Hermes Fernandes: Aos que se ofenderam com a crucificação na Parada Gay

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-06-09 às 18.30.30

Ofendido com a transexual crucificada na Parada Gay?

por Hermes C Fernandes, na Folha de Jaraguá do Sul, via ST no Facebook

A encenação da crucificação de Jesus em plena parada gay causou muito mal-estar entre cristãos de diversas matizes. Uns consideraram blasfêmia, outros, apenas deboche, mas a maioria entendeu como uma provocação aberta aos cristãos.

Particularmente, não me senti nem um pouco ofendido ao ver um transexual pregado numa cruz. Afinal, Jesus não morreu somente por héteros. Na cruz, Ele Se identificou com os excluídos, os oprimidos, os marginalizados, e ao fazê-lo, assumiu em Si todos os nossos pecados e mazelas, sejam de que natureza forem, inclusive sexual. Não há dilema humano que não caiba na cruz.

O que vi representado naquela cena foi o sofrimento de um segmento que tem sido vítima de nosso preconceito, nojo e ódio. O que deveria nos incomodar não é a cena em si, mas aquilo que ela pretende denunciar. E por mais doloroso que seja admitir, temos engrossado o coro de seus algozes. Nossos discursos inflamados, travestidos de piedade cristã, só fazem fomentar ainda mais a intolerância e o desamor.

O que para alguns pareceu um insulto, para mim soou como um pedido de socorro. Se a intenção era apenas provocar, eles conseguiram. Provocaram o que já estava latente em nós, nosso ódio inconfessável ou nossa compaixão.

Sobre a cabeça do transexual crucificado uma placa que dizia “Basta de homofobia”. Se isso não for um pedido de socorro, não sei o que é.

Próximo dali, um grupo de cristãos conscientes exibiam uma faixa que dizia “Jesus cura a homofobia”. Nem tudo está perdido. No meio desta loucura insana que se instalou em nossos arraiais, ainda restam alguns oásis de lucidez e misericórdia. Pena que seja uma minoria. E tomara que se torne uma minoria bem barulhenta.

A maioria está tão obcecada com a ideia de curá-los daquilo que reprovam como conduta, que não percebe o quão doente está.

Apoie o VIOMUNDO

Obviamente que políticos evangélicos que têm sido eleitos em cima desta guerra idiota vão aproveitar ao máximo o episódio para se auto-promover. Quanto mais animosidade entre cristãos e gays, melhor para eles. Só não vê quem não quer.

E Jesus, será que Se ofendeu? Ora, se Ele foi capaz de rogar perdão por aqueles que o crucificavam pra valer, duvido muito que não tenha relevado o que não passou de uma representação artística.

Não creio num Jesus ranzinza, insensível e incapaz de compreender nossas idiossincrasias e incongruências. Creio que do alto céu, Ele olhou com misericórdia aquelas milhões de pessoas que desfilavam na Avenida Paulista como ovelhas que não têm pastor.

Quem sabe encontrou mais sinceridade em cima daquele trio-elétrico do que em cima de outros que desfilaram dois dias antes. Assim como encontrou mais fé num centurião romano idólatra do que nos religiosos escrupulosos que o seguiam. Imagino o quão ofendidos ficaram ao ouvirem dos lábios de Jesus: Nunca encontrei tamanha fé, nem mesmo em Israel. Em nosso caso, talvez o que sobre de fé esteja faltando de amor.

Que tal se em vez de ficar colocando lenha na fogueira de nossa nada santa inquisição, não alimentamos o que ainda nos restou da chama do amor?

Leia também:

William Galvão: Se vivesse em nossos dias, Jesus defenderia a causa trans

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

EDER SOSA

Desculpa. Mas não justifica as cenas feitas. E se fosse um evangélico encenando uma inquisição de gays, chamaríamos de quê?

Repeito mútuo.

Edgar Rocha

A propósito, a imagem lembra mais uma pintura renascentista com um Jesus andrógino, padecendo de forma exultante (?!). O estranho é perceberem que a figura a foto é travesti.

Rodrigo

“Que tal se em vez de ficar colocando lenha na fogueira de nossa nada santa inquisição, não alimentamos o que ainda nos restou da chama do amor?”

Vai me desculpar, mas quem botou lenha na fogueira foi o travesti, que queria seus 15 minutos de fama, e conseguiu.

Parabéns a ele, (ou ela). Garantiu a eleição de mais um pastor recolhedor de dizimo na próxima eleição.

Leo

Quando alguns judeus se prepararam para apedrejar uma mulher, Jesus, já sabendo dos pecados dos falsos moralistas, disse: “Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra”.
.
Quando ouviram essa palavra, as pessoas foram saindo um a um.
.
Então Jesus perguntou a mulher: “Onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou”?
.
Então a mulher respondeu: “Ninguém, Senhor”. E, após isso, temos a memorável palavra de Jesus: “Nem eu te condeno; vai-te e não peques mais”.
.
Se jesus não condenou, quem são os evangélicos, católicos, etc. para condenar uma pessoa por conta de seu comportamento sexual? Contudo, as pessoas se esquecem da última frase dita pelo Senhor: “Vai-te e não peques mais”. Ou seja, ele ama o pecador, mas não ama o pecado.
.
Como fizeram alusão a Jesus por esses dias, reflitam sobre essas palavras.
.
Abraços.

FrancoAtirador

.
.
“PADRE Lancelotti ‘apenas’ ZEROU
a Polêmica da Crucificação na Parada LGBT”
(http://imgur.com/KXTpBgG)
.
(https://twitter.com/cynaramenezes)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Somos Todos Hipócritas…
.
Por Pastor Geremias do Couto, Blog do Hermes
.
Por favor, não me tenha por agressivo.
.
O que descrevo nas linhas abaixo é apenas o retrato em preto e branco daquilo que realmente somos.
.
Em minha já longa estrada é o que mais vejo no meio religioso.
.
Até os verdadeiros santos admitem que são hipócritas.
.
Somos o nosso próprio arquétipo.
.
Mas se você é daqueles que ‘já alcançou grau elevado’ acima dos simples mortais siga adiante e nem se dê ao trabalho de ler o texto.
.
Ele foi escrito para os que estão na terra, os que choram pelas suas graves deficiências, os que não gostariam de ser o que são, cheios de falhas, mas ao mesmo tempo se encantam quando se veem abraçados pela Graça, que os eleva à condição de pecadores maltrapilhos assentados à mesa no banquete do Grande Rei.
.
É para esses, incluindo a mim, que o texto foi escrito, não para você…
.
Somos hipócritas quando usamos o nosso verdadeiro perfil nas redes virtuais para “vender” credibilidade, mas não nos causa nenhum asco usar “fakes” de toda ordem para expor a podridão do nosso coração.
.
Somos hipócritas quando em nossos discursos aparentamos usar e enaltecer a graça, mas, ao contrário, em nossa prática valorizamos com desavergonhada idolatria o sistema religioso.
.
Somos hipócritas quando usamos a fé em nossos mais diversos relacionamentos para ganhar a confiança, mas, na verdade, o nosso interesse é mesmo construir um reino estritamente pessoal.
.
Somos hipócritas quando exteriormente demonstramos simpatia por alguém, até com um sorriso maroto nos lábios, enquanto, por dentro, o nosso autêntico desejo é comer-lhe o fígado.
.
Somos hipócritas quando vestimos uma roupa que não nos cabe e nem nos pertence e queremos com isso que as pessoas acreditem que somos aquilo que não somos.
.
Somos hipócritas quando usamos a graça como desculpa para pecar, mas não nos submetemos a ela para resistir ao pecado.
.
Somos hipócritas quando dizemos alto e bom som que os nossos feitos são para a glória de Deus, mas nossa linguagem, em sua mais arguta sutileza, demonstra que, no fundo, são mesmo para a nossa glória.
.
Somos hipócritas quando criticamos o comercialismo sem escrúpulo que grassa desavergonhadamente no meio evangélico, mas adotamos ao mesmo tempo, ainda que em menor escala, o mesmo comportamento, como ‘caixeiros-viajantes’ pelo país.
.
Somos hipócritas quando nos tornamos a palmatória do mundo em nome de aparente santidade, mas na verdade isso não passa de biombo para esconder as próprias fragilidades.
.
Somos hipócritas quando, para demonstrar zelo pela Casa de Deus, não nos constrangemos em expor os “grandes” pecados alheios, enquanto em nossa vida pessoal nos olvidamos dos “pequenos” pecados, que praticamos cada dia.
.
Somos hipócritas quando desprezamos a integridade e passamos a defender o erro em nome de suposta fidelidade.
.
Somos hipócritas quando, para aparentar nobreza de caráter, subjugamo-nos à lei, vilipendiamos a graça e, por causa disso, alimentamos cada vez mais o nosso complexo de culpa.
.
Somos hipócritas quando, em nome de suposta educação, deixamos de ser o que somos com o temor de nos tornarmos desagradáveis.
.
Somos hipócritas quando, em nome de interesses próprios, abrimos mão de convicções espirituais para receber benefícios de uma circunstância.
.
Somos hipócritas quando em nossa itinerância tornamos a nossa pregação mecanicista, como se fosse o mero repetir de uma gravação, simplesmente para agregar valor ao ‘produto’ que vamos vender ao final da reunião.
.
Há remédio contra a hipocrisia?
.
Ela é parte de nossa natureza, que abriga também outros sentimentos nada confortáveis.
.
Lutar contra a hipocrisia em nossa força carnal de nada adianta.
.
Submetê-la ao legalismo da opressão religiosa só faz aprofundá-la.
.
Nosso conforto é simplesmente submeter-nos sem reservas à bendita
e doce Graça do nosso Amor para que ela seja a Força Motriz a moldar o nosso caráter e para onde possamos correr todas as vezes em que a hipocrisia, ou qualquer outro maléfico sentimento, aflorar em nossos relacionamentos.
.
Se você é Honesto, há de concordar que isso ocorrerá com certa frequência, mas a graça estará ali como o seu abrigo nas horas do fracasso.
.
Chegará um tempo em que esses sentimentos já não terão domínio sobre o seu coração, ainda que vez ou outra queiram manifestar as suas unhas afiadas.
.
Mas, por favor: não se sobreponha à Graça.
.
Ela é suficiente.
.
(http://www.hermesfernandes.com/2011/03/ate-que-me-provem-o-contrario-somos.html)
.
.

    André Martins

    Franco, você matou a pau.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua dos anjos
    Sem Amor eu nada seria…
    .
    É só o Amor! É só o Amor
    Que conhece o que é Verdade.
    .
    O Amor é bom, não quer o mal,
    Não sente inveja ou se envaidece.
    .
    O Amor é o fogo que arde sem se ver;
    É ferida que dói e não se sente;
    É um contentamento descontente;
    É dor que desatina sem doer.
    .
    Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua dos anjos
    Sem Amor eu nada seria…
    .
    É um não querer mais que bem querer;
    É solitário andar por entre a gente;
    É um não contentar-se de contente;
    É cuidar que se ganha em se perder.
    .
    É um estar-se preso por vontade;
    É servir a quem vence, o vencedor;
    É um ter, com quem nos mata, lealdade.
    Tão contrário a si é o mesmo Amor.
    .
    Estou acordado e todos dormem…
    Todos dormem, todos dormem…
    Agora vejo em parte,
    Mas então veremos face a face.
    .
    É só o Amor! É só o Amor
    Que conhece o que é Verdade…
    .
    Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua dos anjos
    Sem Amor eu nada seria…
    .
    (https://youtu.be/AKqLU7aMU7M)
    (http://letras.mus.br/legiao-urbana/22490)
    (http://www.suapesquisa.com/biografias/amor_e_fogo.htm)
    (https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Valeu, Caríssimo André!
    .
    Um Abraço Camarada e Libertário
    .
    Hasta la Victoria! Siempre!
    .
    .

FrancoAtirador

.
.
“Guias Cegos! Coam um Mosquito e Engolem um Camelo!”
(Mateus 23:24) #Hipocrisia
.
(https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/23)
.

FrancoAtirador

.
.
UMA MORTE LGBT, A CADA 28 HORAS,
MOTIVADA POR HOMOFOBIA NO BRASIL
.
MAPA DOS ESTADOS BRASILEIROS
MAIS HOMOFÓBICOS DO PAÍS
.
(http://imgur.com/cNzUCMv)
Brasil Post
.
i.huffpost.com/gen/1622513/original.jpg
(http://www.brasilpost.com.br/2014/02/13/assassinatos-gay-brasil_n_4784025.html)
.
http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/1.323712.1433881069!/image/image.jpg_gen/derivatives/landscape_714/image.jpg

Leo

Hermes Fernandes, não se paute pela mídia ou pelo ativismo. Essa parada sempre foi um deboche e, na última vez, foi bem pior.
.
Pasme você: em pleno ar livre, tiveram a coragem de usar um crucifixo para “outros fins” nada ortodoxos. Isto é maneira de se manifestar? Claro que não!
.
Abraços

    Dante

    A Parada tinha 2 MILHÕES DE PESSOAS, Léo. DUAS MILHÕES DE PESSOAS estavam debochando de símbolos cristãos? Em toda MULTIDÃO DE PESSOAS existe gente SEM NOÇÃO, agora até aí você jogar TODO MUNDO que se indigna com a DOENÇA da transfobia na conta de “manipulados pela mídia” já é demais, NÃO? Só tem SANTO na Virada Cultural, né? Só tem ANJO no Réveillon da Paulista, certo? Ah, pelosmordeDEUS, cara, é só cego que não vê a ESCULHAMBAÇÃO ININTERRUPTA E DIÁRIA desferida contra os LGBT, PAREM DE FICAR ARRUMANDO MIL DESCULPAS PARA PERPETUAR O “DIREITO” DE ODIAR! PAREM, JÁ DEU!

    Leo

    A parada é movimento único, ou seja, tudo que se faz ali é aceito por todos. E antes de discutir a própria utilização dos símbolos cristãos, conforme foi feito na passeata, é preciso dizer que não é necessário escandalizar a sociedade para expressar uma opinião.
    .
    O ativismo maliciosamente usa os LGBT maliciosamente. Os LGBT devem viver normalmente em sociedade e não podem ser discriminados pelo seu comportamento sexual. Ou seja, merecem ter uma vida social igual à de qualquer outro cidadão.
    .
    Contudo, manifestações como essas não servem para afirmar direitos, mas para estimular ainda mais a divisão. Não é a toa que muitos LGBT são radicalmente contrários a esse tipo de parada.
    .
    Portanto, não se paute pela mídia e nem pelo ativismo para expressar sua opinião a respeito do assunto. A mídia golpista (como se diz neste espaço) e o ativismo odeiam o evangelho de Jesus e, portanto, são péssimas fontes de informação sobre essa polêmica que, com toda certeza, não foi criada pelas igrejas.
    .
    Abraços

    Andre

    É muito bom que pessoas agredidas fisicamente e assassinadas reajam com deboches. Queria ver se a reação fosse a altura do que fazem os agressores…

FrancoAtirador

.
.
(https://youtu.be/j_a3knXNdOc)
.
.

Deixe seu comentário

Leia também