PML: Chocante a falta de indignação diante da agressão contra Neymar

Tempo de leitura: 3 min

O ESCÂNDALO É A FALTA DE INDIGNAÇÃO

Depois do carnaval diante da mordida de Suarez, observadores silenciam diante da agressão criminosa contra Neymar

por Paulo Moreira Leite, em seu blog

O aspecto mais chocante da contusão que deixará Neymar fora da Copa é a falta de indignação.

A joelhada de Zuñiga aos 41 minutos do segundo tempo foi um ato  desleal e deliberado. Atacando sua vítima por trás, Zuñiga empurrou a cabeça de Neymar com a mão direita, para que o tronco ficasse encurvado e a espinha dorsal, mais exposta.

Se Neymar tivesse sido atingido algumas vértebras acima, o dano seria muito grave e é bom nem pensar nas consequências para o futuro do jogador. Mesmo assim, uma vértebra foi fraturada – o que dá uma ideia da violência que atingiu Neymar.

Zuñiga não foi expulso. Nem recebeu cartão amarelo.

A agressão, brutal, foi tratada como uma agressão normal de jogo, embora tivesse produzido uma lesão muito mais grave do que a mordida do uruguaio Luis Suárez no ombro do italiano Chiellini.

Olha só: embora tenha sido um ato de uma pessoa psicologicamente perturbada, o que é sempre um atenuante num caso como este, a mordida de Suárez lhe valeu a suspensão por nove partidas da FIFA. Até Chiellini achou um exagero.

Apoie o VIOMUNDO

A reação diante da violência contra Neymar, o maior jogador brasileiro, a estrela número 2 da Copa depois do argentino Messi, foi a passividade. Essa é a mensagem.

É curioso imaginar por que não se fez um escândalo, nem no momento da agressão nem depois. Ficou tudo na normalidade.

O juiz Carlos Velazco Carballo será punido? E Zuñiga? Nada. A maior crítica que li nos jornais, hoje, foi um comentário dizendo que sua entrada foi “maldosa.” Fraco, hein?

Será que a Comissão de Arbritragem da FIFA irá se manifestar contra Carballo? Quem está pedindo? Quem exige?

Dá para entender o recado enviado aos árbritos das próximas partidas do Brasil, certo?

Essa reação compreensiva – digamos assim — encobre um movimento que não ousa se mostrar por inteiro. Estou falando da torcida contra a Copa.

Derrotados fora de campo, quando se comprovou que a Copa era um sucesso nacional e internacional, e que a maioria dos meios de comunicação havia embarcado numa Escola Base em nível federal, testemunhada por 200 milhões de brasileiros, essa turma foi obrigada a guardar as energias negativas para o que acontece nos gramados.

Não vamos negar: a possibilidade, real, do Brasil sair campeão  deixa essa turma em pânico.

Seu movimento mental é semelhante ao discurso de Carlos Lacerda contra Juscelino Kubisctheck nas eleições de 1955, quando ele dizia: JK não pode candidatar-se; se sair candidato, não pode vencer; se vencer, não será empossado. Na Copa de 2014, o raciocínio é o mesmo. Não podia haver Copa. Como ela aconteceu, deve ser ruim. E se não foi ruim, o Brasil não pode vencer.

Por isso ficaram muito indignados com o penalti (duvidoso, no mínimo) em cima de Fred no jogo do VNTC contra a Croácia. Mostraram-se generosos quando a Holanda foi beneficiada num lance parecido. Acharam normal. O silêncio diante da omissão absurda de Carballo é parte dessa postura.

Nas rodadas finais do Mundial, a turma do “Não vai ter Copa” aposta suas últimas esperanças numa derrota da Seleção.

Exibe sorrisos amarelos a cada vitória dos meninos. Ontem, quando ficou garantido que, na pior das hipóteses, a Seleção Brasileira terá direito a disputar uma medalha de bronze, o que ninguém espera mas está longe de ser aquele fiasco anunciado, a ausência de Neymar tornou-se a esperança silenciosa desse pessoal que, nos últimos dias, tentava inutilmente jogar nas costas da “Copa” e do “PAC” a tragédia numa obra de infraestrutura de Belo Horizonte, licitada e administrada pela prefeitura de um aliado da oposição.

A joelhada de Zuñiga foi um ato canalha. Mas o jogo fora do campo é muito pior e desleal, vamos combinar.

 Leia também:

Antero Greco, Zuniga e as ideias de jerico

Dilma a Neymar: “Sua face de dor feriu o meu coração e o de todos os brasileiros”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

san paradise

o pau foi proposital

quem quiser ser inocente que seja

ao contrário do que se imagina, a manipulação de resultados não se dá apenas pelo juiz

    Kundalini

    Também acho.

Messias Franca de Macedo

Prezado e valoroso FrancoAtirador,

Um Grande Abraço Fraterno.

Hasta La Victoria!
Siempre!

Saudações respeitosas e democráticas,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

jefferson souza

Sem sombra de dúvida, a seleção brasileira que temos nesta Copa é a síntese do que temos de melhor no momento. Também temos um técnico que, embora ultrapassado (na minha opinião), conseguiu montar um time em pouco tempo, ganhar a Copa das Confederações e fazer o time apresentar um bom futebol.
Apesar disso tudo, o Brasil não faz uma boa Copa, não vem jogando bem e, verdade seja dita, é um dos times mais faltosos no torneio. Salvo engano, os números mostram que os jogos com mais faltas cometidas foram os do Brasil. No jogo contra a Colômbia, foram botinadas a torto e a direito.
Além disso, o erro do juiz em relação ao Zúniga (não dar falta/cartão), não justifica toda essa comoção. A joelhada foi um lance muito difícil de ser notado em campo. Mais ainda: por mais violenta que tenha sido a entrada em Neymar, é muito complicado afirmar que o jogador pretendeu “quebrar” o brasileiro. Qualquer boleiro sabe que a entrada “pra quebrar” é feita no joelho ou no tornozelo, jamais com uma joelhada nas costas. Ou então com cotoveladas (em 94 um lance infeliz do Leonardo, numa cotovelada, quebrou o maxilar de um americano). Me parece que a joelhada do Zuniga foi muito mais uma imprudência (e, óbvio, uma disputa de bola totalmente estabanada e desproporcional) do que um lance com intenção de machucar.
Por essa razão, lamento muito o triste artigo do PML – muito mais apaixonado do que racional. Nada de espantar, aliás, vindo de alguém que, sem ser jurista, escreveu um livro condenando o julgamento do mensalão….

    simas

    Pois é, Jefferson… Q eu me lembre, no lance do Leonardo, ele parecia estar já cansado de ser caçado e, aquela, foi uma forma de reação, no calor da disputa. Cabia ao Juiz tomar providência. Agora, no caso do Neymar, convenhamos, o carinha estava sendo, igualmente, caçado, em campo. Aliás, os jogadores brasileiros foram arrochados, de todas as formas, desde o início da competição, sem qq alternativa das arbitragens… Na real, ao q me foi possível constatar, as arbitragens deixavam o futebol correr, solto… Evitavam parar o jogo e marcar faltas, até graves. Poderia acrescentar, cara, é q se em meu tempo de peladeiro, eu pulasse nas costas de um adversário, empurrando com as mãos sua cabeça e tocando suas costas com o joelho, na forma q a imagem de TV bem mostrou; se eu fizesse, isso, iria, certamente, levar mta porrada, consequência de minha maldade. Ou não era, assim, numa pelada, amiga? Hj, o futebol não tem conotação qq, de amizade; é um negócio, uma competição comercial.. Então, ainda, a legislação é clara. O q deixa a legislação obscura, são os interesses comerciais e políticos, envolvidos.
    Meu caro, lá na frente, o Roberto tem razão, qdo desfolha a flor q se cultiva, a cerca da amizade Latino Americana. Essa flor é de papel, colorido; se existe, infelizmente, ainda não passa disso… Os esforços é q são grdes, pra q se cultivem um jardim, verdadeiro. Coisa mto difícil, por envolver culturas de origens diversas… A Espanha, por exemplo, olhava pro gentio como inimigo q precisava aniquilar; e o fez, com sua superioridade material, só pra tomar riquezas. Já Portugal, mais sensível, usava da ótica de q se aqueles índios por aqui sobreviviam, seria pela simples razão de saberem os segredos da natureza, pra eles, Portugueses, fora do alcance; então, seria conveniente, preservar esses gentios e não exterminá-los, como foi feito na América Espanhola… Quero entender, q somente partindo dessas duas atitudes, podemos começar a entender a razão das diferenças entre as duas culturas, latinas. Outra diversidade entre as duas colonizações, seria a de q Portugal procurou manter o q lhe cabia, pela posse, una e indivisível; enqto, a Espanha, só se dedicava à recolher os frutos… dando margem à fragmentação de sua colônia. Por isso, constatamos uma coleção de libertadores, na América Espanhola… Outra constatação q posso tirar em minha velhice, de agora, seria de q os língua espanhola, são tais e quais seus senhores, de antigamente: “se acham” alguma coisa mto mais importante q são, na realidade; enqto, por aqui, no lado de língua portuguesa, esse povo sentimental, sonhador, pleno de valores cordiais. O Roberto tem toda a razão, até qdo junta tudo, com fascismo, direita, esquerda, povo de língua espanhola e portuguesa… Esquece q, agora, os limites andam meio caducos. O Roberto tem razão, até qdo não aceita, jeito maneira, a necessidade de q temos, nós todos, enqto Latinos, de nos unirmos, apesar de nossas diferenças. Esquece q na atualidade, a correlação de força melhora desempenho com a formação de blocos geopolíticos; q nada mais natural e proveitoso q a união dos povos latinos, no formato de um Mercosul…
    Engraçado, lembro q o pessoal do PSTU, qdo Convergência, gritava, berrava e discordava, no seio do próprio PT. E o Partido não chegava a lugar algum, com tanta discordância, interna. Estou falando, isso, pq assistia ao debate, infindável… Qdo se chegava a um consenso, pós mta conversa; sempre havia um elemento a lançar aquele fatídico: “Mas!…” Ai, começava, tudo de novo, outra vez. Uma dificuldade. Qdo apareceu a corrente majoritária do Dirceu e Lula, foi q o Partido deslanchou e ganhou a eleição; ao tempo, a Convergência deixou o PT e formou o PSTU, de agora. O q vale é q somente depois desse realinhamento é q o PT veio a vencer eleição, majoritária… Na verdade o PT, atual, postula o q o trabalhador, brasileiro, pensa e deseja: trabalho, melhor renda e paz na terra… A massa trabalhadora tem horror à quebra da normalidade, revolução, essa fraturas sociais… E o PT funcional exatamente nessa base, com esse compromisso partidário.
    O Roberto reclama de uma estupidez das esquerdas… Mas, esse entendimento, esse comportamento e diretriz não é o demonstra o Partido. Por isso, o estômago em fazer alianças, indigestas, qdo necessárias, pra implementar Políticas de Estados, ao gosto da massa trabalhadora…
    Voltando ao texto, o q foi afirmado, é uma realidade, sim. Mto estranho, não acontecer comentários sobre a agressão, criminosa, do jogador colombiano, ao Neymar… Uma questão de se avaliar os interesses em jogo, agora, no momento, qdo “aconteceu a Copa” e na maior das maiores… Acontece q sobrou pra mídia, como se vê e observa, desacreditar a Seleção. Agora, criticar o Neymar, simplesmente, pq ele é uma figura “global”… Poxa! Eu não posso fazê-lo; pq não está em conformidade com meu caráter… Mto embora, não comungue, idéia, com a mídia, maldita.
    Abraço, fraterno

Mardones

k k k k k k k k k k k k.

Piada. Só pode ser piada.

O PML escrever isso sobre o jogador da Colômbia.

Todos aqueles jogadores que causarem lesões graves nos adversários serão punidos como o Suárez. Este, sim, agiu de modo deliberado.

O clima eleitoral contaminou todo mundo mesmo.

lulipe

A candidata do PT e defensora dos Direitos Humanos, Luísa Helena Stern , se indignou bastante, o que será que o PML acha disto?

“muerte a @camilozuniga18, que não saia vivo do Brasil e se sair, que nunca mais volte a cometer futebol!”.

“Desejo que o @camilozuniga18 tenha o mesmo fim do Escobar… com a diferença que o outro era inocente…”.

    Assalariado

    Tadinho do Ney

    <a href="” class=”comment-img”>

Fernando

Pior é que o Neymar é eleitor do Aécio.

Assalariado

Eu já deixei de assinar o PML devido as porcarias e lixos que ele escreve eu seu blog, é um artigo pior que o outro.

Ai o Viomundo fica veiculando e vejo novamente a sujeira invadir meu monitor.

Como faz?

Quem ler este artigo vai entender o quanto fala merda este colunista.

Me mostrem os artigos quando o Leonardo destruiu o maxilar do adversário na copa de 94, por favor?

Por favor né, um monte de gente que nunca jogou bola na vida querendo falar de futebol… por isso que misturar futebol e política é complicado, tem muito oportunista… e vocês sabem que não é no futebol.

Jayme V. Soares

A copa do mundo de futebol no Brasil teria sucesso com ou sem o governo da Dilma e do PT, pois os brasileiros são amantes do futebol; mas teria mais sucesso perante os olhos do mundo se as obras dos estádios de futebol não tivessem sido tão caras, e não tivessem sido superfaturadas!

    Mário SF Alves

    É… deduz-se daí que o mérito é só do ex-presidente Lula por tê-la trazido pro Brasil. É isso?

    Se é, imagine-se o rol de argumentos, documentos e provas de capacidade apresentadas.

    Será que aquele governo do FHC conseguiria tal proeza?
    __________________________
    Seja como for, então não foi à toa que a grande mídia fez das tripas coração pra desmoralizar e desacreditar, inclusive, internacionalmente, tal magnífico evento.

Rui Azevedo

Nossa, quanta idiotice. Paulo Moreira politiza até espirro. O que o blogueiro queria! Que a imprensa pedisse que declarássemos guerra á Colômbia! Vá se tratar PML!

    Luciano Bastiani

    Teu nome é rui mesmo?
    Ou será reinaldo josé da silva de azevedo?

    Dan Moche

    Gosto dos artigos do PML mas desta vez faltou dosimetria. Há outros artigos que não do campo pigal que mostram que talvez PML esteja ele sim fazendo de Zuñiga um caso escola base.

Rodrigo

Já que é para se fazer justiça, que a Policia federal aja e busque aqueles que invadiram as páginas das redes sociais do Zuniga postando mensagens racistas, xenofobas e o pior de tudo, ameaças de morte e estupro contra sua filha, que não deve ter mais que 6 anos de idade.

    Fernando

    Comentários estes estimulados por esse tipo de texto imbecil.

FrancoAtirador

.
.
Cultura da Violência no Futebol é Promovida pelo Grupo Folha:

(http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/04/jogo-entre-brasil-e-colombia-supera-oitavas-e-vira-o-mais-faltoso-da-copa.htm#fotoNav=88)
.
.

Rodrigo

Quanto exagero. Algum desavisado que ligue a TV/rádio ou acessa a internet terá a impressão que “Morreu um Senna”.

Qualquer um que assiste futebol já viu coisa bem pior acontecer em campo e nem por isso ficaram com esse chororô todo. É bem tipico de gente que só assiste futebol em época de copa.

E cá entre nós, como bom corintiano que sou e que leva seu clube acima da Selenike, quero mais é que o Neymidia e a CBF se lasquem.

VAI ARGENTINA! Só para ver a cada de bunda do Galvão e do pessoal que adora tirar sarro se achando muito superior aos hermanos.

    PedroII

    Rodrigo, vc é um tremendo canalha!!!!, vc fala de justiça e ao mesmo tempo quer que o rapaz ” se lasque”, chego a duvidar se vc tem mãe. a propósito vc nunca foi CORINTHIANO, o maior traste que possa ter na torcida corintiana tem muito que aprender com vc.

    Rodrigo

    Tenho mãe sim, que me deu muito mais educação que a sua, pelo visto.

    Não torço para que o Neymar morra, fique aleijado ou coisa parecida. O se lascar funciona mais como um dane-se. Mas acho que alguém que espuma pela boca e adora arrotar asneiras como você é incapaz de compreender e separar as coisas. Minhas preferências clubísticas e o fato de eu não ser nenhum patriota de poltrona em nada interferem em meu caráter e no modo em que eu enxergo as coisas que acontecem ao meu redor.

    O crime de racismo, xenofobia e as ameaças de estupro proferidas contra uma criança de 7 anos são sim muito mais graves que qualquer joelhada desferida em campo. E o típico estado de “cabeça quente”, que muitos usam para tentar justificar N barbaridades, devido a uma partida de futebol, jamais pode servir de justificativa para algo tão hediondo quanto ameaçar uma criança de estupro, mesmo que por uma tela de computador.

lulipe

Bomba!!!Descobriram que o Zuñiga é agente da CIA e está a serviço da campanha de Aécio Neves.Sabe-se que o jogador colombiano colocou uma placa de metal energizada no joelho, produzida pelo Mossad, para potencializar a lesão.Isso é um absurdo, onde vamos parar???

    Mário SF Alves

    Lulipe, sensacional!

    Essa é sua mesmo? Tem certeza de que não é plagio?

    Então, meu caro, quer um conselho? Vai rapidinho ao Cartório e registre a patente.
    Rs, rs, rs…

André sousa

Aeh o padrão zunhigar da nossa imprensa,,vamos zunhigar. Quem sabe assim FHC volta

http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/07/05/zunhigar-e-verbo-o-pig-zunhiga/

valmir gongora

O artigo soa a patriotada. Não creio que o colombiano tenha pretendido agredir Neymar, que caiu, gritou e os jogadores brasileiros foram ao ataque, sem perceber o que ocorrera ou, percebendo mas conhecedores do cai-cai do jogador, ignorando.
O jogo teve 54 faltas, com o Brasil cometendo a maioria delas. Jogadores brasileiros poderiam também ter recebido cartões amarelos.
E, por fim, argumentar que houve penalidade no Fred deve ser provocação, não?

    Roberto

    Isso que você escreveu foi sério ou tá de brincadeira? Já levou uma joelhada? Já jogou futebol? Você acredita que uma joelhada nas costas foi “sem querer”? Em que planeta você vive, cara? Esse comentário e outros tentando livrar a cara do colombiano criminoso (que não é jogador de futebol) beiram a imundície. Aliás, esse aumento de ódio contra países vizinhos têm sido estimulado por gente como você livrando a cara das provocações baratas dos países vizinhos (e seleções) no Brasil tentando estragar a Copa. Não há patriotada coisa alguma, agora se vc quiser virar saco de pancada de colombiano só porque ainda tá nessa de “Latinoamerica unida” (vai saber o que os países de língua espanhola “pensam” do Brasil), é atestado de demência. Se a esquerda brasileira embarcou nessa barca furada, já era.

    O cara relativiza moralmente um ato grotesco, pior que a mordida do uruguaio, pra defender um colombiano criminoso (que não é jogador e sim lutador de kung fu), porque quer defender os supostos “oprimidos” do futebol malvadão do Brasil. Fá um tempo, quem comenta uma bobagem dessas não deveria nem se denominar como sendo de esquerda pois é uma idiotice digna de Veja.

    P.S. pra tua ilusão, há coxinhas fascistoides em toda a América espanhola, aliás, essa campanha anti-esquerda no Brasil vem da América espanhola, que é tão ou mais reacionária que a direita brasileira, só não são tão apátridas quanto os coxinhas brasileiros. Saiam desse delírio, vocês acirraram os ânimos do torcedor comum com esses países vizinhos, que bagunçaram muito na Copa porque era no Brasil, não nos respeitaram e tem imbecil no Brasil que se denomina de esquerda (quando não são, são só idiotas), tomando partido sem nem saber do que se passa ou cometendo injustiças com o próprio país pra querer bancar o bonzinho com os fascistas dos países vizinhos. Dá asco ler esse tipo de comentário. E não sou coxinha, sou eleitor de Dilma e Lula, mas é deprimente o nível de certa militância.

    Roberto

    Continuação do comentário anterior:

    Aliás, quando jogar futebol, peça pra te dar uma joelhada nas costas, aí você tem ideia do tamanho da dor e da pancada e para de escrever esse tipo de bobagem pra defender o indefensável só porque acha que na internet se pode escrever todo tipo de asneira possível, tal qual os coxinhas fazem.

    Se há uma coisa que me tira do sério e me deixa com ódio é “jogador” (entre aspas) desleal e adepto do anti-jogo, da catimba, da violência maldosa. Futebol é pra quem sabe e não pra amadores, que a Colômbia (do uribismo) aprenda a jogar futebol e perder com honra, parece que andou tomando aulas da Espanha (sua ex-metrópole) que é outra que não sabe perder e a mídia espanhola vive atacando o Brasil e brasileiros em atos abertos de xenofobia.

    valmir gongora

    Não creio que a cotovelada de Leonardo em jogo da Copa do mundo de 1994, embora claramente proposital, tenha transformado o jogador em criminoso. Em jogo na fase de grupos, Neymar olhou para um adversário e lhe desferiu uma cotovelada. Também não creio que o transforme em criminoso. Não torço contra Argentinos, nem contra qualquer nação da pátria grande. Lamento que no Brasil não se adote o idioma espanhol como segunda língua.
    E, de volta ao futebol. O Brasil fez 96 faltas em 5 jogos da copa; a média do torneio é de 56,4. A Alemanha fez 56. Na Copa das Confederações o Brasil nao poupou pancada. Parece, aliás, característica dos times de Scolari, declaradamente admiridor de Pinochet.

    Roberto

    “Não creio que a cotovelada de Leonardo em jogo da Copa do mundo de 1994, embora claramente proposital, tenha transformado o jogador em criminoso.”

    Mas a cotovelada do garoto propaganda e escalado pela Globo (Leonardo) foi criminosa, e mereceu a expulsão e deveria ser limado da Copa (e foi, a comissão técnica escalou Branco, pra nossa sorte e deixou o pimpolho da Globo mofando no banco).

    O Brasil tem uma tradição de não gostar do anti-jogo, só que quando batem na seleção brasileira a mesma também sabe bater, o caso do Leonardo foi um dos poucos casos de agressão deliberada de brasileiros em Copas pois quando times brasileiros batem geralmente são provocados antes, quem acompanha futebol sabe disso, o termo “catimba” não surgiu por acaso pra retratar o futebol uruguaio, argentino e demais sulamericanos (exceção do Brasil, único campeão do mundo em cada continente.

    “Em jogo na fase de grupos, Neymar olhou para um adversário e lhe desferiu uma cotovelada. Também não creio que o transforme em criminoso.”

    A cotovelada tirou o outro atleta do jogo e da Copa? Veja o nível de comparação que vc faz pra querer justificar a agressão do colombiano.

    “Não torço contra Argentinos, nem contra qualquer nação da pátria grande. Lamento que no Brasil não se adote o idioma espanhol como segunda língua.”

    Pátria Grande? Vc ao menos sabe a origem disso? Essa ideia de “Pátria Grande” vem do fascistoide liberal Bolivar, que não era de esquerda, era autoritário, ditatorial e queria criar uma Pátria Grande sim, hispânica, espanhola e o Brasil nunca fez parte disso pois somos o “Portugal” pra eles. Quando eu vejo uma militância de esquerda defender coisas sem nem saber a origem dos termos dá vergonha alheia, é como ler o lixo do Constantino mas a maioria sabe que aquele cara só escreve besteira, mas há visivelmente os Constantinos de esquerda repetindo discurso fascista da América espanhola ignorando o ressentimento anti-brasileiro que há nesses países que possui suas direitas como o Uribe na Colômbia e vários outros. Não confunda nação com governos progressistas de alguns países, isso pode ser passageiro, mas o chauvinismo made in Spain desses países é forte e não tem nenhum intuito de Pátria Grande com o Brasil. Eu sou defensor da integração sulamericana, mas não com o Brasil com a bunda na parede, que é o que gente como vc defende achando que tá sendo mais esquerdista que Lênin, quando apenas fala de coisas que não sabe nem a origem. O próprio termo América Latina é uma invenção francesa pra fazer contraponto aos EUA tendo a França como sua fiadora. Como a França sucumbiu e deixou de ser grande potência muito rápido, os planos dela pra “América Latina” que ela inventou foi pro brejo, mas até hoje o termo é usado de forma equivocada pois é uma construção, um termo inventado, e bem chauvinista, de direita que parte da esquerda repete por ser conservadora ou são fascistas com discurso de esquerda.

    “E, de volta ao futebol. O Brasil fez 96 faltas em 5 jogos da copa; a média do torneio é de 56,4. A Alemanha fez 56. Na Copa das Confederações o Brasil nao poupou pancada. Parece, aliás, característica dos times de Scolari, declaradamente admiridor de Pinochet.”

    O Brasil tirou algum jogador de campo lesionado gravemente? Não tirou. Vc continua defendendo o indefensável. Aliás, vc fala do técnico do Brasil como se o resto da América do Sul fosse um bando de anjos e “esquerdistas”. Ler um comentário desses me faz entender como lixos como Olavo de Carvalho, Constantino e cia se proliferam na rede, com uma militância tosca dessas ninguém precisa de inimigo.

    Aproveita e procura as imagens (tem até vídeo) de Videla com Maradona e veja a trajetória dele com todos os presidentes argentinos, até o neoliberal Meném, o miguxo de FHC. Pra ver que de politizado o “hermano” Maradona nunca teve nada, mas a esquerda no Brasil compra essa ideia porque uma parte se sente inferiorizada em relação a argentinos.

    Aproveita também e procura saber das raízes da rivalidade Brasil x Argentina que começou fora dos campos, e tem muito racismo dos hermanos na coisa, a Argentina era até a guerra das Malvinas um estado fascista, praticamente nazi, eram os “europeus” da América do Sul (era e continua sendo essa a ideia difundida entre eles). Não foi o lixo da Globo que criou isso como parte da esquerda de forma ignorante ou desonesta propaga, apesar de ajudar a manter a rivalidade em alta.

    Eu sou de esquerda e não preciso usar de mentiras pra defender uma posição, por isso que direitista geralmente me odeia pra valer. Quer bater na direita? Procure a origem das coisas e mostre como a direita é tosca. Agora, se na esquerda existe gente que defende coisas sem nem saber do que se trata, fica difícil combater uma direita organizada como a do Brasil (na mídia) com esse monte de discurso vazio e demagogo.

    Roberto

    Espero que parte da esquerda (pois não é toda, ainda bem, e eu me incluo nessa) não comece a viajar na maionese defendendo Perón, Vargas e os fascistas sulamericanos. Defender legado trabalhista de Vargas é uma coisa, cultuar um fascista que mandou Olga Benario pra morte com os nazistas é outra. Defender Bolivar ignorando que o cara era de direita, autoritário, ditador e que foi usado simbolicamente pelo Chávez como símbolo de unidade nacional (usado sabiamente, mas o Chávez sabia disso que eu estou dizendo) como se ele fosse de esquerda, apesar do legado libertário dele contra a Espanha, é anacronismo puro.

    Perón era um nazista sulamericano, ou fascista como quiserem, a Argentina foi moldada por esse nacionalismo extremado tacanho com uma ideia de superioridade racial que perdura até hoje, apesar de terem moderado depois da surra que tomaram nas Malvinas. A junta militar da época, extrema-direita, quis usar a invasão das Malvinas pra perpetuar a ditadura, é uma ironia essa guerra pois a surra que tomaram possibilitou aquele país a democratizar mais rápido o mesmo, por isso que fico perplexo quando vejo argentinos defendendo o caso das Malvinas sem nem entender o que se passou naquela época.

    Não é o Brasil que não quer a integração da América do Sul ou do continente, exceção dos tucanos que são os entreguistas de sempre, são as forças políticas dos países vizinhos que freiam isso, principalmente quando entra o nacionalismo chauvinista deles no meio da coisa. O problema é que tem gente na esquerda brasileira que só olha pros vizinhos como se fossem vítimas ao invés de tratá-los de igual pra igual ou sem passar a mão na cabeça quando nos hostilizam. Não se faz integração unilateral, eles precisam querer também, e como disse antes, esse papo de “Pátria Grande” é coisa de fascista hispânico, não é política de esquerda, principalmente da esquerda brasileira. Aprendi espanhol porque é necessário mas não vou abdicar do meu idioma (português) porque eles não toleram meu idioma e minha identidade cultural. Eles também precisam aprender português, não é só o Brasil que precisa aprender espanhol.

Sr. Indignado

Tá… isso não é crime? porquê o Zuñiga não está preso? Imagina se fosse na Bolívia, ou na Colômbia?
Deveria ficar retido no país, pelo menos! Ou a FIFA é uma potência nuclear?

lukas

Os comentários são ainda melhores que o texto…

Muito, muito divertido mesmo. Get a life!

Rogério Ferraz Alencar

A agressão foi deliberada, para machucar. O mesmo Zunhiga já havia entrado criminosamente em Hulk, acertando-lhe o joelho. Isso não pode ficar impune.

Cláudia

Essa agressão merece não só uma punição pela FIFA, mas uma punição judicial pelo ato violento e criminoso! Isso é agressão qualificada! Não pode passar em branco! A violência nos gramados deve ser rigorosamente punida!

Francisco

Se Neymar tivesse dado um golpe de MMA desses num outro jogador, ele receberia cartão? Pois é…

Bem faz Beckham que ganha dinheiro com o futebol sem viver os seus riscos…

José X.

Uma imagem vale mais que mil palavras…pela foto acima a impressão que se tem é que foi uma agressão deliberada, o Zuñiga foi de joelho nas costas do Neymar.

Marat

As cadelas e os cães subservientes ao Império do IV Reich vibraram porque quem quebrou o Neymar é do país do Uribe, o da extrema direita servil ao Império… se fosse um jogador da Venezuela, ai sim, cairiam de pau… Esse é o asqueroso retrato de nosso pig e de nossa podre direita, que adora tirar os sapatos e abaixar as calças para o corrupto e assassino Tio Sam, mas adora também brigar com nossa querida américa latina de Che Guevara.

Marat

Esses inúteis lambe-botas do Tio Sam, adeptos do “Não vai ter copa” devem estar frustrados com o êxito que tem sido a copa do Brasil (com “S”)… Eles já ficaram putos com a eliminação do time do IV Reich (que na bola, não ganha de ninguém, talvez apenas no suborno…), com a eliminação da Inglaterra e com a eliminação de outros poodles europeus… talvez, para seu profundo desgosto, ainda tenham que ver uma final entre Brasil e Argentina… kkkkkkkkkk
Ah, será bom demais. Se não gostarem, podem ir para sua capital “de cordis” Maiami… podem lavar pratos de cubanos revoltados ou de estadunidenses porcos e nojentos!

fernando

Zuniga cabo eleitoral do aecio neves!

Fabio Silva

Acho importante não exacerbar a ira contra o agressor colombiano. Indignação e exigência de punição fazem parte do processo. A agressão foi mesmo covarde. Mas a imprensa tem que ser responsável e não provocar sentimentos de “linchamento” – moral ou físico – contra os colombianos.

Acredito que a América do Sul já seja por demais dividida, e o caso mais grave é a relação entre brasileiros e argentinos. Fico me perguntando: a quem interessa fazer com que os povos do Brasil e da Argentina se odeiem? Quem ganha e quem perde se houver integração, política, econômica e cultural?

    PedroII

    Caro Fábio, ninguém esta propondo que o jogador colombiano seja esquartejado, a imparcialidade da mídia somente pode existir na sua cabeça. Se fosse jogador brasileiro que tivesse provocado a situação eu não tenho a menor dúvida de que a MATILHA da globo, estadão, folha, veja e afins, estariam fazendo de tudo pra rolar uma cabeça.. Vamos aproveitar a copa para acordarmos de vez com relação a essa coisa PODRE E NOJENTA que se diz mídia formada pelas quatro famílias de VAMPIROS.

Jair de Souza

Concordo com o autor em tudo o que ele diz sobre os desejos de nossos canalhas vira-latas (tantos os canalhas vira-latas abertamente de direita como os canalhas vira-latas de extrema esquerda). Tudo o que eles desejam agora é uma catástrofe futebolística do Brasil para, com isso, conseguir dar impulso a sua campanha de ódio contra o atual governo, o que quer dizer sua campanha contra as poucas, mas importantes, conquistas que os setores populares alcançaram durante os últimos anos.

Quanto ao lance da que nos retirou Neymar da Copa, não devemos aprová-lo, mas também não devemos considerá-lo como um ato criminoso por parte do jogador colombiano. Não podemos nos transformar em novos galvõesbuenos, não devemos nos deixar levar por sentimentos patrioteiros, implacáveis em vilanizar nossos adversários futebolísticos de países latinoamericanos, ao mesmo tempo em que aceita qualquer coisa que venha dos poderosos de sempre.

NALDO

Não interessa para a fifa o Brasil com seis titulos a Alemanha com metade e a Italia dois titulos atras, não é o primeiro jogador brasileiro que é tirado de uma copa, em 2010 o Elano era o melhor jogador da selelção e quebraram a perna dele num lance que sequer foi dado falta, essa marotagem contra a seleção vem de longe.

edu marcondes

Como sempre Paulo Moreira Leite nos traz um texto brilhante. Mas na qualidade de historiador gostaria de fazer um pequeno mas significativo reparo, que se não tira a qualidade do texto colabora para distorções históricas.
É o relativo às palavras de C. Lacerda. Até onde sei há dois momentos e duas falas, que ainda que semelhantes não são idênticas.
Uma é na época da campanha eleitoral de 1950 quando um dos candidatos era G. Vargas:
“O senhor Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar”
(Carlos Lacerda, 1º de junho de 1950)
Outra foi dita depois após confirmada a eleição de J. Kubitschek:
“Esses homens não podem tomar posse, não devem tomar posse, nem tomarão posse. ” (Carlos Lacerda, 9 de novembro de 1955).

Abraço ao PML

    Kundalini

    Aí veio o Lott e créu neles!

lukas

Para a imprensa progressista tudo se resume às eleições presidenciais. São capazes de ver conspiração numa receita de bolo de fubá. Vou me divertir muito até outubro…

P.S. Será Zuniga um agente tucano?

    El Cid

    isso é tudo que você pode gorfar o seu fel por hoje, criança?

    Leo V

    Zuniga era tucano e black bloc.

    Cara, essa ex-querda já passou todos os limites da irracionalidade, e está disputando com os Constantinos, Aevedos e Bolsonaros da vida.

    Alguém vai ter que carregar a tarefa de defender o Iluminismo diante do cenário político dominado por essa gente.

lidia virni

onde foram parar os comentários? Por que só aparecem os nomes dos internautas e não os comentários?

FrancoAtirador

.
.
Agressão Intencional e Desnecessária

Sofrida por um Artista do Futebol.

Premeditada e com Requintes de Crueldade.

Aliás, desde o jogo contra a Seleção Chilena,

o jogador Neymar vinha sendo caçado em campo.

(http://imgur.com/YO4rKrv)
(http://migre.me/ki2Ah)
(http://migre.me/ki6mc)

Fez lembrar a “Caça ao Pelé” na Copa de 1966:

(http://www.youtube.com/results?search_query=Pel%C3%A9+Bulg%C3%A1ria++1966)
(http://www.youtube.com/results?search_query=Pel%C3%A9+Portugal+1966)
(http://migre.me/ki5S8)

Momento Lastimável para o Esporte
<a href="” class=”comment-img”>

    FrancoAtirador

    .
    .
    Apenas para não pairarem dúvidas, quanto ao comentário acima,
    e para que não sejam dele extraídas interpretações equivocadas,
    é preciso esclarecer os seguintes pontos que antecederam o episódio
    e ressaltar os seguintes fatos que estão inseridos no contexto:

    1) Como afirmou Eric Menezes no comentário-resposta abaixo (sáb, 05/07/2014 – 19:26),
    foi notório que a FIFA mudou de orientação no que se refere ao rigor disciplinar da arbitragem, com o evidente objetivo de poupar da suspensão a maioria dos atletas que ficaram ‘pendurados’ com cartões amarelos, aplicados na primeira fase da Copa, inclusive o jogador brasileiro Neymar, para que participassem das fases finais eliminatórias.

    2) Apesar disso, mesmo que irregularmente orientado pela FIFA, não se pode isentar o árbitro espanhol que atuou de forma negligente e até displicente durante toda a partida entre as Seleções do Brasil e da Colômbia,
    pois, como dispõe a Legislação Penal Brasileira, “Ninguém é obrigado a cumprir uma ordem manifestamente ilegal” (http://migre.me/kiuaN), ratificada pela Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal:
    “Ninguém é obrigado a cumprir ordem ilegal, ou a ela se submeter, ainda que emanada de autoridade judicial. Mais: é dever de cidadania opor-se à ordem ilegal; caso contrário, nega-se o Estado de Direito”.
    [HC 73.454, Rel. Min. Maurício Corrêa, julgamento em 22-4-1996, Segunda Turma, DJ de 7-6-1996, (http://migre.me/kiuo1)].
    Ademais, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 [ainda em vigor, supõe-se] assim determina no artigo 5º, inciso II:
    “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” (http://migre.me/kiuQg).

    3) Essa Regra Elementar do Direito também pode e deve ser aplicada aos jogadores que, eventualmente, tenham sido ordenados, antes e durante o jogo, a agir de má-fé contra os adversários pelos respectivos Técnicos [intimamente conhecidos por ‘Professores’] de Todas as Seleções Participantes do Campeonato Mundial de Futebol, ora em curso no País.

    4) Deixo aqui, para reflexão dos leitores e comentaristas do Viomundo,
    uma reportagem publicada logo depois da realização da Partida entre as Seleções de Chile e Brasil, nas oitavas-de-final:

    28/6/2014 às 17h41 (Atualizado em 28/6/2014 às 17h52)

    Felipão diz que jogadores estão muito “educados” com adversários
    Depois da vitória suada contra o Chile,
    técnico deu “puxão de orelha” nos jogadores

    Por Enzo Menezes, do R7, em Belo Horizonte

    Após a vitória suada do Brasil contra o Chile, no Mineirão, na tarde deste sábado (28), Felipão puxou a orelha dos jogadores em relação ao comportamento em campo.

    O comandante da seleção reclamou que o time está muito “educado” com os adversários.

    — Discutimos depois do jogo porque estamos muito educados, cordiais, cavalheiros com os adversários.
    Está na hora de mudar um pouco o discurso.
    Não estou mais conseguindo aguentar essa educação.

    (http://esportes.r7.com/futebol/copa-do-mundo-2014/felipao-diz-que-jogadores-estao-muito-educados-com-adversarios-28062014)
    .
    .

Mário Ruy

Interessante! Os comentários havidos até aqui reforçam exatamente o conteúdo do texto.

Messias Franca de Macedo

… Lamento discordar do grande e impávido jornalista Paulo Moreira Leite:

“[O Zuñiga] Aos 41 minutos do segundo tempo cometeu um ato desleal e deliberado. Ao atacar sua vítima por trás, Zuñiga empurrou a cabeça de Neymar com a mão direita, para que o tronco ficasse encurvado e a espinha dorsal, mais exposta.”

Com todo o respeito, parece mais uma narrativa policial ou uma resenha de um filme de horror!

(Será que em meio a uma partida de futebol, o Zuñiga pensaria tão rápida e celeremente, e assim desta forme tão sagaz e torpe?!… Aposto mais no abraço do David Luís no James, logo após o término da partida de futebol!…)

Respeitosa e democraticamente,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

    Eric Menezes

    Descordo Messias, nas próprias entrevistas concedidas pelo Zuniga após o jogo tudo indica que foi uma ação deliberada sim. Claro q ele não é um “mestre ninja” pra saber q determinada força aplicada nas costas iria proporcionar a fratura, mas ele quis sim devolver e continuar a troca de agressões que persistiram por todo o jogo. No fim a maior parte da culpa é da FIFA, que com sua gestão irresponsável e descompromissada com a evolução do futebol (esta só se preocupa em maximizar seus lucros), através da comissão de arbitragem instruiu que cartões não deveriam tirar jogadores das finais ou decidir resultados, o que logicamente é uma aberração. Os jogadores e as comissões técnicas das seleções sabem disso e perceberam o perfil adotado em outros jogos e no jogo de ontem e traçaram sua estratégia, que para muitos é intimidar os craques seja Neymar,Messi, Di Maria etc. O árbitro também tem sua parcela de culpa por não ter entendido a gravidade da falta, não ter percebido q o jogo estava quente (como o próprio Zuniga disse) mostra o despreparo q marca os árbitros de forma geral, além de não ter dado o amarelo na entrada do próprio no 1º tempo em Hulk. Por fim, a culpa também é do próprio jogador por assumir uma conduta de risco. Agora, irão punir o Zuniga e talvez o árbitro, mas quem punirá a FIFA ?

Leo V

Quem escreve um texto desse deve estar vivendo na realidade pautada por programas de TV…

Presos políticos, estado de exceção instalado no Brasil, violência policial, mortes pelo Estado nas favelas, e o que indigna o autor é pessoas não terem ficado indignados com a “agressão” ao Neymar.

O autor já escreveu alguma linha indignada sobre os milhares de trabalhadores que sofrem acidentes de trabalho todo ano no Brasil por condições de trabalho inapropriadas?

    Márcio Gonçalves

    Claro, todos nós temos que viver segundo a pauta do Leo V…
    PML escreve comentários políticos e agora escreve sobre algo que pode ter ou não subtexto político – e a diferença de abordagem por uma mídia contaminada por partidarismo dá margem a estas dúvidas.
    Agora “estado de exceção” é forte, né? Concordo que há perseguição a manifestações em São Paulo, com relatos de flagrantes forjados (como já se faz na periferia há tempos, bem-vindos ao Brasil). Por que a PM em SP se sente à vontade para fazer nos meios classe média o que já faz com o povão? Acho que é por causa da rejeição que as manifestações despertam hoje em dia. E por que despertam rejeição? A expressão “black bloc” te diz algo?
    E por falar em “estado de exceção” qual é sua opinião sobre o contorcionismo jurídico que foi o julgamento do tal “mensalão do PT”?

    Leo V

    O autor do texto, em síntese diz: quem não se indigna com a contusão do Neymar é ruim, mau, direitista, não-patriota, ou coisa que o valha. Chegamos a esse ponto de irracionalidade.

    Imagino que o Viomundo reproduziu esse texto como alerta a que ponto de irracionalidade s governistas estão chegando.

    Vamos lá, para ler um pouco de sobriedade é preciso ler os jornais estrangeiros: http://www.nytimes.com/2014/07/06/sports/worldcup/for-bellicose-brazil-payback-carries-heavy-price-loss-of-neymar.html?smid=fb-share&_r=2

Messias Franca de Macedo

… A CRIMINALIZAÇÃO DO FUTEBOL?!…

… Todos nós lamentamos profundamente o fato ocorrido com o jogador de futebol Neymar! De modo análogo, se o episódio tivesse ocorrido com um, digamos, ‘perna-de-pau’! Estamos falando da integridade física de um ser humano! Pois bem, creio que está sendo praticado [mais] um linchamento público! Por exemplo: no afã do episódio, sem maiores averiguações, um jornalista perguntou ao jogador colombiano Zúñiga: “como você se sente ao tirar um craque da Copa do Mundo?” Pergunta eivada de maldade! Desqualificar o atleta, rebaixar-lhe toscamente, e insinuar que tudo foi adredemente planejado: ‘Você, ao se aproximar do Neymar premeditou fraturar-lhe a terceira vértebra lombar! Não poderia ser a segunda nem tampouco a primeira! Necessariamente, a terceira!’

Realmente, o PIG nos impregnou de ódio – e [medieval] (PRÉ-)conceito!…

NOTA: lembremos que ainda nem ouvimos a versão da vítima mais direta, o Neymar!

Respeitosa e democraticamente,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República de ‘Nois’ Bananas

    FrancoAtirador

    .
    .
    Caríssimo Camarada Messias.

    Há de se concordar que, após a partida Brasil x Colômbia, o Jogador Brasileiro David Luiz foi Magnânimo, como poucos, no Gesto Solidário Manifestado em um Momento de Tristeza do Jovem Colombiano James Rodriguez, Futebolista Sul-Americano Artista da Bola, como outros tantos, sejam uruguaios, bolivianos, argentinos, venezuelanos, chilenos, equatorianos, paraguaios ou peruanos.

    Atitudes de Humanismo como essa praticada pelo Zagueiro da Vitoriosa Seleção Brasileira depois do encerramento de tal Jogo Eliminatório da Copa do Mundo, explicitam o caráter completo de um Homem ou de uma Mulher que, ao exercer a atividade profissional desportiva circunstancialmente em projeção midiática pela qualidade técnica demonstrada, tem consciência da responsabilidade dos próprios atos e das respectivas conseqüências no curso da existência, os quais poderão até servir de Paradigma perante a População de um País, de um Continente, quando não de todo o Planeta.

    Destaque para as Palavras do Honrado Cidadão Brasileiro
    David Luiz Moreira Marinho:

    “Temos que pensar sempre que não é só exemplo para o futebol, é para a vida. Porque as crianças querem ter o cabelo como os nossos, as mesmas coisas. Temos que lembrar também que precisamos ser pessoas grandes, ser humanos grandes na Vida” (http://migre.me/kikvp).

    É óbvio que a Rede Globo e o Banco Itaú estão pouco se lixando para a Grandeza Humanística do Ídolo.
    Corporações Transnacionais, como essas, querem exclusivamente Faturar o Máximo de Dinheiro Possível, enquanto Perdurar a Fama do Indivíduo que faz Sucesso Temporário, para depois descartá-lo na Lixeira do Esquecimento e buscar um outro Ícone Propagandístico que possa dar Continuidade ao Enriquecimento Corporativo, pelo Lucro ao menor Custo.

    É da Natureza do Capitalismo Ser Desumano.

    Entretanto, se é Certo que deva ser Exaltado o Gesto Exemplar do Jogador da Zaga Brasileira, também é Condenável a Atitude Antidesportiva do Outro Jogador Colombiano que agrediu o Outro Jogador Brasileiro, de Forma Intencional e Desnecessariamente Desproporcional.

    E não é preciso haver sido Jogador de Futebol para saber que uma Jogada pode muito bem ser interceptada, ainda que irregularmente, sem o Abuso da Força Bruta.

    Talvez até por esse Motivo, David Luiz vem sendo considerado o Melhor Defensor do Campeonato Mundial de Futebol em curso no Brasil.

    Um Grande Abraço Fraterno.

    Hasta La Victoria!

    Siempre!
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também