Delegado da PF apoiador de Aécio diz que Lula será preso em até 60 dias; para advogados, Igor Romário afrontou a lei
Tempo de leitura: 3 minDelegado Igor Romário de Paula: apoio à candidatura Aécio Neves (PSDB) em 2014 e participação em comunidades virtuais de ódio ao Partido dos Trabalhadores
Mais um delegado fala em “timing” e escancara caráter político de processo contra Lula
Advogados do ex-presidente informam que tomarão as medidas jurídicas cabíveis contra Igor Romário de Paula, delegado que comete “coerção moral” sobre Lula
A Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota nesta sexta-feirta a respeito de reportagem publicada no portal UOL, com entrevista do delegado federal Igor Romário de Paula, informando que tomará as medidas judiciais cabíveis contra o servidor, que comete coerção moral contra o ex-presidente.
De acordo com os defensores de Lula, “a divulgação pela imprensa de fatos ocorridos na repartição configura transgressão disciplinar segundo a lei que disciplina o regime jurídico dos policiais da União. Além disso, a forma como o Delegado Federal Igor Romário de Paula se dirige ao ex-Presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal e com a proteção à honra, à imagem e à reputação dos cidadãos em geral assegurada pela Constituição Federal”.
Na entrevista concedida ao portal, Igor Romário de Paula afirma que poderá existir “timing” para prender o ex-presidente Lula dentro de 30 ou 60 dias. Para os advogados de Lula, “Ao renovar uma abordagem sobre hipotética privação da liberdade do ex-Presidente sob o enfoque de “timing” ou sentido de oportunidade, o Delegado Federal Igor Rodrigo de Paula deixa escancarada a natureza eminentemente política da operação no que diz respeito a Lula.”
Não é de hoje que Igor Romário de Paula adota conduta parcial contra o ex-presidente.
Conforme reportagem publicada no mesmo portal UOL, o servidor está processando o site Facebook para que este retire do ar uma página que faz críticas ao delegado federal, que teve seu nome ligado a uma polêmica eleitoral no ano de 2014.
Apoie o VIOMUNDO
É que, conforme então revelou o jornal “O Estado de S.Paulo”, ele costumava pedir votos para o então candidato Aécio Neves, em páginas de redes sociais fechadas ao público geral. Além disso, participava de uma comunidade cujo símbolo era uma caricatura da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT), com dois grandes dentes para fora da boca e coberta por uma faixa vermelha na qual estava escrito “Fora PT!”.
Leia, abaixo, a íntegra da nota dos advogados.
Sobre a entrevista concedida pelo Delegado Igor Romário de Paula ao portal UOL (27/01/2017), fazemos os seguintes registros, como advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:
1- A divulgação pela imprensa de fatos ocorridos na repartição configura transgressão disciplinar segundo a lei que disciplina o regime jurídico dos policiais da União (Lei no. 4.878/65, art. 43, II). Além disso, a forma como o Delegado Federal Igor Romário de Paula se dirige ao ex-Presidente Lula é incompatível com o Código de Ética aprovado pela Polícia Federal (Resolução no. 004-SCP/DPF, de 26/03/2015, art. 6o, II) e com a proteção à honra, à imagem e à reputação dos cidadãos em geral assegurada pela Constituição Federal e pela legislação infraconstitucional e, por isso, será objeto das providências jurídicas adequadas;
2- Ao renovar uma abordagem sobre hipotética privação da liberdade do ex-Presidente sob o enfoque de “timing” ou sentido de oportunidade, o Delegado Federal Igor Rodrigo de Paula deixa escancarada a natureza eminentemente política da operação no que diz respeito a Lula. Há pré-julgamento, parcialidade, vazamentos e comportamentos que violam a ética e a conduta profissional por parte de diversas autoridades envolvidas nas investigações e processos referentes ao ex-presidente. É o “lawfare”, como uso da lei e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política, exposto reiteradamente pela defesa de Lula, que fica cada vez mais claro a cada pronunciamento de agentes públicos que participam da Operação Lava Jato;
3- Agentes públicos que se valem do cargo para promover atos lesivos à honra de Lula ou de qualquer cidadão cometem abuso de autoridade, na forma do artigo 4o., alínea “h”, da Lei no. 4.898/65. Por isso, o conteúdo da entrevista concedida pelo Delegado Federal Igor Romário de Paula deve ser investigada e punida, se constatada ocorrência do ilícito, independentemente de “timing”. Ninguém está acima da lei, quanto mais as autoridades encarregadas de garantir o seu cumprimento;
4- A declaração do delegado Igor de Paula caracteriza coerção moral ao ex-Presidente e ataque à sua imagem pública. É inadmissível que um agente do estado se pronuncie sobre investigação ainda em curso, sob sua responsabilidade, com o claro objetivo de constranger um cidadão, em desrespeito ao direito de defesa e ao devido processo legal.
O fato presente é mais uma evidência de que alguns integrantes e mesmo coordenadores da Operação Lava Jato desviaram-se do objetivo da investigação, para atuar na perseguição ao ex-presidente, mesmo sem existir evidências de delitos ou provas de qualquer tipo contra Lula.
Cristiano Zanin Martins”
Leia também:
Comentários
FrancoAtirador
.
.
Marisa e Lula
.
Por Saul leblon, na Carta Maior
[…]
“O que se luta para preservar ali, porém, é justamente algo que se mexe como a História
e que por se mexer opõe-se ao cerco que pretende afogá-lo numa Grande Hemorragia
de Demonização e Esquecimento.
O Alvo é Certeiro.
A Memória é um Pedaço do Futuro.
A daquele período, sobretudo preciosa para o presente.
Não apenas para entender o Brasil atual, a partir dos protagonistas ora capturados
pela máquina avassaladora de picar e reconstruir reputações e legados deformando-os.
Não só para repor o que está sendo lixiviado, sangrado diariamente na mídia.
Mas ela, a memória, também é crucial para repor o orgulho, a credibilidade, a confiança
e, sobretudo, a faísca capaz de religar a esperança que respirava naquela casa
onde brotariam as sementes do país que trinta anos depois vicejaria.
Esse que está sendo ceifado agora com rancor inaudito, um Brasil que ainda não somos,
mas que poderemos ser no século XXI.
A metamorfose do improvável nas ruas do país naqueles primórdios
contradiz o impossível hoje elevado à condição de permanente.
Não é hagiografia filmada.
É uma história real, de gente de carne e osso.
Que se entregou sem se perguntar onde era a porta de saída de volta à rotina,
e o fez de peito aberto, pondo na mesa empregos, filhos, o presente e o futuro,
numa aposta contra o estabelecido, com os riscos e a violência sabidos.
Gente comum se agiganta em circunstancias incomuns, ao não recuar diante delas.
Esse resgate feito de carne e osso é indispensável para repor a grandeza
e as fraquezas da carne e do osso humano na fricção da história brasileira
hoje sufocada pela mentira e o ódio.
Carta Maior recuperou uma das raras entrevistas em que a personagem
que hoje luta pela vida em uma UTI, assim como lutou pela sua e a de milhões
nesses 43 anos, rememora o seu olhar sobre os acontecimentos desse início,
cujo epílogo persiste em disputa.
A resistência ao esquecimento é um pedaço dessa disputa.
A entrevista é de 2002, feita durante a campanha que levaria o PT pela primeira vez ao governo.
É atual porque devolve a Marisa o direito de se proteger
daquilo que os indígenas mais temem diante de uma câmera:
O Roubo de Alma” …
.
Íntegra em:
http://cartamaior.com.br/?/Editorial/-Marisa-e-Lula-/37629
.
.
lulipe
60 dias? Pra que esperar tanto??
roberto
A PF virou um amontoado de idiotas com iniciativa, e imensa falta de patriotismo.
roberto
Se a PF fosse “minimamente” digna e honesta, mandaria para o olho da rua, todo delegado ou funcionário que fosse para a imprensa falar de política, pois a PF deveria ser intrinsecamente apolítica.
Fazendo vistas grossa, ela se torna tão corrupta como seus integrantes corruptos.
Nota zero para essa polícia que, um dia, teve o respeito da população, há muito tempo atrás, atualmente ela não passa de um partido político ,dos mais reacionários e retrógrados.
Carla Vigouroux
Quando tivermos um governo revolucionário você vai ver, cabron.
FrancoAtirador
.
.
“Quando fala de Golpe no Brasil,
a Dilma ainda tem Dificuldade
de Pronunciar a Palavra Globo”
Jornalista Paulo Henrique Amorim
https://youtu.be/pFU4fFPU8zw?t=76
.
.
José X.
fill in the blanks
polícia f_______
RONALD
X, estou em dúvida entre: uderal; isiológica ou uleira.
Dilma Coelho
Por que fazer propaganda de um imbecil como este, mostrando sua foto? Use uma sátira, uma charge, etc. Esses doentes querem aparecer mesmo que seja a custo de mentiras. Por favor, seus leitores merecem respeito. Olhar para uma cara dessa causa vômito…
Cláudio
:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabuj@s suj@s a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…
.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
. . .
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.
. . .
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
…
::
SARTREANA
.
Maldita seja toda esperança
que faz continuar o mal
do bem que só se alcança
no viver sempre (des)igual
.
…………….………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
.:.
NÓS
.
A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…
.
Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?
.
………………………….……………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
CEM RIMAS
( para o PT e o PSTU )
.
A vida passa de graça
e fica ainda mais rica
nos olhos de esperança
que às mãos multiplicam
.
………………………………………..………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
KWY
.
.
P
…e
…….n
…………s
…………….o
…………………logo(S)
…………………………………..p
…………………………………..e
…………………………………..s
…………………………………..o
.
……………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão
.
tele……………………..vazão
.
tele……………………..vazio
.
………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
.
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
Globo
.
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
rotina
( para o poeta Paulo Machado )
.
homem de rituais
modernos
modernamente
morro todos os dias
do mesmo jeito:
desfeito em contas e em cantos
mais nada
tudo menos
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
negócio
( para o poeta Rubervam Du Nascimento )
.
a morte industrializada
sob o rótulo “VIDA”
abastece em cada rês
a existência perdida
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
massa
.
a cidade cr…e………s……………………..c…………………………………………..e
e a gente
…………………desa
.
…………………par
.
…………………ec
.
…………………e
.
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
capitolismo
.
predadores à espreita
muito mais que esperto
tem-se que ser sempre vivo
.
preço da evolução
lei da sobrevivência
juras de a-mor
juros e mais ou menos valia
.
antenas atentas
vigiam os espaços
(e o tempo)
da vida
mínima
nas promoções do dia-a(-)dia
.
é isto o que vinga:
a morte é hereditária…
.
…………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
foi ou é ou será
.
não o feito
nem a coisa por fazer
ou o imperfeito perfeito
:
o que me anima
é a magia lógica das possibilidades
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
.
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
…………………..………………………………. (Joseph Pulitzer)
::
Se você não for cuidados@
.
“Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as ‘pessoas’ que estão oprimindo”.
…………………..………………………………. (Malcolm X)
::
(En la lucha de clases)
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………..………………………………. (Paulo Leminski)
::
(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
………………………….………………………. (Salamah Mussa)
::
A existência precede a essência.
……………………………………..……………. (Jean-Paul Sartre)
::
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Marco Vitis
Igor é um delegado amarelo da PF.
Os amarelos são responsáveis pela peste amarela que está destruindo o Brasil.
Por isso, o “lawfare” contra Lula é coerente com os objetivos dos amarelos.
RONALD
Marco, esses ANATIDAES AMARELUS são perigosíssimos. Seguem cegamente certas classes empresáriais, que usam dinheiro do povo de exonerações de IPI para conspirar e comprar deputados e senadores. São como uma praga a ser extinta.
jaco
Se o delegado ainda que em tese e não fizesse parte da investigação, deveria ser punido. Ele esta desmoralizando a entidade policia federal. Pois vários integrantes só fazem parte da PF por que LULA conseguiu dar oportunidade para que varias pessoas de classe popular entrasse na universidade e poderem prestar concurso para órgãos públicos como a PF e hoje em dia tem um quadro de profissionais de várias classes sociais.
RONALD
Prendam o Lula e os senhores verão a maior revolução da história desse país !!!!
Prendam sim , o bandido do Aécio, do bandido do Serra, do bandido do FHC, do bandido do Alckmin e os outros 300 bandidos, escondidos no Congresso, no Alvorada, no Senado e no STF.
Deixem Lula em Paz !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lukas
Impressionante como, no meio deste mar de lama, sendo ele o Presidente da República e principal líder do PT,Lula conseguiu manter-se honesto.
Isto é para poucos.
Mauricio
Assim como manter-se estúpido e boçal, isso realmente é um feito. Você está de parabéns!
francisco pereira neto
Azenha.
Não se engane.
Esse seu compromisso com o bom jornalismo é salutar e democrático quando a democracia está em plena vigência, coisa que nunca existiu no Brasil.
Você não publicou um comentário meu porque entendi que era pesado mesmo, mas não se faz confronto com gente do tipo desse Lukas, um bosta, que foi defenestrado de todos os blogs “sujos” que eu acesso, e só o encontro aqui, e você dá espaço para esse tipo de gente.
Esses tempos são anormais, mais do que nós poderíamos imaginar.
A sanha fascista perdeu o pudor e nós estamos dando espaço para essa gente.
Pare com isso. Você não precisa disso, e nem é opinião que dê para confrontar e dialogar.
roberto
O verdadeiro mar de lama é o PMDB com seu assecla PSDB ,estar leiloando o país,saqueando suas riquezas e doando suas empresas e soberania para qualquer estrangeiro.
Deixe seu comentário