Garotinho: João Roberto Marinho tinha conta bancária em refúgio fiscal
Tempo de leitura: 3 minpublicado no blog do Garotinho
A Central Globo de Boatos
por Romero Costa Machado, reproduzido no Doladodelá
Mais duro, mais cruel e perverso do que as mentiras que a Globo cultivou durante anos através de seus noticiários, ora construindo reputações fugazes de pulhas e ídolos de pés de barro, ora destruindo reputações de gente honesta e honrada, só mesmo as perseguições conscientes, volitivas, através de mentiras da Central Globo de Boatos. Uma espécie de departamento virtual da Rede Globo onde boatos e mentiras são plantados como verdade – visando especificamente destruir alguém – e que por mais que venham a ser desmentidos mais tarde jamais restabelecem o estrago feito, pois o boato maldoso é como carvão, quando não queima… Suja.
Dois casos específicos são emblemáticos: A destruição da carreira do Wilson Simonal (o maior e mais popular cantor de sua geração) e a destruição de fama de machão de Mário Gomes (o principal protagonista de novelas da Globo de uma determinada época).
Simonal, era o grande cantor de uma época, um sucesso tão espetacular que até hoje é difícil estabelecer parâmetros de comparação. Durante os muitos anos dos festivais de canção, Simonal foi a grande e principal atração. Chegou a reger, sozinho, um Maracanãzinho inteiro, lotado, tal era o fascínio do público por Simonal. Entretanto, como Simonal havia brigado com seu contador por questões financeiros e fiscais, e este contador era o contador de diversos atores e diretores da Globo, o diretor João Carlos Magaldi, por deter um poder enorme de comunicação (ele era exatamente o diretor da Central Globo de Comunicação) inventou um boato terrível sobre Simonal visando especificamente destruir completamente a carreira de Simonal. Ou seja, como eram os anos da ditadura e a Globo era o porta vez dessa ditadura, Magaldi inventou que Simonal era alcagüete, dedo duro, e que estaria dedurando grande parte da classe artística para a polícia.
A classe artística inteira voltou-se contra Simonal. O público inteiro tomou asco, nojo, repulsa por Simonal. Pois se o fato de ser traidor já é algo abominável na cultura brasileira, imagine-se então um traidor em tempos de ditadura. E com isso a carreira de Simonal foi completamente destruída por um boato gerado dentro da Central Globo de Boatos e até a morte Simonal jamais conseguiu recuperar-se da fama de traidor, embora esta “traição” tivesse sido amplamente desmentida a posteriori, inclusive em um dos meus livros, pois conforme dito anteriormente o boato mentiroso, quando não queima… Suja.
Mário Gomes, principal protagonista das novelas da Globo de uma determinada época, era a imagem do bonitão que toda mulher queria, e além do mais tinha uma terrível fama de machão. Entretanto, apesar dessa imagem de machão não conseguiu confrontar-se com o boato maldoso que viria a destruir completamente essa fama de machão e conseqüentemente sua carreira.
Mário Gomes estava de caso com a atriz Beth Faria (ex-mulher e louca paixão do diretor da Globo Daniel Filho) e estava estrelando um filme dirigido por Carlos Imperial (músico, compositor, ator, diretor da Globo e de revista de fofocas de televisão). E como Mário Gomes não aceitou o cartaz de propaganda do filme feito pelo Carlos Imperial, e obteve na justiça o embargo do lançamento do filme, causando enorme prejuízo ao Carlos Imperial. Este fato foi suficiente para que os dois traídos (Daniel Filho e Carlos Imperial) unissem suas forças e montassem uma rede de fofocas e boatos contra Mário Gomes.
Apoie o VIOMUNDO
[Quer nos ajudar a fazer um documentário sobre os bastidores da Globo nas eleições? Clique aqui]
Imperial ligou para várias revistas de fofocas e jornais e informou que Mário Gomes estaria no hospital tal, internado, com uma cenoura entalada no… , pois é. E daí repórteres de várias revistas, vários jornais e televisões (principalmente a Globo, de onde saíra o boato) cercaram o hospital de todas as formas. E por mais que o hospital desmentisse o fato, mais e mais se falava dele. Inventaram que havia uma ala inteira isolada só para atender secretamente o Mário Gomes. Apareceu até uma enfermeira que supostamente teria atendido o Mário Gomes entalado com a cenoura. E logo o boato tomou tanto corpo e proporção tal que já havia até testemunha e conhecidos que conheciam alguém que havia visto o Mário Gomes e a cenoura.
Este fato abalou terrivelmente a fama e a carreira do Mário Gomes, a tal ponto que ainda hoje, mesmo após o fato ter sido desmentido – até mesmo pelo próprio Carlos Imperial, a mim, em sua casa – a imagem que ficou do Mário Gomes é a do “cenourinha”, ou o cara que foi internado com uma cenoura entalada. Pois conforme dito, o boato maldoso é como carvão, quando não queima… Suja.
E a Globo, sabedora dessa terrível verdade sobre o boato, mais do que qualquer outra entidade no país, detém o incrível e maior de todos os recordes de criação de ídolos fúteis de pés de barro e de destruição de carreiras e reputações, gestados na Central Globo de Boatos.
Leia também:
Comentários
Urbano
Bonito… Até o garotinho…
abolicionista
Infelizmente, trata-se apenas de um jogo de ameaças no qual sobram algumas migalhas de verdade. Garotinho está peitando a Globo agora porque sua facção criminosa quebrou a aliança com a facção midiática global. São mafiosos fazendo seu espetáculo. O acirramento dessas desavenças, contudo, pode acabar produzindo algo positivo, como a referida lei de direito de resposta imediato. Acabar com o monopólio da informação exercido pela Globo é condição “sine qua non” para o aperfeiçoamento da democracia brasileira.
Eduardo Campos: "Não vai ter campo produtivo com latifúndio improdutivo" – Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Garotinho: João Roberto Marinho tinha conta bancária em refúgio fiscal […]
Fabio Passos
Todo brasileiro precisa assistir este video.
E imperdivel!
“… joao roberto marinho, seu jose roberto marinho … quem comprou a rede globo de Sao Paulo com uma procuracao falsa foi o seu pai!”
O pronunciamento entra pra historia.
Um sabao exemplar nos pilantras da globo. rs
Elias
Peço desculpas aos familiares e a todos que se esforçam para recuperar a imagem de Simonal, mas há nomes de peso que se contrapõem a tal intento. Há três dias morreu o compositor paulistano Paulo Vanzolini. A retidão deste poeta/compositor não permite especular sobre qualquer prática de leviandade ou acusação sem fundamento. Pois bem, em 04 de junho de 2009, em entrevista ao Estadão, Paulo Vanzolini diz que Simonal se gabava de ser ‘dedo-duro’: “O compositor Paulo Vanzolini acusou em entrevista ao crítico Luiz Carlos Merten e ao diretor Ricardo Dias que o músico Wilson Simonal “se gabava de ser dedo-duro” da ditadura. “Ele era o maior dedo duro mesmo. Não só era como se gabava de ser. “Na frente de muitos amigos dizia ‘eu entreguei muita gente boa’. Vanzolini critica o documentário “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, lançado recentemente. “Essa recuperação que estão fazendo do Simonal é falsa. Ele era dedo-duro mesmo”, completou.
Quanto a Central Globo de Boatos, Garotinho não traz novidade, a Central existe há décadas. Porém, o caso de Simonal já corria na surdina muito antes do cantor ter conflitos com o tal contador.
PS: Para conferir fonte:
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,paulo-vanzolini-diz-que-simonal-se-gabava-de-ser-dedo-duro
Fabio Passos
A globo e disparado a mais corrupta organizacao do Brasil.
Agora ficamos sabendo que joao roberto marinho tinha conta em paraiso fiscal em 2006 com mais de R$100 MILHOES nao declarados a receita federal…
De onde veio esta fabula de dinheiro?
Porque joao roberto marinho nao prestou contas a justica como sonegador?
Como pode uma famiglia mafiosa, que prestava servicos a torturadores e assassinos, manter uma concessao publica de tv?
Ronaldo Silva
KKKKk..é muito engraçado! Ou esses tais willian, lulipe e retratinho são a mesma pessoa…é muito desespero, toda vez que se fala mal da globo ou do psdb…rsrsr, que coisa engraçada essa gente, o mais interessante é que nem possuem argumentos satisfatórios para um debate coerente. Que piada! Este processo esta´parado pq os amigos juízes sempre estiveram sentados sobre o dito cujo.
JOSE ANTONIO BATATA
A GLOBO foi contra a campanha das DIRETAS porque semprea apoiou a DItadura militar. Enquanto a DITADURA MATAVA e tortura o POVO a GLOBO ganhava dinheiro..
Mardones
Ainda que o alvo seja da famíglia Marinho, sem provas, só a maioria do STF condena, pois o PIG não conta. E quando é do PT ou ligado a este.
Alexandro Rodrigues
Hehe, depois que o Menino de Engenho de olhos verdes resolveu botar as garrinhas pra fora temos… Garotinho, o novo herói dos blogueiros progressistas!
Fabio Passos
Entao o joao roberto marinho tinha conta em paraiso fiscal em 2006 com mais de R$100 MILHOES nao declarados a receita federal…
Qual a origem do dinheiro? Sonegador da famiglia marinho nao tem de prestar contas a justica?
E ali kamel envolvido na trampa do escandalo Banestado.
O dono da globo e seu lacaio mergulhados na pilantragem.
Parabens ao Garotinho pela coragem de enfrentar esta mafia vagabunda que tanto mal faz ao Brasil.
LEANDRO
Também dou parabéns ao Garotinho por enfrentar essa máfia que governa o país…
“Marcos Valério condenado a 40 anos de prisão no julgamento do Mensalão, e mais 4 anos por sonegação em Minas Gerais adotou aquela máxima “eu quebro, mas levo alguém comigo”. Abriu o bico e complicou Lula. Vamos ver no que isso vai dar. O caso Rosemary por exemplo, foi abafado, a Polícia Federal pressionada a não aprofundar as investigações, e não se fala mais nisso.”
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=13547
Fabio Passos
Otimo pronunciamento do garotinho.
“… joao roberto marinho, seu jose roberto marinho … quem comprou a rede globo de Sao Paulo com uma procuracao falsa foi o seu pai!”
Sensacional! O plenario parou. rsrs
“… a familia garotinho foi eleita pelo povo, o que voces tem, voces ganharam prestando servico a ditadura militar!”
Nada mais do que a verdade.
Zanchetta
Depois de Sarney, Collor e Renan, com vocês o mais novo herói dos “progressistas”… GAROTINHO!
Isso já está ficando PATÉTICO!!!
RicardãoCarioca
Falou o defensor de Aécio, Demóstenes, Álvaro Dias, FHC, Serra, João Roberto Marinho, Ali Kamel, o resto da direita e do PiG.
Marcelo
A goebbels gosta é de mamar na teta dos governos. Quem alimentou o monstro durante toda a sua existência foram os governos, da Ditadura , passando pela Privataria ao atual. Isso sem contar os governos estaduais, prefeituras, judiciário e legislativo.
Diria que é uma empresa semi-estatal, estatal nas receitas e privada na distribuição dos lucros.
Só lunáticos (ou remunerados) podem defender algo assim.
renato
O que acontece! Vão lançar filme do Simonal!
Lulipe e Willian, combinem, se os dois entrarem ao mesmo
tempo, um anula o outro.
Dê um espaço entre vocês.
Se o nosso querido amigo da Cenoura, fizesse isto nos dias
atuais, ganharia fama.
Mas vamos parar com isto, não vamos por idéias, na cabeça
da Globo.
Já pensou o Aécio, no Hospital das Clinicas de Curitiba.
Dirigido pelo Bial e Ali Xamel.
mineiro
pena que nao de confiança e esta chegando as eleiçoes e esse sugeito so esta querendo se promover. mais que foi bom demais ouvir ele falar dos podres do pig mor , ai isso foi. essa pres.covarde serviçal do pig golpista e o pt morto , covarde e o proprio lula que tambem se acovardou dianta dessa emissora e por fim o aloisio mercador , traidor , serviçal e pau mandado . esse discurso tinha que ser feito por essa pres.do brasil covarde , por esse pt morto , inuitil , covarde , medroso . eles é que tem que tomar alguma atitude. nao sao os piores a esconder debaixo da cama. que vergonha pt serviçal e pres.dilma . meu voto voces nunca mais tem. a e proposito tem censura nesse blog? eu postei um comentario descendo a lenha na record ,que para min nao tem diferença nenhum do pig mor e fui censurado porque? sera que esse blog vai no mesmo caminho do blog da cidadania e do conversa afiada que escolhe os comentarios para publicar. ai nao da.
sílvia macedo
Os deputados petistas só ficaram olhando. Podiam aprender com o Garotinho a enfrentar, pelo menos na tribuna, a extrema-direita brasileira representada pela Globo.
lulipe
Ele deve se dirigir ao MP e a Receita Federal e fazer a denúncia.Simples assim.Caso não possa comprovar a acusação deverá arcar com as consequências na justiça.
willian
Garotinho pode acusar sem provas, já que é deputado e tem imunidade parlamentar. E a blogosfera, mesmo sem provas, pode publicar. Melhor dos mundos!
Ricardo Godinho
Quanta bobagem, seu William…
Imunidade parlamentar não impede processo por calúnia ou difamação.
O deputado fez um discurso na tribuna. Com acusações graves. Isso não é notícia?
Sem vergonhice é o PIG não dar nem uma linha. Mas se ao invés dos Marinho, o acusado fosse o Ike Batista, que virou inimigo por que tem boas (até demais) com o governo federal, era manchete de primeira página.
abolicionista
É verdade, a Veja e a Globo só acusam com provas, jamais fizeram uma acusação injusta. Todos aqui estão de prova. A ficha falsa da Dilma também era verdadeira, embora a afirmação soe paradoxal. A bolinha de papel na cabeça do Serra também era um artefato mortífero. Ah, e o PSDB é honestíssimo, para falar como José Dias.
Valmont
Advogados do diabo. Literalmente.
Ricardo Godinho
Também acho. E deveria exigir o uso da exceção da verdade e do domínio do fato…
Edgar Rocha
No caso específico do Simonal, pelo que li nos comentários, a afirmação de sua inocência ou culpa como delator ainda é bem controversa. Pra mim, não importa. O que sabemos é que seja culpado ou inocente, a verdade só vem à tona quando é conveniente aos que a veiculam neste país (a Globo, principalmente). Se o Simonal não tivesse pisado na bola com um global peixe grande, talvez seria ele hoje, o Rei da MPB. E ninguém iria duvidar disto, fosse ele um grande talento ou um capacho qualquer da ditadura. É isto que importa nesta matéria. Neste país, a verdade, por mais escandalosa que seja, passa como uma nuvem negra no céu. Faz barulho, e vai embora. Enquanto isto, mentiras e fofocas ganham status de verdade e incendeiam tudo à sua volta. O Lula que o diga, quando na eleição de 89 penou com a história sobre a Lurian. Foi preciso mudar a mentalidade do país pra que se desfizesse o enorme escândalo sobre o simples fato de ele ser pai de uma relação anterior.Infelizmente o poder da Globo é tanto que, nem a indignação é capaz de fomentar um ato compensatório contra uma figura nojenta que planta uma fofoca (estou falando de um cacete bem dado). Quem se atreve a perder a cabeça com um crápula destes? Tenho certeza que não seria por pudor moral ou questões judiciais vindouras. A julgar pelos “contatos” e alianças passadas, é de se supor que não ficaria barato uma ação indignada. Máfia é máfia.
Maria Amélia Martins Branco
Esse LIXO na minha casa não entra, Lula me livrou dessa miserável manipuladora.
RicardãoCarioca
Não faça como o STF: Exija provas para acusar!
Garotinho, coloque no seu blog provas das suas acusações. Aproveite que está fervendo e escancare para a blogosfera. Se você, ao contrário do judiciário, não tem medo da Globo, mostre os podres dela!
Julio Silveira
Denuncias como aparecem. E a Receita Federal republicana? Nada a Declarar?
Sanzio
A história do Simonal não é bem assim, aindas h´muita controvérsia. Ele não apenas “brigou” com o seu contador, ele mandou um segurança, ligado ao Dops, dar uma surra no contador.
O recém falecido zoólogo e compositor Paulo Vanzolini dizia que Simonal se gabava de ser “dedo-duro” para quem quisesse ouvir. “Em entrevista publicada na TV Estadão, compositor acusa músico que teria entregue pessoas aos militares” (Estadão 4/7/2009)
O compositor Paulo Vanzolini acusou em entrevista ao crítico Luiz Carlos Merten e ao diretor Ricardo Dias que o músico Wilson Simonal “se gabava de ser dedo-duro” da ditadura. “Ele era o maior dedo duro mesmo. Não só era como se gabava de ser. “Na frente de muitos amigos dizia ‘eu entreguei muita gente boa’. Vanzolini critica o documentário “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, lançado recentemente. “Essa recuperação que estão fazendo do Simonal é falsa. Ele era dedo-duro mesmo”, completou.
Pouco antes de morrer, aos 62 anos, doente, magoado e esquecido, Wilson Simonal (1938- 2000) dizia que ainda sonhava com o reconhecimento em vida por suas qualidades artísticas, mas já era tarde demais. O que ficou mais forte na memória do público que não o viu cantar foi a controvertida imagem de delator.
O contador Raphael Viviani foi o pivô do episódio que marcou a queda vertiginosa de Simonal, um ídolo que no auge do sucesso concorria em popularidade com Roberto Carlos.
Acusado pelo cantor de tê-lo desfalcado, Viviani foi demitido e moveu uma ação trabalhista contra Simonal. O troco veio em forma de tortura, praticada, entre outros, por um segurança do cantor (como ele mesmo revelou) ligado ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social). Processado por mais esse episódio, Simonal levou como testemunha aquele mesmo policial, Mário Borges, que o apontou como colaborador do Dops. Depois disso, o ídolo desmoronou.
A bola de neve foi aumentando à medida em que órgãos de imprensa, como “O Pasquim”, aceitaram tal informação e começaram uma caça às bruxas contra o artista, que perdeu prestígio, amigos e foi perseguido pelo resto da vida.
A surra dada em Viviani rendeu ao cantor, em 1972 uma condenação a mais de 5 anos de prisão, que cumpriu em liberdade. Mas só em 2003 a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o reabilitou simbolicamente, após uma investigação do caso, a pedido da família. Um documento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos revelou que não havia nenhuma prova contra Simonal. Mas já era tarde demais, o cantor morrera havia três anos.
Jota B
Quase impecável o título do filme sobre Simonal: “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”
Para ficar perfeito só falta uma palavra:
“Simonal – Ninguém Sabe o DEDO DURO Que Dei”
willian
Simonal é culpa da Globo? Muita cara de pau da esquerda que o matou.
francisco pereira neto
Vai lá rezar um Terço no túmulo dele.
abolicionista
Isso Willian, e ,se tiver um espacinho, aproveita e fica por lá, fruindo o sono dos justos.
Deixe seu comentário