Olha você aí, velhinho perdulário, pagando a conta

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Li em algum lugar uma frase genial sobre a competência política dos republicanos para extrair de Barack Obama o resgate de Wall Street e ao mesmo tempo culpá-lo por privilegiar os banqueiros, depois da crise financeira de 2008.

O fato é que, desde então, houve um contínuo avanço dos conservadores, com o apoio da mídia, para pendurar a conta da crise nos trabalhadores.

Vimos isso em Ohio, nos Estados Unidos, e na Europa.

A revista britânica The Economist dá o tom do ataque aos direitos adquiridos. Primeiro, pregou contra os “marajás” do serviço público. Agora, ataca as aposentadorias. Na capa mais recente, o velhinho motoqueiro é você, cheio de “privilégios” depois de uma longa vida de trabalho.

Diz a revista que a idade mínima para as aposentadorias deve ser de 70 anos de idade. A alternativa? Falência.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pedro1

A The Economist é hilária. Pena que tem gente que realmente acredita no que ela diz, tipo a Urubóloga, como bem diz o PH, e outros queridos liberais.

damastor dagobé

Pior que Dilma ja embarcou nessa onda: recursos que eram para a sociedade agora vão para o fundo dos banqueiros pobres..

O_Brasileiro

O sacrifício deveria começar pelos ricos e não pelos pobres!
Que sacrifícios os ricos estão fazendo???

Samuel Velasco

Economia: a ciência de explicar amanhã por que as previsões que você fez ontem não se concretizaram.

Ha!

Alexandre J . Nunis

Bandidagem Explícita, que coisa mais cretína… em tempo votei em Lula e em Dilma, sacanear com a Previdência é a ultima coisa que eu espero desse governo Tucano-Petista.

Orlando Bernardes

São uns " cara de pau " . Até onde esperam que devamos dar alguma credibilidade à esta mídia representante dos piores interesses internacionais. Sempre contra o cidadão comum. Espero ainda ver os cidadãos do mundo a jogar pedras nestas redações.

giovani montagner

não tem como levar essa revista a sério, é a bíblia dos neoliberais. legal foi ver a saia justa que o documentário 'trabalho interno' colocou na editora, se não me engano, por não saber ou calar-se antes da crise de 2008.
aliás, recomendo o documentário, é uma obra espetacular. o depoimento do strauss-kahn, presidente do fmi, deixa claro o que esta ocorrendo.

zhungarian

Muito fácil para quem nunca trabalhou e vive de renda achar que aposentadoria é coisa de comunista.

Muito fácil trabalhar a vida inteira mandando nos outros, com a chibata em punho.

Neoliberais são uma raça que tem que ser extirpada da face da Terra.

ZePovinho

Até que enfim o povo está acordando e vendo que essas agências de classificação de risco não passam de lobistas da bandidagem financista.Muitos já esqueceram que foi a falida Arthur Andersen quem escondeu a fraude contábil que existia na ENRON,mas os portugueses não esqueceram.Temos que colocar esses salafrários no xilindró mesmo:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Portugal: economistas pedem inquérito contra agências de "rating"

Um grupo de economistas e professores universitários portugueses entregou segunda feira na Procuradoria Geral da República um pedido de abertura de inquérito contra as agências de classificação de risco Moody's, Fitch e Standard & Poor's, por crime de manipulação de mercado. As três agências de "rating" detêm mais de 90% do mercado de classificação de risco. A iniciativa é inédita em Portugal, mas existem outros exemplos concretos.

[youtube x9MUGEpBCSg http://www.youtube.com/watch?v=x9MUGEpBCSg youtube]

Fabio_Passos

hã… é isso mesmo.
Os vilões que tem de pagar pela irresponsabilidade dos especuladores miliardários são os trabalhadores aposentados.

Que mídia-corrupta.
Esta democracia ocidental é uma fraude.

Pitagoras

Ou seja. O infeliz contribui a vida inteira para um sistema que canaliza os recursos para os do andar de cima. Quando já está no fim do seu prazo de validade, com um pé na cova, se é que teve a felicidade de chegar a tanto, ganha uma merreca de aposentadoria por alguns dias e bate o pacau.
No andar de cima os de fraque comemoram mais um golpe contra o cidadão. E tome invasão mundo afora. E pau no Manning que teve a coragem e patriotismo de denuinciar a fraude que comanda o mundo neoliberal.

luiz pinheiro

Republicanos nos EUA, anti-lulistas no Brasil, partidos de direita da Europa, todos são puro embuste. Jogam o tempo todo com falácias, mentiras, artifícios, sofismas. Vivem do domínio que detem sobre quase toda a mídia, só isso. Não resistiriam nem um single day a um debate transparente, a sol aberto.

    Ricardo Donizetti

    Resumiu a direita perfeitamente. Sem a mídia apoiando e equalizando suas ideias e escondendo o fracasso de suas administrações, são anêmicos, esquálidos e moribundos .

Eudes H. Travassos

Não sei porquê tanto susto, isto já era previsto, estava escrito nas estrelas e se não me agano em alguma página de "Das Kapital". São as contradições levando tudo ao colapso.

carlos hely

é por estas e outras que junto o meu dinheirinho e compro imóveis para não depender de crises e quebradeira de governos e bancos. Até previdencia privada eu não faço mais desde que a argentina quebrou e os bancos foram embora e deixou a população na mão. retirei todo o dinheiro ja pago na aposentadoria privada na epoca. não acredito.

    Francisco Rabelo

    Cuidado com a bolha imobiliária

Artur

Manda o FHC e o Lula dar uma aula de como sacanear com os aposentados. Aqui eles souberam bem fazer isso. O primeiro criou o FATOR PREVIDENCIÁRIO e o segundo vetou o seu fim. De FHC eu até esperava uma sacanagem deste tipo, mas de Lula foi uma traição. Por isso nunca mais votarei em nenhum deles. Mas a aposentadoria deles deve equivaler aos dos velhinhos de Wall Street e eles estão tranquilos. O problema é a justiça nojenta aceitar a retroatividade, de se mexer nas regras quando o jogo está em andamento para milhões de passoas que contribuíram por anos e na hora de se aposentar têm uma redução significativa nos seus ganhos. A retroatividade só vale para os mais fracos.

M Peres

Eles estão fazendo a única coisa que sabem. Fazem isso desde a década de 80. Não tem nenhuma capacidade de enxergar alguma solução nova para o problema novo. Tentam aplicar o mesmo receituário de Tatcher num mundo totalmente diferente. Daí não dar certo.
Emblemático o manifesto de FHC publicado hoje que tenta incluir meio-ambiente e internet dentro das mesmas fórmulas de sempre do receituário neo-liberal. Nada muda, nada se resolve. Só Lula propôs um novo paradigma, assim como a China, mas o que vem do povo não interessa para esses sábios da elite.

João

Buraco Obama faz um governo virtual: caso um morador dos EEUU desligue a TV ou não leia a internet nem saberá quem é o Presidente de lá.

Anarquista Lúcida

É. E nossa cara presidenta querendo reduzir a contribuiçao para a Previdência de 11% para 5%. Depois haverá déficit, e, claro, será necessário cortar direitos dos aposentados. É revoltante, roubar de quem nao pode mais se defender, já foi devidamente sugado e já pode ser condenado à miséria.

    Pall Kunkanen

    Não é bem assim, 5% somente para empreendedores individuais, como encanadores, camelos, manicure e etc. Porque é muito melhor 5% na mão do que nada. E tem dado muito certo, tanto é que se tem mais de um milhão de novos contribuintes que pagam a previdência mensalmente.

    ZePovinho

    Eu pensei e mesma coisa,Anarquista.Quase toda isenção fiscal tem saído nas cotas da Previdência Social.É phoda!!

    Paulo dos Santos

    Muito bem colocado!

    Essa manobra que estão tentando fazer é uma tremenda sacanagem, e não vejo ninguém falando nada!

    A manobra é a seguinte: em nome da "desoneração do setor produtivo" e da "redução da carga tributária", está tramitando no Congresso um projeto para reduzir o valor da contribuição patronal ao INSS.

    Perceberam o tamanho do absurdo? Querem DIMINUIR o financiamento da Previdência!

    O que eles querem, a todo custo, é criar artificialmente um déficit na Previdência, que venha a justificar uma "Reforma da Previência", a qual servirá para obrigar todo mundo a trabalhar até morrer, sem nunca se aposentar.

    Isso é um verdadeiro ESCÂNDALO, é um ASSALTO contra a Previdência! A blogosfera brasileira precisa erguer sua voz contra esse projeto absurdo.

    Chega de choradeira sobre a "carga tributária"! Se querem reduzir a carga tributária, acabem com o pagamento de juros da dívida! Se o governo não precisasse pagar 150 bilhões de reais por ano em juros da dívida, poderia diminuir a sua arrecadação em 150 bilhões! Seriam 150 bilhões a menos em impostos a arrecadar!

    Se querem reduzir a carga tributária, vão mexer nos juros da dívida, e não no financiamento da Previdência!

    Mário SF Alves

    É o ovo da serpente, meu caro. Juros da dívida pública interna na casa dos 150 bilhóes de reais por ano? Você tem como demonstrar isso?
    Grato!

    Roberto

    A diminuição para a Previdência foram feitas para o Microempreendedor. Nos caso é bem justo.
    O que deve ser feito é aumentar a contribuição das Grandes.

    Luís Tabosa

    Ninguém está falando disso. Estão falando é da redução de 20% para 14% da contribuição previdenciária patronal sobre a folha de pagamento.

    Mais informações sobre isso: http://www1.folha.uol.com.br/poder/863832-por-mai

    Roberto

    Putz!
    10 vezes PUTZ!

Jair Araújo

A grande farsa desses delinquentes neoliberais que dizem que é preciso aumentar a idade de aposentadoria em virtude do prolongamento da expectativa de vida é que eles não levam em conta o aumento extraordinário da produtividade econômica em razão da tecnologia.

O mundo hoje produz riqueza em abundância. A tecnologia permite uma produtividade absurda. Se houvesse mais intervenção dos Estados nas economias, para tornar as economias mais racionais (ou menos irracionais), não existiria pobreza no mundo, todo mundo teria uma jornada de trabalho de 35 horas semanais, e todos se aposentariam aos 55 anos de idade.

    Mário SF Alves

    Taí uma argumentação que joga na lona a ideologia do Consenso de Washington e sua filha mais dileta o neoliberalismo. Na Bolívia, mais precisamente, em Cochabamba, um dos laboratórios de teste das bulas/receitinhas neoliberais, explodiu quando a população em peso enfrentou, venceu e expulsou a empresa/corporação que lhes tinha imposto a privatizatização da água potável. Pois é. Lá a água foi a gota d´água.
    Para maiores esclarecimentos vide o video/documentário com um dos maiores geógrafos do mundo, o professor Milton Santos; a meu ver um gênio em termos de rigor científico, responsabilidade política, clarividência dos procesos sócio-econômicos e simplicidade intelectual.

Gustavo Pamplona

Aê pessoal, escutem o que o José Simão e o Ricardo Boechat disseram… É divertido!!! hahahahaha

[Dilma foi pra China para comprar muambas originais]
http://www.band.com.br/jornalismo/colunista.asp?I

    Bonifa

    Dilma fechou um negócio da Embraer. Vendeu 30 aviões por 1bilhão e 600 milhões de dólares.

    Lousan

    é…e 'vendeu' uma parte do bloco Pará-Maranhão do nosso petroleo para a Sinopec…melhor dizendo…firmou um acordo de cooperação tecnológica com a estatal chinesa Sinopec para "troca de conhecimento nas áreas de geofísica, geologia e engenharia de reservatórios de petróleo"…blablabla

    Vai ver que é por isso que, segundo mr Lula, mesmo sendo 'auto suficiente' na produção do petroleo ainda sofremos com o aumento do barril do petroleo la fora…maaas claro, a Petrobras é estatal e este tema de aumento da gasolina não será retratado nesse blog pós-PT…afinal deslizes do genero não fazem parte do governo dilma

    Maurício

    Isso sem falar no centro de pesquisa de US$ 300 milhões e do investimento da Foxconn the US$ 12 bilhões em 5 anos…
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/appl

    Na própria matéria, além da China:

    – BG Group com US$ 30 bilhões até o final da década.
    – Telefônica com US$ 25,5 bilhões até 2014.

    Mário SF Alves

    Isso sem dizer da perspectiva de geração de 100.000 novos empregos com a instalação de fábricas de componentes de computador. E vamo que vamo!

    Ricardo Donizetti

    Bonifa fez você engolir a piada. Engasgou você com a asa dos aviões da Embraer

    Gustavo Pamplona

    Gente… será que os que me negativaram, não perceberam que aquilo era Humor? hahahahhaa

    Amigos… vão lá no site da Band e escutem o áudio direito e falando nisto… adoro o Boechat… é um dos motivos que eu assisto o Jornal da Band.

    José Vitor

    Perdeu, playboy. :)

Remindo Sauim

Com os sexagenários continuando no mercado de trabalho a juventude não teria onde trabalhar. É por estas idéias do liberais que suas economias estão em crise.

    Vergonha

    Os sexagenários estão no mercado de trabalho porque as suas aposentadorias são um lixo. Muitos que trabalharam por anos a fio hoje ganham um pouco mais que um vagabundo do Bolsa Família que nunca trabalhou. Isto é justiça ? E a dona Dilma ainda aumenta o Bolsa Vadio para quem tem um monte de filhos. Então, vamos FURUNFAR. Conheço pessoas que não querem ser registradas para continuar a receber o Bolsa Vadio, vale gás, luz fraterna, etc… Manda esta gente trabalhar como os sexagenários fizeram. Tenho pena dos teus pais. Mas con certeza são ricos e a herança é grande.

    Ricardo Donizetti

    Filhinho, pega seu danoninho e para de ler a Veja. Raciocínio tosco o seu. Quer dizer que o cara deixa de trabalhar e receber,no mínimo R$ 545,00 de salário para receber menos de R$ 200,00 do bolsa família.
    Grande gênio.

    Bury

    "Conheço pessoas que não querem ser registradas para continuar a receber o Bolsa Vadio, vale gás, luz fraterna, etc"… Caramba, ainda tem gente que fala isso? E quer ser levada a sério? Eita nóis, como são graves os problemas da idade mental defasada…

Pedro Luiz Paredes

Acho que toda questão vai ficar para a reta final da campanha. Por enquanto, deixem os republicanos se estrebucharem.
O norte americano não mudou, quer segurança; e a hora que Obama abrir a boca as coisas vão começar a se inverter denovo, como aconteceu no Brasil com mensalão, com a assaltante de banco e tudo mais.
Em suma, a reeleição do Obama só depende de sua própria competência e retórica.

    Mário SF Alves

    Há paredes e paredes;
    Tudo depende mesmo das circunstâncias.
    Há paredes feitas de vidro e são transparentes;
    Há paredes que nos servem de conforto e proteção;
    Há paredes que são como muros intransponíveis e que nos impedem totalmente a visão;
    Sim, há essas paredes, mas, se um muro separa, logo-logo aparece uma ponte que a todos une.
    Há paredes e paredes.

    Pedro Luiz Paredes

    Já SF na medicina pode ser "sem frequência" (cardíaca); no roteiro de um ator pode ser "sem fala"; em prontuários pode ser "sem ficha", se for de banco pode ser "sem fiador; nos blogs onde algumas pessoas entram em transe para apertar o mouse sem ao menos tratar fundamentos ou elementos simples de uma questão pode ser justamente "sem fundamento". Quer saber, sou grato e portanto… se fosse pra escolher um contexto, já que não há qualquer que o seja, escolheria… que "se foda".
    As vezes o caminho da ignorância é o mais próximo e fácil de se tratar como objetivo.

    Mário SF Alves

    Rendo-lhe graças, oh! senhor. FS [= Falando Sério], não entendo como alguém que seja capaz de elaborar tão sutil e criativamente uma resposta dessas possa ser capaz de um comentário tão desastrado, tão vil e tão cretino como o que motivou a minha resposta. A não ser, claro, que seja motivado por total déficit de atenção; senão isso, o pior: posicionamento ideológico extremado.
    Seja como for, sem recentimentos,
    Mário SF Alves.

    Mário SF Alves

    Em tempo: recentimento com "c" é ressentimento recente. Não confundir com o SF de "sem função" em classificação gramatical.

    Pedro Luiz Paredes

    Isso quer dizer que você amarelou"recentemente"?

    Mário SF Alves

    Para início de conversa, ela, a quem prefiro não mencionar o nome por respeito ao meu País e ao meu voto, não é minha patroa. E se é esse seu referencial, esqueça a discussão. Segundo, não há revolta nenhuma; mesmo porque, fui eu quem provocou o debate. E por favor, não me faça arrepender-me disso.
    Ah! Quanto ao falar das paredes, de fato, eu não as conheço tão bem, mesmo porque nunca estive preso e jamais fui barbaramente torturado. E, obrigado, já que amarelei vou aproveitar a cor e dar mais vida às minhas paredes.
    Agora, francamente, sem ressentimentos.

    Pedro Luiz Paredes

    Com o comentário eu me propus a discutir com qualquer pessoa.
    Sua resposta não tratou do tema, só me atacou.
    Se tem alguém desastrado aqui é você.
    Não saia conjecturando sobre a sua própria interpretação, afinal, você não entendeu o comentário.
    Quando quiser ofender alguém que pensa diferente de você procure não demonstrar tal limitação.
    E digo mais, as coisa vão acontecer do jeitinho que eu disse. Obama se reelege desde o ataque a tiros direcionado àquela deputada democrata e repito quantas vezes for necessário que isso só depende da retórica usada por ele.
    Da mesma forma a retórica de Lula que se reelegeu no mensalão e da mesma forma como a assaltante de banco, pela qual fiz campanha na internet e faço quantas vezes acreditar nela.
    Acho que foi isso que motivou sua revolta; entendeu como crítica o que disse sobre sua patroa.
    Mas a construção do texto, mesmo simplista, não o fez ver que não se tratava de uma ofensa a Dilma, e sim um simples exemplo. Só entendeu o que quis entender. Lamento.
    Como disse antes: "as vezes o caminho da ignorância é o mais próximo e fácil de se tratar como objetivo".
    Falou das paredes sem nenhuma arte; não as conhece tão bem.
    Espero que fale do chão com mais propriedade e que assim deva sair mais bela poesia.

Marcelo Rodrigues

Competência dos republicanos, mas ajudada, e muito, pela completa incompetência do Obama.

Mario Siqueira

Só agora eles descobriram isso ?
Nosso grande FHC, há mais de dez anos, já chamava os aposentados de "vagabundos". Visão de Estadista !

    Fernando

    "O ex-presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, Recebe Gordos Salários referentes a 02 Aposentadorias. Ele (FHC), conseguiu Aposentar-se com apenas 38 anos de Idade, na qualidade de Professor e; o segundo Provento ou Pensão Vitalícia,é de ex Presidente da República Federativa do Brasil."

    edv

    É (no mínimo) BI-vagabundo…
    Vagabundo vagabundo!
    É não é mera aposentadiria dos mortais do INSS não…

    Mário SF Alves

    Visão futurista, meu caro. E, sobretudo, consensodewashingtoncista! Época saudosa em que se batia o pézinho dizendo: neoliberalismo? Que neoliberalismo, isso é tudo blá-blá-blá petista

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube 7dtKKjcWpbs http://www.youtube.com/watch?v=7dtKKjcWpbs youtube]

Bruno Brasil

Sem querer fazer o papel de advogado do diabo (mas já o fazendo): à medida que a expectativa de vida das pessoas aumenta, naturalmente, deverá aumentar o tempo de trabalho delas…

Carlos J. R. Araújo

Prezado Azenha, faça-me um favor, um grande favor: pergunte ao Mino Carta o porquê da reprodução de editoriais e artigos do The Economist na Carta Capital. Há anos isto acontece e continua acontecendo. A idéia de Mino seria a de que devemos saber o que o adversário diz para que nos defendamos melhor? Confesso, nunca entendi e, sempre, quando lia a Carta Capital, as duas, três páginas reproduzidas travavam na garganta. E pergunte também, de quebra, o que o Delfim Neto faz lá, até hoje! Contrapeso? Reforço? Diversionismo? Aquietar a Av. Paulista? Ou há razões que a razão desconhece?

Ana cruzzeli

Só tenho uma coisa a dizer:
OS ISLANDESES ESTÃO CHEGANDO, OS ISLANDESES ESTÃO CHEGANDO…

Claro se o povo britânico mandar o primeiro ministro para aquele lugar que está merecendo ir há muito tempo, principalmente depois do ataque a Libia. Se a Rainha, mulher mais rica do mundo, der pitaco pode perder o trono tambem.Basta os trabalhadores britânicos comecerem a questinar o quanto a familia real custa ao povo não só da Inglaterra como para todo o Reino Unido. Eu acho que eles irão parar de importunar os trabalhadores da ativa e aposentados também…
É só um paupite.

    Pedro1

    Ana a rainha não já não nem a mais rica da Inglaterra. Da Inglaterra é J.K. Rowling, a autora de Harry Potter. Do mundo é uma americana herdeira do Wall Mart. Mas, fora isso, concordo em gênero número e grau com você.

Fernando

Então o príncipe FHC teria que trabalhar mais 32 anos pra se aposentar.

    Mário SF Alves

    Claro, desde que fosse só o príncipe.

Jaime

Até os escravos, no século IX, já tinham conseguido a lei dos sexagenários. Volta, Princesa Izabel, volta!

Bonifa

Nisso o FHC foi o pioneiro no mundo. Quando chamou os aposentados de vagabundos.

Pedro

Acho que Economist já tem 70 anos.

Damastor

"Não devem saber como é a vida do povo"…ahhhhhh..então é isso…basta a gente contar pra eles como é e eles vão mudar…tá facil

Adriana

O velhinho da moto simboliza um ex-senador, ex-deputado, ex- presidente ou então um dos mega-empresários que tem a mídia e os governantes trabalhando a seu favor nos Congressos do mundo. A economist não soube se expressar. Acertaram numa coisa a moto é 10 !!! kkkkkkkkk

Fala sério, essa revista é um lixo!!!

N. Konthyegki

Como sabemos, essa ideologia foi completamente desbancada na última crise econômica, pois o centro do discurso se mostrou inconsistente, ou seja, o mercado não pode viver livre e solto, pois a sua lógica é a irracionalidade, e não a auto-regulação, como pregam firmemente os ideólogos da livre concorrência.
Como diz o ditado, de boas intenções o inferno está cheio. E, como mostra muito bem o documentário Trabalho Interno, houve tudo para se evitar essa última crise global, mas o que fazer quando o mercado coopta aqueles que devem prezar pela observação do andamento da economia e seus efeitos na sociedade? Os acadêmicos e economistas estão mais interessados nas suas consultorias às gigantescas multinacionais do que realmente serem observadores do funcionamento do mercado e suas tramoias (mas talvez eu seja ingênuo demais para acreditar que eles possam nos ajudar…)
O interessante é ver uma instituição como o FMI pendendo para um discurso de intervenção no mercado financeiro. Mas, também, como nos é sabido, nada mudou na política econômica daqueles que foram os principais responsáveis pela crise. Obama, como diz muito bem o Azenha, se for o bode expiratório da direita, faz o seu papel tão bem como chefe de Estado de uma nação imperialista… Nesse quadro, uma capa como essa é fichinha, perto do que já devem estar aprontando por aí, por debaixo dos panos, novamente…
Bem, e como a nossa elite declara sem pestanejar "DEPENDÊNCIA AO NORTE!", eles bradarão tais verborragias por aqui também, é quase certeza…
Ao vencedor as batatas!

    Mário SF Alves

    Agora imagine tudo isso aí que você disse sendo movido, turbinado a pó que passarinho não cheira? É o prenúncio do fim, caro N. Konthyegki. Vai desabar tudo!
    Que pena, pois é muito cedo para comemorar, e a exemplo de "O interessante é ver uma instituição como o FMI pendendo para um discurso de intervenção no mercado financeiro.", para a crise em Portugal a receitinha foi a de sempre! Não mudou nada.

    Anselmo Costa

    O mais incrível de tudo é que os conservadores americanos (e a sua versão delirante, os "libertarians" de Ron Paul) ainda conseguem distorcer essa verdade óbvia.

    Para todas as mentes sãs do mundo (brasileiras, francesas, alemãs, etc.) a crise econômica mostrou a irracionalidade do "mercado livre" e a necessidade de mais regulação.

    Para a mente doentia dos conservadores e "libertarians" dos EUA, é o contrário: a crise mundial foi culpa… do Estado!

    Eles dizem que a crise é culpa do "excesso de regulação" (onde?) e seria uma "prova" do fracasso do sistema "socialista" (what a fuck?) implementado nos Estados Unidos!!

FrancoAtirador

.
.
ELES INVENTARAM A APOSENTADORIA

COMPULSÓRIA POR MORTE.

E nós copiamos.
.
.

    Mário SF Alves

    Parece que inventaram mesmo foi a morte compulsória. Senão, vejamos; pense no seguinte: uma rede de hipermercados conhecidíssima nos EUA (com filiais aqui), contrata um funcionário, e logo a seguir descobre-se que o cara está com uma doença fatal. Sabe a solução? Simples, a empresa faz um seguro de vida em nome do funcionário moribundo, mas, não sei por que engenharia de mutreta, quem recebe o seguro não é a família do falecido, mas, sim, ela, a máfio-empresa. É ou não é um caso de morte compulsória? E, pasme, meu caro FrancoAtirador, essa nem Mário Puzzo, reescrevendo o Poderoso Chefão chegaria a tanto.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Muito boa essa, meu caro Mário SF Alves.

    "Engenharia de Mutreta"

    É o que mais fazem…
    .
    .

    Mário SF Alves

    Ah! Isso mesmo, é a frankenstein-economia. Na crise do sub-prime, os donos do cassino Wall Street contrataram não apenas os "melhores" ex-alunos e dirigentes de escolas de economia, mas, também engenheiros russos desempregados. Daí engenharia da mutreta! Pior do que essa é o pó que passarinho não cheira. Só que pra essa não explicação econômica. É um similar do "água que passarinho não bebe".
    Abs.,
    Mário.

    Mário SF Alves

    Sobre um dos adjetivos usados no comentário, com relação a emresa. Acho interessante pelo seguinte, não que eu seja contra a idéia da livre iniciativa, ou contra a empresa, não, não é isso; mesmo porque, o problema é a empresa acima da lei, a empresa=corporação e o sistema financeiro judaico-cristão -ocidental (isso, sim, máfio-empresas) Mas, a adjetivação ou o conceito de máfio-empresa, trás em si uma idéia interessante. Você já parou para pensar sobre isso, quero dizer, ao que tudo indica, a máfia venceu, cara. E venceu por quê? Talvez por ter tido ao longo de sua triste e intrigante história a oportunidade de conhecer a fundo (religiosamente) uma das maiores fraquezas humanas, o medo. O medo do desconhecido, da morte, e outros.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Efetivamente as megacorporações estão triunfando,

    vendendo a fórmula da eternidade,

    assim na terra como no céu.

    Mas não sou pessimista.

    A HISTÓRIA É UMA AMPULHETA GIGANTE QUE CONTA O TEMPO EM SÉCULOS.

    Ainda acredito na Ciência e que sempre haverá uma geração a desmistificar as anteriores.
    .
    .

    Mário SF Alves

    Sim, de todo modo, compete rasgarmos o véu da ignorância. A começar pela cortina de fumaça que atende pelo nome de Al-Qaeda.

Marcelo Fraga

Eles lá (e os ricos aqui) falam de aumentar a idade mínima porque durante a vida juntaram montes de dinheiro, muitas vezes com um trabalho não-desgastante.

Não devem saber como é a vida do povo, que trabalha por décadas ganhando um salário que às vezes mal chega ao fim do mês, e quando se aposentam não podem aproveitar porque o trabalho destruiu sua saúde física e/ou mental.

ZePovinho

A The Economist,bem como outras mídias conservadoras,defende o Estado de Bem Estar Empresarial/Corporativo,Azenha.Defende uma boquinha no Estado como o nosso querido Roberto Freire:
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Quem mandou Roberto Freire arrumar uma boquinha com Kassab…

Quando foi demitido da vida pública pelo eleitor pernambucano, Roberto Freire (PPS/SP) fez as malas para São Paulo e arrumou uma boquinha digna de marajá como conselheiro em órgãos da prefeitura de São Paulo, na gestão Serra/Kassab.

Agora Kassab fundou o PSD e metade da bancada do PPS quer migrar rumo ao novo partido. Freire diz que vai entrar na justiça eleitoral para cassar os mandatos (a jurisprudência eleitoral diz que não é infidelidade partidária sair para fundar novo partido).

Ora, Freire está reclamando do que? Foi ele quem deu o exemplo e que iniciou o movimento do PPS em direção a Kassab.

PARA A RAFAMÉ,A ESCUMALHA,A CHOLDRA, O POVO FEDORENTO: O MERCADO.PARA AS EMPRESAS: O ESTADO.É isso que eles defendem,uma espécie de socialismo para os "capitalistas" e capitalismo para os miseráveis.

    Bonifa

    Não há currais eleitorais na avançada São Paulo? Há pacotes empresariais de votos? Como é que um imigrante político sem qualquer raiz no estado pode ser eleito repentinamente deputado federal?

Moacir Moreira

Esse discurso não me parece estranho.

Ouço e leio muita gente culpando os aposentados pelo rombo da Previdência aqui mesmo no Brasil.

E até o pessoal do PT faz o mesmo, tagarelando o velho discurso dos iluminados comentaristas econômicos vassalos que são da mídia oligárquica..

Acho que o Obama veio ao Brasil para aprender a oprimir o povo e ao mesmo tempo ser popular.

reinaldo carletti

não sei como voce da importância a essa revista, se sabem tudo, porque não previram a quebra do seu pais?
é tão veja, que eu ignoro-a!
reinaldo carletti

Maxwell B. Medeiros

Revista nojenta! Quem trabalhou a vida toda, merece uma aposentadoria digna.
Os republicanos estão levando o país para o buraco.

    jose Carlos

    estão levando o planeta pro buraco……

    Luiz Reis

    entra nessa quem quer. existem alternativas aos falcões, façamos nossa parte, que não é ficar apenas aqui nos blog progressistas (sujos)… vamos lá no dia-a-dia mostrar que existe um mundo diferente desse que nos querem enfiar goela abaixo.

Deixe seu comentário

Leia também