Juíza proíbe candidata à Prefeitura de Salvador de chamar ACM Neto de “golpista”; o povo já apelidou-o de “Golpinho”

Tempo de leitura: 8 min

ACM Neto e juíza

por Conceição Lemes

ACM Neto (DEM-BA), prefeito de Salvador (BA), é candidato à reeleição.

O seu partido — o DEM, antigo PFL — é contra Bolsa-Família, cotas raciais nas universidades públicas, ENEN, ProUni, PAC, cessão de terras para quilombolas e queda de juros.

Além disso, o DEM é a favor do corte de recursos para Educação e Saúde, do fim da CLT, das férias, do 13º salário, da terceirização total da mão de obra, da entrega do pré-sal às petroleiras multinacionais, entre outras medidas contra o povo brasileiro.

ACM Neto, como todo demo, defendeu 100% o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Em 3 de dezembro de 2015, dia seguinte após o então presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter autorizado a abertura do processo, ACM Neto declarou a O Globo: “O nosso foco é a Dilma. O nosso foco não é o Eduardo Cunha”.

Em 12 de abril de 2016, quando o Senado aprovou o afastamento da presidenta, ACM Neto comemorou:

“Hoje é um dia histórico. O Brasil começa um novo momento. Eu peço a Deus que ele possa olhar para os brasileiros que, há um ano e meio, sofrem com a crise política, que trouxe um empobrecimento para o povo brasileiro, que não tem recursos para sustentar a família, que sofre com o desemprego por conta do maior estelionato eleitoral que aconteceu em 2014”.

(…) “Espero que o vice-presidente Michel Temer faça um governo de entendimento nacional e espero que tenha compromissos com a Bahia e com Salvador e possa ajudar a nossa cidade e o nosso estado”.

Apoie o VIOMUNDO

Em 3 de junho de 2016, ACM Neto se reuniu em um jantar com o então presidente interino Michel Temer (PMDB-SP), na chácara do deputado federal Heráclito Fortes (PP-PI), em Brasília.

Sobre o encontro, o portal VN observou:

“Além de Temer, Neto e Fortes, membros do núcleo de articulação no Congresso Nacional estavam no local. O anfitrião é responsável por organizar mobilizações de parlamentares pró-impeachment”.

Entre eles, o deputado federal Benito Gama (PTB-BA), que aparece na fotomontagem no topo. O retrato foi tirado no jantar.

Em 1º de agosto de 2016, o atual prefeito de Salvador salientou:

(…) “Temer não é um cara que vai ficar estimulando enfrentamentos ou embates. Ele ouve muito, é de fácil diálogo. Eles falam em golpe… Que golpe? Golpe era o que iam dar na Turquia outro dia. Eu torço para que [a gestão Temer] possa dar certo”.

Ou seja, ACM Neto apoiou o Golpe de Estado, que se consumou em 31 de agosto de 2016, quando o Senado por 61 votos a 20 derrubou a presidenta Dilma Rousseff.

E quem apoia golpe só tem um nome para ser designado: golpista.

Não importa se é parlamentar, jornalista, artista, médico, engenheiro, advogado, jurista, professor, empresário, cientista, dona de casa ou qualquer outra coisa que seja.

Só que, como todo golpista, o prefeito do DEM não quer ser chamado de golpista.

ACM Neto é candidato a prefeito pela coligação Orgulho de Salvador, da qual, além do DEM, fazem parte outros 14 partidos: PSDB, PMDB,SD, PTC,PRB,PSC,PTB,PV, PPS,PT DO, PSDC, PHS, PMB e PEN.

Em 28 de agosto, ele entrou com representação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contra outra candidata à Prefeitura de Salvador: Alice Portugal (PCdoB), da Coligação Sim para Salvador, da qual fazem parte também PSB e PT.

Motivo: uso da palavra “golpista” na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que ele alega ser calunioso.

Em 30 de agosto, a juíza eleitoral Ana Claudia Silva Mesquita, da 13ª Zona de Salvador, deu a liminar, determinando a retirada imediata da palavra “golpista” das propagandas do horário eleitoral. Fixou multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento.

Em 3 de setembro, a mesma juíza eleitoral deu a decisão final, ratificando o que já havia determinado na liminar.

Proibiu, portanto, a campanha da coligação PCdoB/PT/PSB e da candidata Alice Portugal de usar a expressão “golpista” em relação ACM Neto.

Claramente, censura política.

A campanha da coligação PCdoB/PT/PSB e de Alice Portugal recorreu. O julgamento deve ocorrer nas próximas horas.

O teor da liminar e da decisão final é muito parecido.

MAIS COMENTÁRIOS POLÍTICOS DO QUE FUNDAMENTOS JURÍDICOS

Na liminar, a juíza Ana Claudia Mesquita justifica assim a sua decisão:

“A probabilidade do direito posso vislumbrar pelo fato dos representados violar frontalmente a legislação eleitoral ao fazerem propaganda usando termos pejorativos, que acabam por atingir a honra do candidato a prefeito da Coligação representante, chamando-o de golpista.

O termo golpista vem sendo utilizado pelos partidários da presidente Dilma para nominar todos os deputados e senadores que apoiam o impeachment, que é o remédio constitucional para afastar o(a) presidente de um país”.

Diversos Ministros do STF, já disseram em entrevistas, que não está ocorrendo qualquer “golpe” no país, havendo apenas o cumprimento da nossa Constituição Federal, ou seja, se os intérpretes da nossa Carta Magna reconhecem a legitimidade do impeachment, a utilização das expressões “golpistas” , “golpe” ou palavras similares em propaganda eleitoral, mostram-se em desacordo com a nossa legislação e a interpretação dos Tribunais.

(…)

Não obstante, as propagandas, aqui questionadas chamam o candidato ACM Neto, de “golpista” , tanto na propaganda apresentada na TV, na campanha para o cargo majoritário, como na propaganda de rádio dos candidatos a vereador dos Partidos Representados, evidenciando-se assim uma clara infração aos arts. 6º e 17º, IX da Resolução 23.457/2015, aplicável a esta eleição, na medida em que as referidas propagandas tentam passar para os ouvintes e telespectadores uma falsa impressão de que o candidato da Representante estaria praticando um ato ilícito, o que se constitui em calúnia, havendo ainda a prática de injúria e difamação.

Na decisão final, a juíza repete o teor da liminar:

As propagandas indicadas na Representação afirmam que o Representante seria “golpista” , termo que vem sendo utilizado por aqueles que entendem, que a presidente Dilma não poderia sofrer impeachment, pois segundo eles não teria havido a prática de qualquer crime, que justificasse o afastamento, previsto na nossa Constituição.

Golpe de Estado se caracteriza por uma ruptura institucional repentina, onde ocorre uma violação da lei e da ordem, resultando na retirada de alguém que foi escolhido por eleição direta, indireta ou hereditariedade do controlo do Estado.

No país, a presidente foi afastada após um longo processo de impeachment, que seguiu um roteiro estabelecido pela nossa Corte Constitucional, onde foi garantido o pleno exercício do direito de defesa da então presidente, que, inclusive, compareceu ao Senado para responder às indagações dos Senadores.

Ora, se os Ministros do STF reconhecem a legitimidade do impeachment, não há como admitir-se no mundo jurídico a ocorrência de qualquer golpe parlamentar e por isso, a utilização da expressão “golpistas” para referir-se ao Representante, implica na prática dos crimes de calúnia e injúria na medida em que ele é considerado como participante de um crime, ferindo também a sua imagem pessoal.

Desta forma, evidente que configurando-se a prática de calúnia e injúria.

 Não precisa ser advogado para chegar a esta conclusão: a juíza faz principalmente comentários políticos em vez de se ater aos fundamentos jurídicos.

Se duvida, bastar acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): www.tse.jus.br

A partir daí, faça o seguinte:

* Role a barra de rolamento até Consultas — processos físicos. Fica do lado esquerdo.

*Abaixo há três janelas. TSE, Tipo de Pesquisa e Número de Processo.

*Primeiro, vá na janela TSE e busque TRE-BA.

*Depois, vem Tipo de Pesquisa. Não precisa preencher.

* Agora, na terceira janela, preencha com 2504. É o número deste processo.

* Clique em pesquisa. Vai abrir na página de processos. O de número 2504 está no final.

RADICALMENTE CONTRA PT, LULA E DILMA; DEU CURTIDA EM ACM NETO

A doutora Ana Claudia Silva Mesquita frequenta as redes sociais, onde se identifica apenas como Ana Claudia Mesquita.

Uma pesquisa no seu perfil permite que a conheçamos melhor.

De pronto, dá para saber que ela é fã do juiz Sérgio Moro, da Lava Jato.

De cara, é possível descobrir também que ela é radicalmente contra o PT, Lula, Dilma. Suas postagens em outubro de 2014 são cristalinas em relação ao seu posicionamento político.

10 - IMG-20160904-WA0011

6 - IMG-20160904-WA0014-001

9 - IMG-20160904-WA0012

A doutora Ana Claudia é leitora daVeja.

Alertada por uma seguidora de que a revista semanal da Editora Abril não é confiável, ela argumenta: “Mas, o entrevistado, sim! Ele é de partido aliado”.

Ana Claudia 2

O aliado, como podem ver acima, é o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Ele se elegeu pelo PMDB, mas em março de 2016 foi para o PSDB.

A doutora também é leitora de Reinaldo Azevedo.

7 - IMG-20160904-WA0008-001

Através de suas curtidas, fica claro também que ela é provavelmente eleitora do tucano Aécio Neves e do próprio PSDB, já que deixou nessas páginas as suas digitais.

8 - IMG-20160904-WA0013-002

curtidas 3

Mais ainda. A doutora é também fã de ACM Neto — “O prefeito da gente” –, já que curtiu a sua página.

12 - IMG-20160904-WA0009-001

O POVO NÃO PERDOA: ACM NETO ESTÁ SENDO CHAMADO DE “GOLPINHO”

A combinação do arrazoado da decisão da juíza com as suas preferências políticas evidencia que ela defendeu o impeachment da presidenta Dilma, que ela o considera legal e não um golpe.

Diante disso, as perguntas óbvias:

* Levando em conta as suas manifestações públicas, a juíza Ana Claudia Mesquita não deveria se considerar ou ser considerada suspeita para atuar em ação em que estão envolvidos partidos que ele abomina e o candidato pelo qual ela demonstra simpatia?

* Não haveria aí conflito de interesses?

* A sua decisão foi motivada apenas por questões jurídicas ou a sua militância política explicitada na rede social interferiu?

* Teria decidido a favor do prefeito do DEM  para tentar evitar que expressão golpista se estenda a outras pessoas?

Os motivos de ACM Neto, antes todo faceiro ao lado de Temer, são óbvios.

Segundo a pesquisa Ibope divulgada essa semana, ele está em primeiro lugar. Tem 68% das intenções de voto em Salvador.

A segunda colocada, Alice Portugal, tem 10%. Neto venceria no primeiro turno.

Porém, esta mesma pesquisa traz para o candidato golpista uma notícia que certamente ele não esperava.

Salvador, segundo o Ibope, é a capital do Brasil que registrou a maior rejeição ao governo Michel Temer (PMDB-SP).

53% dos soteropolitanos dizem que ele é “ruim” ou “péssimo”.

Salvador é também a capital cuja população mais rejeita o impeachment: 65%. Esse número é equivalente à rejeição de Temer na capital baiana.

Se essa realidade vai interferir na eleição de outubro, não dá para saber ainda.

O fato é que Inês é morta. Não adianta os golpistas espernearem. O acerto será com a história.

Graças à imprensa internacional, o mundo inteiro sabe.

A presidenta Dilma foi vítima de golpe de Estado, perpetrado por parlamentares corruptos com o apoio de uma mídia venal, que abriu mão do jornalismo para fazer campanha sórdida contra o próprio Brasil.

E, agora?

Bem, se ACM Neto não quer ser chamado de golpista e a juíza insiste em dar-lhe razão, o jeito será chamá-lo de “golpisto”.

De qualquer forma, o povo não perdoa traidor. E ele começa a colher o golpe que ajudou a plantar.

Há tempos, como todos sabem, ACM Neto tem o apelido de “Grampinho”.

O seu avô, o senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), costumava fazer grampos ilegais.

ACM Neto, devido também à sua baixa estatura, ganhou então a alcunha de “Grampinho”.

Agora, está sendo chamado de “Golpinho”.

Leia também:

Na presença de seus ministros, o presidente golpista ouviu “Fora Temer” no desfile de 7 de Setembro 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sergio

A montagem e as armações da cúpula do poder judiciário do Paraná vão ser descobertos a lava jata prendeu; ameaçou, constrangeu, intimidou deu recados para a condenacao, destruiu as 10 maiores empresas com um propósito destruir Lula e o PT, destruir a esquerda no Brasil, após isso acabou a lava jato, acabou a farsa

Julio Silveira

Juízes como essa tem muitos, o Moro é um exemplo, esse mais enrustido é cuidadoso, já que a militância ele deixa para a família.

FrancoAtirador

.
.
As Últimas Decisões dos Ministros do Supremo Tribunal Féderal
são Sintomáticas de que a Maioria na Cúpula do Poder Judiciário
assimilou o Discurso da Revista Veja e já internalizou a Tese do PGR

de que o Partidos dos Trabalhadores seria uma Organização Criminosa,
Liderada pelo ex-Presidente Lula, que teria se locupletado no Governo,
pela Reiterada Prática de Corrupção , para se Perpetuar no Poder Político.
.
Com isso, toda a Esquerda será Atingida – e provavelmente Exterminada –
se os Movimentos de Protestos não forçarem a Derrubada de Mishell Têmer.
.
E Realmente
Haverá Sido
Game Over!
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ministro do STF Dias Toffoli Cassa Liminar de Ricardo Melo

    que deixa Presidência da EBC, e Rimoli Cunha Reassumirá.

    https://twitter.com/ebcnarede/status/774017766504357889
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ministro do STF, Teori Zavascki, Negou Liminar à Defesa da Presidente da República,

    Dilma Vana Rousseff, Reeleita em 2014, que pedia a Suspensão de Ato do Senado.

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=324865
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, determinou, em mandados de segurança
    impetrados por parlamentares e partidos políticos contra a decisão do Senado Federal de votar separadamente as penas de perda de mandato e perda de direitos políticos,

    que os impetrantes apresentem Emenda à Petição Inicial,
    com o requerimento de citação da ex-Presidente Dilma Rousseff,
    no prazo de 15 dias.
    .
    Segundo a ministra, a medida é necessária
    porque a esfera jurídica individual de Dilma
    pode ser diretamente afetada pela decisão
    a ser proferida no caso.
    .
    A Decisão abrange os Mandados de Segurança

    34378 (Partido Social Liberal – PSL),

    34379 (Senador Álvaro Dias, do PV),

    34384 (Senador José Medeiros, do PSD),

    34385 e 34386 (Deputado Federal Expedito Netto, do SD),

    e 34394 (PSDB, DEM, PPS, PMDB e Solidariedade).

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=324885
    .
    .

Henrique Dasilva

A que ponto chegou nossos juízes!

PAULO

Esse é o nível do judiciário.
À “juíza” serviu o chapéu ou o guizo.

Enojado muito mais do judiciário do que dos políticos. Estes ao menos podemos tirar pelo votos, ao contrario de juízes e juízas.

Vixe

Claramente se vê a incompetência e parcialidade da “meritíssima” para julgar este aso.
Melhor seria ela se declarar impedida.

Rodrigo Leme

O cara tem 70% dos votos e a “reportagem” diz que o “povo” o chama de golpinho. Que povo, os 10% da candidata do PCdoB?

Como sempre, o petismo e seus veículos tentam transformar minoria inexpressiva em maioria absoluta. Deve ser o desespero.

    Maria Oliveira

    Pobre de direita, né? Que coisa mais patética é pobre de direita! É uma aberração histórica, sociológica, antropológica e lógica! Defende quem o ofende e ofende quem o defende. Aqui, você não foi convidado para a festa, tolinho… No máximo, vai ficar na porta “estacionando os carros”!

    RONALD

    Amigo, você está no lugar errado, não tem alienado aqui. É melhor e mais produtivo você migrar para o Terra, Blasting News, Yahoo, uol, Opinião sem medo, entre outras porcarias da direita. Lá você vai se fartar, vai, vai, vai…

    Luis Carlos Saldanha

    Rapaz

    vc fez EXATAMENTE o comentário q eu iria fazer…

    “Só” falta o povo pr manchete ser verdadeira!

    Li as críticas ao seu comentário e, ó surpresa, muita gente “indignada” mas nenhuma resposta ao q vc disse…

    Se tivesse botão de “curtir”, teria curtido seu comentário!

Mauro Silva

Será q a “magistrata” não sabe que pec s significa proposta de emenda constitucional e independente de sanção presidencial?
Ou não sabe porque é burra, ou sabe e é safada

Luiz Carlos P. Oliveira

Dória é outro canastrão igual ao Roberto Justus. A maior satisfação desses golpistas é proferir a frase “tá demitido”. Isso enche o ego deles.

ALEX MEIRA

Golpinho não sabe da missa a metade. Espera ele isso:

http://novoexilio.blogspot.com.br/2016/09/o-golpe-na-amendoeira-por-alexandre.html

Compartilhe. Democratize-se.

Luiz Carlos P. Oliveira

ANA CLÁUDIA MESQUITA: você não tem a impressão que vive em outro país. Na realidade, você vive é em OUTRO MUNDO. A PEC40 foi aprovada pelo Congresso no governo do PT. Mas, se você realmente fosse bem informada, como pensa que é, saberia que o projeto da PEC 40 é do senador Ricardo Ferraço. Adivinha de qual partido é o senador Ferraço? Você sabe, sua bem informada coxinha? Pois é. Ele é do P.S.D.B.
Como vê, esse Congresso aprova tudo, desde que não venha do governo.
Espero ter colaborado para que fiques bem informada e não venhas aqui publicar mentiras. Aliás, mentiras são a tônica de coxinhas midiotizados.
Volte sempre. Terei prazer em dar-lhe mais algumas aulas de conhecimento e derrubar suas mentiras.
Adoro coxinhas. Eles são fáceis de desmentir.

Eder

Há mais de vinte anos falo que o problema do Brasil é o Judiciário. O dia que tivermos juízes competentes, sérios, honestos e imparciais, em todas as instâncias, o Brasil muda. Aí não teremos golpe e nem impunidade, e tudo silenciosamente, como convém à Justiça, que infelizmente, hoje, é quem mais desrespeita as leis e a Constituição.

Messias Franca de Macedo

Ainda acerca da ‘[pseudo]Justiça Pedaleira’ da mais predadora e IMUNDA Casa Grande do universo!

***

Juristas protocolam o impeachment de Gilmar (PSDB-MT)​

O partidarismo é descarado!

publicado 08/09/2016

O Conversa Afiadareproduz o documento que renomados juristas brasileiros encaminharam ao presidente do Senado (muitas vezes canalha, na acepção de Tancredo Neves).
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/juristas-protocolam-o-impeachment-de-gilmar-psdb-mt-200b

RONALD

Nordestino votando em Anéscio é a maior incoerência e contradição. Votamos em Anéscio somente para o papel na série Narcos !!!!

RONALD

Grampeto virou Golpinho, kkkkkkk

A frase famosa cabe como uma luva agora: “dize-me com quem andas, que te direi quem és” !!!!

Esse partido-lixo chamada PSDB ainda tem defensores!!! putz, vai ser alienado assim no inferno !!!!

Messias Franca de Macedo

… “O golpe vagabundíssimo”, segundo o jornalista Mario Magalhães do portal uol/Folha.
E a Justiça da IMUNDA Casa Grande literalmente ‘desMOROlizada’!

Fabio Silva

Fácil. Para ela continuar juíza, deverá fazer uma prova com dez questões de língua portuguesa, especificamente sobre pontuação – será sumariamente aposentada pelo uso que faz das vírgulas.

Messias Franca de Macedo

… Há poucos meses, este mesmo elemento [o tal DEMoTucano ‘Grampinho’] participou de uma cerimônia de entrega de unidades habitacionais do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Salvador.
No evento público, este mesmo infeliz arrostou a honrada presidenta Dilma Rousseff, agradeceu por tudo que fez pela cidade do Salvador, e “rogou a Deus que ela continuasse sendo abençoada”!

É ou não é um covarde canalha golpista?!
Mas, neto de quem…

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
..:.
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

jose

pode ser teatro…parece ser teatro surrealista…aliás, pais surrealista este nosso…pelo menos a gente morre de rir….eh sobre o japones da federal preso prendendo também…rssss

cENTRAL DE delação…

http://josecarloslima.blogspot.com.br/2016/09/central-de-delacao.html

FrancoAtirador

.
.
Definitivamente, convençam-se do seguinte:
Sem o Aval das Cúpulas do Poder Judiciário,
do Ministério Público e das Forças Armadas,
não há Golpe de Estado que se sustente aqui.
.
.

FrancoAtirador

.
.
São Paulo, quarta-feira, 08 de maio de 2002
Folha de S.Paulo
.
“Degradação do Judiciário”
.
Por DALMO DE ABREU DALLARI
.
Nenhum Estado moderno pode ser considerado democrático e civilizado se não tiver um Poder Judiciário independente e imparcial, que tome por parâmetro máximo a Constituição e que tenha condições efetivas para impedir arbitrariedades e corrupção, assegurando, desse modo, os direitos consagrados nos dispositivos constitucionais.
.
Sem o respeito aos direitos e aos órgãos e instituições encarregados de protegê-los, o que resta é a lei do mais forte, do mais atrevido, do mais astucioso, do mais oportunista, do mais demagogo, do mais distanciado da ética.
.
Essas considerações, que apenas reproduzem e sintetizam o que tem sido afirmado e reafirmado por todos os teóricos do Estado democrático de Direito, são necessárias e oportunas em face da notícia de que o presidente da República, com afoiteza e imprudência muito estranhas, encaminhou ao Senado uma indicação para membro do Supremo Tribunal Federal, que pode ser considerada verdadeira declaração de guerra do Poder Executivo federal ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Ordem dos Advogados do Brasil e a toda a comunidade jurídica.
.
Se essa indicação vier a ser aprovada pelo Senado, não há exagero em afirmar que estarão correndo sério risco a proteção dos direitos no Brasil, o combate à corrupção e a própria normalidade constitucional.
.
Por isso é necessário chamar a atenção para alguns fatos graves, a fim de que o povo e a imprensa fiquem vigilantes e exijam das autoridades o cumprimento rigoroso e honesto de suas atribuições constitucionais, com a firmeza e transparência indispensáveis num sistema democrático.
.
Segundo vem sendo divulgado por vários órgãos da imprensa, estaria sendo montada uma grande operação para anular o Supremo Tribunal Federal, tornando-o completamente submisso ao atual chefe do Executivo, mesmo depois do término de seu mandato.
.
Um sinal dessa investida seria a indicação, agora concretizada,
do atual Advogado-Geral da União, Gilmar Mendes, alto funcionário
subordinado ao Presidente da República [FHC, do PSDB],
para a próxima vaga na Suprema Corte.
.
Além da estranha afoiteza do presidente -pois a indicação foi noticiada
antes que se formalizasse a abertura da vaga-, o nome indicado
está longe de preencher os requisitos necessários para que alguém
seja membro da mais alta corte do país.
.
É oportuno lembrar que o STF dá a última palavra sobre a constitucionalidade das leis
e dos atos das autoridades públicas e terá papel fundamental
na promoção da responsabilidade do presidente da República
pela prática de ilegalidades e corrupção.
.
A comunidade jurídica sabe quem é o indicado e não pode assistir calada
e submissa à consumação dessa escolha inadequada
.
É importante assinalar que aquele alto funcionário do Executivo especializou-se em “inventar” soluções jurídicas no interesse do governo.
.
Ele foi assessor muito próximo do ex-presidente Collor,
que nunca se notabilizou pelo respeito ao direito.
.
Já no governo Fernando Henrique, o mesmo dr. Gilmar Mendes,
que pertence ao Ministério Público da União,
aparece assessorando o ministro da Justiça Nelson Jobim,
na tentativa de anular a demarcação de áreas indígenas.
.
Alegando inconstitucionalidade, duas vezes negada pelo STF,
‘inventaram’ uma tese jurídica, que serviu de base para um decreto
do presidente Fernando Henrique revogando o decreto em que se baseavam as demarcações.
.
Mais recentemente, o Advogado-Geral da União [Gilmar Mendes],
derrotado no Judiciário em outro caso, recomendou aos órgãos da administração
que não cumprissem decisões judiciais.
.
Medidas desse tipo, propostas e adotadas por sugestão do Advogado-Geral da União,
muitas vezes eram claramente inconstitucionais e deram fundamento
para a concessão de liminares e decisões de juízes e tribunais, contra atos de autoridades federais.
.
Indignado com essas derrotas judiciais, o dr. Gilmar Mendes
fez inúmeros pronunciamentos pela imprensa,
agredindo grosseiramente juízes e tribunais,
o que culminou com sua afirmação textual
de que o sistema judiciário brasileiro
é um “manicômio judiciário”.
.
Obviamente isso ofendeu gravemente a todos os juízes brasileiros
ciosos de sua dignidade, o que ficou claramente expresso em artigo publicado
no “Informe”, veículo de divulgação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
(edição 107, dezembro de 2001).

Num texto sereno e objetivo, significativamente intitulado “Manicômio Judiciário”
e assinado pelo presidente daquele tribunal, observa-se que “não são decisões injustas
que causam a irritação, a iracúndia, a irritabilidade do advogado-geral da União,
mas as decisões contrárias às medidas do Poder Executivo”.
.
E não faltaram injúrias aos advogados, pois, na opinião do dr. Gilmar Mendes,
toda liminar concedida contra ato do governo federal é produto de conluio corrupto
entre advogados e juízes, sócios na “indústria de liminares”.
.
A par desse desrespeito pelas instituições jurídicas, existe mais um problema ético.
.
Revelou a revista “Época” (22/4/ 02, pág. 40) que a chefia da Advocacia Geral da União,
isso é, o dr. Gilmar Mendes, pagou R$ 32.400 ao Instituto Brasiliense de Direito Público –
do qual o mesmo dr. Gilmar Mendes é um dos proprietários-
para que seus subordinados lá fizessem cursos.
.
Isso é contrário à ética e à probidade administrativa, estando muito longe de se enquadrar na “reputação ilibada”, exigida pelo artigo 101 da Constituição,
para que alguém integre o Supremo.
.
A comunidade jurídica sabe quem é o indicado e não pode assistir calada e submissa
à consumação dessa escolha notoriamente inadequada, contribuindo, com sua omissão,
para que a arguição pública do candidato pelo Senado,
prevista no artigo 52 da Constituição,
seja apenas uma simulação ou “ação entre amigos”.
.
É assim que se degradam as instituições e se corrompem
os fundamentos da ordem constitucional democrática.
.
.
E Assim Se Passaram 10 Anos…
.
“Eu Não Disse!?!”
“Há Algo Errado
quando um Ministro
do Supremo
Vive na Mídia”
.
http://abraabocacidadao.blogspot.com.br/2012/05/dallari-sobre-o-sinistro-gilmar-eu-nao.html
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Há Mais Coisas Entre o Janot e o Gilmar Mendes

    do que possa imaginar nossa Vã Delação Premiada.
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
Foi Gilmar Mendes, no Supremo,
quem formou essa Cultura Judicial
Partidarizada no Poder Judiciário.
Diria o Ciro: Perderam o Pudor…
.
.

Dan Balan

Aqui na cidade de São Paulo censuraram a vinheta “Contra o golpe vote PCO”. Porém, nada em relação a campanha odiosa de joão dória.

Deixe seu comentário

Leia também