Em recuperação judicial, Avianca embroma cliente com passagem para Nova York. E, agora, Anac?
Tempo de leitura: 2 minpor Conceição Lemes
Arnaldo Lichtenstein é médico clínico geral e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP.
Na semana de 6 a 13 de abril, ele vai a Nova York (EUA), participar de um congresso médico.
Em outubro passado, comprou a passagem de ida e volta, em voo direto da Avianca Brasil: Guarulhos-NY; NY-Guarulhos.
Mas, há 13 dias do embarque, a viagem está ameaçada.
Desde dezembro do ano passado, a empresa está em recuperação judicial devido ao acúmulo de dívidas.
Quarta maior companhia aérea do País, ela pertence ao empresário boliviano German Efromovich, que é dono também Avianca Holdings, com sede na Colômbia.
Em 17 de janeiro, a companhia comunicou à imprensa a decisão de encerrar os voos diretos para Santiago, Miami e Nova York, a partir de 31 de março.
Os passageiros que compraram passagens de Guarulhos para Santiago, Miami e Nova York pela Avianca Brasil para depois do dia 31 de março deverão ser reembolsados ou deslocados para voos de outras companhias, informou a empresa nesta quinta-feira (17). A companhia decidiu encerrar os voos diretos para esses destinos.
A Avianca Brasil disse que vai entrar em contato com os passageiros que têm bilhetes para esses voos após a data de encerramento, para oferecer, segundo uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a opção entre o reembolso ou acomodação. A opção de realizar a viagem com outra companhia não terá nenhum custo extra, segundo a Avianca.
Na mesma linha, foi o comunicado destinado aos agentes de viagem.
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Só que nada disso aconteceu com Arnaldo Lichtenstein.
“A companhia não me contatou, eu soube jornais pelos jornais e a contatei”, denuncia.
“Eu liguei 8 vezes para eles. Sempre a mesma resposta, com atendentes e supervisora do SAC: não se preocupe, honraremos nossos compromissos, o senhor será realocado”, relata.
“Alegam que estão em negociação com as parceiras e vendo primeiro os voos para Miami”, prossegue.
“Só que o meu voo é para daqui a 2 semanas e o preço já triplicou!”, diz, indignado.
Questionamos a Avianca sobre o caso.
A sua assessoria de imprensa respondeu:
Segue posição da Avianca:
A Avianca Brasil reforça que os passageiros com bilhetes comprados para Nova York, Miami e Santiago, destinos que serão descontinuados a partir de 31 de março, estão sendo contatados pela empresa.
Para esclarecer as dúvidas dos consumidores, a empresa também disponibilizou em seu site uma página com perguntas e respostas mais frequentes sobre os voos que serão descontinuados.”
Na verdade, uma não resposta. Pura embromação.
Questionamos, de novo, a empresa, via assessoria de imprensa.
A resposta foi de que a posição da companhia já estava na mensagem anterior. Nada a acrescentar.
Ou seja, pelo menos, no caso do doutor Arnaldo, a Avianca está devendo.
Não está honrando o que comunicou à imprensa e aos agentes de viagem, em 17 de janeiro.
E, agora, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)?
Comentários
Fernando E D Garcia
Boa tarde apesar da minha viagem ser em junho, ja tenho entrado em contato e mesma respostas que vcs obtiveram, se alguém conseguir resolver posta aqui para ajudar.
Carolina
Olá. Alguém tem notícias de como ficaram os passageiros de Abril/Maio? Tenho um voo daqui 10 dias e não consegui nenhuma resposta com a Avianca.
Criei um grupo no Whatsapp para tentar me comunicar com alguns passageiros. Entrem para conversarmos https://chat.whatsapp.com/DtCxVfIi8dd2RX1hRZRbBV
WAgner Souza
Serei mais um cliente enganado então, tenho ida marcada a New York no dia 28 de abril…sabendo disto ja tenho de ir movendo alguns pauzinhos não e mesmo?
André Vitorino
Eu estou na mesma situação. Minha passagem é para Nova York também, saindo dia 11/04 e com retorno dia 19/04, seriam voos diretos. Fiz diversas ligações, aliás, a cada 2 dias, pelo menos, e nenhuma resposta diferente das que foram dadas acima. Usei o site do RA também, fazendo uma espécie de contagem regressiva, uma reclamação por dia até a solução do problema, mas até esse site decidiu não cooperar e apagou todas as minhas reclamações alegando que tratavam do mesmo assunto. Ou seja, a Avianca não dá resposta que solucione o problema, limita-se apenas a declarar que estão contatando os passageiros (não conheço um que tenha sido contatado até o momento); alega que não conseguiu parceiros para realocação dos passageiros e, parece, que ninguém consegue exigir que a empresa honre com seus compromissos, pelos quais ela já recebeu! Tudo sem contar a insegurança para quem já tem programação e já desembolsou com hotéis e outras necessidades acessórias a qualquer viagem! Uma falta de respeito absurda!
Liane
Andre, sua situação mudou? Alguem entrou em contato com vc? Estou com problema similar. Tenho viagem dia 17.04 para o Rio de Janeiro e até hoje nada…
Conceição Lemes
Liane, André, Renato e Wagner, como está a situação de vcs? Pelo visto há muito mais gente enfrentando essa dificuldade.Se puderem relatar data, destino e voo, seria legal. abs e obrigada
RENATO MOREIRA MAGALHAES
Olá, meu nome é Renato e estou nessa mesma situação. Além de várias ligações, várias conversas pelo chat e até uma reclamação feita no site da ANAC, até o momento não consigo resolver a situação da minha viagem de férias com minha família para Santiago no Chile em 10/04/2019. É uma verdadeira falta de respeito com o consumidor. Vocês tem alguma orientação do que podemos fazer nesse caso ou infelizmente teremos que buscar no judiciário contra uma empresa em recuperação judicial o ressarcimento dessa decepção?
Conceição Lemes
Olá, Renato.Vc poderia me enviar o seu telefone? Meu e-mail: [email protected] abs e obrigada
Maria
Olá Renato, você obteve alguma resposta da Avianca? Vai conseguir viajar? Encontro na mesma situação.
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