Ibope: Lula resiste e Temer tem 8% de confiança antes de se entregar às bancadas BBB

Tempo de leitura: 6 min

Captura de Tela 2016-04-25 às 14.52.47

Da Redação

Comparem as provas divulgadas pelas autoridades contra Eduardo Cunha — límpidas, cristalinas, envolvendo milhões e milhões de reais em propina paga fora do Brasil — e as mencionadas contra Lula — palestras que ele diz que pode provar que foram feitas, propriedade de um sítio cuja documentação completa, inclusive com a origem do dinheiro da compra, está explicada.

E, no entanto, enquanto a Lava Jato estaria pronta para prender Lula, Eduardo Cunha liderou o processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara e pode se tornar o vice-presidente da República em alguns dias, sob o olhar complacente do STF.

Como explicar?

Talvez a mais recente pesquisa Ibope ajude. Divulgada pelo Estadão, ela demonstrou queda no potencial de votos dos principais candidatos em 2018 ou numa eleição antecipada: Marina caiu de 56% para 39%, Aécio Neves de 51% para 32%; Lula foi de 58% para 31%; Serra de 32% para 28%, Geraldo Alckmin de 29% para 24%, Ciro de 20% para 19%; Bolsonaro tem 11%.

Foi a forma educada que o Estadão escolheu de esconder outro dado — o dos votos cativos, já definidos, que independem da campanha: Lula tem 19%, Marina 12%, Aécio 11%, Serra 7%, Alckmin 6%, Bolsonaro 5% e Ciro 4%.

Resumo: apesar de ter enfrentado o maior massacre midiático que um político brasileiro já enfrentou, durante meses e meses, Lula ainda tem potencial eleitoral. Sem campanha, mantém o teto tradicional do PT de um terço do eleitorado. Parte de um patamar de 19% de votos garantidos.

Por isso a pressa em prendê-lo?

Aliás, Dilma bate Temer de 25% a 8% na preferência do eleitorado. 62% querem Diretas Já, que diante da profunda crise política nos parece a saída menos ruim.

Apoie o VIOMUNDO

Temer tem 8%, diga-se, sem que tenha colocado os pés no Planalto para seus seis meses de governo, sem que tenha adotado uma só política regressiva das que pretende adotar.

Integrantes das bancadas BBB — Bala, Boi e Bíblia — já apresentaram a conta ao vice-presidente.

Querem apoio à revogação do Estatuto do Desarmamento, cortar programas relacionados ao MST e apoio à PEC que transfere do Executivo para o Congresso a palavra final sobre demarcação de terras indígenas. Isso sem mencionar a agenda econômica:

Tem que mostrar serviço primeiro. Tem que dar o exemplo, cortar desperdício, cortar gastos, acertar as contas dentro do orçamento. A partir daí, com a retomada do crescimento, a arrecadação de impostos aumentará naturalmente. Paulo Skaf, o homem do Pato, empurrando a conta em ombros alheios e trazendo de volta a Reagonomics

Formada por parlamentares ruralistas, evangélicos e defensores de propostas ligadas à segurança pública, a chamada bancada BBB – uma referência à “Boi, Bíblia e Bala” – foi fundamental na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no último dia 17. A proporção de votos que seus integrantes deram contra a petista foi muito maior do que o apresentado no resultado final. O placar do plenário da Câmara foi de 367 votos a favor e 137 contra, uma proporção de 2,6 a favor para cada voto contrário. Na bancada evangélica, o placar foi 163 x 24 (uma proporção de 6,7 a 1), enquanto na da segurança foi 245 x 47 (5,2 favoráveis para cada contrário). O desempenho faz com que essas bancadas queiram conquistar na era Temer toda a interlocução com o governo e apoio oficial no andamento de sua agenda no Congresso. Do Estadão

Eu quero que o dinheiro chegue a quem realmente precisa. O curioso é que o cadastro único mostra que aqueles que são realmente pobres, orgulhosamente e, em certo sentido, timidamente, declaram de forma fidedigna a renda deles. Mas tem um monte de gente que não é tão pobre e, na maior cara de pau, declara ter renda zero. […] Evidentemente, tem gente que vai sofrer. Na hora que a gente fizer isso no Bolsa Família, tem gente que está recebendo o benefício, e talvez não fosse para receber tanto assim. Vai perder. Nesse trabalho de arrumar a política pública, e política social em particular, o pobre vai sair ileso, ganhando. Mas aquele que já não é tão pobre – não pertence aos 40%, até 50% mais pobres – vai ter de ouvir a verdade: cara, não adianta reclamar, você já não pertence mais a esse grupo, segue em frente, toca a tua vida aí. Obviamente que vai ter um monte de gente reclamando. Mas você não vai arrumar as coisas, se não mudar a ótica. Ricardo Paes de Barros, economista que assessora Temer e sugere mexer no Bolsa Família e no Pronatec.

*****

Lula diz que impeachment é articulado por uma “quadrilha legislativa”

Daniel Mello, 25.04.2016 – Repórter da Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (25) que o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff está sendo conduzido por uma “quadrilha legislativa”. Lula participa de encontro promovido pela Aliança Progressista, uma rede internacional de partidos e organizações de esquerda. Com a voz rouca, o discurso do ex-presidente foi lido pelo diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci.

“Uma aliança oportunista entre a grande imprensa, os partidos de oposição e uma verdadeira quadrilha legislativa, que implantou a agenda do caos”, disse Lula em discurso lido por Dulci. Do lado de fora do hotel onde ocorre o seminário, manifestantes favoráveis aoimpeachment trocam provocações com grupos que apoiam o governo.

Após Dulci ter lido o discurso, o ex-presidente falou alguns minutos de improviso.  Segundo Lula, os deputados federais não analisaram com equilíbrio os argumentos sobre o impedimento da presidenta, e resolveu pela abertura do processo de forma sumária. “Ali não houve uma mínima análise de argumentos e provas. Houve um pelotão de fuzilamento, comandado pelo que há de mais repugnante no universo político”, criticou o ex-presidente.

“Essa operação foi comandada pelo presidente da Câmara dos Deputados, réu em dois processos por corrupção, investigado em quatro inquéritos e apanhado em flagrante ao mentir sobre suas contas secretas na Suíça”, disse em referência a Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que, de acordo com Lula, aceitou a tramitação do processo de impeachment como vingança. “Quando os deputados do PT se recusaram a acobertá-lo no Conselho de Ética, o presidente da Câmara abriu o procedimento do impeachment”.

Uma das razões da ação para a saída de Dilma é, segundo Lula, abafar as investigações e o combate à corrupção no país. “Os golpistas querem voltar ao poder para controlar, justamente a polícia. Intimidar o Ministério Público e a Justiça, como fizeram no passado. Para restabelecer o reino da impunidade que sempre os preservou”.

O agravamento da crise política, que criou o cenário propício ao impedimento da presidenta, foi uma estratégia dos opositores ao governo, disse o ex-presidente. “Enquanto o governo se esforçava para equilibrar as contas públicas, cortando na própria carne, a oposição trabalhava para agravar a crise. Foram 18 meses de sabotagem no Legislativo, com a cumplicidade dos grandes meios de comunicação, que difundem o pessimismo e a incerteza 24h por dia”, disse.

Falando de improviso, o ex-presidente comparou o processo atual contra Dilma ao golpe que instaurou a ditadura militar no país. “Tirar a Dilma do jeito que eles querem tirar é a maior ilegalidade desde a revolução de 1964, no golpe militar”, comparou.

Os argumentos usados atualmente são, de acordo com Lula, semelhantes aos proferidos para derrubar governos e instaurar os regimes nazista e fascista na Alemanha e na Itália, respectivamente, na primeira metade do século 20. “O argumento é sempre o mesmo: acabar com a corrupção. Foi assim que Hitler cresceu, foi assim que Mussolini cresceu, é assim que a direita cresce em todos os países da América Latina”.

Para Lula, internacionalmente há o agravamento de crises políticas e econômicas, que afetam, em especial, os países latino-americanos. “Depois da crise de 1929, nunca tivemos uma situação como essa. Nós temos o mundo rico fracassado, o Brics [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] vivendo problemas sérios e a América Latina retrocedendo, não apenas do ponto de vista econômico, a do ponto de vista da democracia”.

Presidente do PT

No mesmo evento, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que o vice-presidente Michel Temer prepara plano contra os direitos civis e sociais, caso assuma a Presidência da República.

“Traidor de sua colega de chapa, contra a qual conspira abertamente, Temer já anunciou um programa antipopular, de supressão de direitos civis e sociais, de privatizações e de entrega do patrimônio nacional a grupos estrangeiros”, disse em discurso no seminário.

O presidente do PT voltou a dizer que não existem os indícios necessários para que Dilma Rousseff seja processada por crime de responsabilidade. “Ocorre que a lei maior brasileira exige, para que o impedimento se processe, a existência de crime de responsabilidade cometido pela presidenta. Como todos sabem, porém, a presidenta Dilma não cometeu crime algum. Não pesa contra ela qualquer denúncia de corrupção ou de recebimento de propina”, acrescentou.

Edição: Carolina Pimentel

Leia também:

Temer não governa sem Cunha. Por que?

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

O que a marinada selva e o aéreo never fariam melhor para o Brasil do que esse golpe em andamento está fazendo? A pessoa tem que ser muito inocente ou muito burra para querer emplacar qualquer dos dois na Presidência do Brasil.

Julio Silveira

Acredito que nossa história no mundo ficará marcada como o país dos ladrões. Sinto muito por aqueles que não querem se aceitar neste contexto, mas não teremos alternativa. Seremos reconhecidos como tal no mundo. Muita gente não admite mas nossos representantes são nossos espelhos, e eles são ladrões queiramos ou não admitir isso.
Estamos fingindo não vê-los a muitos anos, a muitas décadas, em todas a instituições, publicas e privadas. Nossa cultura, leniente, irresponsável, cumplice, foi consentindo e formando esse tipo de gente, que sai de nossas entranhas, rindo de nós mesmos enquanto roubam, de si mesmos se olharmos o contexto patriótico. E todo mundo vê isso com naturalidade, como necessário. Olha o Lula aí gente, nosso maior líder, e nosso maior exemplo disso que digo. Lula, o grande líder, novamente o carrega nossas maiores esperanças para o futuro. Mas com quem ele vai dividir as responsabilidades desse país? como esperamos que ele vá proceder? Ele está cercado de gente desonesta, em todas as instituições, de traidores a potenciais traidores. Do judiciário passando pelo executivo, e desaguando no principal o Legislativo a fonte formadora de ladrões, de cultura, de gente hipócrita, mesquinha, impatriótica. Como compor com esse tipo de gente, que são nosso tipo de gente, inclusive o Lula, senão dentro de nossos padrões. Quem quiser fazer um reflexão sincera, o que é difícil, fugindo da própria realidade de hipócritas, que nos acostumamos a ser desejando não ser por pura hipocrisia, por não gostarmos da verdade do que já somos, haveremos de compreender que o mundo ao nos definir como o país dos ladrões, dos desonestos, estará coberto de razão.

    Antônio Machado

    É, concordo em grande parte. Só deixo uma observação: tiremos todos esses, sem excessão. Colocaremos novos políticos. Pessoas novas no cenário nacional.

    Julio Silveira

    Meu caro cidadão Antônio, se você avaliar a historia do Brasil, com sinceridade, desprovido do olhar que nos impuseram, para que olhássemos a maioria de seus protagonistas como grandes, perceberá que temos sido enganados. Com historias frágeis, construídas por hipócritas, com diversos interesses pela manutenção da nosso farsesca historia de heróis. Caro cidadão, para estabelecermos isso que você cita (que entendo como uma utopia nada realista, diante dos fatos, e de nossa historia), seria necessário refazer nosso país, nossa cultura, nossas instituições e nossa historia, pois estamos contaminados por mentiras, hipocrisia, e farisaísmo a séculos, e isso vem de dentro das nossas estruturas institucionais nos mais diversos níveis.

FrancoAtirador

.
.
A Abreviação, Sem Justa Causa, do Mandato Popular
.
Conferido à Atual Presidente da República, Reeleita,
.
É, Absolutamente, Terminantemente, Inconstitucional.
.
Será a Convalidação Informal, Ilícita, Ilegítima e Ilegal
.
da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME)
.
Impetrada pelo PSDB no Tribunal Superior Eleitoral.
.
.

FrancoAtirador

.
.
TV BRASIL
Programa Ver TV
.
O Papel do Jornalista no Atual Momento Político do Brasil
(http://videos.ebc.com.br/e8/e896302a61d48d0e5b4b1ed880b2223d.webm)
.
As Emissoras de TV e a Mídia, em geral,
atuam com desenvoltura no atual momento político.
Mas quem coloca as notícias no ar – ou no papel –
são Jornalistas, Empregados das Empresas de Comunicação.
.
Este Ver TV debate a conduta desses profissionais em meio à crise.
.
Lalo Leal conversa com o jornalista Luiz Carlos Azenha, da Rede Record e do blog Viomundo,
com a colunista política Maria Ines Nassif, editora do portal Carta Maior,
e com o jornalista e publicitário Chico Malfitani.
.
“A gente não tem na verdade nenhum tipo de regulação.
A batalha pela regulação da mídia no Brasil existe
justamente porque não temos nenhum tipo de regulação”,
opina Azenha.
.
Para Malfitani, “os jornalistas são intelectuais orgânicos.
Ou se adéquam à conformação ideológica
ou ficam isolados ou não fazem carreira”,
define.
.
Depois de trabalhar por vários anos em diferentes veículos de comunicação,
a jornalista Cynara Menezes (https://twitter.com/cynaramenezes)
tornou-se independente e hoje administra seu próprio blog: Socialista Morena .
Ela comenta as dificuldades na cobertura da atual crise política.
.
O jornalista, escritor e pesquisador Muniz Sodré,
que leciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro,
explica as transformações pelas quais passam estudantes de jornalismo
ao deixar a faculdade rumo ao mercado de trabalho.
.
Em Portugal, uma lei garante ao jornalista o direito
de se recusar a produzir matérias contrárias a sua consciência.
A pesquisadora Otilia Leitão, da Universidade Nova de Lisboa,
defendeu dissertação de mestrado sobre
a “Cláusula de Consciência e os conselhos de redação
na autorregulação dos jornalistas.”
De Lisboa, por Skype, ela detalha a aplicação
e a prática dessas determinações legais.
.
Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo
.
(http://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/episodio/jornalistas-na-cobertura-da-crise-politica)
.
.

Jose Ricardo

Em 2018 não reeleja ninguém !!!
?w=600&h

FrancoAtirador

.
.
Bem, já a Constituição Federal não está mais em Vigência,
.
póde-se aproveitar a Nova Jurisprudência da Suprema Côrte
.
que, no Âmbito Penal, não exige mais o Trânsito em Julgado
.
para Execução de Sentença Condenatória no Processo-Crime,
.
e estendê-la às Esferas Cíveis, Trabalhista e Administrativa.
.
Assim, por exemplo, uma vez Confirmada Qualquer Condenação,
.
após o Julgamento da Primeira Apelação na Segunda Instância,
.
sejam imediatamente Impostas as Penalidades aos Sonegadores
.
nos Processos Administrativos Julgados pela Receita Federal,
.
bem como Aplicadas de imediato as Multas Fixadas pela ANATEL
.
às Empresas do Cartel das Concessionárias de Telecomunicações
.
Telefônica/Vivo/GVT/TIM/OI/Nextel/Claro/Net/Embratel/Sercomtel*
.
*(https://pt.wikipedia.org/wiki/Sercomtel)
(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1911200801.htm)
(http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2006/deputado-federal/23021973-christian-schneider.jhtm)
(http://www.sercomtel.com.br/portalSercomtel/empresa.imprensaDetalhes.do?numImprensa=938)
(http://noticias.uol.com.br/politica/politicos-brasil/2010/deputado-federal/30031945-arno-schneider—coronel-arno.jhtm)
(http://meucongressonacional.com/eleicoes2014/candidato/2014160000001148)
[ex-Abin-DF, Grampo a Serviço do Phato, Londrina, Paraná]
.
.

Daniela

A essa altura, eu acredito que, para nós brasileiros, a menos pior opção são as eleições diretas. A Dilma já está fora, isso me parece muito claro.

Resta a ela fazer a parte dela, devolvendo ao povo o direito ao voto para não ficarmos reféns de um governante eleito por via indireta em um processo vergonhoso como esse que estamos vendo.

Eu não vejo outra saída. Ela tem que fazer isso!

Se não fizer, vou levar a postura dela como de traidora, por não ter ao menos tentado dar ao povo brasileiro, o direito de escolher quem vai ficar no lugar dela.

Um governo Temer será um desastre completo para o país, José Serra vai terminar o serviço da privataria tucana que começou na era FHC, o Brasil vai entrar em um caminho sem volta, uma situação política, jurídica absolutamente perigosa, instável, e o povo vai se revoltar.

Tenho muito medo. A ditadura vai voltar, a ditadura na versão dos golpistas, a ditadura do ultraliberalismo.

Por isso que eu acredito que a Dilma não pode mais pensar no cargo dela, deve pensar mais do que nunca, no povo brasileiro.

Chegamos ao ponto de que não existe mais o pensar em si, no cargo, mas sim, no futuro do país.

Dilma já governou um mandato. Agora ela tem que abrir mão de uma luta dela, individual, para pensar no que será a luta do povo brasileiro, caso Temer / Cunha assuma o poder.

Não dá para pensar em Edurdo Cunha vice-presidente do nosso país, e a qualquer momento, sentar na cadeira de presidente. Isso é a desmoralização completa das instituições brasileiras! É inconcebível, inimaginável uma coisa dessa.

Se a Dilma ainda pensa que tem alguma saída para permanecer no cargo, ela está fora da realidade. Ela não pode deixar o cargo deixando o país na mão dessa gente.

Ao meu ver, a situação do Brasil é muito perigosa nesse cenário que estamos vendo.

Obrigada pelo espaço.

    Viviane

    Você me desculpe, mas achar que a luta pelo mandato é somente da Dilma é ingenuidade, para dizer o mínimo. Ela ganharia muito mais se renunciasse ou aceitasse novas eleições. Fico chocada de ver membros do PT e jornalistas “de esquerda” defenderem essa ideia, talvez por acharem que Lula ou outro nome de esquerda teria chances nesse cenário.
    Acorda! Primeiro, novas eleições, para serem aprovadas dependeriam de PEC. Você acha que uma Câmara liderada por Eduardo Cunha aprovaria uma proposta assim? Claro que não, pois Cunha ganha muito mais com a situação do jeito que está, com Temer (fantoche dele) assumindo a Presidência.
    Segundo, ainda que tal PEC fosse aprovada, nosso judiciário e MP corruptos dariam um jeito de prender Lula no dia seguinte ao anúncio da data para eleições. Ele e qualquer candidato de esquerda com mais de 10% de intenção de voto. Por muito menos, “deram um jeito” em Eduardo Campos, esqueceu?
    Resultado: teríamos eleições a cada seis meses, até que alguma força externa (militar ou não) se aproveitasse da confusão generalizada para implantar uma nova ditadura. Você quer isso? Acho que não, né? E nem Dilma quer, por isso ela se recusa a renunciar… e eu a apoio inteiramente!

FrancoAtirador

.
.
Falou em Comi$$ão no $enado e os DemoTucanos foram os Primeiros a se Escalar.
.
(https://twitter.com/Alice_No_Epelho/status/724707221238628352)
.
.

FrancoAtirador

.
.
O Essencial na Enquete é que 92% consideram
.
que o Simples Afastamento da Presidente Dilma
.
com a Mera Substituição pelo Vice Michel Temer
.
Não é a Melhor Opção de Solução para o Brasil.
.
.

Belmiro Machado Filho

Não é uma quadrilha. É uma organização criminosa complexa. Envolve PGR, membros do MPF, PF, membros do STF, todo o congresso nacional, financiamento interno ( empresários da FIESP), financiamento externo ( consórcio anglo- sionista) e o PIG capitaneado pela GLOBO. Em cada tentáculo as personagens estão claramente visíveis, tem nome endereço e CPF. Só não vê quem não quer.

Mara Elaine Famil

Em primeiro lugar peço respeito ao meu voto de 2014. Em segundo lugar: LULA2018!!!!

Leonardo

Prezados, o que me espanta é vocês acreditarem que eles querem o golpe para intimidar o MPF e a PF!!!
Ora, pelo que vocês dizem, parece que Moro, Janot e os procuradores e delegados aecistas, estão fazendo um trabalho isento e que Cunha e Temer os impedirão! Queridos, todos eles estão juntos. Isso tudo é obra da CIA, NSA, e todo o Estado – terrorista – Estadunidense atuando. Isso é claro como água!

Janot chama Cunha de delinquente, só para inglês ver. Por trás dos panos, mexe o tabuleiro do golpe (como já pontuou Nassif) para destruir o governo e prender Lula. Janot é – mais um – golpista. Agem junto a ele, a maioria grampeada do STF (se não grampeada, ideologicamente golpista), a PF, os tais procuradores auto-intitulados da “liga da justiça” (faz-me rir, não é sr. Moro, sr. Dallagnol e sr. Fernando dos Santos Lima?), Moro – claro; Globo e seus coadjuvantes, Cunha… cada um no seu pedaço.

A “vaza-jato” não acaba assim que Temer assumir. Antes, eles irão tentar prender Lula. Motivo? Sei lá… qualquer um. Depois, criminalizarão a Esquerda e caçarão (com “ç”) o PT, a fim de que este partido seja não só cassado, mas extinguido.

Aí sim, com a nova operação Condor cumprindo seu papel, acaba a operação.

Acordem, companheiros! Não confio em Levandowsky, não confio em Teori e nem no Marco Aurélio. Podemos, eventualmente, contar com estes, porém o que vemos hoje (e o PT na sua idiotia política contribuiu) é o Estado todo contra o PT. O Estado contra o Governo; o Estado financiado por golpistas que, a meu ver, estão naquele país do norte. É o petróleo, estúpido!! São nossas reservas e nossos avanços na energia nuclear que atiçam a ganância do capital estadunidense.

Logo, não dá p´ra levar a sério achar que Cunha e Temer querem o golpe para impedir que sejam presos na… “vaza-jato”! Tá tudo pronto. Cunha renuncia, vai ser julgado pela segunda turma, onde ele tem juízes amigos (será que foi esse o papo do café da manhã entre Gilmar, Paulinho e Cunha?) Depois, eles fazem uma lei para aumentar o número de juízes no STF e indicam pessoas deles (não são burros, nem ingênuos como foram Lula e Dilma); Cunha continua mandando na Câmara; derrubam o fim do financiamento empresarial (isso é mole para eles); o TSE separa as contas de Dilma e Temer, a fim de torná-la – e só ela – culpada. Lula preso por supostamente ter conhecido alguém cujo tio comprou um pão numa padaria, onde o dono é primo do tio do porteiro do puteiro onde o amigo da tia do Lula iniciou a vida sexual… e claro, tanto a padaria quanto o puteiro não declararam corretamente para o fisco… e pronto.

Ou a gente toma as ruas e Lula faz uma coletiva com a imprensa nacional e internacional, denunciando toda essa operação mafiosa, ou esquece. Até nós seremos caçados (com “ç”).

Deixe seu comentário

Leia também