Lula processa historiador de jornal da TV Cultura: Calúnia, infâmia e difamação

Tempo de leitura: 2 min

Villa

NOTA À IMPRENSA

Lula move queixa-crime contra calúnias de historiador na TV Cultura

do Instituto Lula

São Paulo, 15 de setembro de 2015, 

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram hoje (15) com queixa-crime contra o historiador Marco Antonio Villa, por conta de afirmações caluniosas proferidas por ele na edição de 20 de julho do Jornal da Cultura 2ª edição, onde é parte do elenco fixo de comentaristas. A ação é referente a apenas um dos recorrentes comentários caluniosos que o professor da Unesp (Universidade do Estadual Paulista) repete contra o ex-presidente no jornal noturno da TV pública do governo do Estado de São Paulo

No referido comentário, Villa disse que o ex-presidente “mente, mente”, que é culpado de “tráfico de influência internacional, sim”, além de “réu oculto do mensalão”, “chefe do petrolão”, “chefe da quadrilha” e teria organizado “todo o esquema de corrupção”. O historiador deixou claro ainda que “quem está dizendo sou eu, Marco Antonio Villa”, embora não tenha apresentado sequer uma evidência das graves acusações que fez. Todas essas afirmações do historiador não condizem com a verdade e por isso foi a justiça foi acionada contra o historiador e comentarista político.

No texto protocolado na Justiça Estadual de São Paulo, a defesa de Lula aponta que as acusações de Villa incorrem em calúnia, injúria e difamação. “Essas afirmações foram emitidas sem qualquer elemento que pudesse respaldá-las”, diz a queixa-crime. “Nesse contexto, verifica-se que o querelado [Villa] passou longe de qualquer comentário jornalístico ou do dever de informar, e promoveu descabidos e rasteiros juízos de valor sobre o querelante [Lula] e, ainda, fez afirmações mentirosas sobre sua trajetória política, conduta e identidade”.

Leia também:

Damous: Contra Lula, PF age como polícia política

Apoie o jornalismo independente

 

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luis

Lula ou Instituto Lula, processar é o mínimo, deixe bem claro que deverá pagar uma indenização digna, pois atacar um ex-presidente da república (o melhor que tivemos nos últimos 40 ou 50 anos), vindo de um professor de história, que belo historiador deve ser….agora vamos falr em money, ele tem que desembolsar muita grana, que peça para o picolé de Xuxu pagar, não faça como da outra vez ou como o Guido, não deixe barato, deixe tudo muito caro, doe o dinheiro para alguma instituição de caridade e faça propaganda na barba desse figurinha. O ponto positivo é que acho que não conheço absolutamente ninguém que assista ao jornal da Cultura (que já foi muito bom) né Heródoto?

clodoaldo

Ele é petista? Não sendo, “não vem ao caso”.

Gilson

Inveja

lulipe

Vai apenas congestionar o judiciário com mais uma ação…Vão perder novamente.

http://www.conjur.com.br/2015-set-15/pt-perde-acao-movia-revista-veja-difamacao-calunia

Edson Marathon

Era de se estranhar o silêncio de Lula em relação aos comentários proferidos contra ele, toda segunda-feira, há mais de dois anos.
Vamos esperar os resultados, vamos ver se o Villa tem razão ou se, como parece ser o caso, é apenas um falastrão.

    lulipe

    Ninguém é mais falastrão do que lula, meu caro.

Vania Lucia

Esse tal de Vila leu os livros de História de cabeça pra baixo…

Afonso Guedes

O presidente Lula e tb o ministro Mantega não podem recuar ou abrandar nas ações que movem contra seus detratores. Por que , aliás, não se trata da pessoa física dos mencionados. Há que se ter respeito pelo cargo que ocuparam. Aquele que foi presidente da nação não pode ser vilipendiado por um boquirroto transbordante de ódio.

FrancoAtirador

.
.
Deveria também Ajuizar um Pedido de Resposta
.
na TV Cultura de São Paulo Comanda pelo PSDB.
.
.

    Afonso Guedes

    Senti que faltou isso no meu comentário. Eu fico a me perguntar se os assessores de Lula e outros ofendidos leem o que escrevemos por aqui. Alguém sabe dizer?

Isabela

Eu vi o comentário e fiquei pasma na hora! Como historiadora, tenho vergonha do colega Villa, cada dia mais raivoso e armado de argumentos rasos: valha-me Deus! Aplaudo a defesa judicial: esses crápulas precisam sentir o peso da lei…

Mario Sérgio

Faz tempo que o “historiador” destilando veneno na TV Cultura. Mais desinforma do que informa. Uma vergonha. Manipula informações de forma rasteira.

Sérgio

E a tv ainda é pública! Surreal.

Deixe seu comentário

Leia também