Juristas internacionais denunciam ao STF entraves à libertação de Lula e pedem respeito a todos os princípios do estado democrático de direito
Tempo de leitura: 2 minJuristas internacionais denunciam ao STF entraves para a libertação de Lula
As denúncias contra as irregularidades no processo do ex-presidente Lula mais uma vez ultrapassam as fronteiras brasileiras.
Em carta enviada nesta quinta-feira (9/8), de Paris, à presidenta do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, dez juristas e advogados europeus e latino-americanos externaram sua preocupação com as irregularidades no processo que conduziu Lula à prisão (com sua “inédita temporalidade”) e com os entraves que têm sido criados desde então para evitar sua libertação.
Eles pedem que a legalidade seja respeitada “com rigor e independência”.
O grupo apontou “o caráter precipitado, desleal e parcial do processo que determinou a reclusão do Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, acontecido em uma temporalidade inédita , comparativamente à tramitação de processos do mesmo tipo material e formal”.
Os juristas internacionais citam como graves ocorrências os grampos telefônicos divulgados pela imprensa, com a autorização do juiz Sergio Moro, que continham conversas entre Lula e Dilma Rousseff e o anulação do habeas corpus conferido à Lula pelo Desembargador Rogério Favreto.
Os juristas compreendem que a anulação foi consequência de uma “intervenção ilegal e fora de qualquer marco processual partida do senhor Sérgio Moro”.
Além disso, os juristas se mostraram preocupados com as “graves afrontas aos direitos da defesa” de Lula, como submeter seus advogados a escuta telefônica.
Apoie o VIOMUNDO
Na carta, ligam claramente todas essas “irregularidades e anomalias” a uma “pressão midiática muito forte, alimentada pelo jogo de ambições pessoais”.
A carta é assinada pelos renomados juristas Baltasar Garzon, da Espanha, Luigi Ferrajoli, da Itália, e William Bourdon, da França.
A carta também é assinada por outros nomes, como o jurista Emilio García, presidente da Fundação Sul Argentina, e o presidente de honra da Liga de Direitos Humanos (LDH), Henri Leclerc.
Além de Cármen Lúcia, receberão o documento o presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, e o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa.
Uma cópia da carta também será enviada de forma simultânea aos dez ministros do STF e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux.
Comentários
Cláudio
Esses nomes todos vão ser simplesmente ignorados solenemente pela presidentO do STF, que não vai sair de suas (dela?) posições enquanto a revolução e a revolta populares não estiverem batendo às suas portas… Mas nada acontece nesse país de inertes, omissos, acomodados, negligentes. Cada qual deixa pro outro a sua parte de contribuição para buscar fazer um país melhor, livre desses/as canalhas, canalhas e canalhas neofa$$cinazi$$tas. Acho que já não é mais só a atuação imediata, atual, pontual, específica, da ditadura midiática que contemporaneamente assola o Brasil mas sim o efeito de tanto tempo e sucessivas gerações sob tal influência negativa, pestilenta.
João Lourenço
Aviso aos preguiçosos para terem paciência e lerem o processo e quando forem falar sobre a “condenação injusta “apresentem para estes tais ” juristas internacionais ” o processo traduzido no idiomas de cada um e se possível levem também o livro da nossa Constituição e nossas leis .Repito ,no idioma deles ok? Mas para economizar nosso tempo tragam noticias verdadeiras e não estas mentiras pra boi dormir!!
Mauro
Golpista
maria do carmo
Desinformado o mundo esta escandalizado com a perseguicao ao estadista Lula inocente e preso sem provas preguicoso e voce que nao tem acompanhado a Imprensa internacional pois a nossa midia nao e confiavel, os juristas internacionais sao justos, sem interesses excusos, nao sao o nosso judiciario que recebem cinco vezes o salario dos judiciario europeo sem todas as mordomias, carro motorista, auxilio moradia, leia voce a nossa constituicao que esta sendo rasgada cade o QI? so fala bobagem!
RONALD
Conceição, o tão propalado, pela glopista tv, o super-juiz Baltazar Garzón, que mandou prender o facínora do Pinochet, agora vai passar em brancas nuvens ou ser chamado de vermelho, petista, comuna, blá, blá, blá, rs.
Mario Súpero
NOTÍCIA
== Autofagia ==
A Folha diz que a confirmação da chapa Fernando Haddad (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) assustou Guilherme Boulos (PSOL), que teme perder o voto do eleitorado jovem, universitário e de esquerda.
Como diria A HIPER PICARETA PILóSOPHA BREGA Márcia Tiburi, “o cu é uma coisa muito boa na vida das pessoas”.
=================
fim de notícia…
a Márcia TIBURRA é do PT do Rio de Janeiro..
maria do carmo
Mude o vocabulario voce nao esta na sua casa respeite o blog!
Deixe seu comentário