MPF nega à defesa de Lula acesso a documento vazado para a Época; advogados repudiam
Tempo de leitura: 2 minFoto: Ricardo Stuckert
MP nega acesso da defesa de Lula a documento vazado para a Época
Em nota, defesa do ex-presidente Lula repudia vazamento de informações à imprensa
A defesa do ex-presidente Lula divulgou nesta quarta-feira (05) uma nota de repúdio ao vazamento de informações relativas às investigações e a processos à imprensa.
Os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira afirmam que tomarão as medidas cabíveis assim que tiverem acesso aos autos.
“Após a imprensa noticiar que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido indiciado no âmbito da Operação Janus, diligenciamos na Polícia Federal para a obtenção de cópia do suposto relatório elaborado pela autoridade policial. Fomos informados de que os autos foram remetidos na data de ontem ao Ministério Público Federal. E no âmbito do MPF tivemos negado acesso aos autos na data de hoje”.
Confira a nota na íntegra:
Nota
Apoie o VIOMUNDO
Na condição de advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiamos mais uma vez a ocorrência, na data de hoje (05/10/2016), de vazamento de informações relativas à investigações e a processos à imprensa em detrimento da defesa regularmente constituída.
Após a imprensa noticiar que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria sido indiciado no âmbito da Operação Janus, diligenciamos na Polícia Federal para a obtenção de cópia do suposto relatório elaborado pela autoridade policial. Fomos informados de que os autos foram remetidos na data de ontem ao Ministério Público Federal. E no âmbito do MPF tivemos negado acesso aos autos na data de hoje.
É estranho, para dizer o menos, que no dia seguinte à remessa dos autos do inquérito policial para o Ministério Público Federal a imprensa receba com primazia – inclusive em relação aos advogados constituídos – cópia do relatório elaborado pela Polícia Federal, que, ao mesmo tempo, é negado à defesa. Privilegia-se o espetáculo em detrimento às garantias fundamentais.
Esclarecemos, ainda, que no dia 13/09 o ex-Presidente Lula foi ouvido em declarações – ou seja, sem as garantias e direitos de qualquer investigado – pela Delegada Federal que preside o IPL nº 1710/2015.
Isso significa dizer que há exatos 16 dias úteis não havia qualquer elemento concreto nos autos do citado inquérito policial que pudesse sugerir a existência de qualquer indício da prática de um ilícito.
Na oportunidade, Lula esclareceu, dentre outras coisas, “QUE TAIGUARA não chegou a conversar com o declarante sobre a criação da empresa EXERGIA BRASIL”; “QUE não chegou a tratar, em nenhum momento, nem quando era Presidente ou depois, das relações comerciais vinculadas a TAIGUARA”,
Os fatos, mais uma vez, cedem espaço às “convicções”.
Tão logo tenhamos acesso aos autos tomaremos as medidas cabíveis, no âmbito administrativo e judicial para restabelecer os direitos de Lula e, ainda, para que seja apurado mais um ato que atenta contra as garantias fundamentais do ex-Presidente.
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
Leia também:
Comentários
FrancoAtirador
.
.
Moro: Um Juiz Global
https://pbs.twimg.com/media/CuK3VbtWYAImXs5.jpg
.
.
C.Poivre
Ontem vi um documentário no Netflix que, apesar de não ser por razões políticas, faz lembrar a lava jato pois tem também um promotor preconceituoso e dado a ilações, presunções e pressuposições como os procuradores da lava jato, associado a uma mídia poderosa e manipuladora como a nossa. O documentário (com os personagens reais) chama-se “Amanda Knox” e ocorreu em 2007 na Itália.
clodoaldo
A defesa de Lula só tem que esgotar todas as medidas judiciais (legais) 0 resto deixa com as ruas. Afinal não foi nelas que o golpe começou será nelas que ele será sufocado.
Mauricio
Esse STF é formado por velhacos safados, golpistas e oportunistas tais como o Gilmau Mentes e Celso de Melo que teve a pachorra de dizer que o país vive em “absoluta normalidade democrática”. Tá na hora de uma reação mais forte contra esses arbítrios e esse macartismo da república de CÚritiba, aquele antro de fascistas, e o STF. Já que as leis não andam valendo nada ultimamente, só resta a violência como método de ação. E não reclamem depois, eles que provocaram isso.
lulipe
E esses computadores que deixam alguns tão corajosos e petulantes…
Mauricio
Curioso alguém falar de coragem e não usar sequer o próprio nome, escondendo-se no anonimato como um rato.
C ícero Costa
A Justiça brasileira virou uma esculhambação.
Isabel
Será que ainda não caiu a ficha dos blogs sujos que os dois partidos fabricantes do golpe, com incentivo da imprensa golpista, estão copiando a politica dos EEUU. , DE DOIS PARTIDOS ALTERNANDO NO PODER E SÓ. Primeiro desidratam PT e outros partidos, depois fazem uma reforma política já sem oposição no Congresso. E aí serão os ¨democratas e repubLicanos¨ da colônia brasilis. Até o PP já está sendo desidratado. Os blogs sujos deveriam fazer entrevistas com esses que estão sendo expurgados aberta ou sorrateiramente e perguntar a eles se farão o papel de coadjuvante para os tucanos e peemedebestas.
FrancoAtirador
.
.
Só Resta Buscar uma Medida Judicial. Mais Nada.
.
.
Mauricio
Não vai resolver nada meu caro, estamos vivendo o primeiro Reich da república de CÚritiba. Ou a sociedade se organiza e reage à altura, ou assistiremos o Lula ser trancafiado no país de Eduardo Cunha, Jonh Dólar, etc.
Mauricio
Está inaugurado no Brasil o primeiro Reich da república de CÚritiba, sob as ordens do Führer das araucárias e do pastor cepacol. Como disseram os “desembargadores” do TRF4, a vaza ratos é uma operação inédita que foge do regramento jurídico destinado aos demais mortais. E tem palhaço que defende isso, achando que quem perde é o PT. Perderemos todos, especialmente os de sempre no BraZil.
Sara
A perseguição é tão descarada que pela primeira vez na história mundial alguém é indiciado através da mídia.
A coisa é tão ridícula que o Lula deveria pedir asilo político na Europa pela perseguição descarada que esta sofrendo até que a ONU verifique o caso.
Na semana da aprovação da PEC da maldade e em que o pré-sal foi entregue eles inventam mais essa?
Estou achando que na semana do ataque a previdência vão prender o Lula, assim criam a cortina de fumaça que eles precisam e os burros alienados nem vão reclamar.
Domenico
Tens toda a razão. Mas o que fazer? Espernear nada mais.
Joao Maria
Ontem foi nomeado mais um ministro com problemas na justiça. O mpf vaza pra imprensa, algo contra Lula. Bandidos em todos os orgãos do governo, incluindo o capa preta e o cepacol de Curitiba.
Deixe seu comentário