Da Redação
Segundo o site Muda Mais, que promove a campanha de Dilma Rousseff nas redes sociais, a Folha de S. Paulo assumiu Aécio, ao menos no mundo digital.
Primeiro, durante o debate na Globo, o perfil do jornal no twitter comentou um momento do confronto sugerindo um “taca-lhe pau na Dilma”.
Já depois das apurações do primeiro turno, a Folha reproduziu em seu perfil do Facebook um meme tucano com “o show da virada”.
Falta a Folha fazer, como faz honestamente o Estadão, um editorial de apoio ao PSDB.
Se serve de alento, o New York Times também assume, mas não deixa que isso contamine sua produção editorial.
Leia também:
Beatriz Cerqueira: Em Minas, fantasmas do PSDB são do presente
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
Léo Medeiros
Isso mostra toda a imparcialidade de quem ajudou em quatro dias fazendo pesquisa de cinco em cinco minutos colocar o candidato tucano no segundo turno.
Mas não esquente a cabeça com pouca coisa não, como diria no Ceará antigamente: Para o sertanejo acometido com a falta de chuva, desgraça pouca é bobagem.
Vamos de 13 e a quarta lapada será certa!!
Francisco
Tem gente que escolhe ser estelionatário, tem gente que escolhe não ter caráter, tem gente que escolhe que equilíbrio fiscal é melhor que acabar com a fome, isso é lá a escolha de cada um. A Folha fez a dela.
O que não se explica é o PT ter escolhido não fazer a centésima parte do que ACM fez em poucos meses no cargo de Ministro das Comunicações (veja bem, não “presidente”, ministro!): ACM criou essa blindagem de concessionárias de rádio e TV, contra qualquer pensamento divergente à direita.
A Folha que se dane! Eu quero saber é o que é que Dilma fará com a raça do inútil do Paulo Bernardo. Doze anos para ter uma emissora nacionalista? É DEMAIS!!!!! Movimentos sociais legítimos, fundações sérias, sindicatos íntegros (inclusive sindicatos de jornalistas), enfim, um mar de gente que atua em prol do bem comum republicano não tem concessão de rádio e TV.
Qualquer pastor com ficha na policia tem uma “cadeia” de emissoras!
Ai amigo, é o seguinte: o meu papel nessa história é ser besta?!
O PT passou do ponto de dever satisfações ao partido e entra na faixa de prestar satisfações ao povo: quando é que teremos um sistema televisivo que não tenha sido instituído por um general golpista?
Dai a pouco perde essa miséria e vai passar o resto da vida reclamando: devia ter feito isso, devia ter feito aquilo…
Já deu. Ou Paulo Bernardo ou eu.
abolicionista
A Folha não está a serviço do Aécio, está a serviço das elites. O projeto, como Armínio Fraga (homem forte de Aécio) diz com todas as letras, é reduzir o salário mínimo, abrir caminho para as privatizações (sob a desculpa de tornar as estatais mais “competitivas”) e reduzir o “keynesianismo excessivo do governo Dilma”). Para quem não entendeu, isso significa uma tentativa liberal de ajustar a relação oferta e procura do mercado de trabalho reduzindo o valor da mão-de-obra. A curto prazo isso aumenta o desemprego, é claro. Na cabeça dos liberais tacanhos, como Armínio Fraga, isso seria positivo a longo prazo, mas ele se esquece de que numa economia mundializada a coisa não é tão simples. A mão de obra brasileira não vai ficar mais barata que a do Sudeste asiático, por exemplo. O nosso diferencial precisaria ser qualificação. Mas os neoliberais não estão interessados em nada que não seja atender à necessidade de lucros imediatos por parte do mercado (que obviamente financia suas campanhas). Ou seja, se Aécio ganhar, o povo vai comer o pão que o diabo amassou, pode anotar.
Julio Silveira
Será que se a Dilma vencer de novo vai repetir a visita lá?
Rafael Wuthrich
Tenho enorme curiosidade se o PT ganhar, ainda que no limite, se a Dilma vai fritar ovos na Ana Maria ou se o partido vai ficar calado diante da mídia.
Guilherme
Rafael, tenho a mesma dúvida. Acho que ela vai colocar um colar de tomate e fazer omelete na Ana Botox Braga!!!
Carlos Elísio
Neste momento, onde a mídia partidária e golpista tenta desesperadamente impedir mais uma vitória do povo nas urnas, cabe lembrar a importância do silêncio em certos momentos. Fico, sempre, com a sabedoria popular que proclama:
“O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute”
O PT é forte, e sairá muito mais forte desta tentativa de massacre. PT é povo, e estará com o povo onde o povo estiver, seja no sul, no sudeste, no centro-oeste, no norte, ou no nordeste.
“Tamo junto”
Antonio
O que se discute é assumir o lado.
Fora hipocrisia!
Donana
Essa gravura me lembrou a seguinte musiquinha:
“É de tango, tango, é de carrapicho, vamos jogar Aébrio na lata do lixo!” (2X)
pedro – bahia
O clima festivo tomou conta da bancada da Globonews a partir das 16,30, quando tomaram conhecimento da pesquisa de boca de urna, dando a Aécio 30% e Dilma 44. Lobo, Merval (que chegou a receber telefona de Ministro do STF) e a apresentadora rasgavam um sorriso de comemoração.
ana s.
Caro Rodrigo, vê se entende o desenho: O MudaMais e a Carta Capital assumem explicitamente seu lado, a Folha não. Vc leu esse trecho a seguir do post acima?
“Falta fazer, como faz honestamente o Estadão…”
Parece que vc comentou o post sem ler, né não?
MRcos Lima
Depois que se negou de fazer o teste do bafômetro não pode ser presidente
luiz henriquea
A diferença, cara pálida, é que Muda Mais, Carta Capital e Viomundo, deixam bem claro, em seus editoriais, quem estão apoiando. Nada de errado nisso. O Estadão fez editorial apoiando Aécio. Normal! O que não pode é um órgão de imprensa querer passar uma imagem de neutralidade, que sabemos não existir. Isso é enganar os leitores.A Globo faz o mesmo.
Douglas
OVIOMUNDO está nitidamente com um viés tucanóide. Não bastasse todo o monopólio avassalador da comunicação de massa e ainda temos que patrocinar X9 dos colonialistas, exploradores e entreguistas. Vai vendo .
Rodrigo
Oras, se o próprio Muda Mais, a Carta Capital e até mesmo o Viomundo comemoram uma vitória petista por que diabos a Folha não pode comemorar uma “vitória” do Aécio?
Nunca existiu nem existirá imprensa neutra no Brasil. Cada veiculo puxa a sardinha para o lado que mais lhe convier e toquemos o barco.
Fabricio
Leu o texto, Rodrigo?
Vou ajudar:
“Falta fazer, como faz honestamente o Estadão, um editorial de apoio ao PSDB.”
O problema é simular uma neutralidade inexistente.
FrancoAtirador
.
.
Podem, mas então a Empresa Grupo Folha da Manhã S.A.
e seus proprietários Luiz Frias e Otavio Frias Filho
não deveriam ocultar de seus leitores que têm preferência
por um determinado Partido Político, nesse caso, o PSDB.
Aliás, quando flagrados, reafirmam que a Linha Editorial
do jornal Folha de S.Paulo é de total isenção partidária.
E têm até Ombudsman para disfarçar que torcem pelo Tucanos.
.
.
fred
Rodrigo, é claro que a folha pode comemorar a ida do Aécio para o segundo turno, o que não dá é posar de imparcial.
Rodrigo
Então tudo que vocês pedem é uma posição oficial, mesmo que todo mundo já saiba de que lado a folha está?
Acho que entendi, então.
Deixe seu comentário