Até tu, Valor Econômico?
por Roberto Vasques* e Felippe Ramos**
Às 14h desse 14 de outubro, os fatos pareciam não deixar dúvida: o jornal Valor Econômico havia aderido à campanha de Aécio. Ou não? Vamos aos fatos.
Com direito a manchete em sua página de internet e retuitada ao instante, a matéria “Rumores eleitorais tornam a rondar mercados; Bovespa e dólar sobem”, do jornal Valor Econômico (cujos donos, cabe lembrar, são Grupo Folha e Organizações Globo, com cotas iguais de 50%) anunciava um “rumor” que teria impactado no ânimo dos “mercados” e justificaria a subida repentina do dólar e da Bovespa no final da manhã desta quarta-feira: Aécio apareceria 8 pontos na frente de Dilma na pesquisa do Datafolha (cujo único dona é o Grupo Folha) com resultado previsto para ser anunciado na quinta-feira, 15 de outubro.
Qual seria o espanto? O fato da pesquisa ter sido contratada em parceria justamente pela Folha da Manhã e a Rede Globo?
Não, a endogamia total entre Folha e Globo não é o problema em questão. Muito menos o fato de Globo e Folha, contra todas as evidências (ai está o manchetômetro da UERJ), não assumirem suas predileções políticas – embora nesse caso nos pareceria mais honesto e republicano se seguissem o modelo de grande parte dos órgãos de imprensa internacional e assumissem em editorial sua posição política, uma vez que ela existe e é mais ou menos clara.
O leitor já cansado desta prosa nos perguntaria ansioso? Afinal, qual o incômodo?
Ora, uma rápida busca no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece a questão: segundo o Tribunal, a referida pesquisa do Datafolha (protocolo no TSE número BR-01098/2014), encomendada por Folha e Globo, tem prevista a realização das entrevistas e tratamento dos dados para os dias 14 e 15 de outubro, com a publicação dos resultados, como de costume, no Jornal Nacional, na noite do próprio dia 15.
Fonte: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=28424
Apoie o jornalismo independente
Ora, como foi possível “vazar” para os “mercados”, na hora do almoço do dia 14, uma pesquisa ainda a ser realizada ao longo dos dias 14 e 15?
É difícil imaginar que tivesse havido tempo hábil para o Datafolha realizar as previstas 9260 entrevistas (ao menos parte relevante delas) ao longo de uma manhã, processar os dados, chegar a algum resultado parcial e que os mesmos supostamente tivessem sido “soprados” aos mercadeiros de plantão.
Ou será que estamos tão por fora da dinâmica do trabalho de pesquisa que o Datafolha já no final da manhã do primeiro dia (em cerca de 4h) tem boa parte de sua amostra realizada e tratada e passível de ser alvo de um vazamento?
Ainda que o diretor do Datafolha afirmasse que tecnicamente é possível chegar a essas conclusões em uma manhã, seria o caso de ganhar tanto destaque (manchete e twitter) justamente em um órgão de imprensa, o Valor Econômico, pertencente a Globo e Folha?
Não estaria mal se o Datafolha e Valor Econômico se pronunciassem a respeito. A matéria do Valor foi assinada por 4 jornalistas. Eles queriam compartilhar a fama do “furo”? Ou a intenção foi proteger-se, em coletivo, ao anunciar algo tão escandaloso?
Com a palavra, o Valor Econômico.
Fonte: http://www.valor.com.br/financas/3734826/rumores-eleitorais-tornam-rondar-mercados-bovespa-e-dolar-sobem
* Doutorando em Ciência Política; ** Sociólogo
Leia também:
A lista dos parentes de Aécio que estavam no governo de Minas em 2006
Comentários
marcos
cada povo tem o governo que merece, infelizmente o Brasil tem a Dilma.
EDISON Pereira
Os erros das pesquisas é sempre a mais para a Dilma e a menos para o Aécio. Nunca erram em só um candidato. É manipulação descarada mesmo! Sempre no sentido de quem paga mais. Quem tem o petrolão terá o erro sempre a seu favor.
alexandre
Nao sei vcs mas eu nao caio no papo do aecio na epoca q eles comandava eu ganhava 90 reais meio salario minimo e nao conseguia ter nada hoje posso falar q nao ta faltando nada pra mim. Na epoca do fernando henrique Cardoso o povo nao podia nem comprar carne pra comer hoje passamos na frente das casas quase todomindo fazendo churasco numa rua passava quase ninguem tinha carro hoje tem no minimo 2 carros em cada casa ve casas boas a 20 anos atras as casas errao simpres hoje sao casas boas bonitas entao sabemos quem vamos votar…
Estilac
Como no 1 turno, vai começar a correria, dos institutos de pesquisas, pra corrigir os numeros. Proximo as eleiçoes os numeros vão mudar repentinamente, acredito que Aecio nunca esteve à frente!
FrancoAtirador
.
.
Mesmo Esquema dos Mercados Abutres.
Promovem Boatos a Favor de AérioNéco
E Lucram com a Especulação na Bolsa.
Quadrilha de Salafrários Ladrões!
Não Há Outro Nome para a Corja.
.
.
Benedito
Devagar com o andor. Quem escreveu essa “denúncia” parece ter pouca familiaridade com o que acontece no mercado financeiro. Vou explicar: o mercado financeiro tem seus próprios trackings. Isso é conhecido e já foi divulgado inclusive em matéria no Valor. Os bancos contratam consultorias especializadas em pesquisas que reproduzem os critérios do ibope e do datafolha. Esses pesquisadores vão às ruas e fazem os trackings para os bancos. Os partidos políticos fazem a mesma coisa. Fazem trackings diários. O que o mercado financeiro está especulando – e o mercado virou um cassino nesse período de campanha – é justamente o resultado dos próprios trackings, que eles (os bancos) consideram uma antecipação do que serão as pesquisas do Ibope e do Datafolha. O Viomundo precisa ter cuidado para não fazer o mesmo que o pig faz, principalmente quando atribui aos jornalistas que assinam a matéria a responsabilidade pela suposta má fé. O Viomundo não é Veja, não é mesmo? Que tal se informar melhor antes de fazer esse tipo de “denúncia”. A propósito, só para que fique claro: reconheço que a imprensa escolheu seu candidato e jogou o jornalismo no lixo pra fazer campanha. Mas não é o caso dessa matéria do Valor, que apenas reflete o que está movendo a especulação do mercado financeiro.
Rene da Silva Bastos
Benedito, você teria razão se a matéria explicitasse a simulação com o material registrado no TSE; não foi isso que ocorreu. O VIOMUNDO acertou em sua análise. Eu opero diariamente e exatamente por saber das induções acima tenho acertado em 2/3 a linha de tendências, as chifradas e as patadas. Ficou cômico até. O jogo está muito sujo e nem operando por três corretoras eu tenho me livrado totalmente dessas armadilhas. O Eike Batista vai se dar mal somente agora porque ficou zerado e perdeu poder; esse pessoal que passa a boatagem ainda vai destruir muita sardinha. O que escreveu existe também, é claro, mas não foi colocado dessa forma no Valor nessa matéria específica nem foi o que recebi de mensagem durante o pregão.
Eduardo
Benedito, leia a “matéria” do valor… diz textualmente que é sobre a pesquisa do Datafolha.
E não, os bancos não contratam trracking, eles têm acesso aso resultados dos tracking encomendados pelos candidatos da direita.
Fabio Nogueira
Acho que nem equivoco, nem campanha. Alguém deve estar é ganhando rios de $ com especulação na bolsa.
Carlos Ribeiro
A verdade nua e crua, é que especulador tá pouco ligando para quem vai vencer a eleição; ele não quer nem saber se o pato é macho: ele quer é comer ovo. Quando Dilma cai ele ganha. Quando ela sobe, ele ganha de novo. Os trouxas, sempre perdem! É Dilma 13, pro Brasil continuas avançando!
Hassan
Gente, e como é que essa pesquisa sai em uma revista importante como a Istoé como se fosse algo crível? Desculpem-me pela ignorância, mas, como estrangeiro ainda não entendo muita coisa daqui.
Abracos
H
Urbano
Para o fascismo escancarado da oposição ao Brasil, isso é moeda de troco…
Deixe seu comentário