O que o procurador não procurou: Cerveró levou propina da Alstom durante o governo FHC; Brasil engavetou investigação, mas Suiça confiscou dinheiro

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-11-29 às 11.46.54

Delcídio para nós

por Janio Freitas, na Folha, sugerido pelo FrancoAtirador

As dúvidas sobre a propriedade da prisão de Delcídio do Amaral, decretada por cinco ministros do Supremo Tribunal Federal, vão perdurar por muito tempo. Assim como a convicção, bastante difundida, de que a decisão se impôs menos por fundamento jurídico e equilíbrio do que por indignação e ressentimento com a crença exposta pelo senador, citando nomes, na flexibilidade decisória de alguns ministros daquele tribunal, se bem conversados por políticos.

Às dúvidas suscitadas desde os primeiros momentos, estando o ato do parlamentar fora dos casos de prisão permitida pela Constituição, continuam tendo acréscimos. O mais recente: Delcídio planejou a obstrução judicial que fundamentou a prisão, mas não a consumou. E entre a pretensão ou tentativa do crime e o crime consumado, a Justiça reconhece a diferença, com diferente tratamento.

A sonhadora reunião de Delcídio até apressou a delação premiada de Nestor Cerveró, buscada sem êxito pela Lava Jato há mais de ano. Ali ficou evidente que seu advogado Edgar Ribeiro estava contra a delação premiada. Isso decidiu o ex-diretor da Petrobras, temeroso, a encerrar aceitá-la, enfim.

Em contraposição às dúvidas sem solução, Delcídio suscitou também temas e expectativas que tocam a preocupação ou a curiosidade de grande parte da população. Sabe-se, por exemplo, que Fernando Soares, o Baiano, ao fim de um ano depositado em uma prisão da Lava Jato, cedeu à delação premiada. O mais esperado, desde de sua prisão, era o que diria sobre Eduardo Cunha e negócios com ele, havendo já informações sobre a divisão, entre os dois, de milhões de dólares provenientes de negócios impostos à Petrobras.

Informado dos depoimentos de Baiano, eis um dos comentários que o senador faz a respeito: ele “segurou para o Eduardo”. Há menções feitas por Baiano que não foram levadas adiante pela escassa curiosidade dos interrogadores. Caso, por exemplo, de um outro intermediário de negociatas citado por Baiano só como Jorge, sem que fossem cobradas mais informações sobre o personagem e seus feitos. Mas saber tudo o que há de verdade ou de fantasia em torno do presidente da Câmara é, neste momento, uma necessidade institucional e um direito de todo cidadão.

Se Fernando Baiano “segurou para Eduardo Cunha”, a delação e os respectivos prêmios -a liberdade e a preservação de bens- não coincidem com o que interessa às instituições democráticas e à opinião pública. E não se entende que seja assim.

Entre outras delações castigadas de Delcídio, um caso esquisito. Investigadores suíços confirmaram, lá por seu lado, que Nestor Cerveró tinha dinheiro na Suíça. Procedente de suborno feito pela francesa Alstom, na compra de turbinas quando ele trabalhava com Delcídio, então diretor Gás e Energia da Petrobras em 1999-2001, governo Fernando Henrique. A delação do multipremiado Paulo Roberto Costa incluiu o relato desse suborno. Mas a Lava Jato não se dedicou a investigá-lo e o procurador-geral da República o arquivou, há oito meses. Os promotores suíços foram em frente.

Apoie o VIOMUNDO

Na reunião da fuga, Delcídio soube com surpresa, por Bernardo, que Cerveró entregara o dinheiro do suborno ao governo suíço, em troca de não ser processado lá. É claro que a Lava Jato e o procurador-geral da República estiveram informados da transação. E contribuíram pela passividade. Mas o dinheiro era brasileiro. Era da Petrobras. Foi dela que saiu sob a forma de sobrepreço ou de gasto forçado. Não podia ser doado, fazer parte de acordo algum. Tinha que ser repatriado e devolvido ao cofre legítimo.

A Procuradoria Geral da República deve o esclarecimento à opinião pública, se fez repatriar o dinheiro do suborno ou por que não o fez. E, em qualquer caso, por que não investigou para valer esse caso. Foi ato criminoso e os envolvidos estão impunes. Com a suspeita de que o próprio Delcídio seja um deles, como já dito à Lava Jato sem consequência até hoje.

Mas não tenhamos esperanças. Estamos no Brasil e, pior, porque a ministra Cármen Lúcia, no seu discurso de magistrada ferida, terminou com este brado cívico: “Criminosos não passarão!” [toc-toc-toc, esconjuro] Foi o brado eterno de La Passionaria em Madri, que não tardou a ser pisoteada pelos fascistas de Franco. De lá para cá, em matéria de ziquizira, só se lhe compara aquele [ai, valei-me, Senhor] “o povo unido jamais será vencido”, campeão universal de derrotas.

Leia também:

Como insinuação contra Lula virou manchete da Folha

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
O BTG Pactual é aquele mesmo Banco
que é investigado na Operação Zelotes,
.
por Suborno a Conselheiros do CARF,
pra se livrar do Pagamento de Impostos:
.
(http://www.dgabc.com.br/Noticia/1272000/btg-pactual-diz-nao-ter-sido-contatado-por-autoridades-sobre-operacao-zelotes)
.
Até março de 2015, 70 Grupos Empresariais
estavam sendo investigados na Zelotes.
.
A Polícia Federal encontrou “elementos consideráveis
de irregularidades” nas seguintes Empresas:
.
Grupos Gerdau e RBS [Afiliada da Rede Globo],
.
BR Foods, Camargo Corrêa, Light, Cimento Penha,
.
J.G. Rodrigues, Boston Negócios e Mundial-Eberle;
.
Montadoras de Automóveis Ford e Mitsubishi;
.
e Bancos Santander, Bradesco, Safra e BTG Pactual.
.
Também está sendo apurado no Inquérito Policial
a Participação do Partido Progressista (PP) no Esquema,
.
em que estariam envolvidos o Conselheiro do TCU
Augusto Nardes e seu sobrinho Carlos Juliano Ribeiro.
.
(http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/zelotes-gerdau-e-rbs-afiliada-da-globo-sao-principais-alvos-diz-jornal-7182.html)
(http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/operacao-zelotes-envolve-bancos-grandes-empresas-e-afiliada-da-globo-6208.html)
(http://www.cartacapital.com.br/politica/operacao-zelotes-suspeita-de-repasse-de-1-8-mi-a-augusto-nardes-4411.html)
.
.

FrancoAtirador

.
.
BANDIDOS ESTAVAM HÁ 30 ANOS NA PETROBRAS
.
MAS TUDO COMEÇOU EM 1º DE JANEIRO DE 2003.
.
(http://contrapontopig.blogspot.com.br)
(http://cezartavares.com/equipe.html)
(http://m.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1695950-lobista-da-lava-jato-acusa-mais-dois-ex-gerentes-da-petrobras-de-corrupcao.shtml?mobile)
.
.

Clauter Rodrigues

Porquê nenhum parlamentar levanta essa capivara desde a tribuna da Câmara? Estão todos 100% juntos empenados no “rabo-preso” tucano? Trocou-se o “engavetador” geral de FHC pela omissão parlamentar generalizada.

FrancoAtirador

.
.
Pérsio Arida, Ex-Presidente do Banco Central e do BNDES
.
no Governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP)
.
assume Presidência do Conselho de Administração do BTG.
.
(http://siteempresas.bovespa.com.br/consbov/ArquivosExibe.asp?site=C&protocolo=492944)
.
.

Leo

Não tenham a menor dúvida de que esse caso virá à tona novamente, assim como coisas já arquivadas pelo PGR que envolvem pessoas aliadas ao atual Governo. É mera questão de tempo. A Lava-Jato ainda tem muito o que esclarecer para a opinião pública e não há dúvidas quaisquer sobre o excelente trabalho desenvolvido pelo Ministério Público.

FrancoAtirador

.
.
Curiosidade
.
Quanto o Andre Esteves vai recolher de Imposto de Renda
.
sobre os 6,4 BILHÕES da venda de sua Participação no BTG?
.
(http://m.folha.uol.com.br/mercado/2015/11/1712739-esteves-renuncia-ao-comando-do-btg.shtml?mobile)
(http://www.blogdokennedy.com.br/bc-pressiona-btg-a-comprar-fatia-de-esteves-no-banco)
.
.

FrancoAtirador

.
.
A Lei não retroage, salvo em benefício do Réu.
.
Assim, a Operação “Não Vem ao Caso” aplica
.
um Código Penal publicado em 1º/01/2003.
.
.

Cláudio

.:.

:

: * * * * 22:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Darci

Uma coisa é a suspeita de crime do senador e isso não está em questão. Crime tem que ser investigado, a pessoa julgada e absolvida ou condenada. Pagar pelos crime. Mas, argumentar como o fez o senhor ministro Toffoli de que houve tentativa de intimidar o judiciário….. Ué?! E daí?! Tudo faz parte. Qual é o problema? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Pode intimidar e daí? O questão é: intimidou? Os ministros costumam se deixar intimidar? Por quem? No caso em pauta o judiciário agiu por conta própria. Ofendido em honra pessoal. Isso não era o que acontecia nos idos tempos do tal dente por dente, olho por olho? Será assim que os juízes devem se portar?

FrancoAtirador

.
.
Burrice orgulhosa, um problema nacional
.
Por Marcio Valley, em Comentário no Portal GGN
.
Pois, é… Enquanto nossa imprensa não vê problema algum nos procedimentos de nossos juízes heróis e estrelas, como Joaquim Barbosa e Sérgio Moro, a imprensa estrangeira lança sobre eles um outro olhar, como demonstra o jornal The Sunday Times que o Nassif aponta em seu texto: (http://jornalggn.com.br/noticia/juristas-ingleses-acusam-lava-jato-de-ferir-principios-constitucionais).
.
Outro dia, foram os alemães e os espanhóis.
Agora, são os juristas ingleses a acusar a Lava Jato de ferir princípios constitucionais do Brasil.
.
Falam sobre coisas que estranhamos, coisas sofisticadas que integram o cotidiano de países mais avançados civilizatoriamente.
.
Coisas como direitos humanos, defesa irrestrita dos direitos e garantias individuais, devido processo legal, ampla defesa e vedação incondicional de provas obtidas por meios ilícitos.
.
Claro, eles não entendem nada de Direito, não é mesmo?
.
Duvido muito que os juristas italianos, modelos confessos do deslumbrado jurisconsulto paranaense, defenderiam os procedimentos da Lava-Jato, assim como, antes, os juristas alemães discordaram veemente do modo distorcido como Joaquim Barbosa utilizou a teoria do domínio do fato, ao ponto de o próprio criador da teoria afirmar que aquele arremedo de doutrina de modo algum representava a que ele pontificava.
.
Uma vergonha para uma corte suprema ser admoestada assim
pelo próprio doutrinador mencionado na decisão.
.
Quando se passa a mirar somente no fim e, por conta disso, a suavizar recriminações
quanto aos meios para tal, estamos no limite do retorno à barbárie.
.
Quem quiser que acredite em confissões obtidas por tortura.
Prisão sem condenação e por tempo indefinido, como as de Guantánamo,
representam tortura e são ilícitas no mundo inteiro, ainda que travestidas por roupagem jurídica.
.
Pessoas civilizadas entendem a importância da amplitude do conceito de cidadania
e jamais cairão nesse canto kafkaniano de sereia jurídica.
.
Joaquim Barbosa e Moro são exemplo de juristas que criam as jabuticabas do nosso direito.
.
Coisas assim explicam bastante bem as razões pelas quais possuímos tão poucos expoentes na ciência do Direito com repercussão para além de nossas fronteiras.
.
Tornar-se um grande pensador do Direito exige ausência de covardia intelectual
e desprendimento material, virtudes que, pelo que parece, são raras no Brasil.
.
Basta lembrar a atuação de nosso glorioso STF durante o regime militar,
quando os ministros, com raríssimas e honrosas exceções – o plural é por educação –
se tornaram cordeirinhos obedientes.
.
Essa pusilanimidade com a inversão de valores, pelo visto, persiste em nossa tradição jurídica.
.
De toda sorte, vale a pena refletir sobre o quanto estamos dispostos a aquiescer com a perda de direitos, mesmo na hipótese de prisão do pior dos traficantes, em nome de uma suposta moralização. Moralizações desmedidas, e viciadas quanto aos atingidos, que são escolhidos a dedo, sempre foram danosas para a sociedade.
.
Deve-se lembrar que perda de direitos é sempre, sem exceção, um bumerangue.
.
É lançado contra os inimigos públicos e, depois, quando os alvos rareiam,
a monotonia os faz voltar contra toda a população.
.
A Lava-Jato possui apenas a aparência do bom direito, nada mais.
.
Já causou muitas vezes mais danos ao Brasil do que a corrupção que visava combater.
.
E, pelo andar da carruagem, continuará a fazê-lo, por que a intenção não é, de fato,
combater a corrupção.
.
Fosse assim estariam sendo alcançadas pessoas públicas de todas as cores,
que já foram mencionadas e apontadas diversas vezes.
.
Mas não é assim que ocorre. A seletividade é um componente imoral que definiu a Lava-Jato.
.
Somente um determinado grupo de pessoas é atingida.
.
A análise desse comportamento, também ilegal, evidencia que o interesse subjacente
é desmanchar a economia brasileira em benefício de corporações internacionais.
.
A Lava-Jato é a versão jurídica do projeto político do PSDB, projeto esse que,
evidentemente, é idêntico ao das empresas que representam a grande mídia,
pois elas integram as corporações interessadas.
.
Isso é bastante evidente para quem coloca mais do que um olho raso
sobre as manchetes escandalosas.
.
O roteiro de sempre está sendo encenado à vista de todos.
.
Isso já foi realizado diversas vezes contra vários países subdesenvolvidos do mundo.
.
O clímax ocorre quando o país-alvo adota medidas corretas para se fugir do subdesenvolvimento.
.
A partir daí, o contra-ataque é rápido e feroz. Não se medem consequências.
Dependendo das circunstâncias, admite-se até a guerra.
.
No caso do Brasil, não se chegou, e talvez nunca se chegue, ao extremo da guerra.
A reação por aqui é institucional. Já foi militar, hoje é judicial.
.
O ponto de inflexão no desenvolvimento de nossa economia, ocorreu com o Mensalão
e prosseguiu com a Lava-Jato, ambos processos travestidos com a capa da legalidade,
mas que operam em sintonia com os interesses dos patrões do mundo.
.
O final desse filme será o mesmo reservado aos países da periferia:
economia nacional quebrada e dependente das metrópoles, desemprego,
aumento da miséria e transferência ainda maior da riqueza para os milionários,
esses que já abdicaram das próprias nacionalidades há muito tempo.
.
Atualmente, não há porque ter orgulho de grandes empresas brasileiras,
sejam bancos, empreiteiras ou cervejarias.
Elas não se preocupam de fato com o país, mas somente com sua lucratividade.
Não possuem conflitos de consciências em retirar seu capital do país
ao primeiro sinal de dificuldade.
.
Não podemos reclamar. Estamos escolhendo livremente o nosso destino.
.
Enganados? Pode ser, mas porque queremos ser enganados.
.
Pode-se perdoar a idiotia, pois se trata de um problema mental, mas não a burrice
que se vangloria de ser burra e se faz de desentendida para não ser esclarecida.
.
Os dados estão aí, não enxerga somente quem não quer enxergar.
.
O duro, duro mesmo, é estar retornando à escuridão
do nosso conhecido fundo do poço – que é onde sempre estivemos –
quando se estava tão próximo da boca do poço, tanto que era possível enxergar o sol
brilhando no céu e o vento do desenvolvimento afagando nossas faces.
.
Ficará, mais uma vez, para a próxima geração?
.
http://jornalggn.com.br/comment/791410#comment-791410
.
.

Cláudio

:

: * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra♥♥S♥♥il e postando:

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

* * * * * * * * * * * * *

* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *

* * * * * * * * * * * * *

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

maria do carmo

FHC nao vai chamar o pig para uma coletiva? Vai ficar calado e se fazer de esquecido?…

Messias Franca de Macedo

“Vai nessa, “juiz” ‘Sérgio Tucano mor(T)o’!”

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

http://www.conversaafiada.com.br/pig/pig-transforma-banqueiro-preso-em-amigo-de-lula

Sidnei Brito

Como diz o PHA, são procuradores que só procuram o que querem achar!

Messias Franca de Macedo

“Vai nessa, “juiz” ‘Sérgio Tucano mor(T)o’!”

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

https://www.youtube.com/watch?v=kUjZsrlp72Q

http://www.conversaafiada.com.br/

Gerson

Não acredito, corrupção no governo FHC? Deve ser mentira desses comunistas, e também isso “Não vem ao caso , como fala um certo juiz midiático de 1ª instância do Paraná. Modo irônico.

Francisco

A “falta de curiosidade” do juiz Moro está TODA documentada nos autos.

Ou seja, está toda em forma de “prova”.

Se houvesse alguém dotado de testículos no PT, depois desse regime de exceção jurídico…

Caberia processar Moro pelos inúmeros crimes que vem cometendo…

Para tal nomeando um juiz DE VERDADE.

PS. O PCB de Prestes perdeu a hegemonia na esquerda brasileira não pela força da burguesia, mas pela estupidez dos seus dirigentes (Prestes, inclusive – lembre-se do caso das “cadernetas”). O PT virará uma tia velha, com poder comparável , dentro da esquerda, ao de Dilma na presidência…

leandro oliveira

Com as palavras o dr. Deltan Dellagnol e o dr. Moro … cadê nosso dinheiro que ficou na suíça como parte do acordo do caolho ???? aquele dinheiro não era nosso também ???

jõao

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/
Época. Só “esqueceram” de citar FHC e o PSDB.
Bem que eu falei na nota anterior que charge no jornal “O Globo” era sinal de que nas redações todo mundo já sabe que não terá mais jeito de abafar o Petrolão Tucano.

A revista Época já requentou notícias antigas que estavam abafadas sobre a Alstom.

Claro que a revista do Grupo Globo só diz que aconteceu no ano 2000, sem mencionar que se tratava do governo tucano de FHC nem citar a sigla PSDB. Mesmo assim, nem todo leitor da Época é tão burro assim a ponto de não saber ligar os pontinhos.

jõao

Petrolão Tucano” já explodiu na revista Época. Só “esqueceram” de citar FHC e o PSDB.
Bem que eu falei na nota anterior que charge no jornal “O Globo” era sinal de que nas redações todo mundo já sabe que não terá mais jeito de abafar o Petrolão Tucano.

A revista Época já requentou notícias antigas que estavam abafadas sobre a Alstom.

Claro que a revista do Grupo Globo só diz que aconteceu no ano 2000, sem mencionar que se tratava do governo tucano de FHC nem citar a sigla PSDB. Mesmo assim, nem todo leitor da Época é tão burro assim a ponto de não saber ligar os pontinhos.

Julio Silveira

Infelizmente o Brasil se tornou uma especie de país onde as estruturas de aparente independencia foram se tornando de tal forma interdepentes, a tanto tempo, a ponto de ser hoje a republica do pistolão. Pistolão de duplo sentido, tanto o conhecido no jargão popular como sendo a país dos apaniguados, apadrinhados, como pistolão no sentido de que assaltam a honestidade de propositos daquilo que se convencionou ético, a expressão abrange os dois sentidos
Por esse tipo de pratica, aliada a interdependencia, hoje vemos estupefatos esse tipo de desvio, certamente para atender a alguma gratidão em algum momento de vida dos envolvidos no assunto. Só assim para entender tamanha falha.

Euler

Está na cara que essa Lava Jato, ou Lesa-pátria, nome mais apropriado, é uma operação da CIA. Não vem ao caso envolver os caciques tucanos, pois eles são a representação política da Casa Grande e do golpismo envolvendo forças externas. Só vem ao caso envolver o PT, Lula, Dilma, e alguns aliados destes, ou sua base de apoio, caso de Delcídio, Eduardo Cunha, entre outros, cuja condenação precisa estar associada com o governo do PT. Não é à toa que qualquer menção ao período FHC, justamente o que houve mais roubalheira e entreguismo das riquezas brasileiras para grupos de rapina, é imediatamente arquivada pela justiça e pela PGR, além de blindada pela mídia. Se isso não for uma formação de quadrilha para destruir a democracia do Brasil e aplicar um golpe com roupagem institucional-legal, é o quê então? Num país sério, o complô do Paraná – Moro, seus delegados federais e procuradores salvadores da pátria, juntamente com Janot, já estariam na cadeia por omissão, negligência, prevaricação e formação de quadrilha – além dos prejuízos causados ao país. Ah, e os barões da mídia, todos eles, igualmente estariam presos. Isso numa república séria, claro. Aqui, são os donos do Brasil, os heróis da classe média alienada e mentalmente colonizada.

Urbano

Fazer ‘delação’ dos intocáveis da staf é o mesmo que se suicidar pulando para dentro do inferno, no momento em que a temperatura supera a da Coroa solar. Em ambiente assim, nem os do STF se intrometem; tá doido!

Mauricio Gomes

Essa operação é um escárnio completo, seja do ponto de vista jurídico ou moral. O Dr. “não vem ao caso” vai entrar para a história como mais um sabujo a serviço da casa grande, nada mais que isso…..

Marat

Viomundo, como de costume, está equivocado!
No Governo do pomposo FHC não houve crime nenhum! O nosso imparcial e incorruptível judiciário, por mais incansável que fosse, jamais descobriu malfeitos naquele fantástico governo. A nossa solerte, atenta e imparcial imprensa, idem!
Os governos de Covas, Serra e Alckmin jamais participaram de falcatruas. Nenhuma falcatrua no metrô, na segurança pública, na educação, nos transportes públicos e em nenhuma secretaria. A certeza é tanta, que os valorosos membros do judiciário até esquecem (todos podem esquecer, é normal do ser humano!) processos sobre o inimputável psdb nas gavetas.
Portanto, parem de nadar contra a corrente. É IMPOSSÍVEL encontrar algo contra a coligação Unidos pela mentira (PSDB-PFL-PPS-PIG-PSTF). Esta magnífica e perfeita coligação poderia até ser chamada de O Quinteto Perfeito.
Aconselho vocês a irem tomar um café num boulevard de Paris. É chique, é coisa da elite que tanto ama e admira .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Os Tempos mudaram, Marat.
    .
    Boulevard em Paris está mais perigoso pra tucanos,
    .
    que restaurante pra Petistas no Centro de São Paulo.
    .

FrancoAtirador

.
.
Verdadeiro Jornalista. Buscou a Informação com Profundidade.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também