de outubro de 1930 e de 1932.
Roberto
Nossa mídia é bem comprável.
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