Ações de Barbosa criam mal-estar no STF
SEVERINO MOTTA, na Folha de S. Paulo
DE BRASÍLIA
A decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, de sair de férias sem assinar o mandado de prisão contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) gerou mal-estar entre alguns ministros da corte, que criticaram a falta de um critério objetivo na execução da última etapa do mensalão.
A Folha ouviu 3 dos 11 ministros, que reclamaram de três pontos da atuação de Barbosa nas prisões:
1. Nem todos os sentenciados tiveram seus mandados de prisão expedidos no mesmo dia em que seus processos foram encerrados, como ocorreu com a primeira leva dos detidos do mensalão;
2. somente um dos dois condenados com problema de saúde já está cumprindo pena. José Genoino está em prisão domiciliar, enquanto o delator do caso, Roberto Jefferson, segue solto no Rio; e
3. o envio a Brasília dos primeiros presos do processo, e posterior permissão para que um deles (Rogério Tolentino) se entregasse e ficasse em seu Estado (Minas Gerais).
Desde o início das prisões, não há parâmetro aparente para saber quando um mandado será expedido contra os condenados. Há sentenciados que foram detidos no mesmo dia que Barbosa encerrou seus processos.
Outros, após o fim da tramitação no STF, esperaram um, dois ou três dias até terem as prisões decretadas. João Paulo, que viu seu processo chegar ao fim na segunda-feira e chegou a se preparar para ir à prisão na terça, segue sem saber quando terá seu mandado expedido.
Apoie o VIOMUNDO
Também não se sabe se ele será assinado pela ministra Cármen Lúcia, que está no lugar de Barbosa durante o recesso, ou pelo próprio presidente, em fevereiro, quando a corte retomar o trabalho.
Um dos ministros ouvidos pela Folha disse que o mensalão é um processo delicado, por isso, qualquer ação que crie confusão ou turbulência no caso é prejudicial. Outro reclamou que as incertezas de procedimento geram desconforto psicológico desnecessário aos presos.
Um terceiro ministro, por sua vez, fez críticas duras a Barbosa. Para ele, que como os colegas pediu anonimato, apenas a exposição midiática do caso justifica a demora para a expedição de mandados de prisão. A defesa de João Paulo criticou a situação a que seu cliente é submetido. De acordo com o advogado Alberto Toron, essa indefinição cria uma situação “desumana”.
Na opinião do advogado, Cármen Lúcia só pode dar decisões em casos urgentes e não poderia expedir um mandado de prisão em um processo que não relatou. Ministros ouvidos pela Folha, no entanto, acreditam que tanto ela quanto o próprio Barbosa poderiam assinar o termo. Mas consideram pequena a chance de a interina dar decisões no processo.
OUTRO LADO
A assessoria de imprensa do STF (Supremo Tribunal Federal) disse à Folha que não comenta afirmações dadas por ministros da corte sobre o mensalão na condição de anonimato. Em relação à diferença de prazos entre o encerramento dos processos e a expedição de mandados de prisão, a corte informou que “cada caso é um caso”.
Por isso, demandariam análises individuais feitas por técnicos do Supremo, com posterior revisão dos documentos por parte dos ministros. O processo, ainda de acordo com a assessoria, impede a existência de um tempo padrão para a produção dos mandados.
Sobre o caso de Rogério Tolentino, que atuou como advogado do operador do esquema, Marcos Valério, e obteve o direito de se apresentar em Belo Horizonte (MG) ao invés de Brasília, como aconteceu com parte dos presos do mensalão, a assessoria informou que ele havia feito o pedido para permanecer em seu Estado no dia 4 de novembro, antes mesmo da expedição de seu mandado de prisão.
Por fim, a assessoria de imprensa do Supremo destacou que o delator do esquema, Roberto Jefferson, revelou seu quadro de saúde e a realização de uma cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas no último recurso enviado à corte. Mas, como a definição de seu pedido de prisão domiciliar ainda está pendente de uma decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, não poderia dar mais detalhes sobre o caso.
Editoria de Arte/Folhapress |
Leia também:
Maria Luiza Tonelli: STF e mídia estão nos conduzindo a uma juristocracia
Comentários
Dan
” (…) Si no es ahora, ahora que la justicia vale menos, mucho menos que el orin de los perros;
si no es ahora, ahora que la justicia tiene menos, infinitamente menos categoria que el estiércol.
si no es ahora, cuando?
cuándo se perde el juicio?
Respondedme, loqueros, relojeros…(…)”
León – Felipe
Llamad-me Publicano
Mário SF Alves
“A decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, de sair de férias sem assinar o mandado de prisão contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) gerou mal-estar entre alguns ministros da corte, que criticaram a falta de um critério objetivo na execução da última etapa do mensalão.”
________________________________________
Uai? Mas, então, é só isso o que eles têm a criticar? Santa subserviência, Batman!
______________________________________________________________
Joaquim não é o Mal. Joaquim é só um instrumento nas mãos do Mal. E o Mal – e só os ingênuos não sabem disso – só é o Mal para quem ele faz mal, mas para um outro pode ser um bem (claro que jamais será o Bem). Ou seja: o Mal só é o Mal para a imensa maioria do povo brasileiro.
italo
Segundo o próprio M. Barbosa em seu discurso de posse: JUSTIÇA POR SI SÓ, OU PARA SI, NÃO EXISTE.
Mário SF Alves
É… faz sentido. Faz todo sentido.
_______________________________________
Resta saber:
1) Quem se beneficia com a prática de tal arrogante e impertinente cátedra?
2) Até quando suportaremos esse escárnio?
Juro que, às vezes, eu gostaria de ter o sangue dos judeus, que acostumados a tanta prepotência, a tanta violência, a tanta barbaridade, souberam dar a volta por cima. Pena que Sionismo sequestrou a cabeça deles. Será esse o custo que teremos de pagar por nossa tamanha frieza e indiferença política?
José X.
Que o sujeito é uma aberração é consenso. Agora, o problema maior é o processo que deixa pessoas visivelmente desequilibradas exercendo tanto poder. Só pra lembrar, ainda existem 2 maçãs podres no stf que irão exercer a função de presidente do stf no futuro, Imaginem Gilmar e Fux agindo com 100% de apoio da Globo e do PSDB…
É necessária uma urgente reforma do judiciário e do mp, que retire de seus membros a condição de aristocratas acima da lei. Infelizmente não consigo ver essa reforma acontecendo em futuro próximo.
Lembrete: em Honduras, no Paraguai e no Egito o judiciário apoiou golpes de estado.
Luís Carlos
No Brasil também em 64, com honrosas exceções.
luiz mattos
Ou que deixem a burrice de lado,não tentem ser diferente,entendendo que as nomeações tem de ser Políticas.
Jose C. Filho
Joaquim Barbosa, o todo poderoso presidente do supremo, presidente do CNJ, sem nunca sequer receber um voto cidadão, elegeu a si próprio como a maior autoridade do Brasil. Amigo da grande mídia e claramente aliado dos tucanos, elevado aos céus como o justiceiro da AP-470,conseguiu um fato inédito: convencer um grupo de maçons paulistas (cidadãos de reservada conduta) a sair às ruas abertamente com bandeiras e faixas com os símbolos sagrados da ordem, endeusando o dito ministro, bradando em megafone o seu nome como o futuro presidente salvador da república. E, JB, presunçoso e tolo,sentindo-se como o Rei Salomão, ou talvez um santo do pau oco, rígido como ébano ou embuia, sei lá, esqueceu completamente que é apenas um ser humano e logo cairá no esquecimento. E se for lembrado será pelo seu sadismo, rancor e prazer em torturar condenados.
wendel
Todos os comentários são quase unânimes em criticar o omporamento do Ministro do Supremo Joaquim Barbosa, como os outros Ministros integrantes!
A meu ver, desde o início do julgamento da Ação Penal 470, os membros do STF se equivocaram, e juntamente com apressão da mídia, só fizeram desprestigiar àquele órgão,lamentavelmente!
O STF, que deveria ser o defensor da Lei, da CF, se transformou em pilhérias e chacotas, ocasionando este descalabro em que se transformou a justiça neste nosso País,e possivelmente escárnio dos juristas sérios do exterior!
Nosso País, merecia destino melhor, em se tratando de justiça!!!
Paulo CT
O pior de tudo é sentenciar – e com penas elevadas! – réus cuja culpabilidade é no mínimo controvertida, num processo único, em que se negou o direito à dupla jurisdição e que, segundo denúncias não contestadas, provas que beneficiariam os réus foram escondidas da defesa. Isto além de inúmeras outras sombras e dubiedades que infestam toda AP 470. O que mais parece absurdo, para os leigos como eu, é isto ocorrer em nossa suprema corte. Imagina o que não aconteceria nos tribunais inferiores!
Maria Helena
Acho que li em algum lugar que esse Tolentino, sorteado com a prisão em sua cidade de domicilio, vem a ser aparentado com o senador Aécio, o mesmo que fez conceder ao Joaquim barbosa a medalha mais alta de Minas Gerais, conforme foto que vi dos 2 junto ao atual governador mineiro. Resumindo: são aliados políticos. E por isso mesmo nada vai ser julgado no processo dos mineiros, que vai prescrever, tenho certeza.
jacinto
Deixar para historia julgar os atos de JB é pouco, todos que aqui debatem e nutrem de informações neste site, deve participar dos foruns de comentários do Terra, UOL,Globo e explicar para os desinformados o que a midia não explica.
Depois de beber desta fonte, vou debater sim na NET, lá somos apenas 3 contra 20, parabéns Azenha.
Todo apoio será bem vindo.
luiz mattos
Acontece que raramente publicam quando não lhes apraz,diferente dos sites progressistas que aceitam o contraditório.
jacinto
No Terra vale tudo, nos outros talvez…
Mário SF Alves
É… de fato, o Viomundo é um belo exemplo. Quem sabe, talvez, pela própria índole e vivência política do Azenha.
__________________________________
Até porque, todo mundo ganha com isso. A direita ganha. Ainda que de cara retorcida, mas ganha. A esquerda também ganha. Resta saber se o governo da RF do Brasil também ganha. Presumo que sim.
Só não vai ser refresco pros de sempre. Só não vai ser refresco pros vida-tortas de sempre. Só não vai ser refresco para os torquemadas de sempre. Só não vai ser refresco pros bandidos de colarinho branco de sempre. Esses vão penar. Mas, fazer o quê, não é? Não se pode tudo. Será que já lhes basta a proteção/blindagem oficial de sempre?
___________________________________________
E quer saber? Ninguém segura mais essa onda. Os incomodados, se se recusarem a participar, têm mais é que seguir o conselho da Marta, o louquíssimo, o pós-moderníssimo, “relaxa e goza”.
JURIDICO
JOAQUIM foi treinar sua alegria maligna (alegria com sofrimento alheio) para aplicar aqui no Brasil, depois dar aula em universidade americana explicando como o tio Patinhas trata os nativos dessa regiao
Abelardo
O desequilíbrio de Joaquim o deixa desajuizado.
Luís Carlos
A falta de juízo o deixa desequilibrado.
Vieira
Tirando o Lewandowski e Teori Zavaski, os outros ministros são farinha do mesmo saco podre.
luiz mattos
Você sabe porque!
Mário SF Alves
Errado!
Não tira ninguém. Ali, ninguém tem autonomia. Ali, ninguém pode agir fora do riscado.
E qual é mesmo o riscado?
renato wilson
a judicialização da politica é a usurpação do poder popular estabelecido pelo voto aos seus representantes. é a instalação da ditadura das togas que desde sempre no brasil são anti-povo, reacionárias e defensoras da casa grande. mais cedo ou mais tarde essa opressão deverá ser enfrentada abertamente ou retornaremos aos tristes tempos onde os direitos do povo eram sistematicamente violados. urge uma imediata campanha pelo impedimento de jb e o enquadramento do stj nas normas da constituição nacional.
Maíra
Joaquim Barbosa é um sádico, Simplesmente isso.
edir
E o Jojoca Barbosoca curtindo as praias de Miami. banhando-se nas aguas do Tio Sam !!!
Pedro Ribeiro
Quinzinho Rebarbosa, é apenas um cucaracha… foi lá beijar o pé o tio sam.
renato
Pelo que vejo, os juizes do SRF, latindo ou ladrando dá no mesmo.
Berrando ou gritando, fica igual, falando em voz baixa ou cochichando
até similar é…
Ou melhor ou pior não sei… Ninguèm ouve, a Justiça nunca poderá ser poder nem representar o mesmo…Já nasceram INJUSTIÇADOS..
Enquanto isto o POVO pena na mão da bandidada..
Maria Thereza
Um bando de marionetes do jb, que é marionete da mídia velha, que é marionete dos poderosos. São a mosca do cocô do cavalo do bandido. Mas, enquanto se “indignam” e aguardam ir parar no lixo da história, vão destruindo pessoas, biografias e famílias. Disseminam insegurança, medo mesmo. Incutem ódio e preconceito. Rasgam leis, normas, princípios. São malignos, nefastos. E em nome dos rituais da justiça, os 10 outros ficam sentados esperando as ordens do jb! Todos os rituais já foram pro brejo! Fim a esse stf, pra ontem.
Urbano
O agônico…
Urbano
Também não estão ali para criticar. Quem tem que se restringir à crítica sou eu, que não tenho poder para fazer melhor. O que se necessita fazer e urgentemente é a tomada de providências cabíveis. Por acaso não se vê que o modus operandi é tal qual o de sempre? Vamos nos render de novo, nos acovardar de novo para a corja?
Urbano
Há até os péssimos imitadores de jumento, pois esse não é tão cretino, que estão falando em invasão de vermelhos. Vejam a condição chã de pensamento deles. De cor vermelha nem os da pele, que foram dizimados há muito pelos patrões desses asnos patibulares de sempre.
mario lucio de o oliveira
A CASA VAI CAIR, por muito grande que seja o esquema para assegurar IMPUNIDADE para uns e crucificação para outros, maquiavélicamente, dá no que está dando e vai se expor até as víceras. O povo sabe hoje como informar-se melhor pela internet, ainda que(informado) por todos os midiaticos que “assaltam” a internet com suas posturas e assacam contra a mesma internet contra quem não comunga seus dasatinos. JOAQUIM BARBOSA vai dar no pé garanto, e, seus mentores e divulgadores vão cair pra cima dele para tirar o deles da reta..SERÁ TARDE…Marco Aurelio Melo não sei se intencionalmente, ele é muito vaidoso, deu com a ultima canetada o star da caminhada contra todos os atos ilegais, inconstitucionais praticados por J Barbosa e pela midia comprometida com interesses inconfessáveis, partidarizada e eivada de crimes próprios como no Inq 2474.
mario
OBSERVÇÃO. TODOS QUE COMENTAMOS ENRIQUECEMOS O SEU BLOG, AINDA QUE REPETINDO…A CBN REPETE NOTICIA 24 HORAS POR DIA (trocando a noticia)
Aluísio Pessoa/MANAUS
Lewandowski, Teori Zavaski e Luis Roberto Barrosos têm coragem e julgam conforme suas consciências. Estão me parecendo muito firmes em suas decisões. Quanto aos demais …
Carlos
Ministro decente não dá entrevista no anonimato.
Nonato Menezes
Os outros ministros agora querem “tirar os deles da reta”. Depois de tanto absurdo jurídico e abusos diversos, só agora acham que o tirano Joaquim Barbosa agiu de maneira errada? Conversa fiada! A lama produzida pelo STF jamais será dissipada e nenhum ministro estará salvo dos apupos da História. “Antes tarde do que nunca” é tão cristão como “ceder a outra face”. O que não acrescenta nada.
Nonato Menezes
Marcelo
Ótimo comentário Nonato!!
luiz mattos
É isso aí,a maioria foram vacas de presépio.
Zilda
Esses ministros do STF são todos do mesmo naipe de JB. Um processo encharcado de erros, omissões, falcatruas, armadilhas e todo tipo de ilegalidades e inconstitucionalidades não deveria passar pela ideia de qualquer jurista sério sem o devido repúdio. Nenhum dos ministros merece o respeito da sociedade brasileira. Somos todos vitimas da politicagem e da covardia dos membros do STF. O STF não tem mais legitimidade para prosseguir os trabalhos. Todos deveriam ser destituídos.
Maria Thereza
Apoiadíssimo!
Mário SF Alves
Comprou. Ia vendê-los ao PSDB. E detalhe: a preço vil, a preço de bananas. Posto que o mercado de caráter, no que tange a preço médio, ali, é bem mais baixo.
______________________________
Ou seja: o Dirceu faria um péssimo negócio.
Paulo CT
Perfeito!!!
Deixe seu comentário