Polícia de SP “entrega” mulher que denunciou execução por PMs

Tempo de leitura: < 1 min

‘Fui traída pela polícia’, diz mulher que denunciou PMs em Ferraz de Vasconcelos (SP)

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Traída pela polícia. É assim que se sente a mulher que, no último dia 12 de março, ligou para o 190 e contou como dois soldados da Polícia Militar de São Paulo estavam matando, naquele momento, Dileone Aquino no Cemitério das Palmeiras, em Ferraz de Vasconcelos (SP), com um tiro no peito.

Traída porque o seu ato de coragem foi divulgado pela polícia, o áudio do telefonema não distorceu sua voz e agora,  depois de um mês, muita gente já pode saber quem ela é. “A Corregedoria prometeu me preservar, mas a prova de que isso não aconteceu é que eu estou falando com você nesse momento”, disse a testemunha ao repórter Josmar Jozino, do jornal Agora SP, por telefone.

A partir do telefonema da mulher ao 190 os soldados foram identificados e presos. A promotora Priscilla Bergamaschi Moretti, do 4º Tribunal do Júri, informou que irá pedir a degravação do áudio para identificar e ouvir a testemunha. “Eu não tenho mais nada a acrescentar”, disse a mulher ao jornal Agora. “A fita já é suficiente.”

Hoje, os PMs estão presos e ela está sob proteção da Corregedoria da Polícia Militar, mas a Secretaria de Justiça de São Paulo quer colocá-la no Programa de Proteção a Testemunha (Provita).

*Com informações do jornal Agora SP

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gerson Carneiro: Compensa denunciar um crime? – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Em 8 de abril de 2011, o Viomundo publicou esta matéria:  Polícia de São Paulo “entrega” mulher que denunciou execuç…. […]

vera oliveira

aqui em minha cidade está assim se matarem um policial,começa o inferno,as pessoas não saem de suas casas,pois carros pretos com homens encapuzados passam impondo o medo,até sabermos da morte de pessoas aqui ou ali,geralmente meninos que tem alguma passagem na polícia,e muitas vezes nem tem.Podem matar o policial que for,muitas vezes esse policial age com crueldade com as pessoas e elas não suportam e se vingam,mas ai de quem se vingar,pois eles são como uma irmandade,é a polícia contra o povo pobre,pois com os bandidos ricos eles dão tapinhas nas costas e são subalternos.

vera oliveira

ela deveria fazer uma blog,uma ong,um movimento e ficar bem conhecida,pra que se tornasse um ícone entre a população,daí ficaria mais díficil de acontecer algo de ruim com ela já que ela estaria na mídia sempre,teria o apoio popular,e ficariam com medo de atentarem contra ela já que isso chocaria a opinião publica

Damastor

peraí..e a midia não tem nenhuma culpa no cartorio nesse caso?

Luiz de Toledo

Para o bem dessa mulher, imediatamente, ela deve deixar o estado de São Paulo e acima de tudo trocar de identidade.

Mas para isso acontecer creio que a secretária nacional de direitos humanos deva entrar no caso.

roberto

cadê o "MP" paulista se manifestar contra estes desmandos do governo paulista e a "OAB" paulista, cada vez mais me convenço que estas duas instituições só se preucupam com "erros" petistas.
A OAB por exemplo não tenho a menor dúvida, de sua "guinada direitista tucana" , porem, me dedcepciona muito o "MP" que se esperava total isenção.

rubem

foi uma "canalhice "sem tamanho da corregedoria de polícia expor essa mulher desta forma, se fosse um governo sério demitiria todo mundo da corregedoria, mas um governo hipóclita onde a sujeira é "varrida para baixo do tapete" não vão fazer nada é assim as administrações do PSDB, os tucanos são "Mestres" na dissimulação.

    Pitagoras

    E quem comanda essa corregedoria? Seriam da mesma patota que emporcalha a polícia civil em todo o país?

    Pitagoras

    Quis dizer "polícia Militar" embora a crítica valçha igualmente para a Polícia Civil…

juares

Se não existe o evangelho que descortina todas as injustiças, eu lhes diria: melhor é a morte! Mas neste caso, digo: procurem "A verdade".

Gerson Carneiro

Eu não vou dizer nada porque a polícia é a de São Paulo e o Klaus se sente traído quando eu "entrego" os casos mirabolantes que desmentem o Governo de São Paulo.

Pall Kunkanen

Estava eu na janela do apto fotografando a lua numa noite quando vem pela rua uma moto e logo em seguida uma viatura policial, o carro emparelha com a moto e o policial com o cacetete derruba o condutor da moto.
Imagem vcs deveriam estar a 60, 70km/h. Os PMs param a viatura mais a frente e voltam, chegam chutando o homem caido, que grita. Eu ingenuamente nesta hora já havia tirado umas 5 fotos.Os chutes e os xingamentos prosseguem. Um dos PMs se abaixa e retira do bolso a carteira do homem. Passa um carro, pela luz é possível o sangue por toda parte. Então o outro PM dá uma olhada para os lados e para cima, qdo me vê. Imediatamente ele diz ao outro, pare! estão tirando fotos. Aonde pergunta o outro? Ali naquele edifício.
Pois não é que eles deixaram o homem lá caido, entraram no prédio, foram até o meu apto, pediram a máquina, abriram e velaram o filme e ainda me disseram: tu quer morrer é? Nunca mais faça isso, pois vc será um homem morto. Desceram embarcaram na viatura e foram embora, tempos depois um carro parou e chamou os bombeiros. No outro dia saiu nos jornais que o motoqueiro perdeu o controle da moto, um mês depois saiu do hospital.

Augusto

Alguém conhece um bom seguro-funerário?????

Pitagoras

Admirável coragem a da cidadã. Mas num país onde impera a bandalheira, denunciar crimes se tornou um ato suicida. Assim, a bandalheira se perpetua, por falta de quem denuncie.
Um círculo vicioso infernal!

Marcelo Fraga

Antigamente havia aqui no RS uma espécie de orgulho da nossa polícia, pois até no nome (Brigada Militar) era diferente à do resto do país. E realmente era diferente. Os policiais respeitavam as pessoas. As pessoas gostavam dos policiais porque estes realmente protegiam o povo.

Hoje, no entanto, está muito parecida com a polícia de SP. De diferente, só o nome mesmo.

luis

Não há o que preste em SP além do povo! Estes irresponsáveis no fundo querem passar o exemplo do o que não se pode fazer! Como é possível que este material tenha chegado a imprensa? Quem foi o responsável da PM por ter vazado e por consequencia ter colocado a cidadã em sério risco de vida? Esse governador elogia a mulher más se esquece que não tem palavra e nem autoridade. Todos se lembram que Alckmin prometeu ao sequestrador da filha do Silvio Santos que lhe garantiria a vida! O que ocorreu então? Sr. Governador, o que o Sr. tem a dizer sobre aquilo que prometeu e não cumpriu? Das duas uma. Ou o senhor é incompetente e portanto não poderia ter garantido que sua polícia não iria matar o preso ou então é conivente com esses criminosos. Qual das duas o sr. escolhe?
Quem é que vai garantir a segurança dessa mulher? Até onde sei, o único até agora que escapou da morte está fora do país e quase morreu quando veio aqui depor!

edv

Este episódio lembrou-me quando tive um carro roubado por dois caras armados, que me renderam ao chegar em casa de madrugada. Pra encurtar, eles me deixaram na calçada (bonzinhos que eram) e saíram em disparada. A rua era comprida e, por sorte minha (sorte?!), assim que sairam passa uma patrulha da polícia.
Corri até eles, apontei o carro em fuga, ainda uns 100m de nós e gritei: "Acabaram de roubar meu carro, é aquele lá, aquele lá! … Ainda da pra pegá-los! … Aquele lá!"…
O policial replica: "Calma! calma"!…
E eu: "… mas é aquele lá, ainda dá pra pegar, é só perseguir! … aquele lá!"…
E o carro indo embora…
O policial: "Fique calmo, amigo, diga-me qual é o no. do chassi do carro!"…
"Hã!… Mas"…
"Ok … os senhores podem me levar até a delegacia para registrar a ocorrência?
"Pois não, entra aí!"
"Obrigado!"

Orellano Paz

Urge inventar a Justiça, o terceiro poder da República.
A omissão/corrupção/partidarização do "judiciário" é a mãe de todos os males de nossa iniciante democracia.
Não existem promotores em SP?
Minha solidariedade a esta cidadã traída pelo Estado (não apenas pela polícia).
De que a protegerá a minha solidariedade?

Antonio Soares

O Secretario de Segurança de SP (e o Governador também), tem a obrigação de esclarecer essa nova acusação. Parece que tem um segundo crime aí (falta de proteção adequada a uma testmunha). E cometido pela Corregedoria ! Agora, querem remendar com o programa de proteção a testemunhas. Se acontecer algo grave com essa mulher, quem será o responsável ? E, se alguma outra pessoa testemunhar crime semelhante, terá coragem de telefonar para a polícia, diante dessa exposição publica a que foi submetida essa senhora ? Com a palavra o Sr. Secretario e o Sr. Governador.

Roberto Locatelli

A polícia paulista, ao não proteger essa mulher, está mandando um recado a cada um de nós: "se você denunciar crimes cometidos por policiais, o mesmo acontecerá com você".

Regina Braga

Se a cidadania não for exercida,como vamos mudar alguma coisa? Se a Polícia foi incapaz de fazer o seu trabalho,tbém precisa ser denúnciada.Em algum momento,o MP,AOB,Comissão Teotônio Vilella,vão acabar ouvindo…È preciso continuar falando dos desmandos de Sampa.O Estado foi transformado num Estado sem lei.Grupos de extermínio,parecem institucionalizados.Chega,né!!! Vamos continuar cobrando.A legalidade e moral não podem ser abafadas.

Luci

Literalmente "entregou", mais uma ação que colocará o Brasil numa situação dificil perante o mundo.

Justiça!

Sinceramente parece que estamos vivenciando apertem os cintos que o Piloto Sumiu. Todos riem, se reunem, dão entrevistas, estão cercados de seguranças, desfilam, viajam, e nós a população temos que fazer nossa declaração do impôsto de renda, estamos convivendo com medos e por vezes como esta senhora ter privada sua liberdade. Venceram. E nós temos que ficar caladinhos, quem tem a sorte de não ser furtado muito bem e quem for que fique com o prejuízo.

FrancoAtirador

.
.
BRESSER PEREIRA ROMPE COM O PSDB

"…fui rever as ideias do Fernando Henrique. Eu sabia que ele tinha deixado de ser esquerda, mas eu também tinha deixado um pouco de ser esquerda. Eu continuava um pouco e ele tinha deixado de ser mais do que eu…

Aí fui ler outra vez o livro clássico dele e do Enzo Faletto ("Dependência e Desenvolvimento na América Latina).
E vi que Fernando Henrique estava perfeitamente coerente.
O que é a teoria da dependência?
É uma teoria que vai se opor à teoria cepalina, ou isebiana, do imperialismo e do desenvolvimentismo, que defende como saída para o desenvolvimento uma revolução nacional, associando empresários, trabalhadores e governo, para fazer a revolução capitalista.
O socialismo ficava para depois.

A teoria da dependência foi criada pelo André Gunther Frank, um notável marxista alemão que estudou muitos e muitos anos na Bélgica e que em 1965 publicou um pequeno artigo chamado "O desenvolvimento do subdesenvolvimento", brilhante e radical.
É a crítica à teoria da revolução capitalista, à teoria da aliança da esquerda com a burguesia.
É a afirmação categórica de que não existia, nunca existiu e nunca existiria burguesia nacional no Brasil ou na América Latina…
Quando a burguesia nacional é compradora, entreguista, associada ao imperialismo, a única solução é fazer a revolução socialista.
É bem louco, mas é lógico.

Aí vieram o Fernando Henrique e o Enzo Faletto e disseram que havia alternativa, a dependência associada.
Ou seja, as multinacionais é que seriam a fonte do desenvolvimento brasileiro, cresceríamos com poupança externa.
Era a subordinação ao império.
Claro que o império ficou maravilhado….
o fato concreto é que no governo Fernando Henrique o partido já caminhava para a direita muito claramente. Daí o PT ganhou a eleição e assumiu uma posição de centro-esquerda, tornou-se o partido social-democrata brasileiro — e o PSDB, naturalmente, continuou sua marcha acelerada para a direita.

Nas últimas eleições, ele foi o partido dos ricos. Isso, desde 2006.
É a primeira vez na história do Brasil que nós temos eleições em que é absolutamente nítida a distinção entre a direita e a esquerda, ou seja, entre os pobres e a classe média e os ricos.
E um partido desse não me serve …"

(Luiz C. Bresser Pereira, fundador do PSDB, ex-ministro de FHC; Valor, 08-04)

Carta Maior; 6ª-feira, 08/04/2011

FrancoAtirador

.
.
Triste é o país onde o cidadão não pode confiar na polícia.
.
.

yacov

A Polícia de São Paulo, infelizmente, é um antro de bandidos da pior espécie. Igualzinho seus chefes que residem no Palácio dos Bandeirantes.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gloBO – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Marcelo

É a mesma corregedoria que achou normal uma policial ser despida a força e filmada . O que Essa Sra . esperava ?

Hélio Pereira

A Corregedoria pisou na Bola.
Nem precisava ter havido acordo entre a Corregedoria e a mulher,pra que se distorcesse a voz da mulher das gravações.
Alias eu acho que nem deveria ter sido divulgado este áudio,bastava citar o teor da denuncia.

    Tereza

    mas aí, eo espetáculo?!

    Hélio Pereira

    Pois é Tereza,
    você tem toda razão o comando da PM precisava mostrar que pune os PMs que pisam na Bola,onde já se viu fazerem um ato destes sem conferir se havia testemunhas observando não é mesmo ?
    Xuxu também teve um bom motivo pra receber os holofotes,com aquele velho papo de vamos puni-los com rigor,serão expulsos da Corporação,toda reação seguida de Morte será apurada a partir de agora.
    Quem não se lembra do "Rigor",com que foi punido o Soldado "Rambo",que tirou a vida de um trabalhador na Favela Naval?
    Rambo saia a hora que bem entendia do Presidio Romão Gomes,utilizava Prédios do Governo pra reformar carros,fazendo serviços de Funilaria e Pintura,realmente como diz Xuxu foi "uma severa punição"
    Otávio Lourenço Gambra o "Rambo" já esta livre da prisão,enquanto a Família de Mário José Josino esta desamparada pela Justiça,afinal Mário José Josino era só um Trabalhador comum e Negro ainda por cima,este é o Retrato de nosso país,infelizmente!

aurica_sp

É isso que dá exercer cidadania. Aqui da janela do meu quarto na parte de cima da minha casa sempre vemos cada coisa…

Paulo

Um absurdo.. e depois que eles precisam da população para resolver um caso eles vem dizendo.. Olha.. denuncie e você não será identificado.. Não vai ser identificado.. kkkkkkk eles pensam que a população é besta. mas na verdade é besta pois acham o governo do PSDB uma maravilha.

Os órgãos publicos são covardes e traidores, e o povo faz que não vê.. e quando vê só reclama e não faz nada.

helena catin

Denúncia anonima para o pobre é assinar sua sentenca de morte dependendo de QUEM é o denunciado, só não dá em nada se o alvo for RICO porque aí…nem investigado ele será porque os 'superiores' tribunais não aceitam denuncia anonima contra RICOS, isso é ilegal no Brasil sil sil.

Deixe seu comentário

Leia também